TELEPATIA E O VEÍCULO ETÉRICO

(4ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 4ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Telepatia e o Veículo Etérico, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Não esqueçamos de que o processo de comunicação telepática sempre esteve presente entre os Adeptos, Iniciados e Discípulos Avançados que têm corpos no Plano Físico. Daí, a importância de estudarmos e conhecermos este tema. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Zonas de Sensibilidade:

• à impressão de outros seres humanos;

• à impressão grupal; e

• às Impressões Hierárquicas e de Shamballa.

 

No que concerne à sensibilidade da impressão, três pontos devem ser considerados:

• processo de registro consciente (aproximação de uma área de possíveis contatos);

• registro das interpretações; e

• resposta invocadora resultante.

 

A aura humana é composta das emanações do Corpo Etérico, e este, por sua vez, é o resultado três tipos de energia, a saber:

a aura da saúde – essencialmente física;

a aura astral – que, normalmente, é o fator predominante, amplo e controlador; e

a aura mental – que, na maioria dos casos, é relativamente pequena.

 

A aura é a responsável pelos efeitos [salubres ou deletérios] que uma pessoa produz sobre outra.

 

A faina de um Discípulo e de um Iniciado consiste em reduzir a extensão e o poder da sua aura astral e expandir e acrescentar a potência da sua aura mental, ou seja, empreender todos os esforços para alcançar uma polarização no Plano Mental.

 

Etapas de progresso na Senda de Retorno:

1ª) descobrimento da potência-qualidade da aura astral;

2ª) incremento ou intensificação da potência do veículo mental; e

3ª) manifestação da natureza essencial do Amor.

 

A capacidade para interpretar corretamente as impressões registradas vai sendo adquirida e desenvolvida à medida que a aura mental se expande efetiva e concertadamente sob a influência da mente mantida firme e estável na Luz da [personalidade-]alma.

 

Toda verdade registrada é suscetível a muitas interpretações, e estas interpretações são reveladas progressivamente, de forma mais clara, à medida que passamos de uma Iniciação a outra, e vamos desenvolvendo respostas conscientes para as verdades percebidas.

 

 

Toda verdade registrada e compreendida é relativa

 

A capacidade de invocar se manifesta, progride conscientemente e melhora vida após vida.

 

Parafraseando o nosso queridíssimo Mestre DK (e brincando um pouquinho): não devemos nos preocupar tanto com os nossos erros e as nossas imperfeições (confusão mental, psiquismo astral e falsas interpretações). Com esforço e pertinácia, todos nós chegaremos lá. Na Via Iniciática, nada pode ser pior do que mania de perfeição. Em uma encarnação, não corrigiremos as miragens e as ilusões de muitas encarnações! Lutar o Bom Combate é uma coisa; paranóia de perfeição [Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)] é outra, não leva a lugar algum, ou melhor, o cara fica remoinhando no mesmo lugar, e, para quem convive com uma pessoa assim, é o Inferno de Dante ao vivório e colored!

 

 

E o paranóico respondeu:
'Lasciate ogni speranza'
é o cacete. E Don Asmodeu?
Comigo não há manzanza!

Sou paranóico convicto;
ninguém tira isso de mim.
Não quero ficar derelicto;

Um Grande Macete: Observação desapegada e corajosa de todos os desejos e anseios que dizem respeito ao ego separado.

 

Meta de um Discípulo —› Tornar-se essencialmente um ser humano verdadeiramente consciente, desenvolvendo, assim, a consciência do Eu Superior. Ou seja: discriminação entre o ego (eu inferior) e o Eu Superior, e se tornar o Fator Controlador.

 

Atenção: as impressões horizontais (do mundo circundante – Reino Humano e Reinos Subumanos) são tão importantes quanto as impressões verticais que derivam da Hierarquia e de Shamballa. Não há experiência nem aprendizado dispostos de um só lado. Não existe nem prospera essa coisa esquizofrênica de unilateralidade.

