TRATADO SOBRE O FOGO CÓSMICO

(14ª Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Este trabalho se constitui da 14ª parte de um conjunto de fragmentos da Sabedoria Eterna garimpados na obra Tratado Sobre o Fogo Cósmico, de autoria da pesquisadora e escritora teosófica inglesa Alice Ann Bailey (Manchester, 16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), tema esotérico recebido telepaticamente pela autora do Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano – auxiliar dos Mestres Moria e Kut Hu Mi e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, que sempre insistiu que a devoção emocional deve ser transmutada em desinteressado serviço à Humanidade – e publicado originalmente em inglês em 1925. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento consciente e desinteressado de decodificação das Leis Universais. Enfim, o que eu disse quando publiquei o conjunto de fragmentos da obra Astrologia Esotérica vale para este estudo também: acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar. (O Mantra da Alma e o Mantra da Mônada, reproduzidos um pouco mais abaixo, não fazem parte desta obra.)

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Oportunamente, o Sol Físico do Sistema será transformado em Sete Sóis. Isto acontecerá quando o Sol tiver absorvido a Essência Vital dos Planos totalmente evolucionados e dos Esquemas Planetários nos quais estes Planos existem. [1 —› 7].

 

A meta de cada átomo é se individualizar.

 

Do Antigo Comentário: O Deva brilha com Luz mais intensa quando Nele se manifesta a Virtude da Vontade [Fiat Voluntas Tua]. Colhe a Cor como o ceifeiro recolhe o trigo para alimentar a multidão.

 

O Septenário e a Tríade formam o Dez da Perfeição.

 

Um prâlâya é o resultado da radioatividade levada a seu fim.1

 

 

 

 

As Entidades Construtoras que, de maneira tríplice, produzem as formas utilizam: 1º) a meditação (preliminar ao ato de construção); 2º) a força dinâmica ou a energia positiva, que se apodera do seu pólo oposto (substância negativa) e a emprega; 3º) o método para conferir cor ou qualidade, que modela o que foi preparado; e 4º) a vitalização secundária, que coloca em movimento independente a forma mental assim criada.

 

A encarnação tem por finalidade o desenvolvimento da plena consciência, a aquisição de maiores faculdades e o atingimento ou a conquista de poder.

 

Helena Petrovna Blavatsky disse que os renascimentos podem ser divididos em três grupos: dos Avatares, dos Adeptos e dos Jivas [4ª onda de vida – seres-humanos-aí-no-mundo], que tentam evoluir.

 

Há um grupo especial de Adeptos que optou por "fazer o sacrifício" e escolheu renascer para servir à Humanidade.

 

A meditação faculta ao ente a capacidade de se abstrair da forma e das ilusões dos sentidos, de criar, de dirigir a Energia por um ato de vontade e de agir construtivamente.

 

 

 

 

O AVATAR... A PALAVRA (pronunciada com Sétupla Intensidade)... As Sete Esferas Vibratórias se estremecem... Fusão das Esferas... União das Hierarquias...

 

Enquanto o ser-humano-aí-no-mundo não for um Iniciado Aceito não conseguirá compreender...2

 

Quando um ser-humano-aí-no-mundo alcança um certo grau de desenvolvimento e pode prestar serviço ao mundo, acontece, às vezes, que é influenciado por um Grande Adepto ou, como no caso de Helena Petrovna Blavatsky, por um Ser mais elevado do que um Adepto.3

 

 

 

Mantra da Alma

 

Eu-sou a Alma.

Eu-sou a Luz Divina.

Eu-sou Amor.

Eu-sou Vontade.

Eu-sou o Desígnio Imutável.

 

 

 

Mantra da Mônada

 

Eu-sou a Mônada.

Eu-sou a Luz Divina.

Eu-sou Amor.

Eu-sou Vontade.

Eu-sou o Desígnio Imutável.

 

Quando um ser-humano-aí-no-mundo se torna um Discípulo, se desejar, poderá permanecer no Plano Astral e ali continuar trabalhando, e, quando desejar e de acordo com o reajuste feito no seu karma, poderá reencarnar fisicamente de imediato.

 

Todos os Adeptos trabalham como parte de um grupo e não como entidades separadas.

