STEPHEN HAWKING (Pensamentos)

 

 

 

Stephen Hawking

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este texto tem por objetivo apresentar para reflexão alguns pensamentos de um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo e um dos mais influentes pensadores de nosso tempo – Stephen Hawking. Bem, há umas coisinhas meio complicadas neste texto, particularmente nas notas que preparei, mas, não ligue não; leia e aproveite o que há de melhor neste despretensioso trabalhinho, cujo mérito é todo de Stephen. Eu só me aproveitei das idéias dele para baixar o porrete em algumas delas. Respeitosamente, claro. Afinal, ele é o renomado Doutor Stephen Hawking e eu só sou um Pizzinguinha, que pode muito bem estar mais errado do que certo.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Stephen William Hawking (Oxford, 8 de janeiro de 1942) é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em Cosmologia, foi professor lucasiano de Matemática na Universidade de Cambridge, onde hoje se encontra como professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Atualmente, é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.

 

 

 

Pensamentos Stephenianos

 

 

 

Carl Sagan: Vivemos o nosso quotidiano sem entendermos quase nada do mundo. Refletimos pouco sobre o mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível, sobre a gravidade que nos cola a uma Terra que, de outro modo, nos projetaria girando para o espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos e de cuja estabilidade dependemos fundamentalmente. Excetuando as crianças (que não sabem o suficiente para não fazer perguntas importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar por que a Natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui esteve; se um dia o tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano.

 

 

 

 

No fim da conferência dada por Bertrand Russel, uma velhinha, no fundo da sala, levantou-se e disse: — O que o senhor nos disse é um disparate. O mundo não passa de um prato achatado equilibrado nas costas de uma tartaruga gigante.

O cientista sorriu com ar superior e retorquiu com outra pergunta: E onde se apóia a tartaruga?

A velhinha, então, exclamou: Você é um jovem muito inteligente, mas, são tudo tartarugas por aí abaixo!

 

Além de o Universo não poder ser estático, ele está a se expandir.

 

Uma teoria é boa quando satisfaz dois requisitos: deve descrever com precisão um grande número de observações que estão na base do modelo, que pode conter um pequeno número de elementos arbitrários, e deve elaborar predições definidas sobre os resultados de observações futuras. Qualquer teoria física é sempre provisória, no sentido de não passar de uma hipótese: geralmente, nunca se consegue prová-la. Por muitas vezes que os resultados da experiência estejam de acordo com alguma teoria, nunca se pode ter certeza de que na vez seguinte o resultado não a contrarie. Na prática, o que acontece muitas vezes é surgir uma teoria que mais não é do que uma extensão de outra. Os cientistas de hoje descrevem o Universo em termos de duas teorias parciais fundamentais: a Teoria da Relatividade Geral (que descreve a força da gravidade e a estrutura em macroescala do Universo) e a Mecânica Quântica (que trata de escalas extremamente reduzidas).

 

 

Quantum

 

 

Deus não só joga dados, como os joga onde não podemos ver.1

 

Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1.000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço.2

 

Diz muito sobre a natureza humana que a única forma de vida criada por nós é puramente destrutiva. Criamos vida à nossa imagem.

 

Se chegarmos a descobrir uma teoria completa, com o tempo, esta deveria ser compreensível para todos, e não só para os cientistas. Então, todo mundo poderia discutir sobre a existência do ser humano e do Universo. Se encontrarmos a resposta para isso, seria o triunfo final da razão humana, para, em seguida, podermos conhecer a mente de Deus.3

 

Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.

 

A prova de que no futuro não existirão viagens no tempo, é que não estamos sendo visitados pelos viajantes do futuro.4

 

Eu não tenho nenhuma idéia de qual seja o meu QI. Pessoas que se vangloriam dos seus QIs são perdedoras.

 

 

 

 

O paraíso é um conto de fadas para pessoas com medo do escuro.

 

Quando achamos a Matemática e a Física teórica muito difíceis, voltamo-nos para o misticismo.5

 

Pessoas quietas possuem mentes barulhentas.

 

O maior inimigo do conhecimento não é ignorância, mas a ilusão do conhecimento.

 

Não importa quanto a vida possa ser ruim; sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar. Enquanto houver vida, haverá esperança.

