TRATADO SOBRE MAGIA BRANCA

(2ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 2ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Tratado Sobre Magia Branca – o Caminho do Discípulo, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho solicitado, vou solicitar novamente: se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.


 

 

Fragmentos

 

 

 

Todas as unidades de consciência são exaladas de uma das Sete Emanações de Deus, da mesma forma como na luz branca (que é uma unidade) há sete cores diferenciadas. [Vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.]1

 

 

Ora, não é bulhufas disto; mas,
até que a animação ficou legal!
Todavia, Unidade Indissolvível é!

 

 

Dispersão da Luz2

 

 

A Alma, Macrocósmica e microcósmica, Universal [Anima Mundi] e humana [personalidade-alma], é essa entidade que vem à existência quando os aspectos Pai-espírito e Mãe-matéria se relacionam mutuamente. Portanto: a) a Alma não é nem Espírito nem matéria, mas, relaciona ambos; b) a Alma é a intermediária desta e nesta união-dualidade; e c) desta forma, a Alma é o Princípio Crístico, seja no homem, seja em qualquer Reino da Natureza.

 

 

 

 

A Anima Mundi é o aspecto constitutivo-construtivo de todas as formas (a força coerente da evolução) e fator atrativo de todas as manifestações do Universo. A Anima Mundi é a base da consciência, e mantém todas as formas em uma atividade vibratória constante.

 

 

 

 

Hierarquia —› A totalidade dos filhos dos homens que já não estão centrados na consciência individualizada, mas, que entraram em um nível mais amplo de compreensão da vida planetária grupal.

 

Aspectos ou características gerais da [personalidade-]alma:

• Vontade – permite à Mônada participar do propósito universal;

• Amor – energia vertida na [personalidade-]alma, o que a torna o que é, permitindo que ela possa se relacionar com todas as outras [personalidades-]alma; e

• Inteligência – transmitida via [personalidade-]alma, e levada à manifestação através do corpo.

 

Kundalini, ao ser despertada corretamente, possibilita as Iniciações finais na consciência da Mônada.

 

Meta —› Expansão da consciência.

 

 

Expansão da Consciência
(Terra —› Sistema Solar
—› Universo)

 

 

Postulados Fenomênicos:

1º Postulado: O homem, em sua natureza corporal, é uma unidade.

2º Postulado: Esta unidade se subdivide em muitas partes e organismos.

3º Postulado: Estas múltiplas subdivisões funcionam de forma unificada, e o corpo é um todo correlacionado.

4º Postulado: Cada uma das partes do corpo difere em forma e função, porém, todas são interdependentes.

5º Postulado: Cada parte e organismo estão, por sua vez, compostos de moléculas, células e átomos, permanecendo unidos como um corpo, para a vida do todo.

6º Postulado: A soma total chamada homem está subdividida em cinco partes: cabeça, torso superior (a parte acima do diafragma), torso inferior (a parte abaixo do diafragma), os braços e as pernas.

7º Postulado: O bem-estar do todo depende do bom funcionamento e do ajuste adequado das diversas partes do corpo.3

8º Postulado: Cada parte e cada órgão do corpo têm sua própria vida particular – que é a soma total da vida de suas estruturas atômicas – estando também animados pela vida unificada do todo, dirigida a partir da cabeça, pela vontade inteligente ou energia do Homem Espiritual.

9º Postulado: A parte importante do corpo é a divisão tripla composta da cabeça, do torso superior e do torso inferior, pois, o homem pode funcionar e viver sem braços nem pernas.

10º Postulado: A cabeça, o torso superior e o torso inferior são tríplices na aparência física, formando, assim, uma analogia entre as três partes da natureza do homem e o nove da Vida Monádica Perfeita.

11º Postulado: A soma total do corpo também é tripla: pele e estrutura óssea, sistema vascular ou sangüíneo e triplo sistema nervoso.

12º Postulado: Cada uma destas triplicidades (pele e estrutura óssea, sistema vascular ou sangüíneo e triplo sistema nervoso) corresponde às três partes da natureza do homem: a) natureza física: a pele e a estrutura óssea são análogas aos corpos denso e etérico do homem; b) a natureza da [personalidade-]alma: os vasos sanguíneos e o sistema circulatório são análogos desta Anima Mundi que penetra e compenetra todas as partes do Sistema Solar, assim como o sangue atinge todas as partes do corpo; e c) a natureza do Espírito: o sistema nervoso, ao energizar e atuar através de todo o homem físico, é análogo à Energia do Espírito.

