IMAGENS, DOCUMENTOS,
SÍMBOLOS E ALEGORIAS

(VOLUME I)

Rodolfo Domenico Pizzinga

http://paxprofundis.org

 

Fundo musical: We Are the World
Fonte:
http://karaoke.cidadeinternet.com.br/home.asp

 

ESCLARECIMENTOS


     Este livro digital, nesta parte introdutória, tem como referência básica a obra Introdução à Simbologia (Symbols: Their Nature and Function), documento integrante da Biblioteca Rosacruz publicado em 1ª edição em Julho de 1982 pela Grande Loja do Brasil - GLB, Ordem Rosacruz - AMORC, Curitiba, Paraná, Brasil. (Em 17 de Novembro de 1990, na Cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, durante o transcurso da Assembléia Anual da Diretoria da AMORC, a GLB mudou seu nome para ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSÆ CRUCIS - AMORC, GRANDE LOJA DA JURISDIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA, passando a adotar a sigla AMORC-GLP).

 

* * * * * * *

INTRODUÇÃO

 

     Inicialmente, farei um breve resumo comentando alguns tópicos dos diversos sumários apresentados ao final de cada capítulo da obra Introdução à Simbologia, e, em seqüência, reproduzirei digitalmente um conjunto selecionado de imagens, documentos, símbolos e alegorias para exame e reflexão. Este texto, portanto, não substitui a obra citada. Por outro lado, em certo sentido, contribui para o entendimento da mesma, pois, ao disponibilizar algumas imagens digitais de consagrados símbolos, alegorias e documentos, permitirá, não tenho dúvida, aos pesquisadores diligentes instantes especiais de deleite interior e de harmonização com o Deus de seus Corações. Advirto, particularmente, que este trabalho não excluirá símbolos e escritos de qualquer fraternidade ou religião, nem ficará restrito ao Esoterismo Iniciático Tradicional e Autêntico. Por esse motivo, estou convicto de que não pude reunir todo o material que gostaria. Na verdade, isto seria impossível. Em Hamlet, Ato I, Shakespeare (1564-1616) ensinou: There are more things in heaven and Earth, Horatio, /Than are dreamt of in your philosophy (Há mais coisas no céu e na Terra, Horácio, / do que sonhou em sua filosofia). Em outro sentido, este livro digital, obviamente, permanecerá ad æternum inconcluso, pois, além de este autor não poder ter acesso a toda a simbologia tradicional, há símbolos que, pela sua própria natureza, não podem ser publicamente divulgados. O que não pode ser passado deverá ser conquistado individualmente. Trabalho. Paciência. Mérito. MÉRITO.

     Os símbolos são originários da tradição (e da TRADIÇÃO) ou advêm de experiência pessoal. Assim, suas fontes repousam na transmissão, na assimilação, na intuição, na comunicação telepática e, também, em percepções psíquicas de encarnações anteriores. Geralmente, são estruturados a partir de mecanismos subconscientes e de componentes objetivos, sendo, nesse sentido, representações mentais, emoções ou simples atos, todos utilizados pelo ser para emblemar objetos, idéias, Leis Cósmicas etc. Anthropos physei politikon zoon, proclamou Aristóteles. Mas, mais do que um animal político (politikon), familiar (oikonomikon) e senhorial (despotikon), o homem é um ente simbólico (simbolikon). Ao acusar ou ao anunciar um castigo ou um prejuízo, por exemplo, costuma apontar ameaçadoramente o dedo indicador em direção àquele que pretende subjugar ou terrorizar. Isto é um ato simbólico de intimidação. Mas, da mesma forma que uma moeda tem duas faces (cara e coroa), geralmente o intimidador se esquece de que, ao aterrorizar ou amputar seu irmão, um dedo é apontado para o intimidado, enquanto três apontam para si! Na verdade, são três contra um. O intimidador sempre haverá de perder! Então, infelicidade e doença! Que se acumula pelos evos! Retribuição... Retribuições... Causa... Efeito... Aprendizado, mas às expensas de infelicidade, de doença e de dor. Infelicidade educativa e amorosa, doença educativa e amorosa, e dor educativa e amorosa. Mas... não é para acontecer desta forma! Acontece porque o homem decide que quer que seja desta forma. Inconscientemente e por uma mistura de ignorância e de vaidade. A felicidade acontece quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia. (Mahatma Gandhi, 1869-1948). Intimidar, assassinar, fazer a guerra, ofender, mentir, horrorizar, aterrorizar, incendiar, suicidar... não podem, sob nenhum ângulo, produzir felicidade, harmonia, saúde e paz. Interior e/ou coletiva.

 

DEDO  ACUSATÓRIO

 

     Para se compreender adequadamente a finalidade dos símbolos, deve-se ter em mente que o homem existe e atua em um quádruplo campo: físico, biológico, psicológico e psíquico. E assim, homem e campo se inter-relacionam através de múltiplas possibilidades, a saber: interação física, funções biológicas e psicológicas, comunicação, comportamento, campos eletromagnéticos (auras), fenômenos psicotrônicos (parapsicológicos), harmonização e simbolização. Logo, os símbolos podem ter diversas classificações, isto é, podem ser naturais, artificiais, objetivos, subjetivos, subconscientes, individuais, coletivos, culturais e Cósmicos ou Universais. Isto conduz ao fato de que são usados para múltiplos fins e sempre novos símbolos são incorporados à galeria dos já existentes. Assim sendo, a Humanidade vem utilizando os símbolos para formular idéias, para poder se comunicar, para preservar conceitos filosóficos, científicos e místicos, para se expressar, para memorizar fatos, leis, acordos, nos processos de concentração e de meditação, e, iniciaticamente, para promover integração psicológica e UNIÃO MÍSTICA. Também, como visto, para ameaçar e subjugar. Os símbolos, as imagens e as alegorias cumprem, assim, diversas finalidades, a saber: necessidade de ordem, comunicação, preservação do conhecimento, auto-expressão, recordação, instrução, concentração, meditação e ASCENSÃO MÍSTICA. É importante que fique claro que os símbolos arquetípicos são fundados em PRINCÍPIOS CÓSMICOS, que, por serem PRIMORDIAIS, não podem ser delidos, e, desde sempre, são patrimônio inalienável do pensamento humano. Os símbolos, por exercerem ativa interferência no desenvolvimento emocional e psíquico do ente, requerem, para serem adequadamente compreendidos e misticamente bem utilizados, o funcionamento harmônico de determinadas funções psicológicas como a imaginação e a memória. De sorte que, um símbolo objetivo está vinculado ao plano físico e um símbolo psíquico manifesta-se mentalmente.

     No âmbito do Misticismo, os símbolos sempre resultaram de experiências espirituais ou psíquicas, e são empregados misticamente para compreender e dirigir as LEIS UNIVERSAIS para o BEM, para o BOM, para o BELO e para o JUSTO. Três aspectos básicos regulam a simbologia místico-esotérica:

 

UNIÃO CÓSMICA

INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA

HARMONIUM

 

     Para todo e qualquer místico, HARMONIUM significa unificação harmoniosa da humana dualidade. Em um nível mais esotérico, deve-se pensar na septenalidade da humana manifestação e na própria existência-manifestação do Universo. O pouco que foi examinado até agora e o que se seguirá são absolutamente incompatíveis com desonestidades, fofocas, hipoteticidades, falsidades, matanças, guerras, assassinatos, suicídio, torturas, mentiras, terrorismo, falsos testemunhos, infra-sexo, cativeiros, prevaricações, apoderações ilícitas, seqüestros, armas de destruição individual e/ou em massa, classificação de informações, concussões, tráfico de... , overheads, sobrevalias, mau-caratismos, injustiças conscientes, preconceitos, pistolões... Isto vai longe! Mas, duas coisas os entes não podem fazer: JULGAR E CONDENAR OS ATOS ALHEIOS. A Justiça é necessária? É. A ordem pública precisa ser respeitada e mantida. Mas ai do carrasco! Complicado esse assunto. Tão complicado que, por causa de uma transa que vazou para a imprensa (vazou porque foi engendrada para vazar), a caretice relígio-preconceituosa da fração atuante do povo americano permitiu que se instalasse no poder um incompetente e despreparado texano. Julgaram Clinton um maníaco sexual, mexericaram um ano sem parar e não se importaram o suficiente quando Bush não ganhou mas acabou levando. Dá pra entender um imbróglio desses? No País mais poderoso do mundo? Comentarei suave e oportunamente este tema mais à frente com o auxílio do meu Irmão Vicente Velado e do Jabor. O fato é que mandar construir o Taj Mahal ou mandar bombardear o Iraque não faz muita diferença. Esta afirmação pode causar um certo espanto inicial. Mas quem se der ao trabalho acadêmico-literário de estudar todas as implicações que envolveram a construção do Taj, verá que não cometi nenhum absurdo com a comparação. Mutatis mutandis.

3 + 4 = UNIDADE HUMANA

(3 + 4)³ = UNIDADE CÓSMICA

 

* * * * * * *

DA BÍBLIA...

(DE SEPTENARIIS MYSTERIIS)

Número Oculto, Santo e Portentoso

 

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

7 Vezes o sangue devia ser espargido sobre o altar...

7 Dias no Egito toda a água era sangue...

7 Dias os filhos de Israel comeram pães ázimos...

7 Braços tinha o Candelabro, feito de ouro puro, no PRIMEIRO TESTAMENTO...

7 Candelabros Dourados, no SEGUNDO TESTAMENTO...

7 Vezes o Profeta mandou o camareiro banhar-se no Jordão...

7 Espíritos diante do Trono de D'US...

7 Estrelas na mão do jovem e Filho do Homem...

7 São os SELOS que selam o LIVRO...

7 Anjos...

7 Pragas...

7 Taças de Ouro...

7 Trombetas...

7 Trovões...

7 Palavras...

7 Súplicas...

O 7º DIA...

 

* * * * * * *

DO PURGATÓRIO...

7 Feridas em Forma de P...

7 Pecados Capitais...

 

* * * * * * *

22 Letras...

22 Anos de Exílio...

22 Nomes...

22 Arcanos Maiores...

22: O MUNDO (Alegria decorrente da Verdade... Fé decorrente da Alegria... Movimento... Dança... Acordo dos Ritmos... Bem-aventurança... Sabedoria Alegre... ShOPhIa...)

 

* * * * * * *

22 ÷ 7 = 3, 142857

142857 = LUZ. VIDA. AMOR.

142857 = Número da Eterna Evolução do Cosmo Infinito.

1 = ALeF = Princípio Universal = Arcano I = O Mago

4 = DaLeTh = Fogo, Ar, Água e Terra = Arcano = IV = O Imperador

2 = BETh = Cifra da Divisão = Arcano II = A Papisa = Dualidade = Androginia

8 = HeTh = 36 = 666 = Arcano VIII = A Justiça = Senda Óctupla = O Som do Silêncio

5 = HE = Cifra do Homem = TETRAGRAMMATON = YeHoVaH = 26 = 8 = Arcano V = O Hierofante (O Papa)

7 = ZaIN = Lei Universal = A Foice = Arcano VII = O Carro. 7 x 7 x 7 = 343.

 

* * * * * * *

     Entretanto, todo místico sente intuitivamente que tudo aquilo que tem existência é UM. UM com o UM. A própria concepção ou percepção de dualidade e de multiplicidade são produtos intransponíveis da incapacidade de o ser poder acessar o TODO CÓSMICO. A ilusão (mâyâ) é uma fatal inerência do existir, do estar e do vir-a-ser. Nem os mais Elevados Hierofantes dela podem escapar integralmente. Por isso, o autodesenvolvimento depende insubstituivelmente de TRÊS fatores fundamentais:

 

COMPREENDER O QUE SE

DESEJA MUDAR

 

PERCEBER EM QUE A COISA

SERÁ MUDADA

 

ESTAR CONSCIENTE DA RESPONSABILIDADE PELA

MUDANÇA



 

CUBO

 

CRUZ

 


* * * * * * *

 

A-UM MA-NI ... PAD-ME HUM

 

 

7

 

 

OEAO – H OOE

 

 

* * * * * * *

     O uso dos símbolos é geralmente benéfico. Geralmente. Eles são expressão e produto de integração psicológica e um meio EFETIVO (eficiente + eficaz) para que seja alcançada essa integração. Mas, verdade seja dita, há alguns riscos no processo de simbolização, e todo místico deve estar diligentemente atento para as possíveis armadilhas que a mente não-treinada pode inconscientemente se deixar interagir. O próprio devenir – ilusão do ser que está mas pensa que é – está comprometido com o presente do passado e com o presente do presente, ainda que o ontem, o hoje e o amanhã sejam uma só e a mesma coisa. Assim, é preciso ter cuidado com:

 

Interpretação equivocada de um símbolo

Uso indiscriminado de símbolos

Concentração desmedida nos símbolos

Utilização dos símbolos para fins mágicos

 

 

UM MÍSTICO DEVE

TER SEMPRE EM MENTE

 

OS SÍMBOLOS SÃO UM

INSTRUMENTO CATEGÓRICO

PARA QUE SEJA ALCANÇADO O

SVMMVM BONVM

 

OS  SÍMBOLOS  NÃO  SÃO  UM  FIM  EM  SI  MESMO

 

UM MÍSTICO DA SENDA DIREITA

JAMAIS UTILILIZARÁ UM SÍMBOLO:

1. PARA PREJUDICAR QUALQUER ENTE

2. PARA FINS HIPOTÉTICOS

3. PARA SUBMETER O DEVER

A INTERESSES PARTICULARES

EM DETRIMENTO DA

NECESSÁRIA, ESTÁVEL E RIGOROSA

OBEDIÊNCIA ÀS LEIS CÓSMICAS

 

* * * * * * *

PARA REFLEXÃO


     O Simbolismo transforma os fenômenos visíveis em uma idéia e a idéia em imagem; mas de tal forma que a idéia continua a agir na imagem, permanecendo, contudo, inacessível. E, mesmo se for expressa em todas as línguas, ela permanece inexprimível. Já a Alegoria [texto filosófico, teológico, místico ou iniciático escrito de maneira simbólica, que utiliza imagens e narrativas com intuito de apresentar tropologicamente (emprego de linguagem figurada) Leis Universais, Idéias e Concepções concernentes à ATUALIDADE CÓSMICA ou à realidade temporal (autores como Platão, 427 a.C.-348 a.C.) recorreram a esta forma de expressão] transforma o fenômeno visível em conceito, o conceito em imagem, mas, de tal maneira, que esse conceito continua sempre limitado pela imagem, capaz de ser inteiramente apreendido e possuído por ela e completamente exprimido por essa imagem. (Goethe).

 

* * * * * * *

 

UMA EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA


     Desejo, preliminarmente, afirmar enfaticamente que todas as reproduções aqui veiculadas foram utilizadas com o propósito exclusivo de ilustração, jamais de violação de direitos autorais. Em segundo lugar, acredito firmemente que o propósito comum que une, mais do que isso, amalgama, o conteúdo desta monografia com o dos sites consultados, é o de educar, de servir e de auxiliar na realização da OBRA. Por esse motivo, ao me utilizar por empréstimo da dignidade, da arte e do bom gosto de irmãos que não conheço, expresso aqui meu mais sincero reconhecimento e minha mais profunda gratidão pela oportunidade que tive de aprender um pouco mais, e de poder auxiliar a divulgar pela Internet um Conhecimento que até bem pouco tempo era um privilégio de muito poucos. Assim, não considero que esta reflexão seja o resultado do esforço de um autor, no caso eu. Absolutamente, não é. Pertence a todos.

    E, por último, desejo recomendar ao leitor que porventura esteja visitando esta página, que se detenha por alguns segundos sobre as imagens digitais, as alegorias, as lendas, as palavras e os mantras, e tente, de algum modo, com todos interagir. Certamente uma janela será aberta com possibilidades inimagináveis. Este conselho fraterno não é válido, por evidente, para um ou outro item deste trabalho, como não é também para o penúltimo item: PANDEMÔNIO. E, finalmente, para poder compreender adequadamente este texto digital, será necessário pôr de lado velhos e cristalizados conceitos e tentar rasgar o véu de algumas cifras crípticas, que não podem ser removidas com palavras ou explicações literárias. Por último, informo que não comentei todas as imagens coligidas. Não poderia.

     Como Rosacruz, Martinista, Membro da Ordem de Maat e Iniciado do 7º Grau do Faraó desejo a todos ILLUMINAÇÃO CÓSMICA e PAZ PERPÉTUA e PROFUNDA. Enquanto todos nós não formos... todos nós estaremos... Estarmos é uma contingência de nossa ignorância... Sermos é um privilégio que advém do consórcio do esforço com o mérito. Mas, o fato inconteste é que somos sem sabermos. Precisamos aprender a saber! Assintoticamente. Os sites abaixo, entre tantos outros, são Caminhos de LUZ...

 

http://www.amorc.org

http://svmmvmbonvm.org

http://www.maat-order.org

http://svmmvmbonvm.org/latinoportal.htm


* * * * * * *

NON NOBIS DOMINE,

NON NOBIS;

SED NOMINI TUO,

DA GLORIAM!

 

* * * * * * *

 

MAIS VALE UMA IMAGEM DO QUE DEZ MIL PALAVRAS

 

 

 

Vaidade do Mundo

Pintura: Alegoria da Vaidade do Mundo (1637)
Antonio Pereda

 

* * * * * * *

 

CRUZ ROSACRUZ - AMORC

    A Cruz emblema o corpo físico do homem com os braços estendidos em SAUDAÇÃO ao SOL, no LESTE. O SOL (ATON) representa a LUZ MAIOR. A ROSA VERMELHA, parcialmente desabrochada no centro da CRUZ, simboliza a PERSONALIDADE-ALMA do ente desenvolvendo-se em seu interior à medida que, por mérito, conquista, progressiva e ascensionalmente, mais LUZ. A ROSA VERMELHA no centro da CRUZ ROSACRUZ, também representa o PONTO DA UNIDADE.

 

* * * * * * *

 

A MAIS AMPLA

TOLERÂNCIA

ADENTRO DA MAIS ESTRITA

INDEPENDÊNCIA

SOB A ÉGIDE DA MAIS ABSOLUTA

RESPONSABILIDADE

 

 

CRUZ  ROSACRUZ  -  AMORC

 

 

* * * * * * *

 

ANKH

      A Cruz com laço. Tem origem no Egito Antigo. Representa a CHAVE DA VIDA - ANKH. PARA SEMPRE. VIDA ETERNA. Ela aparece gravada nas colunas do Templo de Karnak, do Templo de Horus, em Edfu (o mais bem conservado e o segundo maior em dimensão) e em outros lugares. Pode-se vê-la também gravada ou pintada em murais no Templo de Luxor, no Templo de Hatshepsut, Medinet Habu e outros, bem como em obeliscos e nas paredes de túmulos. Muitas vezes, os murais representam uma Divindade estendendo o ANKH ao Faraó. 'Pés no chão! Olhos no Horizonte! Mente no ILIMITADO!'

Fonte: http://www.starnews2001.com.br/egypt/ankh.htm

 

TEMPLO  DE  KARNAK

 

 

Templo de Edfu

 

ANKH

 

Ramses

 

 

* * * * * * *

 

OS TRÊS DEGRAUS

     As células humanas contêm 46 cromossomos dispostos em pares, incluindo um par de cromossomos sexuais. A molécula de DNA é uma dupla hélice longa que se assemelha a uma escada em espiral. Os ácidos nucleicos são moléculas orgânicas gigantes (macromoléculas) contendo carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e fósforo. Existem dois tipos principais: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). Os denominados degraus da escada, os quais determinam o código genético de cada ser, consistem de pares de quatro tipos de moléculas, denominadas bases. Nos degraus, a adenina pareia com a timina, e a guanina emparelha com a citosina. O código genético é escrito em TRIPLETOS (conjunto de três elementos tomados em uma ordem determinada), de modo que cada grupo de TRÊS DEGRAUS DA ESCADA codifica a produção de um dos aminoácidos, os quais são os componentes que formam as proteínas. Quando uma parte da molécula de DNA controla ativamente alguma função da célula, a hélice do DNA divide-se, abrindo-se no sentido longitudinal. Um filamento da hélice aberta fica inativo; o outro filamento funciona como um padrão contra o qual se forma um filamento complementar de RNA (ácido ribonucleico). Um conhecimento que precisamos todos nós aprofundar: Há determinados sons vocálicos (mantras ou mantrans), sagrados desde sempre, que influem beneficamente nos nossos DNAs o núcleo de informação genética que fica dentro das células. Se, minimamente, pensarmos no som AUM, nossa saúde melhorará sensivelmente. Eventuais mutações em curso podem ser paralisadas. A harmonia retorna ao leito original. Isto é uma LEI UNIVERSAL.

     Três VIAS DA GRANDE OBRA: BREVE, ÚMIDA E SECA. QUATRO ELEMENTOS. TRÊS QUALIDADES (TRÊS REGIMES). QUINTESSÊNCIA (UNIDADE). TRÊS FASES DA VIDA. TRÊS DEGRAUS DO PROGRESSO ATRAVÉS DOS MISTÉRIOS DA VIDA. TRÊS DEGRAUS CONDUZIAM ÀS ENTRADAS OU AOS ALTARES DOS TEMPLOS NO ANTIGO EGITO. O TRIÂNGULO EQÜILÁTERO. CORPO, ESPÍRITO E ALMA. O TRIÂNGULO EQÜILÁTERO SUPERIOR. TETRACTYS.

 

AUM AUM AUM ... AUM AUM AUM

 

 

DNA

 

     Os campos eletromagnéticos podem provocar danos irreversíveis à saúde CAUSANDO MUTAÇÕES GENÉTICAS. E mutações genéticas insidiosas podem, no limite, levar à uma transição prematura. Pensamentos são e geram campos de força! NÃO DEGRADAI A VIDA UNIVERSAL COM PENSAMENTOS DESARMÔNICOS, INÚTEIS E PERVERSOS. Para conhecer como um campo elétrico pode sofrer variações (extremas), utilize o applet de Sadahisa Kamikawa abaixo, escolhendo as cargas que interagirão e movendo o cursor do applet da esquerda para a direita e vice-versa. Atração (+) (–) e repulsão (+) (+) [equivalente a (–) (–)] entre as cargas positiva (+) e negativa (–) poderão ser observadas, da mesma forma que sentimos esses efeitos em nosso corpo quando entramos em contato com algo que nos traga alegria ou tristeza, bem-estar ou mal-estar, paz ou inquietação. Só que psiquicamente e nos planos superiores o fenômeno se inverte! Então, completando: NÃO DEGRADAI A VIDA UNIVERSAL COM PENSAMENTOS CORRUPTORES E DESARMÔNICOS, PALAVRAS VÃS E OFENSIVAS E ATOS CRUÉIS E DESTRUTIVOS. CONTRA SI, CONTRA O OUTRO, CONTRA OS OUTROS REINOS, CONTRA O UNIVERSO. TUDO É UM. UNIVERSO = UNIDADE.

Fonte: http://www.kamikawas.com/physics/electricfield/elefi_e.htm

 

 


The sign of right electric charge can be changed by the radio button.

The charge can be changed by the scroll bar.
 

 

Lá, depois de TRÊS DEGRAUS de cores diversas, havia uma PORTA... (Dante Alighieri, 1265-1321, A Divina Comédia, Purgatório: Canto IX).

 

Purgatório

A Entrada do Purgatório
Um anjo guarda a Porta de São Pedro.
Ilustração de Gustave Doré (século XIX).

 

     O Purgatorium não é, obviamente, um lugar físico. É, misticamente, um processo (cíclico e permanente) de reconciliação da personalidade-alma face-a-face com o Deus de seu coração, com o seu EU INTERNO. O ente (encarnanado ou depois de passar pela transição), nesse processo-plano-oitava do Teclado Cósmico - que pode, sem prejuízo, ser denominado de Purgatorium - é seu próprio e exclusivo julgador. Assim, quem admite a existência de tal estado, não deve imaginá-lo como uma sala escatológica de torturas insuportáveis, nem um lugar de punições que purificam. TORTURA É UMA COISA FABRICADA PELA IGNORÂNCIA HUMANA. PUNIÇÃO É OUTRA COISA FABRICADA PELA IGNORÂNCIA HUMANA. E A PURIFICAÇÃO NÃO PODE ACONTECER EM NENHUM PURGATORIUM PERMANENTE. (RE)CONCILIAÇÃO talvez seja um termo mais adequado. COMPREENSÃO de equívocos praticados, melhor. COMPROMISSIVIDADE com o esforço em superar ilusões, fraquezas, paixões, cobiças e desejos, muito melhor. PREPARAÇÃO para uma nova PEREGRINAÇÃO (que, na verdade, nunca é interrompida), inevitável. A EXPERIÊNCIA OU MISSÃO É NORMALMENTE CONHECIDA. NEM SEMPRE É ACEITA DE BOM GRADO. E, GERALMENTE, NÃO É CUMPRIDA INTEGRALMENTE. COMPLETAR E AJUSTAR FAZEM PARTE DA LIBERTAÇÃO E DA ASCENSÃO.

PALAVRA-CHAVE: HUMILDADE

 

* * * * * * *

 

144

     Este número sagrado é perceptível nos ângulos superiores dos frontões do Partenon (o maior templo da Acrópole de Atenas) e do Templo de Hefaistos (Teseion), que possuem 144º. Este ângulo aparece também em diversos conjuntos arquitetônicos de forma triangular que decoram e encimam as fachadas principais de construções antigas, porque tinha – e continua tendo – um significado esotérico-místico-espiritual que não pode ser suprimido. Os Iniciados sempre conheceram as Leis que estão vinculadas a este Número.

(7 + 5)² = 144

[144º + 36º = 180º]

18º + 18º = 36º

[2³ + 3³ + 1 = 36]

144 = 1 + 4 + 4 = 9

36 = 3 + 6 = 9

18 = 1 + 8 = 9

180 = 1 + 8 + 0 = 9

7 + 5 = 12 = 1 + 2 = 3

3² = 1 + 4 + 4 = NOVE = O EREMITA

BEM-AVENTURADOS OS QUE PROMOVEM A PAZ... O EREMITA, COM SUA ROUPA VERMELHA, COM SEU MANTO AZUL, COM SUA  LÂMPADA  AMARELA  E VERMELHA E SEU CAJADO CURVADO PELOS ANOS É UM IRRADIADOR DA PAZ E DA LUZ.