 

Meu objetivo é simples: compreender do Universo.

 

Mesmo as pessoas que dizem que tudo está predeterminado e que não podemos fazer nada para mudar as coisas, olham para os dois lados antes de atravessar a rua.

 

 

 

 

Todo efeito inteligente teve, na origem, uma causa inteligente.

 

Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a Ciência, que se baseia na observação e na razão. A Ciência ganhará porque ela funciona.

 

Deus pode até existir, mas, a Ciência pode explicar o Universo sem a necessidade de um criador.

 

O Universo é governado pelas leis da Ciência. Estas leis podem até ter sido criadas por um Criador, mas, um Criador não intervém para quebrar essas leis.

 

Devido a uma série de avanços no campo da Física, Deus não tem mais lugar nas teorias sobre a criação do Universo.

 

O que eu fiz foi demonstrar, pelas leis da Ciência, que é possível determinar o modo como o Universo começou. Neste caso, não é necessário apelar a Deus para explicar como começou o Universo. Se isto não prova que Deus não existe, pelo menos, prova que Deus não é necessário para nada.

 

Perguntar o que existia antes da origem do Universo é tão imbecil como perguntar o que há ao norte do Pólo Norte.

 

A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a Natureza.

 

 

 

 

Por haver uma lei como a gravidade, o Universo pode e irá criar a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada. É a razão pela qual o Universo existe, pela qual nós existimos.6

 

Conselhos para os meus três filhos: primeiro, lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para os seus pés. Segundo, nunca desista do trabalho. Trabalho dá significado e propósito, e a vida será vazia sem eles. Terceiro, se você tiver sorte o suficiente para encontrar o amor, não o deixe ir embora.

 

Em relação ao Paradoxo de Schrödinger:7 Toda vez que ouço falar desse gato, pego minha pistola.

 

A raça humana precisa de um desafio intelectual. Deve ser chato ser Deus, e não ter nada para descobrir.

 

Limitar nossa atenção a assuntos terrestres é o mesmo que limitar o espírito humano.

 

O perigo radica em que nosso poder para danificar ou destruir o meio ambiente ou o próximo aumenta a uma velocidade muito maior do que a nossa sabedoria no uso deste poder.

 

Não se pode discutir com um teorema matemático.

 

 

 

Devemos dominar o uso do computador, estar prontos para navegar e ser capazes de reparar os dispositivos eletrônicos, sem manual de instruções ou suporte técnico.8

 

A exploração espacial impulsionou e continuará a impulsionar grandes avanços científicos e tecnológicos. E poderá, de resto, representar um seguro de vida para a espécie humana, ou seja, poderá evitar o desaparecimento da Humanidade, graças à possibilidade de colonização de outros planetas.

 

Não se pode incentivar os jovens a seguir carreiras científicas com cortes orçamentários no campo da investigação.

 

Albert Einstein não foi um menino-prodígio, mas, a afirmação de que tirava muito más notas na escola parece ser um exagero.

 

Albert Einstein transformou a nossa compreensão do tempo, do espaço e da própria realidade.

 

A ausência de um horizonte de eventos significa que não há buracos negros, no sentido de regimes dos quais a luz não pode escapar para o infinito.

 

As pessoas que estão sempre irritadas e reclamando não têm tempo para si.

 

Mulheres: são um completo mistério!

 

Ao memorizar algo, aumentamos a desordem do Universo.

 

Apesar de o 11 de setembro ter sido horrível, não ameaçou a sobrevivência da raça humana, como fazem as armas nucleares.

 

Obviamente, devido à minha deficiência, eu preciso de ajuda. Mas, eu sempre tentei superar as limitações da minha condição, e levar uma vida tão plena possível. Eu viajei o mundo, desde a Antártida até a gravidade zero.

 

Você não pode dar ao luxo de ser desativado espiritualmente como fisicamente.

 

Quando as expectativas de alguém são reduzidas a zero, ele realmente aprecia tudo o que tem.

 

Não tenho medo da morte, mas, não tenho pressa de morrer. Há tanta coisa que eu quero fazer antes.

 

Toda a História da Ciência tem levado à compreensão gradual que os eventos não ocorrem de forma arbitrária, mas, refletem um quê de subjacência, podendo ou não ter algo de inspiração divina.

