SERVINDO À HUMANIDADE
(Parte 9)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

 

Este conjunto de fragmentos recompilados se constitui da 9ª parte de um estudo que fiz da obra Servindo à Humanidade, uma compilação de diversos conceitos esotéricos (que podem ser facilmente compreendidos), e que trata de diversos assuntos telepatizados para Alice Ann Bailey pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, como Ele mesmo disse, e que sempre se autodenominou um Discípulo, intimamente vinculado com os Mestres Kut Hu Mi e Morya – que solicita a quem ler os textos de Alice Bailey (uma aprofundada e detalhada continuação dos Ensinamentos Espirituais já transmitidos ao mundo no passado pela Hierarquia) os divulgue, sem demora, a todos os ventos e mais quarenta e quatro. Por último, relembro um dos ensinamentos do Mestre DK, que precisamos ter sempre em mente: um Verdadeiro Discípulo precisa transmutar sua devoção emocional em desinteressado Serviço à Humanidade, não a um Mestre. Enquanto dependermos do que quer que seja e de quem quer que seja não nos libertaremos das prisões que construímos ao longo dos milênios. Portanto, somente através da reiteração constante, os seres-humanos-aí-no-mundo aprendem, e, por isto, os ensinamentos esotéricos devem ser ditos-repetidos diversas vezes. Com a dição-repetição, gradualmente, penetraremos nos significados mais profundos, que permaneceram ocultos ou despercebidos nas primeiras leituras. Que a vossa Visão possa se expandir e o vosso poder de pensar e de refletir sobre as coisas abstratas possa crescer, são a esperança e o desejo do Mestre DK para todos nós. Então, que nos esforcemos um pouquinho para ser dignos desta esperança e deste desejo deste nosso tão querido e tão amigo Mestre. Falando por mim, confesso: eu ainda não me esforço o suficiente. E você?

 

 

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Até termos mais conhecimento, não devemos hesitar nem duvidar de Aqueles-Que-Podem-e-Que-Sabem.

 

 

René Descartes

 

 

Palavras de um Grande Instrutor: Somos homens sensatos e equilibrados que continuamos a instruir, assim como ensinávamos na Terra, não para adular nossos Discípulos, mas, para discipliná-los. Nós os orientamos sem forçá-los [sem impor nada]e sem nutrir suas ambições com promessas de poder, mas, transmitimos informações e os estimulamos para que as usem em seu trabalho, sabendo que o uso correto da Sabedoria [ShOPhIa] levará à experiência e conduzirá à realização da meta.

 

Precisamos parar com esse negócio de ficar nos preocupando e amolando os Mestres Ascensos com fofocas, boatos e mexericos, e tratar de nos empenhar definidamente em nosso trabalho espiritual. Uma das primeiras coisas que é aconselhável, para quem deseja entrar em comunicação com os Mestres, é se afastar de tudo o que não lhe concerne, e se concentrar nas etapas e nos passos necessários que deve expressar em sua vida, suprimindo os momentos perdidos, os estados de espírito infrutíferos e os períodos mentais inúteis que, freqüentemente, ocupam a maior parte da nossa vida mental. Saibamos que, quando um Mestre deseja pescar aqueles que são/estão qualificados para receber Instrução e Ensino, Ele procura, em primeiro lugar e antes de tomar qualquer decisão, se informar a respeito de três coisas: 1ª) a Luz na cabeça do Aspirante (se houver Luz, isto indicará que a Senda foi encontrada); 2ª) o karma do Aspirante (isto é, se há ou não condições impedientes ainda insuperáveis para que o Aspirante possa se tornar um Chela); e 3ª) o Serviço do Aspirante na Terra (os motivos que orientam suas atividades e o efeito que sua influência exerce sobre seus semelhantes, ou seja, se o Aspirante vive, Serve, trabalha e influencia, sem pedir nada para o seu ego separado). Enfim, se, no ser-humano-aí-no-mundo, não houver indícios de o que, esotericamente, é denominado uma lâmpada acesa, é escusado, pois, o Mestre não perderá Seu tempo. Todos nós deveríamos estudar e pôr em prática os Aforismos de Yoga de Patanjali, porque ali estão apresentados os métodos e as regras que põem a mente sob controle, que estabilizam o Corpo Astral e que desenvolvem e reforçam o fio da [personalidade-]alma. Definitivamente, a Senda dos Justos é como uma Luz Brilhante, ainda que, ao mesmo tempo, o ser-humano-aí-no-mundo deva se esforçar para se converter em Luz e se tornar a própria Senda, levando Illuminação para os outros e Illuminando o Caminho ante eles. Uma vida sempre é preparatória para uma vida futura. Portanto, paciência!

