TRATADO SOBRE MAGIA BRANCA

(8ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 8ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Tratado Sobre Magia Branca – o Caminho do Discípulo, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho solicitado, vou solicitar novamente: se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.


 

 

Fragmentos

 

 

 

10ª REGRA – À medida que as Águas banham a forma criada, elas são absorvidas e utilizadas. A forma acrescenta sua força. O Mago deve continuar até que o trabalho seja suficiente. Que os construtores externos cessem seu trabalho e os construtores internos iniciem seu ciclo.

• A forma absorve e utiliza as águas onde está submersa.

• Que o Mago continue construindo sua forma até estar seguro de que sua potência é adequada.

• Analogamente ao período de gestação de uma criatura, para que a forma possa cumprir a vontade e o propósito de seu criador, ela deverá ser oportunamente orientada para a correta direção e encaminhada à Senda apropriada.

• Nosso Sistema Solar nasceu do desejo, é filho de necessidade e extrai sua vida de aquilo que o circunda.

• Até que o período de evolução do nosso Sistema Solar tenha se completado, não se poderá descrever nem a Vida nem o Propósito de Aquele-de-Quem-Nada-se-Pode-Dizer.1

• No que concerne ao que quer que seja, o máximo que poderemos fazer para compreender este o que quer que seja é remotamente formar, por analogia, uma imagem mental dos seus propósitos e das suas tendências.2

• Éter As Águas do Espaço, ou seja, as águas do desejo (em fluxo e refluxo) – corrente de Vida constituída por 49 tipos de energia3 – nas quais estamos imersos.

• Certa e indubitavelmente, haveremos de transcender todas as eventualidades indesejáveis e atingir a Meta.

 

 

Meta

 

 

• Uma insinuação: Simbolicamente, a Hierarquia do Planeta Terra é o Centro Coronário da Humanidade, e suas forças constituem as forças do cérebro.

 

Quantos arcanos não sabemos!
Quantas coisas esquecemos!
Quantas vidas precisaremos
para não ulular os hialemos?

Em zil encantos acreditamos
– que se tornam nossos amos!
E, servos da melificada inscícia,
naufragamos na nossa imperícia!

E tentamos peitar os deuses
com marcaureles e veilleuses!

De repente... Pinta o quando!

Pois é. Súbito, pinta o quando!
E nós, que queríamos o brando,
nos vemos em meio a miragens
– produto de nossas alarifagens!

 

• Glândula Pineal da Humanidade —› Aspirantes, Discípulos Probacionistas e Discípulos Aceitos que procuram responder ao Centro Coronário, alguns de forma consciente e outros inconscientemente.

• Os cientistas, os pensadores e os artistas constituem o Corpo Pituitário da Humanidade.

• Objetivo da Hierarquia —› Estabelecer uma estreita interação [influência mútua] entre a Glândula Pineal (da Humanidade) e o Corpo Pituitário (da Humanidade).

 

 

Cérebro

 

• As Águas estão agitadas! [Contemporaneamente (2.015), a agitação das Águas é um pouco diferente da agitação da época em que este livro foi escrito.]

• O açodamento sempre é destrutivo para os corretos vínculos e para as exatas associações, porque as tensões e as dilatações dele derivadas poderão se tornar insuportáveis. A resiliência, tanto do tecido da Humanidade quanto do tecido pessoal [individual], não é ilimitada, e estes tecidos não podem ser postos à provas excessivas em nenhum campo. As novas manifestações, em todos os Reinos e em todas épocas, devem vir à existência lentamente e sem perigo para os seres humanos, para que a fiel adaptação ao cânon possa ser substancial e inquebrantável.4

 

 

 

 

• Regras para as técnicas de construção:

1ª) Que o criador se conheça como o construtor, e não como o construído;

2ª) Que o criador atue como agente da Mente Divina;

3ª) Que o criador utilize sempre Duas Energias e opere sempre com Três Leis. As Duas Energias são: a Energia Dinâmica do Propósito (de acordo com o Plano) e a Energia Magnética do Desejo (que atrai os construtores para o centro do esforço). As Três Leis são: a Lei da Limitação Sintética (relacionada com a vida), a Lei da Interação Vibratória (relacionada com a construção) e a Lei da Precipitação Ativa (relacionada com a produção da existência manifestada);

4ª) Que o criador se ocupe primeiro com os construtores externos, enviando o seu chamado para a periferia do seu círculo de influência;

5ª) Que o criador ponha em movimento as Águas da Substância Vivente através da sua idéia e do seu impulso, sujeitando os construtores ao seu propósito e ao seu plano;

6ª) Que o criador construa com juízo e habilidade, conservando sempre o "assento do diretor", e não descenda para estabelecer contato íntimo com a sua forma mental.