9 x 1 = 9

9 x 2 = 18 = 1 + 8 = 9

9 x 3 = 27 = 2 + 7 = 9

9 x 4 = 36 = 3 + 6 = 9

9 x 5 = 45 = 4 + 5 = 9

9 x 6 = 54 = 5 + 4 = 9

9 x 7 = 63 = 6 + 3 = 9

9 x 8 = 72 = 7 + 2 = 9

9 x 9 = 81 = 8 + 1 = 9

(18 = 81) = (27 = 72) = (36 = 63) = (45 = 54) = NOVE

3 X 3 = 9

* * * * * * *

ORAÇÃO ROSACRUZ DA

PAZ UNIVERSAL

Para participar da Oração visite o site:

http://svmmvmbonvm.org/historc/pax.htm

 

FIAT PAX IN VIRTUTE TUA

AUM-RAH-MAH

 

* * * * * * *

No Partenon, a razão entre a medida da largura e a medida da altura está acorde com Número Áureo (Número de Ouro) ou Razão Áurea (Seção Áurea), ou seja: 1,618034...


Partenon

 

Teseion

 

 

* * * * * * *

 

SÍMBOLO DO AMOR

    Localizado em Agra, na Índia, o Taj Mahal é atualmente considerado uma das Sete Maravilhas e o Símbolo do Amor. As Sete Maravilhas da Antigüidade (Ta Hepta Thaemata) eram: as Pirâmides do Egito, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Mausoléu em Halicarnassus, o Templo de Artemis, o Colosso de Rhodes e o Farol de Alexandria. Na Modernidade, o Taj Mahal, inegavelmente, é uma das obras-primas da arquitetura indo-muçulmana. O monumento é na realidade um mausoléu construído em mármore branco com detalhes esculpidos em mármore colorido encravado de pedras semipreciosas, contendo, também, inscrições relativas a textos do Corão – Livro Sagrado que contém o código religioso, moral e político dos muçulmanos – mandado construir pelo Imperador Shah Jahan, entre 1632 e 1652 (estas datas não coincidem entre os autores), em homenagem à Arjumand Banu Begun, que, mais tarde, se tornaria sua esposa e imortalizada com o nome de Mumtaz Mahal (que significa a Eleita do Palácio). Shah Jahan convidou os mais famosos arquitetos e artistas dos impérios persa e mongol, e mandou comprar os mais perfeitos e belos mármores, jades e rubis para decorar o mais esplendoroso túmulo que alguém poderia imaginar em vida poder ter.

    Mumtaz Mahal morreu ao dar à luz o 14º filho do casal. Shah Jahan, então, sofrendo desesperadamente, ordenou que fosse construído um túmulo ímpar (quer dizer, que não tem par, único) para a sua bem-amada esposa:Que não seja fúnebre, pois deverá celebrar a curta vida de um amor. A sua beleza e a sua graça hão de recordar eternamente a mulher, sem jamais envelhecer. Será um sonho de mármore edificado na fronteira delicada entre o real e o irreal, como a própria paixão. Realmente muito lindo. O poeta indiano, de origem bengali, Rabindranath Tagore (1861-1941), poetificou: O Taj Mahal é uma lágrima de amor na face da eternidade. Tagore era um poeta de verdade. Em 1913, foi-lhe concedido o Prêmio Nobel de Literatura e, em 1915, o Rei Jorge V o nomeou Cavaleiro, título ao qual acabou renunciando por causa do massacre-matança de Amritsar de 13 de abril de 1919, quando as tropas britânicas trucidaram 400 manifestantes indianos. Reflitam no que Tagore escreveu:

Disse o Poder ao Mundo... Sois meu!
E o mundo o aprisionou em seu trono.
Disse o Amor ao Mundo... Sou teu!
E o Mundo lhe abriu todas as suas portas...

    Seguindo. Depois, segundo consta, Shah Jahan mandou cortar todos os dedos das mãos de todos os operários da obra (mais ou menos 20 000), para que ninguém reproduzisse a beleza e a imponência que havia construído. Ninguém. Também é fato histórico que mandou confinar seu pai em um dos quartos da torre principal até que ele morresse. Romântico esse Lord! Excelente filho, também! Ora, se o Taj é uma lágrima de amor na eternidade que não tem face, o que poderiam representar para um imperador apaixonado 200 000 dedos (20 000 x 10 dedos - 5 de cada mão - é igual a duzentos mil dedos). Matemática elementar! O pai... Bem, o pai deve ter merecido essa maldadezinha irrelevante. Afinal, não ficou em nenhum presídio brasileiro. Quem não gostaria de cumprir pena no velho Mahal? Fantasmas à parte, é claro! Já imaginaram construir um Taj Mahal para uma única mulher? Eu, com todo o respeito, fico imaginando duas coisas: os truques e as manhas que essa Lady devia conhecer e a montanha de gente que morreu à míngua para que fosse erigido esse palácio-mausoléu-inacabado-sonho-de-um-romântico-cortador-de-dedos-sem-dó-nem-piedade. Ora, ele não pensou em decepar os dedos alheios quando o palácio-mausoléu-et cetera ficou pronto. Já estava, há muito tempo, maquinando essa guilhotinação sangrenta de dedos. Ou não? Será que mandou cortar mesmo? Eu me horrorizo só em pensar. Ainda bem que eu não presenciei essa dedilhotinação medonha. Mas... há, contudo, um outro lado. O lado obsceno e terrível que não pode ser esquecido: próximo ao Taj, pedintes, mendigos, mulheres trabalhando na lavoura com seus vestidos longos, homens fazendo necessidades físicas, vacas soltas, doentes, famintos, desnutridos, funerais... Morte, miséria e pobreza. Lá, a pobreza é extrema e a miséria é endêmica. A única beleza digna de nota é a liberdade das vaquinhas. De passagem: haveremos de, um dia, aprender que não podemos maltratar, matar, vivisseccionar e/ou torturar animais. Touradas? Brigas de galos? Brigas de cães? Caça à raposa? Temporada de caça? Arrojar pedras em passarinhos com atiradeira? Espingarda de chumbinho? Balde de água fria em cães que estão namorando? Castração de animais? Utilização de animais em espetáculos que possam lhe causar pânico ou estresse, agressão física a um animal indefeso? Abandono de animais? Vivissecções? Manter animais trancafiados em locais pequenos ou mantê-los presos permanentemente em correntes? Envenenamento de animais? Manter animais em lugares anti-higiênicos? Golpear e/ou mutilar animais? Eu não entendo o porquê de tanta maldade. E falta maldade nessa lista! A denúncia de maus-tratos está legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

     A Índia tem 12 vezes mais pobres do que o Brasil... mas tem o Taj Mahal. E o Brasil tem o Maracanã. Enquanto neste País abençoado existir jogo do bicho, carnaval e futebol as pessoas esquecerão dos Tim(s) Lopes em três dias. Hoje é Quarta-feira, 16 de Junho de 2004. Parece incrível! Mas já se passaram 745 dias desde que Tim Lopes partiu... Bingo também serve para fazer esquecer as dificuldades da vida. Pinga, idem. Farinha e jererê, também. Na Índia, não sei qual é o mecanismo de esquecimento que o povo sofrido e estratificado utiliza. Eu sou diferente. Não há um dia que passe que eu não me lembre da Blanquinha (minha companheira, cúmplice e confidente), do Frank Sinatra, de minha mãe, dos meus filhos, de Akhnaton, de Ralph Maxwell Lewis, e agora do meu amigo e meu irmão Vicente Velado. Eu sou assim. Penso em todos. Oro pela PAZ NO MUNDO. Nick Berg ainda não me saiu do crânio. Agora degolaram o engenheiro americano Paul Johnson. Quando isso irá parar?

    Eu não mandarei construir nada, nem comprarei nada. Nem para mim, nem para ninguém. Quando eu atravessar o Grande Portal, meu único bem ao luar — um apartamento modesto — ficará como herança. E serei cremado. Minhas cinzas deverão ser devolvidas à Santa Natureza. O que escrevi um pouco mais acima pode até ser engraçado. Em certo sentido, reconheço que é. Esse é o instrumento que algumas vezes utilizo para por a nu as loucuras humanas. Ironia cáustico-mística. Mas, nada disso é engraçado. Não. É medonho. MEDONHO! Um mausoléu monumental foi mandado construir, com o sacrifício de todo um País, para perpetuar um amor. Houve algo de muito doentio nessa coisa. No final deste ensaio, brevemente, examinarei essa categoria: o amor. Metafisicamente. Mas, não posso esquecer uma pequena minudência: o corpo de Shah Jahan repousa ao lado de Mumtaz no Taj-Monumento-Sepultura-Mahal. Seu sonho duplamente alucinado de ter um monumento-jazigo-perpétuo-pessoal-e-exclusivo-para-toda-a-eternidade-e mais-seis-meses (nova ironia cáustico-mística) foi abortado por seus filhos que acharam um pouco demais da conta um segundo Taj, que seria tão negro quanto uma graúna. Bem, o canto da graúna é um dos mais fortes e melodiosos dentre os chilreios de todos os pássaros brasileiros. Antes assim. Será que Shah Jahan sabia que a Preta Graúna (ou Preta de Corda) chilrava tão melodiosamente? E os dedos dos construtores do Graunoléu?

 

Taj Mahal

 

 

* * * * * * *

CTA-102

    A CTA-102 é uma Radiofonte situada a mais de um bilhão de anos-luz da Terra. Há muito tempo, alguns astrônomos, e principalmente os exobiologistas, SABEM que seus potentes sinais (entre 10 e 100 mil vezes superiores às emissões das estrelas normais) constituem-se em um fenômeno DELIBERADO! Em outras palavras, tentativas de comunicação advindas de uma civilização altamente desenvolvida! Antigos estudos efetuados pelos cientistas soviéticos Chklovsky e Kardachev permitiram concluir essa espantosa verdade vergonhosamente mantida em sigilo aqui no Ocidente durante décadas! Se alguém procurar em um tratado comum de Astronomia (isto é, voltado para o público em geral) alguma referência sobre CTA-102, será muito provável que encontre apenas um estranho silêncio. No entanto, dadas as suas singulares características, os olhos dos nossos astrônomos estão há muito tempo voltados para lá. A NASA sabe! Os místicos também! O Universo é VIDA.

Fonte: http://rorf.usno.navy.mil/
RRFID/gif_anim/CTA102_S.gif

Fonte: http://www.dominiosfantasticos.hpg.ig.
com.br/id193.htm


CTA-102

 

CTA 102

 

 

* * * * * * *

 

O QUE É REAL NA UFOLOGIA?

 

Eustáquio Anddréa Patounas
(Editor da Seção 'Macrocosmo' da Ordo Svmmvm Bonvm)

http://svmmvmbonvm.org/macrocosmo

    É um dia ensolarado. Em uma praça central de Washington, próxima ao Monumento a Abraham Lincoln, pousa uma nave espacial alienígena. Assim começa este clássico da ficção científica, ?O Dia em que a Terra Parou?, de 1951. A história de 'O Dia em que a Terra Parou' foi publicada originalmente em 1940 com o título de '?Farawel to the Master?' na revista Astounding Science e foi escrita por Harry Bates. Somente 11 anos mais tarde o conto foi filmado, sendo dirigido por Robert Wize e tendo como protagonistas Michael Rennie, Patricia Neal e Hugh Marlowi.

    Uma nave alienígena atravessa o espaço sideral trazendo um ser chamado 'Klaatu' e seu robô 'Gort' em uma missão diplomática: alertar os humanos para os perigos das bombas atômicas. Assim que sai da nave, Klaatu leva um tiro e vai para um hospital da Cidade, recuperando-se rapidamente.  Ainda  no  hospital,  fala  com  as autoridades americanas solicitando uma reunião com todos os líderes da Terra, pedido que não foi aceito. Assim, foge do Hospital e se hospeda em uma pensão familiar, onde conhece Helen Benson (Patricia Neal), seu filho Bobby (Billy Gray) e o noivo de Helen, Tom Steens (Hugh Marlowe). Enquanto isso, o robô 'Gort' permanece estático na frente da nave.

     Em seu convívio com as pessoas da pensão, Klaatu liga-se ao menino Bobby fazendo passeios com ele e conhecendo a Cidade. Por indicação de Bobby, ele faz contato com o maior cientista e físico da Cidade, o Dr. Barnhadt, a quem solicita uma reunião com os maiores cientistas da Terra. Para provar sua força, conhecimentos científicos e determinação faz uma demonstração de seus poderes. Klaatu desliga por 30 minutos todas as fontes de energia da Terra. Carros, indústrias, elevadores, telefones, enfim, nada funciona, a não ser aquelas fontes necessárias para não colocar vidas em perigo, como por exemplo, os aviões em vôo.

    Por fim, a reunião acontece, mas ele é denunciado por Tom Steens e foge com Helen. Porém, é morto pelas autoridades do exército, não antes de ensinar a Helen a ativar Gort caso algo lhe acontecesse, com a frase:

KLAATU BARADA NIKTO

    Alertado por Helen Benson, o robô Gort resgata o corpo de Klaatu levando-o para a nave, onde, com equipamentos especiais, ressuscita-o por algum tempo - o suficiente para que ele possa dar sua mensagem aos humanos:

?Klaatu alerta a Terra para os perigos da bomba atômica e diz categoricamente que a Federação que representa não irá admitir que elas sejam usadas no espaço. Se isto acontecer, a Terra será destruída e será consumida em chamas?

    Infelizmente, até hoje, 53 anos após o lançamento do filme, nenhuma nave extraterrestre pousou em praça pública, e, conseqüentemente, não tivemos um pronunciamento de um extraterrestre ao povo e aos governos da Terra.

    Temos  tido  ao longo dos anos milhares de testemunhos, avistamentos  de  objetos voadores não identificados, sinais nos  radares,  marcas  no  solo,  o  fenômeno das abduções, círculos em plantações, mas a pergunta permanece:

 

O que é REAL na Ufologia (Oviniologia)?

UFO: acrônimo de Unidentified Flying Object - objeto voador não identificado.

OVNI: acrônimo de Objeto Voador Não Identificado.

 

ET

 

OVNI

 

OVNI

 

OVNIs

 

OVNI

 

OVNI

 

OVNIs

 

 

Fontes:

http://www.ufogenesis.com.br
/noticias/imagens/ovni_vulcao2.jpg

http://www.astro.up.pt/
nd/astro_news/2002/0509b.jpg

http://www.gepuc.hpg.ig.com.br/
casos/fraudes/nuvens.jpg

http://www.extraterrestrelink.hpg.ig.com.br/
ufonave.gif

http://www.josevalter.com.br
/UFO/imagem%20UFO%20603.JPG

http://hospedagem.infolink.com.br/
nostradamus/c03q002.htm

 

Kanefer Anpu

    Real na Ufologia é a possibilidade de despertar o homem para o fato de que a Terra não é o centro deste Universo e nem o berço da vida animada e consciente. Esse despertar é uma preparação para uma compreensão mais ampla do que é a Vida em todas as suas manifestações e um chamamento à interação dos seres em um esquema de cooperação universal para mais alegria de viver.

 

Jorge Luiz Tourinho

     Real na Ufologia é a tentativa de transformá-la em ciência considerando todos os aspectos e relacionamentos com outras disciplinas e áreas. Tentam alguns descaracterizar o que definem como 'ufologia mística' do contexto geral do estudo dos OVNIs. Contudo, esquecem de que o espírito também não pode ser 'visto', nem 'medido', nem 'observado' pelos métodos clássicos no plano manifestado.

 

Roberto Afonso Beck

    A coragem com que muitos ufólogos realizam suas pesquisas, deixando suas famílias e prazeres para se dedicarem, por exemplo, a uma vigília em busca da confirmação ou da comprovação definitiva de que os Discos Voadores e seus tripulantes são REAIS. É, sim, um REAL sacrifício que realizam para a satisfação de todos, inclusive para os críticos de plantão que, além de não realizarem nada, ainda procuram atrapalhar ditando normas que nem eles próprios respeitam... e ainda se aproveitam para promoção pessoal se fazendo passar por 'donos da verdade'.

Rafael Sempere Durá

     O que é real na Ufologia somente é real para quem passou pela experiência. [Toda e qualquer experiência, mística ou não, tem valor substantivo, portanto, efetivo, para o experimentador, e valor meramente adjetivo, isto é, relativo, para os que dela apenas conhecem o relato].

 

Hygino

     Penso que o real na ufologia é tudo aquilo que é feito com carinho e dedicação, a alegria de compartilhar um avistamento, a resiliência frente à resistência e aos insultos de alguns... E o mais importante: A certeza de ver derrubada, um dia, todas as crenças ridículas de que estamos sós nesse Universo. [Tem razão Hygino. Nunca estivemos sós ou desamparados. Não estamos e jamais estaremos.]

Paulo Santos

     O que é Real? Essa pergunta é a essência da Filosofia, é a busca da ciência, é a manifestação da arte e é a revelação da espiritualidade. Nos limitarmos apenas à ciência é apenas uma preferência, mas não uma completude. Pois, um fenômeno como a Ufologia não pode ser explicado só pela ciência, pois seríamos reducionistas. Precisamos ir além dela, da arte, da espiritualidade e de qualquer pensamento conceitual, por isso temos que ser inclusivistas. Quando estudamos fenômenos celestes estamos contatando o Universo, talvez o pensamento mais próximo para encontrarmos respostas seria no UNIVERSALISMO. [Um exemplo fantástico de universalismo é a Ordo Svmmvm Bonvm, a quem convido o leitor para visitar]:

http://svmmvmbonvm.org


Rodrigo Branco

    O excelente mecanismo de expansão da consciência. Por mais superficial que seja o interesse de alguém pelo fenômeno UFO, esse interesse vai buscar respostas e essas respostas gerarão outras questões que pedirão outras respostas... e assim por diante. Talvez, muito mais importante do que as respostas, seja a busca por elas. Muitas vezes, o mais importante na VIAGEM não é o DESTINO, mas o CAMINHO...

 

Fernando de Aragão Ramalho

     Para se conseguir essas tão desejadas provas, teremos que provar para nós mesmos sermos MERECEDORES delas. Caso contrário, continuaremos na busca dessa maldita concretude sem sequer resvalar nela.

 

* * * * * * *


     Em conseqüência dos variados formatos que já foram registrados, eles (os OVNIs) parecem poder realizar manobras (mudanças abruptas de trajetória) ainda não compreendidas pela física atual. Isto sugere e aponta para a possibilidade de que, pelo fato de haverem diversos modelos, é mais do que provável que alguns tipos de naves possam ser tecnologicamente mais desenvolvidas do que outras. Logo, pode-se pensar na probabilidade de que tenham origens distintas: intra e extraterrestres. As extraterrestres também têm origens distintas. De qualquer sorte, penso semelhantemente a Kanefer Anpu, PhD, Webmaster for Latino and North Americas.

http://www.maat-order.org/staff.htm

      Imaginar que o Planeta Terra seja o centro do Universo e o berço da Vida Consciente é permanecer mentalmente na Idade Média (e mesmo, o que é pior, anterior à ela) com todas as suas dolorosas mazelas, seus insuportáveis preconceitos e seus inibidores equívocos. Muito rápido: Joana D'Arc, Bruno e Galileu. Por que haveria a Mente Universal de escolher privilegiadamente este Corpo Celeste para, exclusivamente, determinar e permitir que a vida, a semiconsciência e depois a autoconsciência se manifestassem? Ora, terráqueos, que papel! Há galáxias a granel! A Ufologia é certamente uma possibilidade e uma porta. Uma porta, como pensa Kanefer Anpu, para uma compreensão mais ampla do que é a Vida em todas as suas manifestações e um chamamento à interação dos seres em um esquema de cooperação universal. E uma possibilidade para exercitarmos - todos nós - nossa humildade perante a imensidão ilimitada do Universo. Enfim, eles já estão aqui. Na verdade, nunca deixaram de estar. Agora, para conhecê-los é necessário mérito.

MÉRITO

MÉRITO

MÉRITO

MÉRITO

MÉRITO

MÉRITO

MÉRITO

 

DEPOIMENTO-AVISTAMENTO

     Paulo César Moraes (31 anos), Web Designer que me auxilia a produzir este site, quando introduziu neste trabalho as fotografias digitais que integram este tópico, contou-me uma história fantástica, que tentarei reproduzir sem alterar o conteúdo de sua narrativa. Paulinho recordando: - Eu já vi um disco voador. Eu devia ter uns cinco ou seis anos quando aconteceu. Se alguém me contasse o que aconteceu comigo, eu não acreditaria. Naquela época eu morava em Sapucaia do Sul, no Rio Grande. Foi a coisa mais linda que vi em toda a minha vida. Devia ser, mais ou menos, umas 9,00 horas da noite. De repente, faltou luz. Então, eu e minha mãe, Maria Eloá Moraes, fomos pedir emprestado uma vela na casa da vizinha, ali pertinho. Quando abrimos a porta de casa, já na rua, ouvimos um ruído muito esquisito, mais ou menos assim: ZZZZZZZZZZZZZZZ. Por instinto, eu e mamãe olhamos para cima. A mais ou menos uns 500 ou 600 metros de altura estava passando lentamente um enorme disco voador, talvez de uns 100 metros de diâmetro, sobre nossas cabeças. Duas coisas chamaram minha atenção. A primeira, era uma luz muito forte que parecia que subia da Terra em direção ao disco. A luz não descia do disco. Ela subia. Nunca entendi o porquê dessa luz subir e não descer. A segunda, era uma porção de luzes coloridas que giravam em volta do disco. Muito lindo. Jamais esquecerei. Lentamente, o disco voador foi se afastando e, quando ele sumiu de vista, as luzes voltaram. Esquisito, não é? No dia seguinte, comentamos o fato com alguns amigos e vizinhos. Ninguém viu nada. Só eu minha mãe.

 

* * * * * * *

? ? ? OVNIs ? ? ? ETs ? ? ?

Fonte:
http://hospedagem.infolink.com.br/
nostradamus/c03q002.htm

 

???????

 

???????

 

 

 

CHEGA DE SIGILO AOS DISCOS VOADORES!

Fonte:
http://www.ufo.com.br/ChegadeSigilos.php

 

    A Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), através da Revista UFO, está dando início a uma campanha em favor de uma causa justa e que há muito tempo é o grande anseio dos integrantes da Comunidade Ufológica Brasileira. Trata-se do movimento UFOs: Liberdade de Informação Já, que está sendo deflagrado com o propósito de organizar e centralizar as reivindicações isoladas que muitos ufólogos e grupos de pesquisas vêm fazendo há décadas, até então sem uma coordenação central. A campanha tem o objetivo de mostrar às nossas autoridades que o Fenômeno UFO é assunto que diz respeito à toda a população. Através dela, pretendemos juntar assinaturas de milhares de pesquisadores, estudiosos, autores, conferencistas, entusiastas e ativistas da Ufologia, todos pedindo em uma só voz que o Governo encerre sua política de sigilo aos UFOs. É hora de admitir o que se sabe sobre as constantes observações de objetos voadores não identificados em nossos céus e os numerosos registros de sua atuação em nosso Território. Os ufólogos civis brasileiros pedem que a Ufologia seja oficialmente tratada e reconhecida, a exemplo do que ocorre em países como França, Espanha, Bélgica, China, Uruguai e Chile. E agora, através desse movimento, também oferecem ao Governo sua contribuição para a análise e investigação do Fenômeno UFO, suas implicações e conseqüências. E ainda se colocam como voluntários para colaborar efetivamente na difusão de tais informações à toda a sociedade brasileira.

     Aqueles que estiverem de acordo com os termos do Manifesto acima, poderão assinar PETIÇÃO DA UFOLOGIA BRASILEIRA que está disponível em:

http://www.ufo.com.br/textoZero.php


* * * * * * *

 

MONTE SHASTA

http://www.editorialbitacora.com
/bitacora/shasta/portada.jpg

http://www.eusouluz.hpg.ig.com.br
/monteshasta.gif

 

(Maciço montanhoso de Sierra Nevada, California Setentrional, próximo à fronteira com Oregon, EUA)

 

MONTE SHASTA

 

MONTE SHASTA

 

MONTE SHASTA

 

MONTE SHASTA

 

* * * * * * *

SÍNTESE CRONOLÓGICA DA VIDA DE
RALPH MAXWELL LEWIS

(SÂR VALIDIVAR)

(LINHA DE TEMPO RESUMIDA)

1934 – Escala o flanco ocidental do Monte Shasta.

1943 – Escala o lado ocidental do Monte Shasta.

 

* * * * * * *

 

HIMALAIA

Fontes:

http://www.pcparadise.hpg2.ig.com.
br/fotos/montanhas/Himalaia1800.jpg

http://www.pcparadise.hpg2.ig.com.br
/fotos/montanhas/Himalaia2800.jpg

 

HIMALAIA

 

HIMALAIA

 

ESCALANDO O HIMALAIA CRÍSTICO

Fonte: http://www.cuidardoser.com.br/ESCALANDO-O-HIMALAIA-CRISTICO.htm

 

Outrora, desejava eu escalar o distante Himalaia da Ásia, longe de mim...

Em tempos passados, sonhava eu com enigmáticas aventuras em terras longínquas.

Naquele tempo, encantava-me a idéia de atingir as culminâncias do Everest, solitário, perder-me em imensos campos de neve.

Hoje, me fascina a suprema audácia de galgar o Himalaia Crístico de Dentro, as alturas cósmicas do meu próprio ser... em meio aos planetas, estrelas e todas as galáxias existentes.

Hoje, me seduz a Divina Aventura Crística de atingir o Everest do meu desconhecido Eu... em meio à Aurora Boreal, na imaculada alvura da minha Qualidade Crística... no Silêncio da Verdade Infinita, na mística Cristicidade do Eu Sou o Que Sou.

Esta foi a razão de eu haver ultrapassado o profano querer do meu conhecido ego tradicional.

E, Bandeirante Crístico do Infinito, vivo meus dias e minhas noites em demanda do Monte Sagrado que, como Sinai, dentro de mim mesmo se ergue, Altíssimo, Ignoto, Desconhecido, Divino.

Então, em todos os meus sacrifícios encontro prazer e em todas as minhas tristezas encontro alegria.

E, em todas as lágrimas encontro compreensivos sorrisos, porque tudo isso, porque tudo isso são degraus da Montanha Sagrada, estágios do meu Himalaia Crístico de Dentro.

E, ainda que tempestades desabem ao meu redor, inquisições e raios fuzilem por cima de mim e abismos negrejem sob meus pés; ainda que sorridentes e floridas esplanadas me convidem a parar, eu sigo avante, rumo ao Everest, vencendo perigos, com os olhos fitos no sublime ideal da minha suprema Formação Crística, rumo ao grande além de dentro.

Rumo ao Himalaia, alcançando o Everest do meu Espírito, na Qualidade de Filho de Deus.

