TRATADO SOBRE MAGIA BRANCA

(3ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 3ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Tratado Sobre Magia Branca – o Caminho do Discípulo, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho solicitado, vou solicitar novamente: se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.


 

 

Fragmentos

 

 

 

2ª REGRA – Quando a sombra respondeu, o trabalho continua em profunda meditação. A luz é inferior projetada para cima. A Luz Superior ilumina os três, e o trabalho dos quatro prossegue.

• A linguagem não revela a Verdade oculta. Se se reconhece a Verdade [sempre uma fração da Verdade, que, portanto, é relativa] é porque o estudante investigador encontrou um ponto de Verdade em si-mesmo, que serve para Illuminar seus passos, à medida que avança lenta e gradualmente.1

• Considerando a variedade de perspectiva, de mentalidade e de abordagem dos seres humanos, as naturezas do Espírito e da Anima Mundi não podem ter uma definição geral ou uma terminologia universal.

• Todas as formas manifestam qualidades [vibrações] variadas e distintas da Anima Mundi, e é isto o que diferencia, por exemplo, um átomo de outro, um mineral de outro e um ser humano de outro, fazendo com que, no caso dos seres humanos, cada um de nós seja distinto em aspecto, em natureza e em caráter.

 

 

 

 

Cristal de
Bismuto
Cristal de
Quartzo
Cristal de um
Floco de Neve

 

 

 

Cultura Africana
Cultura Chinesa
Cultura Aborígine

 

São Paulo: Cristo em vós é esperança de glória. [AUM].

• Base da Consciência: resposta consciente da matéria (que sente, registra, percebe, atrai e repele as constantes atividades vibratórias) às interações dos pares de opostos, Pai-Espírito e Mãe-Matéria, e seus efeitos recíprocos.

• A [personalidade-]alma é dual: animal e Divina.

• A Anima Mundi se manifesta em múltiplos estados de consciência [estados vibratórios] com diversas condições intermédias [subestados], como, por exemplo: consciência da matéria mesma (átomos, moléculas e células), consciência evidenciada nos Reinos Mineral e Vegetal, consciência animal, consciência humana individual e consciência grupal.

 

 

• As formas orgânicas e inorgânicas se diferenciam apenas pelos seus estados vibratórios.

• O infinitamente pequeno é reconhecido; o infinitamente grande é suposto.2

• Qualidades Básicas da [personalidade-]alma (mediadora entre a mônada e o ego): Vontade Espiritual, Amor Espiritual e Inteligência Espiritual.

• O nosso Sistema Solar é três em um ou um em três, e a Luz do Logos Illumina o todo.

• A sombra da [personalidade-]alma é o homem no plano físico.

• Um dos objetivos da meditação diária é permitir que o cérebro e a mente vibrem em uníssono com a [personalidade-]alma, à medida que ela, "em meditação profunda", procura se comunicar com seu reflexo (sombra).

• Antigo Comentário: Quando o Fogo, o Amor e a Mente se submetem e emitem a Tríplice Palavra, vem a resposta.

• O corpo etérico é vitalizado e controlado pelo pensamento, podendo ser levado a um pleno funcionamento. Isto é feito pelo pensamento correto.3

• No Ocidente, o que é intelectualmente investigado [quando é!], geralmente, não é aplicado! Dentre vários Mestres e Adeptos que trabalham para resolver este problema, um deles é o Mestre Rakoczy (ou Mestre R).

 

, aquilatamos o treco,
mas, o legal é o reco-reco!
Percebeemos no que dará,
porém, dane-se o que virá!

Todos nós retribuiremos;
mas, isto é de somenos!
E, encarnando-defuntando,
a regra é: só naufragando!

Ao pintarmos cá de novo,
não saímos do vetusto ovo!
E lá se vai o mânvântâra!
E não levantamos âncora!

 

 

• Meta —› Emancipação: união do Fogo de Cima (LLuz da Tríade), do Fogo do eu inferior (Kundalini) e do Fogo da mente (Manas Cósmico) em um só e no mesmo Altar.

