PANGE LINGUA(Tantum Ergo Sacramentum)
(A UM SACRAMENTO ASSIM TÃO GRANDE)
(AO DIVINO SACRAMENTO)
ColaboraçãoRodolfo Domenico Pizzinga
Schola Cantorum do Pontifício Col. Intern. dosBeneditinos de S. Anselmo em RomaP. Notker Wolf, OSB
(Aguarde carregar o Canto Gregoriano)! É MUITO BONITO !
O Hino Pange Lingua foi escrito por São Tomás de Aquino — 1225-1274 — (Tomás foi declarado Santo em 1323, apenas 50 anos após sua morte), como um convite para a adoração do Mistério da Eucaristia. As duas estrofes finais (Tantum ergo e Genitori, Genitoque) são cantadas dentro da capela durante a incensação final que conclui o ato. Este Hino é considerado o mais bonito dos hinos compostos pelo Aquinate e um dos sete grandes hinos da Igreja Católica.
Ecce Panis Angelorum...
Vere Panis filiorum.
Tomás de Aquino nasceu em 1225, no Castelo de Roccasecca, na Campânia, da família feudal dos Condes de Aquino. Era unido pelos laços de sangue à família imperial e às Famílias Reais da França, da Sicília e de Aragão. Recebeu a primeira educação no grande Mosteiro de Montecassino, passando a mocidade em Nápoles como aluno daquela Universidade. Depois de ter estudado as artes liberais, entrou na Ordem Dominicana, renunciando a tudo, salvo à ciência. Tal acontecimento determinou uma forte reação por parte de sua família; entretanto, Tomás triunfou da oposição e se dedicou ao estudo assíduo da Teologia, tendo como mestre Alberto Magno (1193 ou 1206-1280), primeiro na Universidade de Paris (1245-1248) e depois em Colônia.Também Alberto, filho da nobre família de Duques de Bollstädt, abandonou o mundo e entrou na Ordem Dominicana. Ensinou em Colônia, Friburgo e Estrasburgo; lecionou Teologia na Universidade de Paris, onde teve, dentre os seus discípulos, também Tomás de Aquino, que o acompanhou à Colônia, onde Alberto foi chamado para lecionar no estudo geral de sua Ordem. A atividade científica de Alberto Magno é vastíssima: trinta e oito volumes tratando dos assuntos mais variados — Ciências Naturais, Filosofia, Teologia, Exegese, Ascética.
Em 1252, Tomás voltou para a Universidade de Paris onde ensinou até 1269, quando regressou à Itália, chamado à Corte Papal. No mesmo ano, voltou à Universidade de Paris onde lutou contra o Averroísmo de Siger de Brabante. Em 1272, voltou a Nápoles, onde lecionou Teologia. Dois anos depois, viajando para tomar parte no Concílio de Lião, por ordem de Gregório X, faleceu em 7 de Março de 1274, no Mosteiro de Fossanova, entre Nápoles e Roma. Tinha apenas quarenta e nove anos de idade.
Uma das mais pitorescas passagens da vida do Doctor Angelicus (Doutor Angélico) e Princeps Scholasticorum (Primeiro ou Príncipe dos Escolásticos) aconteceu enquanto ministrava uma aula. De súbito, um aluno exclama com espanto: — Mestre, vejo um boi voando pela janela! Tomás olha pela janela, provocando gracejos entre os alunos, e, com a fleuma característica de sua personalidade incomum, prenunciou: — Prefiro acreditar em um boi que voa do que em um monástico que mente.
Por último, apresentarei dois pequenos excertos para que possam ser comparados:
1º - Aristóteles
Há na espécie humana indivíduos tão inferiores a outros, como o corpo o é em relação à alma, ou a fera ao homem. Tais indivíduos são destinados, por natureza, à escravidão...
2º - Tomás
O filho, como tal, é algo do pai. Semelhantemente, o escravo, como tal, é algo do seu senhor. Um e outro, porém, considerados como entes humanos, são algo por si mesmo e diverso do outro. Por evidente, sendo uns e outros homens, há, de certo modo, relações de justiça entre eles.
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
Pange lingua gloriosi
Corporis mysterium,
Sanguinisque pretiosi,
Quem in mundi pretium
Fructus ventris generosi,
Rex effudit gentium.Nobis datus, nobis natus
Ex intacta Virgine,
Et in mundo conversatus,
Sparso verbi semine,
Sui moras incolatus
Miro clausit ordine.In supremaeæ nocte cenæ
Recumbens cum fratribus
Observata lege plene
Cibis in legalibus,
Cibum turbæ duodenæ
Se dat suis manibus.Verbum caro, panem verum
Verbo carnem efficit:
Fitque sanguis Christi merum,
Et si sensus deficit,
Ad firmandum cor sincerum
Sola fides sufficit.
Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui:
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui:
Præstet fides supplementum
Sensuum defectui.Genitori, Genitoque
Laus et iubilatio,
Salus, honor, virtus quoque
Sit et benedictio:
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio.
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
PACEM IN TERRIS
CREIO EM UMA SÓ DIVINDADE
Consciente. Inconsciente.
Nas Diástoles Universais
Consciente em cada ente
Algo menos, algo mais.
Metafísica Saudade:
Espaço? Tempo? Inexistente.
Assintótica intemporalidade.KÓSMOS: uma só MENTE.
DADOS ACADÊMICOS SOBRE O AUTOR
Mestre em Educação, UFRJ, 1980. Doutor em Filosofia, UGF, 1988. Professor Adjunto IV (aposentado) do CEFET-RJ. Consultor em Administração Escolar. Presidente do Comitê Editorial da Revista Tecnologia & Cultura do CEFET-RJ. Professor de Metodologia da Ciência e da Pesquisa Científica e Coordenador Acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDHGE.
WEBSITES CONSULTADOS
http://midihymns.homestead.com
/OSalutaris2.htmhttp://katolichestvo.by.ru/html/
liturgy/suppl/euchar2.html#tehttp://www.mmmariana.com.br/
impr_textos/cd6_musica5_main.htmhttp://www.paroquia-areosa.pt/paroquia_areosa/
centro_difusao/oracoes/oracoes_6.htm