Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

]

 

As Donzelas d'Avignon – 1907
Óleo sobre tela
(243.9 x 233.7 cm)
Pablo Picasso

 

 

 

 

It´s cold and it's damp,

Isto não me perturba.

E a você? Conturba?

 

 

Por que apedrejar?

Por que desdenhar?

O fato de ser puta,

fará da lady corrupta?1

 

 

Por que o preconceito?

Vire a página; tome jeito.

Que coisa mais feia!

Fora a intolerância. Eia!

 

 

Então, você já olvidou

do que ontem cavilou?

E aquela velha trampa?

Ora! Cuide da sua campa.2

 

 

 

 

 

______

Notas:

 

1. E mesmo se o fato de a lady ser uma puta por hipótese a tornasse uma corrupta, a quem cabe e quem pode desdenhar, julgar, condenar e apedrejar? Eu? Você? Quem? Os preconceituosos e os carolas de plantão devem pensar nisto: ingenuidades que vêm da vida são tão-somente insabidades da Vida. Nada mais; simples travessuras, traquinices, mais ou menos ignorantes eventualmente compensáveis. Essa coisa bíblica – cloudy, cold, tramp and damp – de interditar, de condenar, de pecadizar e de ilegalizar este ou esta e aquele ou aquela por isto ou por aquilo (pelo que quer que seja) não pode ter sido escrita por um inspirado ou por um iluminado por Deus. Ou será que Deus – além de todas as coisas absurdas que imaginamos que Ele seja e que Ele faça – haverá também de ser preconceituoso e de condenar ao inferno uma puta, ad æternum e mais seis meses? E mais: será que Deus também muda de idéia, como foi o caso, por exemplo, de Santa Maria Madalena (Santa Maria de Magdala), uma das discípulas de maior destaque dos Evangelhos, que, depois de séculos de ostracismo – determinado por um machismo de batina escrotérrimo e da pior qualidade – foi perdoada, incensada e promovida de puta (arrependida) a Santa pela Igreja Católica exotérica? Haverá algo ou alguém no Universo que não seja nosso irmão? O que de vós está sem pecado, seja o primeiro que lhe atire a pedra. (Evangelho de São João, VIII - 7).

Dos Evangelhos, ditos apócrifos ou destituídos de autoridade canônica, recolhi:

1º) É em vosso interior que está o Filho do Homem; ide a Ele. (Evangelho de Santa Maria de Magdala, publicado em 1955, após o aparecimento da Biblioteca de Nag Hammadi).

2º) O Reino está dentro de vós e também em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos sereis conhecidos, e compreendereis que sois os filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis a pobreza. (Evangelho de Tomé, preservado em versão completa em um manuscrito copta em Nag Hammadi).

2. Cada qual cuide de seu enterro, impossível não há. Frase derradeira de Quincas Berro Dágua, segundo o relato da prostituta Quitéria do Olho Arregalado, que estava a seu lado, e que, nos momentos de intimidade e de ternura, o chamava de Berrito. [Fragmento do romance, A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água, publicado em 1961, de autoria do escritor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras Jorge Amado (Itabuna, 10 de agosto de 1912 – Salvador, 6 de agosto de 2001)].

 

Música de fundo:

The Lady Is A Tramp (Lorenz Hart & Richard Rodgers)

Fonte:

http://pagesperso-orange.fr/
jc.boudrant/Liens.htm