 

 

 

Não está claro que a inteligência tenha valor para a sobrevivência a longo prazo.

 

O velho paradoxo: poderia Deus fazer uma pedra tão pesada que Ele não pudesse levantá-la?

 

Se houvesse uma teoria unificada, tudo seria um conjunto de regras e de equações.9

 

A evolução tem garantido [até agora] que nossos cérebros não estão equipados para ver [perceber] diretamente 11 dimensões. No entanto, sob um ponto de vista matemático, é tão fácil pensar em 11 como pensar em 4 dimensões.

 

Nada pode existir para sempre.10

 

Não há uma imagem única da realidade.

 

Não quero escrever uma autobiografia porque eu me tornarei um bem público, sem privacidade.

 

Creio que resolvemos o mistério da criação. Talvez devêssemos patentear o Universo e cobrar royalties a todos pela a sua existência.

 

As observações indicam que o Universo está se expandindo a uma taxa crescente. Ele se expandirá sempre, tornando-se vazio e escuro.

 

A Ciência não é apenas uma disciplina da razão, mas, também, de romance e de paixão.

 

Há razões para um otimismo cauteloso de que possamos estar perto do fim da busca das últimas Leis da Natureza.11

 

Alguém me disse que cada equação que é incluída em um livro reduz as vendas.

 

 

Equação Quadrática (Equação do Segundo Grau)

 

Eu costumava pensar que a informação fosse destruída nos buracos negros. Este foi o meu maior erro, ou, pelo menos, o meu maior erro na Ciência.12

 

Sempre devemos buscar o maior valor da nossa ação.

 

A Teologia é desnecessária.

 

Eu gosto de todos os tipos de música: pop, clássica e ópera.

 

Enquanto a Física e a Matemática podem nos dizer como o Universo começou, elas não são de muita utilidade em predizer o comportamento humano, porque há demasiadas equações para resolver. E eu não sou melhor do que ninguém para entender o que motiva as pessoas, especialmente as mulheres.

 

Por causa da nossa ganância e da nossa estupidez, estamos correndo o perigo de destruir a nós mesmos.

 

Meu conselho para as pessoas com deficiência é que se concentrem em coisas que sua deficiência não impeça que você as faça bem.

 

Eu acredito que a vida alienígena seja bastante comum no Universo, embora a vida inteligente seja menos.13

 

 

 

 

Se os alienígenas nos visitassem, o resultado seria muito mais impactante do que quando Colombo desembarcou na América, o que não deu muito certo para os nativos americanos.

 

A viagem no tempo deve ser pensada apenas como ficção científica, mas, a Teoria Geral da Relatividade, de Einstein, permite a possibilidade de podermos dobrar o espaço-tempo, tanto que você poderia dar um passeio no Universo em um foguete e voltar antes de ter ido.14

 

Mesmo a viagem no tempo sendo impossível, é importante que entendamos por que isto é impossível.

 

Se eu tivesse que escolher um super-herói para ser, eu escolheria o Superman. Ele é tudo o que eu não sou.

 

Tanto o passado como o futuro são indeterminados, e só existem como um espectro de possibilidades.

 

Se um segundo após o Big Bang a taxa de expansão tivesse sido menor – até mesmo uma parte em cem mil milhões de milhões o Universo teria entrado em colapso antes de atingir o seu tamanho atual. Por outro lado, se tivesse sido maior, por exemplo, uma parte em um milhão, o Universo teria se expandido muito mais rapidamente para formar as estrelas e os planetas.15

 

Eu gostaria que a fusão nuclear se tornasse uma fonte de energia prática. Seria uma fonte inesgotável de energia, sem poluição e sem aquecimento global.16

 

 

Fusão Nuclear Deutério-Trítio

 

Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode evoluir para alguma coisa que não gostaríamos de conhecer.

 

Deus é o nome que as pessoas dão para a razão de estarmos aqui. Mas, eu acho que a razão são as Leis da Física, em vez de alguém com quem se pode, presumidamente, ter um relacionamento pessoal.

Para sobreviver, o ser humano deve consumir alimentos, o que é uma forma ordenada de energia, e convertê-la em calor, o que é uma forma desordenada de energia.

