Helena
é que me deu o apelido de Tom. Ela não conseguia dizer Antônio
Carlos, então me chamava de Tom-Tom, Tom-Tom... Virou Tom. Mais tarde,
os caras vieram me dizer que Tom era um nome americano como Johnny Alf ou
Dick Farney. Tive que carregar essa cruz. Lutei muito para ser Antônio
Carlos, mas não consegui. Ninguém vai chamar um cara de Antônio
Carlos se pode chamá-lo de Tom.
O
Villa-Lobos dizia: — O Brasil é uma floresta encantada onde
a Europa jogou o tapete persa velho, mofado, cheio de poeira, cheio de ácaro.
A criação resolve em
parte a angústia. Eu acho que quando você faz uma música
você dissolve uma depressão. O piano funcionava como espelho
na correção de meus defeitos. Procurava uma harmonia, uma
coisa boa. Eu não ia fazer uma música para incentivar o suicídio,
para arregimentar o ódio, nem para conduzir à droga.
Minha
música é essencialmente harmônica. Sempre procurei a
harmonia. Parece que eu tentei harmonizar o mundo. O que é evidentemente
uma utopia.
Foi a inteligência que nos
levou a todos esses absurdos. A destruição da Natureza, a
violência, o banditismo.
O cultivo da hipocrisia chegou a
um ponto em que o País ficou de cabeça para baixo. Como disse
Chico Buarque, 'dinheiro é bom para comprar uísque, charuto
e pagar o aluguel'. Quando o dinheiro é tudo, a vida vira a maior
chatice.
O
Brasil não é para principiantes.
Tom
Jobim (Manuscrito)
O
Brasil é de cabeça para baixo e, se você disser que
é de cabeça para baixo, eles o põem de cabeça
para baixo, para você ver que está de cabeça para cima.
Se
eu pudesse, por um dia,
Esse amor, essa alegria,
Eu te juro, te daria...
A
voz humana é o instrumento mais rico que há.
Minha
obra é toda um canto de amor ao Brasil, minha terra, povo, flora
e fauna. À vista da minha janela ou da janela do avião.
O
aeroporto é a melhor saída.
Ser conhecido,
às vezes, ajuda; outras vezes, atrapalha. Um camarada
diz: — Você é o Tom Jobim, então, vem cá,
vem por aqui. Facilita sua vida. Outro, pelo contrário, diz: —
Aquele lá é o Tom Jobim; então, manda ele lá
para o fim da fila para ele aprender o que é Democracia.
O
telefone... Eu perdi os meus melhores momentos ao telefone.
Tom
Jobim (Manuscrito)
A
gente passa a vida inteira ensinando os filhos a andar para frente. Aí,
vem um tal de Michael Jackson e ensina a eles a andar para trás.
Eu
não ouço rádio nem discos. Para ser sincero, não
me preocupo com o que os outros fazem com a minha música.
Eu
quis amar, mas tive medo,
E quis salvar meu coração.
Mas o amor sabe um segredo,
O medo pode matar o seu coração...
Volto
para me aporrinhar, para responder a esse tipo de pergunta, para ser um
dos 5% de brasileiros que pagam imposto de renda, para perder o apetite
ou morrer de indigestão. Volto porque nunca saí daqui.
Há
o mito de que o artista só cria quando está com fome e caído
na calçada. Que nada. Ele trabalha quando acorda, bem sóbrio.
Porque
o amor é a coisa mais triste quando se desfaz.
Este
é um País em que as prostitutas gozam, os traficantes cheiram
e em que um carro usado vale mais que um carro novo. É ou não
é um País de cabeça para baixo?
Mulher
é assim: se a gente olha, ela desvia o olhar. Se a gente olha para
a praia, ela olha para a gente. As mais moças empinam o nariz. As
mais velhas, sempre retribuem.
Só
o amor me ensina
Onde vou chegar...
Tenho
esperanças que o 'rock' vai evoluir e descobrir o quarto acorde,
porque fazer música só com três acordes é difícil,
né?
Sobre
o Rei Roberto Carlos: Ele
é o Rei! Vox Populi, Vox Dei!
A
música é o silêncio que existe entre as notas.
Bom
é mesmo amar em paz.
Brigas nunca mais.
Eu
sempre achei que ia morrer jovem; que não chegaria à idade
de Cristo – 33 anos. Tinha até um sonho: se eu chegar aos 33,
não morro mais.