(Parafraseado do texto de Humberto Rohden, por J.B. Castro)


* * * * * * *

 

DESERTO DE GOBI

Fontes:

http://web.prover.com.br/nominato/images/mongolia4.jpg

http://www2.uol.com.br/oviajante/oculmon01.htm

http://www.mavicanet.com/directory/por/35017.html

http://www.bigfire.irk.ru/gobi/gobi.html

 

DESERTO DE GOBI

 

DESERTO DE GOBI

 

DESERTO DE GOBI

 

DESERTO DE GOBI

 

* * * * * * *

LHASA - POTALA

Fonte:
http://www.globalsecurity.org/military/world/china/images/potala-3.jpg

 

 

Sua Santidade, o Dalai Lama

 

     TENZIN GYATSO, monge budista, doutor em filosofia budista, agraciado com mais de 50 títulos honoris causa, Prêmio Nobel da Paz, XIV Dalai Lama (Oceano da Sabedoria), há tempos deixou de ser apenas o líder espiritual e secular do povo tibetano. Hoje é uma das personalidades mais reconhecidas e admiradas do cenário mundial. Patrimônio vivo da humanidade.

     A decisão do Comitê Norueguês de outorgar o Prêmio Nobel da Paz de 1989 à Sua Santidade, teve apoio e aplausos de todo o mundo, com exceção da China. A citação do Comitê afirma o seguinte: 'O Comitê enfatiza que o Dalai Lama é merecedor desse prêmio por sua campanha pacifista pela autonomia do Tibet. Ele sempre diz que a solução pacífica baseada na tolerância e no respeito mútuo é a única forma de preservar a história e a herança cultural de seu povo.'

 

ALGUNS PENSAMENTOS DE SUA SANTIDADE

O DALAI LAMA

 

Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa.

Gostaria de explicar qual é a importância do amor e da compaixão. É importante saber o que é compaixão, algumas vezes pensamos que é pena, mas isso não é compaixão. Compaixão é o senso de preocupação, mas mais do que isso, é a noção clara de que todos os seres têm exatamente o mesmo direito à felicidade. Essa compreensão é que nos traz a compaixão.

Há dois níveis de sofrimento e prazer. Um é ligado aos sentidos e o outro ligado ao plano mental. O nível ligado aos sentidos também está presente nos animais. Ele representa o medo e a busca do prazer imediato, pois é uma visão de curto prazo: vemos algo agradável, ficamos bem. Temos uma experiência desagradável, ficamos mal. Nesse nível, há uma resposta imediata, mas sem pensar, sem análise. Já no nível mental funciona um processo de análise, de raciocínio. Então, através do pensamento, percebemos que algo que parece bom a curto prazo, pode ser ruim a longo prazo e vice-versa.

O desenvolvimento, o conforto material é útil, mas é uma satisfação menor face ao desenvolvimento da espiritualidade.

Quando digo espiritualidade não me refiro necessariamente a uma religião. Há dois níveis de espiritualidade: um com fé religiosa, outro sem fé religiosa.

Normalmente nossos problemas nascem de percebermos apenas o nível das aparências, e não a realidade. Ficamos no nível das aparências, e com base nelas fazemos o nosso julgamento. Também nos concentramos na felicidade de curto prazo, e não na de longo prazo.

Visões fundamentalmente falhas da realidade levam a certos modos equivocados de nos relacionarmos com o mundo e com nós mesmos, o que por sua vez leva à confusão, à infelicidade e ao sofrimento. Com base nessa dinâmica, o buddhismo formula o que é conhecido como os Quatro Sinais, um conjunto de Axiomas comuns a todas as escolas do buddhismo. São eles:

1º - Todos os fenômenos complexos são impermanentes.
2º - Todos os fenômenos contaminados são insatisfatórios.
3º - Todos os fenômenos são desprovidos de existência independente.
4º - O Nirvana é a verdadeira Paz.

 

LHASA - POTALA

 

LHASA - POTALA

 

LHASA - POTALA

 

* * * * * * *

MURAL PRESERVADO NAS RUÍNAS DE AKHETATON FUNDADA POR AKHNATON (ANKH + ATON)

Três braços... Reverência aos antigos iniciadores daquele País? ATLântida?

ATL (1 + 9 + 30) = MeM = 40

Fonte:
http://www.dominiosfantasticos.hpg.ig.com.br/id193.htm

 

Mural Preservado

 

* * * * * * *

PLATÃO

     Os NÚMEROS governam o MUNDO... Depois de ter sido Iniciado no Egito... buscou nos sólidos regulares a explicação para a origem, permanência e harmonia do Universo. O Svmmvm Bonvm. Recomendo a consulta ao excelente site:

http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/proporcao.html

 

Tetrahedron (poliedro de quatro faces constituído de quatro triângulos eqüiláteros)

 

 

Tetrahedron

 

 

Hexahedron ou Cubo (poliedro de seis faces constituído de seis quadrados)

 

 

Hexahedron

 

 

Octahedron (poliedro de oito faces constituído de oito triângulos eqüiláteros)

 

 

Octahedron

 

 

Dodecahedron (poliedro de doze faces constituído de doze pentágonos regulares)

 

 

Dodecahedron

 

 

Icosahedron (poliedro de vinte faces constituído de vinte triângulos eqüiláteros)

 

 

Icosahedron

 

 

* * * * * * *

 

GRANDE SÍMBOLO DE SALOMÃO

     Consciência do INICIADO quanto à dualidade de todas as coisas. Experiência intransferível de que cada ente tem do Universo (Macrocosmo) refletido em si mesmo (Microcosmo).

 

Grande Selo de Salomão

 

 

* * * * * * *

 

TRIDENTE DE PARACELSO E ABRACADABRA

(Segundo o pincel de Éliphas Lèvi)

    O Tridente de Paracelso é um pentáculo que exprime o resumo do Ternário na Unidade, que completa, assim, o QUATERNÁRIO SAGRADO. Equivalências: NOME e ABRACADABRA. 

 

TRIDENTE

 

Tridente de Paracelso

 

ABRACADABRA

FÓRMULA LATINA

(Eu criarei à medida que falo)

(1+2+200+1+20+1+4+1+2+200+1 = 433 = 10 = 1)

BeREShITh = 2+200+1+300+10+400

BeRE = BaRA = BRA = 2+200+1 = 203

     BaRA = Criar... Duplicar... A antítese da UNIDADE... Máxima diferenciação em 200 (R)... Da máxima diferenciação há o retorno à UNIDADE. O VERBUM DIMISSUM...

     Enquanto todos nós não formos... todos nós estaremos... Estarmos é uma contingência de nossa ignorância... Sermos é um privilégio que advém do consórcio do esforço com o mérito. Mas, o fato inconteste é que somos sem sabermos. Precisamos aprender a saber! D'US HOMO EST.

 

A B R A C A D A B R A
A B R A C A D A B R
A B R A C A D A B
A B R A C A D A
A B R A C A D
A B R A C A
A B R A C
A B R A
A B R
A B
A

 

A FÓRMULA HEBRAICA possui apenas 9 letras

ABRAKaDaBRA

* * * * * * *

 

TRIÂNGULO DE PASCAL

 

TRIÂNGULO DE PASCAL

 

 

* * * * * * *

 

ORDO TEMPLI ORIENTIS

 

ORDO TEMPLI ORIENTIS

 

 

* * * * * * *

 

ALEISTER CROWLEY

     Com a Coroa Egípcia da Serpente, Crowley posa diante de Instrumentos Ritualísticos: SINO, ESPADA, TAÇA, ÓLEO SANTO, o LIVRO da LEI e uma PRANCHA – A ESTRELA da REVELAÇÃO.

 

ALEISTER CROWLEY

 

 

* * * * * * *

 

PENTAGRAMA de FAUSTO

     Geometricamente, é uma figura formada por cinco triângulos, ligados por suas bases. É um símbolo – um instrumento de meditação e de trabalho. A chave do seu simbolismo é o número cinco — a QUINTESSÊNCIA, a PRIMA MATERIA — e está associado, minimamente, à letra hebraica HE. A QUINTESSÊNCIA é o poder, a qualidade e a virtude de tudo e de cada coisa em a Natureza. É a base da qual fluem os Quatro Elementos inferiores visíveis: FOGO, ÁGUA, AR e TERRA. O PENTAGRAMA – ESTRELA FLAMEJANTE – é o sinal da OMnipotência e da Autocracia Intelectuais. É o sinal do VERBUM DIMISSUM. Conforme a direção dos seus raios, este SÍMBOLO ABSOLUTO simboliza o 'bem' ou o 'mal', a 'ordem' ou a 'desordem'. É a INICIAÇÃO ou a PROFANAÇÃO. A ESTRELA da MANHÃ ou da tarde. É a VITÓRIA ou a DERROTA. A LUZ ou a NOITE. O PENTAGRAMA elevando ao ar duas das suas pontas representa a SENDA ESQUERDA e quando eleva ao ar um só dos seus raios representa a SENDA DIREITA. O PENTAGRAMA simboliza o corpo humano com quatro membros e uma ponta única que deve representar a cabeça. Uma figura com a cabeça para baixo representa a subversão intelectual, a desordem ou a loucura. O signo do PENTAGRAMA chama-se também o signo do Microcosmo e representa o que o Zohar denomina de MICROPRÓSOPO (o criador do mundo pequeno). Ele exprime, como ensinou Éliphas Lèvi, a dominação do Espírito sobre os elementos. A interpretação completa do Pentagrama é a chave dos DOIS MUNDOS. A ESTRELA ALEGÓRICA dos magos outra coisa não é senão o misterioso PENTAGRAMA. E os TRÊS REIS, Filhos de Zoroastro, guiados pela ESTRELA FLAMEJANTE ao berço do DEUS MICROCÓSMICO, são suficientes para confirmar as origens cabalísticas do Cristianismo. Um destes Reis é BRANCO, outro é NEGRO e o terceiro é MORENO. O BRANCO oferece OURO, símbolo da VIDA e da LUZ; o NEGRO oferece MIRRA, imagem da 'MORTE' e da 'NOITE'; o MORENO apresenta o INCENSO, emblema da DIVINDADE - do dogma conciliador dos dois princípios. Depois, retornam por um outro caminho, para mostrar que um culto novo é simplesmente um Novo Caminho para levar a Humanidade à RELIGIÃO ÚNICA - a do TERNÁRIO SAGRADO e do Irradiante PENTAGRAMA. Paracelso proclama o PENTAGRAMA como o maior e mais poderoso de todos os signos. Os que desprezam o Sinal da Cruz tremem ao aspecto da ESTRELA do MICROCOSMO. No Pentagrama estão inscritas as proporções exatas do Athanor essencial à realização da Grande Obra. O valor secreto reduzido do Pentagrama é o Hexagrama, que por sua vez, oculta a Trindade. Esta Trindade, a seu turno, está velada no valor pleno da letra hebraica ALeF (1 + 30 + 80). Aquele que alcançou determinado grau encontra Nele uma certa PALAVRA... E, também, outras Palavras... No ângulo superior estão representados os Olhos Daquele Que Tudo Vê. Marte - a força - está nos dois braços. Saturno, nos pés, simboliza a perfeição do Magistério. As letras Alfa e Ômega representam o princípio e o fim de todas as coisas. Os algarismos 1 e 2 sobre a sílaba TE indicam o binário macho e fêmea - origem de qualquer manifestação. Os algarismos 1, 2 e 3 sobre a sílaba TRA advertem para a existência da Trindade: Pai, Mãe e Filho - o LOGOS. IHVH representa a Eterna Presença; é o NOME... IEOE. No 'Princípio' era o Ponto... O Ponto se distendeu em Curva... E formou um Círculo... Em conformidade com as Leis da Atração e da Repulsão formou-se o Triângulo de Três Lados Iguais - TETRACTYS. Enfim, disse Éliphas Lèvi: o Iniciado não tem esperanças duvidosas nem temores absurdos, porque não tem crenças desarrazoadas...
Sites recomendados:

http://www.rosacruz.org.ar/isol/tetragrammaton.htm

http://www.geocities.com/Athens/Stage/4223/talisma.html

 

PENTAGRAMA de FAUSTO

 

 

* * * * * * *

 

SÍMBOLOS MAÇÔNICOS

     A Maçonaria é uma Fraternidade Iniciática, sem fins lucrativos, cuja origem se perde na Antigüidade, e que, atualmente, se faz formar por mais de onze milhões de membros em todo o mundo. É um sistema de conduta moral no qual se aprende a controlar as paixões e os vícios, bem como a praticar a fraternidade. Somente são admitidos na Maçonaria homens livres e de bons costumes, sem distinção de raça, de religião, de ideologia política ou de posição social. Exige-se do candidato, unicamente, que possua espírito filantrópico e o firme propósito de buscar sempre o auto-aperfeiçoamento. A Fraternidade que liga os Franco-maçons nasce no momento mesmo das obrigações assumidas no instante da INICIAÇÃO. A convicção na existência de D'US – o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO – conforma, na Maçonaria, o denominador comum mínimo da fé. Adquirir a liberdade interior que condiciona a existência do espírito crítico, da responsabilidade pessoal e, por conseqüência, da liberdade do homem, constitui uma das preocupações mais importantes da Franco-maçonaria. A peregrinação iniciática proposta pela Maçonaria abre caminho, assim, para uma busca interior do Conhecimento. Nesse sentido, adquirir a liberdade interior que condiciona a existência do espírito crítico, da responsabilidade pessoal e, por conseqüência, da liberdade do homem, constitui uma das preocupações mais importantes da Franco-maçonaria.

UNIVERSI TERRARUM ORBIS ARCHITECTONIS AD GLORIAN INGENTIS

Fonte: www.geocities.com/crdpldl/index.html

 

 

 

 

 

 

 

 

SER MAÇON

(ALGUNS PRECEITOS)

Subir a Escada de Jacó pelas Iniciações da Vida sem ferir os Irmãos neste percurso.

Realizar o sonho de desbastar, pelo pensamento e pelas ações, as arestas dos vícios e da insensatez.

Combater o fanatismo e a superstição sem o açoite da guerra mas com a insistência da palavra sã.

Ser modelo da eterna e universal JUSTIÇA para que todos possam concorrer para a felicidade comum.

Saber conservar o bom senso e a calma quando outros o acusam e o caluniam.

Ser capaz de apostar na sua coragem para servir aqueles que o ladeiam, mesmo que lhe falte o próprio sustento.

Saber falar ao povo com dignidade ou estar com reis e presidentes em palácios suntuosos e conservar-se o mesmo.

Ser religioso e político respeitando o direito da religião do outro e da política oposta à sua.

Estar dominado pelo princípio maior da TOLERÂNCIA suportando as rivalidades sem participar de guerras.

Absorver o Sacerdócio do Iniciado pela Fé no Criador, pela Esperança no melhoramento do homem e pela Caridade que se abrirá em cada coração.

Exaltar tudo o que UNE e repudiar tudo o que DIVIDE.

Ser obreiro de PAZ e de UNIÃO, trabalhando com afinco para manter o equilíbrio exato entre a razão e o coração.

Promover o BEM e exercitar a beneficência sem proclamar-se doador.

Esquivar-se das falsidades inverossímeis, das mentiras grosseiras e das bajulações humanas.

Manter-se humilde no instante da doação e grandioso quando necessitar receber.

Aprimorar-se moralmente e aperfeiçoar seu espírito para poder se unir aos seus semelhantes com laços fraternais.

Buscar a Verdade onde ela se encontre e por mais dura que possa parecer.

Permanecer livre, respeitando os limites que separam a liberdade do outro.

Saber usar a Lei na mão esquerda, a Espada na mão direita e o Perdão à frente de ambas.

Procurar amar o próximo, mesmo que ele esteja distante, como se fosse a si mesmo.

 

* * * * * * *

SÍMBOLOS ALQUÍMICOS

 

ALQUIMISTA

 

Alquimista

 

PELICANO

     Teologicamente, o Pelicano simboliza o Cristo derramando SEU SANGUE pela Humanidade. Ralph Maxwell Lewis explica que, SOB O ASPECTO MÍSTICO E INICIÁTICO, o Pelicano é o símbolo da abnegação. À medida que damos de nós, de nossas possessões, de nosso intelecto e de nossa capacidade, desenvolvemos nosso caráter e nossa personalidade. Com o passar dos anos, nossa abnegação reflete-se nas boas ações que sobrevivem a nós o resultado dos sacrifícios que fizemos.

 

*   *   *

     Reconhecemo-nos no Vermelho do Sacrifício que cimenta o casamento do Branco com o Negro... Estão abertas as Asas do Pelicano... O Templo está em toda a parte... a PALAVRA... procurai-A em vós... Nossos Mestres... Eles vivem, procurai-Os. (Cagliostro, Saint-Germain, Saint-Martin).

 

Pelicano

 

OS QUATRO GRANDES DA ALQUIMIA

     Geberus (alquimista árabe do século VIII), Arnoldus (mestre regente de Montpellier), Rasis (médico de Bagdad) e Hermes Trismegistus (Iniciado Egípcio da '.' G '.' L '.' B '.' Era conhecido pelos egípcios como Toth e pelos romanos como Mercúrio). Eu acrescento um quinto: FULCANELLI. E um sexto: SÂR ALDEN. E, também...

 

OS QUATRO GRANDES DA ALQUIMIA

 

O CAMINHO DE SANTIAGO

Nemo Accipit Qui Non Legitime Certaverit. Ninguém a Recebe se Não Combateu Segundo as Regras.


O CAMINHO DE SANTIAGO

 

LABORATÓRIO ALQUÍMICO

 

LABORATÓRIO ALQUÍMICO

 

MERCURIUS DO MERCÚRIO

     Este Mercúrio Filosófico, representado pelo jovem alado e coroado, cozido per se em um ovo-filosófico selado, ou com o SOL nos regimes de fogo respectivos, permite, assim, concretizar a OBRA. Mercurius do Mercúrio está de pé sobre a esfera e com a cabeça coberta com uma coroa sobreposta pelo signo metálico astrológico designando ao mesmo tempo o Planeta e o Mercúrio; ele tem as asas abertas e os braços horizontalmente estendidos. In Mercurio est quicquid quae runt sapientes. No Mercúrio está tudo o que buscam os Sapientes. O MERCÚRIO FILOSÓFICO nasce de uma substância pura, da mesma forma que os Avatares só podem nascer de uma MÃE SEM MÁCULA.

 

MERCURIUS DO MERCÚRIO

 

VIA ÚMIDA

     Depois 'matareis' o dragão para que ele ressuscite em uma alma pura, branca e imaculada. Tende muita prudência com a alma deste perigoso dragão para que a vossa não seja entregue ao Criador!

 

VIA ÚMIDA

 

MEDALHA ALQUÍMICA

     Esta esplêndida medalha em ouro alquímico foi cunhada em 1609 para atestar o êxito de um Adepto. No centro da medalha vê-se um símbolo triplo, complexo, formado por três símbolos diferentes. O inferior é o símbolo espagírico da Terra ou seja do sujeito mineral da via seca e da via dos amálgamas que Flamel designa por Saturnia e Basile Valentim por Lobo Cinzento. O símbolo seguinte é do Sal e, o que lhe fica por cima, um círculo com três pequenas esferas no centro pode significar o do Ouro ou do Sol. Em seguida e na parte superior, vemos dois braços curvos com duas cabeças flamejantes que simbolizam um fogo vivo ou seja o fogo comum. No meio dos dois braços curvos vê-se uma figura que se assemelha à Fênix e, por cima desta, o símbolo espagírico do Ouro Pimento. No nível central do símbolo triplo, do lado direito, vê-se um personagem masculino empunhando na mão esquerda um cetro e na mão direita o símbolo espagírico do Enxofre Filosófico. Do lado esquerdo vê-se outro personagem masculino mas com vestimenta feminina empunhando na mão esquerda o símbolo espagírico do Mercúrio Filosófico. Na parte inferior da medalha e por baixo da data 1609 está gravado o símbolo do VITRIOLVM.

 

 

VITRIOLVM   =  Visita.  Interiora.  Terræ.  Rectificando.  Invenies.  Occvltvm.  Lapidem.  Veram.  Medicinam.

 

 

 

MEDALHA ALQUÍMICA

 

PRIMEIRA LÂMINA DE ABRAHAM, O JUDEU

 

PRIMEIRA LÂMINA DE ABRAHAN, O JUDEU

 

QUARTA LÂMINA DE ABRAHAM, O JUDEU

     A figura principal desta lâmina é uma serpente crucificada. A serpente, como se sabe, é um animal frio e venenoso. Assim, o seu simbolismo alquímico será de um mineral ou de um metal frio e venenoso também. Porque foi crucificada a serpente? No lado esquerdo do braço da cruz onde a serpente está pregada, do lado direito do prego, vê-se o símbolo espagírico de Marte. No braço do lado direito e do lado direito do prego, vê-se um símbolo parecido com um 8: um globo crucífero com contornos mal definidos. Então, qual é o significado simbólico da serpente? É fácil entender o seu simbolismo por causa dos dois símbolos espagíricos. Marte e o Globo crucífero. Na verdade, a serpente é Satúrnia, como é designada por Flamel no 'Bréviaire' ou 'Testament', e é fria e venenosa como uma serpente. Porque foi a Saturnia crucificada? Ela foi crucificada (morta) para fazer o amálgama filosófico. No alto da cruz vê-se o símbolo espagírico do Sol e no centro o do Mercúrio. Os dois juntos, com a Satúrnia, formam o amálgama que será posteriormente destilado. Mas há mais na parte inferior do crucifixo: os símbolos espagíricos da Lua e do amálgama. Alquimicamente, a cruz ou crucifixo pode simbolizar duas coisas: um cadinho ou a morte (putrefação do composto). Aqui, a cruz significa, simbolicamente, a morte do composto (amálgama filosófico) Sol ou Lua (enxofre) e o Mercúrio. Macho e fêmea, isto é, o ANDRÓGINO! BAPHOMET!

 

QUARTA LÂMINA DE ABRAHAN, O JUDEU

 

UM MAGO

     Nascendo Quotidie Morimur. Os Alquimistas operam exclusivamente em conformidade com o que preconiza o Salmo CIV, 4, buscando na OBRA e em si a FACE DE D'US. Ora, isto não é nem magia nem teurgia. É INICIAÇÃO. O CRESTOS SOLAR não será realizado jamais através de práticas espagíricas, mágicas, teúrgicas ou negras. Aos ingênuos, não me canso de repetir; e vou repetir até ficar sem saliva ou o meu computador quebrar: A LEI ÚNICA SÓ PODERÁ SER RECONHECIDA AB IMO PECTORE. Há um site na Internet que pode ser visitado com bom proveito. Isso não significa que eu concorde integralmente com seu conteúdo. De lá, reproduzo (com mínimas alterações) o que segue para exame dos que estão lendo este texto:

Fonte: http://www.nitcult.com.br/nitiniciado1203.htm

EVOLUÇÃO HUMANA

(Ler de baixo para cima)

CRISTO = O mais alto e definitivo Grau da evolução humana onde o homem é Deus e Deus é o Homem. Tudo se unifica. É o UM em NADA.

HIEROFANTE = O ser, que além de Adepto Superior, tem a missão de Iniciar e de Elevar a outros Adeptos, comandando o trabalho de Ordens Iniciáticas reais, no plano mais alto.

ADEPTO = O Iniciado que atingiu graus superiores, com os poderes e as responsabilidades inerentes. Trabalha em estreita relação com os Mestres Cósmicos. Tendo realizado o DOIS EM UM torna-se Andrógino.

INICIADO = Ser que despertou totalmente para a Espiritualidade Superior e trabalha conscientemente no Plano Divino. Pode ou não estar em uma Instituição visível.

ILLUMINADO = Aquele que já foi 'tocado' pela Centelha Divina no sentido de um despertar para as coisas transcendentais. Trabalha pelo progresso da Humanidade, porém falta-lhe a Consciência Maior da Iniciação.

HOMINAL = Corresponde à grande maioria da Humanidade. O homem comum. O profano, ainda preso quase que totalmente à vida material.

SEMI-HOMINAL = O homem pré-histórico. O ser humano em seus estágios preliminares. O homem embrutecido porém evoluindo.

AGORA está bem claro que o uso da palavra CRISTO pelo mundo profano, e até por religiosos, tem sido feito erroneamente. Em muitos casos, por ignorância, mas, em outros, até para ocultar a parte esotérica da vida do Divino Mestre. Tal ocultação, que talvez se justificasse nos primórdios da civilização, não tem mais cabimento, quando a Humanidade está alcançando um estágio superior de desenvolvimento, neste Terceiro Milênio.

CRESTOS, Cristo... Refere-se à Divindade Solar...

 

ALQUIMIA DIVINA

     A Riqueza Alquímica só pode e só deve ser entendida como sendo de ordem ESPIRITUAL, MÍSTICA, ESOTÉRICA, INICIÁTICA E HERMÉTICA. A trajetória real da PURIFICAÇÃO CRISTOLÓGICA opera-se, em última instância, no próprio Alquimista. É no próprio ser singular que toda a coisa atua. Aqueles que querem fazer a nossa OBRA por digestões, por destilações vulgares e por sublimações, e outros por triturações, todos esses estão fora do BOM CAMINHO... e privados de jamais a conseguir, porque todos esses nomes, palavras e maneiras de operar são nomes, palavras e maneiras metafóricas. (Tiago Tesson, apud Fulcanelli).

 

ALQUIMIA DIVINA

 

SÍMBOLO ALQUÍMICO

Una re, una via, una dispositione. Uma matéria, um cadinho de terra refratária, um forno.

 

 

SÍMBOLO ALQUÍMICO

Donec Ervnt Ignes. Deus é um fogo devorador. Enquanto o fogo durar... O FOGO... O BATISMO ÍGNEO...

 

SÍMBOLO ALQUÍMICO

 

 

* * * * * * *

 

HARVEY SPENCER LEWIS

     (Sâr Alden, Frater Profundis XIII): um Alquimista do século XX. Na noite de quinta-feira, 22 de Junho de 1916... Então, em atitude calma e simples, o Mestre [Sâr Alden] ergueu o metal, colocou-o sob a luz do altar no qual ardia numa lamparina de cristal trazida de um Templo Rosacruz do Oriente e, após um exame crítico, num tom de dignidade e reverência, anunciou:

 

É   OURO!


?   Zn64   +   X133   =   Au197   ?

