SÓ EU SEI

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Illuminação

 

 

 

Canetas que eu idealizei!

Vezes que falhei!

Pálidas vitórias... de Pirro!1

Gangorra... Birro...

 

Tive que muito perseverar,

para me libertar.

O quanto me empenhei,

só eu mesmo sei.

 

Mas, comutei o inferno;

foi-se o subalterno.

E festejo quando lembro!

 

Desentortei as diagonais,

e não me sirvo mais

das águas-de-setembro!

 

 

 

Transmutação

 

 

 

Observação:

Só em parte este soneto é autobiográfico. Nunca fui chegado às águas-de-setembro; minha boemia intemperante era a seco. Quanto às minhas vitórias de Pirro, todas, sem exceção, acabaram por se mostrar educativas, benfazejas e estimulantes. E as canetas que eu idealizei, já não escrevem mais ordens para me envergonhar e comprometer. Suas tintas secaram!

 

_____

Nota:

1. Vitória pírrica ou vitória de Pirro é uma expressão utilizada para expressar uma vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis. A expressão recebeu o nome do rei Pirro do Épiro (nome de uma das treze periferias da Grécia, localizada no sudoeste da península balcânica), cujo exército havia sofrido perdas irreparáveis após derrotar os romanos na Batalha de Heracleia, em 280 a.C., e na Batalha de Ásculo, em 279 a.C., durante a Guerra Pírrica. Após a segunda batalha, Plutarco apresenta um relato feito por Dioniso de Halicarnasso:

Os exércitos se separaram, e, diz-se, Pirro teria respondido a um indivíduo que lhe demonstrou alegria pela vitória que 'uma outra vitória como esta o arruinaria completamente', pois ele havia perdido uma parte enorme das forças que trouxera consigo, e quase todos os seus amigos íntimos e principais comandantes; não havia outros homens para formar novos recrutas, e encontrou seus aliados na Itália recuando. Por outro lado, como que em uma fonte constantemente fluindo para fora da cidade, o acampamento romano era preenchido rápida e abundantemente por novos recrutas, todos sem deixar sua coragem ser abatida pela perda que sofreram, mas, sim, extraindo de sua própria ira nova força e resolução para seguir adiante com a guerra.

Esta expressão não se utiliza apenas em contexto militar, mas também está, por analogia, ligada à atividades como a economia, a política, a justiça, a literatura e o desporto para descrever uma luta similar, prejudicial para o vencedor.

Nota editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%
C3%B3ria_p%C3%ADrrica

 

Página da Internet consultada:

http://s696.photobucket.com/
albums/vv326/foxrider31/

 

Música de fundo:

Carango
Composição: Carlos Imperial e Nonato Buzar
Interpretação: Wilson Simonal

Fonte:

http://www.4shared.com/get/PKd1f
Gxb/Carango-Wilson_Simonal.html