SECRETÁRIO
ÍNTIMO
(Parte V)
Rodolfo Domenico Pizzinga
Introdução e Objetivo Deste Estudo
Este estudo se constitui da quinta e última parte de uma coletânea de fragmentos da obra Secretário Íntimo (Preboste ou Juiz ou Mestre Irlandês – Intendente dos Edifícios ou Mestre em Israel – 6º Grau – 7º Grau – 8º Grau – Esta é a Maçonaria), de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria.
Jorge Elias Adoum
Fragmentos da Obra
Para que o homem possa ditar leis, ele deverá se converter em lei. Para que possa exigir um direito à sociedade, precisará, primeiro, ter cumprido seu dever para com a mesma sociedade. Mas, para chegar a isto, deve conhecer a si mesmo; nunca deverá ter um interesse pessoal, e tudo o que faça, para que seja bom, deverá beneficiar seus semelhantes. Se os nossos semelhantes são os nossos outros Eus, tudo o que fizermos em seu benefício deverá recair sobre nós. Este é o verdadeiro altruísmo, que leva nossos pensamentos e nosso trabalho para melhorar as condições de nossos irmãos. E, isto aumenta nossa propriedade em Sabedoria e Virtude. Só assim cessarão na Terra as misérias humanas.
Para aprender as Ciências que o Grau Oito da Maçonaria oculta é necessário compreender os sete símbolos que compõem este Grau, que são: o Compasso, o Esquadro, o Nível, o Cinzel, o Malhete, a Alavanca e o Prumo.1
Divinos atributos: Poder, Vida e Amor. Deless se desprendem: Formosura, Sabedoria, Misericórdia, Perfeição, Justiça, Ternura e Manifestação.
I A I N
9, 27 e 81.
A ignorância em que todo neófito se encontra antes de haver sido iniciado e instruído o impede de ver claramente a beleza interna do Templo do Deus Vivo, que mora no Corpo [Coração] do homem.
Uma faculdade tem por base outra, mas, uma faculdade não nasce de outra, senão depois de seguir um longo intervalo.
Sendo a consciência o agente do progresso, deduz-se que a conservação deve preceder o progresso. A conservação é a condição do progresso e o instinto é a condição da consciência; logo, a condição material deve ser primeiramente cumprida para que se manifeste o resultado moral. A linguagem é a primeira manifestação da vida moral, isto é, da vida social.
Todas as religiões atuais estão baseadas sobre a Religião Fálica, e todas, sem exceção alguma, são modificações e continuação velada das formas arcaicas adaptadas às condições modernas, ambientes e propósitos.
A Lei de Atração entre dois sexos opostos, para se reunirem, é uma Lei puramente Divina, que tem por objetivo a manifestação do Verbo em um novo ser, que, por sua vez, oferece a oportunidade para atrair à vida uma nova alma com a Chama Sagrada. Este impulso é o mais alto dom de Deus outorgado à Natureza e ao homem. O desejo sexual não é um apetite animal, como alguns ignorantes acreditam; ao contrário, é o desejo mais elevado que a Providência depositou em cada ser. As religiões débeis e raquíticas atuais consideram o sexo como sujo e denigrescente.
A Chama Sagrada Inefável não pode se manifestar nem brilhar através de um ser impotente. Sem sexo não há amor, e sem amor não há religião. A Religião Fálica adorava o mistério da vida e da criação; era a devoção ao Poder Criador Onipotente por meio da procriação e da transmissão da vida de uma geração à outra. Este mistério está encerrado no sexo.
A Religião do Falo, até hoje, ensina que ao orar o homem invoca a Deus; mas, ao se unir sexualmente à sua mulher, converte-se em Deus. O Fogo do Sexo é o Fogo da Santidade. O Sexo está em Deus, como o Filho está no Pai. O Sexo e a Santidade são duas linhas paralelas que se encontram em Deus; mas, os olhos dos libertinos e dos santarrões fanáticos não podem ver este [Grande] Encontro.
O mal não está no ato, senão nos pensamentos que precedem e acompanham o ato.
O sexo é o Fruto da Árvore da Vida... Ao comê-lo, o homem se fez um Deus...