 

Harvey Spencer Lewis

 

Para ver um vídeo colorido, com som, do Frater Harvey Spencer Lewis discursando na Primeira Convenção da AMORC, em San Jose, California, visite o site:

http://www.linkhitlist.com/cgi/LHL_E.exe?
G2L&LinkNo=972640&ListNo=51530

 

* * * * * * *

 

VERSÃO LATINA DA

TÁBUA DE ESMERALDA

(Hermes Trismegistus)

 

 

Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius ad perpetranda miracola Rei Unius. Et sicut omnes res fuerunt Uno, meditatione Unius: sic omnes res natæ fuerunt ab hac Una re adaptatione. Pater eius est Sol, Mater eius Luna. Portavit illud ventus in ventre suo. Nutrix eius Terra est. Pater omnis telesmi totius mundi est hic. Vis eius integra est, si versa fuerit in Terram. Separabis Terram ab Igne, subtile a spisso, suaviter cum magno ingenio. Ascendit a Terra in Cœlum, iterumque descendit in Terram, et recipit vim superiorum et inferiorum. Sic habes gloriam totius mundi. Ideo fugiet a te omnis obscuritas. Hic est totius fortitudinis fortitudo fortis, quia vincet omnem rem subtilem; omnemque solidam penetrabit: SIC MUNDUS CREATUS EST. Hinc erunt adaptationes mirabiles, quarum modus hic est. Itaque vocatus sum Hermes Trismegistus, habens tres partes Philosophiæ Totius Mundi. Completum est quod dixi de OPERATIONE SOLIS.

 

VERSÃO PORTUGUESA DA

TÁBUA DE ESMERALDA

(Hermes Trismegistus)

É verdade, correto e sem falsidade, que o que está em baixo é como é em cima, para cumprir-se a Grande Obra. Como todas as coisas derivam da Coisa Única pela VONTADE e pela PALAVRA Daquele Único que as mentalizou, assim também tudo deve a sua existência a esta Unidade, pela ordem Natural, e tudo pode ser aperfeiçoado por adaptação àquela Mente.

Seu pai é o Sol. Sua mãe, a Lua. O Vento a transporta em seu ventre. Sua nutriz é a Terra. Este ente é o Pai de todas as coisas do Mundo. Seu poder é imenso e perfeito, quando novamente separada da Terra. Separa, pois, o Fogo da Terra, o sutil do denso, mas com cuidado, com grande habilidade e critério.

Ela sobe da Terra ao Céu e novamente desce à Terra, renascendo; e, assim, tomando para si o poder de Cima e o poder de Baixo. Desta forma, o esplendor do mundo será todo teu. Possuirás todas as glórias do Universo e quaisquer trevas afastar-se-ão de ti. Nisso consiste o poder poderoso de todo poder capaz de vencer todo o sutil e penetrar tudo o que é sólido. Do mesmo modo o Universo é criado. De lá vêm as realizações maravilhosas e seu mecanismo é o mesmo.

É por isso que sou chamado Hermes Trismegistus, possuindo poder sobre os três aspectos da FILOSOFIA UNIVERSAL. O que eu disse da OBRA-MESTRA DA ARTE ALQUÍMICA - a OBRA SOLAR - aqui está dito e encerra tudo.

 

* * * * * * *

Abaixo, uma ilustração pertencente ao Alquimista Inglês Ripley Scrowle: no centro... a PEDRA FILOSOFAL... circundada pelas SETE FASES DA OBRA... Calcinação, Putrefação, Dissolução, Destilação, Sublimação, Coagulação e Fixação ou Tintura. Mas estes sete passos podem ser reduzidos a QUATRO:

1 - PREPARAÇÃO.

2 - SOLVE.

3 - COAGULA.

4 - MULTIPLICAÇÃO.

Que são sintetizados em DOIS:

.'. SOLVE (os leprosos)

ET

COAGULA (o ESPÍRITO) .'.

 


 

 

* * * * * * *

 

CAVALEIRO ROSACRUZ

Fonte:

http://aeterna.no.sapo.pt/lusophia/
manuelpina/MP_Cavaleiro_Rosacruz.htm

 

CAVALEIRO ROSACRUZ

 

 

* * * * * * *

A CRUZ DE CARAVACA

     É um crucifixo com dois braços, no qual a figura de Jesus é ladeada por dois anjos alados, ajoelhados como em postura de oração. Os ocultistas fazem uma ligação entre esta Cruz e os Cavaleiros Templários, na época em que ocuparam fortalezas militares durante guerras para a expulsão dos mouros da Espanha.

 

CRUZ DE CARAVACA

 

* * * * * * *

ORAÇÃO DO SENHOR

(EM ARAMAICO)

Fr. Dale (Dale A. Johnson)

aboon dabashmaya (Pai Nosso que estás no Céu)

nethkadash shamak (santificado é o Teu NOME)

tetha malkoothak (teu REINO vem)

newe tzevyanak (tua VONTADE é feita)

aykan dabashmaya af bara (na Terra como no Céu)

hav lan lakma dsoonkanan yamanawashbook lan (dai-nos o PÃO nosso dia a dia)

kavine aykana daf hanan shabookan lhayavine oolow talahn lanesyana (assim como perdoamos aqueles que nos ofendem e PECAM contra nós)

ela fatsan men beesha (libera-nos do MAL)




* * * * * * *

 


NUCTEMERON

(Apolônio de Tiana)

Primeira Hora

Os demônios entoam em conjunto louvores a Deus.
Eles perdem a maldade e a ira.

Segunda Hora

Mediante a dualidade, os Peixes do Zodíaco louvam a Deus.
As serpentes ígneas enrolam-se em torno do Caduceu e
o relâmpago torna-se harmonioso.

Terceira Hora

As serpentes do Caduceu de Hermes se entrelaçam três vezes. Cérbero [Cão tricéfalo com diversas serpentes em torno do pescoço e guardião do Hades (inferno ou mundo inferior); permitia a entrada de todos, porém não deixava que ninguém de lá saísse. Possuía uma mordida tão venenosa quanto a de uma víbora.] escancara sua tríplice goela e o fogo entoa louvores a Deus pelas três línguas do relâmpago.

 

Cerbero

 

Quarta Hora

Na quarta hora a alma regressa da visita aos túmulos.
É o momento em que as quatro lanternas mágicas dos quatro cantos do círculo são acesas. É a hora dos encantamentos e das ilusões.

Quinta Hora

A Voz das Grandes Águas entoa ao Deus das Esferas Celestiais.

Sexta Hora

O Espírito permanece impassível. Ele vê o monstro infernal vir ao Seu encontro e está sem medo.

Sétima Hora

Um Fogo que dá vida a todos os seres animados é dirigido pela Vontade dos homens puros. O Iniciado estende a mão e
o sofrimento transforma-se em PAZ.

Oitava Hora

As estrelas conversam entre si. A alma dos sóis responde ao suspiro das flores. A corrente de harmonia faz todos os seres da Natureza se harmonizarem entre si.

Nona Hora

O Número que NÃO deve ser revelado.

Décima Hora

A chave do ciclo astronômico e do movimento circular
dá vida aos homens.

Décima-primeira Hora

As asas do Gênios movimentam-se com um misterioso rumorejar. Eles voam de esfera em esfera e levam as Mensagens de Deus de mundo em mundo.

Décima-segunda Hora

Aqui se realiza, pelo FOGO, a OBRA da LUZ ETERNA.

 

* * * * * * *

 

CAIBALION

Tradição ou Ensinamento manifestado por uma ENTIDADE SUPERIOR

por Três Iniciados Anônimos

KaBaLa = A Potência das 22 (Tradição)

ION (hebraico) ou EON (Gnósticos Gregos) =
O ENTE QUE PASSA DA POTÊNCIA AO ATO

ENTE MANIFESTADO

Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto para os ouvidos do Entendimento.

Oh! não deixeis apagar a Chama! Mantida de século em século nesta escura Caverna, neste Templo Sagrado!
Sustentada por puros Ministros do Amor!
Não deixeis apagar esta DIVINA CHAMA!

Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios para os preencher com a ShOPhIa (SABEDORIA DIVINA).

Em qualquer lugar em que estejam os vestígios do MESTRE,
abrir-se-ão completamente os ouvidos daquele que estiver preparado para receber seus ENSINAMENTOS.

 

O PARADOXO DIVINO

 

Os falsos sábios, reconhecendo a irrealidade comparativa do Universo, imaginaram que podiam transgredir suas LEIS;
estes tais são vãos e presunçosos loucos. Eles se quebram nas rochas e são feitos em pedaços pelos elementos, por causa de sua loucura.

O verdadeiro SÁBIO, conhecendo a natureza do Universo,
emprega a LEI contra as leis, o SUPERIOR contra o inferior; e pela Arte da Alquimia transmuta aquilo que é desagradável naquilo que é agradável, e deste modo triunfa.

O Domínio não consiste em sonhos anormais, em visões,
em vida e imaginações fantásticas. Mas, sim, no emprego das FORÇAS SUPERIORES contra as inferiores, escapando, assim, das penas dos planos inferiores pela vibração nos SUPERIORES.

A transmutação não é uma denegação presunçosa;
é A ARMA ofensiva do Mestre. Este é o Paradoxo do Universo, que resulta do Princípio de Polaridade que se manifesta quando o TODO começa a Criar. O CAIBALION.

 

OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS

 

Os princípios da verdade são SETE. Aquele que os conhece perfeitamente possui a CHAVE MÁGICA com a qual todas as portas do Templo podem ser completamente abertas ... O CAIBALION.

 

MENTALISMO

O Todo é Mente.
O Universo é Mental.
O CAIBALION.


CORRESPONDÊNCIA

O que está em cima é como o que está embaixo.
E o que está embaixo é como o que está em cima.
O CAIBALION.


VIBRAÇÃO

Nada está parado.
Tudo se move.
Tudo vibra!
O CAIBALION.


POLARIDADE

Tudo é Duplo. Tudo tem Pólos. Tudo tem seu Oposto.
O Igual e o Desigual são a mesma coisa.
Os Opostos são idênticos em Natureza, mas diferentes em G
RAU. Os extremos se tocam.
Todas as Verdades são meias-verdades.
Todos os Paradoxos podem ser reconciliados.
O CAIBALION.
 

RITMO

Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés.
Tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas.
A medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda.
O ritmo é a compensação.
O CAIBALION.


CAUSA E EFEITO

Toda Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa.
Tudo acontece de acordo com a Lei.
O Acaso é simplesmente o nome dado a uma Lei não reconhecida.
Há muitos Planos de Causalidade,
Porém nada escapa à Lei.
O CAIBALION.


GÊNERO

O Gênero está em tudo.
Tudo tem seu Princípio Masculino e seu Princípio Feminino.
O Gênero se manifesta em Todos os Planos.
O CAIBALION.

 

AXIOMAS


A posse do Conhecimento sem ser acompanhada de uma manifestação ou expressão em Ação é como um amontoado de metais preciosos, uma coisa vã e tola.
O Conhecimento é, como a riqueza, destinado ao Uso. A Lei do Uso é Universal, e aquele que viola esta Lei sofre por causa do seu conflito com a Natureza. O CAIBALION.

Para modificar a vossa disposição ou vosso estado mental
mudai vossa vibração!
O CAIBALION.

Para destruir uma desagradável ordem de vibração mental,
ponde em movimento o Princípio da Polaridade e concentrai-vos sobre o Pólo oposto ao que desejais suprimir. Destruí o desagradável mudando sua Polaridade.
O CAIBALION.

A Mente (assim como os Metais e os Elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo a pólo, de vibração em vibração. O CAIBALION.

O Ritmo pode ser neutralizado pela aplicação da Arte da Polarização. O CAIBALION.

Nada escapa ao PrIncípio Universal de CAUSA E EFEITO. Mas existem vários PLANOS DE CAUSALIDADE, e podem-se empregar as LEIS do PLANO SUPERIOR para vencer as LEIS do PLANO INFERIOR. O CAIBALION.

Os Sábios servem no Plano Superior, mas governam no inferior. Obedecem às LEIS que vêm de cima deles;
mas, no seu próprio plano e nos inferiores,
governam e ordenam.
E, assim fazendo, formam uma parte do PRINCÍPIO, sem se oporem a Ele.
O Sábio concorda com a LEI, e, compreendendo o seu movimento, ele o opera em vez de agir cegamente como escravo.
De modo análogo, procede o hábil nadador em seu caminho, utilizando a correnteza de acordo com a sua vontade, sem ser como a barca que é levada para cá e para lá. Assim é o Sábio em comparação com o homem ordinário.
E, contudo, o nadador e a barca, o Sábio e o ignorante,
estão
todos sujeitos à LEI! Aquele que compreende isto
está no caminho do Domínio. O CAIBALION.

A VERDADEIRA TRANSMUTAÇÃO HERMÉTICA É UMA ARTE MENTAL. O CAIBALION.

O TODO É MENTE. O CAIBALION.

O UNIVERSO É MENTAL. O CAIBALION.


* * * * * * *


ASTROLOGIA E KaBaLa

 

ASTROLOGIA E KaBaLa

 

 

* * * * * * *

 

COLOSSOS DE MEMNON

 

     Estas duas estátuas emitiam um MANTRA(!) — Vocalem Sonvm, algo enigmático e maravilhoso — ao serem iluminadas pelos primeiros raios de SOL. Pausânias declarou: É uma estátua sentada que parece representar o SOL... No Diálogo Sobre a Amizade, diz Luciano: Eu escutei, não como tantos outros, emitindo um som sem sentido, mas um ORÁCULO DE SETE VERSOS... Filostrato comentou: ... a estátua de Memnon fala cada vez que um raio de Sol cai sobre sua boca. OS COLOSSOS DE MEMNON, que medem mais de 15 metros de altura, são visíveis a quilômetros de distância, e pertenciam, outrora, ao Templo que os gregos e os Romanos chamavam MEMNORIUM. O deus Memnon simbolizava, no Antigo Panteão Egípcio, o SOL NASCENTE, Senhor dos Discípulos e da Juventude. Mas, pelo resumo de todos os testemunhos históricos, destaca-se um fato inegável para os esoteristas: os egípcios eram colonos escolhidos de antigos povos atlantes, e foram estes - OS ATLANTES - e não os egípcios, que, muito certamente, construíram estes fantásticos monumentos. Os antigos POVOS ATLANTES com certeza possuíam a arte oculta de fazer mover estátuas de metal ou de pedra, servindo-se de conhecimentos esotérico-científicos sobre a desintegração e a reintegração da matéria em frações tão pequenas de tempo, que davam a ilusão de que as figuras se moviam, assim como uma rápida sucessão de imagens fotográficas dá-nos a idéia de movimento. Os ATLantes (1 + 9 + 30 = 40) eram, em realidade, depositários das Tradições dos Patriarcas. Em sua ânsia de proceder à condensação da Energia Solar e motivados por orgulho, prepotência, vaidade e outros atos incompatíveis com o Conhecimento que herdaram, acabaram por se deixar arrastar por terríveis catástrofes que não impediram o desaparecimento de suas últimas terras. Isto propiciou o surgimento do Continente Americano. (Para mais informações consultar o Instituto de Pesquisas Psiquícas Imagick).

 

COLOSSOS DE MEMNON

 

 

* * * * * * *

 

OS QUATRO ELEMENTOS

 

FOGO - AGNI - (A) - ALeF - UNIDADE na transitoriedade das formas. (Áries, Leão e Sagitário).

AR - AUM - (R) - O SOPRO. (Gêmeos, Libra e Aquário )

ÁGUA - (O) - Mobilidade. Lei da Reciprocidade. (Câncer, Escorpião e Peixes).

TERRA - (T) - Oposição entre o Mesmo e o Outro, entre o um e os muitos, entre uma coisa e outras coisas. (Touro, Virgem e Capricórnio).

 

ORAT   =   TARÔ

 

     Para equilibrar os QUATRO ELEMENTOS e harmonizá-los com a QUINTESSÊNCIA, sugere-se: Inspire profundamente e, enquanto exala o ar dos pulmões, emita o mantra abaixo (IEOUAMS), de tal sorte que, cada vogal possa ser equitativamente emitida durante uns dois ou três segundos.

 

I I I I I I I E E E E E E E O O O O O O O U U U U U U U A A A A A A A M M M M M M M S S S S S S S

 

 

OS QUATRO ELEMENTOS

 

 

* * * * * * *

 

Todos os BUDDHAS do passado, do presente e do futuro obtiveram, obtêm e obterão a VISÃO COMPLETA e a ILLUMINAÇÃO PERFEITA acessando a GRANDE SABEDORIA. A GRANDE SABEDORIA é o GRANDE MANTRA UNIVERSAL que tem o PODER de harmonizar todas as desarmonias e dissipar todos os equívocos. Este GRANDE MANTRA é o SOM DO SILÊNCIO.

 

 

* * * * * * *

 

DE UM AUTOR DESCONHECIDO

Sede TERRA, disse o Mestre. A TERRA recebe os dejetos dos homens e dos animais e não é perturbada por isto. Transforma as impurezas em adubo e fertiliza o campo.

Sede ÁGUA, disse o Mestre. A ÁGUA se autodepura e limpa tudo aquilo que toca. Sede ÁGUA em torrente.

Sede FOGO, disse o Mestre. O FOGO faz a madeira em decomposição transformar-se em luz e calor. Sede o FOGO que queima e que purifica.

Sede VENTO, disse o Mestre. O VENTO espalha as sementes sobre a TERRA, faz o FOGO arder com mais brilho e desloca as nuvens, para que a ÁGUA caia sobre todos os seres.

Se vós tiverdes a Paciência da TERRA, a Pureza da ÁGUA, a Força do FOGO e a Justiça do VENTO, vós sereis LIVRES.

 

 

* * * * * * *

 

LENDA DA FLOR DE LÓTUS
Fonte:
http://www.mcanet.com.br/lotusbranco/lenda.htm

 

     Certo dia, à margem de um tranqüilo lago solitário, em cuja margem se erguiam frondosas árvores com perfumosas flores de mil cores e coalhadas de ninhos nos quais aves canoras chilreavam, encontraram-se Quatro Elementos Irmãos: o FOGO, o AR, a ÁGUA e a TERRA.

     – Quanto tempo sem nos vermos em nossa nudez primitiva – disse o FOGO cheio de entusiasmo, como é de sua natureza.

     – É verdade – respondeu o AR. – É um destino bem curioso o nosso. À custa de tanto nos prestarmos para construir formas e mais formas, tornamo-nos escravos de nossa obra e perdemos nossa liberdade.

     – Não te queixes – disse a ÁGUA – pois estamos obedecendo à LEI, e é um Divino Prazer servir à Criação. Por outro lado, não perdemos nossa liberdade; tu corres de um lado para outro, à tua vontade. O irmão FOGO, entra e sai por toda parte servindo à vida e à morte. Eu faço o mesmo.

     – Em todo o caso, sou eu quem deveria me queixar – disse a TERRA – pois estou sempre imóvel, e mesmo sem minha vontade dou voltas e mais voltas sem descansar no espaço.

     – Não entristeçais minha felicidade ao ver-nos - tornou a dizer o FOGO – com discussões supérfluas. É melhor festejarmos estes momentos em que nos encontrarmos fora da forma. Regozijemo-nos à sombra destas árvores e à margem deste lago formado pela nossa união.

     Todos o aplaudiram e se entregaram ao mais feliz companheirismo. Cada um contou o que havia feito durante sua longa ausência, as maravilhas que haviam construído e destruído. Cada um se orgulhou de haver servido para que a VIDA se manifestasse através de formas sempre mais belas e mais perfeitas. E mais se regozijaram pensando na multidão de vezes que se uniram fragmentariamente para o seu trabalho. Em meio de tão grande alegria, existia uma nuvem: o Homem. Ah! Como ele era ingrato! Haviam-no construído com seus mais perfeitos e puros materiais e o homem deles abusava, aviltando-os e perdendo-os. Tiveram desejo de retirar sua cooperação e privá-lo de realizar suas experiências no plano físico. Porém, a nuvem se dissipou e a alegria voltou a reinar entre os Quatro Irmãos. Aproximando-se o momento de se separarem, pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse, através das idades, a felicidade daquele encontro. Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles e harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e de sua independência, e servisse de símbolo e de exemplo para o homem. Houve muitos projetos que foram abandonados por serem incompletos e insuficientes.

      Por fim, refletindo-se no lago, os Quatro disseram: – E se construíssemos uma planta cujas raízes estivessem no fundo do lago, a haste na água e as folhas e flores fora dela?

     – A idéia pareceu digna de experiência. Eu porei as melhores forças de minhas entranhas – disse a TERRA – e alimentarei suas raízes.

     – Eu porei as melhores linfas de meus seios – disse a ÁGUA  – e farei crescer sua haste.

     – Eu porei minhas melhores brisas – disse o AR – e tonificarei a planta.

     – Eu porei todo o meu calor – disse o FOGO – para dar às suas corolas as mais formosas cores.

     Dito e feito. Os Quatro Irmãos começaram a sua obra. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O Sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional saudada como rainha. Quando os Quatro Elementos Irmãos se separaram, a FLOR DE LÓTUS brilhava no lago em sua beleza imaculada e servia para o homem como símbolo da pureza e de perfeição humana.

 

FLOR DE LÓTUS

 

      Consultaram-se os astros, e foi fixada a data de 8 de maio — quando a Terra está sob a influência da Constelação de Taurus, símbolo do Poder Criador — para a comemoração, que desde épocas remotas se tem perpetuado através das idades. Foi espalhada esta comemoração por todos os países do Ocidente, e, em 1948, o dia 8 de Maio tornou-se o DIA DA PAZ.

 

* * * * * * *

 

TUDO QUE ACONTECE

ESTÁ INSCRITO NA ABÓBADA CELESTE.

MAS, NEM TUDO QUE ESTÁ ESCRITO NA ABÓBADA CELESTE

TEM FORÇOSAMENTE QUE ACONTECER.

* * * * * * *

 

UNIR

CONSTRUIR

PACIFICAR

 

* * * * * * *

 

IHS

Fonte: http://www.jesuitasperu.org/
pags/index.asp?id=138&doc=779

 

 

IHS

 

 

* * * * * * *

 

O CARRO DE HERMES

(Sétima Lâmina do Tarô)

 

Carro de Hermes

 

 

* * * * * * *

 

GRANDE SÍMBOLO DE SALOMÃO

(Repetindo para uma segunda reflexão)

 

 

Grande Símbolo de Salomão

 

 

* * * * * * *

 

ESOTERISMO SACERDOTAL

 

     O homem que é escravo de suas paixões ou dos preconceitos deste mundo não poderá ser um INICIADO; ele nunca se elevará, enquanto não se reformar. Não poderá ser um ADEPTO porque a palavra ADEPTO significa aquele que se elevou por sua vontade e por suas obras... [Éliphas Lèvi (1810-1875), Dogma e Ritual da Alta Magia, capítulo I].

 

Esoterismo Sacerdotal

 

ELEVEMOS NOSSOS CORAÇÕES

ELEVEMOS NOSSOS CORAÇÕES

ELEVEMOS NOSSOS CORAÇÕES

ELEVEMOS NOSSOS CORAÇÕES

ELEVEMOS NOSSOS CORAÇÕES

ELEVEMOS NOSSOS CORAÇÕES

ELEVEMOS NOSSOS CORAÇÕES

 

 

* * * * * * *

 

340

 

SheMa = 300 + 40 = 340
MEShI-Ha = 40 + 5 + 300 + 10 + 5 = 360
SheMa-IM = 300 + 40 +10 + 40 = 390
MEShI-Ha
é o SheMa dos SheMa-IM
MeShIa-H = 40 + 300 + 10 + 8 = 358
MEShI-Ha pôde refazer como MeShIa-H a Trajetória Divina, descendo do Seio da D'VINDADE, através de todas as oitavas do TECLADO CÓSMICO, porque a VIRGEM que o concebeu não era apenas corporalmente virgem, mas, porque era PURA DE MENTE E DE CORAÇÃO E VIVIA NA ESFERA DA VIDA VERDADEIRA (MaRyâ-H):

IHOH e sua imagem - IShO-MEShI-Ha (316-360)

MaRyâ-H era uma Iniciada e, por isso, pôde conceber plasticamente o Messias MeShIa-H (358), que tinha por missão manifestar o CRESTOS SOLAR, porque já o havia concebido e visto idealmente como Messias MEShI-Ha (360) - o Rei da Glória, o SheMa dos SheMa-IM.

MAeTATRON = 40 + 1 + 9 + 1 + 9 + 200 + 6 + 50 = 316

IShO = 10 + 300 + 6 = 316

MAeTATRON = IShO.

O Inspirador Celeste de Moisés, MoSheH, foi MAeTATRON, isto é, IShO. Mas, o nome egípcio original de Moisés é MOUShI, que tem inserido IShO. Enfim, ensina Saint-Yves D'Alveydre, SheMa (ShM) é o Céu Divino - o do Verbum em Sua Glória, o da PALAVRA PERDIDA - porém reencontrada Nele e por Ele. Neste Céu estão os Céus fluidos de SheMa-IM, os das Forças submetidas às Potências do VERBUM DIMISSUM, aos ALHIM do VERBUM e à sua MIHeLA.

Hebraísmo, Cristianismo e Islamismo têm uma FONTE COMUM. PEÇO, AGORA, O FIM DOS CONFLITOS.

 

.'. H .'. = .'. C .'. = .'. I .'. = UNIDADE


AUM  MANI ... PADME  HUM

 

ESTÁ SELADO

 

 

* * * * * * *


HALLELUIAH

Fonte: http://www.apocalipsis.org

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* * * * * * *

 

BaPhOMet   =   ShOPhYa

 

 

BaPhOMet = ShOPhYa

 

Baphomet = Bode Andrógino de Mendés
Baphomet = Bode do Sabbath
Baphomet = FOGO ÂKÂSHA PURO (H. P. Blavatsky)
Baphomet = Primeira Matéria do Magnum Opus dos Criadores e Construtores (H. P. Blavatsky)
Baphe + Metis = Batismo de Sabedoria (Joseph Von Hammer-Pürgstall)
Baphe + Metios = Tintura de Sabedoria (Raspe)
Baphomet = Abufihamat = Pai ou Cabeça do Entendimento (Idries Shah)
Baphomet = Figura panteística e mágica do ABSOLUTO [Não do PRIMEIRO UM]. O facho colocado entre os dois chifres representa a inteligência equilibrante do ternário; a cabeça de bode, cabeça sintética, que reúne alguns caracteres do cão, do touro e do burro, representa a responsabilidade só da matéria e a expiação, nos corpos, dos 'pecados' corporais. As mãos são humanas para mostrar a santidade do trabalho; fazem o sinal do esoterismo em cima e em baixo, para recomendar o Mistério aos Iniciados e mostram dois crescentes lunares, um BRANCO que está em cima, o outro preto que está em baixo, para explicar as relações do BEM e do mal, da Misericórdia e da Justiça. A parte baixa do corpo está coberta, imagem dos mistérios da geração universal, expressa somente pelo símbolo do CADUCEU. O ventre do bode é escamado e deve ser colorido em verde; o semicírculo que está em cima deve ser azul; as pernas, que sobem até o peito, devem ser de diversas cores. O bode tem peito de mulher e, assim, só traz da humanidade os sinais da maternidade e do trabalho, isto é, os sinais redentores. Na sua fronte e em baixo do facho, vemos o signo do Microcosmo ou PENTAGRAMA DE PONTA PARA CIMA, símbolo da inteligência humana, que, colocado assim, em baixo do facho, faz da chama deste uma imagem da REVELAÇÃO DIVINA. Este PANTEUS deve ter por assento um cubo, e para estrado quer uma bola só, quer uma bola e um escabelo triangular. (Abade Alfonse Louis Constant, conhecido no mundo do Esoterismo como Éliphas Lèvi Zahed ou Éliphas Lèvi)
Baphomet = .'. SOLVE ET COAGULA .'. (Éliphas Lèvi)
Baphomet = TEMOHPAB (anagrama de Baphomet)
TEMOHPAB = TEM OHP AB (KaBaLa)
TEM OHP AB = TEMpli Omnium Hominum Pacis ABbas. O PAI DO TEMPLO — PAZ UNIVERSAL DOS HOMENS.
(Éliphas Lèvi)
BaPhOMet = ShVPhYa = ShOPhYa (por AThBaSh)
ShOPhYa = SheMAH-IM
ShOPhYa = (300 + 6 + 80 + 10) = 396
SheMAH-IM = (300 + 40 + 1 + 5 + 10 + 40) = 396
(300 + 6 + 80 + 10) = (300 + 40 + 1 + 5 + 10 + 40) = 396
Baphomet = Luz da Gnose (Aleister Crowley)
Baphomet = BAFOMIThR (Aleister Crowley)
Baphomet = .'. ORA ET LABORA .'. SOLVE ET COAGULA .'.
Lege, Lege, Relege, Ora, Labora et Invenies
Servire Deo, Libertas.

