Pronunciamento da Shell Oil Co.

Uma contribuição de

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Música de fundo: Alien
Fonte: http://www.chez.com/boigien/midi/tv/tv.htm

 

Recentemente recebi o Comunicado abaixo do Sr. Jorge Carlos Costa e acho absolutamente conveniente divulgá-lo. Aqueles que tiverem a oportunidade de ler este Comunicado podem e devem copiá-lo e remetê-lo para os parentes e para os amigos. Na verdade, para todos. A maioria das pessoas não sabe o perigo que é abastecer um carro com o telefone celular ligado. Simplesmente podem morrer ou sofrer um acidente gravíssimo, ainda que os interessados insistam em negar esse perigo. Convém! É, mutatis mutandis, como forno de microondas, ozonizador de água e outros bagulhos que ninguém deveria ter em casa.

Enfim, não adianta muito evitarmos e lutarmos contra os crimes ecológicos (agressão consciente aos ecossistemas) se praticamos, por ignorância, equívocos ecológicos (agressão inconsciente aos ecossistemas). Este conceito não admite exceções. Uma pessoa que resolve falar ou atende a um celular próximo a inflamáveis está cometendo um ato temerário. A partir da leitura deste texto, aquele que o fizer não mais poderá dizer que ignora as conseqüências. Um fato é certo: se houver um acidente grave (eu espero que isto munca ocorra) e pessoas ficarem feridas ou vidas forem ceifadas, a partir de agora não será mais um equívoco praticado para aqueles que tiverem acesso a este Documento. Será crime mesmo. Lembrando, pois não custa: as bombas que lançaram e que continuam a lançar (todos os tipos de bombas) em todas essas guerras malucas é uma mistura de dois crimes básicos: contra o próprio homem e contra a Natureza como um todo (minérios, minerais, flora e fauna).

 

 

COMUNICADO
(Fiz acréscimos e ajustes no texto)

 

 

 

Recentemente, após três incidentes nos quais telefones celulares inflamaram gases durante operações de enchimento de tanques de gasolina, a Shell Oil Company emitiu a seguinte advertência:

No primeiro incidente, o telefone havia sido colocado sobre o capô traseiro do carro durante o abastecimento; o telefone tocou, e, em seguida, um incêndio destruiu o carro e a bomba de gasolina.

No segundo, uma pessoa sofreu sérias queimaduras na face quando gases se incendiaram no momento em que respondia a uma chamada celular enquanto abasteciam seu carro.

E, no terceiro, um individuo teve seu quadril e sua virilha queimados conforme os gases se incendiaram quando seu celular, que se encontrava em seu bolso, tocou, enquanto estava abastecendo o carro.

É muito importante você saber que:

 Telefones celulares podem incendiar os vapores de combustíveis líquidos ou gases combustíveis.

 Telefones celulares, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia necessária para provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio.

  Telefones celulares não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando você estiver abastecendo cortadores de grama, barcos etc.

  Telefones celulares não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos, ou poeira gasosa (isto é, solventes, elementos químicos, gases, poeira de grãos etc.)

Em suma, aqui vão as Quatro Regras para o Abastecimento Seguro:

 1) Desligue o Motor;
 2) Não Fume;
 3) Não use seu telefone celular — deixe-o dentro do veículo ou desligue-o (melhor desligá-lo); e
 4) Não retorne ao seu veículo durante o abastecimento.

O Senhor Bob Renkes, do Petroleum Equipment Institute, está engajado em uma campanha que intenciona informar as pessoas quanto ao risco de incêndios resultantes da eletricidade estática em postos de gasolina. Sua empresa já investigou 150 casos desse tipo de incêndio. Os resultados foram surpreendentes:

1) Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres.
2) Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava em seu veículo enquanto o bocal da bomba ainda estava bombeando gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar o bocal e o incêndio foi iniciado por causa da
eletricidade estática.
3) A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha.
4) A maioria dos homens nunca entra de novo em seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Essa é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio.
5) Nunca use telefones celulares enquanto estiver abastecendo seu veículo. DESLIGUE-O.
6) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios quando submetidos a cargas estáticas.
7) Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e o bocal foi tocado durante o abastecimento, isso tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos. Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor.
8) Dezessete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida, e antes que o abastecimento tivesse sido iniciado.