A Religião Fálica ensina que o Sexo é o caminho que conduz à Illuminação, mas, a paixão sexual... impede a entrada do homem impuro no Éden-de-si-mesmo. Nenhum valor tem a castidade afastada do Sexo. A verdadeira castidade deve estar na pureza e na Santidade do Sexo. O Verdadeiro Casto é aquele que eleva sua virilidade até a Divindade.
Há a sexualidade carnal e a Sexualidade Espiritual. A sexualidade carnal é o nascimento e a morte, enquanto a Sexualidade Espiritual é a ressurreição eterna.
O Iniciado, em vez de seguir uma pessoa ou um profeta, vai diretamente à Fonte da LLuz, à aquela LLuz da qual ele é uma Chispa.
O poderoso tentador: o desejo sexual.
Vinho Bebida Sagrada dos Mistérios.
Função sexual Princípio da Vida, que deve ser sacrificado para engendrar a Vida.
Lua Útero da Natureza.
Dilúvio Universal Mitraico A Chispa Divina no interior do homem o preservou no Útero da Natureza contra o dilúvio das paixões, dos erros e das trevas.
Toda religião tem uma parte para ser divulgada ao público, e outra, secreta, para os Iniciados.
O ambiente que rodeia o ser, a herança, a educação, tudo pode influir no homem, mas, a energia básica que fundamenta o caráter assenta-se notadamente sobre o dinamismo psicológico positivo provido pelo temperamento, que é a substância espiritual básica indispensável para a formação da personalidade, sendo o caráter aquilo que é modelado e gravado sobre esta substância. Embora nada exista no sentimento que não tenha estado antes nos sentidos, disse Aristóteles, sem embargo, é indubitável que algo temos e que trazemos já ao nascer. Deste modo, encontramos que na estrutura do caráter gravitam dois fatores determinantes, que são: 1º - as disposições herdadas, que, segundo o espiritualismo, é ‘o que trazemos por merecimento’; e 2º - as reações pessoais, ou seja, ‘nossa vida atual como conseqüência de causas anteriores’, segundo a filosofia espiritualista.
Os três atributos do Eu, na consciência, para destacar a vida humana são: pensamento, sentimento e vontade.
Ninguém pode passar sem água, e os que não a bebam terão forçosamente de suportar muitas enfermidades.
Um regime completo e saudável, que satisfaça às necessidades do organismo, deverá proporcionar: produção de calor, produção de energia muscular, produção de energia nervosa e reparação de tecidos orgânicos.
O regime vegetariano pode ministrar ao organismo todos os princípios nutritivos de que necessita, porém, é necessário haver uma combinação acertada dos alimentos e, sobretudo, considerando-se cada idade e cada ofício. Nada há que mais prejudique a saúde do que seguir exclusivamente um regime carnívoro; também não é aconselhável adotar um regime só de vegetais. O melhor regime é aquele que proporciona todos os princípios dos alimentos sem causar dano ao organismo, como o causa o abuso da carne, de bebidas e de excitantes.
Os vegetais contêm os quatro elementos da Natureza, energia, substância e vida como nenhum outro alimento.
O regime vegetariano, que não é tão rigoroso quanto o vegetalista [veganismo2], é o mais conveniente para todos, porque inclui leite e derivados e admite os ovos.
A súbita mudança de regime é bastante arriscada à saúde.
A combinação dos regimes vegetariano, vegetalista [veganismo] e naturista, conforme a idade, a profissão, o temperamento, o clima, a estação do ano e o estado do indivíduo, é o padrão mais favorável para que o Corpo Físico se mantenha são, sem exageros nem manias na alimentação.
É necessário evitar as bebidas alcoólicas e os excitantes (café, chá, absinto, canela, cravo, noz-moscada, vinagre, pimenta e mostarda).
Vitamina A: estimula o apetite, evita a formação de cálculos nos rins, fortalece o aparelho digestivo, conserva a pele em bom estado, ajuda o sistema respiratório, oferece defesa às infecções renais e favorece o crescimento das crianças e a renovação vital dos adultos. A insuficiência desta vitamina é a causa da prisão de ventre, altera a digestão, resseca a pele, diminui o apetite, provoca a diarréia, atrofia as glândulas supra-renais e diminui a resistência às infecções. É armazenada no fígado, nos rins e na pele.
