TEMPOS DIFÍCEIS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

EM TEMPOS DIFÍCEIS

Robert E. Daniels, F.R.C.
Fonte: http://www.amorc.org.br/

 

 

Em tempos difíceis, as técnicas místicas têm seu maior potencial de sucesso. Quando a vida está muito cômoda, alcançamos pouco êxito na aplicação dos princípios que podem produzir as circunstâncias que desejamos estabelecer em nossa vida. Mas quando nos defrontamos com emergências e problemas difíceis, a aplicação de princípios místicos é mais poderosa, de modo que resultados quase milagrosos podem ser observados. Isto deve nos trazer a confiança e a certeza de que o Cósmico se predispõe a trabalhar em nosso favor durante momentos de grande necessidade.

 

O viver em harmonia com o Cósmico requer mais do que simplesmente meditar por alguns minutos, todos os dias, e ler literatura mística. Implica em levarmos uma vida mística, vivendo segundo as condições que ela de nós exige. Estas condições consistem em que devemos nos tornar tão tolerantes como o Cósmico, tão mentalmente abertos como o Cósmico, tão amorosos como o Cósmico, e igualmente abrangentes ou universais em nossos pensamentos e conduta. O Cósmico, como sabem os Rosacruzes, é Deus em ação por todo o Universo.

 

Se em nossos pensamentos e em nossa conduta somos preconceituosos, egoístas, invejosos, ciumentos ou dados ao ódio, nenhuma harmonia com o Cósmico pode existir, mesmo que nos entreguemos a estes sentimentos inarmônicos apenas ocasionalmente. O ritmo central do nosso viver diário deve ser bondoso, amoroso e generoso, cheio de nobre exaltação e compreensão solidária.

 

Passou a fase em que meramente lermos acerca da vida mística terá algum valor. Devemos transformar a teoria em prática, todos os dias, senão perderemos a oportunidade de um ciclo.

 

 

 

 

O supremo valor da vida não está na riqueza, nem no conforto, nem na fama, nem mesmo na felicidade, e, sim, no Serviço. Nada finalmente conta, exceto o Serviço, e isto sempre conta. (Alfred M. Martin, apud Robert E. Daniels, In: O Futuro da Humanidade, O Rosacruz, agosto, 1981, 128-129.]

 

 

 

 

 


Para a cobiça, a Natureza é pequena.
1

 

 

 

Propriamente, não há tempos difíceis,

como também não há tempos fáceis.

Há, sim, froixeza, cupidez e preconceito

 

 

A maioria de nós age como criança,

A maioria de nós não-quer-nem-saber

se o outro está necessitado e a sofrer.

 

 

Como querer paz sem solidariedade?

Como querer paz sem confraternidade?

Não há paz sem caridade e humildade.

 

 

É mesmo impossível subir ao pódio

enquanto, no Coração, houver ódio

 

 

 

 


Egoísmo

 

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Pensamento de Lucius Annaeus Seneca (4 a.C. – 65 d.C.).

 

Observação 1:

A animação em flash Odienta Cobiça foi produzida a partir de uma gravura digital disponibilizada no Blog Big & Quotes. Por este motivo, o artista que a criou mantém os mesmos direitos autorias sobre a animação em flash. O endereço do Blog citado é:

http://bitsandquotes.com/blog1/

 

Observação 2:

A animação em flash Egoísmo foi produzida a partir de uma imagem digital disponibilizada no Blog do Durva. Por este motivo, o artista que a criou mantém os mesmos direitos autorias sobre a animação em flash. O endereço do Blog citado é:

http://durvas.zip.net/

 

Fundo musical:

On The Sunny Side Of The Street (Dorothy Fields & Jimmy McHugh)

Fonte:

http://dns.satonishi.town.satosho.okayama.jp/
vg/midi/jazz/index.html