7ª) Que o criador projete a forma no tempo e no espaço, através da visualização, da meditação e da destreza [habilidade] na ação, produzindo aquilo que a sua Vontade ordena, que o seu Amor almeja e que a sua Necessidade elabora.

8ª) Que o criador, então, retire os construtores da forma externa, e que os construtores internos de força dinâmica, mediante o seu Olho, a impulsem à manifestação (atividade funcionante dirigida).

9ª) Que o criador sempre se lembre da ordem do trabalho criador. As Águas do Espaço respondem à Palavra. Os construtores constroem. O Céu da Criação termina e a forma é adequada para se manifestar. Segue-se o Céu da Atuação, e sua duração depende da potência dos construtores internos, os quais constituem a forma subjetiva e transmitem a vida vitalizadora.

10ª) Que o criador recorde que a cessação da forma sobrevém quando o propósito é alcançado ou quando a impotência da vontade frustra a operação durante o ciclo de execução.

• O segredo de qualquer sucesso no plano físico reside na compreensão correta da Lei e da Ordem.

 

 

Segunda Lei de Kepler
[O segmento de reta que liga um planeta ao Sol
varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais
]

 

 

Segunda Lei de Newton
[A força resultante que atua sobre uma partícula é igual
ao produto da massa da partícula pela sua aceleração
]

 

 

Lei de Dalton
[Em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente
é independente da pressão dos demais, e a pressão total (P)
é igual à soma das pressões parciais dos componentes
]

 

 

• Como um homem pensa assim ele é. Logo, o controle da substância mental e a sua utilização para pensar com clareza são essenciais para o progresso [ascensão reintegradora]... Enquanto os ajustes internos prosseguem no Silêncio do Coração!5

• Um Verdadeiro Discípulo deve viver e estar em conformidade com a finalidade de seu ciclo, com o período de vida imediato e subordinar seus ideais e seu dharma pessoal ao serviço e à necessidade deste ciclo. Deve, enfim, [tentar] compreender o Plano (ainda que só o perceba parcialmente) e o propósito grupal, e não simplesmente o seu próprio problema espiritual individual [o que não deixa de ser uma forma de egoísmo].

• Forças (inerentes à matéria) que concernem estritamente ao aspecto forma – trabalho dos construtores externos e fatores predominantes:

1ª) Forças físicas (das células, de atração sexual, que interferem nas relações grupais); e

2ª) Forças vitais.

• Sangue é Vida.

• Os Centros [Chakras] têm três funções principais:

1ª) vitalizar o corpo físico;

2ª) desenvolver a autoconsciência no homem (prerrogativa da família humana); e

3ª) transmitir a energia espiritual e impulsar o homem a um estado de existência espiritual.

• Os esforços individual e coletivo devem ter por objeto o benefício dos outros Reinos inferiores da Natureza.

 

 

 

Consumação, no que concerne aos seres humanos, tanto individual quanto coletivamente —› A plena afirmação ou manifestação da Natureza Divina em nós só poderá acontecer: 1º) quando houvermos despertado o Centro Inferior da Coluna Vertebral; 2º) quando a energia da natureza material for elevada ao Céu por um ato de Vontade; e 3º) quando a nossa natureza material, sensível ou psíquica, e o aspecto existência tiverem sido unificados e concertadamente compreendidos.6

 

 

 

 

• Querer. Saber. Ousar. Calar.

Querer (prerrogativa do Espírito) Quando, por um Ato de Vontade da [personalidade-]alma, em combinação-harmonia com a vontade do homem inferior, ocorre a unificação-compreensão. Isto envolve o Centro na Base da Coluna Vertebral.

Saber (função da [personalidade-]alma) Está relacionado com o Casamento no Céu, e diz respeito ao Centro Ajna – o Centro entre as sobrancelhas. Há uma insinuação na frase: Que a Mãe conheça o Pai.

Ousar (dever do ego) Está relacionado com o Plexo Solar – o Grande Centro de distribuição do desejo e das forças astrais e o principal foco do Trabalho de Transmutação.

