TEMPO DE PLANCK

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Um simples dia —› 86.400 segundos.

Uma simples hora —› 3.600 segundos.

Um simples minuto —› 60 segundos.

Um tempo de Planck1 —› ~10–43 segundos.

 

 

Por quantos segundos a vida se mostrará?

Em quantos segundos a transição se dará?

Em quantos segundos a Illuminação sobrevirá?

Em quantos segundos a Alforria ocorrerá?

 

 

No tempo cósmico – que é ilimitado –

86.400 segundos 10–43 segundos.

 

 

Bolas! Ou cuidamos do nosso Quadrado

ou não importam 1 ou 1 zilhão de segundos!

Isto é um truísmo que não pode ser negociado.

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Em Física, o tempo de Planck – tP – é a unidade de tempo no sistema de unidades naturais conhecidas como Unidades de Planck. Ele é o tempo requerido para que a luz viaje – no vácuo! – uma distância de 1 comprimento de Planck. O tempo de Planck é definido como:

 

 

onde:

= é a constante de Planck reduzida
G = constante gravitacional
c = velocidade da luz no vácuo
s = segundo (unidade de tempo do sistema internacional)

Os dois dígitos entre parêntesis denotam o erro padrão do valor estimado (raiz quadrada positiva do valor médio do quadrado da variância de uma variável estatística).

A unidade recebeu este nome em referência a Max Planck, o primeiro a propô-la. Max Karl Ernst Ludwig Planck (Kiel, 23 de abril de 1858 – Göttingen, 4 de outubro de 1947) foi um físico alemão, considerado o pai da Mecânica Quântica. A Mecânica Quântica, um ramo fundamental da Física, é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e outras partículas subatômicas, muito embora, em diversos casos, também possa descrever fenômenos macroscópicos. A Teoria Quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicáveis, tais como as órbitas estáveis do elétron e a radiação de um corpo negro (à medida que a temperatura diminui, o pico da curva da radiação de um corpo negro se desloca para menores intensidades e comprimentos de onda maiores).

 

 

 

 

Apesar de na maioria dos casos a Mecânica Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala. Por exemplo, a explicação de fenômenos macroscópicos, como a superfluidez e a supercondutividade, só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da Teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenômeno é a chamada Constante de Planck (h = 6, 626 x 10–34 J.s), que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de ação.

A Mecânica Quântica recebeu esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria clássica.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.thetechfaq.com/2008/03/06/everything
-you-wanted-to-know-about-quantic-computers/

http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/
fismod/mod03/m_s02.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_negro

http://en.wikipedia.org/wiki/
Planck_time

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Tempo_de_Planck

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Mec%C3%A2nica_qu%C3%A2ntica

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Constante_de_Planck

 

Fundo musical:

Teletubbies

Fonte:

http://64.233.169.104/