 

Tenhamos a certeza de que:

• com a regulação ordenada da nossa vida, virão a eventual síntese e o controle correto do tempo, com tudo o que disto deriva;

com a eliminação correta de tudo o que é secundário e com o senso de proporção corretamente ajustado, serão atingidas a precisão e a centralização, distintivas do Ocultista;

com a aspiração correta, no momento assinalado, serão produzidos o contato necessário e a inspiração para o Trabalho a ser realizado; e

com a adesão inflexível às Regras reconhecidas como Universais e, portanto, Verdadeiras, serão produzidos o refinamento gradual do instrumento e o aperfeiçoamento dos veículos, o que oferecerão os meios para ajudar inúmeras pequenas vidas.

 

Insatisfação, tédio, desprazer e profunda fadiga são características muito freqüentes de aqueles que estão à beira do Discipulado. E o que é um Discípulo? Um Discípulo é aquele que tenta aprender um novo ritmo, entrar em um novo campo de experiência e seguir os passos dessa Humanidade avançada que, antes dele, pisou a Senda que leva da escuridão à Luz e do irreal ao Real. Um Discípulo saboreou as alegrias da vida no mundo de ilusão, e aprendeu que elas são impotentes para satisfazê-lo e retê-lo. Está em um estágio de transição entre os novos e os antigos estados do ser. Ele vibra entre a condição da percepção da [personalidade-]alma e a percepção do ego na forma. E, à medida que a Intuição vai se desenvolvendo, o raio da sua percepção vai aumentando, e novos campos do conhecimento vão se abrindo (Etérico, Astral e Mental). Através deste processo, o Discípulo começa a perceber a extensão da sua prisão e, como se expressa Patanjali, compreende as modificações da sua versátil natureza psíquica. Desanimado, porém, combativo, o Discípulo trata de se equilibrar entre os pares de opostos. Então, o Disco de Luz Dourada é perfurado. O Verdadeiro Sol é percebido. O Caminho é descoberto. E o Discípulo luta para se mover para a Luz, que está se tornando cada vez mais clara. Quando o conhecimento do Eu se estabiliza, e a consciência do que o próprio Eu percebe, ouve, conhece e faz contato se torna efetiva, então, o Discípulo encontra o Mestre, entra em contato com o seu grupo de Discípulos e entende o Plano do Trabalho [Serviço] imediato que Ele deverá desenvolver gradualmente no Plano Físico. Mas, estejamos cientes de que todos os passos da Estrada deverão ser dados por nós [o esforço é nosso], e nenhum caminho curto ou fácil levará da escuridão à Luz.

 

O Verdadeiro Iniciado nunca faz a menor alusão, pública ou privada, que é um Iniciado. [Mais do que isto: o Verdadeiro Iniciado sempre se considera um Discípulo, pois, sabe que a Compreensão integral e absoluta é impossível. A Senda Iniciática é ilimitada.]

 

Achei que recebera a 1ª Iniciação,
e saí tagarelando a três por dois.
Um dia, uma Voz me deu um sermão:
Indiscerniste jaca de petit-pois!

