SERVINDO À HUMANIDADE
(Parte 24 e Última)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

 

Este conjunto de fragmentos recompilados se constitui da 24ª parte e última, e, por isto, um pouco mais longa, de um estudo que fiz da obra Servindo à Humanidade, uma compilação de diversos conceitos esotéricos (que podem ser facilmente compreendidos), e que trata de diversos assuntos telepatizados para Alice Ann Bailey pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, como Ele mesmo disse, e que sempre se autodenominou um Discípulo, intimamente vinculado com os Mestres Kut Hu Mi e Morya – que solicita a quem ler os textos de Alice Bailey (uma aprofundada e detalhada continuação dos Ensinamentos Espirituais já transmitidos ao mundo no passado pela Hierarquia) os divulgue, sem demora, a todos os ventos e mais quarenta e quatro. Por último, relembro um dos ensinamentos do Mestre DK, que precisamos ter sempre em mente: um Verdadeiro Discípulo precisa transmutar sua devoção emocional em desinteressado Serviço à Humanidade, não a um Mestre. Enquanto dependermos do que quer que seja e de quem quer que seja não nos libertaremos das prisões que construímos ao longo dos milênios. Portanto, somente através da reiteração constante, os seres-humanos-aí-no-mundo aprendem, e, por isto, os ensinamentos esotéricos devem ser ditos-repetidos diversas vezes. Com a dição-repetição, gradualmente, penetraremos nos significados mais profundos, que permaneceram ocultos ou despercebidos nas primeiras leituras. Que a vossa Visão possa se expandir e o vosso poder de pensar e de refletir sobre as coisas abstratas possa crescer, são a esperança e o desejo do Mestre DK para todos nós. Então, que nos esforcemos um pouquinho para ser dignos desta esperança e deste desejo deste nosso tão querido e tão amigo Mestre. Falando por mim, confesso: eu ainda não me esforço o suficiente. E você?

 

 

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

As três principais características de um Iniciado são: a despreocupação consigo mesmo, o desinteresse em seu próprio desenvolvimento e a indiferença em relação ao seu destino pessoal. O Iniciado, em sua natureza dual (ego + [personalidade-]alma), segue adiante.

 

Para um Iniciado, o passado é deixado para trás: um Iniciado não guarda lembranças. O presente contém um ponto de tensão. O futuro, como resultado de sua ação efetiva, a partir deste ponto de tensão, indica um movimento para frente.

 

Iniciado    Impessoalidade Espiritual que não está ancorada na indiferença [falta de interesse] ou na preocupação [prevenção, opinião antecipada ou primeira impressão], mas, sim, sempre, em uma profunda compreensão, em uma abordagem dinâmica do Serviço Mundial, em um sentido de proporção e no desapego, o que torna possível que o Iniciado forneça uma ajuda real. Desta forma, tanto o Portal quanto o passado são deixados para trás. São Paulo expressou esta idéia muito bem quando disse: Esquecendo as coisas que ficaram para trás, segue adiante para a recompensa do teu elevado chamamento em Cristo. Observe a palavra chamamento.

 

 

 

 

Primeira Iniciação (ou Fixação Espiritual no Plano Físico, como, às vezes, é denominada): Na Primeira Iniciação ou a Iniciação do Nascimento do Cristo [no Coração], geralmente, o Centro Cardíaco é vivificado, a fim de que seja obtido um controle mais efetivo do Veículo Astral e para que, também, possa ser prestado um melhor Serviço à Humanidade (o Discípulo Mundial). Esta Iniciação marca a passagem da Aula da Aprendizagem para a Aula da Sabedoria. Muitas vidas (intervalos muito longos de crescimento silencioso e quase imperceptível) passarão entre a 1ª e a 2ª Iniciações (que não são consideradas Iniciações Maiores1), pois, o Corpo Físico Denso precisa ser controlado e o Corpo Astral precisa ser aperfeiçoado, para que o próximo passo possa ser dado. Seja como for, tudo isto é uma questão de orientação interna e não de informação externa.

 

Segunda Iniciação (o Batismo): esta Iniciação constitui a crise do controle do Corpo Astral, de tal sorte que o sacrifício e a morte do desejo são os propósitos do esforço. Nesta Iniciação, geralmente, é vivificado o Centro Laríngeo. A Segunda Iniciação está intimamente relacionada com a Hierarquia, como um centro planetário, e com a atividade do Segundo Raio.