Certamente,
se o Sinatra pertencesse à Máfia, não me diria. Particularmente,
eu acho que não.
Tom
Jobim (Manuscrito)
É,
meu amigo, só resta uma certeza:
É preciso acabar com essa tristeza;
É preciso inventar de novo o amor.
Nunca
tentei e não tentarei acompanhar o modismo. Enquanto der para pagar
o aluguel, comer o feijão com arroz, tomar uma cervejinha, não
vou me desviar do que faço para atender às necessidades do
momento.
Minha
vida sempre foi compor. Para deixar de fazê-lo, só se trocasse
a composição pela felicidade.
Céu, tão grande é
o céu!
E bandos de nuvens que passam ligeiras...
Prá onde elas vão, ah!, eu não sei, não sei!
E o vento que toca nas folhas
Contando as histórias que são de ninguém,
Mas que são minhas e de você também.
Ai, Dindi!
Sou
brasileiro por determinação e não por opção.
E não sou tolo de escrever 'jazz', 'pop' ou 'rock', porque nunca
poderia competir com seus autênticos criadores.
O
bêbado que eu mais gosto sou eu. Bêbado, só eu mesmo.
Eu vivia de noite. As boates naquele
tempo eram conhecidas como inferninhos. Depois ganharam o nome de casas
noturnas. E aconteciam coisas terríveis. Um cara se suicidou no French
Cancan, que ficava na Avenida Atlântica, no Posto Cinco; um camarada
deu um tiro no outro, e quase me matou. Eu estava tomando um uísque
encostado no bar, e a bala passou aqui perto do fígado, do estômago,
do baço, bateu na parede. Eu escutei aquele estalo, olhei e vi o
sujeito com o revólver na mão. Olhei a parede; ficou aquele
furo. Parede segura a bala, e a bala estava no chão, toda amassada.
Aquele buraco na parede destilando aquele pó fino. O cara estava
tão nervoso... Ele era Procurador da República, tinha licença
para andar armado. Quando puxou o revólver para dar um tiro, acho
que foi para espantar. Ele não ia matar o Roger, que tinha sido da
Resistência Francesa. O revólver disparou, furou a roupa do
garçom que vinha com uma bandeja, deu risco nas costas do garçom
assim de leve, passou por mim e bateu na parede. Ele disse para mim: —
Pode tocar seu piano. Eu voltei a tocar. Imagina só o que é
que eu ia fazer! O cara com um revólver na mão. Foi em 50,
quando eu tocava na noite para ver se conseguia pagar o aluguel. Meu padrasto
completava com um conto de réis. Eu morava em Copacabana num sala-e-quarto
conjugado.
Acho
que esse negócio de poesia nasce um pouco com a gente. A gente é
poeta ou não.
Villa-Lobos
dizia que era o autor mais vaiado do Brasil. Eu ainda não tive essa
glória
O
Rio que eu conheci não existe mais. Rua Nascimento Silva, 107, eu
saio correndo do pivete tentando alcançar o elevador...
A calúnia é um negócio.
Eu
não posso falar mal dos médicos nem dos advogados, como disse
a imprensa: sem os advogados e os médicos eu morreria imediatamente.
Morreria de fome e de todas as doenças. Porque, com a idade, vão
chegando aqueles aborrecimentos...
Os
grandes músicos que eu conheço são sujeitos que só
pensam em música. Eu não sou assim. Eu gosto de chope, eu
gosto de conversar com as pessoas, eu gosto de falar numa outra língua,
de entender o que o sujeito está dizendo em espanhol, em italiano,
em...
Deixa
o mato crescer em paz...
A
bossa-nova com, João Gilberto, trouxe grande inovação
harmônica para nossa música. As letras também evoluíram
muito, principalmente com Vinicius de Moraes; uma maneira nova de dizer
as coisas. A simplicidade e a limpeza harmônica, sem que soubéssemos
na época, já que a bossa-nova era um fenômeno puramente
local – começou no Rio de Janeiro – se tornariam música
de exportação, que explodiria no exterior e que até
hoje é muito tocada nos Estados Unidos.
Tom
Jobim (Manuscrito)
É
difícil distinguir onde começa a Natureza e onde acaba o feminino.
Este
seu olhar
Quando encontra o meu
Fala de umas coisas
Que eu não posso acreditar...
