Serge Raynaud de la Ferrière
(Pensamentos)

 

 

 

Serge Raynaud de la Ferrière

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo apresenta, para reflexão, alguns pensamentos de Serge Raynaud de la Ferrière, fundador da Grande Fraternidade Universal (GFU) e seu veículo a Missão da Ordem de Aquarius. Este estudo, sob nenhum aspecto, pode ou poderia estar completo, pois sua obra é composta por mais de 100 livros de estudo sobre a Sabedoria Universal, os quais contêm uma espécie de Mathesis universalis – estradas para o caminho do autoconhecimento e da auto-realização.

 

 

 

 

Breve Biografia de La Ferrière

 

 

 

Serge Raynaud de la Ferrière

Serge Raynaud de la Ferrière

 

 

 

Serge Raynaud de la Ferrière (18 de janeiro de 1916 – 17 de dezembro de 1962) foi um filósofo, psicólogo, Soberano Grande Inspetor da Maçonaria (33° grau), engenheiro, arquiteto, lingüista, pintor, astrólogo, escritor, doutor em medicina natural, cosmobiólogo, cientista e professor.

 

La Ferrière foi o fundador da Grande Fraternidade Universal (GFU) e seu veículo a Missão da Ordem de Aquarius. A GFU, com ramificações em mais de vinte e dois países, é uma organização não-sectária e apolítica que atua no bem-estar social com escolas para crianças, campanhas de alfabetização, creches, bibliotecas, atenção aos presos, ligas femininas de assistência social, clubes desportivos ecológicos (infantis e adultos), atos recreativos, teatrais, artísticos, grupos de apoio a flagelados, colônias para idealistas, colégios iniciáticos, santuários para místicos, templos para meditação, ensinamentos sobre religiões comparadas, ciências, arte, filosofia, metafísica, esoterismo, psicologia etc. O objetivo primordial da GFU é reunir a ciência, a arte e a religião para um aperfeiçoamento intelectual e uma reeducação espiritual, mediante a fusão de todas as seitas, associações, sociedades humanitárias, filosóficas, científicas, artísticas, esotéricas, religiosas e iniciáticas.

 

 

Emblema da Ordem de Aquarius

 

A GFU trabalha mundialmente pela união dos povos através da sabedoria, da tolerância e da paz, e elabora sua estrutura teórica e seu conteúdo para estes tempos com base nos princípios que foram entregues, segundo a GFU, a La Ferrière pelo Mestre Sun Wu Kung, proveniente dos Colégios Iniciáticos do Tibete, e que atuou como o preceptor do Mestre Serge Raynaud de la Ferrière.

 

Por inspiração do Fundador, a instalação da Fraternidade coincidiu astrologicamente com o início da Era de Aquarius, e, segundo Ferrière, simbolicamente, já se começam a observar as características próprias deste signo do Zodíaco: fraternidade, elevação, espiritualidade, movimentos universais e tentativas de aproximação em grande escala. Para La Ferrière, a mudança da Era Pisciana para a Era Aquariana, não ocorreu em 5 de fevereiro de 1962, como pensa Raymond Bernard. Os critérios adotados por Serge Raynaud de la Ferrière são diferentes, e, por isto, o fim do signo de Pisces deu-se em 1948. Neste particular, acompanha-se Raymond Bernard e se admite 5 de fevereiro de 1962 como a data do início da Era de Aquarius.


 

 

 

Pensamentos de La Ferrière

 

 

 

Serge Raynaud de la Ferrière

 

 

 

Desde os tempos mais remotos, existiu uma comunidade de seres evoluídos para dar a conhecer aos homens a sua verdadeira missão.

 

