SEM COMEÇO NEM FIM

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

Causa e efeito: antes do efeito, acredita-se em causas diferentes daquelas que aparecem depois.

Friedrich Nietzsche

 

Homens superficiais acreditam na sorte; homens fortes acreditam em causa e efeito.

Ralph Waldo Emerson

 

Os argumentos relativos ao problema da existência de Deus têm sido viciados, quando positivos, pela circunstância de freqüentemente se querer demonstrar, não a simples existência de Deus, senão a existência de determinado Deus, isto é, de um Deus com determinados atributos. Demonstrar que o Universo é efeito de uma causa é uma coisa; demonstrar que o Universo é efeito de uma causa inteligente é outra coisa; demonstrar que o Universo é efeito de uma causa inteligente e infinita é outra coisa ainda; demonstrar que o Universo é efeito de uma causa inteligente, infinita e benévola outra coisa mais. Importa, pois, ao discutirmos o problema da existência de Deus, nos esclareçamos primeiro a nós mesmos sobre, primeiro, o que entendemos por Deus; segundo, até onde é possível uma demonstração. O conceito de Deus, reduzido à sua abstração definidora, é o conceito de um criador inteligente do mundo. O ser interior ou exterior a esse mundo, o ser infinitamente inteligente ou não são conceitos atributários. Com maior força o são os conceitos de bondade e outros assim, que, como já notamos, têm andado misturados com os fundamentais na discussão deste problema. Demonstrar a existência de Deus é, pois, demonstrar: 1º) que o Universo aparente tem uma causa que não está nesse Universo aparente como aparente; e 2º) que esta causa é inteligente, isto é, conscientemente ativa. Nada mais está substancialmente incluído na demonstração da existência de Deus, propriamente dita. Reduzido, assim, o conteúdo do problema às suas proporções racionais, resta saber se existe no raciocínio humano o poder de chegar até ali, e, chegando até ali, de ir mais além, ainda que esse além não seja já parte do problema em si, tal como o devemos pôr.

Fernando Pessoa

 

O nosso engenho todo se esforça em pôr as coisas em uma perspectiva tal, que vistas de um certo modo, fiquem a parecer o que nós queremos que elas sejam, e não o que elas são. A razão é como um instrumento lisonjeiro, por meio do qual vemos as coisas grandes ou pequenas, falsas ou verdadeiras. O nosso pensamento não se acomoda às coisas, acomoda-se ao nosso gosto. O amor, a vaidade e o interesse são os moldes em que as coisas se formam e se configuram, para se apresentarem a nós. E, com efeito, nenhuma coisa se nos mostra como é, contra a nossa vontade.

Matias Aires

 

O Todo é Mente; O Universo é Mental. A criação divina se dá mentalmente, e fazemos todos parte de uma única Mente Universal.

QaiBaLion: Princípio do Mentalismo

 

O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Existe relação entre a Mente Universal e a mente humana.

QaiBaLion: Princípio da Correspondência

 

Nada está parado. Tudo se movimenta; tudo vibra.

QaiBaLion: Princípio da Vibração

 

Tudo é duplo [dual]; tudo tem pólos; tudo tem seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.

QaiBaLion: Princípio da Polaridade

 

Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés. Tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas. A medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.

QaiBaLion: Princípio do Ritmo

 

Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com a Lei. O acaso é simplesmente o nome dado a uma Lei desconhecida. Há muitos Planos de Causalidade, porém, nada escapa à Lei.

QaiBaLion: Princípio de Causa e Efeito

 

O gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e o seu princípio feminino. O gênero se manifesta em todos os planos da existência.

QaiBaLion: Princípio do Gênero

 

Segundo a Teoria do Caos, uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter conseqüências de proporções inimagináveis. O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque.

 

Segundo Pierre Simon Laplace (1749 – 1827), uma inteligência conhecendo todas as variáveis universais em determinado momento, poderia compor em uma só fórmula matemática a unificação de todos os movimentos do Universo.