 

 

 

Nós somos apenas uma raça avançada de primatas, em um planeta menor, de uma estrela média. Mas, podemos entender o Universo. Isto nos torna muito especiais.

 

Eu acredito que as coisas podem se tornar possíveis.

 

É uma pena que ninguém tenha encontrado um Buraco Negro explodindo. Se o tivessem encontrado, eu teria ganho um prêmio Nobel.

 

Quase não conheci matemáticos que raciocinassem.

 

A vida seria trágica, se não fosse engraçada.

 

Não há nenhum deus. Sou ateu. A religião crê nos milagres, mas estes não são compatíveis com a Ciência.

 

Na minha opinião, não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana.

 

 

 

 

 

 

Pólo com Pólo

 

 

 

Há quem se preocupe mais com Deus

do que consigo mesmo.

Eu não estou aqui a justificar os ateus

nem a dar valor ao esmo.

 

Mas, existindo ou não existindo Deus,

somos mais importantes,

porque, apesar dos inumeráveis heus,

vencemos todos os antes.

 

Mas, este Bom Combate não tem fim;

é eterno (mais um segundo).

Esperar encontrar um sempiterno jardim

é devaneio de adorabundo.

 

Precisamos laborar. Temos que realizar.

Nada cairá em nosso colo.

Para que todos nós possamos encontrar,

só unindo pólo com pólo.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. A frase famosa original é do físico teórico alemão Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 1955), que disse: Deus não joga dados com o Universo. Ora, se Deus não joga dados, não há bala perdida, não há por acaso e não há quem sabe, mas, como somos todos ignorantões, acreditamos que as coisas possam ser mudançadas por milagre – vapt-vupt! – para aplacar a nossa Noite Negra, satisfazer a nossa boçalidade e continuarmos descaminhando.

2. Aqui está um outro problema do pensamento humano, dividido em duas partes: primeiro, de maneira geral, só nos preocupamos conosco, como se fôssemos a coisa mais importante do Universo, e como se o Universo tivesse sido fabricado exclusivamente para nós. Vaidade! Segundo: por que a Vida deve se manifestar como vida apenas em carne e osso, e só na Terra, tendo, principalmente, para base de manifestação átomos de carbono? Ora, mudadas as condições prevalecentes na Terra, é mais do que possível que a Vida se manifeste sem carne, sem osso, e, talvez, até sem carbono. Ignorabilidade misturada com incapacidade de compreender o mundo e o Universo de um outro ponto de vista que não esteja ancorado exclusivamente em interesses humanos e imediatos! E precisamos parar já de achar que, nos diversos corpos siderais, se não houver água, provavelmente, não haja vida. Ora, quem disse que todas as manifestações da Santa Vida Eterna precisam de água para existir e para sobreviver? Isto é um erro rudimentar de conceito. Talvez, uma minoria de seres precise de água para existir e continuar a viver. Transferências e contratransferências é que fazem com que caiamos em erros sistemáticos e repetitivos.

 

 

Átomo de Carbono (6C12)
(Animação Pictórica)

 

 

3. Não há nada mais simples, ainda que trabalhoso, do que conhecer a mente de Deus. Basta que nos esforcemos para conhecer a nossa própria mente.

4. Se admitirmos o espaço e o tempo como partes integrantes do (de um) mesmo contínuo e não como entidades separadas – inexorabilidade que os Iniciados de todos os tempos sempre souberam, e como, hoje, é um fato plenamente reconhecido pela Física – passado, presente e futuro também não são independentes como coisas isoladas, autônomas e impermeáveis, tanto quanto não são, por exemplo, a neutralidade e a intervenção, e a perceptibilidade e a imperceptibilidade. Então, como poderemos saber com certeza se estamos ou se não estamos sendo visitados por viajantes universais do presente, do passado ou do futuro? Platão passeia por aí tanto quanto passeava nos jardins da sua Academia, em Atenas, há mais ou menos 2.400 anos. De uma forma ou de outra, o que é ou o que virá a ser sempre foram e jamais deixarão de ser. E mais: como norma prudencial, afirmações tridimensionais só devem ser feitas para coisas tridimensionais, isto é, para eventos da Terceira Dimensão, uma vez que as múltiplas Dimensões Universias são regidas por Leis específicas e particulares, ainda que exista um conjunto de leis que seja comum a todas as Dimensões ou Planos. Enfim, o que não vemos não quer dizer que não exista ou que não possa (vir a) existir. Se, por um lado 4 = 4, por outro, 4 10, tanto quanto a Letra Arqueométrica ALeF poderá ter como valores numéricos 1, 110, 111 e 400. There are more things in heaven and Earth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy. Existem mais coisas entre o céu e a Terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia. (William Shakespeare, Hamlet, Ato 1, cena 5.)

