Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

coisas reverenciadas como sacramentais.

coisas temporais vinculadas às espirituais.

 

céus, intercessões, misericórdias e remissões.

escapulários, bênçãos, milagres e salvações.

 

abluções, ordens, himeneus e comunhões.

metanóias, confirmações e extremas-unções.

 

Inditoso aquele que nessas coisas acredita.

Desventurado o que dessas coisas depende.

Infeliz o que em torno dessas coisas gravita.

Desgraçado o que para essas coisas pende.

 

 

 

 

 

 

Observação:

1. Simonia é a compra ilícita ou a venda ignominiosa de coisas espirituais (como indulgências, parciais ou plenárias, e sacramentos) ou temporais ligadas às espirituais (como benefícios eclesiásticos e barretes cardinalícios), e, também, a venda de relíquias falsas em troca da realização de um ofício divino. A etimologia da palavra provém de Simão, o Mago, personagem referido nos Atos dos Apóstolos (VIII, 18-19), que procurou comprar de São Pedro o poder de transmitir, pela imposição das mãos, o Espírito Santo e a faculdade de efetuar milagres. O Direito Canônico estipula também como simonia atos que envolvam transações ancoradas em autoridade religiosa, como solicitação de dinheiro para confissões ou venda de absolvições.

Na Idade Média, a prática da simonia provocou sérios problemas ao posicionamento moral da Igreja Católica. Dante Alighieri (1265 – 1321) condenou os simoníacos ao oitavo círculo do inferno, onde, segundo ele, se encontrava o Papa Nicolau III enterrado de cabeça para baixo, com as solas dos pés em chamas. O exemplo de Nicolau III serviu como aviso e previsão ao Papa Bonifácio VIII (o Papa no tempo em que a Divina Comédia se situa) e ao Papa Clemente V, seu sucessor, pela prática de tal pecado. Escritores menos devotos, como o historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento Niccolò Machiavelli (1469 – 1527) e o acadêmico independente e reformador religioso Desiderius Erasmus Rotterdamus (1466 – 1536) também condenaram a simonia dois séculos depois. Erasmus, cuja principal obra é Elogio da Loucura, depois da morte, como reação da Igreja Católica Romana à sua independência espiritual, teve seus escritos colocados no Index Librorum Prohibitorum (Índex dos Livros Proibidos).

A prática de simonia foi uma das razões que levou Martin Luther (1483 – 1546) a escrever as suas 95 teses e a se rebelar contra a autoridade de Roma. A Igreja de Inglaterra também se viu envolvida com a prática de simonia após se ter separado da Igreja Católica.

Hoje, 17 de julho 2007, a simonia deixou de ser, por assim dizer, uma singularidade esquerda da parte tenebrosa da Igreja Católica Apostólica Romana, igreja essa que nunca foi aquela reverenciada por Santo Agostinho de Hipona (354-430), por São Bento de Núrsia (480-547), por Santo Tomás de Aquino (1225-1274), pelo Papa João XXIII (1881-1963) e por mim, que não sou católico, mas que reconheço a Religião Católica como uma Segunda Via possível e efetiva. Diabolicamente, a simonia acabou por se tornar uma peste geométrica, corriqueira e de somenos na maioria das confissões religiosas, principalmente televisivas. Quem já não viu? É só ligar a televisão a qualquer hora; os simoníacos vendem de tudo e a qualquer preço. E quando podem, a preço de banana-nanica, tornam-se proprietários do que calhar; mas, na maioria das vezes, ganham muito de tudo descaradamente de grátis. Os festivais de algaravia e de embromação são dânticos circos dos horrores que em nada ficam a dever aos trinta e quatro cantos Inferno de Dante Alighieri – o primeiro dos três poemas que compõem a Divina Comédia. Lasciate ogni speranza, voi ch’entrate... Trovando e parodiando, a coisa é mais ou menos assim:

 

Dê logo, sem demora;

você tem que dizimar.

Nó nas tripas? Tatapora?

Tá amarrado: vai sarar.

 

Cada dízimo doado

'agarante' a salvação.

Só irá pro céu dourado

o que dá de coração.

 

Quem tem dinheiro leva,

quem não tem fica na mão.

'Adispois', tem rabo-leva

pra colar no seu bundão!

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.frontiermodels.co.uk/MANIC_EVIL_
KILLER_CLOWN_The_Horror_Circus.htm

http://wiki.uiah.fi/tokyo/index.php?title
=Arabia_Maskerad_2007&printable=yes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Simonia

 

Música de fundo:

Tantum Ergo (Tomás de Aquino)

Fonte:

http://romaaeterna.jp/liber1/lu0954.html

 

 

Tantum ergo sacramentum,

Veneremur cernui.

Et antiquum documentum

Novo cedat ritui:

Præstet fides supplementum

Sensuum defectui.

 

Genitori, genitoque,

Laus et jubilatio.

Salus, honor, virtus quoque

Sit et benedictio:

Procedenti ab utroque

Compar sit laudatio.

Amen.