Vitamina B: favorece a atividade do estômago, do intestino e as secreções dos sucos digestivos, ajuda a assimilação, fortalece o sistema nervoso, desperta o apetite, produz a reprodução celular e aumenta a resistência às infecções. A carência da vitamina B afeta o coração, o sistema nervoso, o intestino, a capacidade de procriação em ambos os sexos e é a causa de numerosas enfermidades. É armazenada fígado.
Vitamina C: estimula a calcificação, favorece o crescimento, enriquece o esmalte dos dentes e fortalece os vasos sangüíneos. É necessária na formação intercelular e facilita o crescimento. Sua carência é a causa das mais variadas enfermidades como o escorbuto e outras. É armazenada principalmente na película ou envoltório que recobre as glândulas supra-renais.
Vitamina D: favorece o metabolismo do cálcio e do fósforo, mantém o cálcio no sangue, regula a ação muscular, influi na consistência e na dimensão dos ossos e estimula todo o sistema glandular de secreção interna. Sua deficiência causa o raquitismo e outras enfermidades. É armazenada no fígado e em certos sucos contidos na pele, os quais necessitam dos raios ultravioletas do Sol ou da luz artificial para sua liberação.
Vitamina E: Favorece os hormônios sexuais, sustém o apetite genésico, mantém a normalidade dos testículos, ovários e útero, estimula a reprodução celular depois de alcançada a plenitude sexual e atua sobre o sistema nervoso voluntário. A deficiência da vitamina E afeta os órgãos mencionados e causa a esterilidade, entre outras enfermidades.
Vitamina G: Sua ação é idêntica à da Vitamina D.
Vitamina H: está armazenada no fígado. Sua deficiência ocasiona a queda do cabelo, palidez, dermatites, dores musculares e lassidão geral.
Um alimento completo é aquele que satisfaz a todas as necessidades do organismo, proporcionando suficiente Matéria plástica, sais minerais, combustíveis e vitaminas em geral, quanto requeiram os 200 quintilhões de células para realizar os dois movimentos seguintes: 1º - movimento progressivo ou de assimilação, durante o qual as células se nutrem; e 2º - movimento regressivo ou de desassimilação, durante o qual se eliminam os resíduos inúteis.
Combinações que constituem uma completa alimentação:
1ª - Frutas, cereais e ovos.
2ª - Cereais, verduras e frutas oleosas.
3ª - Frutas, leite e cereais.
4ª - Frutas, pão e frutos oleosos.
5ª - Verduras, arroz e ovos.
6ª - Salada, ovos e pão.
7ª - Verduras, cereais e frutas oleosas.
Combinações aproveitáveis de alimentos:
Hortaliças com cereais.
Pão com toda classe de alimentos.
Hortaliças com batatas.
Salada com cereais.
Batatas com hortaliças e ovos.
Nozes com cereais e hortaliças.
Queijo com cereais ou batatas.
Cereais com frutas secas.
Ovos com todos os alimentos, exceto com leite e queijo.
Frutas com cereais e pão.
O traje moderno, tanto o masculino como o feminino, parece que foi idealizado pelo demônio ou pelo maior inimigo da Humanidade, pois foi concebido exatamente para contrariar a saúde, a comodidade e a estética, como o cinto ou os suspensórios para sustentar as calças, os espartilhos (felizmente postos à margem) e a gravata – esse freio da civilização moderna. Todas estas prendas deveriam ser excluídas da moda por serem prejudiciais à boa respiração.3
O homem é conforme respira e respira conforme é. O riso, o suspiro e o pranto são três modalidades de respiração, de modo que a alegria, a esperança e o pesar influem praticamente na maneira de respirar, e esta maneira interessa sobremodo o Corpo Físico, o Corpo da Alma e o Corpo do Espírito.