É verdade que o fenômeno da precessão equinocial total requer 25.920 anos. Por outro lado, não é completamente exato que cada ‘Era’ seja um lapso de tempo igual a 2.160 anos... Não é de nenhuma maneira seguro que estejamos em 1958 ou 1959 (já que nosso calendário foi ‘cortado’ em várias ocasiões) e, ademais, não se sabe exatamente o momento a partir do qual os cristãos começaram a contar o tempo, já que tudo foi organizado vários anos depois da morte de Cristo Jesus. O Zodíaco é uma ronda simbólica de 12 signos, cada um com 30 graus simbólicos; enquanto a eclíptica (não confundi-la com o equador celeste) é uma linha que passa dentro das constelações principais, as quais, de nenhuma maneira, são iguais entre si. Assim, temos a Astrologia tradicional, que considera que o Sol recorre (...) sempre segundo a ‘simbologia’, à razão de mais ou menos um grau por dia. Quanto à Astronomia, ela se ocupa preferentemente do estudo das constelações (e não dos signos zodiacais). Assim, no que concerne à precessão dos equinócios (movimento aparente do Sol que recorre em sentido inverso ao do Zodíaco – a eclíptica – à razão de um grau a cada 72 anos), devemos saber que cada constelação não tem 30 graus exatamente cada uma, e que, assim, as Eras duram algumas mais de 2.160 anos, outras menos de 2.160 anos.

 

A palavra Cristo tem o seguinte significado: ... ‘plano ou estado’ e este nível Crístico testemunha a presença de um raio do Espírito Universal, que vem iluminar, inspirar e fortalecer a Chispa Divina, que mora no interior de todo o ser humano. O Logos Universal encarna sob forma humana, como há 2000 anos se manifestou na carne do pequeno Emanuel, que tomou o nome de Jhesu no dia de sua Iniciação...

 

O verdadeiro INICIADO é aquele que, há tempos, se inclina aos problemas mais simples da vida, meditando tanto sobre as pequenas quanto sobre as grandes coisas, e compreendeu, finalmente, que tudo na matéria é somente ilusão e que só o espírito pode evoluir. Por sua vida de busca e de humildade, merece o título de ‘Justo’. Tendo-se inclinado às questões mais abstratas, compreendeu o sentido delas. As manifestações das religiões, as concepções, não têm para ele senão um valor documental: as GRANDES VERDADES são imutáveis e, tendo alcançado os Arcanos Maiores, tem poderes dos quais não abusa e os emprega, quando muito, para o alívio de seu próximo; alívio que se traduz em ensinamento, em luzes que oferece, germens que se depositam no cérebro dos que duvidam; aos que sofrem, tanto espiritual quanto fisicamente, traz, enfim, um remédio efetivo, sem esperança de benefício ou de qualquer interesse. É um MESTRE graças a seus conhecimentos do esoterismo, graças a seu saber do qual não se orgulha; é um ‘Justo’ por sua vida de exemplo, de humildade e de fraternidade. É o INICIADO tal como deve ser concebido e o único que tem valor na escala da elevação. (Maiúsculas e grifos meus).

 

A História da Humanidade tem mostrado que, em cada ciclo, a verdade tem se manifestado em diferentes ritos e diferentes dogmas. A sucessão dos ciclos corresponde ao movimento lento segundo o qual, no equinócio da primavera, o Sol se desloca em relação ao ano anterior. Este fenômeno é bem conhecido dos astrônomos e daqueles que estão empenhados na questão conhecida sob o nome de precessão do Equador. Cada etapa do ciclo seguinte determina uma mudança na forma de expressão religiosa... Cada vez que começa uma Nova Era, correspondentemente, é produzida uma mudança nas formas religiosas, baseada em uma profunda transformação e adaptação dos seus ensinamentos exotéricos ao novo nível de desenvolvimento intelectual dos homens.

 

Não há religiões ruins ou religiões boas. Existem, sim, religiões e doutrinas incompletas, devido a que seus representantes são incompetentes em virtude de falta de conhecimento, que não é culpa deles. Uma religião se torna insuficiente quando seus devotos evoluem o ponto de transcender o grau que ela representa. A religião é, em última análise, a percepção intuitiva da existência do Todo; no entanto, é progressiva, e, portanto, está permanentemente sujeita a alterações.

 

 

Religiões

 

Os homens de ciência, limitados muitas vezes pelo Universo concebido por eles, têm que ampliar seus pontos de vista, não somente quanto ao bem-estar em geral, mas com relação aos seus trabalhos; também têm que fazer intervir mais princípios filosóficos, com o propósito de evitar um desvio rumo ao fanatismo científico, cujas bases de investigação, aparentemente imutáveis, foram se tornando relativas, para se converterem, pouco a pouco, em descartáveis. Atualmente, depois de conhecer o aspecto mais elementar das coisas, pode-se afirmar que não há descobrimentos, mas, sim, que as coisas são redescobertas.

