Rodolfo
Domenico Pizzinga
Enquanto
existir o espaço,
enquanto persistirem os seres sencientes,
que eu também viva
para dissipar as desgraças do mundo.
A
Verdade Absoluta
não é um objeto da mente;
a mente é a verdade relativa.
Bodhicharyavatara
(Shantideva)1
|
nquanto
a claridade
escurentar,
enquanto
a separatividade embirrar,
que eu
também encarne e viva na Terra
para
atenuar a insipiência humana.
nquanto
a crudelização
perdurar,
enquanto
a maldita vivissecção vigorar,
que eu
também encarne e viva na Terra
para
minimizar a descompaixão humana.
nquanto
a insensatez for
a bola da vez,
enquanto
preponderar o vaivém da absurdez,
que eu
também encarne e viva na Terra
para
fazer emagrecer a boçalidade humana.
nquanto
enflorar a abominação,
enquanto
estiver muda a Voz do Coração,
que eu
também encarne e viva na Terra
para
fazer ouvir a ensurdecência humana.
_____
Nota:
1. O
Bodhicharyavatara (Caminho para a Iluminação) ou
o Bodhisattvacharyavatara (Guia para o Modo de Vida do Bodhisattva),
de Shantideva, é um clássico do Buddhismo Mahayana.
Desde sua tradução para o tibetano, no século XI, sua
influência pode ser encontrada nos ensinamentos de todas as quatro
escolas principais do Buddhismo Tibetano: Nyingma,
Kagyü, Sakya e Gelug.
Mantra
de fundo (em sânscrito):
OM
MANI PADME HUM (Mantra de Chenrezi, o Buddha da Compaixão).
A pronúncia tibetana é OM MANI PEME HUNG.
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.dharmanet.com.br/prajna/caminho.htm
http://www.dharmanet.com.br/vajrayana/tantra.htm
http://www.salves.com.br/om_mani.htm