Calar (dharma final ou destino do aspecto matéria) Transmutação da energia inferior criadora em Vida Superior Criadora. Isto significa que o Centro Sacro deve(rá) permanecer em silêncio.7

• Explicando e compreendendo:

• Centro Ajna – através do qual o ego [eu inferior] purificado se expressa;

• Centro na Base da Coluna Vertebral – mediante o qual se obtém completo e absoluto controle e coordenação (através do despertar do Fogo Purificador);

• Centro Sacro – local onde a Força Fundamental do nosso Sistema Solar (a Força de Atração entre as formas) é transmutada, e a força atrativa da [personalidade-]alma ocupa o lugar da atividade material, criadora e reprodutora; e

• Centro do Plexo Solar – local em que todas as forças inferiores são reunidas – impulsionadas pela [personalidade-]alma – e dirigidas para os seus custódios superiores.

• Primeiro Raio: Eu persisto!

• Segundo Raio: Nada existe senão Eu!

• Terceiro Raio: Todas as linhas se converterão em uma – Eu sou o Trabalhador e o Trabalho, o Um que é!

• Quarto Raio: A LLuz Interna revelará o Um – A Beleza e a Glória me velam; permaneço revelado. Eu-sou!

• Quinto Raio: Eu dominei a Energia porque Eu-sou a Energia Mesma. O dominante e o dominado são Um!

• Sexto Raio: E ressoará a Palavra! Eu sou o buscador e o buscado. Eu descanso!

• Sétimo Raio: O Templo está concluído! Que a [personalidade-]alma, em Silêncio, profira a Palavra! O trabalho criador foi finalizado. Eu-sou o Criador. Nada permanece, apenas [o] Eu.8

 

 

1  –›  2  –›  3  –›  4  –›  5  –›  6  –› 7

 

• Alentos    Impulsos Extra-solares ou Cósmicos.

• A unicidade da manifestação universal só poderá ser conhecida e compreendida subjetivamente.9

• A Energia Astral emana do corpo astral sensível do próprio homem, da família humana como um todo, do Plano Astral, em sentido amplo, e do "Coração do Sol".

• A Energia Mental emana da matéria mental individual (ou 'chitta'), da mentalidade de toda a família humana, de uma raça particular, do Plano Mental e da Mente Universal.

• A Energia do ego emana da forma coordenada do homem e dos seres humanos avançados (da Hierarquia Planetária e dos Místicos).

• A Energia Planetária emana dos Sete Planetas, da Terra e da Lua.

• A Energia Solar emana do Sol físico e do Sol atuando como transmissor de raios cósmicos.

• O Corpo Sensorial (termo preferente a Corpo Astral) do ser humano é um átomo de substância no Corpo Sensorial do Logos Planetário.

 

 

 

 

• O Corpo Sensorial do Logos Planetário é um aspecto – não um átomo – do Logos Solar.

• O Logos Solar é um canal para as forças sensoriais provenientes dos Grandes Centros de Energia totalmente fora do nosso Sistema Solar e sob Sua influência.

• Iniciação  —›  Expansão da Consciência.

• O Corpo Astral constitui o Círculo Infranqueável definidor dos limites da resposta emocional humana às experiências da vida, incorporando a amplitude da sua vida de desejo, mas, ao mesmo tempo, sendo capaz de enorme expansão, desenvolvimento, ajuste e controle, pelo impulso do Corpo Mental e da [personalidade-]alma.10

• Nenhuma [personalidade-]alma tem um destino individual, pois, está submersa no Um. Seu destino é duplo: o destino do grupo e o destino do Todo. Seu desejo é desenvolver o Grande Plano e sua vontade é a glorificação do Logos encarnado.

 

 

 

 

• Conhecimento de si-mesmo —› Conversão em Mestre [de si-mesmo].

• As manifestações mais comuns da atividade astral são:

 

 

 

 

• Uma das maiores dificuldades do ser humano é a sua incapacidade milenar de abandonar [pela compreensão] seus temores e suas dúvidas e herdar a Liberdade e a Vida.

• De maneira geral, o temor deriva: a) da imensidade (opressão exercida pelo Todo); b) da pressão exercida por outras vidas e existências; c) da atuação inexorável da Lei; e d) das sensações de aprisionamento e de limitação e, conseqüentemente, de incapacidade.

• Terceira Iniciação —› Desaparecimento [pela compreensão] da sensação equivocada e desfraterna de separatividade.

