Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Em [10 de setembro de] 1946, ia de Calcutá a Darjeeling, de comboio, para fazer o meu retiro. Nunca é fácil dormir nos comboios, mas tentá-lo em num comboio da Índia é impossível: tudo range, há um penetrante odor de sujidade pelo amontoamento de homens e animais, todo um detrito de humanidade, cestos, galinhas cacarejando… Naquele comboio, nos meus trinta e seis anos, percebi no meu interior uma chamada para renunciar a tudo e seguir Cristo no subúrbio, a fim de servi-Lo entre os mais pobres dos pobres. Compreendi que Deus desejava isso de mim. (Madre Teresa)

 

 

 

 

A vida é uma oportunidade, aproveite-a...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é um desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a...
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é Vida, defenda-a...

Madre Teresa

 

 

Introdução

(Biografia e Objetivo do Trabalho)

 

 

adre Teresa de Calcutá, cujo nome de batismo era Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, em 27 de agosto de 1910. Foi uma freira católica, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana. Considerada a missionária do século XX, concretizou o fraterno e humanitário projeto de apoiar e de recuperar os desprotegidos e os miseráveis da Índia. Com o apoio da congregação que fundou – Missionárias da Caridade partiu determinada para conquistar o mundo, que acabou rendido ao seu apelo cristão de ajudar os sem valor comercial, os doentes, as crianças e os necessitados em geral.

No dia 1º de fevereiro de 1965, Paulo VI concedeu à Congregação o Decretum Laudis, que estabeleceu as Irmãs Missionárias da Caridade como Congregação de direito pontifício. Em uma carta da Fundadora está escrito: ... aplacar a sede infinita de Jesus Cristo na Cruz por amor das almas... trabalhando pela salvação e pela santificação dos mais pobres entre os pobres.

Em 1979, Madre Tereza recebeu o Prêmio Nobel da Paz, mas em 1971 o Papa Pulo VI já havia lhe conferido o Prêmio Pela Paz João XXIII. Na ocasião, disse Paulo VI: Este é o motivo místico e evangélico que transfigura a expressão de uma pessoa pobre e faminta, de uma criança doente, de quem sente repulsa diante de um homem leproso ou enfermo no leito de morte, na misteriosa expressão de Cristo.

Perto de 1980, as Missionárias da Caridade, depois de muita luta, chegaram aos países comunistas, abrindo uma fundação em Zagabria, na Croácia, e pouco depois estabeleceram outra em Berlim. Continuaram a estender a sua Missão nos anos 80 e 90, instalando casas em quase todos os países comunistas, incluindo 15 fundações na ex-União Soviética. Não obstante seus apelos e repetidos esforços, Madre Teresa não conseguiu abrir nenhuma fundação na China.

Agnes Gonxha Bojaxhiu ingressou na vida religiosa aos 18 anos, na ordem religiosa irlandesa das Irmãs de Loretto, escolhendo o nome Teresa por ser devota de Santa Teresa de Lisieux. Fez a profissão perpétua como irmã de Loreto no dia 24 de maio de 1937, e daquele dia em diante foi chamada Madre Teresa. Em 1949, aos 36 anos, recebeu do Vaticano autorização para deixar o convento e fundar uma nova ordem religiosa, dedicada a cuidar dos doentes e moribundos nas favelas, educar as crianças de rua, cuidar dos mendigos e abrigar os abandonados. Madre Teresa começou seu trabalho recolhendo pessoas que perambulavam nas ruas de Calcutá para lhes dar assistência. Depois dos moribundos e das crianças, madre Teresa voltou sua compaixão para os leprosos. Na verdade, qualquer um que precisasse do seu auxílio recebia sempre um sim e um sorriso como resposta.

Em certa ocasião, o Papa João Paulo II disse: Através do sorriso, das palavras e das obras de Irmã Teresa, Jesus caminha novamente entre nós pelas ruas do mundo, como o Bom Samaritano. Hoje, a sua Congregação reúne em torno de 3 mil freiras e 400 irmãos, em 87 países, dando apoio aos necessitados em cerca de 160 cidades.

