SINDROME DE DOWN
(The birds suddenly appear every time you are near!)

 

 

 

Todos são um-comigo-e-um-com-você!

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Do fundo do meu Coração...

 

 

 

... dedico este trabalho-solidariedade a todos os portadores da Síndrome de Down (ou Trissomia do Cromossoma 21), mas, em particular, eu o ofereço ao meu mais novo e queridíssimo amigo Luís Otávio Monteiro Nunes, que, muito carinhosamente, me chama de Fofão porque Rodolfo ele não consegue articular com facilidade. Bem, basta ele me ver que me agarra e me enche de beijos. Luís é um barato! Parece brincadeira, mas the birds suddenly appear quando Luís está por perto! Você não acredita? Então, aponte o mouse para a foto-animação do Luís bonitão aí embaixo.

 

 

 

Luís Otávio Monteiro Nunes

 

 

 

Um Resuminho do que é a
Síndrome de Down

 

 

 

 

 

 

 

Síndrome de Down (SD) ou Trissomia do Cromossoma 21 (T-21) é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente.

 

Recebeu o nome em homenagem a John Langdon Down (1828 – 1896), médico britânico que, em 1862, descreveu a Síndrome. Contudo, foi o professor Jérôme Lejeune (1926 – 1994) que, em 1958, aos 32 anos, descobriu que havia um cromossomo 21 extra nos portadores deste distúrbio genético, ou seja, este acidente genético impõe aos portadores desta Síndrome 47 cromossomas ao invés de 46 em cada célula. Assim foi descoberta a primeira doença genética. A Association Jérôme Lejeune, criada por ele, continua, ainda hoje, defendendo, tratando e acompanhando pessoas portadoras de tal distúrbio.

 

A Síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente, a SD está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e de desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. Hoje, já é possível saber com antecipação se uma paciente está gerando um bebê com SD, Trissomia do cromossomo 181 e outras anomalias cromossômicas. O exame ultra-screen, também conhecido como teste do dedinho (que não oferece risco, ao contrário do exame de amniocentese) é um protocolo de triagem pré-natal e aponta, com relativa precisão, se o bebê tem SD. O exame é constituído de apenas uma gota de sangue do dedo da paciente grávida, e, segundo dados, possui 91% de acerto.

 

Portadores de SD podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É a ocorrência genética mais comum, estimada em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

 

Muitas das características comuns da SD também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa (mais para frente em relação à posição que seria normal). Os afetados pela SD possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apnéia de sono obstrutiva (suspensão momentânea da respiração) e disfunções da glândula tireóide.

 

A SD é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais.

 

O que nós, religiosos, místicos e espiritualistas – todos, enfim – pode[re]mos fazer? Tudo, menos preconceituosamente segregar e mentalmente definir como karma o padecimento destes nossos irmãos. Porra! Quem somos nós? Quem faz isto, muito mais do que um mentecapto troglodítico-absurdante, é um boçal medieval desprovido de sensibilidade, de sentimentos humanos e das mínimas funções psíquicas e psicofisiológicas bem arranjadas e necessárias que contribuem para o conhecimento concertado da vida (e da Vida), para a compreensão solidária da natureza das coisas e para o entendimento fraternal do significado dos fatos. Arre! Em resumo: é uma caganita – um excremento fedegoso em forma de bolinha. Um outro resumo: um merdinha! Um terceiro resumo: você escolhe.

 

 

 

– O mentecapto merdinha troglodítico-absurdante
Este caganita só sabe dizer uma coisa.
Quer saber o que é?
Aponte o mouse para ele.

 

 

Convido você a fazer o seguinte: quando tiver oportunidade de estar com um portador da T-21, abrace-o e ofereça, com amor, o seu amor. E se, por exemplo, você ultrapassou o Quarto Grau dos estudos Rosacruzes da Ordem Rosacruz AMORC, pode sempre, em silêncio, pronunciar mentalmente ....... para mitigar o irreversível comprometimento da capacidade física e intelectual (desta encarnação) deste irmão querido um-comigo-e-um-com-você. Isto, mais do que recomendável, é... Sei lá! É tudo de bem e de bom! Agora, se você já determinou e fabricou o Comando-ad-æternum de que onde você estiver, em qualquer momento, estarão a LLuz, a Alegria e a Saúde, melhor ainda. Se ainda não determinou e fabricou este Comando Místico, poderá, se quiser, fazer isto hoje, agora, já. Escreva este Comando em uma folha de papel; no final, acrescente está selado, não ponha qualquer data, assine, leia em voz alta, e, depois, queime o papel descartando as cinzas. Enquanto você quiser, o Comando estará ativo, pois só você, unilateralmente, poderá denunciá-lo.

 

Agora, convido você a assistir a este comovente PowerPoint que recebi da Blanquinha M. C. (e editei um pouquinho) em um e-mail. Clique AQUI.

 

 

 


 

 

 

_____

Nota:

1. A Síndrome de Edwards (ou Trissomia 18) é uma Síndrome genética resultante de trissomia do cromossoma 18. Ela foi descrita inicialmente pelo geneticista britânico John Hilton Edwards (1928 – 2007). As características principais da Síndrome são: atraso mental, atraso do crescimento e, por vezes, malformação grave do coração. O crânio é excessivamente alongado na região occipital e o pavilhão das orelhas apresenta poucos sulcos. A boca é pequena e o pescoço geralmente é muito curto. Há uma grande distância intermamilar e os genitais externos são anômalos. O dedo indicador é maior que os outros e flexionado sobre o dedo médio. Os pés têm as plantas arqueadas e as unhas costumam ser hipoplásticas. Estes sintomas têm uma incidência de 1/8000 recém-nascidos, a maioria dos casos do sexo feminino, mas calcula-se que 95% dos casos de trissomia 18 resultem em abortos espontâneos durante a gravidez. Um dos fatores de risco é idade avançada da mãe. A esperança de vida para as crianças com Síndrome de Edwards é baixa, mas já foram registrados casos de adolescentes com 15 anos portadores da Síndrome. Esta síndrome genética pode ser diagnosticada no nascimento ou mesmo algum tempo depois, a partir de seus aspectos dismórficos. Por se tratar de uma síndrome extremamente complexa, as más-formações descritas na literatura são diversas, seguramente mais de 150, as quais podem variar ligeiramente, mas que constituem um quadro sintomático anatômico e fisiológico comuns, que, entre outras, incluem: hipertonia (característica típica); estatura baixa; abeça pequena, alongada e estreita; zona occipital muito saliente; pescoço curto; orelhas baixas e mal formadas; defeitos oculares; palato alto e estreito, por vezes fendido; lábio leporino; maxilares recuados; esterno curto; mão cerrada segundo uma forma característica (2º e 5º dedos sobrepostos, respectivamente, aos 3º e 4º dedos); pés virados para fora e com calcanhar saliente; rugas presentes na palma da mão e do pé, ficando arqueadas nos dedos; unhas geralmente plásticas; acentuada má-formação cardíaca; anomalias renais (rim em ferradura); anomalias do aparelho reprodutor; e hirsutismo.

 

Música de fundo:

(They Long to Be) Close to You
Compositores: Burt Bacharach & Hal David
Interpretação: The Carpenters

Fonte:

http://www.boemio.com.br/
internacionais.php?letra=C

 

Páginas da Internet consultadas:

http://marreta.wordpress.com/
2008/10/page/2/

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%
C3%ADndrome_de_Edwards

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Amniocentese

http://www.efdeportes.com/
efd104/sindrome-de-down.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
S%C3%ADndrome_de_Down