 

* * * * * * *

 

O PROBLEMA DO

BEM E DO MAL

(SHRI SWAMI SIVANANDA)


    O Universo contém duas forças dinâmicas a saber: o Bem e o Mal. Bem e Mal são duas forças. Eles são gêmeos nascidos do mesmo Pai. Eles são 'Dvandvas', ou o par de opostos. Eles não possuem existência independente. O Mal existe para a glória do Bem. O Mal é uma força destrutiva. O Bem é uma força construtiva. Não há nem o Bem absoluto e nem o Mal absoluto neste Universo. O Mal não possui existência independente do Bem. Sempre que há o Mal, há o Bem; sempre que há o Bem, há o Mal. Você não pode expectar o Bem Absoluto neste mundo relativo. Você pode encontrar o Bem Absoluto apenas em Brahman. Do ponto de vista da Realidade Básica, na qual descansa por detrás do Mal e do Bem, Mal e Bem definham em um volúvel nada. Bem e Mal são criações mentais. Transcenda o Bem e o Mal e alcance a morada da Suprema Paz e da Imortalidade. Para um Jñani que tem conhecimento do Ser, não há nem Bem nem Mal. O porquê do Mal pode somente ser entendido quando você consegue o Atma-Jñana (conhecimento do Atma). Não conteste seu cérebro agora. Isto é um mistério transcendental. Somente o Brahman conhece. O intelecto finito está condicionado no tempo e no espaço, e a causação não pode encontrar soluções fora deste problema-doma. Quando você está plenamente estabelecido no seu Svarupta (Atma Nishta), Mal e Bem desaparecem totalmente. Não coloque a carroça diante do cavalo. Transmute o Mal em Bem e troque sua atitude mental ou ângulo de visão. Fora do Mal, o Bem vem com freqüência. A Destruição é necessária para que haja regeneração, renovação e reconstrução. Quer um paciente, com intensa cólica do apêndice, tentar descobrir os ingredientes de uma pílula, quando o médico dá a ele um medicamento? Quer um homem, de quem as roupas pegam fogo, tentar encontrar o porquê e o como do fogo? Não quer ele ir até a água e refrescar-se?

     Tamas é o Mal. Sattva é o Bem. Converta Tamas em Sattva. Então o Mal será transmutado em Bem. O Egoísmo é o Mal. Ausência de egoísmo é o Bem. A luxúria é um Mal. Brahmacharya é o Bem. A avareza é o Mal. A generosidade, a integridade e o desinteresse são o Bem.

     Sem o Mal o Bem sucede muitas vezes. À uma pesada torrente de chuva no tempo da colheita, as pessoas consideram isto um Mal. Mas Deus conhece o que é o Bem para Seus filhos. Ele causa a chuva para lavar os germes da terra, os quais produzem graves doenças. Se não fosse esta chuva haveria um grave tipo de pandemia - doenças infecciosas - que poderia acabar com a população em um piscar de olhos. Assinale isto. Ó amigos! A Misericordiosa Natureza do Senhor! Não tente sondar dentro dos Mistérios Divinos. Isto irá confundir seu pobre intelecto.

      Por outro lado, o que há sobre uma guerra? Não há dúvida que é um Mal. Mas o Bem, freqüentemente, fica fora da guerra. Uma guerra não irrompe sem a punição do Senhor. É Ele Quem incita as mentes dos ministros, do rei, do ditador, do presidente e do comandante-em-chefe para iniciarem uma guerra. É a guerra que produz guerreiros cavalheirescos, soldados corajosos, um intrépido e destemido estadista. A guerra produz um homem corajoso. O DESTEMOR é uma grande qualificação para um aspirante espiritual. Por conta da paixão há um aumento da população. O suprimento de gêneros alimentícios não é suficientemente adequado para a demanda das pessoas. A guerra remove a população extra e previne a erupção de uma grave escassez. A guerra humilha ao pó o orgulho de um poder dominante. A guerra gera misericórdia, generosidade cósmica e amor no coração de pessoas ricas que são avarentas, e força-as a doarem, sem saída, para as viúvas, para os órfãos, e para as pessoas feridas. O mundo ou a sociedade precisa desenvolver-se através do Mal. Entender Seus misteriosos caminhos é tornar-se sábio.

 

* * * * * * *


FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA

FRA

 

FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA
FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA
FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA

 

A Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) é uma instituição espiritualista, mística, eclética e cristã.

A FRA não tem fins lucrativos nem políticos. Vive financeiramente da contribuição de seus membros, mas é sustentada em todos os planos por mentes e corações altruístas e puros. Visa SERVIR À GRANDE OBRA, orientar os que aspiram a um abrigo de PAZ e irradiar Pensamentos de LUZ, para dissipar as trevas, a fim de iluminar o Caminho Correto, sempre tentando facilitar aos que buscam o Reino dos Céus.

 

IGREJA GNÓSTICA

GNOSE e GNOSTICISMO

 

     GNOSTICISMO é o ensino baseado na GNOSE, o conhecimento da transcendência, ao qual se chega através de meios intuitivos interiores. O Gnosticismo baseia-se na experiência religiosa interior e refere-se a uma específica experiência religiosa. Uma experiência que não se presta à linguagem da teologia ou da filosofia, mas que com elas tem grande afinidade e expressa-se por meio do mito. Com efeito, vê-se que a maioria das escrituras gnósticas tomam a forma de 'mitos'. O termo 'mito' não deve ser entendido como 'estórias que não são verdadeiras', ao contrário, as verdades contidas nesses 'mitos' são de uma ordem diferente dos dogmas da teologia ou das conclusões da filosofia. A GNOSE, possuída pelos Iniciados, opõe-se à vulgar PISTIS (crença) dos fiéis. É uma Revelação Secreta e Misteriosa. As fraternidades gnósticas possuem livros de origem alógena, ou seja, de origem exterior e superior ao mundo em que vivemos. Tais obras são atribuídas a enviados celestes. O Livro Sagrado do Grande Espírito é uma das obras usadas pelos Setianos (de Set, um dos filhos de Adão). Por sua vez, todos os gnósticos cristãos pretendem haver herdado, através de vias misteriosas, os ensinamentos secretos dados por Jesus a seus discípulos: Basílides recebeu de Matias as doutrinas esotéricas a este reveladas pelo Salvador. Os gnósticos fizeram circular muitos evangelhos apócrifos, como, por exemplo: O Evangelho Segundo os Egípcios, O Evangelho de Maria, o Livro Secreto de João.

 

* * * * * * *

 

CONFRATERNITATIS

ROSÆ CRUCIS - CR+C

 

CR+C

 

A CR+C é uma Ordem Fraternal e uma Escola de Misticismo. Seu propósito é oferecer um sistema de estudo para pessoas que sentiram um anseio interior para avançar conscientemente ao longo do Caminho da Evolução Espiritual.

 

* * * * * * *

 

FRATERNIDADE ROSACRUZ (Max Heindel-EEUU-1909)

 

FRATERNIDADE ROSACRUZ

 

The Rosicrucian Fellowship is a school of thought. It aims to give to the Western World explanations of life and its mysteries, which time has obscured, and to make the Christian teachings a living factor in the land. It encourages people to remain with their churches, and to those who have lost that anchorage it offers a safe haven, until they can get their bearings; when, with a broader, truer perception and a firmer foundation for their faith, they may return to leaven the Christian thought within the church. It teaches men not only to believe, but to know, and knowing, to live the higher life...

THE ROSICRUCIAN FELLOWSHIP WAS FORMED TO BE AN INSTRUMENT IN THE HANDS OF THE BROTHERS OF THE ROSICRUCIAN ORDER, A WIDER CHANNEL THROUGH WHICH SPIRITUAL LIGHT AND POWER MAY REACH THE WORLD.

The Rosicrucian Fellowship was launched during the late summer and autumn of 1909, after a course of lectures in Seattle by Mr. Max Heindel. A study center was formed and the headquarters temporarily located in that city.

 

NATAL HOROSCOPE

 

NATAL HOROSCOPE

 

* * * * * * *


GRANDE PRECE DRUÍDICA

Dá-nos, ó Deus, o Teu apoio.

E com Teu apoio, a Força.

E com a Força, a Compreensão.

E com a Compreensão, a Ciência.

E com a Ciência do que é Justo, o Poder de Amar.

E com o Poder de Amar, o Amor de todas as coisas viventes.

E no Amor de todas as coisas viventes, o AMOR DE DEUS.

DE DEUS E DE TODA BONDADE.

AWEN

 

* * * * * * *

 

GRAN INVOCACIÓN ROSACRUZ


Desde el Punto de Luz en la Mente Cósmica,
Que afluya Luz a las Mentes de los Hombres:
Que la Luz descienda a la Tierra.

Desde el Punto de Vida en la Mente Cósmica,
Que afluya Vida a los Cuerpos de los Hombres:
Que la Vida vibre en la Tierra.

Desde el Punto de Amor en la Mente Cósmica,
Que afluya Amor a los Corazones de los Hombres:
Que el Amor se manifieste en la Tierra.

Desde el Centro donde la Voluntad de Dios es conocida,
Que el Propósito guíe a las pequeñas voluntades de los Hombres:
El Propósito que los Maestros de la Gran Hermandad Blanca
conocen y sirven.

Desde el Centro que llamamos la Jerarquía Esotérica,
Que se realice el Plan de Luz, Vida y Amor:
Que el Bien triunfe en la Tierra.

Que la Luz, la Vida y el Amor
restablezcan la ROSA CRUZ en la Tierra.

¡QUE ASÍ SEA!

 

CRUZ  ROSACRUZ  HERMÉTICA

 

* * * * * * *

 

ROSE CROSS ORDER

The Rose Cross Order perpetuates the wisdom of the Rosicrucians of every age who have taught those who followed their teachings throughout history how to develop their physical, mental, and spiritual abilities, and understand the relationship that exists between all beings, the Cosmos, it's governing Laws, and God, by whatever name He is known and however conceived. All of this is presented through the method of progressive Initiations and graduated studies that is typical of an Initiatory Order.

 

ROSE CROSS ORDER

 

* * * * * * *


PANDEMÔNIO

Lasciate ogni speranza, voi ch'entrate... (Dante Alighieri, Inferno, Canto III).

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

PANDEMÔNIO

 

* * * * * * *

 

NÓS BEM QUE MERECEMOS!

Fonte: http://www.bozzetto.com

 

     Clique no PONTO DE INTERROGAÇÃO e confira se nós não estamos merecendo... IR PARA A LATA DE TRASH! Mas, a MISERICÓRDIA e o AMOR UNIVERSAIS... Entretanto, precisamos todos SURSUM CORDA!

Dominus vobiscum.
Et cum spiritu tuo.
SURSUM CORDA!
Habemus ad Dominum.
Gratias agamus Domino Deo nostro.
Dignum et iustum est.

 

Clique no PONTO DE INTERROGAÇÃO. Depois, retorne. Há mais coisas a examinar.

 

 

* * * * * * *

* * * * * * *

* * * * * * *

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

    PACIÊNCIA! PACIÊNCIA! PACIÊNCIA! Às vezes, um símbolo diz tudo. Ou, quase tudo! Outras vezes, uma palavra, um número e mesmo uma única vogal ou um único algarismo. Mas, na maioria das vezes, passamos uma vida inteira sem compreender o significado de um símbolo ou de uma alegoria. Ficamos tristes? Sim, claro. Mas, o que não podemos fazer é desistir. Quem sabe... no último instante! Também, por outro lado, algo que às vezes nos parece insolúvel, apresenta solução elementar. Um estalo... e pronto! Por exemplo: Um tijolo 'pesa' 1 'quilo' mais meio tijolo. Qual é o 'peso' de um tijolo e meio? (A solução está apresentada depois de SITES CONSULTADOS).

    Os símbolos, obviamente, também podem induzir a equívocos, provocar ilusões, como podem também ceifar vidas. Mata-se por tudo e por nada. Morre-se por nada e por tudo. Conspira-se pelo mórbido prazer de conspirar. Cabeças rolam. Dor. Desarmonia. Doença. Retribuição compulsória. PRUDÊNCIA! PRUDÊNCIA! PRUDÊNCIA! Mata-se por uma bandeira, morre-se por uma idéia, conspira-se por uma ideologia. Bandeira? Somos todos Cidadãos do Universo. Idéia? Ideologia? Poder? Dominação? Matança? Guerra? Coalizão? Religião? Os covardes morrem muitas vezes antes da morte; o [verdadeiro] valente [herói] experimenta o gosto da morte apenas uma vez. (William Shakespeare, 23/04/1564, Strattford-on-Avon, Inglaterra - 23/04/1616, Strattford-on-Avon, Inglaterra). Arcano XIII do Tarô! Corpo. Personalidade-alma. Espírito. Purgatório (?!). Decisão de continuar distante do PAI. NÃO!!! Arcanjo MIHAeL. SOL. MORTE INICIÁTICA. RENASCIMENTO.

PAI = MESMO

MESMO = PAI

PAI = OUTRO

OUTRO = PAI

MESMO = OUTRO

OUTRO = MESMO

MESMO = PAI = OUTRO

UM

PALAVRA-CHAVE: HUMILDADE

 

* * * * * * *

 

     A Humanidade precisa refletir muito sobre a frase do físico nuclear Julius Robert Oppenheimer (1904 -1967), Professor de Física na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e no California Institute of Technology: Nossa filosofia é totalmente inadaptada à nossa época. O intelectual se recusa a penetrar nos conhecimentos da ciência; não por medo do esforço, mas sim porque pressente que isto acarretaria em uma mudança nos modos de pensamento e de expressão. Uma completa revisão dos valores até agora admitidos. Oppenheimer – líder do Projeto Manhattan – participou do projeto e da construção das primeiras bombas nucleares norte-americanas, e, após o primeiro teste, em 1945, fez o seguinte pronunciamento: Sabíamos que o mundo jamais seria o mesmo. Algumas pessoas riam, outras choravam. Mas, a maioria permaneceu em silêncio. [Einstein chorou. Eu, que ainda não havia encarnado, também chorei. Muitos ao meu lado também choraram.]. Recordei-me - continua Oppenheimer - de uma passagem das escrituras hindus, o Bagavad-Gita: Vishnu, tentando convencer o príncipe a concluir suas tarefas, assumiu sua forma com vários braços e disse: 'AGORA SOU A MORTE, DESTRUIDORA DE MUNDOS'. Mais tarde, em 1948, Oppenheimer declarou: Os físicos conheceram o pecado. Por sua política aberta de antiproliferação nuclear foi desligado, na década de 50 do século passado, de seu cargo de Diretor da Comissão Americana de Energia Atômica.

 

* * * * * * *

 

     ABRINDO PARÊNTESES. Se os físicos conheceram o pecado, pecaram conscientemente. Eles mesmos sabiam disso. A idéia do próprio Oppenheimer de que um dêuteron (núcleo de hidrogênio com um próton e um nêutron, isto é, ) poderia acelerar-se e bombardear um núcleo de carga positiva com enorme desprendimento de energia (1935) constituiu a base do terrificante Projeto Manhattan, que produziu a primeira BOMBA NUCLEAR. Se alguns se arrependeram, isto não está em causa neste momento. Eu não os julgarei nunca. Nem eles, nem ninguém. Obrigo-me apenas a comentar os fatos sob uma visada mística. Só isso e por escrito. Verba volant, scripta manent. Contudo, não há quem não saiba que permitiram, contribuíram e receberam salários espetaculares para trabalhar e dar o melhor de si ao Projeto Manhattan [Projeto que durou mais de 6 anos e que engoliu algo em torno de US$ 1,8 bilhões (Agosto de 1945 – valor atualizado após 50 anos – US$ 20 bilhões) e 150 mil pessoas envolvidas].

      Ninguém me convencerá jamais de que eles - tolinhos! - não sabiam quais seriam as conseqüências de uma explosão nuclear. Sabiam, sim. Direitinho. Pergunta: Patriotismo? Resposta: Exibicionismo, vaidade, irresponsabilidade, maldade indisfarçável, enfim:

{[(Mistur<h>abilidade-sórdida-de-falta-de-fraternidade-crueldade-inata-e-tudo-que-não-presta-e-sei-lá-mais-o-quê) + (Recôndito-desejo-de-um-dia-obter-de-forma-ilegal-escusa-indevida-não-recomendável-e-astuciosa-mas-com-absoluto-e-consciente-senso-de-oportunismo-o-Prêmio-Nobel)]}.

     Esses camaradas vivem para isso. Namorar? Nem pensar. Meus Amigos e meus Irmãos: Já refletiram no que deve se passar na cachimônia de um cientista que não ganha um Nobel – mas que queria MUIIITO – e vê um colega ser agraciado com tal nobilitância? Se o colega abichar dois Prêmios Nobel... Aí, o sujeito fica de cama um mês sem saber porquê. Pois, quem se presta para participar de um projeto dessa natureza se presta para tudo. Eles viram o que aconteceu no teste em ALAMOGORDO, Novo México. 16 de julho de 1945, 05:29:45 h — os Estados Unidos fizeram explodir a primeira bomba nuclear da história conhecida da Humanidade — Gadget. A onda de choque foi devastadora. O físico nuclear Alvin Weinberg disse à Comissão Especial sobre Energia Atômica do Senado norte-americano em dezembro de 1945: Atomic power can cure as well as kill. It can fertilize and enrich a region as well as devastate it. It can widen man's horizons as well as force him back into the cave. A força atômica pode tanto curar quanto matar. Pode adubar e enriquecer uma região bem como devastá-la. Pode ampliar os horizontes do homem bem como levá-lo de volta às cavernas.

     Voltando aos físicos nucleares: há exceções, é claro. Mas... Então... Então, Hiroshima. E continuaram as experiências. Depois, Nagasaki. Little Boy foi lançada pelo Enola Gay sobre Hiroshima em 6 de Agosto de 1945 às 8 horas, 15 minutos e 17 segundos e detonada a 500 metros de altitude às 8 horas e 16 minutos. Fat Man foi despejada em Nagasaki (alvo secundário) em 9 de Agosto do mesmo maldito ano às 12 horas e 1 minuto a 503 metros acima da Cidade. Nagasaki, em menos de 1 segundo, teve sua população reduzida de 433.000 seres humanos vivos para 383.000 pessoas que não sabiam quantos dias ainda iriam viver. 39.000 morreram posteriormente e mais de 25.000 sofreram os efeitos secundários da bomba nuclear lançada pelo avião Bock's Car. Em Hiroshima foram assassinadas na hora 70 mil pessoas. Outros 70 mil entes humanos morreram nas semanas seguintes em decorrência dos efeitos mutagênicos provocados pela radiação nuclear. Recomendo a consulta ao excelente site

http://www.energiatomica.hpg.ig.com.br/ad31.htm

onde poderão ser obtidas todas as informações sobre essa sandice. Kokura escapou graças à artilharia anti-aérea e à neblina. Mais de DUZENTAS MIL pessoas morreram e sofreram por causa desses brinquedinhos mortais. O número exato ninguém jamais saberá. E não pararam as malditas experiências nucleares... Na moita, continuam até hoje, 12 de junho de 2004, Dia dos Namorados, no Brasil. Na Europa e na América do Norte, essa festa (Valentine's Day) é tradicionalmente comemorada no dia 14 de Fevereiro. Caramba! Esses caras não namoram? Será que só pensam em prótons, pósitrons, nêutrons, neutrinos, elétrons, dêuterons... ?

 

E = M.

 

Estropiar   =   Matar.Conspurcar²

 

NÃO

 

A  MALDITA  BOMBA

 

Quando?

Quando irão?

Quando irão aprender?

 

E = MK²

 

ENERGIA UNIVERSAL  =  MUNIFICÊNCIA.KÓSMICA.KONSTANTE

 

SIM

 

      Hoje, de certa forma, estamos (re)vivendo um impasse ideológico-teológico mundial. É a sempre velhíssima estorinha do bem contra o mal. A meta estabelecida pela desgastada- extrema-direita-messiânica-não-cansada-de-guerra-cristã-mas-nem-tanto de George W. Bush & Cia Ltda (fundamentalista Presbiteriano que não tem coragem para fazer, mas manda ou autoriza que AS COISAS PODRES sejam feitas) pretende, como acuradamente afirma Vicente Velado, Abade da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo, a cristianização do mundo inteiro 'pela vontade de Deus', da qual o atual presidente Americano se diz porta-voz autorizado. Isso só pode ser brincadeira de péssimo gosto (que não é). Ou será que ele — Bush — está a pensar que o mundo inteiro é cego, surdo e mudo. Porta-voz? De matança? De usurpação? De deslustre? De petro-apoderamento? De tortura? De desrespeito aos direitos das pessoas? De sei-lá-mais-o-quê-mais-aquilo-que-nunca-saberemos? A D'vindade nunca teve nem nunca precisou desse tipo de porta-oculta-voz. E há mais: este Senhor Presidente faz parte de um time nada pequeno de pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, mas não admitem sob nenhuma alegação que você compartilhe as suas com elas. Então, pobre Islame... Pobre Iraque... Por incrível que possa parecer, conforme atesta uma pesquisa recente, a localização do Iraque é desconhecida de 85% do povo americano!

       A Internet mostra tudo o que as televisões não podem ou não querem veicular. As informações passam também de e-mail em e-mail, diariamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Não há nenhuma pessoa neste Planeta que não saiba que, lamentavelmente, os EUA gostam (e gostam muito) de exercer o poder, e que dão sustentação para a existência e perpetuação do mais cruel e espoliador sistema capitalista que o mundo jamais conheceu. Pela vontade deles ficaríamos todos anêmicos. Velado, eu e todos aqueles que não padecem de nefelibatice ou da doença fedorenta do deixa-prá-lá-prá-ver-como-é-que-fica sabemos todos que Bush se furtou a participar da guerra no Vietname escondendo-se na Guarda Nacional, mas não vacilou em causar sofrimento, horror e morte a milhares de pessoas com sua campanha imperialista no Iraque, que queimou no mundo inteiro a já desgastada imagem da Águia Americana. Praticar o poder sentadinho no Salão Oval, é mole! Em outro trabalho eu afirmei - e torno a afirmar agora - que tenho certeza de que já foi pensada uma solução nuclear para os tais países (segundo esse establishment que se coalizou para dominar o mundo) que constituem o por eles denominado de Eixo do Mal. Eixo do Mal? Ou Eixo do Contra-Eixo? O Grande Aiatolah Ali Al-Sistani, Líder Espiritual Xiita do Iraque, com a força do seu silêncio, trabalha pela PAZ no seu País invadido pelos imperialistas - a Coalizão das Trevas. Para conhecer esse homem extraordinário visite o site:

http://macarlo.com/novaera/galleryvel635.htm

        Brevemente, vou dissertar sobre o que é de verdade o EIXO do MAL. Por outro lado, mas adentro do mesmo tema, se uma pessoa é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa. Finge que é. Por analogia, um presidente — e logo o Presidente do País mais poderoso do mundo — que faz o que faz mundo afora, mesmo que domesticamente seja considerado um bom administrador (e ele nem isso é), é uma péssima pessoa e um perigo real e imediato (furtei esse título do filme) para seu próprio povo e para o resto do mundo, que só trata como trash.

       O fato inelutável é que o mundo não suportará um segundo mandato Bush-Cheney-Condoleezza-Rove-Wolfowitz-Perle-Pawell-Rumsfeld-et-cetera ??? Bush, em certa medida, me faz lembrar a figura controversa do Rei Português D. Sebastião, mistura mal dosada de messias e cretino e de demente e salvador da pátria e da honra nacionais. Também um pouquinho de Luís XIV (1638-1715), conhecido como o Rei Sol, o mais poderoso dos reis absolutistas da França. Durante seu longo reinado, que se estendeu por mais de 50 anos, travou sangrentas guerras contra a Espanha, a Holanda, a Áustria e o Luxemburgo. Sempre manifestou o cruento desejo de governar sozinho. A ele é atribuída a famosa frase L'État c'est Moi (O Estado sou Eu).