 

 

 

 

Só o Coração puro e a Mente limpa permitem que seja obtida a salvação.4

 

Freqüentemente, a Força, a Energia, o Propósito ou a Vontade de uma Entidade Cósmica utiliza veículos de um Adepto para entrar em contato com os Planos Físicos.5

 

Somente quando o ser-humano-aí-no-mundo tiver desenvolvido a visão etérica poderá desvendar o Mistério por trás dos Himalaias (Shamballa).

 

Atualmente, muitas crianças que estão nascendo ou são Chelas ou já são Iniciadas. Elas terão grande influência sobre o caminho que a Humanidade trilhará, particularmente de três maneiras: 1ª) plasmando no cérebro físico dos seres-humanos-aí-no-mundo idéias, ideais, intenções e projetos de trabalho (ainda que emanados do Avatar); 2ª) orientando e influenciando as pessoas sensíveis (através de palestras, escritos e ensinamentos) para que evoluam e prestem serviços humanitários e altruístas; e 3ª) oferecendo seu Corpo Físico para o Grande Senhor ou para um de seus Mestres. Por um ato de vontade consciente, entregarão seus corpos e se manterão afastadas durante um certo tempo.6

 

O reconhecimento dos Mestres e dos Seus métodos dependem da intuição e do treinamento dos sentidos internos.

 

Basicamente, são três as causas conjuntas que produzem a encarnação: 1ª) o impulso egóico; 2ª) a atividade dos Anjos Solares e Lunares; e 3ª) o karma (papel de atuações anteriores).

 

 

 

 

A Terceira Iniciação é, por assim dizer, uma situação-limite ou um divisor de águas. No momento em que o ser-humano-aí-no-mundo recebe a Terceira Iniciação, ocorre uma transformação maravilhosa.

 

Ao receber a Quarta Iniciação, o Pensador ou a Entidade Espiritual são liberados dos três mundos, e passam a atuar conscientemente no Plano Búdico.

 

Macrocósmica e microcosmicamente: Roda Fulgurante —› Roda que dá Calor —› Roda Illuminada —› Roda Ígnea —› Roda Consumida.

 

A Lei da Atração é a Lei fundamental do Eu Divino.

 

 

 

 

O ser-humano-aí-no-mundo comum vem à encarnação através do impulso egóico, com base no desejo e na relação entre o Eu e o não-Eu.

 

Os Três sempre produzem os Sete.

 

Os egos não vêm à encarnação um por vez, mas, de acordo com o impulso grupal, e, por conseguinte, coletivamente. Esta é a base do karma coletivo e do karma familiar. O impulso individual, que logicamente é uma reação ao impulso grupal, é o resultado do karma pessoal.7

 

O primeiro aspecto atua através da Palavra de Poder. O segundo aspecto atua por meio de combinações mântricas. O terceiro aspecto atua através de fórmulas matemáticas. Desta forma, a Palavra é a base do Mantra, e o Mantra é a base da fórmula.

 

Quando a PALAVRA for totalmente conhecida, os mantras e as fórmulas serão absolutamente inúteis.

 

À medida que amadurece a identificação de um ser-humano-aí-no-mundo com o seu grupo, o impulso do desejo pessoal é modificado, até que, oportunamente, é substituído pela vontade grupal.

 

 

1º Período     7º Período

 

Esotericamente, a palavra "criação" deve ser entendida como significando o surgimento em manifestação ativa de alguma forma de energia.

 

Aforismo KaBaLístico: Pedra —› Planta —› Animal —› Ser-humano-aí-no-mundo —› Espírito [Super-homem] —› Deus.

 

Uma das tarefas dos Anjos Solares (Pitris ou Filhos da Sabedoria) é pronunciar o Mantra que possibilita as 777 encarnações. Cada cifra desta triplicidade representa: a) um ciclo egóico de manifestação; 2º) um som particular que permite ao Ego expressar algum sub-raio do raio egóico; 3º) os três círculos de pétalas que se abrem como resultado das emanações; e 4º) o grupo peculiar de manasadevas que forma o Corpo Causal do Eu envolvido.

 

O Período de Obscurecimento terá início quando o Quarto Reino (ou Reino Humano) se tornar radioativo.

 

Os Pitris Lunares personificam a substância dos corpos inferiores do ser-humano-aí-no-mundo, assim como os Pitris Solares se sacrificam para lhe dar seu corpo egóico e sua consciência, que constitui a substância no seu aspecto dual. Em seus graus superiores, os Pitris Lunares são a energia positiva da substância atômica, e nos graus inferiores o aspecto negativo da mesma.