13º Postulado: Na cabeça, temos a analogia do Aspecto Espiritual – a Vontade Diretriz, a Mônada, o Um: a) o cérebro, com seus cinco ventrículos, é a analogia da forma física que o Espírito anima em conexão com o homem, bem como a quíntupla soma pela qual o Espírito se manifesta no plano físico; b) as três glândulas da cabeça estão intimamente relacionados com a [personalidade-]alma ou natureza psíquica (superior e inferior); e c) os dois olhos equivalem à Mônada no plano físico, a qual é Vontade e Amor-Sabedoria ou Atmabudi, de acordo com a terminologia ocultista.

14º Postulado: A parte superior do corpo é análoga à natureza tríplice da [personalidade-]alma: a) a garganta corresponde ao terceiro aspecto criador ou natureza corporal (inteligência ativa da [personalidade-]alma); b) o coração corresponde ao Amor-Sabedoria da [personalidade-]alma, o Princípio Búdico ou Crístico; e c) os pulmões são análogos ao Alento da Vida e correspondem ao Espírito.

15º Postulado: na parte inferior do tronco, há este sistema triplo: a) os órgãos sexuais – o aspecto criador e modelador do corpo; b) o estômago (manifestação física do Plexo Solar) é análogo à natureza da [personalidade-]alma); e c) o baço (o receptor de energia) é a expressão no plano físico do Centro que recebe a energia, sendo análogo ao Espírito que energiza. [Penso que tenha dado para perceber direitinho que sempre e em tudo, sem exceção, está presente a Lei do Triângulo Equilateral.]

 

 

Lei do Triângulo Equilateral

 

 

O corpo vital é a expressão da energia da [personalidade-]alma e tem, entre outras, as seguintes funções:

• unificar e vincular todas as formas;

• dar a cada forma sua qualidade peculiar e específica, e isto é operacionalizado: a) pelo tipo de matéria que é atraída para uma parte específica da teia da vida; b) pela posição no corpo do Logos Planetário de qualquer forma específica; e c) pelo Reino particular da natureza que está sendo vitalizado.

• em sentido estritamente físico, é o princípio de integração e a força coesiva das manifestações; e

• é a analogia subjetiva do sistema nervoso, coordenando, conectando e produzindo a unidade essencial.

 

A [personalidade-]alma do gênero humano não é apenas uma entidade que vincula Espírito e matéria, mediadora entre a mônada e o ego, mas, desempenha um papel único como intermediária entre os três Reinos Superiores da Natureza e os três inferiores. Os três Reinos Superiores são:

• a Hierarquia Espiritual do nosso Planeta, da qual Sanat Kumara – que encarna um Princípio do Logos Planetário – é a entidade mais elevada;

• a Hierarquia de Raios; e

• a Hierarquia das Vidas Planetárias.

 

O karma de todos nós deverá ser [relativamente] consumido pelas nossas encarnações sucessivas.4

 

O grande símbolo da [personalidade-]alma no homem é o corpo etérico ou vital, pelas seguintes razões:

1ª) é a analogia física do Corpo Interno de Luz, chamado de Corpo da [personalidade-]alma ou Corpo Espiritual. Na Bíblia, é chamado de Taça de Ouro, e é caracterizado por: a) sua qualidade de Luz; b) sua taxa de vibração, a qual está sempre sincronizada com o desenvolvimento da [personalidade-]alma; e c) sua força coerente, conectando e vinculando cada parte da estrutura corpórea;

2ª) é a microcósmica teia da vida, subjazendo em cada parte da estrutura física, e tem três finalidades: a) como portador da vitalidade física, leva, por todo o corpo, por intermédio do sangue, o Princípio Vital, sendo o coração (portador da vitalidade física) o ponto focal desta distribuição; b) permitir que a [personalidade-]alma (ou o Homem Espiritual) entre em harmonia com o seu ambiente. Isto é realizado através do sistema nervoso, e o ponto focal desta atividade é o cérebro, assento da receptividade consciente; e c) oportunamente, produzir, através da vida e da consciência, uma atividade radiante ou manifestação de glória, que fará de cada ser humano um centro ativo para a distribuição de Luz e Energia para os outros no reino humano e, através dele, para os reinos subumanos. Isto faz parte do plano do Logos Planetário, que visa vitalizar e renovar a vibração dessas formas que chamamos humanas;