 

 

 

 

• Basicamente, o temor da morte é decorrente: a) do inevitável processo final de desagregação [decomposição] da forma; b) do horror ao desconhecido e ao indefinido; c) da dúvida a respeito da imortalidade; d) do pesar de ter que abandonar os entes queridos e/ou de ser abandonado por eles; e) das antigas reações de mortes passadas (violentas), profundamente enraizadas no subconsciente; f) do apego à vida da forma (arraigado na consciência); e g) dos velhos e errôneos ensinamentos referentes ao céu e ao inferno, sendo ambos perspectivas desagradáveis para certas pessoas.11

 

 

 

• Para os não-evoluídos, a morte é um sonho e um esquecimento; para o cidadão comum e bom, a morte é a continuidade da consciência do processo da vida; para os ímpios, cruéis, egoístas e criminais – aqueles poucos que vivem unicamente para o lado material – é produzida uma situação peculiar denominada "ligados à Terra", próxima ao último ambiente terreno; para o aspirante, a morte é a entrada imediata em uma esfera de serviço e de expressão a que está acostumado, percebendo rapidamente que esta esfera não é nova.

• A atuação dos médiuns de transe está chegando ao fim. A mediunidade comum e vulgar e as materializações ectoplásmicas (trabalho cego e ignorante efetuado por antigos e degenerados atlantes e por algumas [personalidades-]alma aferradas à Terra) são distorções do intercâmbio entre os Planos Astral e Físico, como igualmente são as diversas parafilias [pedofilia, efebofilia, zoofilia, sadismo, masoquismo, sadomasoquismo, exibicionismo físico, exibicionismo verbal, infantilismo, ninfomania, narcisismo, fetichismo, podolatria, coprofilia, urofilia, asfixia auto-erótica, frotteurismo, onanismo, necrofilia, clismafilia, voyeurismo etc. Para conhecer a lista completa das diversas parafilias, por favor, dirija-se a: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parafilia].

• Precisamos aprender a morrer tecnicamente!

• A verdadeira base de todo o trabalho criador é a imaginação.

• Cada [personalidade-]alma habita na Consciência do Eterno Agora.

• As previsões raramente anunciam felicidade.

• Aquele que absorve o veneno das auras mentais e emocionais dos outros é arrastado em um turbilhão de medo e de terror.

• Outras causas de medo e de terror são: 1ª) fazer contato, no Plano Astral, com vibrações antigas de dor e do mal que ocorreram há muito tempo; 2ª) ler uma pequena fração dos Registros Akáshicos concernentes a futuros sofrimentos de um indivíduo ou um grupo, adjudicando para si a informação recebida; 3ª) medo de fracassar; e 4ª) medo do desprezo dos outros.

• A energia segue os pensamentos e está matizada pela qualidade dos nossos pensamentos. Como um homem pensa assim ele é.

• Alguns fatores que produzem as miragens mundiais:

a) astrológicos (afetam o horóscopo planetário e, conseqüentemente, o individual);

b) caminho do Sol no firmamento;

c) o lado escuro da Lua, o período final do minguante e a primeira fase da Lua Nova;

d) fatores psicológicos e inibições em massa que causam uma onda de pânico ou de preocupação (ações militares, débâcles econômico-financeiros, convulsões sociais ou políticas, guerras, perseguições religiosas, restrições econômicas, desconfiança internacional etc.)

• Polarização Astral: enquanto o ser humano continuar a se identificar [escravizantemente] com o seu Corpo Emocional, interpretando a vida em termos de caprichos, de sentimentos e de vai-das-valsas, sendo influenciado pelos desejos, pelas cobiças e pelas paixões, terá sempre momentos de desespero, de escuridão, de dúvida, de intenso sofrimento, de fracasso e de estresse-depressão-decepção. Isto é devido às miragens e às ilusões do Plano Astral – que distorcem e enganam. Precisamos lutar para nos livrarmos da Grande Ilusão!12

 

 

A Grande Ilusão

 

 

• Regras simples apresentadas no Bhagavad Gita que podem auxiliar a superar a depressão e dúvida:

1ª) Conhece-te a ti mesmo como Um imperecível;

2ª) Controla tua mente;

3ª) Apre(e)nde que a forma não é senão o véu que esconde o Esplendor da Divindade;

4ª) Compreende que a Vida Una compenetra todas as formas, de modo que não há perda, morte ou separação; e

5ª) Desliga-te do aspecto forma e vem a mim, e, assim, morarás onde se encontram a LLuz e Vida.