 

 

 

 

5. Isto é uma asneira tão sesquipedal que nem vou comentar. Bolas! Se eu disse que é uma asneira sesquipedal, então, já comentei!

6. Isto, no mínimo, é um superdelírio etílico e/ou cannabis-sativiano!

7. O Gato de Schrödinger é um experimento mental, freqüentemente descrito como um paradoxo, desenvolvido pelo físico teórico austríaco Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (Viena-Erdberg, 12 de agosto de 1887 – Viena, 4 de janeiro de 1961), em 1935. Isto ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da Mecânica Quântica [interpretação mais comum da Mecânica Quântica que foi desenvolvida por Niels Henrick David Bohr (Copenhagen, 7 de outubro de 1885 – Copenhagen, 18 de novembro de 1962) e Werner Karl Heisenberg (Würzburg, 5 de dezembro de 1901 – Munique, 1º de fevereiro de 1976), que trabalhavam juntos em Copenhague em 1927], sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento aleatório precedente. No curso deste experimento, Schrödinger criou o termo Verschränkung (entrelaçamento).

8. Reparar os dispositivos eletrônicos? Sem manual de instruções? Sem suporte técnico? Tenha a santa paCiência; isto também é demais!

9. Teoria de Tudo, Teoria do Todo, Teoria Unificada ou Teoria Unificadora são denominações para a Teoria da Grande Unificação (TGU). A Teoria Unificada do Tudo-todo é uma teoria científica hipotética que unificaria (procuraria explicar e conectar em uma só estrutura teórica) todos os fenômenos físicos (juntando a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral) em um único tratamento teórico e matemático. Inicialmente, o termo foi usado com uma conotação irônica para se referir à várias teorias sobregeneralizadas. Depois, o termo se popularizou na Física Quântica ao descrever uma teoria que pudesse unificar ou explicar, através de um modelo simples, todas as interações fundamentais da Natureza. Outros termos, não inteiramente sinônimos, empregados para nomear o mesmo conceito são: Grande Teoria Unificada, Teoria de Campos Unificada e Teoria do Campo Unificado. O primeiro problema em produzir uma Teoria de Tudo é que as teorias aceitas, como a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral, são radicalmente diferentes nas suas respectivas descrições do Universo. Eu, particularmente, penso que enquanto a Física admitir que o Universo nasceu de um Big Bang (ou Grande Explosão), há mais ou menos 13,qualquercoisa bilhões de anos, qualquer Teoria de Tudo anunciada será uma Teoria de Nada inteiramente variada. Eu não compreendo o porquê de os físicos não questionarem e de não pesquisarem (se isto for possível) o que havia antes do Big Bang. E mais: se o Universo BigBangueou, quanto tempo durou ou teria durado o desconhecido antes do Big Bang? O que não é possível é se admitir que, se houve acontecimentos antes desse tempo, não podem afetar o que acontece no tempo presente; a sua existência pode ser ignorada, por não ter conseqüências observáveis, e, portanto, pode se dizer que o tempo começou com o Big Bang, no sentido em que os primeiros momentos não podiam ser definidos, como admite Stephen Hawking. Ora, isto é meio que empurrar o lixo para debaixo do tapete. Só mais uma pergunta: o que esquentou o Universo, durante este desconhecido antes, para que ele, morto de calor, chegasse a ponto de BigBanguear, para poder ir esfriando? Teria sido, por acaso, o Forno de Microondas de Deus? Seja no que for, precisamos ter muito cuidado para não confundir causas com efeitos e vice-versa. Há casos, inclusive, que uma causa admitida como geradora de um dado efeito é, na verdade, uma causa segunda (ou terceira ou enegésima), tida, por equívoco, como causa causadora, como, por exemplo, bala perdida que mata. Todavia, se você se aprofundar nesta especulação, é provável que chegue à conclusão de que não pode existir sequer uma causa primeira ou uma causa sem causa, argumento freqüentemente utilizado para justificar a existência de um ser incondicionado e supremo, identificado como Deus. Sempre haverá uma causa antecedente a toda e qualquer causa, já que nada pode(rá) vir do nada. Enfim, se houvesse uma causa primeira, é porque houve um começo, e isto é inaceitável e insustentável em termos místico-metafísicos. Para o Ser nunca houve começo – explica o Mestre Alden (Dr. Harvey Spencer Lewis, Ph. D., FRC) – porque o Nada não pode dar origem a alguma coisa. Por isto, também, o Big Bang é inaceitável e insustentável como gerador-criador do Universo, a partir de uma bolinha densa. Da mesma forma que Einstein revolucionou e virou a Física pelo avesso, um dia, pintará alguém que desmontará essa abafadiça Teoria do Big Bang. Quem sabe, ela poderia até se chamar de Teoria do Universo-espaço-tempo-contínuo-eterno. De nihilo nihilum, in nihilum nil posse reverti. Do nada, nada vem; e ao nada, nada pode reverter. [Pérsio, Sátiras]. Se isto é verdade, como Deus poderia ter sido engendrado de um inexistente nada? Por quem? Por Ele mesmo? Mas, de onde? De que maneira?