 

O nosso Sistema é uma cópia de Aquele que o precedeu.

 

Nenhuma vida pode dar mais do que possui, e a posse dos distintos atributos da consciência, do átomo ao Logos solar, é o resultado de longos ciclos de aquisições.8

 

Devido a um determinado estado de coisas, houve uma espécie de falha planetária coincidente com a Cadeia Lunar [imediatamente anterior ao Ciclo atual].

 

No âmbito da Hierarquia Humana, com base no acorde hierárquico, há uma diversidade de notas, diversidade esta que produz os numerosos acordes e as multíplices notas egóicas, que, por sua vez, produzem as manifestações objetivas.9

 

Em qualquer Plano, a Essência está diferenciada em: Essência Atômica, Essência Molecular e Essência Elemental.

 

 

 

 

O trabalho de construir formas é realizado sob Leis Cósmicas definidas, produzindo um efeito semelhante em veículos humanos, planetárias e solares. As fases progressivas da construção das formas, em todos os níveis, são aplicáveis a todas as formas de todos os Sistemas e Esquemas, e também na construção de formas mentais. As diferentes etapas podem ser enumeradas da maneira seguinte: Etapa Nebulosa (a matéria do futuro corpo começa a se separar gradualmente do conjunto da substância do Plano e a assumir um aspecto nebulento ou leitoso) —› Etapa Rudimentar (início da condensação) —› Etapa Ígnea (manifestação da forma esferoidal, que gira sobre si mesma, atraindo ou repelindo outras esferas) —› Etapa Aquosa (início da condensação – começa a se definir, com mais nitidez, o "Anel Não Passarás" de cada corpo) —› Etapa Etérica (assinala circulação vital por todo o veículo, manifestando um tipo específico de Força) —› Etapa Sólida (marca a última fase de construção da forma e indica o momento em que o trabalho foi feito para reunir e dar forma à substância) ...

 

Um dos mais profundos mistérios ocultos será revelado à consciência do ser-humano-aí-no-mundo quando tiver descoberto o segredo da construção do seu Veículo Astral e a formação do vínculo que existe entre este Corpo e a totalidade da Luz Astral no Plano Astral.

 

Quando um ser-humano-aí-no-mundo fala, emite um mantra muito diversificado. A energia assim gerada põe em atividade uma infinidade de pequenas vidas, que procedem no sentido de construir formas para seu pensamento.10

 

 

 

 

O caminho da encarnação não acontece de forma rápida, mas, o Eu reencarnante desce11 muito lentamente e toma posse gradual de seus veículos. E, quanto menos evoluído é o ser-humano-aí-no-mundo, mais lento é o processo. Seja com for, o processo encarnativo é influenciado pelo Raio Egóico, por um Sub-raio particular do Raio Egóico, por influências astrológicas, pela radiação planetária e por correntes de força provenientes de determinadas constelações.

 

 

Encarnação na Terra

 

 

 

Continua...


 

______

Notas:

1. A técnica de datação por carbono-14 (C-14) foi descoberta pelo químico estadunidense Willard Frank Libby (1908 – 1980). Ele percebeu que a quantidade de C-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante, com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de C-14 em um objeto antigo dá pistas muito aproximadas dos anos decorridos desde sua morte. Quando um ser vivo morre, dois processos acontecem paralelamente: ele não incorpora (absorve) mais carbono, e tem início uma diminuição da quantidade de C-14, devido à sua desintegração radiativa. No C-14, um nêutron do núcleo se desintegra produzindo um próton (que permanece no núcleo, aumentando o número atômico de 6 para 7) com emissão de uma partícula beta ( elétron nuclear). O resultado da desintegração do nêutron nuclear do C-14 origina como produto o átomo de nitrogênio-14 (N-14), de acordo com a equação:

6C14  —›  7N14  + 

 

Como esta desintegração ocorre em um período de meia-vida de aproximadamente 5.730 anos (meia-vida ou período de semidesintegração de um radioisótopo é o tempo necessário para que a metade da massa deste radioelemento se desintegre), é possível fazer a datação radiométrica de objetos ou de materiais arqueológicos com idades dentro desta ordem de grandeza. Um exemplo muito simples disto é: um osso de uma determinada múmia paralítica encontrado em uma caverna apresentou uma taxa de C-14 igual a 6,25 % da taxa existente em um animal vivo e na atmosfera. Sabendo que o tempo de meia-vida do C-14 é de 5.730 anos, quantos anos decorreram após a morte desta múmia xexelenta?