 

A escala musical corresponde ao espectro das cores, assim como aos metais e a formas bem definidas. Os planetas do Cosmo se relacionam com as glândulas endócrinas. Um som é idêntico a uma vibração cromática, a uma tonalidade astral e ao magnetismo particular de um centro neurofluídico do organismo, assim como outra nota musical está unida à sua cor, ao seu planeta, ao seu metal, ao seu vocábulo, à sua forma gráfica e ao seu plexo no ser humano.

 

Sois todos Irmãos; a Vida é Uma. Amai-vos uns aos outros. Não declarai impura nenhuma das coisas que Deus criou.

 

A obrigação de descobrir, de proclamar e de praticar as Leis Naturais que regulam a conduta intelectual e moral dos homens, ficará, definitivamente, como o único remédio geral para afastar todas as misérias humanas e, por conseguinte, o único objetivo ou fim que se oferecer, como solução, aos problemas de cada um. Em uma palavra: a boa saúde individual e social só poderá ser alcançada mediante a boa vontade, cada vez mais forte, de obedecer às Leis Naturais e Divinas, quer dizer: de pensar em atuar em todas as coisas com justiça e com bondade.

 

Os artistas são sacerdotes que operam a união mística, sua missa é diferente, assim como a liturgia muda de uma seita a outra; seguem o ritual musical, da pintura à poesia, guiados por sua inspiração.

 

 

Um Recanto de Luz

Um Recanto de Luz
(S. R. de la Ferrière)

 

 

A pintura, que é uma das formas artísticas cuja missão é a de fazer brilhar no mundo a tradição da Luz Eterna, é uma via que se oferece para que o ser possa ascender à Essência Infinita, à Fonte Suprema.

 

A essência da arte é divina, e constitui no microcosmo a conservação tradicional de uma origem não-humana de valor simbólico.

 

A miséria, devido ao caos material, é igualmente a conseqüência do caos espiritual geral. Cada um ama suas muletas...

 

 

 

 

Não é questão de declarar que não queremos a guerra. A expressão de fé deve ser: queremos a paz. Há uma pequena diferença entre um desejo negativo e um pensamento positivo. Uma grande distinção existe em nossa mente com o fato da não-combatividade e objeto positivo de buscar a paz em todos os aspectos. Quem não combate tem somente a idéia de se afastar do combate; porém, coloca-se com indiferença frente à paz interna (a calma interior), enquanto que a não-agressividade começa com o simples fato de estar sempre pronto a evitar que se vá chocar ou ofender alguém.

 

O mundo decrépito desmorona-se. Aquele que se apega à matéria se reduz a pó com ela.

 

Embora os animais não tenham uma alma individual, é devido a uma alma coletiva que evoluem, a ponto de serem capazes de subir, em algum momento, para entrarem no reino humano, para alcançarem um grau mais elevado em suas trajetórias evolutivas. Matá-los não é apenas interferir cruelmente nesta tendência, mas, é também remover uma parte do corpo do Grande Espírito Coletivo que regula a raça dos animais.

 

 

 

O corpo é a prova visível de nosso erro, de nossa ignorância e de nosso extravio.

 

Para que a paz e a fraternidade possam se desenvolver plena e verdadeiramente é preciso reconhecer, previamente, a igualdade dos homens, tanto no campo material como no espiritual e, somente quando se alcançar esta elevada etapa de evolução, poderá reinar na Terra esta fraternidade, esta convicção de que todos somos filhos do mesmo Pai, que todos somos irmãos e, portanto, que todos devemos amar-nos uns aos outros.

 

Quantas lágrimas e quantas revoltas antes de chegarmos a compreender que este mundo – este átomo – não é mais do que uma insignificante estação sobre a rota infinita da evolução!

 

O Espírito-Luz não pode de nenhuma maneira se deixar devorar pelas trevas.

 

O sofrimento é devido ao apego e à ilusão que concedemos a este mundo de aparência.

 

Os Eleitos são os que ousam. Ai dos tímidos!

 

O desejo é próprio do Corpo Material (amor físico); a atração está relacionada ao Corpo Astral (amor sentimental); e a simpatia (amor cerebral) é uma característica do Corpo Psíquico.