 

A Era Aquariana tem como objetivos básicos trazer à existência um crescente sentido de relação, de unidade com tudo o que respira e de reconhecimento da Vida Una, que acabarão por conduzir a um estado manifesto e inconteste de fraternidade universal.

 

 

 

 

Para que possamos receber a Segunda Iniciação, deveremos ter e demonstrar controle emocional.

 

Todos os períodos intermediários [intervalos] entre as Iniciações apresentam sempre grandes dificuldades.

 

 

O intervalo entre a Primeira Iniciação e a Segunda Iniciação é, para a grande maioria das pessoas, o pior momento de aflições, de dificuldades, de [in]compreensão dos problemas e de esforço constante para se absolver a si mesmo (como se diz esotericamente), ao qual todos nós estamos, inevitavelmente, sujeitos em qualquer momento.

 

Recebida a Segunda Iniciação, a vida não voltará a ser a mesma.

 

Precisamos compreender que, de maneira geral, ninguém recebe qualquer Iniciação nem atravessa as crises sem uma prévia demonstração de uma ampla utilidade e de uma capacidade treinada e inteligente.

 

A Liberdade é a chave do indivíduo que enfrenta a Segunda Iniciação, e seu corolário é a preparação para a Terceira Iniciação.

 

Terceira Iniciação (a Transfiguração): nesta Iniciação (a primeira das Iniciações Maiores), são vivificados os Centros da cabeça, e o Iniciado aprende a controlar seu Veículo Mental, desenvolve a capacidade de manejar a matéria mental e aprende as Leis para construir pensamentos criadores. Depois desta Iniciação, a Mônada guia definitivamente o ego, derramando, cada vez mais, sua Vida Divina no canal já preparado e purificado.

 

Cada vez que um Discípulo recebe uma Iniciação e permanece perante o Iniciador, Ele se torna simplesmente um instrumento pelo qual o Logos Planetário pode alcançar a Humanidade e levar Vida e Energia aos seres-humanos-aí-no-mundo.

 

 

 

 

Quarta Iniciação (a Crucificação): depois desta Iniciação, o Iniciado (agora, tecnicamente, um Adepto) além de poder entrar em contato com seu Mestre a quem está vinculado e com quem tem trabalhado conscientemente por muito tempo também poderá entrar em contato com os Chohans, com o Bodhisattva e com o Manu, ajudando-Os até certo ponto. Esta Iniciação é muito difícil, pois, o Adepto renuncia aos amigos, ao dinheiro, à reputação, ao caráter, à posição, à família é até à própria vida.

 

Quinta Iniciação —› Ressurreição-Ascensão (Vida Mais Abundante).

 

Nenhum Discípulo ou Iniciado deve temer a ação das Forças Negras, ainda que seus agentes tentem:

• atacar o nosso Corpo Físico mediante diversas enfermidades;

• iludir-nos com miragens, com a intenção de modificar o real em falso e de transformar as verdades em mentiras;

• projetar em nossa aura mental sugestões e idéias supostamente oriundas do nosso próprio Mestre;

• envolver-nos em uma nuvem escura e densa; e

• projetar escuridão mental (intelectual) sobre nós. Para tudo isto, devemos desenvolver acuradamente o dom do Viveka = Discernimento + Distinção + Faculdade de Análise e de Comparação. E sempre, nos momentos de dúvida e de angústia, devemos nos lembrar de que a escuridão não oculta nada do nosso Deus Interior e que o Centro da nossa Consciência permanece ali, com o nosso Deus, incólume [são, salvo, intato e ileso] ante tudo o que possa [vir a] acontecer. Nada, absolutamente nada, pode alcançar ou prejudicar a nossa Consciência Interior. Este tema foi abordado apenas como advertência e guia, não para ficarmos alarmados. Seja como for, os três antídotos para essas coisas são: pureza de vida, emoções controladas e pensamentos elevados.

 

 

 

 

Basicamente, o poder dos Irmãos Negros predomina nos Planos Físico e Emocional, mas, não no Plano Mental, no qual atuam os Irmãos da LLuz. Entretanto, é possível encontrar Magos Negros de grande poder nos níveis mentais inferiores, mas, nos superiores domina a Loja Branca.