Solução:

Isto é muito fácil de ser calculado. Basta se aplicar a fórmula t = xP, em que t = tempo de decaimento, x = número de períodos de meia-vida e P = período de meia-vida. Considerando que a taxa de 6,25 % corresponde a 4 períodos de meia-vida (100% –› 1º período = 50% –› 2º período = 25% –› 3º período = 12,5 –› 4º período = 6,25%), tem-se:

t = xP

t = 4 x 5.730 = 22.920 anos.

A múmia paralítico-xexelenta morreu mais ou menos no tempo de Adão e Eva, ou seja, há 22.920 anos!

2. Daí, vir a calhar o obscuro Axioma Zoroastriano: SABER, QUERER, OUSAR, CALAR. Aquele que sabe não fala; aquele que fala não sabe. (Lao-Tsé).

3. El Morya, Kut Hu Mi e Djwhal Khul foram os três principais Mestres Ascensionados que orientaram Helena Petrovna Blavatsky (em russo, ) na elaboração da obra A Doutrina Secreta com toda a essência de seus ensinamentos e a fundamentação doutrinária da Teosofia.

4. Vou reescrever esta sentença como deve ser entendida: Só o Coração puro e a Mente limpa permitem que seja obtida a salvação de si-mesmo. O conceito de salvação de coisas, de situações ou de um lugar para outro (da Terra para o céu, por exemplo) é uma mistura sonhosa e delirante de história da carochinha com conversa-fiada para Hippopotamus amphibius dormir, roncar e flatular. Nada nem ninguém salvam ninguém de nada nem de ninguém; só o próprio ser-humano-aí-no-mundo poderá se salvar a si-mesmo de si-mesmo. E o primeiro degrau da ilimitada Escada Salvífica de si-mesmo por si-mesmo é o quadrado-domínio dos desejos, das cobiças, das paixões e do egoísmo.

5. Não há qualquer semelhança entre este tipo de expressão mística e as manifestações medianímico-espiritistas. Todavia, se desejarmos, poderemos entender este mecanismo como uma espécie de Inspiração Consciente Místico-Iniciática.

6. Há crianças (conhecidas como Crianças das Estrelas, em inglês, Star Children) que apresentam habilidades especiais, como uma inteligência além do normal, alto QI e capacidades especiais cognitivas ou sociais que se manifestam desde os primeiros meses de vida, quase impossíveis de se explicar. Se você quiser ler mais sobre este tema, por favor, acesse a Página:

http://verdademundial.com.br/
alienigenas-do-passado-criancas-das-estrelas/

Talvez, você tenha interesse em ler o artigo A Lenda Sinistra Das Crianças De Olhos Negros. Para consultar, a Página é:

http://id.discoverybrasil.uol.com.br/
a-lenda-sinistra-das-criancas-de-olhos-negros/

7. Isto explica, por exemplo, o fato de o Deutsches Reich (entre 1933 e 1943) e o Großdeutsches Reich (entre 1943 e 1945) terem sido, primordialmente, dois fudelhufas cranìorum innocentis alemães. O Senhor Dezoito não necessitou fazer campanha nem recrutar aderentes em outros países; a mão-de-obra da fábrica de nazistas era exclusivamente alemã. Quanto aos simpatizantes e apoiadores mundo afora, como foi o caso conhecidíssimo de Henry Ford (1863 – 1947), que chegou a ser condecorado por Adolf Sieg Heil Hitler com a Ordem de Mérito da Águia Alemã (conhecida, entre os Aliados, como o Urubu-de-cabeça-preta-bêbado Alemão) em 30 de julho de 1938, isto é outra coisa – mãe da loisa, predecessora da Poisa. E não posso mais fazer nenhuma rima, pois, só existem estas três palavras dicionarizadas que terminam em oisa! Nem o Stephen Hawking resolve este entrave lingüístico! Enfim, Poisa, no caso, é sinônimo de Oitava Esfera – onde, hoje, estão trancafiados e rangendo os dentes, com outros amigos, os próceres do Großdeutsches Reich.