 

Todos os pensamentos são criadores. O mínimo gesto está precedido de um mecanismo cerebral, daí que as vibrações que emanam do corpo físico e se propagam no espaço. A menor reação brutal repercute não somente no ambiente, mas é, inclusive, agarrada por outro cérebro em receptividade que, imediatamente, se encontra impregnado desta mesma idéia e, por este fato, de um desejo de brutalidade. É conhecido este fenômeno de uma idéia solta no ar. Conhecemos essa psicose de guerra provocada por alguns políticos hábeis ou comerciantes de canhões. Por que não crer, então, em uma psicose de paz?

 

Não cabe pensar em sacrificar o Eterno ao transitório.

 

 

 

 

A numeração da Estrela de David (acima), segundo La Ferrière, é a seguinte:

1: Princípio Universal – Deus, o Absoluto, o Primeiro Um, a Causa sem Causa.

4: Os Quatro Elementos: Fogo, Ar, Água, Terra.

2: Cifra da divisão. Representa, também a dualidade universal.

8: Multiplicação por divisão celular (2 x 4). A matéria da qual o ser se origina.

5: A cifra do ser, cujo simbolismo aparece na estrela de cinco pontas. Pentáculo.

7: Simboliza a morte (A Foice).1

 

Acumular riquezas, proveitos e bens significa renunciar ao Éden por prazeres ilusórios – mortal e fatal veneno que nos afasta da felicidade eterna e imperturbável.

 

O amor fraternal é fonte inesgotável de energias e de abnegação que nos induz a colocar nossos esforços a serviço de nossos irmãos que necessitam ajuda.

 

A sabedoria está naquele que tem a felicidade de amar e de gozar plenamente. De não ter desejos nem cobiças, De não ter sujeições nem ódios. De não ter invejas nem arrependimentos do passado. E de não ter vãs esperanças no futuro.

 

A prudência demanda que se pesem as finalidades, os meios, o encadeamento das conseqüências, os riscos, as possibilidades, os obstáculos e o resultado.

 

Todos têm um dever comum: Calar.

 

O sábio rege sua estrela; mas o ignorante é regido por ela.

 

A Iniciação é a Tradição organizada e conservadora das Ciências secretas.

 

A Iniciação não é uma doutrina; mas, sim, o estudo de todas as doutrinas, cuja finalidade não promete nada: nem o paraíso, nem o Nirvana, nem um mundo empíreo... Pelo contrário, a Iniciação exige tudo: provas, sacrifícios, abnegação e assim por diante. O Adepto é uma completa renúncia, cuja essência-vida, depois de se haver cristalizado, está pronto para a reintegração.

 

A Iniciação é a Tradição organizada e conservadora das Ciências Secretas. Suas bases são imutáveis, porém, no conjunto, o conhecimento é apresentado em cada época de acordo com a Lei da Evolução de todas as coisas.

 

A salvação, prometida por diversas religiões, constitui-se de estados de consciência após a morte do corpo físico, entendendo-se que os termos morte e nascimento são empregados da forma habitual, porque há mortes que não se vêm e nascimentos que se dão tão-só no invisível.

 

É possível mudar vibrações com o exercício da vontade. Esta arte da polarização é a Alquimia Mental.

 

 

 

Todo indivíduo tem o direito de utilizar as Leis de Planos Superiores com o objetivo de dominar as Leis de Planos Inferiores.

 

À medida que as provas nos mostram a futilidade e a transitoriedade dos bens terrenos, é urgentemente necessário desapegar-se de tudo que entrava nosso vôo, de tudo que impede nossa sublime ascensão: amigos, dinheiro, amores instáveis, reputação segundo o juízo dos malevolentes, inveja, ao lado de todas as coisas transitivas e perecíveis. Todas estas distrações afastam do caminho reto, retardam a verdadeira libertação, prolongam os sofrimentos e as dores, e aumentam as decepções e o mau humor. Deve-se cortar, um por um, todos os laços que nos retêm no mundo da dor; precisamos nos domar, precisamos nos disciplinar e precisamos nos controlar. Então, nossa alma resplandecerá e contemplará as Alturas Luminosas, as quais são penetradas pelas Vias mais sutis no domínio do Imortal...

 

O Adepto, finalmente, ingressará no Sagrado Santuário Secreto, onde conduzirá sua vida afastado do mundo externo, como o fazem os Grandes Mestres.

