TRATADO SOBRE O FOGO CÓSMICO

(3ª Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Este trabalho se constitui da 3ª parte de um conjunto de fragmentos da Sabedoria Eterna garimpados na obra Tratado Sobre o Fogo Cósmico, de autoria da pesquisadora e escritora teosófica inglesa Alice Ann Bailey (Manchester, 16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), tema esotérico recebido telepaticamente pela autora do Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano – auxiliar dos Mestres Moria e Kut Hu Mi e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, que sempre insistiu que a devoção emocional deve ser transmutada em desinteressado serviço à Humanidade – e publicado originalmente em inglês em 1925. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento consciente e desinteressado de decodificação das Leis Universais. Enfim, o que eu disse quando publiquei o conjunto de fragmentos da obra Astrologia Esotérica vale para este estudo também: acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

No leito de morte, a fuga dramática do palpitante Corpo Etérico acontece através do Centro Coronário.

 

O objetivo de cada vida (humana, planetária ou solar) consiste em realizar e levar adiante um propósito definido, no sentido de desenvolver uma forma mais adequada para uso do Espírito.

 

 

 

 

O mistério da Lua é o mistério do fracasso.

 

Os três canais que compõem a tríplice coluna vertebral estão estritamente relacionados com o canal etérico, com o Fogo que ascende através dele, com a conjunção deste Fogo com o Fogo irradiante e energizador do Corpo Físico, em um ponto situado entre as omoplatas, com a ascensão conjunta à cabeça e com a sua fusão oportuna com o Fogo Manásico, que energiza os três centros localizada na cabeça.

 

Kundalini    Fogo Místico (como energia potencial estática).

 

Pai Celestial    Terceiro Logos.

 

A fusão dos Fogos da matéria é o resultado do crescimento evolutivo, quando a ação do tempo permite um desenvolvimento lento e normal —› redenção do ser-humano-aí-no-mundo. (Sublinhado meu).

 

O Fogo que energiza o Triângulo da Cabeça (Glândula Pineal, Corpo Pituitário e Centro Alta Maior) tem seu reflexo inferior na base da coluna vertebral.1

 

 

 

 

 

Quem aplica seus esforços para controlar os Fogos da Matéria, particularmente o Fogo Kundalínico, poderá, literalmente, ser destruído. Quando o Cristo Nascer Iniciaticamente no Coração, então, este Hóspede Divino poderá, mediante a mente consagrada, controlar conscientemente os corpos materiais inferiores. E, então, acontecerá a fusão dos Fogos Inferiores com os Fogos Superiores, e a Senda do Justo brilhará cada vez mais, até o Dia Sê Conosco.2

 

 

Da mesma forma que as sete cores contidas nos raios solares são originários das três cores primárias, e as três cores primárias coexistem com as quatro cores secundárias do raio solar, os Sete Entes vieram à existência a partir dos Três Entes Primários, e estes, por sua vez, evoluíram a partir de uma única entidade ou mônada.

 

 

 

 

Fundamentalmente, o Primeiro Logos (Fogo Elétrico ou Fogo do Espírito Puro) controla as entidades cósmicas ou seres que existem fora do sistema; o Segundo Logos (Fogo Solar) controla as entidades solares; e o Terceiro Logos (Fogo da Matéria) controla as entidades lunares e suas energias, em qualquer parte do sistema. Todas estas ações são feitas com a colaboração divina, cuja base se encontra fora do sistema.

 

Eu e meu Pai somos um é a afirmação mais esotérica da Bíblia Cristã, que não só se refere à união do ser-humano-aí-no-mundo com a sua Fonte, a Mônada, através do Eu Interior, mas, também, à união de todas as vidas com a sua Fonte – o aspecto Vontade, o Primeiro Logos.

 

Cada plano é uma vasta esfera de matéria, ativada pelo calor latente, que progride ou gira em determinada direção, não havendo norte, sul, leste ou oeste.

 

As esferas ou átomos de qualquer forma, desde a Forma Logóica até o último átomo físico e a matéria molecular que entra na construção do Corpo Físico, demonstram analogias e correspondências semelhantes.

 

O movimento rotatório deu origem à repulsão, impedindo que os planos e os subplanos perdessem suas respectivas identidades materiais.

 

 

 

 

No duelo eterno entre o Espírito e a matéria, característico da manifestação, em um aspecto atua a Lei da Atração, e no outro rege a Lei da Repulsão.