 

 

Großdeutsches Reich

 

 

8. Aqui, retorno ao exemplo já dado de um bécher de 250 ml de capacidade. Da mesma forma que, por exemplo, nele só cabem 250 ml de água, dele só poderão ser transferidos para outro bécher, no máximo, 250 ml de água. Como não sei fazer direito, a animação abaixo está longe de estar perfeita, mas, dá uma boa idéia do que estou querendo dizer, ou seja: 250 ml só podem ser iguais a 250 ml. Isto tem uma importância mística fundamental: da mesma forma que, de maneira geral, sob nenhuma alegação, não estamos autorizados a interferir no karma de ninguém (em bom português: não devemos nos meter na vida alheia), não podemos dar mais do que temos. E, mesmo assim, se dermos tudinho o que temos, certamente, ficaremos a neném! O dá tudo o que tens e segue-me não pode ser entendido literalmente. Necessariamente, a compreensão mística desta Advertência Crística deve ser outra. Por outro lado, ninguém pode ir almoçar ou jantar no Hotel Copacabana Palace, um luxuoso e famoso hotel localizado em frente à Praia de Copacabana, na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil, com R$ 6,50 no bolso. Do jeito que as coisas estão caminhando, essa mixaria, se tanto, só dá para pagar uma média e pão com manteiga. E lamba os beiços! Sem chacoalhar!

 

 

9. Isto é mais ou menos como a nossa impressão digital; cada um tem a sua.

10. Potencialmente, somos criadores de coisinhas, de coisas, de coisonas e de coisíssimas. A droga é que não sabemos disto, pois, ignoramos as leis do som e seus efeitos, ou seja, o trabalho esotérico que está sendo levando a cabo é desconhecido, e, muitas vezes, criamos desagradáveis porcarias! O resultado? Muito simples: teremos que compensar cada cocozeira engenheirada. As doenças complicadas que, geralmente, aparecem na velhice são o resultado de excessos, de desregramentos e de desarmonias superpostas e acumuladas por décadas a fio (desejos, cobiças e paixões por pensamentos, palavras e atos). Bem, o passado escuro triste mais remoto, enterrado e esquecido no subconsciente, mas, anotadinho nos Registros Akáshicos, também contribui para pôr lenha na fogueira e implodir a construção.

 

 

Somos Responsáveis por Tudo!

 

 

11. Isto, no sentido vibratório, que, em acréscimo, é um processo dolorido e angustiante. Esta posse gradual de seus veículos, em geral e como regra, é completada aos 28 anos de idade. Portanto, um ser-humano-aí-no-mundo comum só pode, efetivamente, ser considerado um ser-humano-aí-no-mundo depois de 28 anos (7 + 7 + 7 + 7). Da mesma forma que nascemos devagar, também vamos morrendo devagar. Sei lá, mas, se eu fosse teólogo, eu só consideraria que um ser-humano-aí-no-mundo comete um pecado mortal (coisa que não existe) depois de 28 anos. Em termos jurídicos, o negócio deveria ser semelhante (coisa que existe). Imputar a um ser incompleto as responsabilidades e as obrigações de um ser completo é um equívoco sem tamanho. Mas, quem está preocupado com isto? Mais fácil é matar o filho-da-puta, para ele não dar trabalho! Arre!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://s181.photobucket.com/

http://www.netanimations.net/

http://www.educolorir.com/imagem
-cristal-de-gelo-i28152.html

http://imgarcade.com/1/nazism-symbol/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford

https://g2013minionu.wordpress.com/2012/
07/28/dossie-republica-federal-alema/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha_Nazi

http://www.monolitospost.com/jaimearantes/com-atracoes-de-men
or-expressao-quixada-tera-o-carnaval-mais-caro-de-sua-historia/

http://www.presentermedia.com/index.php?
target=closeup&maincat=animsp&id=8629

https://www.flickr.com/photos/merripat/5225242483/

http://www.terapiadecaminhos.com.br/
grandes_mestres01-12.htm

http://pensador.uol.com.br/frase/NDAyNg/

http://peaceartsite.com/inspirational-4.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meia-vida

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono-14

http://www.infoescola.com/quimica/periodo-de-meia-vida/

http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-quimica/
exercicios-sobre-carbono-14.htm#questao-4258

http://en.wikipedia.org/wiki/Radioactive_decay

http://www.physics.orst.edu/~rubin/TALKS/CPtalk/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radioatividade

http://www.sanctusgermanus.net/
ebooks/tratado_sobre_fuego_cosmico.pdf

 

 

Música de fundo:

Love Is a Many-Splendored Thing
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.