 

Aprendemos para sermos capazes de instruir os demais. Desta maneira, nos será possível reunir os homens em uma irmandade que não repara as religiões, nem o sexo, nem a cor.

 

Os estágios do pensamento apóiam-se no setenário, isto é, no princípio espiritual sempre trino e em sua manifestação no quaternário.

 

 

 

 

Assim como a Alquimia tem sido cuidadosamente mantida em segredo, a Transmutação Mental não pode ser liberada a todos os interessados. O Espírito – como os metais e os elementos – pode mudar de estado, passar de um estado para outro, variando de vibração. A Transmutação Mental é a Verdadeira Transmutação Hermética, mas o perigo de ser ensinada é que ela pode ser utilizada pela força do mal.

 

Samadhi é a identificação com o Grande Todo, com o Eterno, com o Universal no Presente Imutável.

 

O espírito científico ou o pensamento filosófico, com o qual os Mestres se expressam, não são mais que símbolos de sua manifestação.

 

A vida é mâyâ (ilusão, miragem); e compreender isto já é avançar no caminho iniciático.

 

O Esoterismo é um Templo aberto aos que aprendem a calar.

 

A idéia subjacente em toda sagrada escritura é a de proporcionar um significado mais elevado que o que podem dar meras palavras, e sua Verdade só será percebida internamente pelo Homem.

 

Todo bem que te sobrevenha procede de Deus e todo mal que te golpeia vem de ti mesmo.

 

A base da doutrina zoroastriana não é simplesmente de ser bom e fugir do mal; mas, sobretudo, de fazer o bem e de resistir ao mal.

 

As três bases do ensinamento residem em: pensamentos puros, palavras puras, ações puras.

 

O Yogue é o que escapa a seu Carma, encontra a Paz interna e se situa sobre o caminho de sua reintegração à Origem.

 

A Iniciação não é o estudo de alguns assuntos secretos, constitui o conjunto do saber.

 

O que importa de onde vem ou quem lançou a arma! Curem a ferida, antes de tudo.

 

Tudo está entrelaçado, e se os planetas pudessem ser comparados às glândulas de Deus, seríamos seus glóbulos.

 

Estudem o caminho que lhes ensino e não olhem o meu dedo!

 

Evolução das Quatro Raças:2

 

 

 

No diagrama acima [que eu editei e apliquei movimento] vemos o sentido da evolução das civilizações, isto é, a Raça Amarela, na sua velhice, vai cair no esquecimento (até uma nova regeneração); os mais avançados conhecimentos esotéricos estavam no Tibet, que vai ceder seu lugar ao novo Pólo Magnético de Espiritualidade. Este trânsito do Saber – conservado nos Santuários da Ásia que será transferido para os Colégios de Iniciação do Ocidente – é algo assim como a Sabedoria do Guru que é dada ao discípulo. A Raça Branca vai, pois, tomar o lugar de máxima plenitude, já que se acha em pleno desenvolvimento para isto. A raça descendente dos peles-vermelhas e dos índios da América, atualmente em sua fase representativa do Verão, vai chegar ao Outono e tomará o lugar da Raça Branca, chegada ao Inverno neste diagrama; e a Raça Negra, agora muito jovem, cederá seu lugar à Raça Amarela... Naturalmente, isto se produz em períodos muito grandes, pois se trata de ciclos devidos aos movimentos estelares.

 

Aquilo que é chamado de 'Karma' na filosofia oriental, pode ser entendido como resultado da influência de diferentes estrelas e planetas. Na verdade, o carma pode ser facilmente compreendido por um estudante de Astrologia e de Astronomia. Por longos estudos e observações, os cientistas da Antigüidade descobriram que quando uma estrela ou planeta está em conjunção com outro, isto poderá produzir bons ou maus resultados. O mesmo quando estão em oposição ou submetidos a outros aspectos (sextil3, quadratura4, trígono5 etc).

 

A Astrologia nos ensina que embora as estrelas nos dêem algumas predisposições, poderemos enfrentá-los, se soubermos como fazê-lo.

 

O ar puro é o primeiro alimento e também o melhor remédio.

 

O mistério não existe. O mistério não é mais do que uma débil porta para os que não querem ver.

 

A Pureza é aquilo que há de melhor desde o instante mesmo em que viemos ao mundo.

