TRATADO SOBRE O FOGO CÓSMICO

(4ª Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Este trabalho a 4ª parte de um conjunto de fragmentos da Sabedoria Eterna garimpados na obra Tratado Sobre o Fogo Cósmico, de autoria da pesquisadora e escritora teosófica inglesa Alice Ann Bailey (Manchester, 16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), tema esotérico recebido telepaticamente pela autora do Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano – auxiliar dos Mestres Moria e Kut Hu Mi e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, que sempre insistiu que a devoção emocional deve ser transmutada em desinteressado serviço à Humanidade – e publicado originalmente em inglês em 1925. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento consciente e desinteressado de decodificação das Leis Universais. Enfim, o que eu disse quando publiquei o conjunto de fragmentos da obra Astrologia Esotérica vale para este estudo também: acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Lentamente, os centros vão se transformando de tridimensionais em quadridimensionais.

 

 

3D  —›  4D

 

Ao alcançar a Terceira Iniciação, o ser-humano-aí-no-mundo passará a ter continuidade de consciência.

 

Última Iniciação: a Sétima.

 

Durante o período de evolução, Kundalini efetua três unificações: 1ª) dos Fogos irradiantes do corpo ou prana com um ponto entre as omoplatas; 2ª) dos Fogos da mente com um ponto localizado na parte superior da coluna – o centro atrás da laringe; e 3ª) do Fogo do Espírito com o ponto em que os Fogos da matéria e da mente irrompem da parte superior da cabeça.

 

Quando Kundalini se mesclar com o Fogo Prânico, os centros se tornarão tridimensionais. Posteriormente, uma vez que tenha se mesclado com a Mente ou Fogo Solar, e ambos os Fogos estejam perfeitamente unidos, os centros se tornarão quadridimensionais. Ao se fundir com Fogo Elétrico do Espírito Puro, após a Terceira Iniciação, os Centros adquirirão mais duas dimensões.

 

 

Hipercubo Hexadimensional

 

Os sentidos humanos se desenvolveram segundo a seguinte ordem: audição —› tato —› visão —› paladar —› olfação.

 

As duas primeiras raças-raízes desta Ronda [Protoplasmática e Hiperbórea] definitivamente não eram humanas; a terceira raça-raiz [Lemuriana] foi, em realidade, a primeira que pode ser considerada humana.

 

No Sétimo Plano Inferior, o ser-humano-aí-no-mundo conhecerá plenamente o efeito que produz a Palavra Sagrada [Verbum Dimissum et Inenarrabile] quando é pronunciada.

 

 

In principìo, erat Verbum...

Hodìe, est Verbum...

Ad æternum, erit Verbum...

 

No Plano Átmico ou Espiritual, a Nota Logóica começará a ressoar na consciência humana.

 

Se os seres-humanos-aí-no-mundo estivessem conscientes de todos os sons existentes nos Planos Astral e Físico, seus Corpos Físicos se desintegrariam. Por exemplo, se a nota da Natureza (totalidade das vibrações produzidas por todas as formas materiais densas) chegasse de uma só vez ao ouvido humano, seu Corpo Físico seria completamente desagregado. Somente quando o triplo ouvido atingir sua consumação, os seres-humanos-aí-no-mundo poderão, então, "ouvir" plenamente no Plano Físico.

 

O Segredo do Poder de um Mestre repousa no conhecimento do som do grupo e na sua completa unificação.

 

 

 

No Plano Átmico, a perfeição auditiva é percebida como Beatitude e Paz Profunda. O som, sendo a base da existência, o método do Ser e o unificador final é compreendido como a razão de ser, o método da evolução e, portanto, como bem-aventurança.1

 

Quando o indivíduo é altamente evoluído, transcende o tempo.

 

Quando o ser-humano-aí-no-mundo Souber, não precisará mais dos sentidos para levá-lo ao Conhecimento... [porque reconhecerá e saberá que o Conhecimento Universal está em seu Interior].

 

O Som rege o Quaternário Inferior: Fogo, Ar, Água e Terra.

 

 

 

A finalidade dos sentidos é revelar o não-eu e permitir ao Eu que perceba a diferença entre o que é real e o que é irreal.

 

 

Ao longo do tempo, a emoção, o sentimento e a sensação se transmutarão em Intuição, Percepção Espiritual e Unidade.

 

 

 

 

Senhor da Compaixão é aquele que – por meio do Tato (Faculdade do Segundo Logos) – sente, capta totalmente e compreende a maneira de remediar e de corrigir as inadequações do não-eu, servindo, assim, ativamente, ao plano de evolução.

