SONHOS

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Música de fundo:
Dream, When You're Feeling Blue (Johnny Mercer)
Fonte:

http://www.memorialsonline.com/midis/Asssorted/

 

 

 

 

Nenhum de nós tem o direito

De destruir o sonho de ninguém.

Como nenhum de nós é escorreito...

Sonhar um pouquinho faz bem.

 

 

As verdades1 podem ser ditas

Somente quando solicitadas.

Verdades ao léu(?) são malditas

E muito desafortunadas.

 

 

Por que se meter a sabido

Se o outro nada perguntou?

Isso é coisa de enxerido.

 

 

SABER, QUERER, OUSAR, CALAR:

As Quatro Verdades Esotéricas EU-SOU.

Uma regra de ouro: Jamais falar por falar.

 


 

 

_____

Nota

1. Verdades? Quais verdades? Ninguém jamais poderá conhecer a verdade última e absoluta de nada. Acredito, por exemplo, que não estuprar e não matar sejam duas verdades absolutas. Mas, quantas mais podemos ter certeza de que são mesmo verdades absolutas? Um segundo exemplo é a própria idéia de Deus. O Deus do meu entendimento serve para mim e só para mim; não pode servir para mais ninguém, mesmo porque esse Deus se move junto comigo de acordo com a minha própria evolução e compreensão da vida (e da Vida). E como as acelerações (não as velocidades) dessa compreensão são pessoais, uma presumida realização de Deus só pode mesmo ser pessoal e movente no tempo que não existe como tempo. Por isso, acender uma vela em uma igreja ou em uma encruzilhada são atos mágickos equivalentes. Criticar? Reprovar? Menoscabar? Então, tentar impor ao outro nossa religião e nosso entendimento de Deus é, no mínimo, um erro grosseiro e primário. Isso que acabei de examinar, na verdade, só teria lá um duvidoso sentido (e mesmo muito relativamente) se houvesse um único Deus-padrão para ser realizado. Na verdade, não há sentido nenhum. Como — paradoxalmente, mas sem embutir qualquer paradoxo apesar de parecer ser um paradoxo há tantos Deuses quantos sejam os seres viventes e ao mesmo tempo um só Deus, insistir para que alguém aceite e admita nosso juízo acerca da Divindade é mesmo uma tolice autoritária da pior qualidade. Não há mesmo sentido nenhum nisso.

Ora, no mesmo tom, como alguém pode ter a coragem de dizer a uma criança de três anos que Papai Noel morreu ou não existe? Ou de tentar meter na cabeça de um infante (ou de quem quer que seja) que a Democracia é um sistema político natimorto? Por comparação, isso é uma maldosa iconoclastia (como se pudesse existir qualquer tipo de iconoclastia bondosa).

Pecar por palavras é, também, muitas vezes, aconselhar quando conselhos só tendem a piorar as coisas. Em determinadas ocasiões, ficar em silêncio é um gesto de profunda sabedoria e de altíssima fraternidade. Medonho é quando são ditas verdades(?) ao léu. Muito pior é quando se fala o que não pode ser falado. E principalmente para as crianças. E como não podemos ter acesso à verdade absoluta, acabamos em boa vontade mentindo... pensando dizer a verdade. O sem querer (ou querendo) poderá destruir uma vida. Portanto, é necessário ter absoluto cuidado com o que se fala, porque ao falar colocamos em movimento leis que, muitas vezes, desconhecemos.

Cada um deve cuidar de tocar o seu instrumento, e se o fizer bem já estará fazendo muito. E o místico deve ter sempre em mente as Quatro Grandes Verdades Esotéricas: SABER, QUERER, OUSAR, CALAR.. Para reger a Orquestra... Ora, eu não sei como reger a Orquestra. Alguém sabe?

Bem, para concluir, confesso que quando eu era garoto o desenho animado que eu mais gostei foi o do Peter Pan. E me apaixonei perdidamente pela fada Sininho. Dream, when you're feeling blue... So dream, dream, dream! A little bit! Ai do desgraçado que vier me dizer que o Peter Pan não existe. Existe sim. E a fada Sininho também. Ambos existem em nossa vontade interior de fazer o bem, o belo e o bom.

 

 

______________

 

Exemplo do que NÃO se deve fazer (67 kb). A fotografia é certamente uma montagem; mas, o que vale é o exemplo do que NÃO se deve mesmo fazer. Cique  AQUI  e  veja se isso pode ser engraçado!

 

 

PARA MEDITAR

 

 

David Alfaro Siqueiros
(1898 – 1974)

 

 

 

 

Websites Consultados

http://home.iprolink.ch/dpeck/cornwall2005-3.htm

http://www.vitavet.com/Merchant2/graphics/00000001/956865.jpg

http://www.webmikey.com/archive/2004_11_01_archive.htm

http://disney.blig.ig.com.br/imagens/sininho_bale.gif

http://vereda.saber.ula.ve/historia_arte/artelatinomode/siqueiro.htm

http://www.fotografia-na.net/details.php?image_id=3210