TALIBANISTÃO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Eu Estava Onde
o Suicida Esteve

 

 

 

 

 

Uma fotografia tirada por Massoud Hossaini de uma menina afegã de pé em meio a uma pilha de corpos capturou a imagem da devastação deixada imediatamente após um ataque suicida contra um santuário xiita em Cabul, no Afeganistão.

 

O fotógrafo da Agence France-Presse (AFP) Massoud Hossaini, de 30 anos de idade, estava a alguns metros de distância quando a bomba explodiu, deixando pelo menos 70 mortos. A imagem da menina Tarana Akbari (que perdeu sete familiares no atentado, incluindo um irmão de sete anos), de 12 anos, gritando em meio aos corpos, ofereceu uma visão clara da devastação, e foi capa dos jornais americanos The New York Times, The Washington Post e The Wall Street Journal. Hossaini descreveu o que aconteceu e o que significa ser um fotógrafo afegão trabalhando em seu País destruído pela guerra. Lei o relato a seguir.

 

Eu estava checando a minha câmera, quando, de repente, houve uma explosão enorme. Por um momento não tive consciência de nada, só senti a onda da explosão e a dor em meu corpo. Joguei-me no chão.

Vi um monte de gente correndo no sentido oposto à fumaça. Sentei-me e vi que minha mão estava sangrando, mas não sentia dor.

É o meu trabalho saber o que está acontecendo. Então, corri na direção oposta de toda aquela gente. Quando a fumaça baixou, vi que eu estava de pé, no meio de um círculo de cadáveres, amontoados, um em cima do outro. Eu estava exatamente no lugar em que o suicida esteve.

Fiquei em estado choque. Não sabia o que fazer. Então, comecei a clicar. Sabia que estava chorando. Foi muito estranho chorar, pois eu nunca havia reagido daquela forma, antes.

Não ajudei ninguém porque não pude; estava realmente em choque. Sabia que precisava cobrir aquele horror, registrar tudo, toda a dor, as pessoas correndo, chorando, batendo no peito e gritando: — Morte à Al-Qaeda! Morte ao Talibã!

Virei-me para a direita e vi a menina. Quando Tarana se deu conta do que havia acontecido a seu irmão, primos, tios, mãe, avó, todas as pessoas ao redor dela, começou a gritar.

Nas minhas fotos, ela estava apenas gritando. Essa reação de choque era tudo o que eu queria captar.

Nesse momento, chegou um grupo de jovens que começou a atacar os jornalistas no local do atentado.

Eles me tiraram do local, mas de alguma forma eu consegui voltar e só me lembro quando as pessoas estavam carregando os corpos e eu tentei capturar aquele momento.

Eu queria apenas refletir a dor real de todos ali, para qualquer pessoa que visse minhas fotos. Não importava se seriam afegãos, americanos, muçulmanos, cristãos, ou outros quaisquer. Só queria que soubessem o que meu povo estava sentindo.

Senti 100% tudo. Estive no local antes, durante e depois do atentado, e fiquei ferido. Foi uma experiência importante.

Na primeira e segunda noites, tive dificuldade para dormir. Sempre que fechava os olhos, lembrava da cena, me perguntando o que mais eu poderia ter feito por aquelas pessoas. Por que não ajudei ninguém?

No terceiro dia, todas essas emoções na minha cabeça acabaram porque eu descobri que a foto tinha sido publicada em todo lugar. Vi que tinha feito uma grande cobertura que tinha tido um efeito importante. Graças a Deus eu estava lá e consegui tirar uma foto e enviá-la o mais rápido que consegui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oh! Por que ziquilhões

de sanguinolências e morticínios?

Oh! Por que quizilhões

de incongruências e assassínios?

 

Eu gostaria de defuntar

vendo um tantinho mais de amor.

Eu gostaria de embarcar

vendo um tiquinho menos de dor.

 

Um dia, todos nós entenderemos

que qualquer assolação

é uma forma concreta de suicídio.

 

Um dia, todos nos mancaremos,

Então, para sempre, será merídio!

 

 

 

 

Música de fundo:

Hino Nacional da República Islâmica do Afeganistão

Fonte:

http://www.lengua.com/hymnen.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.worldflags.me/
Flag.asp?Country=Afghanistan

http://www.animationplayhouse.com/
new/plants1.html

http://media.photobucket.com/image/earth%20
animated/Rockingbro/globe-animated.gif?o=38

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.