No ar existe o Alento da Vida, que foi soprado nas narinas do homem, dele fazendo Alma Vivente. Este Alento é uma espécie de energia primária que coexiste com a luz e com a eletricidade, enchendo os espaços intermoleculares e alimentando a vida individual do ser vivo. Esta energia, chamada pelos iogues de 'prana', que aspiramos no ar, tem duas modalidades: positiva e negativa. As proporções que assimilamos dos eflúvios positivos e negativos estão condicionados pelo mecanismo de nossas narinas. A fossa nasal direita do homem (na mulher é a esquerda) assimila energia positiva, enquanto a esquerda (na mulher, a direita) assimila a negativa. Em cada 24 horas a respiração flui alternadamente pelas fossas nasais, fechando-se por si mesma uma enquanto se abre a outra; em condições normais, esta mudança se verifica de hora em hora. Esta mudança foi comprovada cientificamente e o estudante também pode comprová-la, colocando um espelho debaixo do queixo e expirando pelo nariz. Verificará que o alento de uma narina embaça o espelho mais do que a outra, quando está em plena função.
Capacidade respiratória inferior à normal poderá predispor à tuberculose pulmonar.
O Conhecimento consiste em formar uma imagem do que se quer. Daquilo que nos agrada desfrutar em realidade! Quando esta imagem for suficientemente clara, e haja tempo e lugar para se proceder, então, se poderá caminhar para a Realização. A Realização depende da insistência com que o subconsciente reviva no consciente as idéias e a urgência para ver uma coisa realizada. A Visualização [mental] consiste em ver mentalmente nossos desejos em imagens. Durante a Visualização, é necessário excluir da mente todas as idéias alheias ao processo em curso.
As entidades inteligentes em nosso interior obedecem às ordens e determinações benéficas do Eu-sou.4
Exercício Respiratório: 1º) colocar-se apropriadamente em local ventilado, corpo ereto e nu da cintura para cima, pés juntos e braços caídos aos lados do corpo; 2º) fazer uma respiração lenta e profunda, ao mesmo tempo em que se levantam os braços para o alto até juntar a palma das mãos sobre a cabeça e até que se toquem no preciso momento em que termina a inspiração. O tempo da inspiração deve ser de 8 segundos ou 8 palpitações do coração; 3º) reter a respiração durante 4 segundos ou 4 palpitações; 4º) expirar extensamente durante 8 segundos baixando os braços à sua primeira posição no preciso momento de concluir a respiração; 5º) inspirar rapidamente pelo nariz e em seguida expirar também rapidamente pela boca. É preciso praticar até dominar a técnica. Ao inspirar, é necessário pensar que se está vitalizando todo o organismo ou a parte interessada, e que a Energia Vital acode como uma torrente de Luz pelas narinas, circula em todo o corpo e vai diretamente à parte interessada. Ao reter a respiração, visualizar que a energia está operando e desenvolvendo o poder harmônico no corpo e o enchendo de magnetismo benéfico. Ao expirar, pensar [imaginar] que todo o organismo está expelindo tudo o que é indesejável dentro de si. Cada sessão de exercícios não deve ir além de 7 vezes.
Exercício respiratório para saturar de Energia Vital o Corpo Físico, melhorar as funções dos brônquios, do estômago e dos intestinos, depurar o sangue e vitalizar os pulmões e o coração: 1º) posição como na anterior, vertical e erguida. Inspirar lentamente pelo nariz e levantar os braços à medida que se inspira até formar uma reta entre os mãos e os ombros; 2º) reter o Alento durante 5 segundos, movendo rapidamente os braços para trás; outra vez para a frente até colocá-los novamente na posição primitiva; este movimento é feito durante 5 segundos; 3º) expirar fortemente pela boca ao terminar o movimento; 4º) inspirar rapidamente pelo nariz e expirar rapidamente pela boca. Cada sessão de exercícios deve ser feita 7 vezes.