Um encontro para ser lembrado: o nosso Dom Helder Câmara e Madre Tereza de Calcutá só se conheciam através do que se publicava sobre eles na mídia internacional. Admiravam-se mutuamente, mas não se conheciam pessoalmente. No Congresso Eucarístico da Filadélfia, em 1976, no entanto, aconteceu, pela primeira vez para ambos, ficarem sentados em cadeiras vizinhas. Os fotógrafos e os jornalistas adoraram e não perderam a oportunidade! A toda hora espocavam flashes. Afinal, como religiosos defensores das minorias, ambos eram imbatíveis. Coincidentemente, marcaram uma entrevista com os dois no mesmo horário, com cobertura inclusive da televisão. Ela, entre tímida e preocupada, comentou com ele, nos bastidores, que não conseguia se acostumar com as luzes da televisão, com auditórios muito grandes e com multidões. Dom Helder, que adorava um papo, puxou conversa para distraí-la. Madre Teresa confidenciou que sentia que ele se protegia de aplausos e elogios, lembrando que estava com o Cristo desde o Batismo, mas o Cristo se escondia tanto dentro dele, que era possível pensar que ele estava na entrada triunfal de Jerusalém, dizendo: — Senhor, eu serei apenas o teu jumentinho! Dom Helder concordou. Riram muito quando ela concluiu: — Só que eu não tenho coragem de dizer 'teu jumentinho'. Prefiro afirmar que sou uma burra velha ou uma velha vaca. Riram muito, aqueles dois. Então Dom Helder, a poucos instantes de serem chamados para a entrevista, sugeriu que os dois fizessem esta oração: Senhor Jesus, nós temos a felicidade e a responsabilidade de acreditar que somos um contigo desde o Batismo. Mas somos nós que apareceremos. Tu te escondes tanto, Senhor Jesus, e como esta carcaça é uma parede de pedra, nós somos opacos! Agora, que vamos ser vistos por milhões, que a graça divina nos torne transparentes de tal modo que, quem nos olhar, em vez de Madre Teresa e Dom Helder, contemple Jesus Cristo!

No dia 05 de setembro de 1997, depois de sofrer uma última parada cardíaca, fez-se a Santa Hora de Madre Teresa poder se encontrar, desta vez definitivamente, com o Dono e Senhor da sua boníssima alma. O mesmo veículo que, em 1948, transportara o corpo do Mahatma Gandhi foi utilizado para realizar o cortejo fúnebre da Mãe de todos os pobres.

A Superiora-Geral das Missionárias da Caridade, Irmã Nirmala Joshi, assim se referiu a Madre Teresa: O mundo se lembrará de Madre Teresa por seu amor – por seu amor a Deus e a cada pessoa. Agora temos que fazer o mesmo que ela fazia. A Congregação está nas mãos de Deus. Certamente é uma perda imensurável, mas estou segura de que nossa Madre rezará por nós no Céu e nos ajudará. Já o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, sentenciou: A vida e a obra da Madre Teresa de Calcutá deve servir de exemplo para a Humanidade, especialmente para os jovens, a fim de afastar a indiferença e a destruição. Nosso mundo perdeu uma mulher frágil, mas forte no seu interior. E Sua Santidade o Dalai Lama afirmou: Madre Teresa foi um exemplo vivente da capacidade humana para gerar amor infinito. E até Boris Yeltsin, quando era Presidente da Rússia, disse: Toda a vida desta grande mulher foi a brilhante encarnação de serviço a grandes ideais humanos de bondade, compaixão, generosidade e fé. Mas, de todas as referências à Madre Teresa, a que mais me comoveu e impressionou foi a de Indira Gandhi perante a Assembléia da ONU: Na presença da Madre Teresa, todos nos sentimos, com razão, um pouco humilhados e envergonhados de nós mesmos. Eu não sei se todos se sentem envergonhados, mas eu me sinto um verme capenga.

Madre Teresa, entre outros Veneráveis Mestres, é uma LLuz Cósmica que Illumina o trabalho desinteressado e altruísta da veneranda Ordo Svmmvm Bonvm, interface digital autorizada da Sidereal Illuminated Brotherhood (SIB) para o planeta Terra.

http://svmmvmbonvm.org

http://svmmvmbonvm.org/masters/masters.htm

 

Enfim, este inacabado trabalho pretende oferecer a todos, católicos ou não (como eu), um momento de reflexão e de inspiração através das palavras de uma Santa mulher que dedicou sua vida ao outro, pois, à sua maneira, sabia que ela e todos os outros, miseráveis ou abastados, benditos ou amaldiçoados, eram um no seio do Deus de sua compreensão. Paz à Madre Teresa! Paz aos homens! Paz ao Universo!

Todas as fontes de consulta estão citadas ao final do trabalho.