 

Todo átomo é positivo ou negativo. Receptivo ou negativo em relação à afluência da força; positivo ou irradiante em relação às suas próprias emanações e aos efeitos que produz no meio ambiente.

 

Virtualmente, a Lua se tornou um planeta morto, e, desde o nascimento do nosso globo, não possui mais rotação.

 

No Sistema Solar, fluem forças provenientes de três direções e através de três canais: do Sol de Sirius, das Plêiades e da Ursa Maior.

 

Não poderá haver jamais destruição da matéria, pois, a matéria é indestrutível. O que acontece é a destruição da forma.3

 

A Lei da Síntese é a Lei Cósmica que governa a tendência à unificação, cujo resultado será o retorno consciente (o propósito de tudo radica na palavra consciente) ao seu ponto cósmico de síntese ou de unificação com a sua Fonte de Origem. (Grifo meu).4

 

 

 

 

Movimento Giratório —› Irradiação —› Repulsão + Atração —› Coerência da Forma —› Terceira Qualidade.

 

O Ritmo produz um ponto perfeito de estabilidade e de equilíbrio. Este equilíbrio perfeito produz determinados efeitos. Estes efeitos são: a) desintegração da forma; b) liberação da essência confinada na forma; c) separação entre Espírito e matéria; d) fim de um ciclo, seja planetário, seja humano, seja solar; e) obscurecimento e fim da objetividade ou manifestação; f) reabsorção da essência e novamente fusão da matéria diferenciada com a raiz da matéria; g) fim do tempo e do espaço como nós os compreendemos; h) unificação dos Três Fogos e combustão espontânea, se assim puder ser expresso; e i) atividade sintética da matéria nos três tipos de movimento – giratório, em espiral e cíclico-progressivo cujo movimento unificado será produzido pela interação dos Fogos da matéria, da mente e do Espírito.

 

O meio ambiente é o campo de batalha dos pares de opostos utilizado para que seja adquirida experiência. Adquirida a experiência para aquele ciclo específico, a envoltura ou forma, de qualquer tipo que seja, automaticamente se desintegra.5

 

O círculo representa o "Anel Não Passarás" da matéria indiferenciada.

 

O círculo com um ponto no centro representa a produção de calor no Coração da matéria.

 

A divisão do círculo em quatro partes representa o verdadeiro círculo da matéria – a cruz de braços iguais do Espírito Santo personificação da matéria ativa e inteligente (qualidade quadridimensional da matéria e penetração do fogo em quatro direções).6

 

 

 

 

Calor Latente —› Fogo Latente e Irradiante —› Atividade Quadridimensional —› Roda ou Forma que gira sobre si mesma.

 

----------------------› Fogo Perfeito.

 

 

 

O ser-humano-aí-no-mundo deve se esforçar: 1º) para levar uma vida de elevado altruísmo; 2º) para se sujeitar à uma disciplina que refine seus veículos inferiores; e 3º) para purificar e controlar suas envolturas. Quando houver feito isto e elevado e estabilizado sua vibração, terá observado que o desenvolvimento e a conseqüente atividade dos centros aconteceram em paralelo, e a tarefa continuou (sem a sua participação ativa) na direção desejada. Grandes perigos e deploráveis calamidades ameaçam os seres-humanos-aí-no-mundo que tentam despertar seus centros utilizando métodos ilegítimos e fazendo experiências com os Fogos de seu corpo sem possuir o conhecimento técnico [místico-esotérico] desejado e necessário. A irresponsabilidade inevitavelmente levará à destruição da matéria (tecidos do corpo e do cérebro), causando demência e abrindo a porta para correntes indesejáveis e destrutivas. A base de todo o trabalho místico e esotérico repousa sobre o seguinte triângulo: a) disciplina, purificação e transmutação da tríplice natureza inferior; b) cultivo conveniente do conhecimento de si-mesmo e equipação concertada do Corpo Mental (o Corpo Causal haverá de ser construído mediante bons pensamentos e boas ações); e c) servir à Humanidade com abnegação absoluta.

 

 

Peregrinação através dos Cinco Reinos da Natureza: Mineral —› Vegetal —› Animal —› Humano —› Super-humano ou Espiritual.

 

Desenvolvimento progressivo da consciência nos Cinco Planos: Físico —› Emocional ou Astral —› Mental —› Intuicional ou Búdico —› Espiritual, Átmico ou Nirvânico. Isto deverá ser alcançado entre a Quarta Ronda e a Quinta Ronda, quando, pelo menos, três quintos da família humana terão atingido este desenvolvimento. Os outros Dois Planos serão dominados nas Duas Rondas seguintes.