 

Os Irmãos Negros impõem suas vontades sobre os seres humanos (quando há uma vibração análoga) e sobre os reinos elementais da involução. Os Irmãos da LLuz, assim como o fez o Varão das Dores, imploram à Humanidade errante para que se eleve em direção à LLuz. Os Irmãos Negros retardam o progresso e moldam tudo para seus próprios propósitos; Os Irmãos da LLuz dirigem seus esforços para acelerar a evolução e renunciando à sua própria evolução, como preço da realização permanecem no meio das névoas, da luta, do mal e do ódio da época, se puderem ajudar os outros (tirando-os da escuridão da Terra), firmando os pés no Monte para que possam ascender à Cruz.2

 

O que poderemos fazer para evitar os perigos da luta atual?

1º) purificar todos os veículos (proceder a limpeza escrupulosa do Corpo Físico, manter emoções puras e estáveis no Corpo Emocional e semear pensamentos imaculados no Corpo Mental);

2º) eliminar o medo (o medo causa debilidade, e a debilidade causa desintegração);

3º) permanecer firme e inabalável, não importa o que aconteça; e

4º) evitar o cansaço excessivo do Corpo Físico e procurar alguma distração sadia, quando for possível. [Ora, não devemos ter vergonha de nos distrair um pouquinho. Um bom programa de televisão e pipoca com guaraná são coisas ótimas. Pizza também.] Durante os momentos de relaxação, se efetua o reajuste, que anula as eventuais tensões posteriores.

 

 

Não
Sim

 

É preciso ser enfatizado que todo Mago Branco coloca todo o seu poder e todo o seu conhecimento a serviço da raça.

 

Nenhum dos Grandes Segredos poderá ser transmitido, se não houver mente limpa, Coração puro, amor à Verdade, vida de Serviço e altruísmo impessoal.

 

Há uma necessidade imediata e insubstituível que todo Místico se transforme em Ocultista.

 

Alguns Mantras Esotéricos:

1º Mantra:

Eu sou um mensageiro da LLuz. Eu sou um peregrino no Caminho do Amor. Eu não estou sozinho. Eu sei que as Grandes Almas e eu somos um e que o Serviço que oferecemos também é um. Sua Força é minha. Esta Força eu reivindico. Minha Força é Delas e eu A entrego voluntariamente. Como [personalidade-]alma, eu caminho na Terra. Eu represento o Um.

 

2º Mantra:

Eu conheço a Lei e me esforço para alcançar a meta. Nada deterá meu progresso na Estrada. Cada pequena vida da minha forma responde. Minha [personalidade-]alma emitiu o chamado, e, a cada dia, seu som se torna cada vez mais claro. As miragens não me retêm. A Senda da LLuz se estende claramente à frente. Emito minha demanda para que alcance os Corações dos seres-humanos-aí-no-mundo. Procuro e anseio satisfazer as necessidades da Humanidade. Dê-me a sua mão para podermos seguir juntos o Caminho.

 

3º Mantra:

Eu luto para compreender. Que a Sabedoria [ShOPhIa] ocupe o lugar do conhecimento na minha vida.

 

4º Mantra:

Eu me esforço para colaborar. Que o Mestre da minha vida – minha [personalidade-]alma – e também Aquele que eu tento Servir levem, por meu intermédio, a LLuz aos outros.

 

 

 

 

5º Mantra:

No Centro da Vontade de Deus [o Deus do meu Coração], eu permaneço. Nada separará [desunirá] a minha vontade da Sua Vontade. [Fiat voluntas mea = Fiat Voluntas Tua]. Complemento esta vontadeVontade com Amor. Eu me movo em direção ao campo de Serviço. Eu, o Divino Triângulo, cumpro esta Vontade dentro do Quadrado, e Sirvo aos meus semelhantes.

 

 

 

 

6º Mantra:

Eu sou um com meus irmãos de grupo. Tudo o que tenho é deles. Que o Amor da minha [personalidade-]alma flua para eles. Que a Fortaleza que reside em mim os eleve e os ajude. Que os pensamentos que minha [personalidade-]alma cria cheguem a eles e os encorajem.

 

7º Mantra:

Os filhos dos homens são um e eu sou um com eles.
Amo e não odeio.
Sirvo e não exijo serviço.
Curo e não firo.
Que a dor traga a devida recompensa de LLuz e Amor.
Que a
[personalidade-]alma controle a forma externa, a vida e todos os eventos, e faça com que o Amor se manifeste plenamente.
Que o Amor subjaza em tudo o que acontece nesta Era.
Que venham a Visão e a Percepção Interior.
Que o porvir seja revelado.
Que a união interna seja demonstrada.
Que
cessem todas as divisões externas.
Que o Amor prevaleça.
Que todos os seres-humanos-aí-no-mundo amem.

 

8º Mantra:

Nós conhecemos, ó Senhor da Vida e do Amor, a necessidade. Toque nossos Corações de novo com Amor, para que nós também possamos Amar e Dar.

 

9º Mantra – A Afirmação do Discípulo (este Mantra foi escrito em uma linguagem anterior ao sânscrito e ao senzar):

Eu sou um Ponto de Luz dentro de uma LLuz Maior.

Eu sou uma Corrente de Energia Amorosa dentro da Corrente de Amor Divino.

Eu sou um Ponto de Fogo Sacrifical focado dentro da Ardente Vontade de Deus.

E assim eu permaneço.

Eu sou um Caminho pelo qual os seres-humanos-aí-no-mundo podem chegar à Realização.

Eu sou uma Fonte de Força que permite aos seres-humanos-aí-no-mundo permanecer.

Eu sou um Feixe de Luz que Illumina o caminho dos seres-humanos-aí-no-mundo.

E assim eu permaneço.

Permaneço assim, e giro.

Permaneço assim, e ando pelo caminho dos homens.

Permaneço assim, e conheço os Caminhos de Deus.

E assim eu permaneço.

 

Regras do Caminho:

1ª) Regra:

O Caminho deve ser percorrido em plena luz do dia, com o auxílio de Aqueles que Sabem e Guiam. Então, nada poderá ser ocultado, e, em cada curva do Caminho, o ser-humano-aí-no-mundo deverá se enfrentar a si mesmo.

 

2ª) Regra:

No Caminho, o oculto é revelado. Cada um vê e conhece a vilania do outro. No entanto, apesar destas grandes revelações, ninguém retrocede, ninguém se despreza, ninguém hesita. No Caminho, todos seguem adiante... Até o Dia!

 

3ª) Regra:

Ninguém percorre O Caminho sozinho. Também não há pressa nem urgência. No entanto, não há tempo a perder. Cada peregrino, sabendo disto, apressa seu passo, e é cercado por seus pares. Alguns seguem em frente; outros não conseguem acompanhar, e marcam passo. Mas, ninguém percorre O Caminho sozinho.

 

4ª) Regra:

Em sua jornada, três coisas o peregrino deverá evitar: 1ª) usar um chapéu ou um véu que oculte seu rosto; 2ª) transportar um cântaro que contenha água apenas para suas próprias necessidades: e 3ª) levar um bastão sem forquilha.

 

5ª) Regra:

No Caminho, cada peregrino deverá levar consigo apenas o necessário: um braseiro para aquecer seus semelhantes, uma Lâmpada para Illuminar o seu Coração e mostrar aos seus semelhantes a natureza da sua Vida Oculta e uma bolsa com ouro, que não deve ser espalhado pelo Caminho, mas, compartilhado com os demais.

 

6ª) Regra:

Ao percorrer o Caminho, o peregrino deverá ter o Ouvido Atento, a Mão Generosa, a Linguagem Silenciosa, o Coração Casto, a Voz Áurea, o Pé Leve e o Olho-que-Vê-a-Luz Aberto. O peregrino sabe que não caminha sozinho.

 

Um Verdadeiro Adepto não levanta para si a Taça que contém a Bebida do Amor, o Fogo Sagrado e as Frias Correntes Vivificantes; desapegado de tudo, Ele A oferece aos outros.

 

O Privilégio Integral de Servir só será, de fato, adquirido, quando a vasilha do nosso Karma for esvaziada.

 

Eu queria muito Servir, mas,
o
pote do meu Karma estava entupigaitado.
E
u queria tanto Valer, mas,
o pote do meu Karma estava destrambelhado.
Eu queria demais Curar, mas,
o pote do meu Karma estava empanzinado.
Só quando esvaziei o pote

eu pude acudir os meus irmãos na Estrada.