 

 

 

PENSAMENTOS

de

MADRE TERESA DE CALCUTÁ

 

 

 

 

Poema da Paz


O dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Equivocar-se.
O obstáculo maior? O medo.
O erro maior? Abandonar-se.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desalento.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
0 que mais faz feliz? Ser útil aos demais.
O mistério maior? A morte.
O pior defeito? O mau humor.
A coisa mais perigosa? A mentira.
O sentimento pior? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A estrada mais rápida? O caminho correto.
A sensação mais grata? A paz interior.
O resguardo mais eficaz? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
A coisa mais bela de todas? O amor
.

Madre Teresa

 


Sou albanesa de nascimento. Agora sou uma cidadã da Índia. Sou também freira católica. No meu trabalho, pertenço ao mundo inteiro. Mas no meu Coração, pertenço a Cristo.

Oh Senhor, Tu disseste-nos, que nosso Pai do céu cuidará de nós, como ele cuida dos lírios dos campos e dos pássaros do céu.

Tu, que não tinhas nem lugar para descansar a tua cabeça, és o nosso mestre. Ensina-nos a confiar na providência divina e ajuda-nos a superar a nossa cobiça humana. Cobiça nunca fez ninguém feliz.

Dai-nos força, para que possamos ser um instrumento de Tua vontade. Abençoa a utilização do dinheiro no mundo, para que os famintos tenham alimento, os despidos tenham roupa, os pobres tenham abrigo e os doentes possam ser cuidados.

Senhor, dai-nos o Teu Espírito Santo, para que através da fé que Tu nos emprestaste, reconheçamos claramente que todos nós para Ti valemos mais do que cada lindo lírio ou do que uma cotovia cantando no ar.

Querido Senhor: tu me deste coragem, através da confiança com que tu me aceitas. Deixa-me amar a todos os não desejados, como Tu me amas. Dai-nos parte da riqueza do Teu amor, e então iremos aceitar um ao outro.

Queridíssimo Senhor: eu Te personificarei em teus doentes hoje e todos os dias e, enquanto eu cuido deles, as Suas dores se aliviam.

Se Tu te esconderes debaixo do manto repugnante do irritado, do exigente, do insensato, que eu possa então Te reconhecer e dizer: — Jesus, meu paciente, como é amável Te servir.

Senhor, dai-me uma fé que eu possa ver, e o meu trabalho nunca será um tormento; e encontrarei novos amigos, com bom humor, ao atender os desejos de todos os pobres sofredores.

Meus doentes queridos, como vocês me são caros, porque vocês personificam o Cristo em mim; que grande graça é para mim, poder cuidar de vocês.

Queridíssimo Senhor: dê-me a dignidade para reconhecer a minha alta vocação com todas as suas obrigações. Nunca permitas que eu me torne indigna, ao cair na frieza, no mau humor ou na impaciência.

Oh Senhor, tu que és Jesus, meu paciente, sê misericordioso também; meu paciente Jesus, perdoa os meus erros e olha apenas a minha boa vontade, que é direcionada para te amar, te servir, na pessoa de cada doente.

Senhor, fortalece minha fé, abençoa o que eu faço e o meu trabalho agora e sempre.

Louvado sejas Tu, Senhor, que trouxe tanta alegria para minha vida. Eu sorrio, quando vejo as riquezas de Tuas bênçãos. Meus olhos sorriem, quando vejo como uma criança faminta sacia a sua fome. Minha velha boca sorri, quando vejo como as pessoas compreendem que Tu precisas delas.

Com freqüência, Senhor, eu sorrio de todo o meu coração junto às irmãs, quando nós vemos o que realmente Tu és. E diariamente sorrimos com a alegria que Tu nos dás, quando cantamos nossas cantigas para Te louvar.

Obrigado, Senhor, por esse maravilhoso e alegre sorrir. Amém.

Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.

O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de se insistir com os outros para que façam qualquer coisa.

Se houvesse pobres na Lua, iríamos até lá. O que conta não é o que fazemos, mas o amor que colocamos no que fazemos!

Juntos proclamamos com alegria a difusão da paz o amor à humanidade, e percebemos que os pobres são também nossos irmãos.

A fé em ação é amor, e amor em ação é trabalho. Portanto, o 'modo de se viver' é fruto da fé.

O amor é a fruta da época de todas as estações e está ao alcance de cada mão. Qualquer um pode colhê-lo, sem limites estabelecidos.

É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.

Mas eu sinto que o maior destruidor da paz, hoje, é o aborto, porque é uma guerra contra a criança – um assassinato direto da criança inocente assassinato pela própria mãe. E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo sua própria criança, como nós podemos dizer para outras pessoas que não se matem uns aos outros?

