SECRETÁRIO ÍNTIMO
(Parte IV)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da quarta parte de uma coletânea de fragmentos da obra Secretário Íntimo (Preboste ou Juiz ou Mestre Irlandês – Intendente dos Edifícios ou Mestre em Israel – 6º Grau – 7º Grau – 8º Grau – Esta é a Maçonaria), de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria.

 

 

Jorge Elias Adoum

Jorge Elias Adoum

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Madame Blavatsky em sua obra ‘Isis Sem Véu’ nos deixou um precioso ensinamento sobre o particular, que reproduzimos adiante: 1º - não há milagres; tudo o que acontece é o resultado de uma Lei Eterna, imutável e sempre ativa; 2º - a Natureza é trina: visível, invisível e espiritual. Os seres inferiores mudam constantemente, os espirituais são eternos, indestrutíveis; 3º - o homem é também trino: físico, alma e Espírito; 4º - a Magia é a ciência do conhecimento dos princípios onipotentes e oniscientes do Espírito e controla as forças da Natureza. A Magia, considerada como Arte, é a aplicação destes conhecimentos praticamente; 5º - estes conhecimentos usados para os proveitos egoístas são bruxaria; porém, para o bem, é Magia [Branca]; 6º - o médium é o oposto do Adepto. O médium é um instrumento passivo de uma influência estranha; já o Adepto exerce ativamente seu poder sobre si mesmo e sobre todos os outros poderes; 7º - tudo está escrito na Luz Astral. O Adepto, usando o olho do seu Espírito [Ser Interno] pode saber o que foi e o que será; 8º - as raças humanas diferem em dons espirituais como em dons corporais: umas exercem a bruxaria e outras a Magia. 9º - a Habilidade Mágica [Iniciática] é a extração voluntária e consciente do poder humano de dentro para fora: do astral ao físico etc.; e 10º - A pedra angular da Magia é o conhecimento prático e profundo do Magnetismo e da Eletricidade, de suas qualidades, de suas correlações, de suas potencialidades etc.

 

Magia é Sabedoria Espiritual. A Natureza é a aliada material e serva do Mago. O Mago pode influir sobre as condições dos corpos físicos, mas, nunca poderá exercer sua ação sobre o Espírito Imortal de algum ser humano, porque o Espírito Humano é uma chispa da própria Essência Divina.

 

 

 

'Tal como pensa o homem em seu Coração assim ele é’, dizem os livros.

 

Não se deve obrigar um filho a estudar Medicina se ele tem aptidões para ser engenheiro ou lavrador.

 

Atributos da consciência como forças expressivas: sentimento, pensamento e ação (ou vontade). O sentimento equivale a uma ação centrípeta: marcha na ordem ‘de fora para dentro’. O pensamento equivale a uma ação centrífuga: projeta-se ‘de dentro para fora’. A ação da vontade representa o poder realizador que se esforça por se expressar em ações, subordinando os fatos e as coisas da vida a nossos desígnios.

 

Na escola da vida, a luta do Eu consiste em transmutar as tendências cegas do instinto em forças conscientes dirigidas para a expressão e para o predomínio do Super-eu, ou Super-homem.

 

Super-eu ‹— contraposição —› eu inferior ou instinto animal.

 

Segundo Hipócrates – o Pai da Medicina:

 

Temperamentos
Básicos
Qualidades
Psíquicas
Sangüíneo
Correspondente à Terra
Fleugmático
Correspondente à Água
Colérico
Correspondente ao Fogo
Melancólico
Correspondente ao Ar

 

O homem é o resumo do Universo, isto é, nele se encontram todos os mistérios do Universo. Por isto, foi chamado de o pequeno mundo – microcosmo ou pequeno Universo.

 

 

 

 

Os três elementos humanos: 1º) Vestimenta de Carne – o Corpo Físico ou a Terra em nós; 2º) Princípio de Vida Fixo – a Alma Universal ou a Força Superior Astral em nós; e 3º) Princípio Mental a Chispa Divina, emanada diretamente de Deus, fixada em nós.

 

O Corpo Físico está representado pelo ventre e pela digestão. O Corpo Astral está representado pelo tórax que aspira os raios solares com o Alento Divino. O Corpo Mental está representado pela cabeça, isto é, pelas idéias e pelos pensamentos.

 

O Corpo Mental é o suporte. É o Corpo do Espírito. Manifesta-se: 1º - no Corpo Físico pelo instinto e pela sensação; 2º - no Corpo da Alma pelos sentimentos e pela intuição; e 3º - em seu plano como Corpo do Eu (Chispa Divina). A Chispa Divina se revela como Consciência Universal individualizada no ser humano, e é manifestada pela Superconsciência.

 

O homem se manifesta por meio de Sete Princípios, que são conhecidos pela Doutrina Secreta, porém, seus nomes variam segundo cada Escola. A forma mais simplificada de se entender estes Sete Princípios é: 1º) Eu-sou: Deus, Chispa Divina etc.; 2º) Espírito: Deus em manifestação; 3º) Alma: Vida, Sopro Divino, Anima etc.; 4º) Superconsciência: Consciência Divina que age sem pensar; é o Corpo do Espírito Divino; 5º) Consciência: intelecto, mente objetiva ou mente consciente; 6º) Subconsciência: instinto, Corpo de Desejos, Corpo Astral da [personalidade-]alma em desenvolvimento; e 7º) Corpo Físico: o corpo material – o Templo do Deus Vivo.