 

Tudo está oferecido a cada um sem privilégio de nenhuma classe... Mas nossa cegueira impede a realização imediata.

 

Aquilo que efetivamente conta é a peregrinação interna, a função psicossomática de uma depuração – tanto física como psíquica – para alcançar o nível espiritual necessário à elevação da Alma à Consciência Cósmica.

 

Todas as colaborações são importantes. Portanto, cada um deve compreender que é parte de uma Grande Missão Regenadora.

 

A Grande Fraternidade Universal, sem exceção, está aberta a todos. É uma instituição universal, e mais do que tudo, é um movimento cultural que visa aproximar os homens de todos os planos.

 

Assumir uma atitude de cólera é colocar-se em um estado colérico; adotar o estado de alegria implica estar alegre; situar-se no estado de fraqueza é chamar a debilidade; e tomar uma posição de força implica em se tornar mais forte.

 

O Céu é um grande livro aberto pelo amor de Deus à inteligência do homem.

 

A Magia começa com o conhecimento dos pantaclos, dos talismãs e dos perfumes. O primeiro é o Pantaclo Pitagórico, feito de um polígono de cinco lados, ou seja, um pentágono.

 

 

 

 

A Sabedoria outorga Poderes Psíquicos, isto é: a Síntese da Tese e da Antítese – o conhecimento dos Mundos Visível e Invisível. Neste sentido, 5 não é 5, é 6, pois está constituído de 1, 2, 3, 4, 5 (1 + 2 + 3 + 4 + 5). Isto perfaz 15. Por outro lado, por adição teosófica, 1 + 5 = 6. Disto se infere que 1, 2, 3 e 4 configuram a parte invisível, sendo 5 é a parte visível. É sobre a parte invisível (Ensinamento Invisível) que é construída a parte visível (Ensinamento Visível) – o 5.

 

Devemos buscar a Verdade em uma ilimitabilidade eterna, e não em um ensinamento, em uma doutrina, em um livro, em uma escola, em uma concepção e tão pouco na intelectualidade, na arte ou na ciência; porém, tudo isso forma perfis que delineiam o Caminho, são etapas que ajudam a subir pela Senda.

 

Tanto na religião como em todas as linhas da vida humana, o pensamento humano evoluiu ao longo dos séculos, e, hoje, não se contenta com afirmações sem provas. O espírito crítico evoluiu de tal forma, que uma religião cujos ensinamentos constituam apenas conclusões que foram suportados pela argumentação racional parece antiquada, ultrapassada e até, por vezes, é criticada como um obstáculo ao progresso social.

 

Na realidade, os fundamentos espirituais são invisíveis, e apenas alguns poucos privilegiados estão na posse das chaves para os grandes mistérios que regem o mundo há milênios.

 

A fixação da mente no cérebro de uma criança normalmente é feita da seguinte forma: o espírito está encarnado, e sua assimilação é entre o primeiro e o sétimo ano; em seguida, vem a fase de credulidade, de sete a quatorze anos; então, a criança se forma e se torna o que poderíamos chamar de um "tipo" – é o tempo da rebelião que ocorre entre 14 e 21 anos. No último ciclo, 21 a 28 anos, o ser humano adquire uma crença pessoal. Há, portanto, três fases características: a credulidade, rebelião e constituição da personalidade.

 

O homem – que geralmente vive 10 vezes 7 anos – está evoluindo em cada período, e os períodos setenários disponíveis permitem que mudemos o nosso destino.

 

A Natureza sempre trabalha pelas rotas mais curtas, e tudo funciona de acordo com o mesmo princípio. Em a Natureza, não existe mais do que um Princípio Universal, eterno e ativo. Portanto, não podem existir dois princípios universais, pois seriam iguais ou diferentes. Se fossem diferentes, se destruiriam um ao outro. Se fossem iguais, é como se houvesse apenas um.

 

Rotas mais curtas... Mesmo princípio...

 

 

A unidade de propósito no Grande Todo, infinitamente variado, anuncia um só Princípio. Este Princípio deve operar sobre tudo ou não é universal. Se trabalha em um ser, trabalha em todos os mundos. Portanto, uma idéia será o efeito imediato de uma sempre presente Causa Universal.

 

O ritmo universal pode ser resumido como: sementes, desenvolvimento, nascimento, crescimento, maturidade, decadência, morte, renascimento, e assim sucessivamente.