• A "luz enganadora" do Plano Astral só oferece falsas fontes de diversão, prostração e motivo para pranto descontrolado.

• Origens das enfermidades físicas: inerentes ou intrínsecas, rebocadas de outras vidas, acidentais (derivadas de reações emocionais equivocadas ou espúrias) ou produzidas como resultado do karma grupal, tal como uma epidemia ou uma pandemia.

 

Quousque tandem? Quousque tandem?
Não parem! Andem! Andem!
Quem espera não alcança!
É miraginal-fantasmagórica a esperança!

 

• O desenvolvimento anormal do Centro do Plexo Solar é a causa primordial do medo e da excitação emocional.

• Na maior parte da Humanidade, os Centros Sacro e Plexo Solar governam a vida, e devido ao desejo de coisas materiais e à vida sexual desgovernada estão estreitamente fusionados. Meta —› Elevar a consciência para os Centros situados acima do diafragma.

 

 

 

No sentido de pares de opostos, em si, o mal não existe, como tão-pouco o bem.

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Se, como afirmou Djwhal Khul, Buddha, os Kumaras e o Logos Planetário estão apenas começando a perceber o impulso dinâmico do Grande Todo, penso que, mesmo quando a evolução do nosso Sistema Solar tiver se completado, jamais saberemos ou compreenderemos inteiramente nem a Vida nem o Propósito de Aquele-de-Quem-Nada-se-Pode-Dizer. Mais do que isto: inteiramente tudo de algo (do que quer que seja) jamais saberemos. O tudo de algo sempre será relativamente compreensivo! O fato é que, como Deuses in potentia, nossa onipotência(-onisciência) será sempre (ainda que progressiva) relativa; irrestrita e ilimitadamente ascensional, digamos assim. Justificativa metafísica em forma de pergunta: se o Universo é ilimitado, como um ente qualquer poderá conhecer tudo de uma ilimitabilidade? Agora, imagine uma seqüência ilimitada de números inteiros (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...). Claro, se a seqüência é ilimitada, jamais saberemos qual é o último número. Daí, para mantermos nossa boa saúde, humildade de manhã, humildade de tarde, humildade de noite, humildade de madrugada. Humildade sempre! Peço que você releia esta nota e medite profundamente sobre seu conteúdo.

2. É por isto que o Modelo Padrão da Física de Partículas (Teoria Quântica de Campos – consistente com a Mecânica Quântica e com a Relatividade Especial – que descreve as forças principais forte, fraca e eletromagnética, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria) está permanentemente sofrendo mudanças e atualizações (supressões e acréscimos). Hoje, já há físicos que admitem a existência de não-partículas, e o Bóson de Higgs (God Particle) já não é mais considerado por muitos uma partícula tão divinal assim! Enfim, penso que o Princípio ou Causa-sem-causa Originante (seja uma partícula, seja uma onda, seja o que seja), incriados-em-si, jamais poderão ser conhecidos integralmente. Para conhecê-los integralmente teríamos que com eles nos tornar uma espécie de amálgama absoluto, e isto é impossível, tão impossível quanto a absurda creatio ex nihilo (criação a partir do nada), porque ex nihilo nihil fit ou ex nihilo nihil (nada surge do nada ou do nada, nada). O Universo – incriado e, portanto, existente desde sempre – simplesmente é invariavelmente energético, sempre existiu e sempre existirá, mesmo quando se encontrar em estado prâlâyco. Não há esse sonho-mixórdia teologal de fabricação divina originadora, manutenção divina sustentadora e orientação divina prolongadora.

 

 

Modelo Esperado-presumido da Produção da God Particle
Decorrente-conseqüente da Colisão de Dois Prótons

 

3. Observe que, teosoficamente, 49 4 + 9 = 13 1 + 3 = 4 1 + 2 + 3 + 4 = 10 1 + 0 = 1. Ou seja: 49 1! Unidade!

4. Com relação a este tema que estamos estudando, sempre deveremos agir com calma + perseverança + constância. Mas, isto não significa devagar-quase-parando ou quem-sabe-na-próxima-encarnação! É hoje, é agora, é já!