 

'Sempre se deve explicar a Natureza pelo homem e não o homem pela Natureza. [Louis Claude de Saint-Martin apud Jorge Adoum].

 

O Corpo Físico é o instrumento mais adequado para a manifestação, e é um princípio insubstituível para a evolução do homem. É necessário dominá-lo e domá-lo, para que se converta em Templo do Espírito Santo, e não deixá-lo jamais se sujeitar ao Corpo do Desejos e ao instinto, para que estes não tramem o assassínio do Mestre Construtor do Templo e sepultá-Lo na carne ou Matéria. Nunca se deve deixar que a Matéria domine o Espírito.

 

Cada átomo é um ser vivente independente.

 

 

Átomos de Hélio (2He4)
(em estados energéticos distintos)

 

 

A vida é uma transformação contínua e eterna. A morte é o prelúdio de uma nova construção de vida.

 

 

 

 

O regime vegetariano proporciona ao Corpo Físico todos os alimentos necessários, tanto plásticos como energéticos.

 

A saúde do corpo é forjada nas oficinas do estômago. Então, no estômago são fabricadas todas as enfermidades.

 

O ar é o único alimento do Corpo da Alma.

 

Ar = diversos gases + Energia Vital ou Alento da Vida. Deve-se respirar ao ar livre e ventilar os aposentos continuamente. A pureza do ar é indispensável à saúde.

 

Pela manhã, ao despertar, antes de levantar da cama, é conveniente se estender em decúbito dorsal, e praticar a respiração vigorizadora ou equilibradora, a qual consiste em respirar cada vez por uma narina. Em seguida, relaxar todos os músculos, e, nesta posição, respirar completamente sete vezes o ar puro da manhã. Esta respiração matinal equivale a um banho de ar, completo, ou a uma ablução aérea das vias respiratórias.

 

As perturbações mentais, quase sempre, têm por causa a deficiência na alimentação e a respiração defeituosa e incompleta. O cérebro é órgão da Mente e a Mente é o Corpo do Espírito. Portanto, se o cérebro é regado por um sangue impuro, fraco e demasiadamente espesso, ou se carece dos princípios nutritivos, a irrigação do cérebro se fará em péssimas condições, tal como se regássemos uma planta com água suja ou destilada. Da nutrição insuficiente e da respiração incompleta provêm a pobreza do sangue, e, daí, a anemia cerebral em casos graves ou, em casos menos graves, os desequilíbrios mentais com alucinações, vertigens, desmaios, obsessões, manias e amnésias.

 

As células são seres inteligentes e vibram em harmonia com os pensamentos harmoniosos e salutares; porém, se a dúvida, o receio, o temor ou o pessimismo invadem o pensamento, então, se perde o efeito salutar, e a doença ocupa o lugar devido à saúde.

 

 

 

 

O verdadeiro Mago obedece às Leis Naturais e nunca as transgride.

 

Cada indivíduo deve se purificar de suas próprias criações mentais mediante o amor aos seus semelhantes. Ninguém poderá se salvar sozinho, pois para se salvar a si mesmo é necessário salvar os demais. Esta é a grande Medicina Universal que cura a maioria de todas as enfermidades mentais, psíquicas e físicas!

 

Eu-sou a Presença Divina em todos os seres. Eu-sou Deus em ação em todos os seres.

 

O progresso é ilimitado. A Natureza nunca retrocede.

 

O número de formas é ilimitado, enquanto a Substância [Essência] componente dos corpos é uma e a mesma em toda parte. A forma é essencialmente destrutível. A Substância que compõe a forma é indestrutível. Em outras palavras: todo corpo que existir debaixo de uma forma tem de ser destruído; somente perece a forma, porque a Substância que o compôs existirá sempre sob outra forma. O que começa, termina; o que nasce, morre. Todavia, nenhuma forma se destrói sem deixar de dar a outra forma a substância de que se compunha. O Universo não é mais do que um perpétuo trocar de formas ou uma transformação permanente. E, geralmente, a segunda forma é mais perfeita do que a primeira. Todas as transformações têm por objetivo o progresso, e o progresso conduz à perfeição indefinida [ilimitada].1

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Em princípio, isto deveria valer também para as encarnações e suas conseqüências. Mas, infelizmente, nem sempre é assim. Por exemplo: eu gostaria de saber de que raio de buraco fedorento do Universo veio parar aqui na Terra o Grande Reich Alemão.

 

Música de fundo:

Too Much Love Will Kill You
Composição: Brian May, Frank Musker & Elizabeth Lamers
Interpretação: Queen (Freddie Mercury) & Luciano Pavarotti

Fonte:

http://www.index-of-mp3s.com/download/mp3/lagu/id/f0
dfd335/freddie-mercury-pavarotti-queen-too-much-love/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://gturbo5.deviantart.com/art/GTA
-V-Vs-Real-Life-Physics-403008048

http://shdo.com.br/blog/archives/707

http://www.maths.bris.ac.uk/~
wavethresh/infogif/WT3D.html

http://www.maths.tcd.ie/~donie/

http://www.zazzle.pt/coelhos+fotoesculturas

http://classroomclipart.com/clipart-view/
Animations/Objects/magic%20cap_gif.htm

http://www.lumini.xpg.com.br/LUMINI_Biografia_
Ocultistas/LUMINI_Jorge_Adoum_Mago_Jefa.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.