       Mas, nos calcanhares dos EUA não há uma Espanha ansiando por uma União Ibérica (Felipe II, Rei da Espanha, por ser neto de D. Manuel, o Venturoso, com a morte de D. Sebastião, apresentou-se como o candidato com mais direito ao Trono Português. As forças espanholas acabaram por invadir Portugal e a União Ibérica prevaleceu de 1580 a 1640). Nem há o perigo de uma Restauração (retorno da autonomia política de Portugal, agora sob a dinastia dos Bragança, sendo seu primeiro Rei D. João IV). Como não há, outrossim, qualquer ameaça de unificação com o México ou com o Canadá. Também lá - o País que ostenta a belíssima Estátua da Liberdade - não há cristãos-novos messiânicos açulando entra-dia-sai-dia-faça-sol-ou-faça-chuva. Penso que não. O próprio Papa está a léguas-luz de aprovar as campanhas expansionistas americanas, que estão a outras tantas e mais algumas léguas-luz de distância de lugar nenhum. E nem trovas, nem Bandarras. (D. Sebastião, diferentemente, conseguiu até uma bula papal que o consagrava como cruzado para ir arrasar os mouros). Milenarismo bushiano? Bem possível. Religiosidade às avessas? Isto sim. Uma grave deformidade. Imperialismo? Também. Sem limites. Encoberto? Não. Descoberto para quem quiser ver, ouvir e se danar. Mito Bush? Eu não conheço burro que tivesse se tornado mito de nada nem de ninguém. (Foi o Arnaldo Jabor quem disse que o Bush é burro. Eu só estou pegando uma carona porque concordo. Jabor disse mais: A tragédia da era Bush começou pelo sexo. Isso. Sexo. Bush foi eleito pelo sexo clandestino de Clinton e Mônica. O vexame de Clinton o elegeu. A repressão sexual puritana da América é tanta que Clinton quase foi impichado porque papou uma moça. Mas ninguém fala em Impeachment de Bush, que está destruindo o nome da América e criando um futuro de terror para o ocidente. Agora, essas torturas no Iraque têm um componente sexual doentio. [Freud explica, Jabor]. Homens nus expostos diante de soldadas apontando seus órgãos. Prisioneiros nus sendo cavalgados. Homens obrigados a vestir lingerie e sodomizados por cabos de vassouras. E a grande apoteose: a pirâmide de corpos nus que tem um múltiplo significado: parece uma suruba humilhante presidida por soldadas gargalhando. E parece também um holocausto sexual. Parece o massacre dos judeus: corpos empilhados como cadáveres em Auschwitz e Treblinka. Estas torturas são apavorantes porque unem sexo, guerra e morte. Não só os fanáticos de Usama amam a morte. Os republicanos loucos de Bush também. Nos anos 60 se dizia: faça amor não faça a guerra. Bush faz guerra e precisava fazer amor com uma boa Monica Lewinsky.). Os físicos nucleares homicidas e os fabricantes de bombas, também! Quando o prazo de validade desses torpedos da morte estão para expirar, uma guerra tem que ser produzida para poder haver reposição do estoque. Que coisa mais demoníaca! De qualquer sorte, três soldados americanos acusados de terem cometido abusos contra prisioneiros no presídio de Abu Ghraib, enfrentaram as primeiras audiências em Bagdá nesta segunda-feira, 21 de Junho de 2004, revendo as imagens de humilhação sexual e física que causaram escândalo internacional. As fotos de soldados americanos atormentando presos nus abalaram o Exército americano quando vieram à tona em abril, e provocaram indignação internacional sobre as políticas adotadas pela guerra ao terror implementadas pelo Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

        Se o mito sebastianista é anterior a D. Sebastião e a idéia de uma idade de ouro não é nova, os EUA, apesar de serem um país predominantemente cristão (maiormente protestante), assimilaram o mito da idade de ouro e, de quebra, um messianismo estapafúrdio conjugado ao presumido sucesso mítico fabricado Bush & companhia. Só que há uma grande diferença entre D. Sebastião e D. Bush. O Rei Português foi um herói-estúpido-redentor-salvador que se auto-imolou: é o 'Desejado' que se comprometeu ainda em vida a levar seu Reino ao seu lugar devido. É o herói que se auto-sacrifica, que passa pela experiência extrema da existência. É o ser que se 'sacrifica por algo maior do que ele' e dá à humanidade a esperança de seu retorno, como afirma Rodrigo Silva. Poético demais para mim. Aceito só em parte essa argumentação. Esse Rei foi outro burrico-meio-lelé que não sabia bem no que se metendo estava. Os moiros desceram o cacete e Portugal pagou a conta. Morreu El-Rei Dom Sebastião (1573-1578) na Batalha dos Três Reis, que ocorreu nas imediações de Alcácer Quibir, no norte da África. Essa Batalha durou menos do que uma hora. Uma hora! O pau cantou rápido! Mas, não se lhe pode tirar o mérito - se mérito há - de estar presente no campo de batalha montado em seu cavalo, que dizem que era branco. Dom Bush, como se viu, se furtou a participar da guerra no Vietname escondendo-se na Guarda Nacional. Também difere muito D. Bush de Luís XIV. Não deu suficientes incentivos às atividades culturais, nem constuiu algo de belo como o Palais de Versailles. Belo, o Palácio, mas as paredes... Paredes cobertas de tecido vermelho? Luís XIV não devia ser asmático. Se tivesse asma, em meio a uma crise de dispnéia paroxística sibilante acompanhada de edema e de hipersecreção das mucosas das vias aéreas (que ocorre em virtude de súbita contração dos músculos que comandam a abertura e fechamento dos brônquios) teria pronunciado: L'État c'est ma asthme. O povo francês, à semelhança do Taj, também pagou a conta dessa exorbitância solar.

       Os impostos arrecadados por D. Bush são para fabricar bombas e para patrocinar um esforço de guerra completamente descabido. As guerras de antigamente eram pelejas para machos. O rei ou imperador delas participava a peito nu. Uma armadurazinha para proteger um pouquinho. Só isso. Mais nada! Não havia a maletinha maldita nem 'botõeszinhos assassinos'. E o cara tinha que ser muito hombre para dizer: L'État c'est Moi. Ou: Je suis le Roi. Se fosse asmático ou caipira ficava calado. Por isso, e por muito mais, Bush não realizará o sonho arquetípico do povo americano, muito menos da Humanidade. Sonhos arquetípicos não se materializam na porrada, no tiro, na facada, no 'botãozinho' ou pelo anverso do sinistrogiro. O mundo não entra mais nessa de direitadas messiânicas. Amadureceu um catiquinho. Quem diz: a) Se não fizermos a guerra corremos o risco de fracassar; b) Não é a contaminação que ameaça o meio ambiente, mas a impureza do ar e da água; c) O futuro será melhor amanhã; d) Para a NASA o espaço ainda tem alta prioridade; e) Já é tempo da raça humana entrar no Sistema Solar; f) A África é uma nação que sofre de uma incrível doença; g) Muitas de nossas importações vêm do estrangeiro; h) Entendo que a agitação no Oriente Próximo cria agitação em toda a região; i) Eu mantenho todas as declarações equivocadas que fiz! jamais poderá, no futuro, ser lembrado com respeito. Para rimar com sinistrogiro, Bush's attitude mais parece suspiro de vampiro longe do retiro mas bem no centro da muvuca do giro pirobalístico... bológico... clástico... fórico... genético... lisador... (i)lógico... maníaco... nômico... quete... Tenho fundado receio de que um segundo mandato a ele emprestado nos leve a todos a um piro[altamente]técnico piroclímax piroclástico 'botãozado' por um piromaníaco que já está começando a perder a cobertura ou o revestimento natural ou habitual da cabeça, isto é, está principiando a carecer de cabelos – a ficar descoberto de pêlos naquela cabecinha curto-circuitada. Essa tal de calvície-alopecia-acomia-no-couro-cabeludo é uma praga: quando começa, não pára mais. Isso dá um complexo em certas pessoas! As piroilusões de sua assessoria direta, alguns alopécicos pra valer, composta basicamente de piroloucos, poderão, se o povo americano consentir, piroenlouqecer e piroenfernizar a Humanidade de vez. Humanidade – coitada! – que, ainda que não mais aceite passivamente as aventuras da velha direita nem da desgastada esquerda, se for convidada para chuchar uma pirocatequina em uma birosca qualquer, vai rapidinho. E ainda é capaz de dizer: — Pirocatequina? É comigo mesmo. Manda logo duas!

Outro dia recebi um e-mail com a seguinte estória:

 

CONVERSA DE DOIDO

 

      Um sádico, um masoquista, um psicopata, um necrófilo, um zoófilo e um piromaníaco estão sentados em um banco de jardim dentro de um sanatório, sem saber como ocupar o tempo. Resolveram, então, trocar algumas idéias. (Antes assim. Melhor do que invadir o Afeganistão e o Iraque; melhor também do que piroamedrontar a Humanidade e praticar o piro-arrasamento-seletivo-e-não-seletivo da Palestina.).

      Diz o zoófilo: — Vamos pegar um gato!

Emenda o sádico: Vamos pegar um gato e torturá-lo!

      Acrescenta o psicopata: Vamos pegar um gato, torturá-lo e degolá-lo!

      Entusiasmado com o papo, diz o necrófilo: Vamos pegar um gato, torturá-lo, degolá-lo e violá-lo!

      O piromaníaco não perde a oportunidade: Vamos pegar um gato, torturá-lo, degolá-lo, violá-lo e atear-lhe fogo!

      Cheio de satisfação e de prazer, não conseguindo se controlar, murmura o masoquista:  ...miau.

 

    Remember Hiroshima. Remember Nagazaki. Remember NAPALM. [NAPALM = Negação da Amorabilidade, da Pacificidade, da Amizade, da Liberdade e da Moralidade]. Remember First War's Gulf. Ad perpetuam rei memoriam. REMEMBER. DON'T FORGET THE CHAOS! NEVER! Os golpes da CIA no Irã, na Guatemala, no Chile e alhures, bem como o treinamento de esquadrões da morte em Honduras e também algures, demonstram cabalmente o que eu afirmei acima: eles gostam. Gostam muito. Finalmente, é interessante recordar que um amador solitário construiu uma Arca. Simbólico? Mas, profundo! O resto do pensamento é fácil de ser inferido. A Humanidade não quer e não vai miar. Eu, por exemplo, vou digitar textos neste computador até ficar zarolho, mirolho, caraolho, abdominoso ou hemorroidoso. Nick Berg não miou! Sofreu terrivelmente. Recentemente foi a vez do engenheiro americano Paul Marshal Johnson, seqüestrado na Arábia Saudita. Agora, a bola da vez é um refém sul-coreano, identificado pelo Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul como Kim Sun-il, de 33 anos. O grupo que seqüestrou Kim foi identificado como Jama'at al-Tawhid e Jihad, liderado pelo líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi. O vídeo, em inglês, dá o seguinte recado: 'Pedimos (aos governantes da Coréia do Sul) que retirem suas forças de nossa Terra e não enviem mais tropas. Caso contrário, mandaremos a vocês esta cabeça coreana.' O sul-coreano é mostrado suplicando em inglês: 'Por favor saiam daqui... Eu não quero morrer, eu não quero morrer! Eu sei que a vida de vocês é importante, mas a minha também é importante'.

     Sacrifício de inocentes pela horrorosidade dos que promovem o desrespeito e a dor? Parafraseando Eugène Vintras (1807-1875), aqueles que carregam suas cruzes deveriam ser suas únicas vítimas. Ninguém pode sair matando todos os cachorros do mundo só porque levou uma mordida de um dobermann. Isto precisa ter fim. Precisa ser encerrado este ciclo medonho atacar—contra-atacar, matar—degolar, ferir—ferir-à-enésima-potência.

     Mas, de um pólo a outro, vou recordar uma frase de Rabindranath Tagore, o poeta indiano que citei quando examinei muito por alto a questão do desperdício e a falta de solidariedade e de responsabilidade política, ou seja, a construção descabida do Taj Mahal: Deixai a noite perdoar os enganos do dia e assim conseguirá paz para você mesmo. Tagore, bem-intencionado, embolou o meio-de campo. Perdoar é um ato de onipotência. Poucos se dão conta disso. Não devemos perdoar nada nem niguém. Se assim fazemos - ou pensamos que fazemos - estamos nos iludindo. No fundo, ninguém perdoa ninguém. Fica aquela tal de mágoa que volta e meia recrudesce. Os psicanalistas e os psicólogos conhecem bem essas caídas e recaídas. Então, perdoar não funciona. Temos que compreender. Fazer todo o esforço possível para compreender as falhas humanas. É difícil, admito. Mas, quando se compreende, não se julga. Quando não se julga, não se tem que perdoar. Aceitar, sem reservas, o outro como ele é, é mais do que uma arte, mais do que dar a outra face, mais do que religiosamente desculpar ou renunciar a punir. Se não se consegue chegar ao limite deste entendimento, que, minimamente, se pratique o trio de ouro: humildade, caridade e misericórdia. Isso já é o suficiente. Afinal, quem é quem para perdoar o que quer que seja? Então, vou ter o descaramento de contestar o pensamento de um Prêmio Nobel e escrever:

 

DEIXAI O SOM DO SILÊNCIO FALAR,

SEJA NOITE, SEJA DIA.

PARA A PAZ SE MANIFESTAR,

EM MEIO À ALGARAVIA.

 

PORQUE A PAZ, Ó PEREGRINO!

SONHO SONHADO E DESEJADO

NA ALMA DE TODO PEQUENINO,

ESTÁ DENTRO, NÃO DO LADO.

 

E A PAZ QUE TODOS CANTAM,

SEJA EM VERSO, SEJA EM PROSA,

NÃO É AQUILO DE QUE FALAM.

ACONTECERÁ GLORIOSA

COM O DESABROCHAR DA ROSA.

 

Deixai  vir  ao  meu  encontro  os  PEQUENINOS,  porque  DELES  é  o  REINO.

 

NAPALM

 

     O napalm foi um explosivo utilizado extensivamente na Guerra do Vietnã. Era usado para queimar vilarejos, tropas ou florestas onde tropas inimigas se encontravam. Era fabricado pela Dow Chemical. A foto abaixo ganhou o Prêmio Pulitzer ao mostrar uma menina de 9 anos chamada Kim Phuc, fugindo de sua vila, em 8 de junho de 1972, após um ataque norte-americano com Napalm. – Muito quente, muito quente, por favor me ajudem – era tudo o que ela gritava no momento em que foi tirada a fotografia que se tornou o símbolo de todo o horror da guerra do Vietnã. (Foto do fotógrafo vietnamita Nick Ut que imediatamente levou Kim para um hospital das redondezas). Kim ficou 14 meses no hospital e passou por nada menos do que 17 cirurgias para curar as queimaduras de primeiro grau. Hoje, 32 anos depois, Kim – a Garota do Napalm – é Embaixatriz da Boa Vontade da UNESCO.

 

Fotografia I

 

Kim Phuc

 

Fotografia II

 

Kim Phuc

 

     Recentemente – AGAIN – as tropas norte-americanas voltaram a utilizar bombas de napalm durante a ocupação do Iraque, afirmou um funcionário do Pentágono, acrescentando que o uso foi 'legal e necessário'. Legal? Necessário? Os aviões norte-americanos despejaram bombas do tipo MK-77 no mês de março na região de Safwan, na fronteira do Iraque com o Kuwait, para permitir o avanço das tropas invasoras (coalização das trevas) rumo a Bagdá -— precisou um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA que, segundo a imprensa, pediu anonimato. Napalm again! 'Infelizmente, havia lá pessoas que pudemos ver no vídeo. Eram soldados iraquianos. Não foi um modo agradável de morrer', afirmou o coronel Randolph Alles, comandante de uma unidade de napalmfuzileiros norte-americanos, ao San Diego Tribune. Isto aconteceu em Março de 2003. Em 8 de junho de 1972 Kim Phuc, desesperada, corria das bombas de napalm em Trang Bang! Só há 32 anos! Foi ontem! Agora, Safwan foi a ONZE MINUTOS E SEIS SEGUNDOS ATRÁS!

 

CHANGE MY HEART, OH GOD!

 

I love the smell of napalm in the morning...

I love the smell of napalm at noon...

I love the smell of napalm in the afternoon...

I love the smell of napalm in the evening...

I love the smell of napalm at night...

I love the smell of napalm in the wee small hours of the morning...

I love with all my 46% polystyrene mind...

I love with all my 33% gasoline heart...

I love with all my 21% benzene feeling...

I love them because they do kill.

That's why I'm singing with all my heart!

I really enjoy napalm!

And I'm singing so emotionally,

That I forget who I am and where I am!

I love the Napalm Bomb deeply!

With all my mind...

And all my heart...

And all my soul!

Every second, every minute, every hour, every day...

Not every now and then, but always...

I just abhor peace and quiet.

I depend on death and blood to live wantonly.

I need, I want to kill...

I desire to murder...

I need, I wish to burn...

I am Evil, and this pleases me...

This pleases me so... so much!!!

Why, Oh God, why?

Oh, God! I need help!

Change My Heart, Oh God!

Change My Heart...

My Heart...

Change...

 

Napalm é uma mistura mortal de 46% Poliestireno, 33% Gasolina e 21% Benzeno.

Poliestireno + Gasolina + Benzeno = MORTE

 

KIM PHUC... HOJE

 

Kim Phuc


       O sebastianismo-messiânico-pirotécnico-bushiano & Cia Ltda vai levar os EUA à bancarrota moral, econômica e espiritual. Como escreveu Velado: Bush... queimou no mundo inteiro a já desgastada imagem da Águia Americana. O espaço manifestante de que contraditoriamente necessitava o imaginário americano, que eclodiu após o desastre inaceitável e injustificável do WTC, está sendo vilmente manipulado e pessimamente administrado. Ao matarem presumidos inimigos, os americanos e seus sócios também estão se SUICIDANDO. Esta é uma LEI MÍSTICA muito profunda. A advertência vale para todos, mas particularmente para Ariel Sharon. AINDA HÁ TEMPO PARA RECONCILIAÇÃO E ENTENDIMENTO. NUNCA É TARDE DEMAIS! Recentemente, 500 residências vieram abaixo por ordem do Primeiro-Ministro Ariel Sharon, acusado também de haver comandado o massacre, em 1982, de centenas de palestinos nos campos de refugiados de Sabra e de Shatila, ao sul do Líbano, além de outros 69 em uma aldeia perto de Jerusalém, em 1953. Também pesa contra ele a acusação de ordenar a execução de prisioneiros de guerra egípcios no Sinai, em 1956. MAS... AINDA HÁ TEMPO! NUNCA É TARDE DEMAIS!

     FECHANDO PERÊNTESES. Antes de fechar definitivamente o parênteses, gostaria de esclarecer: messianismo pode ser entendido como um movimento ou um sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma idéia. Agora fecho mesmo e que se pense seriamente na alternativa John Kerry. Os americanos devem meditar profundamente na pergunta e na própria resposta que a escritora Susan Sontag formulou: Quem duvida de que a América é forte? Mas isso não é tudo o que a América deve ser. E a alegria? E o savoir-faire? E os dom-barqueiros? E a ciranda cirandinha? E as quadrilhas? E o obrigado? E o Por Favor? E o sorriso descontraído? E o beijo no rosto do amigo querido? E o abraço, corpo com corpo, pleno de carinho? E a cordialidade? E o prazer de fazer apenas o bem? Só o bem não importando a quem. É. Isso é tudo o que a América deveria ser. E mais. Muito mais. Quem sabe com John Kerry as coisas comecem a endireitar. Torço por ele, porque torço pelo mundo.


L I B E R D A D E  !  !  !  !  !   !   !

 

AINDA HÁ TEMPO PARA RECONCILIAÇÃO E ENTENDIMENTO. NUNCA É TARDE DEMAIS!

 

* * * * * * *

     Os símbolos, por outro lado, podem nos trair. É preciso atenção e experiência para não nos deixarmos enganar por uma primeira impressão. Qualquer que seja ela. Só um místico experiente consegue não se iludir com imagens e sensações inautênticas ou com... Enfim! BaPhoMet não é o demônio. Como, com um simples pincel, alguém pode partejar um demônio? Só quem esteve frente a frente com ele poderá descrevê-lo... Pintá-lo. Essa arrepiante experiência, não desejo a ninguém. Observe um exemplo simples. A figura abaixo, apresentada no Enigmódromo, possui quantos triângulos?

Fonte: http://enigma.weblog.com.pt

 


     Antes de continuar este passeio digital, tente, Amigo e Irmão, resolver este fácil enigma. Se em sua pesquisa você conseguiu encontrar 16 triângulos (6 simples, 3 duplos, 6 triplos e 1 envolvente ou exterior), acertou. Agora, observe a figura abaixo apresentada no mesmo site. É preciso ter PACIÊNCIA, muita PACIÊNCIA, para determinar com exatidão quantos triângulos podem ser contados na figura. Se forem 287 triângulos... cai-se no número DEZESSETE... TETRACTYS... PITÁGORAS...

 

 

* * * * * * *


     Recentemente, divulguei um trabalho sobre o tormento insuperável – pior quando temos consciência desse tormento; aí, se torna quase insuportável – do processo ilusório-permanente ao qual estamos todos sujeitos, estejamos encarnados ou desencarnados. Minimizar esta influência é preciso! Mas, é preciso saber como. Estou absolutamente convencido de que, no âmbito do Misticismo, a primeira casca que deve ser removida é a CASCA DA VAIDADE. A VAIDADE é ardilosa, enganadora, sub-reptícia e age com ou sem nosso consentimento. A mais perigosa é a VAIDADE MÍSTICA. Às vezes, um iniciado leva anos para perceber o quão é VAIDOSO. A verdade verdadeira é que a compreensão e a remoção deste entulho só poderá acontecer intracorde e de forma transnoética. Os MÍSTICOS denominam este alcançamento de INICIAÇÃO. Logo, é fácil depreender que há iniciados e INICIADOS. HÁ OS QUE AINDA NÃO 'MORRERAM', OS QUE 'MORRERAM' UMA VEZ E AQUELES QUE 'MORRERAM' DUAS VEZES.

 

* * * * * * *

      O aparecimento, por exemplo, de uma post-imagem persistente pode ser resultado de exposição retiniana à luz solar direta, de se fixar o sentido da visão persistentemente em um objeto, de se olhar para o Sol diretamente (o que é extremamente perigoso para os olhos) e de se observar o Sol em um eclipse solar sem proteção. A observação direta do trânsito solar poderá provocar queimadura da retina, e, conseqüentemente, perturbações da visão, que podem ir da diminuição da acuidade visual até a cegueira total.

     A seguir, a título de colaboração, apresento os fatores que aumentam o risco de lesão em pessoas que:

• possuem cristalinos mais transparentes, como os jovens;
• não possuem cristalino por terem sido operadas de catarata;
• foram submetidas a cirurgias que enfraqueceram a retina;
• sofrem de retinopatia diabética;
• estão tomando alguns medicamentos como, por exemplo, tetraciclinas (antibiótico);
• têm aumento da temperatura corporal por febre ou calor; e
• possuem um fundo ocular muito pigmentado.

     Tudo isto pode, involuntária ou inconscientemente, produzir também ilusões de ótica, que podem confundir pessoas que não conhecem as leis da Ótica que regulam esses fenômenos naturais, além de, por haver desconhecimento de princípios básicos de medicina (oftalmologia), causar, em certas circunstâncias, conforme visto acima, danos irreversíveis à visão. Mas, as ilusões de ótica não acontecem apenas pelos motivos acima. Pelo contrário. Todos nós estamos sujeitos a nos iludirmos. Da mesma forma, mas em circunstâncias diferentes, alguém pode, desavisadamente, classificar de milagre o fato de haver recomposição da luz branca ao serem superpostos três feixes de luz: um azul, um verde e um vermelho. Quando essas cores são adicionadas na mesma proporção e com o máximo de intensidade, elas produzem a cor branca. A própria decomposição da luz por um prisma ótico (arco-íris, por exemplo, que é um fenômeno ótico natural devido à reflexão, refração e difração da luz do Sol e, mais infreqüentemente, da luz lunar, nas gotículas de chuva, chuvisco e nevoeiro existentes na atmosfera) pode levar pessoas desavisadas a classificar e compreender equivocadamente naturalidade como sobrenaturalidade. Pote de ouro? Quem sabe, pois cada um vê seu arco-íris particular. Qualquer um poderá fazer um arco-íris. Basta colocar uma folha de papel em branco em frente a um copo com água e acender uma lanterna ao lado do copo. E, alguém que nunca viu um computador ficará atônito na frente da telinha. Milagre? Bem, de certa forma Ctrl c, Ctrl v e Delete são milagres da tecnologia contemporânea.

     Para comprovar que a luz branca é uma mistura de várias cores, tome um disco de cartolina branca de 10 cm de diâmetro e divida-o em 21 partes iguais. Cole o disco - disco de Isaac Newton, (1642-1727) - em um papelão grosso. Pinte cada uma das partes de uma cor, nesta ordem: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul claro, anil e violeta. Repita a seqüência de cores até pintar o círculo todo. Faça um furo no centro do círculo e passe por ele um lápis. Prenda o lápis no círculo com fita adesiva. Faça o disco girar rapidamente sobre uma mesa. Você verá o disco tornar-se praticamente branco. Mas, não é necessário utlilizar todas as cores visíveis para obter a cor branca. Basta usar as três cores ditas primárias. Ou, utilize o Applet - Adicionando Cores de Sadahisa Kamikawa. Com o mouse, de baixo para cima, à esquerda do Applet disponibilizado abaixo, vá adicionando ou subtraindo cores. A luz branca será obtida quando no [Dec] houver igualmente 255 de Red, 255 de Green e 255 de Blue. A ausência de qualquer cor será percebida quando o Applet mostrar Red = 0, Green = 0 e Blue = 0.

Fonte: http://www.kamikawas.com/physics/stf_e.htm

 

 

 

DECOMPOSIÇÃO DA LUZ

 

 

     Vira-e-mexe a imprensa (particularmente a televisão) veicula reportagens mostrando diversas pessoas acreditando que determinado episódio é um milagre de um santo, ou mesmo de deus, quando, na verdade, é pura e simplesmente um fenômeno ótico natural que não é compreendido. Em um site citado um pouco mais abaixo recolhi esta pérola: Nossos olhos são instrumentos maravilhosos mas, de vez em quando, se juntam ao nosso cérebro para nos enganar. Sabendo disso, não acredite piamente quando alguém lhe jurar que viu discos voadores, almas do outro mundo ou lobisomens. Mesmo se a pessoa for sincera e honesta é quase certo que tenha sido enganada por uma ILUSÃO DE ÓTICA. Bem, mas que existem disco voadores, almas do outro mundo, lobisomens, vampiros... existem. Agora, não da forma como a ignorância humana os tem desenhado. Este tema ficará para outra oportunidade. Entrementes, dormindo... Disse Lao-Tsé (entre 600 e 300 a.C.): Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.

     As figuras abaixo exemplificam o que em ótica é conhecido como síntese aditiva, síntese subtrativa, fadiga e relaxamento óticos, pontilhismo, persistência da visão (post imagem), veladura, ponto cego, paralaxe e dois sensacionais exemplos de ilusão de ótica. Para melhores esclarecimentos, consultar os sites:

http://geocities.yahoo.com.br/maritp31/cor2.html

http://www.mnemocine.com.br/fotografia/corfoto.htm

http://geocities.yahoo.com.br/sessa_wq_a_cor/recursos.htm

http://www.geocities.com/toptekbr/dados/cores.htm

     SÍNTESE ADITIVA - Quando a luz pinta, o faz somando raios de luz de cores diferentes (de diferentes comprimentos de onda). As cores são obtidas por adição ou síntese aditiva. Quando as cores são formadas por emissão de luz, o processo é, portanto, chamado aditivo, isto é, todas as cores são formadas pela adição de três cores básicas: vermelho alaranjado, verde e azul violeta. Se você usou o applet de Sadahisa Kamikawa pôde confirmar essa lei.