10. Pois é. Por isto os físicos, depois de tirarem da cartola o Big Bang, inventaram o Big Crunch (ou Grande Colapso), teoria segundo a qual o Universo começará, no futuro, a se contrair, e, claro, a esquentar novamente, devido à atração gravitacional, até entrar em colapso sobre si mesmo. Bem, se eu pressentir que isto está para acontecer, me mando para Pasárgada e caio na gandaia geral, pois, lá, sou amigo do rei; lá terei a mulher que eu quero, na cama que escolherei. Numa boa e sem culpa.

 

 


 

11. Ora, isto não é nem de longe otimismo cauteloso; está mais para convencimento errôneo descauteloso. Se fosse possível ter acesso e saber todas as Leis da Natureza (do Universo), o que haveria, em seguida, para descobrir e apre(e)nder? Saber ou conhecer tudo de tudo é o sonho delirante de quem acha que já sabe quasinho de tudão e se acha (quasão) acima do bem e do mal. Tolice meninil! Comigo é diferente. É difícil que se passe um dia que eu não aprenda uma coisa nova, e isto produz em mim dois sentimentos inconciliantes: felicidade por compreender uma coisinha nova e uma suave melancolia por ser tão ignorante. Mas, esta felicidade por compreender uma coisinha nova só faz aumentar a minha humildade, a minha gratidão pela oportunidade desta encarnação e o meu sentimento de Unidade-fraternidade.

12. De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um Buraco Negro (Black Hole) é uma região do espaço da qual nada – nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz – pode escapar, e que emite radiação térmica. Este é o resultado catastrófico da deformação irreversível de uma estrela após o colapso gravitacional causado por uma matéria astronomicamente maciça, e, ao mesmo tempo, ilimitadamente compacta, e que, logo depois, desaparece, dando lugar ao que a Física chama de Singularidade, o coração de um Buraco Negro, no qual o tempo pára e o espaço deixa de existir. Um Buraco Negro começa a partir de uma superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar. A entropia é uma medida que caracteriza o número de estados internos de um Buraco Negro. A fórmula da entropia (S) para um Buraco Negro foi desenvolvida, em 1974, por Stephen Hawking, que, agora – pater ingratus – recusa a veracidade da sua descoberta. Esta maluquice stepheniana, com todo respeito, foi expressa pela fórmula abaixo, na qual Boltzmann, Planck e Newton dançam agarradinhos o tango Fumando Espero (a la que tanto quiero):

Entropia

 

 

Um Black Buraquinho Esfomeado
Papando um Pulsarzinho Inocente

 

Se um Black Buraquinho existisse, a fórmula da sua existência deveria ser:

 

Black Hole

 

E não adianta vir com essa de Prêmio Nobel que eu não aceito!