• Nossa mente concreta deverá se tornar um instrumento e não o mestre; deverá ser a intérprete e não uma impedidora. De maneira geral, o que acontece é: a mente separa; o Amor atrai. A mente cria uma barreira entre o homem e cada deva suplicante; o Amor derruba todas as barreiras, fundindo e unindo os vários grupos. A mente, pela sua poderosa e forte vibração, rechaça, afastando de si tudo o que chega para mudar; o Amor atrai tudo para si, fundindo as unidades separadas em um todo homogêneo e unificado. A mente repele pelo seu calor excessivo, chamuscando e queimando tudo o que se aproxima; o Amor acalma e cura. Enfim, a mente perturba e destrói, enquanto o Amor produz coerência e harmoniza.

• Qualquer mudança na vida humana está sujeita à Leis Cósmicas imutáveis. À medida que vamos nos adaptando à elas (dominando o veículo inferior ou ego), automaticamente, vamos neutralizando nosso karma, pois, vamos deixando de colorir a luz astral.

 

 

• Se houve um lado bom derivado das duas Grandes Guerras (1914 a 1945), foi o de, lentamente, ir colocando as coisas nos seus devidos lugares, e, os que perderam suas posses aprenderam a dar valor aos itens essenciais e à necessidade de eliminar o supérfluo miraginal e quimérico. Todavia, muitos ainda exemplificam as palavras sarcásticas do Iniciado Paulo: — Comamos e bebamos porque amanhã morreremos. Infelizmente, é isto o que caracteriza a atitude da maioria dos seres humanos.

 

 

Tudo o que eu puder bocar e tragar
eu haverei de bocar e de tragar!
Depois, uma sonatinha irei tirar!

 

• Um corpo nutrido, basicamente, com alimentos em estado de decomposição e de fermentação impede qualquer esforço esotérico no sentido de ser alcançado o límpido resplendor da Vida Interna. Todos os estudantes de esoterismo deveriam dar preferência a alimentos do tipo: frutas e vegetais frescos, água límpida e pura, frutas oleaginosas e grãos cozidos ou crus.4

• Precisamos nos esforçar para suportar (com alegria) quaisquer inconvenientes, dores, pesares ou agonias, pois, tudo é temporário, compensatório, educativo e conducente à libertação.

 

Eu impreco e vocifero...
Tu adoras um lero-lero...
Ele fica colérico e fero...
Nós repudiamos o vero...
Vós ofendeis o austero...
Eles obram no sincero...

 

• Meditação —› LLuz Superior.

• A síntese é o método para se obter a compreensão, e na fusão dos pares de opostos se alcança o Caminho do Meio –› que conduz diretamente ao Coração da Cidadela!

 

 

 

• O primeiro esforço do Anjo Solar converteu os homens-animais em seres humanos; o segundo transformará os seres humanos em entidades espirituais.

• Meta (através do Princípio Motivador Amor) —› Mente Racional + Mente Abstrata = Unidade Sincronização do eu inferior com a [personalidade-]alma.

[No Universo,] todas as formas de vida, sob a ação das forças da evolução, passam de uma Iniciação a outra.

• Meta —› Vida mais abundante, da qual Cristo [por intermédio do Mestre Jesus] falou.

3ª REGRA – A energia circula. O ponto de Luz, produto do trabalho dos quatro, cresce e aumenta. Miríades se reúnem em volta do seu calor resplandecente, até que sua Luz se esgota e diminui seu Fogo. Depois, será emitido o Segundo Som.

• Luz e matéria são termos sinônimos.

Matai a ambição!

• A mente é sempre egoísta, auto-afirmativa e manifesta ambição pessoal, carregando dentro de si a semente da sua própria destruição.

• Meta —› Encontrar a Nobre Senda Média entre os pares de opostos.

Três Degraus: Quietude interior e atenção dirigida que permitirá que seja ouvida a Voz do Silêncio —› Ouvir claramente, via Sutratma, e interpretar corretamente a Voz Interior da [personalidade-]alma —› Entoar a Palavra Sagrada.