Mulher
chega a um ponto em que quebra garrafa de 'whisky' na pia. Vocês sabem
o que elas fazem… É a revolta, né? Mas não adianta,
a gente compra mais.
Se
não fosse a ‘Garota de Ipanema’, que fiz com o Vinicius
e gravei com Sinatra, a esta altura eu estaria fazendo 'jingles' para a
televisão...
Não
tenho explicações para as minhas músicas. Fiz o que
estava com vontade.
Sabe o que é melhor que ser
bandalho ou galinha? Amar. O amor é a verdadeira sacanagem.
Eu
sei e você sabe que a distância não existe...
Se
vão as paralelas ao infinito se encontrar, porque demoram tanto os
corações a se integrar?
Nenhuma
situação é tão complicada que uma mulher não
possa piorar.
...
quem não
Pede perdão
Não é nunca perdoado.
Grandes
mulheres merecem, pelo menos, um pequeno olhar.
Quando
uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu
morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.
Quem
acreditou
No amor, no sorriso, na flor
Então sonhou, sonhou...
O
dinheiro não é tudo. Não se esqueça também
do ouro, dos diamantes, da platina e das propriedades.
Nada
é melhor para a saúde do que um amor correspondido.
No
Brasil, o sucesso é ofensa pessoal. As pessoas só gostam do
Garrincha, que morreu pobre e alcoólatra. Quando aparece um Pelé,
todo mundo fica chateado...
E
quem quer todas as notas
– ré, mi, fá, sol, lá, si, dó –
Fica sempre sem nenhuma,
fique numa nota só.
O
Brasil persegue as pessoas que fazem sucesso. Não só o Brasil:
o imposto de renda, os generais. Você, sendo um cidadão que
trabalha, se transforma em um alvo nacional. É um negócio
pavoroso.
A
gente só leva da vida a vida que a gente leva.
Dediquei
minha vida à música brasileira, porque já tem francês
para escrever música francesa e americano para escrever música
americana.
Carrego
nas costas a cangalha de fazer música brasileira e alguns me acusam
de ser estrangeiro.
Se todos fossem
Iguais a você,
Que maravilha viver...
Antigamente,
as mulheres tinham medo dos homens. Hoje em dia, uma moça bonita
bate na minha barriga e me convida para tomar um uísque no apartamento
dela. Fico tão desconfiado...
Eu
não sou homem de negócios, não tenho apartamentos alugados,
nem terrenos. O dinheiro que entra é para a casa, o carro, o uisquinho,
a cervejinha.
Pra
que dividir sem raciocinar?
Na vida, é sempre bom multiplicar.
É
preciso sobreviver para atingir a idade da realização, para
ser feliz. Não vale sair antes de o jogo terminar.
O
inglês é aquela língua de índio,
uma coisa muito simples.
A gente não pode ser aquele
garoto tímido toda a vida. Tem que se dar um pouco mais, chegar perto
do público sem aquela armadura toda.
Um dia, eu vou morrer. A música
vai ficar...
O problema do avião é
que, quando ele dá defeito, é sempre lá em cima. E
a oficina é sempre cá embaixo...
Tenho
falado de serra, mato e passarinho. Mas o brasileiro se interessa somente
por carro e apartamento.
Digo
que minha música vem da Natureza, agora mais do que nunca. Amo as
árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja
contribuindo para destruir essas coisas.
No
Brasil, é tudo importado: eu, você, a língua, os índios,
a cana-de-açúcar e o café.
Tristeza
não tem fim. Felicidade sim.
Ando
pensando muito em bicho, porque estou achando o homem uma bobagem, uma chatice.
Urubu
Jereba
é urubu importante como, aliás, todo urubu. Mas
entre eles, urubus, observam-se prioridades. E esse um é
o que chega primeiro no olho da rês. Sem privilégios.
Provador
de venenos, sua prioridade é o risco. O que ele não
toca é intocável. Jereba é urubu importante
e, por isso, ganhou muitos nomes. Peba. Urubupeba. Urubu Caçador.
Achador. Urubu Procurador. Urubu de Cobra. Urubu de Queimada.
Camiranga. Urubu de Ministro. De cabeça Vermelha. Urubu
Gameleira. Urubu Peru. Perutinga.
Um
Mestre. Cathartes aura.
Não
confundir com Urubu Rei. Nem é Urububu. Não tem
pompas; nem é tão igual assim. Só se parece
consigo mesmo.