 

Como regra, os desejos ilusórios, miraginais e errôneos, as motivações personalísticas e egoístas e os pensamentos fideístas e ansiosos dos devotos bem-intencionados estão todos circunscritos ao Plano Astral.

 

É necessário que o nobre desejo de registrar Impressões Hierárquicas e Shambállicas seja substituído pelo anelo de disponibilizar, para a Humanidade, a nossa aura magnética. Precisamos, sim, aprender a constatar com clareza as necessidades humanas e perceber onde é possível auxiliar e servir. Se assim agirmos, e só assim agindo, as nossas formas mentais criadas (ilusórias, miraginais e mâyâvicas) se desvanecerão ou se atrofiarão por indiferença.

 

Nós temos que nos mancar,

Nós temos que encasquetar
que cada um de nós é capaz!

Muitos perdem valioso tempo
desejando os Mestres contatar.
Isto deságua em contratempo,
pois, a duração voa sem parar!

Ofereço, para a Humanidade,
o meu Amor e o meu Entendimento,
o que possuo de Bem e de Bondade,
para que seja aliviado o sofrimento.

 

O indivíduo que recebe uma impressão telepática, apesar de, a princípio, ser muito difícil, deve [procurar] saber a sua origem. Neste sentido, deve ser capaz de vinculá-la a uma demanda, informação, retificação, instrução ou distribuição de energia. E, como norma, a impressão deverá descender diretamente desde os níveis mentais até o cérebro, evitando todo contato com o Corpo Astral, [para que não seja viciada, deformada ou descaracterizada], pois, o nível astral de consciência é o grande desfigurador das verdades essenciais.

 

Todas as impressões passam por três fases:

1ª) registro mental (via antakarana);

2ª) recepção cerebral (depende da qualidade das células cerebrais, da polarização do pensador no centro da cabeça – Chakra Sahasrara1 – e da liberação de células cerebrais de todas as impressões emocionais, o que, portanto, implica e obriga que o Veículo Astral esteja completamente passivo); e

3ª) interpretação da impressão recebida (depende do acervo cultural, do nível alcançado no processo evolutivo, do acercamento místico ou ocultista em relação ao Centro da Verdade, da emancipação do psiquismo inferior, da humildade (que desempenha um papel predominante na Verdadeira Compreensão) e da descentralização em relação ao ego ou eu inferior, ou seja, dos desejos, das cobiças e das paixões).

 

Precisamos compreender corretamente para poder ensinar concertadamente.

 

Livrei-me
das esquisitas manias,
consegui
entender as algaravias,
escutei
meu Deus Interior falar,
e, então,
pude iniciar a ministrar!

 

 

Rosa Æterna est in Corde Nostro

 

 

Algo que muitas vezes é esquecido é que a verdadeira e efetiva interpretação das impressões telepáticas recebidas ou captadas depende, fundamentalmente, da pureza do canal de recepção e da emancipação de todos os aspectos do conjunto dos processos psíquicos inferiores e de qualquer intervenção astral (miragens, ilusões, idéias separatistas, preconceitos etc.).

 

De maneira geral, é a nossa mente que mata o Real!

 

No Caminho Probatório e nas primeiras etapas da Senda do Discipulado, o primeiro passo que o Discípulo deverá empreender é [tentar2] lograr o alinhamento entre o cérebro e a [personalidade-]alma, e isto envolve o triângulo formado pelo Corpo Etérico, pelo Veículo Astral e pela Natureza Mental.

 

Que todos
se libertem dos caquentos suspensórios.
Que todos
se alforriem do crucificador esverdeado.
Que todos
peregrinem pelos Caminhos Probatórios.
Que todos
se aproxime
m da Senda do Discipulado.

 

 

Dói, mas, eu gosto!

 

 

Todo o processo de transcensão [elevar-se ou se superar discriminação consciente] consome nuito tempo. Por isto, precisamos ter calma e pertinácia [Ora et Labora], pois, o Corpo Astral só será transcendido antes da Quarta Iniciação, e o Corpo Egóico antes da Quinta.