3ª) é a base de toda a estrutura física, símbolo da Anima Mundi ou Alma do Mundo, e, sendo indivisível, coerente e uma entidade unificada, simboliza a unidade e a homogeneidade de Deus;

4ª) contém dentro de si sete pontos focais, nos quais a condensação das duas energias mescladas se intensifica. Estes sete pontos focais correspondem aos sete pontos focais no Sistema Solar, onde o Logos Solar concentra suas energias através dos sete Logos Planetários; e

5ª) vincula o corpo físico ao corpo puramente sutil, astral ou emocional.

 

Estudo Sistemático das Regras Relativas à Magia Branca:

1ª REGRA – O Anjo Solar se recolhe em si mesmo, não dissipa sua força, mas, em meditação profunda, se comunica com seu reflexo.

• Quando o Eu for conhecido e deixar de ser simplesmente sentido, e quando o entendimento for tanto sensorial quanto mental, então, o aspirante poderá ser verdadeira e convenientemente preparado para Iniciação.

• Somente podem trabalhar de forma inteligente aqueles que distinguem claramente os dois aspectos de sua natureza: o Verdadeiro Eu e o eu ilusório [ego].

• Precisamos aprender a dar uma cuidadosa e constante atenção ao método de recapitulação da vida.

• Nenhum acontecimento (favorável ou desfavorável), a pressão do tempo e das circunstâncias, a idade ou uma deficiência física deverão nos deter em nossa paciente e humilde Peregrinação.

 

 

 

• Principais requisitos para os Discípulos, os Iniciados e os Mestres: intenção e esforço [dedicação].

• Uma vez que o ego tenha captado a Magia da [personalidade-]alma, a [personalidade-]alma dominará constantemente e o trabalho será frutífero.

• Meta —› Tornar-se um Mago Branco e fazer parte desse grupo de Discípulos Consagrados denominado Hierarquia do nosso Planeta.

• Devemos compreender que a matéria é Espírito em um plano inferior, e Espírito é matéria em um plano superior. Todavia, a verdade é que tudo é Espírito, e as diferenciações são apenas os produtos da nossa mente finita.

 

 

 

• O Mago Branco é aquele que está em contato [permanente5] com sua [personalidade-]alma.

• O Mago Branco é sensível e consciente do propósito e do plano de sua [personalidade-]alma.

• O Mago Branco é capaz de receber impressões do Reino do Espírito e de registrá-las em seu cérebro físico.

• A Magia Branca atua de cima para baixo.

• A Magia Branca é o resultado da vibração solar e, portanto, da energia da [personalidade-]alma.

• A Magia Branca está divorciada da emoção e do impulso egolátrico.

• A energia que descende da [personalidade-]alma é o resultado de: a) contemplação interna constante; b) comunicação concentrada e centralizada da [personalidade-]alma com a mente e o cérebro; e c) meditação contínua sobre o plano de evolução.

• A [personalidade-]alma respira e, por isto, a forma vive.

• Quando a comunicação entre a [personalidade-]alma e o seu instrumento é consciente e sustentada, o homem se torna um Mago Branco.

• A [personalidade-]alma domina sua natureza-forma através Sutratma ou Fio da Vida, e (por intermédio deste Fio) vitaliza o seu triplo instrumento (mental, emocional e física) e, assim, se comunica com o cérebro. Através do cérebro, conscientemente controlado, o homem é energizado para realizar uma atividade inteligente no plano físico.

 

 

Etapa de Transição

 

 

• Primeiro Campo de Conhecimento: aquele que cobre todas as formas encontradas nos três mundos do esforço humano - etérico, astral e mental.

• Segundo Campo de Conhecimento: percepção da Fonte de Energia Espiritual – impulso motivador que reside por trás da manifestação inferior —› o Disco de Luz Dourada é traspassado; o Verdadeiro Sol é percebido —› o Discípulo encontra o Mestre.

• Cada passo do Caminho deve ser preparado e dado pelo próprio homem, e nenhum caminho curto ou fácil leva das trevas à Luz.

• Precisamos ter a humildade de reconhecer que muitos obstáculos milenares [lemurianos + atlantes + hodiernos] devem ser removidos, antes que possamos alcançar a LLuz, caminhar nessa Luz e transmiti-la aos outros.