Não
é Urubutinga. Nem Urubu do Mar, Carapirá. Nem o
de Cabeça Amarela, nem o famoso Urubu Chacareiro, que voa
baixo sobre chácaras e quintais, só come manga e
não existe. É mentira de caçador perna-de-pau,
de cadeira de balanço, de aposentada carabina.
Nem
mera citação de nomes – Urubu Sonho. Nem conotação
de azar – Urubu Morcego.
Na
verdade não és culpado da nossa devastação.
Corcovado de duas corcovas, solenes ombros altos de tanta asa
sobrante, as mãos cruzadas às costas, narinas conspícuas
vazadas, grave, ministro de assuntos impossíveis, só
tu sentas à mesa com o Rei.
No
chão não te moves bem. Fraco de pernas, maljeitoso,
troncho, pousado és o mais feio dos urubus.
Despropositado
passarão.
Matas
com fezes ácidas a árvore onde dormes à espera
do dia solar. E vem o dia, as termais e o vento, e a necessidade
de voar.
Dia
velho, as asas aquecidas, o Jereba mergulha na piscina. Pé
de serra, fim de baixada onde começa a ladeira e os contrafortes
azulam na distância, o Jereba sobe na chaminé do
dia. Urubupeba. As rêmiges das asas púmbleas, prata
velha fosca, dedos de mão apalpando o vento, adivinhado
tendências.
Urubu
Mestre. As grandes asas expandidas cavalgam as bolhas de ar quente
emergentes da ravina. Tolo papagaio, tola pipa boiando no ar,
não-querente, não desejo navegante, à deriva,
à bubuia – pois sim! – preguiçoso atento
dormindo na perna do vento. Esse sabe o que há de vir.
Aquário do céu.
Teu
canto imita o vento. Hisss… As asas agora curtas, sobraçando
trilhos de ar, pacote negro compacto, bico cravado no vento, velocidade
feita letal, muro de azul aço abstrato – e adeus
viola que o mundo é meu.
Nas
lentes dos olhos, a águia oculta y entrabas e salias por
las cordilleras sin pasaporte.
Urubu
procurador. Urubu Achador. Que sabes do alto o que se esconde
no chão da mata virgem e dos muitos perfumes que sobem
do mundo.
Eterno
vigia de um tempo imperecível. Guardião de dois
absurdos.
Nos
vetustos paredões de pedra, esculpidos pela millennia,
dorme de perfil um urubu.
A
vida era por um momento.
Não
era dada. Era emprestada.
Tudo
é testamento.
|
Fundamental
é mesmo o amor; é impossível ser feliz sozinho.
Ah!,
quem me dera ser poeta
Pra cantar em seu louvor
Belas canções, lindos poemas,
Doces frases de amor!
Assim
como o brasileiro foi educado para perder, o americano foi educado para
ganhar.
Tom
Jobim (Manuscrito)
Toda a minha obra é inspirada
na Mata Atlântica… O Brasil é o único país
do mundo com nome de árvore. A gente tem que se orgulhar disso...
Já está na hora da gente plantar mato, reconstruir um pouco
da nossa Floresta Atlântica, que é a coisa mais linda do mundo,
o lugar que tem mais variedade de bicho, de planta, de remédio, de
tudo. A gente tem que fazer força para ter essa Mata Atlântica
aí.
Os
discos que eu gravava, os chamados ‘de catálogo’, não
interessam mais às companhias. Elas querem é vender um estouro:
a música passa quatro meses aí, e eles jogam fora. Depois,
ninguém mais sabe o que é, não sabe o nome do autor;
ninguém quer saber de nada, é uma diluição geral.
Quando
me casei, descobri a felicidade; mas aí já era tarde demais...
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar...
Voa tão leve, mas tem a vida breve,
Precisa que haja vento sem parar...
Toda
música é o reflexo de uma época.
Esse
teu olhar
Quando encontra o meu
Fala de umas coisas que eu não posso acreditar...
Doce é sonhar, é pensar que você,
Gosta de mim, como eu de você...
Mas a ilusão,
Quando se desfaz,
Dói no coração de quem sonhou,
Sonhou demais...
Ah!, se eu pudesse entender,
O que dizem os seus olhos!
Outro
dia, entrei no mato para piar um inhambu e o que saiu de trás da
moita foi um Volkswagen.
