SOBRE A PAZ

 

Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Tempos difíceis, insanos e dolorosos viveu e vem vivendo o Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa amada no mundo inteiro. Tenho dito que nenhuma cidade, em si, é violenta. Como uma cidade poderia ser violenta? As cidades são neutras, por assim dizer; violentas podem ser, sim, episodicamente, as pessoas que as habitam. Creio que não preciso recordar o que foi a última semana para o Rio nem comentar o porquê de tanta violência; todos nós sabemos, mais ou menos, as causas. Mas posso oferecer um conjunto de pensamentos e de reflexões sobre a paz e/ou vinculados à paz. É o que farei a seguir para todos nós.

 

Antes, porém, recordarei os quatro tipos básicos de paz:

Paz Perpétua – Inspirado nos ideais da Revolução Francesa, este conceito foi elaborado pelo filósofo Immanuel Kant (1724 – 1804). Designa um estado de paz mundial obtido através de uma república única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacíficas de todos os povos e de todos os indivíduos. Em 1795, Kant escreveu a obra Pela Paz Perpétua (proposta de constituição republicana fundamentada em três princípios: liberdade dos membros de uma sociedade enquanto homens, dependência enquanto súditos e igualdade enquanto cidadãos).

Paz Pela Lei – lema da Organização do Tratado do Atlântico Norte, baseia-se na idéia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse etc.

Paz Pela Força – obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado são fortalecidos de tal forma, que toda tentativa de subversão do status que é desestimulada. Em inglês original: peace through strength.

Paz do Terror – ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de artefatos bélicos poderosos (bombas nucleares e armas biológicas, por exemplo). A posse de tais arsenais desestimula as agressões mútuas. Conceito sugerido pelo estudioso Raymond Aron (1905 – 1983) em seu livro Peace and War Among Nations.

 

Há, ainda, um quinto tipo de paz, geralmente desconhecido: a paz profunda místico-iniciática – basicamente concebida, conquistada e realizada pelo reconhecimento edificado do Deus Interno de e em nossos Corações.

 

Efetivamente, haveremos de compreender que não há direito à guerra (jus ad bellum) nem direito na guerra (jus in bello).

 

Para concluir esta pequena introdução, reproduzirei uma passagem-saudação do ritual da missa tridentina (missa celebrada em latim, de acordo com as formas sucessivas do Missal Romano, tal como foi promulgado em 5 de dezembro de 1570 por S. Pio V, em cumprimento do mandato que recebera do Concílio de Trento (tridentina é o gentílico do topônimo Trento) e utilizada por toda a Igreja Católica de rito romano até a reforma litúrgica ordenada pelo Concílio Vaticano II): Pax Domini sit semper vobiscum. Que a Paz do Senhor esteja sempre convosco. (Senhor, em termos Místicos e Iniciáticos, deve ser entendido como o Deus de nossos Corações.)

 

 

 

 

Pensamentos Sobre a Paz

 

 

 

Sou um homem pacífico; Deus sabe o quanto amo a paz. Todavia, espero jamais ser tão covarde que confunda opressão com paz. Lajos Kossuth (1802 – 1894).

 

O direito é o conjunto das condições mediante as quais o arbítrio de cada um deve acordar-se com o arbítrio dos outros segundo uma lei universal de liberdade. Immanuel Kant (1724 – 1804).

 

Colombianos! A minha última vontade é a felicidade da pátria. Se a minha morte contribuir para o fim do partidarismo e para a consolidação da União, baixarei em paz à sepultura. Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios (1783 – 1830).

 

A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento. Albert Einstein (1879 – 1955).

 

A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos. Albert Einstein (1879 – 1955).

 

O fim da história será o começo da paz – o reino da inocência recobrada. Octavio Paz (1914 – 1830).

 

Aquele que inveja outros não tem paz. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Eu sou o resultado de meus próprios atos. Sou O herdeiro de meus atos. Os atos são meu parentesco. Os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei. Eis em que deve refletir todo homem e toda mulher. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente, o ódio não desaparecerá. Ele desaparecerá tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Tudo o que nasceu vai morrer, tudo o que foi reunido será espalhado, tudo o que foi acumulado terá fim, tudo o que foi construído será derrubado, e o que esteve nas alturas será rebaixado. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Se o telhado for mal construído ou se estiver em mau estado, a chuva irá entrar na casa; da mesma forma, a cobiça facilmente entra na mente, se ela é mal treinada ou se está descontrolada. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Como as nuvens do outono, nossa existência é transitória. Observar o nascimento e a morte dos seres é como olhar os momentos da dança. A duração da vida é como o brilho de um relâmpago, no céu, tal como uma torrente que se precipita montanha abaixo. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Se o desejo – que se aloja na raiz de toda a paixão humana – puder ser removido, aí, então, morrerá esta paixão e desaparecerá, conseqüentemente, todo o sofrimento humano. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Praticar o bem, abster-se de todo mal e purificar os pensamentos são os mandamentos de todo Illuminado. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Aquele que protege sua mente da cobiça e da ira desfruta da verdadeira e duradoura paz. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