 

Todas as Iniciações têm por finalidade a expansão da consciência que levam à Libertação. Estas Iniciações sempre ocorrem no Corpo Causal e, dali, se refletem no Corpo Físico. Os Iniciados nunca proclamam suas Iniciações.

 

 

 

 

Audição —› Unidade. Tato —› Dualidade. Visão —› Triplicidade.

 

Involução —› Fragmentação em muitos (Lei da Economia). Evolução —› Caminho Probatório (Lei da Atração). Evolução na Senda —› Identificação com o Um (Lei da Síntese).

 

 

 

 

A identificação do ser-humano-aí-no-mundo com o seu Eu [Deus] Interior só será possível quando, pelo discernimento, acontecer a subjugação do individualismo-egocentrismo do ego e o rechaço deliberado, integral e irreversível do não-Eu.

 

Intuição: Faculdade pela qual o ser-humano-aí-no-mundo reconhece sua própria essência.2

 

Plano Arquetípico: verdadeiro lar do ser-humano-aí-no-mundo.

 

O Plexo Solar [Manipura] – situado no centro do Corpo Físico é o agente que, na atualidade, estimula a maior parte da família humana.3

 

 

 

Abaixo do diafragma, estão localizados os quatro Centros Inferiores: Plexo Solar, Baço, Órgãos de Procriação e Base da Coluna Vertebral. Acima do diafragma, estão localizados os três Centros Superiores: Cardíaco, Laríngeo e Coronário. No microcosmo, temos o Quaternário Inferior separado da Tríade Superior de forma semelhante.

 

 

 

 

O Fogo do Kosmos manifestado é setenário.

 

Matéria, Mente e Espírito são interdependentes.

 

Na Primeira e na Segunda Iniciações, são estimulados os Centros Cardíaco Laríngeo, e é aumentada extraordinariamente a capacidade de sintetizar a força dos centros inferiores (Plexo Solar, Baço, Órgãos de Procriação e Base da Coluna Vertebral).

 

Meta do esforço do Iniciado: reconhecimento do Eu-uno em todos os Eus.

 

A Lei Universal da Vibração é um dos aspectos da Lei Básica da Construção [e da Desconstrução].

 

 

Metanal (Formol) – CH2O
(Animação Pictural)

 

 

Universalmente, o movimento se origina nos Planos Mentais Cósmicos, observando-se a mesma ordem no microcosmo.

 

O poder e o progresso do Iniciado dependerão de sua capacidade de reter conscientemente o significado da Lei da Atração e de a aplicar na construção das formas e na síntese dos Três Fogos.

 

O despertamento do Fogo Kundalínico guia o Iniciado em sua progressão ascendente.

 

No Sistema Solar, existem vários Cetros de Poder, que podem ser classificados em três categorias: 1ª) Cetro de Iniciação – utilizado na Primeira e na Segunda Iniciações pelo Grande Senhor, o Cristo (Senhor Maitreya), o Mestre do Mundo; 2ª) Cetro conhecido como o "Diamante Flamígero", usado por Sanat Kumara, o Iniciador Único, denominado na Bíblia o Ancião dos Dias. Este Cetro está oculto "no Oriente", e retém o poder latente que irradia a Religião da Sabedoria [ShOPhIa]; e 3ª) Cetro de Iniciação do Logos aplicado pelo Logos do Sistema Solar, sendo conhecido, entre outros nomes, como o "Sétuplo Fogo Flamejante".4 Está guardado no Sol, e é recarregado apenas no início de cada período de cem anos de Brahma. Foi confiado ao nosso Logos pelo Senhor do Sirius, e enviado ao nosso Sistema por aquele Sol Radiante. Uma das suas finalidades consiste em ser usado em situações de emergência, tendo, por isto, quase sido aplicado duas vezes: uma, na época atlante, e, outra, durante o terceiro ano da Segunda Grande Guerra. Em todas as coisas cósmicas – em todos os planos e subplanos regem a Lei e a Perfeita Ordem.

 

A Lei da Economia (que entra em ação devido à Palavra Sagrada emitida pelo Logos) rege o aspecto matéria da manifestação – dispersão, dissociação, distribuição, vibração rítmica, heterogeneidade e inerente ação giratória dos átomos. Lei de Economia faz com que a matéria siga sempre a linha de menor resistência, e é a base da ação separativa da matéria cósmica.

 

 

 

 

A Lei da Atração consiste em atrair a matéria ao Espírito, aproximando, gradualmente, os dois pólos. Manifesta-se como associação, construção de formas, adaptação da forma à vibração, relativa homogeneidade da unidade grupal e movimento cíclico em espiral.