O Sr. Renkes enfatiza a instrução de NUNCA entrar de novo em seu veículo durante o abastecimento. No caso de haver uma necessidade absoluta de retornar ao seu veículo durante o abastecimento, nunca se esqueça de, após fechar a porta, TOCAR EM UM METAL antes de retirar o bocal da bomba. Através desse gesto simples você estará se descarregando da eletricidade estática antes de remover o bocal. Guarde estas quatro palavras: TOCAR EM UM METAL.

Como mencionado acima, o Petroleum Equipment Institute, junto com muitas outras companhias, está realmente tentando conscientizar a todos quanto a esse perigo. Você poderá obter maiores esclarecimentos acessando http://www.pei.org/. Uma vez conectado, clique no centro da tela onde está escrito Stop Static. Visite o Website indicado e assista a um filme que envolve uma moça, um celular um carro abastecendo e eletricidade estática. Isto é uma salada explosiva! A moça – coitada! entrou nessa quentura como Pilatus no Credo! Lá, clique em Is This a Hoax? ou na figura abaixo, que é um link direto para o filme. Acessada a página, volte a clicar na mesma figura... e veja o susto pelo qual passou Pilatus, quer dizer, a moça! Grave esta brincadeira: ela salvará sua vida.

 

 

Envie esta informação para TODA a sua família e para os amigos, especialmente aqueles que transportam crianças em seus carros enquanto enchem seus tanques com gasolina. Se isso ocorrer com eles, talvez eles não sejam capazes de tirar as crianças do carro em tempo de salvá-las. Se seguirem as instruções acima, nada acontecerá jamais.

 

ACRÉSCIMO

 

E eu acrescento: isso é mais grave do que se possa imaginar. Com a proliferação de celulares o perigo aumenta, porque pessoas passam com o celular ligado enquanto alguém está abastecendo. Por isso, as medidas acima incluem os transeuntes. Fique atento e advirta a quem se aproximar de um veículo que esteja sendo abastecido. Ora Bolas! Já não houve gente que brincou com material altamente radiativo sem saber o que estava fazendo? Já não houve quem usasse ascarel (líquido dielétrico, tóxico, incombustível e altamente cancerígeno ainda usado especificamente como óleo de transformador) para cozinhar e para pegar um bronze? Já não houve também quem, ao ver que o forno se apagara, resolveu acendê-lo e ele explodiu? E por aí vai. Em outro patamar, os acidentes mais graves que ocorrem nas indústrias são exatamente pela teimosia dos funcionários em não usarem o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Se algumas pesquisas sugerem que telefones celulares causando incêndios são apenas lendas urbanas, como químico digo que não. Se, na maioria dos acidentes, a eletricidade estática é a causa mais provável dos acidentes, o telefone celular não pode ser excluído como agente potencialmente perigoso. Não se pode esquecer de que o que inflama são os vapores! A nossa Era Tecnológica ainda irá nos trazer grandes dissabores. Precisamos estar atentos para não comprar as besteiradas que enfiam a todo momento pelos nossos olhos, pelos nossos ouvidos e por outros buracos mais espalhados pelo nosso corpo. Atentem para isto: um copo de vinho, uma dose de uísque e um chope têm exatamente o mesmo teor alcoólico! Exatamente o mesmo, e as pessoas desconhecem este fato! Como desconhecem que o álcool destrói a glândula pineal — aquela bolinha besta no meio da cuca que permite que a gente converse mentalmente com Papai do Céu e com outros Amigos do Peito! De qualquer forma, vidas estão em jogo; vidas podem ser salvas. Faça a sua parte. COMO MÍSTICOS NÃO PODEMOS FICAR EM SILÊNCIO. NUNCA!