 

A Lei da Dualidade manifesta-se no dia e na noite, no verão e no inverno, no frio e no calor, na ação e na reação etc. Tudo é apenas vibração; os nossos conceitos são simples concordâncias de relatividades.

 

Tudo cumpre sua evolução segundo a Lei Fundamental; ou seja, segundo a Unidade que harmoniza todos os modos bastante complexos da matéria universal.

 

ShOPh-Ya é a união (Ya) do Infinito Psíquico (SOPh) e do Absoluto Espiritual. É a união de IShO e de IHOH, do Filho e do Pai, da Palavra e do Pensamento vivente, de Golos e Logos. Do Verbo, por quem tudo existe – IPhO – e da adorável Essência geradora que o engendrou – IHOH – na qual somos e por quem somos: Ele, o Verbo.

 

INRI = Igne Natura Renovatur Integra. I-nri, Ele, a Humanidade; i-Na-ra, Ele, a Alma do Universo; Ina-Ra-Ya, Ele, Nara-Deva – o homem-Deus.

 

 

 

 

 

Saber (Inteligência) a Verdade do Mistério, a Verdade da Vida, a Verdade no Espírito visível, que é visível pela Gravitação Universal.

 

Querer (Trabalho) a Justiça através do sacrifício para harmonia e progresso da liberdade.

 

Ousar (Impetuosidade) em razão da fé absoluta no equilíbrio do organismo modificável pela ponderação.

 

Calar (Alta Filosofia) sobre a realidade do Dogma, ação da Alma perfectível pelo antagonismo.

 

Saber-Querer-Ousar-Calar é o Verdadeiro Tecido Iniciático.

 

Tudo o que acontece está inscrito na abóbada celeste; mas nem tudo o que está escrito na abóbada celeste tem forçosamente que acontecer.

 

A obrigação de descobrir, de proclamar e de praticar as Leis Naturais que regem o comportamento moral e intelectual dos homens é o único remédio para todas as misérias humanas, e é, portanto, o único objetivo e a única finalidade que devem ser oferecidos como solução para os problemas de cada um. Em suma, a boa saúde individual e social só pode ser alcançada pela boa vontade, cada vez mais forte, de obedecer às Leis Naturais e Divinas, ou seja: deve-se pensar em fazer todas as coisas com justiça e com bondade.

 

A busca da Verdade não pode estar limitada a qualquer dogma.

 

Não houve começo e não haverá fim.

 

Liberdade não quer dizer indisciplina. Igualdade não quer dizer uniformidade. Fraternidade não quer dizer negligência ou abandono.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Observa-se, na numeração proposta por La Ferrière para da Estrela de David, que a soma dos números que se encontram em oposição (1 ‹–› 8, 2 ‹–› 7 e 4 ‹–› 5) é igual a 9 (nove), e do Emblema pode ser extraído um número conhecido como Número Mágico ou Número da Eterna Evolução do Cosmo Ilimitado: 142857, cujo significado hermético já foi examinado em trabalhos anteriores. 22/7 = 3, 142857 142857 142857...

2. Pode-se aduzir, da obra de La Ferrière, que a Tradição teve como principais focos de transmissão a Lemúria, a Atlântida, a África, a Ásia e a Europa.

3. Sextil é a configuração formada por dois astros quando a distância que os separa é de 60º.

4 Quadratura é a configuração astronômica em que dois corpos celestes ficam a uma distância de 90º, do ponto de vista da Terra.

5. Segundo a Astrologia, o trígono apresenta um aspecto benéfico formado por dois astros posicionados a 120º de distância um do outro, no círculo do zodíaco.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://palavrasemendadas.blogspot.com/
2009/04/muita-religiao-e-pouca-fe.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Serge_Raynaud_de_la_Ferri%C3%A8re

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Grande_Fraternidade_Universal

http://www.sergeraynauddelaferriere.net/
index.php

http://www.yogalotus.com.br/sma.htm

http://www.maestre.org/portugues.htm

http://mx.groups.yahoo.com/
group/Maestre/message/2416

http://georgiastella.pbworks.com/Yoga

http://www.maestre.org/portugues.htm

 

Fundo musical:

Burbujas de Amor (Juan Luis Guerra)

Fonte:

http://www.musicasmaq.com.br/