O Sutratma = Energia Positiva do Espírito + Energia Negativa da Matéria + Energia Equilibrada da [personalidade-]alma.

• Progresso Individual = Compreensão + Trabalho Criador.

 

 

Só a Compreensão Liberta

 

 

Antigo Comentário: O Orbe Solar brilha com esplendor radiante. A mente iluminada reflete a glória solar. O orbe lunar se eleva do centro para cima, e se transforma em radiante Sol de Luz. Quando estes três sóis são um, aparece Brahma. Nasce um mundo iluminado. Isto, literalmente, significa que quando a [personalidade-]alma (simbolizada como o Orbe Solar) a mente e a luz na cabeça formam uma unidade, o poder criador do Anjo Solar pode se expressar nos três mundos e construir uma forma pela qual sua energia se manifeste. O orbe lunar é uma maneira simbólica de expressar o Plexo Solar, o qual, oportunamente deverá realizar duas coisas: 1ª) mesclar e fundir as energias dos dois Centros Inferiores de força; e 2ª) elevar estas energias fundidos, e assim, mesclando-se com as energias de outros Centros Superiores, chegar à cabeça.

 

 

 

• Quando o homem agir como [personalidade-]alma, curará, estimulará e vitalizará, e será um transmissor das Forças Espirituais do Universo... Quando o conhecimento e a Sabedoria [ShOPhIa] estiverem perfeitamente fundidos pela Compreensão, a [personalidade-]alma controlará os três mundos e todos os Reinos da Natureza.

 

 

 

• Ponto de Equilíbrio na Humanidade:

Triângulo Espiritual Descendente —› ‹— Triângulo Material Ascendente.

 

 

 

 

• O gênero humano é o Salvador Mundial, do qual todos os Salvadores Mundiais têm sido símbolo e garantia.

• As condições magnéticas prejudiciais – resultado do manuseio inadequado da Força por parte do homem – são as causas do mal que existe no mundo circundante, inclusive nos três Reinos subumanos. Como poderíamos mudar isto individualmente? Através do desenvolvimento da nossa própria inofensividade, que ajudará muito a eliminar nossos estados errôneos de consciência. Atenção: até o entusiasmo mal aplicado ou mal orientado poderá facilmente ferir um semelhante! [Negrito meu.]

• Meta —› Amplitude de Visão + Compreensão Inclusiva + Horizonte Mais Amplo Estabilização da Consciência na Vida Una + Reconhecimento da Unidade Básica de Toda a Criação.

• A inofensividade + a inclusividade destroem todas as limitações. [Negritos meus.]

• Ofensividade = Egoísmo —› Auto-imposição + Auto-engrandecimento + Auto-satisfação.

• Tudo é exteriorização de um Único Ser Ilimitado.

Inofensividade = cautela no juízo + reticência no discurso (controle da palavra) + habilidade de se abster de toda ação impulsiva + espírito livre crítica.

• Indiscernimento = Obediência Cega + Passividade Negativa + Adesão Incondicional.5

• Quando o homem está sob o controle da [personalidade-]alma, a Luz brilha em todo o corpo.

• Os Quatro = Centro Coronário (agente direto da [personalidade-]alma) + Centro Cardíaco (corpo vital) + Centro Plexo Solar (corpo emocional) + Centro da Base da Coluna Vertebral (forma física material).

• Para o Ocultista, Deus, afinal de contas, nada mais é do que o seu próprio Eu Interior, que, enfim, O conhecem mais do que O amam.

• O verdadeiro conhecimento é uma espécie de amor intelectual.

• Para um Servidor Sincero e Íntegro [um Ocultista, por exemplo], o que importa que o Postulado Fundamental seja, para ele, uma coisa da cabeça ao invés de ser um ditame do Coração? Para um Conhecedor, devem atuar com igual Poder a cabeça e o Coração.6

• Fazemos [más] escolhas e [equivocadamente] aquilatamos diferenças porque nós não percebemos o conjunto.