 

Da mesma forma que, neste Sistema Solar, os dois Planos Superiores (Logóico e Monádico) são sintetizadores, a sexta e a sétima raças-raízes de todos os ciclos também sempre são sintetizadoras. Suas respectivas funções são reunir e sintetizar o que foi realizado e apre(e)ndido nas cinco raças-raízes anteriores.

 

Cada planeta é a expressão da "Vontade de Viver" de alguma entidade cósmica, e a força redemoinhadora, giratória, construtora e solidificadora que mantém a coerência da forma é a força de algum Ser Cósmico.

 

 

Galáxia Espiral

 

Os Homens Celestiais têm Centros em três Planos Solares: 1º) no Plano Monádico (Plano dos Sete Raios; 2º) no Plano Búdico, no qual os Mestres e seus Discípulos formam os Quarenta e Nove Centros dos Corpos dos Sete Homens Celestiais; 3º) no Quarto Plano Físico Etérico, no qual se encontram os Planetas Sagrados – corpos densos de matéria etérica dos Homens Celestiais.

 

O Corpo de Fogo (resultado do correto funcionamento dos Centros) é o Corpo Incorruptível (ou indestrutível) que menciona São Paulo – produto da evolução e da fusão perfeita dos Três Fogos, que, finalmente, destroem a forma.

 

Centro Coronário = Vontade-Poder. Centro Cardíaco = Amor-Sabedoria. Centro Laríngeo = Atividade-Inteligência. Os centros não são coisas físicas, mas, redemoinhos de força, que fazem girar a matéria etérica astral e a matéria mental, para que desenvolvam qualquer tipo de atividade.

 

Centros e Pétalas: Base da Coluna Vertebral – 4 Pétalas. Plexo Solar 10 Pétalas. Centro Cardíaco 12 Pétalas. Centro Laríngeo 16 Pétalas. Centro Coronário (com suas duas divisões, mas, formando um único Centro) – 1ª) entre as sobrancelhas: 96 Pétalas; e 2ª) cúspide da cabeça: 12 Pétalas Principais e 960 Pétalas Secundárias, perfazendo um total de 1.068 Pétalas. Há também três centros físicos denominados: Alta Maior, Glândula Pineal e Corpo Pituitário, com quatro centros de menores. Existe uma íntima relação entre o Centro Alta Maior e o Laríngeo, entre o Centro Cardíaco e o Corpo Pituitário e entre o Centro Coronário e a Glândula Pineal.

 

Triângulo Prânico: Centro Entre os Ombros + Centro Perto do Diafragma + Baço.

 

Triângulo que rege o ser-humano-aí-no-mundo a partir do Plano Astral: Base da Coluna Vertebral + Plexo Solar + Coração.

 

Triângulo que rege o ser-humano-aí-no-mundo a partir do Plano Mental: Base da Coluna Vertebral + Coração + Garganta.

 

Triângulo que rege o ser-humano-aí-no-mundo parcialmente governado pelo Eu Interior: Coração + Garganta + Cabeça, ou seja, os quatro centros menores e sua síntese, o Centro Alta Maior.

 

Triângulo que rege o ser-humano-aí-no-mundo até a Terceira Iniciação: Coração + Garganta + Sete Centros da Cabeça.

 

Triângulo que rege o ser-humano-aí-no-mundo depois da Terceira até a Quinta Iniciação: Coração + Sete Centros da Cabeça + Dois Lótus de Múltiplas Pétalas. Haverá sempre um Triângulo preponderante mais radiante e mais luminoso do que os outros.

 

 

 

 

 

O Segredo do Fogo se encontra oculto na Segunda Letra da Palavra Sagrada.

 

 

 

Aqueles que aspiram atuar no Veículo Búdico devem se esforçar para construir o Antakarana – Ponte entre a Mente Superior e a Mente Inferior através da imaginação, e de transmutá-la em intuição.

 

 

Antakarana

 

 

 

Cruz Cósmica de Antakarana

 

 

Todos os Instrutores que aceitam Discípulos para treiná-los para o serviço mundial utilizam o mesmo método: expõem um fato (muitas vezes velado em palavras ou oculto em um símbolo), deixando que o Discípulo chegue às suas próprias conclusões.7 [Nem sempre chega a ser exatamente assim, mas, a coisa é mais ou menos na base do cada um que se vire (para aprender) como (pu)der. De graça, os Adeptos e os Mestres não dão nada para ninguém, nem se o desgraçado do infeliz for, ao mesmo tempo, pepé, lingüinha, fanho, mirolho e, se, ainda por cima, for portador da Doença de Alzheimer. A Regra é: causou tem que compensar. Ou: encarnou tem que se mancar.]