Porque foste em minha alma um amanhecer.
Porque foste o que tinha de ser.
O
futuro já era: vou acabar em plena Amazônia toda asfaltada
com um matitaperê empalhado no dedo.
A inteligência é o mais
pobre dos atributos humanos.
Morar em Nova Iorque é bom,
mas é uma merda; morar no Brasil é uma merda, mas é
bom.
Assim como viver sem ter amor não
é viver, não há você sem mim e eu não
existo sem você.
... o verbo amar não se conjuga
sem você...
Para
ser técnico num País de 150 milhões de técnicos,
só mesmo tendo um saco de ouro.
Em
primeiro lugar, eu acho que jararaca não menstrua. Em segundo lugar,
eu não sei porque Vinicius e eu parecemos duas jararacas menstruadas!
Eu sou a favor da riqueza. Eu não
acho que a gente deva cultivar a miséria. Como disse o Joãozinho
Trinta, 'quem gosta de miséria é intelectual'.
Uma
coisa lamentável essa de sempre destruir tudo e plantar café,
de plantar cana, que é a história do Rio de Janeiro, a história
de São Paulo, a história do Paraná, a história
da Mata Atlântica. Que pega essa coisa que Deus nos deu, linda, e
transforma num deserto. Quer dizer: quando você vem dos Estados Unidos
e olha pra baixo, a zona da Mata, em Minas Gerais, não tem mais mato
nenhum. Está tudo destruído. Você vê aquelas moçorocas,
aquelas gretas, a terra toda despencando, a serra despencando, não
tem árvores... Está tudo erodido, pra não dizer...
Tudo
que dá certo é perseguido; é apontado como uma coisa
indesejável.
Há
aquele que escreve pensando que é a 'intelligentsia'; mas, de fato,
é a 'burritsia'.
A
minha paixão pelos pássaros é um pouco distante, entende;
eu não gosto de pássaro no colo. Os pássaros são
bons soltos, voando, cantando, né. Assim é que eles me divertem
mais. Pássaro preso... Um pouco triste...
O
meu pai era o meu velho, e hoje em dia eu estou muito mais velho do que
o meu pai. Meu pai morreu aos 46 anos, de modo que eu já posso ser
pai do meu pai.
Você
destrói a Mata Atlântica toda... Você destrói
a Floresta Amazônica... Quando chegar no poema do Villa-Lobos, você
não vai entender porque não tem a Amazônia!
Esse
pessoal, quando o outro fala de Ecologia, começa a cortar mais depressa
antes que apareça o fiscal ou qualquer coisa que impeça a
destruição.
Tom
Jobim (Manuscrito)
Eu
acho que o raciocínio comparativo é falso. Frank Sinatra com
Pavarotti, o Brasil com os Estados Unidos. Eu acho que as coisas são
incomparáveis.
Quantas
vezes fui cobrado por fazer sambas. Os comunistas diziam: — Pôxa,
fazendo samba enquanto jogam bomba no Vietnã? Ora, eu nunca joguei
bomba no Vietnã.
Quando me perguntaram: — O
senhor é comunista?, respondi: — Não, sou violonista.
Pé-direito
bom é aquele em que você entra montado a cavalo e dá
vivas à República tirando da cabeça o chapéu
de mexicano.
A
cada ausência tua eu vou chorar, mas cada volta tua há de apagar
o que esta ausência tua me causou.
É
mais confortável morrer em português. Como é que você
vai dizer para o médico gringo, em inglês: — Tô
com uma dor no peito que responde na cacunda?
As
mulheres estão cada vez mais lindas e eu cada vez mais velho!
Se
o cachorro morder o homem, não sai no jornal porque é uma
notícia muito boba. Agora se um homem morder um cachorro, aí
já fica muito melhor, né.
Eu
recebi muita carta do exterior de gente que ia se suicidar e que disse:
— Olha, eu não vou me suicidar porque escutei essa música
sua e acho que a vida vale a pena.
Tom
Jobim (Manuscrito)
A
minha música não é pra levar à droga, nem à
violência, nem à motocicleta, nem nada disso. A minha música
é pra levar o cidadão à Deus.
O meu plano para o futuro é
descansar, comprar uma bengala, uns óculos novos pra poder ver as
moças de uma distância oficial. '
Essa conversa de vamos atingir São
Paulo me dá uma preguiça... 'Vamos fazer os Estados Unidos',
'made in America', 'to make America'... Isso me dá um cansaço
invencível!
