Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

O ódio, mais uma vez, odiou.

A intolerância não tolerou,

pré-qualificou, escolheu e matou.

O amor gemeu e chorou.

 

Nesta vida, quem apouca, ataranta

e assassina... Rangerá.

Quem se solidariza, ama, adianta

e se importa... Galgará.

 

Entretanto, jamais hipoteticamente,

sempre categoricamente;

ainda que a cada instante se possa eleger.

 

Essas coisas mais do que óbvias, até partir,

haverei de ecoar e de repetir.

Todos nós nascemos da Vida para Viver!

 

 

 

 

 

 

Tiroteio em Universidade dos EUA
— 33 Mortos —

 

Editado da globo.com:

http://g1.globo.com/
Noticias/Mundo/0,,MUL22757-5602,00.html

16/04/2007 - 18h:47min
Atualizado em 16/04/2007 - 21h:04min

 

 

 


Trinta e três pessoas foram mortas a tiros na segunda-feira (16 de abril de 2007) – incluindo o suspeito de ser o autor dos ataques – em um patético tiroteio na Virginia University of Technology, nos Estados Unidos da América. Em coletiva de imprensa, Charles Steger, o reitor da Instituição, afirmou que o atirador ainda não havia sido identificado*. O atentado ocorreu no campus da Virginia University of Technology, em Blacksburg, e aconteceu dias antes do aniversário de oito anos do massacre de Columbine.

O primeiro ataque foi em um dormitório e deixou 2 mortos. O segundo foi em salas de aula e resultou em mais 31 mortes.

De acordo com as autoridades americanas, um homem armado teria começado a atirar em um dormitório estudantil e, horas depois, voltou a matar em uma das salas de aula. A identidade do atirador ainda não foi revelada pela polícia, que não informou se ele era um estudante na Universidade e qual seria o motivo dos ataques. O Federal Bureau of Investigation (FBI), polícia federal dos Estados Unidos, disse, entretanto, não haver indícios de ter sido um atentado terrorista.

Não se sabe ainda se há cidadãos brasileiros entre as vítimas. Contudo, um estudante brasileiro, Francisco Müller, que estava à cerca de 200 metros do local do tiroteio, contou em entrevista ao G1 que ouviu vários disparos. O professor da Universidade Luiz Antonio Silva, e também brasileiro, afirmou que está 'em choque' com o que aconteceu. Ele não estava no campus no momento da matança. Outra brasileira, que estuda na mesma Universidade, Deise Galan, de 19 anos, contou que estava em um prédio ao lado do que foi atacado pelo atirador. — 'Foi desesperador' — declarou em entrevista ao G1. Alunos e professores acusaram a Universidade de negligência.

A polícia encontrou duas pistolas automáticas de 9 milímetros no local, mas, devido ao alto número de mortos e feridos, especula-se que pode ter sido usado armamento mais pesado ainda não encontrado.

As autoridades pediram aos estudantes que permanecessem em áreas seguras, nos dormitórios ou nos edifícios da Universidade, e que não se aproximassem das janelas.

A Universidade relatou tiroteios em pontos opostos do campus, a partir das 8h:15min da manhã (horário de Brasília). Inicialmente, no prédio de dormitórios West Ambler Johnston, que é um dos maiores do campus, com 895 moradores, e, duas horas depois, no Hall Norris, um prédio de engenharia à cerca de um quilômetro do dormitório.

Um estudante que conversou com a rede de televisão CNN informou que a situação no campus era de verdadeiro 'caos'. No próximo dia 20, sexta-feira, fará oito anos que estudantes armados mataram 13 pessoas em uma escola em Littleton, no Colorado, episódio que ficou conhecido como o massacre de Columbine. Até esta segunda-feira, o pior massacre já acontecido em uma universidade dos EUA havia deixado 17 mortos, no Texas, em 1996. Na ocasião, Charles Whitman subiu em uma torre de observação, no 28º andar da Universidade do Texas, em Austin, e atirou contra 16 pessoas antes de ser morto pela polícia.

O governador da Virgínia, Tim Kaine, declarou estado de emergência em todo o Estado, e as bandeiras ficarão a meio-mastro.

* Hoje, 17 de abril de 2007, já se sabe que o autor da tragédia-matança na Virginia University of Technology foi Cho Seung-hui, de 23 anos, que cursava o último ano do curso de licenciatura em inglês na Universidade. O crime parece ter sido passional, e a primeira vítima teria sido uma ex-namorada do atirador.

 

As quatro perguntas que se impõem são: 1ª) Por que essas coisas acontecem? 2ª) Por que essas coisas acontecem justamente e particularmente nos EUA? 3ª) Aonde iremos parar? 4ª) O que os místicos podem fazer para minimizar esses sofrimentos?

Já que essa coisa monstruosa acontececeu nos EUA, acabei me lembrando do tempo de Wyatt Earp, Morgan Earp, Virgil Earp e Doc Holiday. O velho oeste americano foi transferido para as salas de aula das universidades, mas sem a dignidade daqueles tempos. Hoje, o lendário gunfight at O. K. Corral é massacre sem direito de defesa! O tiroteio daquela tarde de quarta-feira, em 26 de outubro de 1881, Tombstone, Arizona, virou chacina em 16 de abril de 2007 na Virginia University of Technology! Gostando ou não, somos todos responsáveis.

Como explica Swami Subrahmanyananda na Introdução ao Estudo da Gita, ... no momento em que se permite que um pensamento de natureza viciosa entre na mente, nela se precipitam átomos e moléculas tamásicasa ou rajásicasb que conduzem à gratificação e satisfação desse pensamento. Mas se a atenção for afastada dele e dirigida ao bem, que é o oposto de tal pensamento, esses átomos e moléculas necessariamnete caem, e átomos e moléculas sátwicosc tomam seu lugar.

a) Tamas ou Svapara-Shraddha induz à completa identificação com a natureza inferior, acompanhada de completo não-reconhecimento do Ser.

b) Rajas ou Samsara-Para-Shraddha manifesta um forte desejo de viver a vida material externa.

c) Satwa ou Atma-Para-Shraddha envolve a devoção ao Eu Superior, que é o Raio Átmico em cada um.

É por isso que vira-e-mexe eu repito: somos todos responsáveis. Por tudo.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.uweb.ucsb.edu/
~cperaza320/555%20copy.htm

http://www.spiritualwisdom.org.uk/
eternal-life.htm

http://www.clantongang.com/
oldwest/gunfight.html