 

A dor é causada apenas pela resistência, etapa necessária no processo evolutivo.

 

A Lei da Síntese rege a síntese final do ego com o Eu, e, oportunamente, com o Omni-Eu. Manifesta-se como abstração, libertação espiritual, destruição da forma, homogeneidade e unidade essencial absolutas e movimento de avanço progressivo.

 

 

 

 

"A Queda" nada mais é do que um processo cósmico involutivo que produz a sétupla diferenciação do sistema. Isto está correlacionado com os Sete Planos ou os Sete Graus da Matéria, com os Sete Homens Celestiais, com os Sete Tipos de Amor-Sabedoria...

 

A Palavra Sagrada é uma Palavra que tem várias sílabas. Estas sílabas, juntas, formam uma Frase Solar; separadas, formam certas Palavras de Poder, que produzem diferentes efeitos [geométricos].

 

 

 

 

Diferenciadas e tal como se ouvem no tempo e no espaço, cada uma das Três Letras Místicas da Palavra AUM representam as Letras Iniciais de uma frase subsidiária, constituída por vários sons.

 

 

Na+Cl

 

A Palavra Logóica produz a consumação. Ela contém Nove Letras, que estão associadas aos Vinte e Um Sons (5 + 7 + 9) do nosso Sistema Solar. Os Nove Últimos Sons produzem a Síntese Espiritual e a dissociação do Espírito da forma. Aqui há uma correspondência com as Nove Iniciações, cada uma significando uma união mais perfeita do ego-Eu com o Omni-Eu, e maior liberação dos laços da matéria – até que, definitivamente, se compreenda que todas as formas cristalizadas manifestadas são ilusões.

 

 

 

 

A Lei da Vibração governa a nota-chave ou o ritmo da matéria de cada plano. Ao se compreender esta Lei, é possível controlar a matéria de qualquer plano em suas sete divisões.

 

A Lei da Adaptação governa o movimento giratório de qualquer átomo em todos os planos e subplanos.

 

A Lei da Repulsão rege as relações entre os átomos, evitando que se adiram e permitindo que atuem livremente; também os mantém girando a distâncias fixas do globo ou da esfera de polaridade oposta.

 

A Lei da Fricção [atrito] regula o aspecto calor de qualquer átomo, a sua radiação e o efeito de tal radiação sobre qualquer outro átomo.

 

Todos os átomos vibram em um certo ritmo, giram em uma certa velocidade, agem e reagem com os átomos adjacentes e contribuem com a sua quota de calor para o calor geral sistema atômico [ou molecular].

 

Durante o período de abstração [prâlâya] não há consciência nem forma, e a vida, manifestando-se como princípio, não existe.

 

O calor e a luz são produzidos pela união de dois pólos, ou seja, pelo casamento esotérico do masculino e do feminino – Espírito (Pai) e Matéria (Mãe). Fisicamente, esta união produz o sistema solar objetivo o Filho do Pai e da Mãe.

 

O ser-humano-aí-no-mundo é o produto da aproximação (hoje, ainda imperfeita) de dois pólos: o Espírito (o Pai, no Céu) e a Matéria (a Mãe, na Terra). Esta união resulta em um Filho de Deus individualizado – a unidade do Eu Divino e sua réplica exata em miniatura no plano mais inferior do grande Filho Deus ou Omni-Eu, quem constitui, em Si-mesmo, a totalidade de todas os Filhos miniaturizados, de todos os Eus individualizados e de todos e cada um dos entes. Expresso em outros termos, do ponto de vista subjetivo, o microcosmos é um Sol em miniatura [Deus em potência em ascensão para, pelo trabalho, pelo mérito e pelas sucessivas Iniciações, se tornar um Sol Perfeito retorno à Fonte de onde se originou o Primordial Impulso] que se distingue por suas qualidades de luz e de calor.5

 

Portanto, o Filho: 1º) é o resultado radiante da união do Espírito com Matéria; 2º) se manifesta através de suas qualidades de luz e calor; 3º) é o produto da união elétrica do "Fogo por Fricção" com o "Fogo Elétrico", e é também "Fogo Solar"; e 4º) é a manifestação intermediária produzida, em sentido oculto, do que está em cima [plano superior] com o que está embaixo [plano inferior].

 

Da mesma forma que o Corpo Egóico do ser-humano-aí-no-mundo (Corpo Causal) está em processo de formação e ainda não é perfeito, o mesmo é válido para o Sistema Solar ao expressar a Vida de Deus [Consciência Cósmica], uma vez que está em processo de aprimoramento.