 

A legítima palavra Discípulo não admite controvérsia, assim como é também a mais precisa a ser aplicada às diferentes categorias de Servidores da Hierarquia, desde o Discípulo Probacionista até a própria influência do Cristo o Mestre dos Mestres e Instrutor dos anjos e dos seres-humanos-aí-no-mundo.

 

A malsã curiosidade a respeito de títulos e de categorias, uma praga existente em muitos grupos esotéricos, só serva para levar à concorrência excessiva, à inveja, à crítica e à pretensões, o que caracterizam a generalidade desses grupos ocultistas, inutilizando a maioria das suas publicações e impedindo o público de receber os ensinamentos em toda a sua pureza e simplicidade. Estado, título, categoria e posição nada significam. O que vale a pena são os ensinamentos, isto é, a verdade e o chamamento intuitivo.

 

Um membro de um grupo esotérico,
para outro membro do mesmo grupo esotérico:
Qual é o seu grau, meu irmão?

.....................................................

Você ainda precisa comer muito feijão!

 

A falta de percepção intuitiva, normalmente, decorre do fracasso em sacrificar o ego, para que o Conhecimento Intuitivo possa se manifestar.

 

Tanta galhofa... Quanta alegria...
Mais de mil chumbregas no salão...
O tempo passou... Neca de Alforria...
Onde estará o Deus do meu Coração?

 

No Mundo Esotérico, a contemporização está vedada. Seu abuso leva ao desastre, à ruína e ao fracasso. Ajustar a verdade à hora, em vez de ajustar a hora à verdade é o maior erro que um estudante de Ocultismo poderá vir a cometer.

 

Contemporizei...
Condescendi...
Transigi...
Não me alforriei!

Morri...
Reencarnei...
Mudei...
Ascendi!

 

As Verdades são relativas, isto é um fato; porém, nossa adesão incondicional às verdades que compreendemos deverá ser incondicional, à medida que avançamos em direção a um ideal mais elevado.

 

Eu sabia que não era correto,
porém, mesmo assim, eu fiz.
Agudizei o ângulo reto,
e terminei doente e infeliz.

 

 

 

 

Precisamos compreender que, no Trabalho Esotérico, não é permitido interferir no carma pessoal de ninguém, nem é consentido proteger ninguém das conseqüências das suas açõeso. Isso implica, portanto, em se recusar em interferir nos assuntos dos outros no que se relaciona com a vida do ego e, no entanto, isso significa preocupação com os problemas da Causa Maior.

 

Preocupado
com uma causa menor
deixei de lado
a Nobre Causa Maior.

 

A Liberdade Grupal está acima da liberdade individual.

 

Preocupado
com a minha liberdade pessoal
deixei de lado
a prioritária Liberdade Grupal.

 

Nossa aceitação no Ashram de um Mestre depende[rá] da impessoalidade com que trabalharmos e da força do nosso contato interno com a nossa [personalidade-]alma.

 

Eu me esforçava,
mas, muito pouquinho.
Eu trabalhava,
mas, muito devagarinho.

Nem Compreensão
nem Ashram de Mestre.
Não conheci a Libertação,
e continuei pedestre.

 

 

Esqueleto

 

 

Precisamos dominar as miragens e as ilusões do Plano Astral e aprender a trabalhar no Plano Mental.

 

Oh!, sempre adorei
as miralusões do Plano Astral.
Nunca soube, não sei,
nem conheci o Plano Mental!

 

A qualquer preço, o Vínculo do Amor deve ser presevado intacto. Devemos tratar com paciência e com tolerância os irmãos que escolheram os princípios menores e incorretos e os métodos impróprios e indignos. Devemos estar dispostos a levantar todos os seres-humanos-aí-no-mundo. Sempre! O Serviço é o Grande Curador e o Grande Instrutor. [Isto é difícil, muito difícil, mas, precisa ser assim.]

 

Eu amava,
porém, fui traído.
Com uma clava...
Tudo resolvido!

 

A visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato deverão se fundir em um todo sintético e cooperativo.