O leite fresco demora em coalhar. Da mesma forma, os maus atos nem sempre trazem resultados imediatos. Estes atos são como brasas ocultas nas cinzas, e que, latentes, continuam a arder até causar grandes labaredas. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Um homem será tolo se alimentar desejos por privilégios, promoção, lucros ou pela honra, pois tais desejos nunca trazem felicidade; pelo contrário, apenas geram sofrimentos. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer milhares em uma batalha. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Não viva no passado; não sonhe com o futuro. Concentre a mente no momento presente. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

Não acrediteis em uma coisa apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições só porque foram transmitidas por longas gerações. Não acrediteis em uma coisa só porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis em uma coisa só pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis em uma coisa só porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a tê-la por verdadeira. Não acrediteis no que imaginastes pensando que um ser superior a revelou. Não acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, deveis acreditar somente naquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes como verdadeiro, naquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isto deveis aceitar, e tão-somente por isto moldar vossa conduta. O Senhor Buddha (563 a.C. – 483 a.C.).

 

A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem. Em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar. Depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem. E, finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou. Karl Kraus (1874 – 1936).

 

Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Quosque tandem, Catilina, abutere patientia nostra? (Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?). Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Por amor à liberdade, sou escravo do dever. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Fica sabendo que tu és um Deus. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Não nascemos apenas para nós mesmos. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Ninguém será magnânimo se não for, ao mesmo tempo, justo. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

A Natureza, por si só, colocou o conceito de deus na cabeça de todos. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Não basta conquistar sabedoria; é preciso usá-la. Marcus Tullius Cicero (105 a.C. – 43 a.C.).

 

Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim. Benjamin Franklin (1706 – 1790).

 

Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança. Benjamin Franklin (1706 – 1790).

 

Mais vale uma paz relativa do que uma guerra ganha. Imperatriz Maria Thereza da Áustria (1717 – 1780).

 

Para se estar com Deus é necessário haver paz. A paz deve ser buscada e encontrada em seu interior, e se você não a achar em seu interior, você nunca a achará em lugar algum. A paz não jaz no mundo exterior; ela jaz exatamente dentro do seu próprio ser. Ralph Waldo Emerson (1803 – 1882).

 

Se a paz não puder ser mantida com honra, deixa de ser paz. Bertrand Arthur William Russell (1872 – 1970).

 

Cristo disse: 'Ama a teu próximo como a ti mesmo'. E quando foi perguntado sobre quem é o seu próximo ensinou a parábola do Bom Samaritano. Se você deseja entender esta parábola como foi entendida por seus ouvintes, você deverá substituir alemães e japoneses por samaritano. Eu temo que os cristãos modernos ficariam irritados com tal substituição porque isto os incentivaria a refletir quão longe eles ficaram dos ensinamentos do fundador de sua religião. Bertrand Arthur William Russell (1872 – 1970).

 

As pessoas dirão que sem os consolos da religião elas seriam intoleravelmente infelizes. Tanto quanto este argumento é verdadeiro, também é covarde. Ninguém, senão um covarde, escolheria conscientemente viver no paraíso dos tolos. Quando um homem suspeita da infidelidade de sua esposa, não lhe dizem que é melhor fechar os olhos à evidência. Não consigo ver a razão pela qual ignorar as evidências deveria ser desprezível em um caso e admirável no outro. Bertrand Arthur William Russell (1872 – 1970).

 

Se a paz não puder ser mantida com honra, deixa de ser paz. Bertrand Arthur William Russell (1872 – 1970).

 

Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados – em vez de os dogmáticos terem de prová-los. Esta idéia, obviamente, é um erro. De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um pote de chá chinês girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o pote de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos. Mas se afirmasse que, devido ao fato de a minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, pois, com razão, pensariam que estou falando uma tolice. Entretanto, se a existência de tal pote de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade. Bertrand Arthur William Russell (1872 – 1970).

Não é lamentável que só possamos obter a paz nos preparando para a guerra? John Fitzgerald Kennedy (1917 – 1963).

Podes ganhar a paz ou comprá-la. Ganhá-la-ás, resistindo ao mal; comprá-la-ás, aceitando o compromisso com o mal. John Ruskin (1819 – 1900).

A uma guerra justa preferimos uma paz injusta. Samuel Butler (1612 – 1680).

A justiça se defende com a razão, não com as armas. Não se perde nada com a paz, e pode se perder tudo com a guerra. Papa João XXIII (1881 – 1963).

A paz, na Terra, anseio profundo de todos os homens de todos os tempos, não pode ser estabelecida nem consolidada senão no pleno respeito da ordem instituída por Deus. Papa João XXIII (1881 – 1963).