 

Só a capacidade de discriminar liberará a [personalidade-]alma das ligaduras da matéria e ensinará a distinguir entre ilusão e o que ela vela.

 

As três etapas (fases) da vida de um Peregrino: 1ª etapa (a mais longa das três e correspondente ao Primeiro Sistema Solar) – influenciada pelo raio do ego; etapa (atual Sistema Solar) – influenciada pelo raio da [personalidade]alma; e 3ª etapa – regida pelo raio monádico.

 

 

 

O movimento é a ordem eterna das coisas, e sua serva cordata é a afinidade ou a atração. Tudo funciona plenamente de acordo com a nota específica de cada coisa. No Universo, não existe por acaso.

 

 

 

 

Ao chegar o momento praláyco, cada coisa se detém no ponto em que conseguiu alcançar. O impulso externo do próximo mânvântâra restabelecerá o movimento a partir deste ponto, da mesma forma como se dá corda a um relógio parado. Assim foi e assim será por toda a Eternidade.

 

Filho —› Amor —› Vishnu.

 

Os Mestres e os Iniciados pertencem a todos os Raios, e isto se deve a dois fatores: 1º) cada Raio Maior tem seus subraios, que correspondem aos Sete Raios; e 2º) na medida em que é necessário e de acordo com as exigências do trabalho, muitos Guias da Humanidade passam de um Raio para outro.

 

Quando um Mestre Ascensionado deixa de pertencer à Hierarquia do nosso planeta para trabalhar em outro lugar, com freqüência é necessário fazer uma completa reorganização e posterior admissão de novos membros na Grande Loja Branca.

 

Dependendo de diversos fatores, às vezes, o centro de força é o Aspecto Átmico, outras, o Aspecto Búdico, e outras vezes o Aspecto Manásico. Isto permite que se tenha, na verdade, Nove Raios: a) Aspecto Átmico: Átmico-Átmico, Átmico-Búdico e Átmico-Manásico; b) Aspecto Búdico: Búdico-Átmico, Búdico-Búdico e Búdico-Manásico; e c) Aspecto Manásico: Manásico-Átmico, Manásico-Búdico e Manásico-Manásico.

 

Triângulo Terra-Marte-Mercúrio: Mercúrio e o centro da base da coluna vertebral humana estão intimamente vinculados. Mercúrio expressa Kundalini como atividade inteligente, enquanto Marte expressa Kundalini latente.

 

Mediante a Transmutação e a Geometrização Planetária o Segredo será revelado.

 

 

Pitagorizando...

 

 

 

Continua...


 

______

Notas:

1. Para maiores informações sobre o Centro Alta Maior, por favor, consulte:

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2012/
12/chakra-da-garganta-alta-maior-esoterico.html

http://www.ceomt.dk.nom.br/Fogos30.htm

2. Na Introdução à Doutrina Secreta, Carlos A. P. Campani explica: Ao fim do Mahamânvântâra, tudo retornará ao Absoluto (Grande Dia Sê Conosco ou Repousa Conosco), até que possa despertar novamente ao final do Mahaprâlâya e início de um novo Mahamânvântâra. A Igreja, equivocadamente, interpretou o Grande Dia Sê Conosco da tradição oculta como sendo o fim dos tempos e o julgamento dos vivos e dos mortos (Dia do Juízo). Em sua Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky ensinou: 1º) Os que ‘descem e sobem’ (as mônadas que encarnam e os homens que aspiram à purificação - ‘que sobem’ – mas que ainda não alcançaram a meta) só poderão transpor o "Anel Não Passarás" quando chegar o Dia Sê Conosco: aquele Dia em que o homem, libertando-se por si mesmo dos laços da ignorância, e reconhecendo plenamente a não-separatividade do Ego que está dentro de sua Personalidade... imerge na Essência Una para se tornar não somente um ‘Conosco’... mas a Vida mesma; 2º) No Dia Sê Conosco, o Ego haverá de recordar todos os ciclos de suas passadas encarnações nos mânvântâras; e 3º) O Dia Vem a Nós! [Dia Sê Conosco] é o Dia em que Osíris disse ao Sol: Vem! Eu o vejo reencontrando o Sol no Amenti.