 

Vi, ouvi, toquei, degustei e cheirei,
mas, continuei um ignorante.
Mudei, sintetizei e transmutei,
e, então, grupalmente, segui adiante!

 

Precisamos nos esforçar para alcançar a perfeição do nosso Antahkarana esse canal de comunicação entre a consciência da [personalidade-]alma e o cérebro, cujo possuidor é aquele a quem os Mestres podem usar com sucesso.

 

Renasci, e continuou a inana.
Então, construí meu Antahkarana.
A Noite Negra se tornou Aurora,
e eu passei além da 1ª Hora.

 

 

12 Horas

12 Horas

 

 

O ser-humano-aí-no-mundo não deve procurar um Mestre porque deseja ser treinado. Ele O encontrará quando tiver capacidade.

 

Ajoelhei... Rezei... Supliquei...
Tudo em vão. Não encontrei.
Lutei... 'Antahkaranei'... Transmutei...
Aí, apre(e)ndi. Agora Eu-sei!

 

A liderança que perdura não é conquistada por aqueles que se esforçam para obter posição e poder nem por aqueles que têm olhos apenas para as condições externas e ignoram as causas subjacentes. A liderança não virá para aqueles que colocam seu próprio ego pessoal, sua posição e seu poder acima do bem grupal.

 

 

Ego

 

 

Um Verdadeiro Espiritualista até poderá se desviar momentaneamente e percorrer os caminhos perdidos da ambição, do interesse pessoal e da atração do material, porém, o lapso será breve.

 

Escorreguei.
Caí.
Levantei.
Ascendi.

 

O Plano Astral também é o Kurukshetra, tanto da Humanidade como do ser-humano-aí-no-mundo individual. É, enfim, o campo de batalha no qual todos os aspirantes encontrarão seu Waterloo.

 

Só faremos jus a receber a 2ª Iniciação se e quando tivermos sucesso na realização da Clara Visão e do Discernimento Correto, que só serão possíveis através da discriminação correta.

 

Para todos, o bom resultado final será inevitável, e dependerá apenas da mais lenta ou mais rápida compreensão e da conseqüente libertação da Grande Ilusão.

 

 

Ilusão

 

 

Precisamos nos dedicar e reconhecer que temos capacidade para fazer um esforço unido que seja de utilidade global, e isto pode ser resumido em três palavras: Poder (unidade de propósito + pureza de intenção + ausência de impedimentos = altruísmo), Desapego Silencioso (sem preconceitos e sem predileções) e Não-crítica (inexistência de separatividade).

 

A crítica (que é uma faculdade da mente inferior) poderá produzir resultados desastrosos e irreversíveis. Ninguém poderá continuar na Estrada enquanto ferir e causar dor com conhecimento de causa.

 

Precisamos estar conscientes de que já está conosco o Dia da Oportunidade, mas, Ele tem seu limite, e não durará eternamente. Portanto, as fricções humanas, os desentendimentos, as pequenas falhas dos egos e as efêmeras ambições-ilusões precisam desaparecer.

 

O Segredo (a Chave) de tudo e para tudo é a Divina Indiferença. Sem temor, precisamos aprender a ver as coisas como de fato são. [Ou como ensinou Jiddu Krishnamurti, aprender a ver O-que-é.]

 

Precisamos ter muito cuidado com as condições astrais, porque, muitas vezes, nós as vemos invertidas, [perigo que ronda permanentemente os médiuns espíritas.] Precisamos aprender a discernir o essencial do não-essencial.

 

Quatro Palavras para meditar: Poder, Luz, Vitalidade e Manifestação. Em outros termos, foi o que disse o Mestre dos Mestres: Se o teu olho for bom, todo o teu corpo estará cheio de Luz.

 

De fato, só estaremos aptos e só seremos capazes de manejar o Poder quando tivermos aprendido a atuar como Pensadores Divinos, pois, entraremos e estaremos em contato com o Propósito Divino.