 

O pleno e concertado desenvolvimento do ser-humano-aí-no-mundo só estará completo quando todas as células do seu corpo manifestarem Plena Vida e vibrarem em ritmo uniforme.

 

 

Consciência Cósmica
(Pleno e Concertado Desenvolvimento)

 

 

Adquirição de experiência —› Estabelecimento de contatos —› Desenvolvimento de pleno conhecimiento de si-mesmo —› Alcançamento de pleno domínio ou controle —› Consecução cósmica da madurez —› Expansão da consciência.

 

A evolução consiste simplesmente em ajustar o aspecto matéria ao aspecto Espírito, de modo que o primeiro se adéqüe como corpo de expressão do segundo.

 

O ciclo de vida do ser-humano-aí-no-mundo depende do seu karma.6

 

Meta: Fogo Elétrico + Fogo por Fricção = Fogo Solar.

 

Os corpos dos seres-humanos-aí-no-mundo são células dos Corpos dos Grandes Homens Celestiais.7

 

O corpo de expressão de cada Homem Celestial é um dos Sete Planetas Sagrados (Vulcano, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano).8 Os Homens Celestiais perseguem o mesmo objetivo dos seres-humanos-aí-no-mundo: em seus próprios níveis, alcançar a plena expressão e o pleno desenvolvimento dos seus veículos de consciência, de tal forma que o Espírito resplandeça como LLuz Divina e Calor. Mas, nenhum poderá se desenvolver sem os demais.9

 

Os Sete Homens Celestiais formam juntos o corpo do Grande Homem dos Céus, o Logos. Outros nomes aplicados a estes Seres são: os Sete Logos Planetários ou Espíritos, os Prajapatis, os Sete Senhores dos Raios, os Dhyan-chohans, os Sete Espíritos Ante o Trono, os Sete Arcanjos, os Sete Logos e os Sete Construtores.

 

 

 

Continua...


 

______

Notas:

1. A capacidade auditiva humana apresenta valores diversos, mas, em média, pode-se afirmar que o ouvido humano capta sons entre 20 Hz e 20 kHz. O ruído resulta da alteração da pressão acústica, pelo que é possível a sua medição através de sonômetros, que calculam o nível médio para um determinado intervalo de tempo. A unidade de medida é o decibel (dB), que se define como a razão logarítmica entre a pressão sonora verificada e o valor de referência. A escala de valores de nível de pressão sonora varia entre 0 dB (limiar da audição) e 130 dB (limiar da dor).

 

 


 

2. A Mãe Bendita de tudo de bom que possa vir a acontecer na Senda Iniciática é a Intuição.

3. O Plexo Solar é um chacra poderoso, pois, é o chacra da auto-expressão. Está relacionado ao nosso ego e à nossa personalidade. Ele representa a nossa relação com a vontade e o poder, e é reconhecido como o centro destes dois fatores. A falta de equilíbrio é gerada quando estes fatores ganham uma importância exacerbada em detrimento de outros valores, como o amor, a misericórdia e a solidariedade, por exemplo. É o chacra regulador das nossas vontades de saber, de aprender e de comunicar. Desequilíbrios neste chacra podem gerar sentimentos de inferioridade, de posse, de ambição desmedida, de inveja e de ansiedade. Já o chacra equilibrado promove uma forte autoconfiança, que independe do exterior.

4. A grande pergunta, que nunca será respondida, é: o que teria acontecido à Humanidade, se o "Sétuplo Fogo Flamejante", tivesse sido aplicado em um dado momento da Segunda Grande Guerra? Eu não sei responder a isto, mas, o que eu sei é que poderemos bagunçar, avacalhar e esculhambar a nós mesmos e à Terra, todavia, só até um certo limite, e compensando devidamente as bagunças, as avacalhações e as esculhambações. Completamente não poderemos. Isto significa que o livre-alvedrio tem limites, particularmente para o mal, pois, a relativa homogeneidade da unidade grupal não pode ser irreversivelmente comprometida.