5. Penso que não erraríamos se admitíssemos que somos pensamentos materializados.

6. É por isto que o nosso querido Djwhal Khul enfatizou, ressaltou e importantizou tanto o aspecto grupal, e eu tanto tenho dito que não há salvação (se salvação houver) apenas para um ou para meia dúzia de gatos pingados. Se somos todos Um, deveremos, no tempo que não é Tempo, nos salvar todos. Alegoricamente, enquanto um de nós (apenas um) não tiver cruzado a Alcântara que leva ao Céu, continuaremos todos a torrar a rabiola no raio do inferno! Por isto, somos responsáveis tanto pelas desgramas quanto pelas esquenças dos outros. Explicando: desgrama é desgraça, e esquença é boa fortuna, felícia, prosperidade, sucesso, ventura etc. E libertação!

7. Quem derrama dança!

8. Nada permanece Desejos, cobiças, paixões etc. Apenas [o] Eu O Eu Superior (Transmutado).

9. Isto porque, sendo o Universo ilimitado, não poderemos jamais conhecer e compreender objetivamente in totum o que não tem limites. Daí, humildade, humildade, humildade!

10. Você já reparou que, no frigir dos ovos, quem sempre esteve, está e estará no comando é a nossa personalidade-alma?

11. Bem, acho que há muitas outras causas que levam as pessoas a sentir um pavor mórbido da morte. Uma delas é o medo sesquipedal do tridente do demônio, que poderá pinicar e penetrar em lugares nunca dantes devassados! Aí, sim! Se isto vier a acontecer, será mesmo de lascar! Eu, particularmente, até topo dar um bordejo lá no inferno, mas, esse negócio de tridente pinicante-penetrante nem pensar!

 

Zé estava do lado de lá,
e tinha pavor de vir para cá.
Hoje, está do lado de cá,
e sente cagaço de ir para lá.

Para dar fim neste cagaço,
é só, lá dentro, virar bonitaço.
Zé, garatuje aí no caderno:
não há nem céu nem inferno.

 

11. Quanto a isto, por exemplo, sinceramente, eu não sei o que é pior: se o Senhor Presidente do Estado Plurinacional de Bolivia – Juan Evo Morales Ayma – presentear desoportunamente o Papa com um crucifixo estilizado com o símbolo do Comunismo (com um Jesus crucificado sobre uma foice e um martelo), o que causou um visível desconforto no Santo Padre, ou se ainda venerarmos idolatricamente crucifixos com um Jesus louro de olho azul crucifixado, sangrando e desesperado, que nunca disse: — Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? No está bien eso! Isso não está bem! Neste aspecto, continuamos do mesmo jeito como éramos há 2.000 anos – rendendo culto à dor, à desgraça, à infelicidade e à ignorância (miragens + Ilusões)!

 

 

Morales Inoportuno, o Crucifixo Estilizado e o Papa Benévolo

 

 

Música de fundo:

Over the Rainbow (The Wizard of Oz)
Composição: Herbert P. Stothart & Harold Arlen

Fonte:

http://www.wendyswizardofoz.com/midi.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://blog.comshalom.org/carmadelio/tag/bolivia

http://papa.cancaonova.com/isto-nao-esta-
correto-diz-papa-francisco-a-evo-morales/

http://www.jfsowa.com/figs/

http://wifflegif.com/gifs/491144-artists
-on-tumblr-optical-illusion-gif

https://psicologosbrasil.wordpress.com/
2012/11/30/perversao-sexual/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
fichaTecnicaAula.html?aula=9234

http://www.caccioppoli.com/Animated%
20gifs/Disney/Donald%20Duck/

http://www.calvin.edu/~lmolnar/anim/interf.html

http://chemwiki.ucdavis.edu/Physical_Chemistry/Physical_
Properties_of_Matter/Phases_of_Matter/Gases/Gas_Laws

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Dalton

http://educacao.globo.com/fisica/assunto
/mecanica/segunda-lei-de-newton.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_lei
_de_Newton#Terceira_Lei_de_Newton

http://samandgabbyscienceproject.
weebly.com/information-sources.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Kepler

https://commons.wikimedia.org/
wiki/File:Kepler-second-law.gif

http://www.bibliotecapleyades.net/
ciencia/ciencia_brain38.htm

http://www.presentermedia.com/index.php?
target=closeup&maincat=animsp&id=13224

https://books.google.com.br/books?

https://marcostauros.wordpress.com/
2012/03/03/creatio-ex-nihilo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/
B%C3%B3sons_de_Higgs

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

http://www.sabiduriarcana.org/libros_azules.pdf

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.