Consulta não os teus medos, mas as tuas esperanças e os teus sonhos. Pensa não nas tuas frustrações, mas nas tuas potencialidades ainda não exploradas. Preocupa-te não com o que tu tentaste e falhaste, mas, sim, com o que ainda é possível fazer. Papa João XXIII (1881 – 1963).

 

 

 

Decálogo
Papa João XXIII (1881 – 1963)

 

 

1. Hoje, procurarei viver o presente, sem querer resolver o problema da minha vida inteiramente de uma só vez.

2. Hoje, terei o máximo cuidado pelo meu aspecto: vestir-me-ei com sobriedade, não levantarei a voz, serei gentil.

3. Hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para ser feliz, não só neste mundo, mas, também, no outro.

4. Hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5. Hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo à boa leitura, lembrando que ela é o alimento necessário para a alma.

6. Hoje, realizarei uma boa ação, e não direi nada a ninguém.

7. Hoje, farei algo que não gosto de fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, farei de modo que ninguém perceba.

8. Hoje, organizarei um programa: talvez não o siga exatamente, mas eu o organizarei. E evitarei dois defeitos: a pressa e a indecisão.

9. Hoje, acreditarei firmemente que a boa providência de Deus se ocupa de mim como ninguém no mundo.

10. Hoje, não temerei. Não terei medo de desfrutar do que é bonito e de acreditar na bondade.

 

Conclusão:

 

Um propósito: Quero ser bom, hoje, sempre, com todos.

 

 

 

Eu só quero viver em paz e usufruir o que Deus nos deixou no mundo. Não preciso de riquezas materiais para ser feliz. Apenas quero sentir o que Deus nos fala em nossos ouvidos em um simples soprar do vento. Bob Marley (1945 - 1981).

 

Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isto, cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche! Arnaldo Jabor (12 de dezembro de 1940).

 

Bom dia, amigo.
Que a paz seja contigo!
Eu vim somente dizer
Que eu te amo tanto
Que vou morrer.
Amigo... adeus.
Vinicius de Moraes (1913 – 1980).

 

Não existe um caminho para a paz. A Paz é o Caminho. Mahatma Gandhi (1869 1948).

 

Olho por olho terminará fazendo com que o mundo inteiro fique cego. Mahatma Gandhi (1869 1948).

 

Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu Coração. Dalai Lama (6 de julho de 1935).

 

Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente. Dalai Lama (6 de julho de 1935).

 

Só existem dois dias no ano nos quais nada pode ser feito: um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, Viver. Dalai Lama (6 de julho de 1935).

 

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente, de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido. Dalai Lama (6 de julho de 1935).

 

Se você quer transformar o mundo, experimente, primeiro, promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto. Dalai Lama (6 de julho de 1935).

 

As verdadeiras diferenças no mundo de hoje não são entre judeus e árabes; entre protestantes e católicos; entre muçulmanos, croatas e sérvios. As verdadeiras diferenças se encontram entre os que abraçam a paz e os que a querem destruir; entre os que olham para o futuro e os que se agarram ao passado; entre os que abrem os braços e os que fecham os punhos. William "Bill" Jefferson Clinton (19 de agosto de 1946).

 

O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior. Abraham Lincoln (1809 – 1865).

 

O rio atinge os objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos. André Luiz.

 

A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas. Abraham Lincoln (1809 – 1865).

 

A libertação do desejo conduz à paz interior. Lao-Tsé.

 

Essa coisa aqui e ali conversada e mais do que badalada de paz interior não se aprende na escola, não se aprende lendo um livro e não se aprende orando sentado meditando em um santuário. Primeiro, deve ser exercitada fora. Depois, deve ser exercitada dentro. Por último, deve ser novamente exercitada fora, com todos e para todos. Milagre não existe; existe trabalho. Permanente. Diuturno. Rodolfo Domenico Pizzinga.

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.euroresidentes.com/Diversion/
frases-portugues/frases_paz.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kyrie_eleison

http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_paz/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Paz

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paz

 

Canto gregoriano de fundo:

Kyrie
Interpretação: Schola Cantorum do Pontifício Col. Inter. dos Beneditinos de S. Anselmo em Roma.

 

Observação:

Kyrie é o vocativo da palavra grega Kyrios (Senhor), traduzida livremente como [ó] Senhor. Eleison é o imperativo aoristo (aoristos, em grego, significa sem limite) do verbo eleéo (significa ter piedade, compadecer-se). A expressão é originária de um salmo penitencial usado como começo de uma antiga oração cristã repetida nas liturgias de denominações católicas, luteranas, ortodoxas e anglicanas.

Kyrie eleison; Christe eleison; Kyrie eleison. Senhor, tende piedade; Cristo, tende piedade; Senhor, tende piedade.