3. Isto é relativamente fácil de ser entendido, se considerarmos que E = mc2 (conclusão física publicada por Albert Einstein em 1905 no artigo Ist die Trägheit eines körpers von seinem energieinhalt abhängig? – A inércia de um corpo depende da sua quantidade de energia?). Matéria (m) é uma espécie de condensação da Energia (E), sendo tudo o que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante), não podendo, por isto, tanto quanto a Energia, ser criada nem destruída. Segundo Einstein, a equivalência entre massa e energia é um princípio geral do Universo e uma conseqüência da simetria do continuum espaço-tempo, formado por três dimensões + o tempo. A constante c representa a velocidade da luz no (inexistente) vácuo.

4. Bem, esta unificação com a Fonte de Origem é algo não podemos fazer a menor idéia de quando será, como será e o que será, pois está relacionada com Aquele-de-quem-nada-pode-ser-dito. Mas, uma coisa podemos ter certeza: não existe unificação para sempre. Isto quer dizer que não há unificação absoluta, permanente, definitiva; tudo o que chega a um termo o faz relativamente a um ciclo, e, conseqüentemente, todo termo acaba(rá) se tornando o princípio de um novo ciclo – coisa que poderia muito bem ser denominada de Eterna Dialética. Isto simplesmente é assim porque, sendo o Universo ilimitado, a nossa ascensão-compreensão será ad æternum ilimitada, sendo, portanto, sempre relativa. Um descansinho aqui outro sosseguinho ali, tudo bem, porque ninguém é de ferro; porém, não há essa coisa de descanso interminável ou de sossego eterno deitado eternamente em berço esplêndido, como escreveu Joaquim Osório Duque Estrada, letrista do Hino Nacional Brasileiro.

5. Isto significa que a encarnação é necessária, insubstituível e bendita.

 

 

 

 

6. Isto é simbólico. Não tome esta explicação esotérica ao pé da letra, porque, no Universo, não existem propriamente direções. Os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste), os pontos colaterais (nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste) e os pontos subcolaterais (lés-nordeste, lés-sudeste, su-sudeste, nor-nordeste, nor-noroeste, su-sudoeste, oés-sudoeste e oés-noroeste) são criações direcionais humanas. A Rosa dos Ventos, por exemplo, corresponde à volta completa do horizonte, e surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois, um mínimo desvio inicial se torna cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância. A bússola é apenas um instrumento de navegação e de orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre.


Rosa dos Ventos

 

7. Eu, apesar de não ter discípulo nenhum, de não ser instrutor-de-coisa-nenhuma e de não ser mestre-de-bulhufas-nem-de-ninguém, didaticamente, utilizo, mais ou menos, o mesmo sistema, pois, ele obriga a um esforço pessoal benfazejo e promove o próprio processo dialético interior. Uma sentença poderá mudar uma vida! Por isto, os fragmentos dos trabalhos que tenho divulgado nada mais são do que chaves para meditação. Mas, como tenho uma tendência conatural para impessoalmente fazer o bem e para facilitar as coisas para todos, sempre acrescento nos textos diversas notas explicativas, e costumo quebrar o gelo da arduidade dos temas com algumas gracinhas pizzinguianas. Com este proceder, acho que nunca chegarei mesmo a ser mestre-de-coisíssima-nenhuma-nem-de-coisíssima-alguma. De tanto digitar textos, é possível, sim, que um dia, eu venha a ser engolido pelo computador. Aí, babau!

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.clipartlord.com/

https://movementforactors.wikispaces.com/13+Gait+Analysis

http://www.generalcomics.com/cartoons-
pictures-ecards/funny-animated-cartoons.php

http://www.nuevocaminomdp.com.ar/antakarana.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gal%C3%A1xia_espiral

http://pvastro0622.blogspot.com.br/

http://www3.amherst.edu/~gsgreenstein/
progs/animations/spiral_galaxy/

http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%BAssola

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_dos_ventos

http://www.phpjabbers.com/how-to-create
-animated-gif-images-php54.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/E%3Dmc%C2%B2

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Zipper_animated.gif

http://www.netanimations.net/

http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-modelo-3d-
isolado-de-uma-estrutura-de-cristal-do-ferro-image8059681

http://www.sanctusgermanus.net/
ebooks/tratado_sobre_fuego_cosmico.pdf

 

Música de fundo:

Love Is a Many-Splendored Thing
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.