 

Vermelho alaranjado + Verde = Amarelo

Vermelho alaranjado + Azul violeta = Magenta

Verde + Azul violeta = Azul ciano

Vermelho alaranjado + Verde + Azul violeta = Branco

 

 

SÍNTESE ADITIVA

 

     SÍNTESE SUBTRATIVA - Quando pintamos com nossas cores fazemo-lo subtraindo luz. Obtemos as cores por subtração ou síntese subtrativa. Neste tipo de síntese, parte-se do princípio de que a luz branca ilumina o corpo observado, e, assim, uma fração dessa luz é absorvida pelas cores do corpo que a recebe, e o restante é refletido para o ambiente atingindo a retina do observador produzindo a sensação de cor. Se enxergamos um objeto azul é porque ele absorve todas as cores e reflete apenas o azul. Se o objeto é amarelo, ele refletirá a cor vermelha e a cor verde, absorvendo as demais. Na síntese subtrativa utilizam-se como cores primárias combinações das cores primárias da síntese aditiva: Azul ciano (que na síntese aditiva é resultante da combinação de Verde e Azul violeta); Magenta (Vermelho alaranjado e Azul violeta); e Amarelo (Vermelho alaranjado e Verde). Por exemplo, misturar tintas equivale a subtrair cores. Além dessas três cores, utiliza-se o preto como reforço de contraste.

 

Azul ciano + Amarelo = Verde

Azul ciano + Magenta = Azul violeta

Magenta + Amarelo = Vermelho alaranjado

Azul ciano + Magenta + Amarelo = Preto

 

 

Na figura abaixo, a subtração de cores aparece do lado direito.

 

SÍNTESE SUBTRATIVA


     FADIGA E RELAXAMENTO ÓTICOS - As figuras verdes da esquerda provocam fadiga ótica, enquanto as figuras verde e magenta da direita provocam relaxamento ótico.

 

 

     PONTILHISMO - No quadrado abaixo pode-se perfeitamente identificar a cor verde, porém, tal cor não foi colocada na composição.


     PERSISTÊNCIA DA VISÃO - Há um certo desconforto, fascínio também, ao se observar algo e não se saber exatamente o que está acontecendo. Algumas ilusões de ótica estão vinculadas ao que é conhecido com o nome de persistência visual. O olho humano conserva a imagem que se forma na retina por alguns décimos de segundo a mais (aproximadamente 1/24 de segundo), mesmo após o clarão que a provocou haver desaparecido. Essa peculiaridade do sistema ótico humano (capaz de reter a imagem por esse pequeno lapso de tempo) é conhecida como persistência da visão ou persistência retiniana. Isto acontece quando as células foto-sensitivas cansam e compensam com a imagem negativa.

EXEMPLO 1 - Olhe fixamente no centro da arara durante UM MINUTO ou conte lentamente até sessenta. Em seguida, dirija seu olhar para o interior da gaiola. Você verá a mesma arara, mas com mudança de cor: o azul muda para o amarelo e vice-versa.

 

 

EXEMPLO 2 - Olhe fixamente no centro da imagem novamente durante UM MINUTO. Em seguida, desvie o olhar para um outro local, por exemplo uma parede. A post imagem aparecerá imediatamente. Se piscarmos rapidamente o efeito é mais pronunciado. A nuvem azul no centro do círculo esverdeado até é capaz de desaparecer. Se as luzes da sala na qual está situado o computador estiverem apagadas o efeito é melhor observado.

 

 

EXEMPLO 3 - Concentre-se sobre a luz azul do semáforo (sinal de trânsito) por UM MINUTO. Em seguida, desvie o olhar para o quadro branco ao lado.

 

 

EXEMPLO 4 - Fixe seus olhos nos quatro pequenos pontos no centro da figura abaixo por aproximadamente 30 segundos. Depois, feche os olhos e relaxe. Você verá (de olhos fechados) um círculo luminoso. Continue de olhos fechados mesmo depois do desaparecimento do círculo. AGUARDE A FORMAÇÃO DA IMAGEM! Entretanto, é preciso ter na devida conta que os processos místicos são completamente diversos dos exemplos aqui apresentados. O que o inexperiente geralmente faz é confundir Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão. Às vezes faz pior: Confunde Giuseppe Garibaldi (1807-1882), filho de um xará meu Domenico Garibaldi, a principal figura e o herói (Herói de Dois Mundos) mais popular na época da unificação da Itália (considerado pelos historiadores como um dos criadores da Itália Moderna), que ficou conhecida como RISORGIMENTO, com o quepe do gari que varre a rua em que mora João Ubaldo Ribeiro. Que mixórdia que eu fiz! Pois, outro dia não me contaram que um Secretário de Estado do Estado do Rio de Janeiro queria porque queria, no Louvre, ver as telas de Jorge Luís Borges? Caramba, Secretáro! O crítico literário e grande escritor Jorge Luís Borges (Buenos Aires, 1890 - Genebra, 1986) defendia que as teorias literárias não tinham importância... Dizia que o importante é o exercício da Literatura. Associações de palavras, rigor e ironia são recursos que perpassam por toda a sua obra e que dominou com elegância e incomparável facilidade. Acho que ele era como eu. Um analfabeto em matéria de pintura. Só que eu sou pior. Um pouquinho. Furto descaradamente tudo que posso na Internet para promover a PAZ E O ENTENDIMENTO ENTRE OS SERES. (Hoje, 10 de junho de 2004, são 7:51 horas da manhã e eu ainda não fui dormir! E, às 19:00 horas, tenho um compromisso inadiável: farei a Confirmação do 7º GF). Borges era, eu presumo, mais honesto! E eu, nem sequer posso me considerar um escritor. Na realidade, estudo escrevendo. Ou, escrevo estudando. Escrevi tanto que quase me esqueci. Repetindo: Fixe seus olhos nos quatro pequenos pontos no centro da figura por aproximadamente 30 segundos. Depois, feche os olhos e relaxe. Você verá (de olhos fechados) um círculo luminoso. Continue de olhos fechados mesmo depois do desaparecimento do círculo. AGUARDE A FORMAÇÃO DA IMAGEM! ELA SE FORMARÁ E SE DESFARÁ, NO MÍNIMO, TRÊS VEZES. O que você irá comprovar é post imagem; não é milagre!

 

 

VELADURA ou VELATURA: Aplicação de uma demão de tinta transparente ou de óleo sobre uma camada pictórica para suavizar a tonalidade, ajustar e unificar as cores. Técnica usada especialmente na pintura a óleo. Abaixo está reproduzida uma tela de Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (1599 -1660) que utililizou esta técnica na gola de renda do Retrato do Bufão Juan Calabazas, chamado Calabacillas (óleo sobre tela, 106.5 cm x 82.5 cm, Museu do Prado, Madrid), pintado em 1639.

 

Bufão Juan Calabazas


PONTO CEGO - Tampe seu olho direito e olhe para a figura abaixo no ponto negro do lado direito da tela com o seu olho esquerdo. Permaneça olhando o ponto negro, enquanto, lentamente, movimenta-se para mais perto ou para mais longe da tela do computador. Você descobrirá o ponto cego da sua visão quando o ponto do lado esquerdo desaparecer completamente.

 

 

PARALAXE (PARALLAX): O fenômeno mostrado abaixo é denominado de paralaxe. Imagine que você está passeando de carro em uma fazenda e olhando para fora pela janela. As cercas parecem passar mais rapidamente do que as árvores e as montanhas aparentam estar paradas. Objetos próximos dão a impressão de se deslocar mais rapidamente do que os que estão distantes. Na realidade, todos estão parados; apenas o carro e as pessoas que estão dentro é que estão se movendo. Nos laboratórios de química é preciso ter muito cuidado ao se fazer a leitura de líquidos contidos em buretas, pipetas e provetas para não se cometer o erro paralaxe.

Fonte: http://www.learner.org/
teacherslab/science/light/index.html

 

 

 

 

DUAS ILUSÕES DE ÓTICA SENSACIONAIS - Na primeira figura as linhas horizontais são sempre paralelas, mesmo quando o padrão se desloca. Na segunda figura as linhas verticais também são sempre paralelas. Mas... pensamos (vemos) que não. A explicação mais aceita para essa ilusão afirma que existem células no córtex visual encarregadas de interpretar a linearidade de linhas contínuas. Se alguma coisa chama a atenção de nosso olho o foco fica entrando e saindo dessas linhas. No caso dessas figuras, quem desvia a atenção do olho é o movimento dos padrões. Com isso, a sensação de continuidade se perde e vemos as linhas oscilarem. Recomendo a consulta ao site de onde furtei os exemplos abaixo. É ótimo:

http://www.fisica.ufc.br/tintim4-5.htm

 

 

 

 

 

     Alguns materiais, denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioletas e devolvem ao ambiente raios com freqüências menores, na região do violeta. Pela mesma razão, alguns sabões em pó lavam mais branco: após a lavagem, a roupa reflete a parte visível dos raios solares e também transforma os ultravioletas em luz visível. Portanto, essa peça de roupa emite mais luz visível do que recebe: é percebida como mais branca. Entretanto, isso não significa, necessariamente, que esse sabão deixe a roupa mais limpa do que os outros. Mas, as pessoas compram... Novidade! Vou comprar... Lembrando Jiddu Krishnamurti (1895-1986): Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio. A televisão anda destruindo as consciências, quando deveria apenas construir, informar e educar. Os políticos, por exemplo, adoram falar na televisão. Mentem desavergonhadamente (palavra grande essa, mas muitíssimo menor do que as mentiras e falsas promessas feitas em época de eleição). E uma parcela da população engole tudo com muito prazer. Então, devemos censurar. NÃO. NUNCA. JAMAIS.

É preciso COMBATER

O BOM COMBATE até aprender.

É preciso EXAMINAR,

Para não se deixar enganar.

É preciso OPTAR,

Sem pensar em censurar.

COMBATENDO,

EXAMINANDO

e OPTANDO,

Rumo ao BEM

Estaremos PEREGRINANDO.

 

* * * * * * *

     O fato é que os símbolos, as alegorias, as imagens, o pensar, o falar, o agir etc. devem gerar harmonia e beleza, paz e bem, em suma: LUZ, VIDA e AMOR. Ao projetarmos um significado para um determinado símbolo e o assumirmos novamente, não devemos nos esquecer JAMAIS de que SOMOS RESPONSÁVEIS quer pela projeção quer pela assunção. Aliás, essa PALAVRA ASSUNÇÃO... A reciprocidade, a retribuição, a correspondência ou compensação, como é mais conhecida esta Lei Cósmica Irredutível, Amorosa e Educativa, é, em uma palavra, INEXORÁVEL. No processo de reintegração do(s) ente(s) não há prêmio, remissão ou punição, muito menos céu ou inferno onde os virtuosos ficarão para o resto da eternidade boiando nas delícias celestes e os pecadores mortais assando sem possibilidade de compensarem seus equívocos, de se reciclarem e de aprenderem com mais profundidade e adequação os mistérios da Vida e do Universo. Purgatório é uma idéia interessante. Kama-Loka. Já refleti sobre esse tema bem lá atrás. Só que o trânsito de lá para um céu fantasioso não resiste a qualquer análise místico-metafísica. A própria idéia morna e aleitativa de providência é contrária à permanente e imóvel JUSTIÇA UNIVERSAL. Como também o é a concepção ficcional de milagre. Acredito que isto está esclarecido. O que as pessoas chamam de milagre nada mais é do que a aplicação por quem SABE e PODE de uma ou outra LEI CÓSMICA (que, no fundo, é UMA E A MESMA LEI). Às vezes, quem não sabe, mas pode, também aplica inconscientemente LEIS UNIVERSAIS. O milagre, então, acontece. Há, entretanto, uma complicação nessa matéria. Alterar a experiência alheia assim descuidadamente - ainda que por amor, misericórdia e caridade - acarreta conseqüências sérias para quem opera o milagre e para quem o recebe. Não vou me estender sobre esse tema agora porque é muito complexo. Ficará para outra ocasião.

     Ao reler e revisar este trabalho digital achei que deveria escrever um pouco mais sobre essa questão dos ditos milagres. Estou consciente de que a maioria das pessoas, ao se vincularem a uma determinada religião, não descartam a possibilidade de que algum tipo de milagre possa acontecer em suas vidas. Quando o esperado milagre não acontece, trocam de religião. Às vezes atravessam a vida à espera de um milagre, e, ao completarem seu tempo, acabam por descobrir que o MILAGRE MAIOR foi o fato de terem podido encarnar e viver neste Plano.

     Enfim, também estou consciente de que o trabalho está muito grande. Mas, um pouco mais de bytes não fará diferença. Será útil. Eu estou particularmente feliz porque já sei que um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um Byte. Serei, de qualquer forma, o mais sucinto possível. Antes de tudo, porém, pensem no seguinte: A cor de uma rosa depende das substâncias de suas pétalas, da luz ambiente e da interação entre ambas. Uma rosa vermelha iluminada por uma luz verde, tornar-se-á quase negra!!!

     O que são as doenças? De uma maneira geral, são DESARMONIAS. Em relação a que? Ao próprio, aos outros (humanos, animais, vegetais e minerais) e ao Cósmico ou ao Universo. São juízos inadequados manifestados por pensamentos, palavras e atos ambíguos e conseqüentes. Nada é inconseqüente. Uma aparentemente simples masturbação traz para o próprio – e algumas vezes para a(o) homenageada(o) – conseqüências funestas. Este é um simples exemplo(?!) de infra-sexo. Geralmente, as doenças se instalam quando não há unidade de pensamento, inexiste concordância de propósitos, não é manifestada afinidade (ou a afinidade é hipotética) entre os seres e/ou quando se procede a uma comunhão presumida, às avessas e inadequada com a Consciência Cósmica, por exemplo, praticando atos de magia em prol de algo. Fazer orações e proceder a outras práticas para que um determinado time de futebol vença é um ato de magia. Solicitar privilégios especiais, quaisquer que sejam, é um ato de magia. Acender velas em... para que o amor que partiu retorne é magia da pior qualidade. Fazer invocações manipulativas para que... aí já é magia nigérrima. Assim, em função das iniqüidades que praticamos, basicamente, podem surgir três tipos fundamentais de enfermidades: agudas, subagudas e crônicas. Um resfriado é uma pequena desarmonia. Já, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e as variadas síndromes de abstinência são grandes desarmonias. As patologias mentais derivam de processos mais complexos que são produtos de encarnações sucessivas de descompassos e de irregularidades praticadas no âmbito do que acima se explicou. Só que em níveis mais comprometedores. Por exemplo, sadismos, masoquismos, psicopatias, necrofilias, piromanias e esquizofrenias são desarmonias muito graves que solicitam nossos melhores esforços para auxiliar esses sofredores. Suas cruzes são pesadíssimas e, geralmente, esses irmãos não conseguem suportá-las. Como, então, é possível um milagre se operar? Não é possível. Simplesmente não é possível. Os entes terão que aprender, compensar e subir em seus padrões vibratórios. Os conceitos de pecado e punição, arrependimento e perdão, providência, graça e salvação são absolutamente contrários e incompatíveis com a LEI DE CAUSALIDADE UNIVERSAL. Isto é: contrariam e afrontam o conceito unitário CAUSA-EFEITO. Mas, pode acontecer que, INCONSCIENTEMENTE, um ser já tenha aprendido e compensado um ou outro equívoco, e, residualmente, reste em seu corpo físico a marca desse deslustre já compensado e compreendido. Então, sim. Nesses casos, o milagre é possível. E acontece de TRÊS formas: 1º) pela interveniência dos que SABEM e PODEM; 2º) pela interveniência dos que NÃO SABEM, MAS PODEM; e 3º) pela harmonização do ente com oitavas elevadíssimas do TECLADO CÓSMICO nas quais são dissolvidas as escórias que ainda estão aderidas ao conjunto do seu ser setenário e se manifestam objetivamente em seu corpo físico. Por isso, algumas operações espirituais dão certo. Outras não. Por isso, certas promessas funcionam. Outras não. Por isso, certos milagres acontecem (quando realmente acontecem) e depois de algum tempo a desarmonia se reinstala. Outras vezes os milagres são permanentes. Logo, pelo exposto, a cura EFETIVA de toda e qualquer mazela só pode ser incontestável, primeiro pela RECIPROCIDADE, RETRIBUIÇÃO ou COMPENSAÇÃO, segundo, pela COMPREENSÃO e terceiro pela ILLUMINAÇÃO. A COMPENSAÇÃO É DE FERRO, A COMPREENSÃO É DE PRATA, A ILLUMINAÇÃO É DE OURO. Um milagre permanente, entretanto, não implica obrigatoriamente em ILLUMINAÇÃO. Quando o processo de compreender tem início conscientemente (e também inconscientemente), os entes vão ascendendo, limpando, diluindo e desfazendo detritos e sujidades. Caminho: meditação, oração e dialética. Mas, a REGRA DE OURO é :

 

D'US DE MEU CORAÇÃO: QUE SE FAÇA A TUA VONTADE E A TUA RAZÃO e que ambas operem em meu ser. Não a minha razão; não a minha vontade. Sei que não sou digno da TUA SANTA MANIFESTAÇÃO; mas, AUXILIA-ME a compreender o que, para mim, ainda se encontra encoberto pelo véu da minha ignorância. ESTÁ FEITO.

 

 

    Assim, diversos são os procedimentos para que a desejada HARMONIA entre o implorante e a CONSCIÊNCIA UNIVERSAL possa acontecer. Entretanto, não pode ser esquecido que a D'IVINDADE é ONISSAPIENTE. Nenhum de nós precisa pedir o que a própria D'IVINDADE sabe. Ao sacralizarmos nossa conduta e nossos pensamentos estamos tão próximos do nosso D'US INTERIOR QUE TODOS OS MILAGRES SÃO POSSÍVEIS. Em verdade, neste sagrado momento, nós e nosso PAI INTERNO tornamo-nos UM. Os símbolos – e particularmente as MANDALAS SAGRADAS – são instrumentos místicos poderosíssimos para que a União ou Comunhão Mística possa acontecer concertada e unidirecionalmente. A LEI, ENTÃO, SE MANIFESTA, E O MILAGRE PODE SER OPERADO. AQUELES QUE SABEM E PODEM AGUARDAM E ESTÃO PRONTOS PARA AUXILIAR A TODOS NÓS. Sejamos dignos e merecedores dessa SANTA ESPERA e dessa AUGUSTA PRESTIMOSIDADE. MAAT HOTEP.

 

HUMILDADE.

HUMILDADE.

HUMILDADE.

HUMILDADE.

HUMILDADE.

HUMILDADE.

HUMILDADE.

 

THE TEMPTATION OF THE EREMITE

EMERIC MARCIER (1916-1990)

The Temptation of the Eremite 1975 (oil on canvas 100x65cm). Property of Rosicrucian Order AMORC - GLP, Brazil.

Fonte: http://www.macarlo.com/marcier/

 

THE TEMPTATION OF THE EREMITE

 

THE LAST SUPPER

EMERIC MARCIER (1916-1990)

The Last Supper 1982/83 (oil on canvas, 73x72cm).

Fonte: http://www.macarlo.com/marcier/


THE LAST SUPPER

 

THE THIRD TEMPTATION

EMERIC MARCIER (1916-1990)

The Third Temptation 1982/83 (oil on canvas, 73x72cm)

Fonte: http://www.macarlo.com/marcier/

 

THE THIRD TEMPTATION

 

        Acredito que, ainda que muito superficialmente, pude ajudar a rasgar um pedacinho do primeiro véu sobre esses princípios tão difíceis e tão controversos. Alguém disse e eu concordo: Ser eficiente, deficiente ou reticente depende do quanto se é CONSCIENTE. Se é assim, temos que nos empenhar, cada dia mais, para nos tornarmos CONSCIENTES. E, no Dhammapada V. 35 pode-se ler: a mente é instável e caprichosa, difícil de ser vigiada, correndo para onde lhe apraz. Dominá-la é um grande bem; é uma fonte de alegria.

Prêmio é um Imperativo Hipotético.

Remissão é um Imperativo Hipotético.

Punição é um Imperativo Hipotético.

Perdão é um Imperativo Hipotético.

Providência é um Imperativo Hipotético.

Céu é um Imperativo Hipotético. Alguma vez te ocurreu – questionou Tung Chien – que o mal e o bem são palavras que designam a mesma coisa?

Inferno é um Imperativo Hipotético. O teólogo Hans Urs Von Balthasar deixou o segunte pensamento: O inferno existe, porém, talvez esteja vazio.

Milagre é um Imperativo Hipotético.

Destino é um Imperativo Hipotético.

Azar é um Imperativo Hipotético.

Sorte é um Imperativo Hipotético.

Levar vantagem é um Imperativo Hipotético.

Pagar o Imposto Sobre a Renda para não ir em cana é um Imperativo Hipotético.

Ir à missa, confessar e comungar com medo de ir sei-lá-pra-onde-quer-que-seja-que-possa-ser-dolorosamente-temporário-ou-eterno é um Imperativo Hipotético.

Participar da Santa Ceia pelos mesmos motivos, idem.

Puxa-saquismo é um fedorentíssimo Imperativo Hipotético.

Soltar um gás-de-pum e dizer que foi o cachorro é um Imperativo Hipotético. Pior, porque o cachorro não pode se defender da falsa acusação e, no máximo, só faz au au. Não para se defender, ora; mas porque fedeu pra ele também!

Enfim, todos os logros praticados são Imperativos Hipotéticos.

     Benzeduras, mandingas e pragas são uma mistura de superstição e de magia que paralisam e impedem o ser de alcançar níveis mais promissores e mais profundos de conhecimento e de harmonização cósmica. Mais do que Imperativos Hipotéticos são, portanto, processos inibidores de uma possibilidade real de Comunhão Cósmica.

 

SETE NÍVEIS DE COMPREENSÃO

SETE SUBNÍVEIS

SETE SUB-SUBNÍVEIS

7 x 7 x 7 = 343

 

.'. O+R+A  ET  L+A+B+O+R+A .'.
.'. S+O+L+V+E  ET  C+O+A+G+U+L+A .'.


A Justiça é um Imperativo Categórico.

A Ética é um Imperativo Categórico.

O Cumprimento do Dever é um Imperativo Categórico.

A Reciprocidade é um Imperativo Categórico.

A Caridade é um Imperativo Categórico.

A Humildade é um Imperativo Categórico.

A Misericórdia é um Imperativo Categórico.

Todas as Virtudes são Imperativos Categóricos.

Não assassinar é um Imperativo Categórico.

Não se suicidar é um Imperativo Categórico.

Não horrorizar e não terrorizar são Imperativos Categóricos.

NÃO APLICAR O SANTO NOME EM VÃO É UM IMPERATIVO CATEGÓRICO QUE OS INICIADOS DEVEM TER MUITO PRESENTE EM SEUS CORAÇÕES.

 

     A D'VINDADE É O SUPREMO IMPERATIVO CATEGÓRICO CÓSMICO QUE ESTÁ EM TUDO COMO TUDO ESTÁ N'LA. Não há fora; não há dentro; não há ao lado. Tudo é UM. Se um ofende ao outro, ofende primariamente a si. Se alguém assassina está também se suicidando. Se alguém se suicida está assassinando uma parte do(s) outro(s). Será que alguém já pensou nisso? As patologias que podem levar alguém ao suicídio (por exemplo, transtorno bipolar), NÃO ALTERAM A RECIPROCIDADE UNIVERSAL.

     A HARMONIA, a BELEZA e o BEM habitam PRIMACIALMENTE em NOSSO INTERIOR. A Tranqüilidade e a Paz não serão jamais conquistadas fora e muito menos pela força. Nem assistindo novelas que nada constroem ou vendo filmes pornográficos, violentos e imorais (ainda que a imoralidade seja relativa). Sua morada é AB IMO CORDE. Agora, é preciso ter em mente o seguinte: O amor verdadeiro é uma mistura homogênea, equilibrada e categórica de amor a si, de amor ao próximo e de amor universal. Quem ama somente a si e não ama os outros é abjeta e patologicamente egoísta. E quem (pensa que) ama somente ao próximo se ilude e se desrespeita. E aqueloutro que (pensa que) a tudo ama indiscriminadamente engana a si e se anula cosmicamente. Bom-mocismo é (tentar) fraudar a Consciência Cósmica. Isto é impossível. Não há hipócrita maior do que o moralista de salão. Imagem: aparência de lisura. Interior: negrume, fetidez e incongruência.

     Compaixão, sim. O Meste Cósmico Dalai Lama disse: Se você quiser que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quiser ser feliz, pratique a compaixão. O AMOR UNIVERSAL é sentido com e pelo Ser Interno; manifesta-se no plano objetivo por todas as qualidades positivas e virtudes conhecidas. Progressivamente. Indiscriminadamente. Silentemente. Incognitamente. O AMOR UNIVERSAL não é construído. ELE É. Brota e se expande por meio de um processo ascensional da consciência, que desloca a razão e a vontade para que opere no ser a RAZÃO CÓSMICA E A VONTADE CÓSMICA. É O CRESTOS SOLAR EM MANIFESTAÇÃO PLENA E CONSCIENTE NO SER. Este é o sentido da frase: EU E O PAI SOMOS UM. Voltando a Lao-Tsé: Uma longa viagem começa com um único passo. Com palavras, Lao-Tsé resumiu a LEI CÓSMICA DO FRACTAL.

 

* * * * * * *

 

Amanhã é um novo dia!

NÃO!

HOJE É UM DIA!

HOJE É O DIA!

AGORA!

PAZ PROFUNDA!

 

     Para compreender mais adequadamente o significado do conceito e da Saudação Rosacruz PAZ PROFUNDA acesse o site abaixo. O que será lido é originário da pena do MESTRE APIS, HIEROFANTE DA ORDO SVMMVM BONVM.

 

 

* * * * * * *

UMA REFLEXÃO DE EPICURO
(350?-270 a.C.)

 

Ou Deus quer abolir o mal e não pode,

ou pode, porém não quer,

ou não pode e não quer.

Se quer, porém não pode, é impotente.

Se pode, porém não quer, é malvado.

Porém, se Deus pode e quer abolir o mal,

então, por que há mal no mundo?

 

* * * * * * *

     Estatisticamente, os números podem mostrar aberrações quanto à uma distribuição normal (gaussiana). Ilusão da humana limitação. O que a humanidade haverá de aprender é que há uma ordem oculta que regula o Universo; haverá sempre simetria, ordem e harmonia em pequenas e em grandes escalas. Os erros e equívocos de observação são inevitáveis. Uma pessoa precavida deverá sempre utilizar a Estratégia da Redundância e aplicar a Lei da Analogia para descobrir e corrigir os erros. Isso, se os perceber, porque, geralmente, a vaidade e o egoísmo impedem a plena e a perfeita conscientização dos ditos erros. Isto é válido para a Economia, para a Física, para a Química, para a Matemática, para a Medicina, para o Espiritualismo de qualquer vertente, enfim, para todos os processos os quais o homem tenta compreender e naqueles em que tenta interferir, inclusive e principalmente em sua própria relação pessoal com o outro, com os outros Reinos da Natureza e com o Cósmico.