Não fazemos coisa alguma. É Deus quem faz tudo. Toda a glória deve voltar para Ele. Deus não me convocou para ser bem sucedida. Ele me convocou para ser fiel.

A raiz de todos os males é o egoísmo.

Ninguém pode forçar ou impor a conversão, que só acontece por graça de Deus. A melhor conversão é a que consiste em ajudar as pessoas a se amarem umas às outras. Nós, que somos pecadores, formos criados para ser filhos de Deus, e temos que nos ajudar a chegarmos o mais perto possível Dele. Todos somos chamados a amá-Lo.

Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.

O fruto do silêncio é a oração; o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço; e o fruto do serviço é a paz.

Meu Deus. Tu, somente Tu. Eu confio em Teu chamado, em Tua inspiração. Tu não me desapontarás.

Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje. Comecemos.

Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.

Cristo é o chefe da família, o ouvinte silencioso em toda conversação, o convidado invisível em todas as refeições.

As palavras de Jesus – Amem uns aos outros como eu vos amei não devem ser apenas uma luz para nós, mas uma chama que arda dentro de nós.

Hoje, os pobres sentem fome de pão e arroz, e do amor da palavra viva de Deus. Os pobres estão sedentos de água e paz, verdade e justiça. Os pobres estão desabrigados, necessitados de um abrigo, de um coração feliz que os entenda, os proteja e os ame. Os pobres estão nus: precisam de roupas, de dignidade humana e de compaixão. Estão doentes: necessitam de médicos, de carinho e de um sorriso sincero. Deus cuida dos pobres através de nós.

A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.

A pior calamidade para a Humanidade não é a guerra ou o terremoto. É viver sem Deus. Quando Deus não existe, se admite tudo. Se a lei permite o aborto e a eutanásia, não nos surpreende que se promova a guerra!

Não há tristeza maior do que a falta de amor.

Lembro-me de uma vez que retirei uma mulher de uma lata de lixo e vi que ela estava morrendo. Levei-a para o convento. Ela repetia as mesmas palavras: 'Meu filho fez isso comigo'. Nem uma só vez pronunciou as palavras: 'estou faminta', 'estou morrendo', 'estou sofrendo'. Apenas continuava a repetir: 'Meu filho fez isso comigo'. Levei muito tempo para ajudá-la a dizer, antes de morrer: 'Eu perdôo meu filho'.

A primeira necessidade? Comunicar-se.

Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz.

Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos de AIDS. Mas matar crianças inocentes não nos assusta. O aborto é pior do que a fome, pior do que a guerra.

Para manter uma lamparina acesa, temos de ficar colocando óleo dentro dela.

Hoje, o mundo é um 'calvário aberto'. Os sofrimentos mentais e físicos estão em toda parte. A dor e o sofrimento entraram em tua vida, mas lembra-te de que a dor, o infortúnio e o sofrimento são beijos de Jesus – sinais de que tens estado tão próximo Dele que Ele pode te beijar.

Um país que aceita o aborto não está a ensinar os seus cidadãos a amar, mas a usar a violência para obterem o que querem. É por isso que o maior destruidor do amor e da paz é o aborto.

Quando a paz reina em um lar, ali se encontram também a alegria, a unidade e o amor. Como se pode levar uma vida familiar normal sem paz e sem unidade?

Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou... É nosso dever protegê-los e promover o seu bem-estar.

O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente, segundo os cientistas e pesquisadores, para todos; existe riqueza mais que de sobra para todos. É só uma questão de reparti-la bem, sem egoísmo. O aborto pode ser combatido mediante a adoção. Quem não quiser as crianças que vão nascer, que as dê a mim. Não rejeitarei uma só delas. Encontrarei uns pais para elas. Ninguém tem o direito de matar um ser humano que vai nascer: nem o pai, nem a mãe, nem o Estado, nem o médico. Ninguém. Nunca, jamais, em nenhum caso. Se todo o dinheiro que se gasta para matar fosse gasto em fazer que as pessoas vivessem, todos os seres humanos vivos e os que vêm ao mundo viveriam muito bem e muito felizes. Um país que permite o aborto é um país muito pobre, porque tem medo de uma criança, e o medo é sempre uma grande pobreza.

A caridade pode ser exercida, em qualquer lugar onde nos encontremos.

Hoje, em ti, Jesus deseja reviver Sua total obediência a seu Pai. Permite que Ele o faça. Não importa como te sentes, já que Ele se sente bem em ti.

Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.

A oração de São Francisco é muito atual. Não vivemos nas mesmas circunstâncias, mas o que Francisco pedia responde perfeitamente às necessidades da nossa época. Em Calcutá, rezamos essa oração todos os dias, depois da comunhão. Penso em todos os homens e mulheres que necessitam de amor: 'Senhor, fazei-nos dignos de ser instrumentos da verdadeira paz, que é a Vossa paz.'

O amor, para ser verdadeiro, tem de doer. Não basta dar o supérfluo a quem necessita, é preciso dar até que isso nos machuque.

Cristo em mim: Ele age através de mim: Ele me inspira, me dirige como seu instrumento. Eu nada faço... Ele faz tudo.

Todos, inclusive os não-católicos, morrem na paz do Senhor.

Mantenha seus olhos puros para que Jesus possa olhar através deles.

Mantenha sua língua pura para que Jesus possa falar por sua boca.

Mantenha suas mãos puras para que Jesus possa trabalhar com suas mãos.

Mantenha sua mente pura para que Jesus possa pensar seus pensamentos em sua mente.

Mantenha seu Coração puro para que Jesus possa amar com seu Coração.

Peça a Jesus para viver sua própria vida em você porque:

Ele é a Verdade da humildade.

Ele é a Luz da caridade.

Ele é a Vida da santidade.

Não podemos fazer grandes coisas na terra. Tudo o que podemos fazer são pequenas coisas com muito amor.

Não utilizemos bombas e armas para dominar o mundo. Vamos usar amor e compaixão. A paz começa com um sorriso – sorri cinco vezes por dia para alguém a quem não gostarias realmente de sorrir – faze isso pela paz. Então vamos irradiar a paz de Deus e assim acender a Sua luz e extinguir do mundo e dos corações de todos os homens todo o ódio e amor pelo poder.

Nunca compreenderemos o quanto um simples sorriso pode fazer.

Como Jesus, pertencemos ao mundo inteiro, vivendo não para nós mesmos, mas para os outros. A alegria do Senhor é a nossa força.

Buscando a face de Deus em todas as coisas, em todas as pessoas, em todos os lugares, durante todo o tempo, e vendo a Sua mão em cada acontecimento isso é contemplação no coração do mundo.

Amar, ser verdadeiro, deve custar deve ser árduo deve esvaziar-nos do ego.

Famintos de amor, Ele olha por vocês. Sedentos de amabilidade, Ele pede por vocês. Privado de lealdade, Ele espera em vocês. Desabrigados de asilo em seu Coração, Ele procura por vocês. Você será esse alguém para Ele?

Os pobres que buscamos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estas famintos de pão ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de casa feita de tijolos e cimento ou da confiança de possuírem um lugar em nossos corações.

Se as Irmãs [da Congregação Missionárias da Caridade] auxiliassem apenas uma única pessoa, já valeria a pena. Jesus morreria por uma única pessoa, por um só pecador.

Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.

Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.

Muitas vezes, o povo é egocêntrico, ilógico e insensato. Perdoe-o assim mesmo.

Se você é gentil, o povo pode acusá-lo de egoísta e interesseiro. Seja gentil assim mesmo.

Se você for um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco, o povo pode enganá-lo. Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz, o povo pode sentir inveja. Seja feliz assim mesmo.

O bem que você faz hoje, o povo pode esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no fim das contas, é entre você e Deus. Nunca foi entre você e o povo.

A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.

Os pobres espirituais são os que ainda não descobriram Jesus Cristo, ou que estão separados dele por causa do pecado. Os que vivem na rua também precisam ser ajudados nesse sentido.

Tenhas sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...

Mas o que é importante não muda; a tua força e convicção não têm idade. O teu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida. Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.

Enquanto estiveres viva, sente-te viva. Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo. Não vivas de fotografias amarelecidas.

Continua, quando todos esperam que desistas. Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.

Faz com que em vez de pena, te tenham respeito. Quando não consigas correr através dos anos, trota. Quando não consigas trotar, caminha. Quando não consigas caminhar,
usa uma bengala.

Mas nunca te detenhas!

O celibato não é para quem se sente chamado ao matrimônio. O sacramento do matrimônio é maravilhoso. Desde o momento em que um homem e uma mulher se amam verdadeiramente e rezam juntos, Deus transmite a eles o seu amor. A vida familiar merece muita atenção, é um dom de Deus. Não obstante, nós religiosas renunciamos a esse dom. Consagramos a nossa vida a Deus na castidade e no amor, sem divisão. Nada nem ninguém nos poderá separar desse amor, como diz São Paulo.

A maior doença atual não é a lepra ou a tuberculose, mas a sensação de ser indesejável, não-amado, abandonado por todos. O maior pecado é a ausência de amor e de caridade, a terrível indiferença para com o próximo que, à margem do caminho, é exposto à exploração, à corrupção, à indigência, à enfermidade.

Quero que saibas que cada vez que me convidas, eu venho sempre, sem falta. Venho em silêncio e de forma invisível, mas com um poder e um amor que não acabam. Não há nada na tua vida que não tenha importância para mim.

Sei o que existe no teu coração, conheço a tua solidão e todas as tuas feridas, as tuas rejeições e humilhações. Eu suportei tudo isto por causa de ti, para que pudesses partilhar a minha força e a minha vitória.

Conheço, sobretudo, a tua necessidade de amor. Nunca duvides da minha misericórdia, do meu desejo de te perdoar, do meu desejo de te bendizer e viver a minha vida em ti, e que te aceito sem me importar com o que tenhas feito.

Se te sentes com pouco valor aos olhos do mundo, não importa. Não há ninguém que me interesse mais no mundo do que tu. Confia em mim. Pede-me todos os dias que entre e que me encarregue da tua vida e eu o farei.

A única coisa que te peço é que confies plenamente em mim. Eu farei o resto.Tudo o que procuraste fora de mim só te deixou ainda mais vazio. Portanto, não te prendas às coisas passageiras. Mas, sobretudo, não te afastes de mim quando caíres. Vem a mim sem demora, porque quando me dás os teus pecados, dás-me a alegria de ser o teu Salvador. Não há nada que eu não possa perdoar.

Não importa o quanto tenhas andado sem rumo, não importa quantas vezes te esqueceste de mim, não importa quantas cruzes levas na tua vida. Tu já experimentaste muitas coisas, no teu desejo de seres feliz. Porque é que não experimentas abrir-me o teu coração, agora mesmo, mais do que antes?

Em 1979, ao receber o prêmio Nobel da Paz pelo trabalho em favor dos pobres, disse: Eu agradeço em nome dos famintos, dos sem-casas, dos leprosos e de todas essas pessoas que se sentem não-desejados, pessoas que se tornaram um fardo à sociedade e evitadas por todo o mundo.

Deus criou um mundo suficientemente grande para todas as vidas que ele deseja que nasçam. Só os nossos corações é que não são suficientemente grandes para as desejar e aceitar. Como seria bonito se todo o dinheiro utilizado para encontrar formas de matar pessoas fosse utilizado, em vez disso, para as alimentar, acolher e educar. Temos demasiadas vezes receio dos sacrifícios que devemos fazer. Mas onde há amor, há sempre sacrifício e quando amamos até nos fazer doer, há sempre alegria e paz.

Mais vale acender uma vela do que maldizer a escuridão.

Através do aborto, diz-se ao pai que ele não tem que ter nenhuma responsabilidade pela criança que ele trouxe ao mundo. Este pai, provavelmente, vai colocar outras mulheres na mesma situação. Logo, o aborto apenas traz mais aborto... A criança é o dom de Deus para a família. Cada criança é criada à imagem e semelhança de Deus para grandes coisas — para amar e ser amada.

Deus jamais nos esquecerá, e sempre existe algo que você e eu podemos fazer. Nós podemos manter a alegria do amor de Jesus em nossos corações, e partilhar esta alegria com todos aqueles de quem nos aproximarmos.

Amem-se uns aos outros, como Jesus ama a cada um de vocês. Não tenho nada que acrescentar à mensagem que Jesus nos transmitiu. Para poder amar, é preciso ter um Coração puro e é preciso rezar. O fruto da oração é o aprofundamento da fé. O fruto da fé é o amor. E o fruto do amor é o serviço ao próximo. Isso nos conduz à paz.

 

 

 

 

Parágrafo Final

 

Será que importa alguma coisa para o Deus de qualquer religião (ou para o Deus concebido por qualquer religioso sincero) que alguém seja católico ou protestante, budista ou maometano, gnóstico ou agnóstico, com-tudo ou sem-nada, bem-aventurado ou execrado, casto ou devasso, autotrófico ou heterotrófico? Acho que não. Afinal, segundo as religiões, não foi Ele quem criou toda a natura naturata universalis? Se foi, para Deus, não pode haver qualquer diferença entre A e B ou entre Y e Z. Todas as diferenças são produzidas por nós, ignorantões em primeiro lugar, não por Deus. Qualquer que seja o raciocínio utilizado para apoiar ou para contraditar esta especulação, exista ou não exista um Deus onipotente, seja Ele ou não o criador do que é bom e do que não é bom, uma coisa é irredutível: Somos todos um. Ou aprendemos isso... Ou aprenderemos isso.

 

 

 

 

 

ADDENDUM

Mensagem Canalizada de Madre Teresa

Canal: Heloísa Fagundes
www.vialuz.com

Fonte:

http://www.caminhosdeluz.org/A-179.htm

 

 

Nesta canalização, ela conta como a fé e o amor são capazes de curar as mais profundas feridas, mesmo as que são consideradas irrecuperáveis.

Meus amados irmãos, venho, neste momento, trazer-lhes uma palavra de Fé e de Amor. Este sentimento que faz com que nos tornemos fortes perante acontecimentos e desastres inevitáveis. O Amor transforma a mãe-fera mansa em um ser que protege a sua prole com força e garra. O Amor faz com que tenhamos forças extraordinárias para levar a nossa missão à frente. Muitas vezes, perguntavam-me onde eu buscava forças, com um corpo tão franzino e com o pouco alimento porque eram muitos a partilhar; como conseguia ter força para continuar, dia após dia, noite após noite. Não poderia permanecer indiferente àqueles seres largados nas ruas e nas calçadas como se fossem trouxas humanas, abertos de feridas e pústulas sanguinolentas. Não caberia dentro de mim – que muitas vezes arrastei nas costas aqueles molambos humanos que apenas precisavam de abrigo, algum alimento e o bem maior de todos para suas feridas que é o Amor – deixá-los. Alimentados com o nosso Amor e o de todos aqueles que estavam trabalhando conosco, víamos florescer novamente a vida perante nossos olhos.

Inúmeras foram as vezes e tantos foram os milagres que é impossível relatar todos os acontecimentos nos quais estivemos orando, participando e curando, sempre com a ajuda do Senhor Jesus. Perguntavam como é possível que, dentro de uma casa, possa funcionar um leprosário – e você, estando tão próximo aos doentes, nunca jamais ter adquirido a própria doença. Sabia Jesus que eu não poderia me dar ao luxo de adoecer. Aquele rebanho precisava de Ajuda, de Cura, de Amor. Muitíssimas vezes, durante a noite, enquanto velava um paciente que estava muito mal, vi flocos de rosas brancas, pétalas perfumosas e olorosas descerem sobre aqueles corpos encarquilhados, mutilados, às vezes até semipodres, e, no dia seguinte, as feridas todas se apresentavam depuradas, limpas e até fechadas. Muitas eram as vezes em que nós não possuíamos nem gaze para enrolar os membros que se desfaziam aos pedaços e, mesmo assim, a Espiritualidade generosa nunca deixou de nos amparar, trazendo esse benefício durante as noites, e, pela manhã, todos estavam muito melhores e muito mais reconfortados.

Posso dizer apenas, queridos e amados amigos, que parti com pena porque sabia que era ainda necessária, mas a Espiritualidade Maior me chamou para o seu seio porque, dizia Ela, estava finda a minha missão. A mim, como soldado da Espiritualidade, não cabia a contra-argumentação; apenas lastimava deixar meus pobres doentinhos. Sabia também que deveria abrir espaço para que a nossa obra transcendesse a nossa pessoa e continuasse ajudando indefinidamente a todos aqueles que, nas ruas de Calcutá, sofriam em silêncio, porque nem mais vozes possuíam para reclamar ou chorar ou sequer implorar.

Peço hoje, que me escolheram para trazer-lhes esta mensagem, que rezem um Pai-Nosso por todos aqueles doentes, principalmente os leprosos que foram nosso alvo maior de socorro. Oro e trabalho todos os dias na Irmandade da Luz, pedindo que o planeta Terra se veja livre de tal estigma. Estigma tão doloroso e não mais necessário. Acredito que possa a Espiritualidade Maior, dentro em breve, erradicar completamente os focos de pobreza e de miséria humanas, livrando todos aqueles que porventura pudessem vir a desenvolver tal padrão de vibração, dando abrigo a uma doença tão dolorosa que não corrói somente o corpo físico, mas, também, acaba por corroer a alma ao corroer as Esperanças e a Fé.

Nunca, em tempo algum, eu perdi a Fé de que poderia, contra tudo e contra todos, arrumar um caminho, por pequeno que fosse, para auxiliar aqueles que chegavam às minhas mãos. Que cada um de vocês possa ser um semeador também dessa Esperança trazida pela Fé que movimenta montanhas e que sempre nos impulsionou na nossa obra – não só na Índia mas, posteriormente, através do mundo. Que as pétalas de rosas trazidas por Jesus possam estar descendo sobre suas cabeças e seus corações neste momento; que se sintam abrandados e solidários com todos aqueles que sofrem ainda neste mundo de Deus.

 

___________

 

Para definitivamente concluir este trabalho, deixo quatro perguntas interligadas para reflexão.

a) Se a Lei Educativa do Karma não pode ser anulada, se as experiências da vida são tão necessárias quanto irredutíveis (ainda que, se compreendidas, possam ser transmutadas) e se a miséria, a dor e a doença são, para muitos, partes integrantes de uma Peregrinação-Aprendizagem, por que, IMPERATIVAMENTE, devemos auxiliar as pessoas a se libertarem de seus fardos construídos e a vencerem suas dificuldades fabricadas?

b) Se auxiliarmos as pessoas a se libertarem de seus fardos e a vencerem suas dificuldades, não estaremos interferindo na Lei Educativa do Karma?

c) Que responsabilidade ou compensação teremos que cumprir ou ajustar com relação a essas ações?

d) E ainda que, cosmicamente, tenhamos que responder também por toda a beleza que incentivarmos e por todo o bem que fizermos, vale a pena continuar a fazer o bem e a esparramar a beleza? Se vale a pena, vale por quê?

 

___________

 

Enfim, reproduzo abaixo duas máximas divulgadas recentemente na Loja Esotérica Virtual:

O Ocultismo não é a aquisição de poderes ou a busca da felicidade, porque o seu primeiro passo é o Sacrifício, e o seu segundo, a Renúncia. (Mestre Kut Hu Mi)

Nós (ou seja, nossas personalidades) nos tomamos imortais pelo mero fato de nossa natureza moral e pensante ser enxertada em nossa Trina Mônada Divina, 'Athma-Buddhi-Manas', os três em um e um em três (aspectos). Pois a Mônada manifestada na Terra pelo Ego encarnante é o que é chamado de a Árvore da Vida Eterna, da qual só se pode aproximar comendo do Fruto do Conhecimento, o Conhecimento do Bem e do Mal ou da Gnose – a Sabedoria Divina. (Helena Petrovna Blavatsky)


 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.vialuz.com/

http://amaivos.uol.com.br/templates/amaivos/amaivos07/
noticia/noticia.asp?cod_noticia=3343&cod_canal=31

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Mission%C3%A1rias_da_Caridade

http://www.motherteresacause.info/portoghese/
BiografiadeMadreTeresadeCalcuta.htm

http://www1.folha.uol.com.br/fol/retro97/retro97_gente10.htm

http://paginas.terra.com.br/arte/ecandido/doc00011.htm

http://www.gruppe-seele.de/
29-1-orao-da-madre-teresa-de-calcut.html

http://www.netsaber.com.br/
biografias/ver_biografia.php?c=1436

http://esperaacreditaconfia.blogspot.com/2006/06/
orao-do-pobre-madre-teresa-de-calcut.html

http://ospiti.peacelink.it/zumbi/news/semfro/sf247p05.html

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/
participacao_parceria/coordenadorias/idosos/artigo/0007

http://www.citador.pt/citador.php?
cit=1&op=7&author=87&firstrec=0

http://www.romantichome.net/
mensagensdereflexaoeotimismo.htm

http://www.abadia.org.br/ntmtere.htm

http://www.acidigital.com/
biografias/testigos/teresa/testemunhos.htm

http://www.rainhadapaz.g12.br/
projetos/religiao/projeto_da_paz/mteresa.htm

http://www.madreteresa.hpgvip.ig.com.br/index.html

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1

http://www.orizamartins.com/ref-MT-paz-sorriso.html

http://www.aeiou.pt/registos/p/
Pensamentos_Madre_Tereza_de_Calcuta.html

http://jesse.com.br/index.shtml

http://www.prosaepoesia.com.br/
mensagens/efermidade.asp

http://www.flaviogago.org/
textos/textos-reflexao.htm

http://www.ajudasdevida.hpg.ig.com.br/
canticos/madretereza_avida.htm

http://www.catolicanet.com.br/
madreteresa/index.asp?cod=18&tipo=0

http://jn2.sapo.pt/seccoes/mensagem.asp?72059

Música de fundo:

Fools Rush In (Johnny Mercer & Rube Bloom)

Fonte:

http://www.ncae.org/pod/aids/holidays/midi/