 

Aquele que é silencioso, calmo e tranqüilo internamente que vê tudo através da LLuz Divina e não é guiado pela luz refletida nas triplas esferas é aquele que logo Ouvirá. Ouve, ó peregrino, porque quando este Som fizer um impacto no som interno, com uma vibração colorida, tu saberás que um Ponto foi alcançado e que marcará uma Grande Transição Visão, Secreta Revelação e Compreensão Perfeita.

 

 

 

 

E, então, eu ouvi o Som!
E a insciência desapareceu!
E a velha Lua se escondeu!
E, em mim, repercutiu o OM!

 

 

Do Catecismo Esotérico (Fragmentos):

Realizo a minha parte com firme decisão e determinada aspiração. Olho para cima. Ajudo embaixo. Não sonho. Não descanso. Trabalho. Sirvo. Semeio. Oro. Eu sou a Cruz. Eu sou o Caminho. Esqueço o trabalho que realizei. Elevo-me sobre o meu ego derrotado. Mato o desejo. Esforço-me, mas, esqueço todas as recompensas. Renuncio à paz. Rejeito o repouso. E, na tensão da dor, me perco, para me reencontrar a mim mesmo, e, assim, penetrar na Paz.

 

Oh!, A Terra Ardente ... o Caminho chega ao fim. A Estrada se estende para a frente. A Visão se desenvolve e a Realidade da LLuz aparece.

 

A Unidade da Presença... A Zona do Amor... O viver, amoroso, sábio e inclusivo, que abarca tudo e é tudo, não deixando nada de fora.

 

Aos moradores em cada forma que, talvez, considerem que a forma é tudo, e, vivendo no espaço-tempo, não vêem a Luz e a Vida dentro da forma, pois, estão escondidos atrás e dentro dos véus, entre os Quatro e o Quinto [os Quatro Reinos da Natureza e o Reino de Deus, explicação de Alice Ann Bailey], sem ver nada mais devo revelar a Verdade.

 

A Revelação chega aos Quatro [Reinos da Natureza] pelo Quinto [Reino Espiritual].

 

Servir perfeitamente todos os dias, sem pensar nem calcular para o futuro, leva o ser-humano-aí-no-mundo ao estado do Perfeito Servidor.

 

Preste atenção: Todas as nossas preocupações e todas as nossas ansiedades têm como base principal motivações egoístas.

 

 

 

 

Diariamente, devemos aprender a cultivar o supremo desejo de buscar apenas a aprovação do nosso Guia e Instrutor Interno e a resposta da nossa [personalidade-]alma às boas ações, sempre executadas desapaixonadamente.

 

O objetivo do Discípulo é alcançar a Visão, o Desejo Puro, o Propósito Consagrado e o ouvido surdo a todos os ruídos da Terra.

 

Nada poderá ser mais inútil do que dissiparmos a nossa força em imaginações infrutíferas, em especulações febris e em expectativas ansiosas.

 

 

 

 

Apesar dos tempos muito difíceis que estamos vivendo, não podemos perder nem o Sentido nem a Visão de Unidade. Não esqueçamos jamais de que a Hierarquia (expressão da Sabedoria acumulada das idades) permanece e atua dia e noite permanentemente. Devemos, sim, nos alegrar, porque nunca houve, não há e jamais haverá uma verdadeira derrota do Espírito Humano, não há extinção final do Divino no ser-humano-aí-no-mundo e a Divindade sempre triunfou e sempre triunfará no abismo mais sombrio do inferno. Nenhum poder na Terra poderá evitar que os seres-humanos-aí-no-mundo avancem para a meta destinada e nenhuma combinação de poderes poderá nos deter. [Vou acrescentar: Está feito. Está selado. Hoje. Agora. Para sempre. A.'. U.'. M.'.]

 

O que costuma romper e perturbar a vida do ego é, muitas vezes, o agente libertador, se for bem entendido. Não existe morte!

 

A Unidade só poderá ser plenamente compreendida através da identificação.

 

A Humanidade permanecerá. [Não há pandemia que a destrua!]

 

Nada poderá impedir o cumprimento do Plano Hierárquico.

 

Com relação a tudo o que estudamos, não precisamos fazer nada espetacular ou mirabolante. Devemos fazer apenas mais do que um simples pouquinho.

 

Quanto a mim,
agradeço tudo o que aprendi,
e ofereço à Humanidade
todo o meu Amor,
todo o meu Esforço
todo o meu Serviço,
toda a minha sempre Presença
e toda a minha Solidariedade.
A todos desejo:
descoberta da Flor da Intuição,
corretas relações,
boa vontade e Vontade para o Bem,
esforço constante e persistente,
firmeza, altruísmo e silêncio,
coragem e confiança,
coordenação ego
personalidade-alma,
ritmo estabilizado,
saúde e harmonia,
confiança na imortalidade,
inspiração e proteção Hierárquicas,
Bem Supremo,
Beleza Universal,
Amor Transmutativo,
Inofensividade Tolerante,
Unimultiplicidade,
Sabedoria Cósmica,
Contato com o Anjo da Presença,
Porta Aberta,
Discriminação e Reconhecimento
dos Verdadeiros Valores,
Verbum Dimissum,
Caminho Ascendente,
Reconhecimento da Verdade,
Raça Koradhi,
Presença ante o Iniciador,
LLuz Divina,
Paz Profunda
e certeza do Retorno de Cristo.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Em termos Hierárquicos, a Primeira Iniciação Maior é a Terceira (Iniciação da Transfiguração), que é considerada pela G.'. L.'. B.'. como, de fato, sendo a Primeira. O Caminho Místico leva à Primeira Iniciação. Tendo cumprido o seu propósito, se renuncia a Ele, e, então, se segue o Caminho Illuminado Esotérico, que leva às Zonas Illuminadas dos estados superiores de consciência. Sem erro, podemos admitir que todos aqueles que realmente amam seus semelhantes, que estão interessados nos ensinamentos esotéricos e que tentam se disciplinar para alcançar uma maior beleza na vida são Iniciados e passaram pela Primeira Iniciação.

 

 

 

2. Entenda ascender à Cruz como mudar de Cruz. Explicando isto: na obra Astrologia Esotérica, Alice Ann Bailey ensinou que as Três Cruzes do Gólgota são símbolos bíblicos das Três Cruzes Astrológicas: 1ª) Cruz Comum, Cruz Mutável ou Cruz da Experiência Mutável e Adquirida (Crise da Encarnação); 2ª) Cruz Fixa ou Cruz da Transmutação (Crise da Reorientação); e 3ª) Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência [Fundamental] (Crise da Iniciação). Nesta terceira e última Cruz, a vida do ego, a vida na forma e a vida planetária já não mais controlam o ser-humano-aí-no-mundo. [O mau ladrão – Gestas – representa a Cruz Mutável. O bom ladrão – Dimas – manifesta a Cruz Fixa. Jesus – o Cristo – simboliza a Cruz Cardinal.] Quando chegar o momento apropriado, cada um de nós se lançará no encalço da flecha que disparou, recuperará a flecha, acelerará seu passo, Porta após Porta. Isto se repetirá todas as vezes que a flecha seguir adiante. [Este é o Caminho da Iniciação, mas, só quando chegar o momento apropriado. Sem-termo.]

 

Música de fundo:

Summertime
Compositor: George Gershwin

Fonte:

https://freemidi.org/download-9921-
summertime-george-gershwin

 

Páginas da Internet consultadas:

http://citiesxl.wikia.com/wiki/Cities_XL_Wiki

http://pt.coolclips.com/

https://www.inverse.com/

http://acaopopular.net/jornal/

http://diysolarpanelsv.com/

https://pt.dreamstime.com/

https://www.123rf.com/

https://imgur.com/gallery/yMpVb

https://br.pinterest.com/pin/516647388487033417/

http://worldartsme.com/

http://animal-jam-clans-1.wikia.com/
wiki/Animal_Jam_Clans_Wiki

https://sites.google.com/a/phillimore.sheffield
.sch.uk/phillimore-primary-school/p4c

https://giphy.com/

https://www.vectorportal.com/

https://rdomaha.com/

http://www.alittihad.ae/details.php?id=6098&y=2018

http://harboarts.com//

https://lista.mercadolivre.com.br/

https://www.endecocide.org/thankyou/

http://www.shangralafamilyfun.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.