Exercício respiratório para auxiliar as funções intestinal, hepática e renal: 1º) posição vertical com as mãos apoiadas nas cadeiras; 2º) inspiração lenta e profunda pelo nariz; 3º) retenção do ar o maior tempo possível; 4º) inclinar o corpo para a frente, dobrando-o na altura da cintura mantendo os pés firmes, fazendo a expiração lentamente pelo nariz; 5º) volver o corpo à posição vertical com um inspiração profunda também pelo nariz; 6º) inclinar o corpo para trás, com os pés firmes, fazendo a expiração pausadamente; 7º) volver o corpo à posição vertical e inspirar profundamente; 8º) voltar o corpo para a direita e expirar; 9º) volver à posição vertical e inspirar; 10º) voltar o corpo para a esquerda e expirar; e 11º) volver à posição vertical e respirar rapidamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
Exercício respiratório para fortificar os órgãos inferiores do corpo, ajudar a eliminar os detritos do intestino grosso e encher de magnetismo os pés e as pernas dando-lhes força e resistência: 1º) deitado na cama ou no solo, inspirar profundamente; 2º) reter o Alento o maior tempo possível; 3º) enquanto se retém a respiração, juntar as pernas e levantá-las perpendicularmente em direção ao teto; e 4º) baixando as pernas, expira-se pelo nariz.
Cada centímetro de capacidade respiratória aumentada dilata a área da aura e amplia a sutilidade vibratória. O estudante bem desenvolvido tem uma aura que brilha a vários metros de distância.
O caráter influi na saúde, e a constituição orgânica influi no caráter: virtudes e vícios constituem o temperamento psíquico do homem. Assim como as enfermidades do corpo repercutem no ânimo, assim também as enfermidades do ânimo têm sua repercussão no corpo. Se o homem pudesse ver os efeitos que produzem a cólera, o rancor, a inveja e a paixão, ficaria horrorizado ante o espetáculo apresentado pelo seu coração, estômago, fígado e demais glândulas, entregues a tão baixas paixões, ele se converteria num Santo, e não tornaria a cometer tais faltas durante a sua vida. Os vícios perturbam a atividade normal das células, matando grande quantidade delas e fazendo do homem um escravo da enfermidade. Ser virtuoso é ser simplesmente normal e natural, e não como crêem alguns que é ser um Santo. Para ser virtuoso é preciso pensar, ansiar e praticar virtudes que suplantem os efeitos e as conseqüências do vício ou da paixão dominante. Para desarraigar um vício e adquirir uma virtude ou um hábito bom, é necessário o concurso da Vontade, do Entendimento e da Memória, para realizar o intento. A Vontade é necessária para preservar o empenho. O Entendimento para conhecer o que favorece e o que prejudica. A Memória nos faz recordar as funestas conseqüências que nos advieram do vício.
O hipnotismo e a sugestão são dois ramos da Magia, mas, assemelham-se a uma arma de dois gumes. Não servem para educar a vontade, ainda que sejam muito proveitosas para curar enfermidades e vícios.
É desde o nascimento até os sete anos que se preparam os alicerces do edifício da vida. Todo o hábito bom adquirido durante a infância perdurará por toda a vida.
O homem é Espírito, manifestado em um Corpo Físico por meio da [personalidade-]alma. O homem não estando são de Corpo, também o não poderá estar da [personalidade-]Alma e do Espírito.
Para se obter uma boa concentração, é necessário fortalecer o Corpo Físico, o Corpo da Alma e o Corpo do Espírito.
A parte está no todo e o todo está na parte. [Tudo está em tudo].
A Perfeição Indefinida é o centro de atração de todos os feitos morais.
O Espírito é o Pai e a Matéria é a Mãe; unem-se para engendrar o Filho, o Universo – a existência expressa.
O movimento, do ponto de vista dos ilimitados, não é mais do que a ação do Espírito sobre a Matéria, em vista de um feito para um resultado. Todavia, do ponto de vista dos seres limitados, o movimento é tudo o que, no Universo, se chama força de atração ou de repulsão. Mas, propriamente falando, não existe repulsão, porque esta é falta de atração e não é mais do que uma força negativa. Por isto, quando dois corpos não se atraem, se repelem.
Atração e Antiatração
No Universo, a imobilidade não existe.