Tenho medo de pivete. Fraqueza.

Tenho nojo de mendigo. Falta de misericórdia.

Que tempo desgraçado. Não sei qualificar essa expressão. Será mera bobajada?

Não gosto de negros, de judeus e de árabes. Preconceito.

Viu como ele(a) estava mal vestido(a)? Mexerico.

Estou 'loco' pra transar com aquela mulher casada. Prevaricação. Juventude pobre em experiências afetivas.

Tenho horror a gays, prostitutas e fanchonas. Preconceito, incompreensão e intolerância. No fundo...

Vou matar aquele vagabundo. Pecado mortal injustificável. Suicídio inconsciente.

Aquele cachorro latia demais. Dei veneno de rato pra ele. Pecado mortal injustificável. Suicídio inconsciente.

Menti em Juízo e ferrei o cara. Pecado mortal injustificável.

Meu pai(mãe) era muito chato(a). Botei ele(ela) em um asilo pra não me aporrinhar. Pecado mortal injustificável.

Quando ela bebe dá mais do que chuchu na serra. Maledicência. Inveja? Vai ver que os idiotas que dizem isso tentaram e quebraram a cara. Sentimento de inferioridade.

Para acabar com o tráfico de drogas, o negócio é botar o Exército nos morros e matar todos os traficantes. Incompreensão. Ignorância. Malevolência. Suicídio inconsciente.

O overhead do projeto tem de ser 30%. Furto inconcebível. Descomprometimento com a cidadania. Irresponsabilidade social. Ganância desmedida. Há medida para a ganância?

Agiotagem interpessoal. Escravização do outro. O que os agiotas menos querem é que a dívida seja quitada.

Especulações que tenham por objetivo o lucro com as oscilações dos preços de moedas, mercadorias e títulos de crédito. Agiotagem amparada por lei. Forma maquilada de mais-valia. Alterar (algo) para encobrir uma realidade que precisa ser ocultada. Há mais...

Deus me abandonou. Ignorância. No mínimo!

     E por aí vai. Ilusões. Paixões. Equívocos. Usuras. Cobiças. Desejos. Descomprometimentos. No mínimo!

 

*  *  *  *  *  *  *

*  *  *  *  *  *  *

*  *  *  *  *  *  *

     As aparentes irregularidades, paradoxalmente, quando os limites impostos pelos sentidos são ultrapassados, apresentam-se como absolutamente regulares. Os fractais [do latim fractus (adjetivo) e frangere (verbo fraturar, quebrar)], que derivaram intuitivamente de uma construção matemática denominada Conjunto de Cantor (matemático russo George Cantor, 1845-1918), mostram, em escala reduzida, que esta descoberta recente - regularidade permanente na aparente e ilusória irregularidade - é uma Lei Universal, Lei que os místicos sempre conheceram. Há semelhança em tudo, pois os 'tudos' estão no, fazem parte do e são o TODO. Em tudo há ANALOGIA. Por esse motivo, os Iniciados se aplicam em utilizar em suas MEDITAÇÕES e em seus TRABALHOS MÍSTICOS sempre o PROCESSO DEDUTIVO, e estão atentos à LEI DA ANALOGIA. A indução é apenas a ponta do iceberg, isto é, exotericamente começa-se pela indução. Depois, inverte-se o processo. No entanto, a LEI DA ANALOGIA não funciona exatamente como está escrita. Compreendê-la ao pé da letra é mais um equívoco do entendimento discursivo (dianoia) e da inteligência intuitiva (noesis). De qualquer sorte, volto a repetir: a palavra-chave para tudo é: HUMILDADE. O ínfimo campo de atividade da humana manifestação, no qual imperam e comandam os cinco sentidos (que são sete) conhecidos, jamais poderá conceber com um mínimo de exatidão as Leis e os Processos reguladores do funcionamento do Universo. Aproximações podem ser feitas com algum grau de veracidade. Só. Então: HUMILDADE. Os fractais abaixo não deixam dúvidas quanto a essas especulações. Mas, antes, desejo copiar alguns conceitos enunciados pelo Frater Vicente Velado, Abade da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo. Diz Velado: Assim como é em cima é em baixo. Isto está de acordo com a Lei do Fractal. Velado admite, e eu concordo, que há seres em graus ou planos superiores aos da Humanidade em geral que se preocupam em proteger e ajudar a Humanidade. Essas formas superiores de vida, sincera e desinteressadamente, podem e querem ajudar todo e qualquer ente em sua caminhada nesta Terra de experiências singulares. Mas, como eu penso, ele também adverte: Acautelai-vos, homens desejosos de tantos predicados e aposições, porque todos vós viestes do pó e ao pó retornareis. Apenas vossas criações mentais sobrarão... Vossas personalidades ... sobreviverão apenas como experiência — uma memória gravada no Cosmos Transcendental. Lembrem-se meus Amigos e Irmãos: O céu, o purgatório ou o inferno que criarmos na encarnação serão o cŒlum, o purgatorium e o infernum que nos aguardarão na desencarnação. Ficar um mês sem tomar banho e se encher de perfume não adianta absolutamente nada. Como tomar três banhos por dia e ter apenas podridão na cabeça é tão-somente se enganar a si. São sujeiras diferentes, eu sei. Às vezes, podemos, temporariamente, enganar os outros. Mas ninguém consegue enganar a si e aos outros eternamente. Isto não é possível. Mas, metaforicamente – os dois tipos de sujeiras – simbolizam o mesmo pensamento. Igualmente, a personalidade-alma ao se desconectar do corpo físico em virtude da necessária e insubstituível transição, ao reencarnar em um novo corpo físico, traz de volta, predominantemente, todos os valores de consciência da encarnação anterior, tanto os harmônicos quanto os desarmônicos. Nada se apaga... Nada se perde... Pelo MÉRITO, apenas pelo MÉRITO, poderemos receber auxílio para suportar e carregar nossas cruzes, como o DIVINO INSTRUTOR foi auxiliado ao carregar a Dele. Assim, pensamos eu e Velado: AQUELE QUE AUXILIA UM SIMPLES INSETO, UMA SIMPLES BACTÉRIA, SERÁ, NO MOMENTO PRECISO, AUXILIADO POR UM ANJO. Aqui não se trata hipoteticamente de auxiliar para ser auxiliado. Nem ninguém será mais feliz por praticar a compaixão. Quando Sua Santidade o — Meste Cósmico Dalai Lama — ensinou 'Se você quiser que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quiser ser feliz, pratique a compaixão', o verbo praticar está menos relacionado com pôr em prática e inteiramente vinculado com exercitar-se interiormente em viver na esfera do BEM UNIVERSAL. Quem assim procede, vive em compaixão permanente, em solidariedade permanente, em voluntariado permanente e em amor permanente, sem perder sua Individualidade-Unidade-Cósmica. Este é o autêntico sacerdócio da CIÊNCIA RÉGIA E SACERDOTAL praticado pelos adeptos da SECRETA ESCOLA DA IGREJA INTERNA E INVISÍVEL revelado por Karl von Eckartshausen (1752-1803). Se assim não for, não tem o mínimo valor. É como uma gota de tinta lançada no oceano. Trocando em miúdos: devemos fazer só o BEM, não importando a quem, sem nos preocuparmos se nossos atos estão sendo anotados por alguém, que nos galardoará por nossas boas ações vintém por vintém, amanhã ou no além. Isto é hipoteticidade e cheira mal. Contudo, a LEI DO FRACTAL é infalível e irredutível. Só o BEM, nada diferente do BEM, produzirá o SUPREMO BEM. Todavia, a questão metafísica mais difícil e disputada é: O QUE É EXATAMENTE O BEM?

     O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito, pois, o que quer que ocorra aos animais, breve vai acontecer também ao homem. Existe uma ligação em tudo. (Fragmento da resposta do Cacique Seattle, em 1854, à proposta indecorosa e cobiçosa do então Presidente dos EUA, que não me interessa saber quem era, de trocar uma grande área de terra dos índios, no oeste americano, pela criação de uma reserva). TUDO ESTÁ INTERLIGADO. MINÉRIOS. MINERAIS. VEGETAIS. ANIMAIS. HOMENS. ANJOS. DEUSES. D'VINDADE.

     Quem pode comprar ou trocar o que? Lucrar?

     No ensaio anteriormente citado, Velado mostra e discute rapidamente a formação do FRACTAL DA CRUZ que se desdobra criando uma EGRÉGORA. Lembro que 4 representa a Estabilidade e seu Valor Secreto é 10 que se reduz a 1. UNIDADE. As explicações complementares podem ser lidas em:

http://www.svmmvmbonvm.org/saralden/fractais.htm

 

 

FRACTAIS

 

LEI  DO FRACTAL

LEI DO FRACTAL

 

 

 

 


     Há mais mistério na DANÇA do que podem conceber os dançarinos. Não dançam todos os corpos siderais? Não dança também o UNIVERSO? A música... A MÚSICA DAS ESFERAS!

 

A U M M M M M M M M M M M M

 

 

*  *  *  *  *  *  *


     ÚLTIMA OBSERVAÇÃO: Todos os autores dos sites consultados assinam comigo esta monografia, ainda que a responsabilidade pelo seu conteúdo seja exclusivamente minha. Eu seria incapaz de produzi-la sem o auxílio dos artistas e dos pensadores que visitei durante as muitas madrugadas nas quais me dediquei a este livro digital. O menos importante e o mais inabilitado sou eu que fiz as colagens. Isto não é falsa modéstia para comover incautos ou distraídos. É a pura expressão da verdade. Portanto, todas as reproduções aqui divulgadas foram utilizadas com o propósito exclusivo de ilustração. Não há, obviamente, qualquer intuito de violação de direitos autorais. A fonte estará sempre indicada nos SITES CONSULTADOS ou no próprio texto. Se esqueci alguma, foi involuntariamente. Peço desculpas se essa falha aconteceu. PAZ AO MUNDO é o meu desejo. Auxiliar a edificá-la, a minha missão. Por isso, concordo com Éliphas Lèvi quando afirmou na Chave dos Grande Mistérios: Nada fazer é tão funesto como fazer o mal, porém é mais covarde.

 

.'. O + R + A .'.

ET

.'. L + A + B + O + R + A .'.


.'. S + O + L + V + E .'.

ET

.'. C + O + A + G + U + L + A .'.

 

*  *  *  *  *  *  *

 

! ! ! MUITO IMPORTANTE ! ! !

 

* * * CONVITE * * *

 

NÃO DEIXE DE VISITAR O

SITE ABAIXO INDICADO

 

     PESSOAS COM DOENÇAS GRAVES E CRÔNICAS, BEM COMO PACIENTES DECLARADOS INCURÁVEIS PELOS MÉDICOS, FORAM CURADOS AO MEDITAREM VISUALIZANDO POR TRÊS MINUTOS A SAGRADA MANDALA CURATIVA DO FUNDADOR DA ORDO SVMMVM BONVM

O VENERÁVEL KAR-GYA-PA.

     ANTES DE ENTRAR NO SITE INFRA-INDICADO, BEBA UM POUCO DE ÁGUA, DIMINUA OU APAGUE AS LUZES DO APOSENTO EM QUE ESTÁ INSTALADO SEU COMPUTADOR E - DEPOIS DE ENTRAR NO SITE DA ORDO SVMMVM BONVM OS+B - FECHE ESTE TRABALHO, PARA QUE VOCÊ POSSA DESFRUTAR INTEGRALMENTE DESTE SANTO MOMENTO E OUVIR DE MANEIRA ADEQUADA A MÚSICA MÍSTICA QUE ACOMPANHA ESTA BELÍSSIMA MANDALA.

SEJA FEITA A

VONTADE DE D'US.

'.' PAZ '.'

'.' HARMONIA '.'

'.' SAÚDE '.'

 


'.'
THE SVMMVM BONVM ORGANIZATION  '.'

TRUTH - VERDADE

http://svmmvmbonvm.org/atriumosb.htm
 

 

 

GLORIA IN EXCELSIS DEO

ET IN TERRA

PAX HOMINIBUS

BONÆ VOLUNTATIS

 

*     *    *    *    *    *    *

 

SITES CONSULTADOS

 

http://enigma.weblog.com.pt

http://enigma.weblog.com.pt/
arquivo/cat__geometricos.html

http://www.linhadafrente.em.pt/
article1621.html

http://www1.folha.uol.com.br/
folha/educacao/ult305u13406.shtml

http://educar.sc.usp.br/
otica/curiosid.htm#persistencia

http://www.fisicocinico.blogger.com.br/
iluotica.htm

http://www.brasilcatolico.com.br/
ilusoes/ilusoes.asp

http://www.sykor.net/
olhardomocho/archives/000131.htm

http://webfis.df.ibilce.unesp.br/
cdf/roef/cores/cores.html

http://www.airtal.com/
img/prisma.gif

http://www.jornaldaciencia.org.br/
Detalhe.jsp?id=18547

http://sobrenatural.org/
site/personagens/Eliphas_Levi/Licoes.asp

http://www.geocities.com/
Athens/Stage/4223/index.html

http://www.fractal.art.br/ha/fern.png

http://www.amagiadosgifs02.hpg.ig.com.br/
Fractais-017.gif

http://jamillan.com/
alquimista.jpg

http://www.isciii.es
/museo/crono/em/em-049.jpg

http://orbita.starmedia.com
/rubellus_petrinus/labalchem4.jpg

http://www.vevity.com/
alchemy/fr-index.html

http://www.rosacruces.org/
Im%E1genes/Alquimia%20Divina2.jpg

Http://members.tripod.com
/~icanseefar/home.html

http://orbita.starmedia.com/
rubellus_petrinus/labalchem4.jpg

http://www.hermanubis.com.br
/Images/MuseuVirtual/alquimia2.jpg

http://www.eon.com.br
/panti9b.gif

http://planeta.terra.com.br
/arte/spectrumgothic/ocultismo/caibalion.htm

http://www.imagick.org.br
/pagmag/Mystery/myst43.html

http://www.sabedoriamistica.com.br
/index02.htm

http://www.conscienciacontinua.hpg.ig.com.br

http://www.crystalinks.com/12strandna.html

http://www.conesa.com
/aleister/galerie/baphomet.jpg

http://www.barock-gemaelde.de

http://www.permanencia.org.br
/historia/Dossie/pro2.jpg

http://www10.brinkster.com
/diadelretiro/revolver.gif

http://www.jluis37.com
/2003may/suicidio.jpg

http://www.lagubiayeltas.net /DomingodeRamos/
Hermandades/Amor/Amor-Pelicano.jpg

http://www.stelle.com.br
/pt/purgatorio/canto_9.html

http://www.cdcc.sc.usp.br
/ciencia/artigos/art_26/proporcao.html

http://www.amorc.es
/hermas.jpg

http://www.damadanoite.adm.br
/fractfin2.jpg

http://www.fractal.art.br
/ha/fern.png

http://www.amagiadosgifs02.hpg.ig.com.br
/Fractais-029.gif

http://www.terravista.pt
/ancora/1939/page1.gif

http://www2.dem.inpe.br
/rvfl/Cocoon.gif

http://www.di.ufpe.br
/~if291/galeria/superfrac/manual/montanha.jpg

http://www.ime.unicamp.br /~calculo/ambientedeensino
/modulos/floco/Images/gifIndkoch002.gif

http://www.las.pucpr.br
/leandro/links.4.gif

http://www.produtronica.pucpr.br
/publico/eca/index.htm

http://www.pontom.pt
/imagina/mediab.gif

http://sprott.physics.wisc.edu
/images/

http://geocities.yahoo.com.br
/saladefisica10/experimentos/e37.htm

http://www.actosdeamor.com
/alegoria.jpg

http://www.uned.es/geo-1-historia-antigua-universal
/CURRICULUM%2003/economia_templos1nueva.htm

http://www.hiares.es
/1010701.html

http://thales.cica.es
/rd/Recursos/rd97/Otros/31-2-o-fibo2.gif

http://www.capalert.com
/images/abra.gif

http://www.descrittiva.it

http://www.lunaeamigos.com.br

http://www.multirio.rj.gov.br

http://www.geocities.com
/andre_nho/fotos/napalm.html

http://www.multirio.rj.gov.br

http://redeglobo6.globo.com
/JGlobo/0,19125,VBC0-2754-50243,00.html

http://www.sivananda.org.br
/ensinamentos/jnanayoga.php#10

http://www.unidadepopular.org
/napalm.htm

http://www.partidonacional.org
/actualidade/internacional/textos/025.html

http://www.fra.org.br/conclave.htm

http://www.confraternitatis.org.br
/crc/index.html

http://www.confraternitatis.org.br
/materia_de_capa/prece_druidica.htm

http://www.rosicrucian.com/main.htm

http://www.rosicrucian-order.com

http://fratreslucis.netfirms.com
/indexRC.html

http://www.terraluz.kit.net
/index1.htm

http://www.indembassy.be
/taj%20mahal%202.JPG

http://www.baileybridge.net

http://www.ualg.pt

http://www.planetaamorepaz.hpg.ig.com.br
/newtrgb.jpg

http://www.luiznogueira.com.br
/guerra/toquio.htm

http://www.veritatis.com.br
/artigo.asp?pubid=402

http://www.kodak.com/global/en/professional
/features/legendsV2Q4/images/editorial/6.jpg

http://www.vietnampix.com
/bilder/fire9a2.jpg

 

 

* * * * * * *

 

SOLUÇÃO (prometida) DO PROBLEMA

Tijolo = T

T = 1 + T/2

2 T = 2 + T

2 T - T = 2

T = 2 'quilos'

Logo, um Tijolo e meio 'pesam':

T + T/2 = 2 + 2/2 = 2 + 1 = 3

Um Tijolo e meio 'pesam' 3 'quilos'.

 

* * * * * * *

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia/ Dizionario di filosofia. Tradução coordenada e revisada por Alfredo Bosi, com a colaboração de Maurice Cunio et alii. 2ª ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

ANDREA, Raymund. A técnica do discípulo/The technique of the disciple. Traduzido da 9ª ed. norte-americana. Tradução de Edmond Jorge e de Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1976.

______. A técnica do mestre (ou o caminho da preparação cósmica)/The technique of the master. Tradução da Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1976.

ANÔNIMO. Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô/Méditations sur les 22 Arcanes Majeurs du Tarot. 4a ed. Tradução de Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1989.

APOLÔNIO de TIANA. Nuctemeron. (comentado por Jan van Rijckenborgh). 2ª ed. São Paulo: Lectorium Rosicrucianum, 1982.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. 9ª ed. São Paulo: Paulinas, 1958.

BIBLIOTECA ROSACRUZ. Jacob Boehme: o príncipe dos filósofos divinos/Boehme (Rad-10-Supreme Grand Lodge of AMORC Inc.) 2ª ed. Curitiba: AMORC, 1991.

______. Hermes Trismegisto (ensinamentos herméticos). Curitiba: AMORC, 1990.

BLAVATSKY, Helena Petrovna. A doutrina secreta: síntese de ciência, filosofia e religião/The secret doctrine: the synthesis of science, religion and philosophy. 6 vol. Tradução de Raymundo Mendes Sobral. São Paulo: Pensamento, 1973.
______. A voz do silêncio/The voice of the silence. Traduzido da 7ª ed. inglesa. Tradução de Joaquim Gervásio de Figueiredo. São Paulo: Pensamento, s.d.

BORNHEIM, Gerd (org.) Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Editora Pensamento, s.d.

CHAN, Va-lee. O tau e o homem moderno. In: O Rosacruz, Curitiba, 176: 17-8, nov./ dez. 1987.

CIHLAR, FR. Many e JAMES, Laura DeWitt. Místico em oração e "e o Verbo propagou-se..." Rio de Janeiro: editora Renes, 1980.

CONFÚCIO. Os analectos. Seleção, tradução, coordenação, textos introdutórios e bibliografia por Múcio Porphyrio Ferreira. São Paulo: Editora Pensamento, s.d.

DALAI LAMA XIV. Transformando a mente/Transforming the mind. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Uma ética para o novo milênio/Ethics for the new millennium. 6ª ed. Tradução de Maria Luiza Newlands. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

DALAI LAMA XIV & CARRIÈRE, Jean-Claude. A força do Budismo/La force du Boudhisme. 3ª reimp. Tradução de Maria Celeste Marcondes e Lia Marcondes. São Paulo: Mandarin, 2001.

DALAI LAMA XIV & CUTLER, Howard C. A arte da felicidade (um manual para a vida)/The art of happiness. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

D'ALVEYDRE, Saint-Yves. El arqueometro: clave de todas las religiones y de todas las ciencias de la antigüedad (reforma sintética de todas las artes contemporáneas)/L'archéomètre. 2ª ed. Traduzido por Manuel Algora Corbí. España: Editorial Humanitas, S.L., 1997.

DEVI, Savitri. Filho do Sol (a vida e a filosofia de Aquenaton, Rei do Egito)/Son of the Sun. Tradução de Ana Maria Bueno e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1981.

Frater TEMPORATOR (escriba). A Cabala Desvendada/ Kabala unveiled. Traduzido, composto e impresso na GLB - AMORC. 2ª ed. Curitiba: Ordem Rosacruz - AMORC, 1985.

FULCANELLI. As mansões filosofais/ Les demeures philosophales. Tradução de António Last e António Lopes Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

______. O mistério das catedrais (e a interpretação esotérica dos símbolos herméticos da Grande Obra)/Le mystère des cathédrales. Tradução de Jean-Jacques Pauvert. Lisboa: Edições 70, 1964.

JOHNSON, Paul. História do Cristianismo/ A history of christianity. Tradução de Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001KALISH, Isidor Rev. Dr. (Tradutor). Sepher Yezirah (um livro sobre a criação)/ Sepher Yezirah (a book on creation). Tradução de Edmond Jorge e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Editora Renes Ltda, 1980.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática/ Kritik der praktischen vernunft. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1984.

______. A paz perpétua/Zum ewigen frieden, ein philosophiscer entwurf. Tradução de Raphael Benaion. Rio de Janeiro: Brasílica, 1993.

______. Crítica da razão pura/ Kritic der reinen vernunft. 3ª. ed Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

LÈVI, Éliphas. As origens da cabala. Tradução de Márcio Pugliesi e Norberto de Paula Lima. São Paulo: Pensamento, 1977.

______. Os mistérios da Cabala / Les Mystères de la Kabbale. Tradução de J. C. Petrucci Bernardes e Cunha. 1ª ed. Lisboa: Edições Alfaómega, 1979.

______. Paradoxos da sabedoria oculta/The paradoxes of the highest science. 9ª ed. Tradução de Gilberto Bernardes de Oliveira. São Paulo: Pensamento, 1993.

______. Curso de filosofia oculta: cartas ao Barão Spédalieri. A Cabala e a ciência dos números/Cours de philosophie occulte: lettres au Baron Spédalieri. De la Kabbale et de la sciences des nombres. 9ª ed. Tradução de Frederico Ozanam Pessoa de Barros. São Paulo: Pensamento, 2000.

______. Grande arcano (ou o ocultismo desvendado). São Paulo: Pensamento, 1979.

______. História da magia. Tradução de Rosabis Camaysar. São Paulo: Pensamento, 1974.

______. Dogma e ritual da alta magia. Tradução de Rosabis Camaysar. São Paulo: Pensamento, s.d.

______. A chave dos grandes mistérios (conforme Enoque, Abraão, Trismegisto e Salomão). São Paulo: Pensamento, s.d.

LEWIS, H. Spencer. A vida mística de Jesus/ The mystical life of Jesus. 7ª ed. Curitiba: AMORC, 1997.

______. As doutrinas secretas de Jesus/ Secret doctrines of Jesus. Traduzido da 16ª ed. norte-americana por Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Editora Renes, s.d.

______. Manual Rosacruz. Brasil: Ordem Rosacruz - AMORC, 1964.

______. Preguntas y respuestas rosacruces com la historia completa de la Ordem Rosacruz. 5ª ed. EUA, San José, California: Gran Logia Suprema de AMORC, 1966.

______. Ensaios de um místico moderno/Essays of a modern mystic. Traduzido da 4ª ed. norte-americana. Tradução da Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1971.

______. Mil anos passados/A thousand years of yesterdays. Traduzido da 20ª ed. norte-americana. Tradução de Edmond Jorge e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1975.

______. Autodomínio e o destino com os ciclos da vida. Tradução da 16ª ed. do original em inglês. Tradução de Isabel Schlittler. Curitiba: AMORC, 1965.

LEWIS, Ralph M. A cruz através dos tempos. In: O Rosacruz, Curitiba, 193: 2-4, set./ out. 1990.

______. Que são os cavaleiros templários. In: O Rosacruz, Curitiba, 23 (4): 91-6, abr. 1981.

______. Símbolos antigos e sagrados /Behold the sign. Tradução da Equipe Renes e Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1979.

______. O santuário do eu/Sanctuary of self. Tradução de Edmond Jorge e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, s.d..

MORA, José Ferrater. Diccionario de filosofía. 8ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 1990.

PARACELSO. A chave da alquimia/ Opera omnia. Tradução de Antonio Carlos Braga. São Paulo: Editora Três, 1973.

SOUZENELLE, Annick de. La letra, camino de vida (El simbolismo de las letras hebreas)/ La lettre chemin de vie (Le symbolisme des lettres hébraïques). Tradução de Maribel Cousiño. Argentina: Editorial Kier S.A., 1995.

TRÊS INICIADOS. O caibalion (estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia). Tradução de Rosabis Camaysar. São Paulo: Pensamento, s.d.

WEINREB, Friedrich. Kabbala (La Biblia: divino proyecto del mundo)/De bijbel als shepping. Tradução de Joana Danis. Buenos Aires: Editorial Sigal, 1991.

______. Kabala: El livro de Jonas/Het bijbelboeka Jonah.Tradução de Yos Meijer. Buenos Aires: Editorial Sigal, 1993.

______. Kabala: el libro de los profetas/Het bijbelboek Jonah (2a parte). Tradução de Yos Meijer. Argentina: Editorial Sigal, 1993.

WILSON, Onslow H. Matéria e energia: uma unidade. In: O Rosacruz, Curitiba, 20 (6): 131-33, ago. 1979.


DADOS SOBRE O AUTOR

Mestre em Educação, UFRJ, 1980. Doutor em Filosofia, UGF, 1988. Professor Adjunto IV (aposentado) do CEFET-RJ. Consultor em Administração Escolar. Presidente do Comitê Editorial da Revista Tecnologia & Cultura do CEFET-RJ. Professor de Metodologia da Ciência e da Pesquisa Científica e Coordenador Acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDHGE.