Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Papai do céu1 não premia nem desobriga,

e o pedro-botelho2 não azucrina nem castiga.

Nós é que precisamos obrar as maquinações

 

Não há lançamento$ a serem pagado$

no sentido de que devamos ser 'despatrimoniados';3

e é conjectural proceder de certa maneira

 

O Tikun Olam (ou benfeitoria do mundo)

deve ser edificado agora, não além-mundo.

É uma tolice entender que se possa fazer

o que precisa ser feito presentemente e já.

 

Porém, nada poderá ser feito pelo mundo

pelo presunçoso, indiferente ou fremebundo.

Primeiro, urge que seja alquimiado o interior

para possa ser beneficiado o que é exterior.4

 

Aqueles que se comportam hipoteticamente5

pensam estar ascensionando e evoluindo;

6

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Que não existe.

2. Que também não existe.

3. Não há castigo ou prêmio no Universo; o processo é de ensino-aprendizagem. O Tikun Olam (possibilitar, promover, resgatar e recuperar a vida em todos os seus modos e significados, ou seja, missão moral de aperfeiçoar, reparar e consertar o mundo) também não é obrigatório; quem quer se engaja.

4. Mas toda e qualquer mudança jamais poderá estar fundamentada em imperativos hipotéticos. Por exemplo: Levai todos os vossos dízimos ao (meu celeiro)... e depois... Vos abro as cataratas do céu, e... derramo a Minha bênção sobre vós em abundância.

5. Dentre muitos, dois exemplos disso são o que faz o dizimeiro e o que faz o dizimista. O dizimeiro cobra o que não deve (pode?) ser cobrado; o dizimista, geralmente, paga o seu tributo (dízimo) como obrigação religiosa, com segundas, terceiras e quartas intenções. Talvez, ou pouco (ou muito) mais! Eis o apoiamento (mal compreendido) retirado da Vulgata (tradução para o latim da Bíblia escrita em meados do Século IV por São Jerônimo, a pedido do Papa Dâmaso I) (sic):

Livro dos Provérbios III, 9 - 10

Honra o Senhor com os teus haveres e dá-Lhe das primícias de todos os teus frutos; e se encherão os teus celeiros de fartura, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Livro do Deuteronômio XII, 11

No lugar que o Senhor vosso Deus escolher para nele estar o seu nome, lá levareis todas as coisas que eu prescrevo, os holocaustos, e as hóstias, e os dízimos, e as primícias das vossas mãos, e tudo o que há de melhor entre os dons que oferecerdes em voto ao Senhor.

Livro do Deuteronômio XIV, 28 - 29

Todos os três anos separarás outro dízimo de tudo o que te nascer nesse tempo, e depô-lo-ás dentro das tuas portas. E virá o Levita que não tem outra parte nem herança contigo, e o peregrino, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão e se saciarão, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos que fizeres.

Livro do Levítico XXVII, 30

Todos os dízimos da Terra, ou sejam de grão, ou de frutas das árvores, são do Senhor, e a Ele são consagrados. Mas, se alguém quiser resgatar os seus dízimos, ajuntará uma quinta parte deles. De todos os dízimos, de bois, ovelhas, e cabras, que passam por baixo do cajado do pastor, todo o décimo (animal) será consagrado ao Senhor.

Livro de Malaquias III, 10

Levai todos os vossos dízimos ao (meu celeiro)... e depois disto ponde-Me à prova, diz o Senhor, (e vereis) se não Vos abro as cataratas do céu, e se não derramo a Minha bênção sobre vós em abundância.

Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios IX, 7

Cada um (dê a sua oferta) como propôs no seu coração: não com tristeza, nem constrangido; porque Deus ama o que dá com alegria.

6. Isto, em um certo sentido, é meio poético, porque sempre há alguma forma de aprendizado.

Páginas da Internet consultadas:

http://simonwoodside.com/
dev/osx/ftx/ftxapp.html

http://www.revistaea.arvore.com.br/
artigo.php?idartigo=291&class=01

Fundo musical:

Somewhere in Time (John Barry)

Fonte:

http://marge.uvm.edu/
sdempse/midi/tvmovie.asp