 

Tudo o que [pensamos, falamos e] fazemos produz algum efeito e causa algum impacto.

Dalai Lama

 

 

 

 

Fontes de consulta:

http://pensador.uol.com.br/autor/dalai_lama/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caibalion

http://www.citador.pt/textos/o-gosto
-e-a-causa-da-aparencia-matias-aires

http://www.citador.pt/textos/da-
existencia-de-deus-fernando-pessoa

http://www.citador.pt/frases/homens-superficiais-acr
editam-na-sorte-homens-ralph-waldo-emerson-6645

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/causa

 

 

 

 

 

 

 

Todo fim está interligado ao início,

e cada início está interligado ao fim,

porque, em realidade, não há início,

como jamais poderá existir um fim.

 

 

 

 

 

 

Como dia e noite, dormir e acordar,

todo final está ligado a um começo.

Desviver e reencarnar, ir ali e voltar,

no Kosmos, têm o mesmo endereço.

 

 

 

 

 

 

Não há isolação, não existe divisão;

no que seja, todo sim embute um não.

O que ocorre a um ocorre com todos.

 

 

 

 

 

 

Acionada u'a causa, haverá um efeito.

Como um rio que serpeia em seu leito,

todo os efeitos gerados são acômodos.1

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. De uma forma ou de outra, precisamos compreender que, na verdade, não há nem justiça nem injustiça, nem prêmio nem castigo, nem consolação nem desolação. Há, sim, uma espécie de mecanismo universal que coloca cada coisa no seu devido lugar, isto é, em seu adequado e concertado plano vibratório. Mal comparando, isto é mais ou menos como colocar lado a lado um fusquinha 1960 de 1.200 cilindradas e uma Ferrari 2013. Exagerando, quando o fusquinha começasse a acelerar, a Ferrari já haveria chegado onde deveria chegar. Isto também é semelhante a uma pessoa que tem pouca instrução, e decide, por exemplo, ler a Bíblia. Primeiro, não compreenderá o sentido da maioria das palavras. Segundo, não fará as necessárias conexões entre as palavras. Juntando as duas coisas, acabará se convencendo e apenas admitindo o ipsis litteris bíblico, como, por exemplo, que Jonas esteve no ventre de um grande peixe [em grego, këtos, geralmente, traduzido por baleia] três dias e três noites (Profecia de Jonas, II). Estou fazendo um estudo sobre o pensamento budista de Atisha – um dos Instrutores da Humanidade que reintroduziu o Budismo no Tibete após o seu quase desaparecimento sob o reinado de Langdharma – que publicarei proximamente. Uma de suas recomendações de Atisha é: Não transfira a carga do boi para a vaca. Ora, esta alegoria lida ipsis litteris é, no mínimo, uma infantilidade. Assim também é a Bíblia, que está repleta de alegorias e de Instruções Iniciáticas. Agora, o pior não é a perdoável, digamos assim, incultura das pessoas, mas, a má-fé obscena, misturada com ausência de erudição também, desses pregadores de meia-tigela e de nenhuma claridade mundo afora, que, descarada e despudoradamente, se aproveitam da ingenuidade das pessoas, para lhes infundir medo de demônios inexistentes e submissão genuflexiva a deuses imaginários. Eu conheço uma pessoa que, se alguém falar a palavra demônio na sua frente, ela se benze sete vezes. E quantos há por aí, que, ao passarem na frente de uma igreja, fazem o sinal-da-cruz? É simplesmente por isto que todos esses rezadores e benzedeiros por aí estão cheios de dinheiro. Mas, não recomendo a ninguém que tente ver o que eles têm nas entranhas, pois, se não estiver preparado, poderá até desmaiar. É uma podridão só!

 

Música de fundo:

Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (The Bomb Run)
Compositor: Laurie Johnson

Fonte:

http://mp3hamster.net/muz/strangelove%20bomb

 

Página da Internet consultada:

http://tajames.net/main/bio.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.