 

13. A Eterna Vida se manifesta como vida eterna em todo o Universo, através de graus maiores ou menores de autoconsciência-compreensão. Deu chance, um fragmento da Eterna Vida se reflete a Si-mesma. Então, claro, há consciências menos evoluídas do que nós como há outras (muito) mais evoluídas. Agora, em que ponto exato desta escada ilimitada nós nos encontramos eu não faço a menor idéia. Mas, que precisaremos comer muito feijão para nos tornarmos mais dignos e melhores, isto teremos. E haja feijão! O negócio é torcer para não haver estiagem nem quebra na produtividade agrícola.

14. Imagine dois pontos A e B nas extremidades de uma folha de papel de 20 cm de comprimento. Para uma Iridomyrmex humilis percorrer estes 20 cm (do ponto A ao ponto B), uma linha reta seria o caminho mais curto de deslocamento de um ponto ao outro, em um tempo t. Todavia, se esta folha é dobrada, e estes pontos são colocados mais próximos um do outro, para esta Iridomyrmex, o caminho mais curto seria, ainda assim, tentar percorrê-los em linha reta, porque ela só pode se movimentar no espaço bidimensional, que é a folha de papel, mas, agora, provavelmente, em um tempo . Agora, imagine o que aconteceria se o ponto A estivesse coladinho com o ponto B. Imaginou? Pois é: Buraco de Minhoca, com t —› 0! Bem, esse negócio de voltar antes de ter ido ou de ter ido antes de voltar não é tão absurdo assim. Em projeção, (quase) tudo é possível, porque o espaço-tempo – que, de certa forma, nos limita e nos estorva – desaparece.

 

 

Encurtamento do Tempo-espaço

 

15. Com Big Bang ou sem Big Bang, com Deus ou sem Deus, sistema e ordem regulam o Universo. Não há aleatoriedade nem indeterminação, incerteza ou casualidade, no Universo.

16. Só há um probleminha: os donos do petróleo não deixam. Pelo menos, até agora, não deixaram que nenhuma fonte alternativa de energia limpa e renovável (eólica, solar ou fotovoltaica, geotérmica, maremotriz ou das marés, biomassa, biogás, biocombustível, hidráulica, do hidrogênio etc.) ameaçasse o império que construíram. Em termos de energia, estamos atrasados, pelo menos, um século, pois, ainda continuamos paus-mandados e escravos servis do petróleo. Mas, o século XXI não terminará sem a alforria chegar! Os comilões de hoje serão os famintos de amanhã!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://madeinhexels.tumblr.com/page/44

http://www.cin.ufpe.br/~jarn/Uma%20Breve%20Hist%F3
ria%20do%20Tempo%20-%20Stephen%20Hawking.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking

http://giphy.com/gifs/
black-hole-audtyOENANoRO

http://www.releituras.com/
mbandeira_pasargada.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Argumento_da_causa_primeira

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/s/stephen_hawking_2.html

http://www.suapesquisa.com/
energia/fontes_alternativas.htm

http://ns2.iliketowastemytime.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dobra_espacial

http://www.netanimations.net/
Aliens-and-space-creature-gif-animations.htm

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/s/stephen_hawking.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Crunch

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_tudo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

http://en.docsity.com/news/geology/
earthquakes-explained-gifs/

http://lifeder.com/frases-de-stephen-hawking/

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/01/stephen-haw
king-surpreende-ao-dizer-que-buracos-negros-nao-existem.html

http://jornalggn.com.br/noticia/nao-ha-nenhum
-deus-sou-ateu-reafirma-stephen-hawking

http://giphy.com/gifs/eating-homer-simpson-JOjGbeFoOPL2

http://quemdisse.com.br/especial.asp?QDCOD=VF2RJG5BT252
LZ0YJFZ8&t=08/01---aniversario----frases-de-stephen-hawking

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Animated_illustration_of_thales_theorem.gif

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Gato_de_Schr%C3%B6dinger

http://www.frasesfamosas.com.br/
frases-de/stephen-hawking/

http://pensador.uol.com.br/frases_stephen_hawking/2/

http://giphy.com/

http://www.netanimations.net/
walking_people.htm

http://www.123gifs.eu/classic-cars/page-2/

http://pensador.uol.com.br/
frases_stephen_hawking/

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Stephen_Hawking

 

Música de fundo:

Medley of Sounds From Different Nebulae

Fonte:

http://www.mso.anu.edu.au/pfrancis/Music/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.