 

Em nossa peregrinação, passaremos de centros invocadores de Energia a centros evocadores de Energia, ou seja, uma espécie de usina central que está em contato com a Hierarquia e que distribui a Energia recebida (em resposta às necessidades da Humanidade). Haveremos de nos converter – para todos, sem exceção – em distribuidores de LLuz.

 

 

 

A telepatia direta pode ser de dois tipos:

1º) telepatia simpática ou entendimento imediato entre dois seres, estando relacionada com o Plexo Solar; e

2º) telepatia mental ou intercâmbio de pensamentos transmitidos na qual está envolvido o Corpo Mental.

 

Quando a mente abstrata está desenvolvida e é sensível (cujo aspecto superior é o Plano Átmico), se converte na semente ou no germe da Vontade Espiritual, incluindo a capacidade de responder ao Propósito Divino.

 

A Ciência da Invocação e da Evocação pode ser utilizada e costuma empregar os impulsos dos ignorantes e os anelos superiores (ainda incipientes) da multidões, expressados em forma invocadora, com o fim de eliminar a lacuna existente na consciência entre a vida do homem comum, a vida da personalidade integrada e vida da [personalidade-]alma.

 

Três conceitos importantes:

1º) o Corpo Etérico Planetário é o meio através do qual as correntes ou as impressões mentais (não importa de que fontes procedam) devem passar a fim de produzir um impacto no cérebro humano;

2º) a sensibilidade à impressão envolve a gestação de uma aura magnética, sobre a qual poderão atuar as impressões mais elevadas; e

3º) o Plano se constitui ou é composto da Substância com a qual os Membros da Hierarquia estão constantemente trabalhando. Quanto ao Plano, devemos compreender que: a) é essencialmente Energia Substancial e nada mais; b) a Substância é dinâmica por natureza, e está impregnada e é mantida em solução pelo Poder da Vontade de Sanat Kumara; c) é desta Substância Planetária que devem extrair a Energia Substancial os "agentes impressores" – os Nirmânâkâyas, os Membros da Hierarquia e os Discípulos ativos do mundo; e d) os destinatários das impressões devem se tornar sensíveis a esta Energia Substancial. Neste Mar de Energias Dinâmicas, vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

 

Quando um ser humano é um Discípulo, e intencional e premeditadamente se deixa impressionar pela sua [personalidade-]alma, pelo Mestre ou pela Tríade Espiritual, a tarefa de agente impressor é relativamente simples.

 

De maneira geral, o médium espírita corrente atua através do Plexo Solar, recebendo impressões e comunicações de entidades ou de formas astrais animadas derivadas das miragens e das ilusões criadas pela Humanidade.

 

Um grande passo libertador precisa ser dado: Plexo Solar —› Centro Cardíaco.

 

Os homens criadores do mundo, usualmente, utilizam o Centro Laríngeo como receptor de impressões superiores.

 

As diversas formas de arte criadas e derivadas do Plexo Solar não são de ordem verdadeiramente elevada.

 

Mais uma vez insisto: a meta deve ser despertar o Centro Coronário (Sahasrara).

 

 

 

Os Mestres da Sabedoria (o Manu, o Cristo e o Maha Chohan – o Senhor da Civilização) atuam como Agentes Impressores da Vontade de Sanat Kumara.

 

 

 

O Propósito (a Glória) só será revelado na última Raça-raiz humana, estando, portanto, muito distante do nosso atual estágio de evolução.

 

Passei a vida querendo
saber o que não podia.
Sem viver, fui morrendo,
vampirizado pela apatia.