• As pessoas diferem em:

a) Raio (que atua predominantemente sobre o magnetismo da vida);
b. Abordagem da Verdade (que afeta na escolha da Via Mística ou da Via Ocultista);
c. Polarização (que influencia a intenção emocional, mental ou física de uma vida);
d. Estágio de Evolução (que produz as diferenças observadas entre os seres humanos);
e. Signo Astrológico (que determina as tendências); e
f. Raça
[Etnia] (que submete o ego a uma forma de pensamento étnico peculiar).

• O pouco evoluído não pode compreender perfeitamente o altamente evoluído, e, em menor grau, uma [personalidade-]alma avançada não entende um Iniciado. O maior pode compreender o menor, mas, não o contrário.

• Uma das principais características que atingiram os Membros da Loja é a sua capacidade para considerar a destruição da forma como algo sem importância. Eles estão preocupados com a vida em evolução.

• A experiência deverá ser retribuída.

• De maneira geral, os egos se reúnem em grupos, para esgotar certo karma acumulado no passado. Dores e mudanças são conseqüências naturais.

• Os Princípios Cósmicos são eternos; os egos [formatos-estados] são transitórios. E assim, precisamos aprender a ver a LLuz da Eternidade e não a luz efêmera do tempo.

 

 

• É o Amor que causa o movimento e impulsa a consumação.

• Sempre: maior bem para o maior número.

• Não matarás jamais.

• Sempre haverá confrontos iminentes e inevitáveis entre aqueles que são condicionados por princípios relativos ao ego e aqueles que são regulados por Princípios que regem o Eu Superior. Logo, paciência e humildade. Inofensividade! Quando o plano emocional estiver dominado pela Intuição, então, acontecerá o entendimento universal. Regra: Amor + Renúncia + Serviço.

• A pergunta não deve ser: — O que é melhor para mim? Mas: — O que é melhor para todos?

• A Regra é: um princípio inferior (egoísta) deve ceder seu lugar a um Princípio Superior (altruísta).

• Senda do Conhecimento + Senda do Amor = Iniciações Maiores (que acontecem nos níveis superiores do plano mental).

• Um Místico deverá se tornar um Ocultista. O Ocultista Branco foi um Místico Santificado. O Conhecimento Verdadeiro é Amor Inteligente, pois, é a fusão do intelecto com a devoção. A Unidade é sentida no Coração; entretanto, sua aplicação inteligente na vida deverá ser desenvolvida mediante o Conhecimento.

-------› Fusão dos pares de opostos -------› Filho do Sol.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Precisamos estar plenamente conscientes de que todas as Verdades que acessamos e que compreendemos são Verdades relativas. É importante que estejamos atentos para isto, para evitar que o vírus da vaidade nos consuma e nos destrua. Entretanto, há algo pior e realmente dantesco: é quando admitimos como Verdade uma antiverdade!

 

Charles Chaplin
(The Great Dictator* – 1.940)

 

* Ao final do filme The Great Dictator (O Grande Ditador), o personagem de Chaplin (Adenoid Hynkel) faz um belo discurso, falando de direitos humanos no contexto da Segunda Guerra Mundial. Eis o discurso:

Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus... gentios... negros... brancos...

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Queremos viver pela felicidade dos outros, não pela miséria dos outros. Por que haveremos de odiar e de desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A Terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas, nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados... homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbirão e o poder que do povo arrebataram haverá de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquinas! Homens é que sois! E com o amor da Humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas, de todos os homens! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da Democracia – usemos esse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da Democracia, unamo-nos!

2. Quem pode saber o que há além da parte de lá e aquém da parte de cá? Somos limitados até projetivamente! Todavia, quanto mais a consciência do homem vai se tornando inclusiva, mais o homem vai descortinando e tomando consciência de si-mesmo e das coisas. Daí, as perguntas: vaidade por quê? Julgar, criticar e dizer mal de quem morde fronha por quê? Separatividade por quê? Et cetera e tal por quê?