A Natureza toda se manifesta em perpétua dualidade. Todos os seres do Universo têm cada qual um ser paralelo, que é o seu correlato.5 De todos os seres correlatos entre si, um é, e dever ser o ativo e outro o passivo. O ser ativo age sobre o passivo, completando-o e dando-lhe o movimento que não teria sem ele. O ser passivo sofre a ação do ser ativo e o ajuda a completar o movimento que, só, não poderia desenvolver. Os seres ativo e passivo se completam, por possuírem propriedades correlativas diametralmente opostas e feitas para se ajustarem umas às outras. O ser ativo é o alto-relevo do passivo, que é, logicamente, o baixo-relevo ou sua forma. Os corpos correlatos e paralelos são simpáticos; ao passo que os dissociados são antipáticos e se repelem. Onde há correlação há atração e vice-versa. Existe correlação entre o Espírito e o Tempo, logo há atração entre eles. Existe correlação entre a Matéria e o Espaço, logo há atração entre eles. Existe correlação entre o Espírito e a Matéria, entre o positivo e o negativo, entre o homem e a mulher, entre a alma e o corpo etc... Logo, há atração entre eles. Existe correlação entre a Matéria candente sutil e a Matéria sólida densa, logo há atração entre elas. Finalmente, existe uma correlação entre determinadas formas de Matéria e outras, com o objetivo de produzirem um resultado, logo, existe atração entre as diversas formas correlativas da Matéria sólida. Também há a mesma atração das formas correlativas da Matéria calórica, porque não duvidamos da divisibilidade da Matéria calórica em muitas formas.
Eu-sou Deus em forma corpórea! Eu-sou Valor! Eu-sou Amor! Eu-sou Força!
Tudo é Um.
_____
Nota:
1. O Compasso simboliza medida na pesquisa; o Esquadro simboliza retidão na ação; o Nível simboliza emprego correto dos conhecimentos; o Cinzel simboliza discernimento na investigação; o Malhete simboliza vontade na ação; a Alavanca simboliza poder da vontade; e o Prumo simboliza profundidade na observação.
2. O veganismo (corruptela da palavra vegetarianismo) é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas (não obrigatoriamente religiosas) com base nos direitos animais, que, de todas as formas, procura evitar a exploração e o abuso dos mesmos. Veganismo significa os princípios pelos quais o ser humano viva sem explorar os animais. É a prática e a busca ao fim do uso de animais pelo homem para alimentação, apropriação, trabalho, caça, vivissecção, confinamento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal pelo homem. O vegano procura abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e pela integridade animal, no exercício da não-violência, a busca por alternativas aos mais diversos produtos, o não-consumismo, entre outras práticas. Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura. Ou seja, não utilizam produtos de beleza, de higiene pessoal, de limpeza, remédios etc. que não estejam isentos de crueldade. Os veganos excluem da sua dieta carnes e embutidos, banha, vísceras, músculos, gelatina, peles, cartilagens, lacticínios, ovos e ovas, insetos, mel e derivados, frutos do mar e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.
3. Para mim, que só uso sandálias comodíssimas e fofinhas, não há nada mais desconfortante do que sapatos. Mas, para quem usa (ou precisa usar) sapatos, o ideal é comprar sempre um número maior do que o tamanho dos pés, para confortabilizar as extremidades dos membros inferiores situados abaixo da articulação do tornozelo e terminadas pelos artelhos, assentadas por completo no chão, e que permitem a postura vertical e o andar, e evitar o aparecimento terrível de unhas encravadas e encalacradas. Pior do que uma unha encravada só outra unha encravada!
4. Mas, as entidades inteligentes em nosso interior também obedecem às ordens e determinações maléficas. Por isto, todo cuidado é pouco com aquilo que pensamos. O homem acaba se tornando em aquilo que pensa!
5. Isto nada tem a ver com o esdrúxulo conceito de alma gêmea. Mais uma cito o pensamento de Ralph Maxwell Lewis (1904 – 1987), segundo Imperator da Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis) para a Jurisdição Internacional das Américas, Comunidade Britânica de Nações, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia e África deste segundo Ciclo Iniciático no Ocidente, de 1939 à 1987: A fantasia de uma ‘alma gêmea’ é um conceito contrário à religião instituída, à metafísica fundamental e à filosofia mística.
Música de fundo:
Too Much Love Will Kill You
Composição: Brian May, Frank Musker & Elizabeth Lamers
Interpretação: Queen (Freddie Mercury) & Luciano PavarottiFonte:
Páginas da Internet consultadas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo
http://www.lumini.xpg.com.br/LUMINI_Biografia_
Ocultistas/LUMINI_Jorge_Adoum_Mago_Jefa.html
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.