 

Na atualidade, o Propósito de Sanat Kumara está sendo progressivamente estabelecido pela síntese que a natureza das últimas Sete Sendas revela. No tempo e no espaço, o Propósito é adaptado à inteligência humana, através do Plano apresentado, e, na Glória da sua culminação, o Plano, então já realizado, revelará o Propósito em todos os Sete Planos de evolução. Desta forma, a evolução, como foi formulada e aplicada pela Hierarquia, terminará, e acontecerá uma nova expansão dinâmica mais concertada.

 

Se não houve começo,
como poderá haver fim?
De tropeço em tropeço,

 

O Propósito inter-relaciona passado, presente e futuro, ou seja, o Propósito está inter-relacionado com o sempre.

 

 

 

 

Interdependência, interação e síntese: os Agentes do Plano são impressionados por Shamballa através dos Nirmânâkâyas. E os Mestres atuam por intermédio do Novo Grupo de Servidores do Mundo – que constitui a analogia inferior dos Nirmânâkâyas. A Energia (simbolicamente, a Vontade Dinâmica Divina) é a chave de tudo isto.

 

Meta —› Precisamos atravessar a Ponte, isto é, passar de seres utilizados a seres utilizadores, e, para isto, o antahkarana, em certa medida, deverá ser adequadamente construído, ainda que não precise ser perfeito.

 

Os Agentes Telepático-transmissores podem ser Discípulos Aceitos, Iniciados e Mestres.

 

Na necessidade de servir está implícita a de receber.3

 

Estamos chegando a [caminhando para] uma síntese ou integr[al]idade planetária de natureza até então não imaginada pelo homem.

 

O Logos Solar atua por meio dos diversos Logos Planetários.

 

A Vida Una flui através de todas as formas, de todos os Reinos e das distintas evoluções planetárias.4

 

 

Vida Una

 

 

Apenas na Câmara do Conselho de Shamballa são conhecidos as relações e os contatos extraplanetárias.

 

Centro Coronário (Sahasrara) Agente Dinâmico do Propósito Extraplanetário (Energia de Síntese) – expressão da Vontade Divina Planetária centralizada em Shamballa.

 

 

Sahasrara

Sahasrara

 

 

Centro Cardíaco (Anahata) Agente do Plano de Evolução – expressão do Amor Divino ou da Razão Pura manifestados pela Hierarquia.

 

 

Anahata

Anahata

 

 

Centro Laríngeo (Vishuddha) Agente dos Três Aspectos relacionados com os Três Reinos Subumanos da Natureza – expressão da Inteligência Divina concentrada na Humanidade (Quarta Hierarquia). Por isto, a Humanidade é o Macrocosmo do microcosmo formado pelos Três Reinos Subumanos: Mineral, Vegetal e Animal.

 

 

Vishuddha

Vishuddha

 

 

As Quatro Hierarquias

 

 

O objetivo do esquema evolutivo é que a síntese do Propósito Divino possa atuar harmoniosamente em todos os possíveis níveis de consciência.

 

No que concerne ao passado, ao presente e ao futuro, todo ser vivente ou vida manifestada, desde o Logos Planetário até o mais ínfimo átomo, foi, é ou será um homem. Portanto, se admitirmos que o aspecto primordial do Propósito Divino é a Humanidade, não erraremos.

 

 

Todo ente subumano está avançando paulatina e progressivamente para passar por uma experiência humana definida. Por sua vez, o ser humano também está passando pela fase de esforço humano e suas conseqüentes experiências. Todavia, através da Iniciação, a natureza humana está sendo elevada a um estado de Divindade (usando um conceito inadequado).