5. Isto não é Panteísmo. Se você imaginar a luz passando por um prisma e se decompondo (sofrendo dispersão) no seu espectro correspondente de sete cores (analogamente às sete notas musicais), com comprimentos de onda visíveis que se encontram aproximadamente entre 400 e 750 nanômetros – bilionésima parte de um metro ou 10-9 m – (com freqüências aproximadas entre 4 x 1014 Hz e 7,5 x 1014 Hz), terá uma idéia relativamente aproximada de como a coisa funciona. Poderá ainda admitir que cada uma das cores do espectro simbolize uma Raça-raiz, e que, até o momento – 5ª Raça-raiz desta 4ª Ronda – apenas cinco cores se manifestaram: vermelho, laranja, amarelo, verde e ciano, e que as cores azul e violeta correspondam, respectivamente, às 6ª e 7ª Raças-raízes, ainda por se manifestar. Os pequenos intervalos com diferentes tonalidades podem ser admitidos como sendo equivalentes às sub-raças. No Universo... 1 —› 3 —› 7 —› 49 —› 343...

 

 

 

 

Quanto à percepção da cor, as três sensibilidades espectrais do nosso sistema visual para a luz de banda de longitude de ondas curtas, médias e longas do espectro, nos dão, respectivamente, as sensações azul, verde e vermelho, quando estas cores são ativadas separadamente. Estas sensibilidades à cor podem ser mais ou menos ativadas, e suas combinações mútuas ser infinitamente variadas. Por isto, podemos distinguir um grande número de cores, chegando até a 9 milhões de cores com um órgão visual normal. Podemos chamar as três sensibilidades à cor de cores primárias do olho: azul, verde e vermelho. Quando duas cores primárias do olho estão simultâneas e igualmente ativas, temos o que podemos chamar de cores secundárias do olho: amarelo, magenta e ciano. Resumindo:

verde + vermelho –› sensação da cor amarela
vermelho + azul –› sensação da cor magenta (cor violeta-púrpura)
verde + azul –› sensação da cor ciano (cor azul esverdeado)

 

 

Disco Cromático

Disco Cromático

 

 

6. Exemplos disto são as balas (que não são) perdidas, os terremotos, os desabamentos, os incêndios, as inundações, os vulcões, os tornados, os tsunamis, os acidentes fortuitos (que não são fortuitos), as doenças terminais e as insuficiências de órgãos-alvo etc. que abreviam, mais ou menos dolorosamente, a experiência encarnativa do ser-humano-aí-no-mundo. Todavia, o karma não é nem inamovível nem insubstituível. Poderemos compensar (ou retribuir) nosso karma pela dor, pelo Amor ou pela Compreensão. A escolha é somente nossa.

7. Este é mais um argumento em favor do princípio de que somos todos Um. Por isto, nossa imensa responsabilidade por nossos pensamentos, por nossas palavras e por nossas ações. À semelhança do Efeito Borboleta (dependência sensível das condições iniciais no âmbito da Teoria do Caos), qualquer coisa que fizermos, seja lá o que for, afetará o Todo mais ou menos intensamente, e, como conseqüência obrigatória do que tivermos engendrado, mais ou menos intensamente, teremos de educativamente compensar quaisquer pensamentos, quaisquer palavras e quaisquer ações. Não há absolvição para nada nem esquecimento de nada. Somos responsáveis por tudo.

 

 

Efeito Borboleta

 

 

8. Os planetas não-sagrados são: Marte, Terra, Plutão, Lua (que oculta um Planeta Sagrado) e Sol (que vela um Planeta Sagrado).

9. Este é mais um argumento em favor da Unidade Cósmica. O que afetar uma pulga, inevitavelmente, afetará um elefante.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://free.clipartof.com/details/5-Free-Summer
-Clipart-Illustration-Of-A-Happy-Smiling-Sun

http://www.heathersanimations.com/elephants.html

http://daniel.crankyyellow.com/
2010/09/favicons-and-fleas/

http://en.wikipedia.org/wiki/Butterfly_effect

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_borboleta

http://pegasus.portal.nom.br/percepcao-visual/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores

http://kim-blogdeteste.blogspot.com.br/2012/
05/decomposicao-da-luz-branca.html

http://photobucket.com/images/skull

http://www.csulb.edu/~cwallis/482/fmri/fmri.html

http://www.nuigalway.ie/cryst/oscail_
tutorial/moilin/firefly/firefly2.htm

http://www.terapiareiki.com.br/artigos/
chacra-do-plexo-solar-ou-terceiro-chacra/

http://www.okrc.org/

http://nossacasa.orgfree.com/

http://www.ideiasambientais.com.pt/
ruido_ambiente.html

http://en.wikipedia.org/wiki/6-cube

http://en.wikipedia.org/wiki/
Six-dimensional_space

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Quarta_dimens%C3%A3o

http://www.sanctusgermanus.net/
ebooks/tratado_sobre_fuego_cosmico.pdf

 

 

Música de fundo:

Love Is a Many-Splendored Thing
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.