3, Penso que, à esta altura, já estejamos todos mais do que convencidos de que a raiz-mola de tudo são os nossos pensamentos. Eu diria que, na Via Prestigiosa do Misticismo Iniciático (que escolhemos), nada é mais importante do que apre(e)ndermos a ter domínio total e concertado dos nossos pensamentos-miragens e dos nossos pensamentos-ilusões. Dependendo do pensamento, ele poderá fazer coceguinhas ou demolir um World Trade Center! Ora, o que foi o Terceiro Reich? Nada mais nada menos do que um pensamento engendrado, consubstanciado e materializado. Sobre este assunto medonho e degradante, se você não viu, vale a pena ver o filme The Counterfeit Traitor (O Falso Traidor), lançado em 1962, baseado no livro de Alexander Klein, com direção e roteiro de George Seaton, tendo como atores principais William Holden (empresário-espião-à-força Eric Erickson) e Lilli Palmer (Marianne Möllendorf) e baseado em uma história real. A produção-direção foi esmerada, e as filmagens foram feitas nas cidades em que os fatos aconteceram: Estocolmo, Copenhagen, Hamburgo e Berlim. Uma das frases mais marcantes do filme é dita por Ernst Schröeder (barão von Oldenbourg, um amigo alemão de Erickson): — Estranho. Você pode ler sobre centenas de atrocidades, ficar sabendo de milhares. Mas, só precisa ver uma. O filme é ótimo, e, para mim, a última cena é a mais comovente.

 

 

The Counterfeit Traitor

 

 

Molla Mentalis
(Na animação acima,
entre tantas outras virtudes,
ficou faltando a tolerância)

 

4. Eu sou ovolactovegetariano, mas, sei que isto não é o ideal, porque o correto é não ingerir nada que tenha origem animal, inclusive mel. O pior é que eu ainda fumo. O fato de, por exemplo, Helena Petrovna Blavatsky ter fumado como uma chaminé de navio não me consola.

5. Ora, pergunto: não é isto, por exemplo, o que caracteriza a imensa maioria dos fideístas?

6. Aqui vale a pena refletir sobre o seguinte: o Coração costuma ser emocional; a cabeça costuma ser racional. O Coração, eventualmente, poderá fazer o que não deve; a cabeça, geralmente, não fará o que não deve. Por isto, ambos, Coração e cabeça, devem atuar com equilíbrio e simpaticamente. Simplesmente alterar por alterar, à bangu ou a trouxe-mouxe, o karma alheio é o absurdo que não devemos cometer.

 

 

Æquilibrium

 

 

Música de fundo:

Over the Rainbow (The Wizard of Oz)
Composição: Herbert P. Stothart & Harold Arlen

Fonte:

http://www.wendyswizardofoz.com/midi.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.dreamstime.com/

http://www.businessinsider.com/
7-gifs-trigonometry-sine-cosine-2013-5

http://gifrific.com/finn-eats-drinks-then-sleeps-adventure-time/

https://www.pinterest.com/pin/407083253787965967/

http://www.carlswebgraphics.com/halloween-graphics-7.html

http://50anosdefilmes.com.br/2010/
o-falso-traidor-the-counterfeit-traitor/

http://www.clipartbest.com/animated-spring-flowers

http://starryskies.com/solar_system/planets_top.html

http://intothecontinuum.tumblr.com/post/291606388
35/is-it-possible-to-visualize-3-dimensional-standing

http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-royalty
-free-abor%C3%ADgene-image21655678

http://galeria.colorir.com/culturas/china/
chinesa-1-pintado-por-lipe-986002.html

http://gartic.com.br/dannika_furfles/
desenho-livre/cultura-africana

https://commons.wikimedia.org/
w/index.php?title=Crystal&uselang=pt

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Ditador

http://giphy.com/gifs/charlie-chaplin
-the-great-dictator-GtHyVHLM7BmFO

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

http://www.sabiduriarcana.org/libros_azules.pdf

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.