De
que adianta você pagar milhões de impostos e morar em uma cidade
que você não pode respirar? Que imposto é esse que você
tá pagando? São as grandes cidades, né?
Eu
sou um mestiço de popular com erudito. Sou um eruditinho. Eu sempre
falei mal de mim, mas com moderação. O pessoal aproveitou
pra exagerar um pouco.
Eu
não defino linhas de fronteira entre a música popular e a
música erudita. Inclusive, em Chopin e em Villa-Lobos está
cheio de temas populares dentro da música erudita. Essa divisão
é falsa; não leva a nada também. Certas pessoas gostam
de dar nome às coisas. E dar nome às coisas impede a compreensão.
Eu chamo Maria de Maria, e aí penso que conheço Maria. Mas
Maria é uma outra coisa. É essa coisa de fazer enciclopédia,
de botar todos os nomezinhos lá.
Uma
moça, que estudava jornalismo na PUC, perguntou ao Villa-Lobos, que
estava morrendo: — Maestro, o que o senhor está compondo agora?
Ele disse: — Agora, eu estou decompondo.
Só
se vê bem com o Coração.
Se
o Ari Barroso e o Villa-Lobos morreram, eu também posso morrer.
E
o Tom Chorou...
O
sem-alma ordenou...
O
bem-ouvido vassalou...
O
canhão bombardou...
A
baioneta aburacou...
E
o Tom chorou...
A
sangueira jorrou...
O
ódio estrafegou...
Quem
pôde, se malocou...
Quem
não pôde, se ferrou...
E
o Tom chorou...
O
pirômano queimou...
O
fogo esterilizou...
A
floresta encurtou...
A
verdura rasou...
E
o Tom chorou...
A
Terra empobrou...
O
bioma se desorganizou...
O
que era amoxamou...
O
curupira entristou...
E
o Tom chorou...
O
latifundiário gozou...
O
zé-povo só olhou...
A
tardinha sombreou...
O
fumacê fumaçou...
E
o Tom chorou...
A
alvorada raiou...
O
zé-piegas ajoelhou...
Tudo
recomeçou...
Como
era, ficou...
Páginas
da Internet consultadas:
http://felinanalua.blogspot.com/
2011/03/tom-jobim.html
http://www2.uol.com.br/
tomjobim/textos_publicacoes.htm
http://www.rodaviva.fapesp.br/
http://www.brasilwiki.com.br/
noticia.php?id_noticia=37672
http://www.jobim.com.br/
cgi-bin/clubedotom/frases.cgi
http://66.228.120.252/frases/1721810
http://tomneto.blogspot.com/
2008_10_01_archive.html
http://www.bossa.net/albatroz/002303.html
http://palavrasquemetocam.blogspot.com/
2008/02/tom-jobim-falando-de-amor.html
http://www.migalhas.com.br/
http://itunes.apple.com/fr/
podcast/id295449638
http://www2.uol.com.br
/tomjobim/textos_entrevistas_6.htm
http://tomneto.blogspot.com/2008/10/
da-srie-frases-antnio-carlos-jobim.html
http://www.jobim.com.br/
dischist/urubu/jereba.html
http://www.ditados.com.br/
autor.asp?autor=Tom%20Jobim
http://dsaviosoares.wordpress.com/2009/11/23/
o-maestro-tom-jobim-e-suas-frases-geniais/
http://www.frazz.com.br/autor/tom_jobim/89
http://www.sitequente.com/
frasesde/tomjobim.html
http://www.frasesfamosas.com.br/
de/tom-jobim/pag/2.html
http://www.frasesfamosas.com.br/
de/tom-jobim.html
http://pensador.uol.com.br/
autor/Tom_Jobim/
http://pensador.uol.com.br/
frases_de_tom_jobim/
http://www.mensagenscomamor.com/
frases_de_tom_jobim.htm
http://pt.wikiquote.org/wiki/
Ant%C3%B4nio_Carlos_Jobim
Música
de fundo:
Águas
de Março
Composição: Tom Jobim
Cantam: Elis Regina e Tom Jobim
Fonte:
http://www.krafta.info/br/
Veja
o vídeo de Águas de Março no magistral dueto de Tom
Jobim com Elis Regina:
http://tomneto.blogspot.com/
2008_10_01_archive.html