 

A Unidade de Propósito, ocasionalmente, em momentos elevados, poderá [e costuma] ocorrer em e para todos nós, mas, nem sempre permanece conosco. Existem diversos impedimentos de natureza física, de herança, do meio ambiente, do caráter, do tempo, das condições ambientais [nacionais e internacionais] e do karma, tanto individual como mundial, que obstaculizam a permanência e a constância destes momentos elevados. O que fazer em relação a tudo isto? Apenas uma coisa: persistir! [ Nunca desistir.] Os fracassos nunca impedirão o êxito. As dificuldades desenvolverão a força da [personalidade-]alma. O segredo do sucesso é permanecer sempre firme e impessoal. [Desistir é morrer. Persistir é MORRER! MORRER é RENASCER! RENASCER é se tornar um DEUS CONSCIENTE!]

 

De acordo com as Leis vigentes nesta Nova Era [Aquarius], a ajuda será dada apenas aos que transcenderam suas aspirações egoísticas, perderam de vista o interesse no próprio progresso e tiverem como única meta a Vontade de Servir.

 

O Discípulo: — Mestre, se eu viver só pra Servir os outros, morrerei de fome.

O Mestre: — Nem só de pão vive o ser-humano-aí-no-mundo. O que adianta a barriga estar cheia, se a personalidade-alma está morta de fome?

 

Somente o que é aplicável à vida tem valor prático e mantém a existência atualizada. [Tudo se resume em discernirmos o que é essencial de o que não é essencial.]

 

 

 

 

Acima de tudo, o que os Mestres Ascensionados buscam em nós é sinceridade. Havendo sinceridade, os Mestres verificam se temos sensibilidade (capacidade de expandir a consciência para abranger círculos de contato cada vez mais amplos), impessoalidade, habilidade psíquica e polarização mental.

 

 

Sou discípulo, mas, gosto de um dindinzinho!

 

 

Aprenda isto: Eles dizem? O que dizem? Deixe que digam! [Eles pensam? O que pensam? Deixe que pensem! Eles fofocam? O que fofocam? Deixe que fofoquem! Eles praguejam? O que praguejam? Deixe que praguejem! Eles? O que? Deixe!]

 

Todo sofrimento devido à supersensibilidade indica autocentralização.

 

Capacidades inerentes à nossa [personalidade-]alma que todos nós precisamos desenvolver:

• resposta intuitiva às idéias;

• sensibilidade à impressão (particularmente durante a Lua Cheia);

• resposta rápida à necessidade real (não plexo-solarizada, mas, cardíaca);

• libertação das miragens e das ilusões;

• manipulação correta da Força; e

• compreensão real do fator tempo.

 

Três regrinhas básicas que protegem contra o erro e a ilusão astrais:

1º) cultivar o espírito da verdadeira humildade;

2º) recusar-se a aceitar qualquer contato ou mensagem que envolva o ego e que tenda a desenvolver um complexo messiânico; e

3º) livrar-se dos apelos emocionais (vinculados ao Centro Plexo Solar).

 

 

 

Manipura

Manipura

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Summertime
Compositor: George Gershwin

Fonte:

https://freemidi.org/download-9921-
summertime-george-gershwin

 

Páginas da Internet consultadas:

https://wifflegif.com/

https://cargo.site/

https://gifer.com/en/PR3u

https://www.vectorstock.com/

https://www.animatedimages.org/

https://br.pinterest.com/pin/570690584028005057/

https://dribbble.com/shots/11020549-Stay-Home

https://pt.wikipedia.org/wiki/Método_da_dúvida

http://pelasbarbasdeneptuno.blogspot.com

https://pixabay.com/pt/

https://www.shutterstock.com/

https://www.pinterest.co.uk/

http://durofy.com/

https://brilliant.org/wiki/depth-first-search-dfs/

https://www.endecocide.org/thankyou/

http://www.shangralafamilyfun.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.