 

Pelo que foi estudado até aqui, podemos concluir e afirmar que a nota-chave do Senhor do Mundo é Humanidade, por ser a base, a meta e a estrutura interna essencial de todos os seres. Também se pode asseverar que um dos maiores equívocos que a Igreja Católica insiste em apresentar e propagar é que Jesus, o Cristo, seja único.5

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Como norma, no âmbito do Esoterismo Iniciático, digamos assim, as coisas vão se tornando progressivamente mais fáceis e mais Illuminadas, à medida que nos polarizamos no Chakra Sahasrara. Na verdade, isto não se restringe ao Esoterismo Iniciático, mas, vale para tudo em nossa vida. Bem, seja como for (ou como tiver que ser), pelo menos, devemos nos esforçar para nos libertar da polarização no Plexo Solar – o pai dos nossos desejos, das nossas concupiscências e das nossas paixões (imoderações), que só produzem uma coisa: ofuscamento da razão. Hoje, estou com quase 70 anos, já meio barro meio tijolo, mas, não me esqueci do tempo em que eu, praticamente, só pensava em uma coisa: xibiu! Uma vez, cheguei a sonhar com uma balsa cheia de xibius de todos os tipos, tamanhos e nacionalidades. Acordei horrorizado! Meu consolo foi me lembrar de Santo Agostinho de Hipona (Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430), que, certa vez, disse: — Oh!, Senhor, dai-me castidade e continência, mas, não ainda!

2. Neste fragmento, inseri o verbo tentar, porque lograr é uma coisa (é uma consecução) e tentar lograr é outra completamente diferente (tentar lograr ensaio-e-erro), uma vez que a logração do alinhamento entre o cérebro e a [personalidade-]alma é extremamente dolorosa, adversa e difícil. Ninguém entrega o poder de bandeja, muito menos o Plexo Solar! Como disse o Mestre DK, tudo isto abarcará inúmeras encarnações, porque o registro e a interpretação das impressões telepáticas superiores são parte da Ciência Esotérica, e é necessário muito estudo e muita prática para se alcançar uma relativa perfeição.

3. Ninguém pode dar o que não tem.

4. Haverá argumento mais forte do que este que apóie, explique e justifique o fato de sermos todos Um? É por isto que o maior de todos os contra-sensos é a Grande Heresia da Separatividade, que não é nada menos do que um hediondo Crime de Lesa-Universo. Maledictus et damnatus est separator!

5. No Universo, não existe essa coisa extravagante de único (que só existe um no seu gênero ou espécie; que não tem outro igual). Mesmo que se admita alguma coisa como única, o estado de único é temporário ou provisório no tempo e no espaço, como um tal de Rodolfo, que nesta vida é Rodolfo, mas que na próxima não será. Já imaginou o Rodolfo ficar como Rodolfo-único para sempre? Nem o Rodolfo agüentaria isto! É por isto que eu, mutatis mutandis, apesar de não ser homeopata, por vários motivos, não aceito nem concordo com o unicismo homeopático (similimum). Se eu fosse um médico homeopata eu seria pluralista. Aproveito o bonde para redizer que não há remédio que não produza algum tipo de efeito colateral, e, quanto a isto, nem os remédios homeopáticos nem os remédios fitoterápicos constituem exceções. Por isto também, a automedicação é um verdadeiro perigo perigosérrimo. No caso dos 'emagrecedores', por exemplo, de maneira geral, há risco de gerarem efeitos colaterais cardíacos, como arritmias, além de predisposição ao desenvolvimento de quadros depressivos ou de psicose.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/04/07/reme
dios-nao-sao-produtos-que-podem-ser-comprados-a-revelia-veja-mitos.htm

http://homeopatiamedunb.blogspot.com.br/2013/07/
o-que-e-homeopatia-unicista-pluralista.html

https://www.windowssearch-exp.com/images/search?
q=Animated+People+Walking&FORM=RESTAB

http://www.headwayeastkent.org.uk/index.php/about-brain-injury

http://wifflegif.com/tags/96844-suspenders-gifs

http://www.thisiscolossal.com/2014/06/dizzying
-geometric-gifs-by-david-whyte/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://filomenacrochet.blogspot.com.br/2014/
03/hexagonos-e-suas-possibilidades.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Just in Time
Composição: Jule Styne (música); Betty Comden & Adolph Green (letra)
Interpretação: Tony Bennett

Fonte:

http://77.230.146.183:888/MyWeb/music/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.