• Fluxo e Refluxo... Encarnação e Morte... Grandes Ciclos Raciais... A Montanha e o Vale... [Mânvântâra e Prâlâya...]

• Se a energia for mal dirigida poderá acabar arruinando vidas.

• Quando efetivamente nos conhecermos a nós mesmos como causa iniciadora não estaremos mais sujeitos aos efeitos.

• Ao respirarmos ritmicamente, impulsionaremos a forma no sentido de uma ação e de um controle corretos.

• O único e verdadeiro pecado é o pecado da separatividade.

 

 

Pecado da Separatividade

 

 

• Meditação matutina. Revisão do meio-dia. Meditação vespertina.

• A falta de confiança, de tranqüilidade, de dedicação e a inquietação emocional (preocupação ou ansiedade) obstaculizam.

• O preconceito, a crítica e o orgulho podem inutilizar o corpo mental.

• Sub-regras importantes:

1ª) pureza de motivação [comportamento categórico];

2ª) quietude, estabilidade e equilíbrio da mente —› capacidade de penetrar no Silêncio dos Altos Lugares;

3ª) calma interna;

4ª) controle dos pensamentos (aqueles que fazem contato com as Verdades Mais Elevadas e são sensíveis à Mente Universal devem proteger alguns dos seus conhecimentos da intromissão de outras mentes);

5ª) não dissipar a (sua) força;

• O que ou quem garantem uma correta escolha?

• Se há o correto, há o mais correto; se há o sutil, há o mais sutil; se há o conveniente, há o mais conveniente; se há o elevado, há o mais elevado!6

• Só há um cabimento na Via Iniciática que escolhemos: produzir e distribuir o máximo bem para a coletividade, independentemente de qualquer consideração pessoal.

• O indeciso [enquanto permanecer irresoluto] jamais perceberá a Luz na Senda nem reconhecerá a Porta que deverá atravessar.

Precisamos dar um fim definitivo nos nossos maus pressentimentos e nas nossas vãs lamentações.

Através dos erros, o homem aprende e se enriquece.7

Tudo se resume a uma compreensão concertada do nosso lugar na escala da evolução.

Há uma diferença inconciliável entre uma tendência [manifestação] psíquica e uma Intuição Superior.

Duas desgraças formidolosas: bem-estar egoísta e ambição pessoal.

 

 

Continua...

 

 

______

Notas:

1. Olhe só que coisa interessante: o Valor Secreto de 7 (1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7) é 28. Mas, teosoficamente, 28 2 + 8 = 10. E 10 1 + 0 = 1. Unidade!

2. Em Óptica (parte da Física que estuda as leis relativas às radiações luminosas e aos fenômenos da visão), a dispersão é o fenômeno que causa a separação de uma onda em várias componentes espectrais, no qual as ondas de diferentes freqüências irão tomar diversos ângulos na refração. O efeito mais freqüentemente visto da dispersão é a separação da luz branca no espectro de luz por um prisma. O arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva e arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do Sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo, quando o Sol brilha sobre gotas de chuva.

3. É por isto que, quando alguma coisa não vai bem, algumas pessoas costumam dizer: — dói aqui, mas, responde ali.

4. Por isto, em minhas orações-reflexões, sempre agradeço: obrigado, obrigado, obrigado pela minha encarnação e pela minha existência; obrigado, obrigado, obrigado pela encarnação e pela existência de todos os meus irmãos.

5. Este permanente deve ser entendido quando é necessário.

6. O que poderá haver de pior para um Aspirante do que estar satisfeito consigo mesmo?

7. Não esqueçamos que o pecado é apenas uma expressão de ignorância. Uma pessoa que fosse absolutamente sábia teria zero-pecados.

 

Música de fundo:

Over the Rainbow (The Wizard of Oz)
Composição: Herbert P. Stothart & Harold Arlen

Fonte:

http://www.wendyswizardofoz.com/midi.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

https://enter361.wordpress.com/tag/gif/

http://www.flogao.com.br/marcelopaquito/134447967

http://drazerii.deviantart.com/art/ALIEN-gif-282819811

http://www.agenciadeviajesmayorista.com/images/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco-%C3%ADris

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Dispers%C3%A3o_(%C3%B3ptica)

https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Light_dispersion_conceptual_waves.gif

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

http://www.sabiduriarcana.org/libros_azules.pdf

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.