SECRETÁRIO ÍNTIMO
(Parte III)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da terceira parte de uma coletânea de fragmentos da obra Secretário Íntimo (Preboste ou Juiz ou Mestre Irlandês – Intendente dos Edifícios ou Mestre em Israel – 6º Grau – 7º Grau – 8º Grau – Esta é a Maçonaria), de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria.

 

 

Jorge Elias Adoum

Jorge Elias Adoum

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O homem deve se converter conscientemente em Deus para cooperar na obra de Deus – [o Deus de seu Coração].

 

A Maçonaria é ‘um sistema de moral e saber velados por alegorias e exposto por símbolos’.

 

 

 

A Maçonaria ensina que no mundo de ultratumba regem as mesmas Leis que no plano terrestre, que em ambos os lugares estamos em presença de Deus e que não há o que temer onde se invoca o Seu Nome Sagrado.

 

Todo símbolo tem sete significados. Mas, só aqueles que estão preparados para a crucificação poderão compreender os três últimos.

 

 

 

 

A Porta do Templo e as duas Colunas simbolizam que ao se unirem o Espírito e a Matéria, o Céu e a Terra, forma-se o homem, que deve caminhar para o Mundo Superior, onde a [personalidade-]alma se funde com o Espírito Imortal...

 

SHU Suplicante cego em busca da LLuz.

 

Quadrado [inferior] Quaternário inferior ou personalidade do homem.

 

Triângulo [superior] Tríade superior [Atma-Buddhi-Manas].

 

Estrela Flamígera Estrela de oito pontas. ‘Estrela da Manhã’. Símbolo do Hórus da Ressurreição.

 

 

 

 

Esquadro Fundamento da Lei Eterna.

 

Todas as religiões e escolas secretas [sem exceção] brotam de uma só Fonte, e os símbolos rasgam o véu dos mistérios.

 

Ascensão Cada um deve subir só [por Trabalho e Mérito pessoais].

 

Os braços da cruz devem se estender da seguinte forma: um braço para cima, para alcançar a proteção dos poderes invisíveis; outro para baixo, para repartir os dons recebidos, porque ninguém vive apenas para si próprio.

 

A Cruz de Malta, com os braços que vêm alargando, simboliza o constante incremento do Fluxo Divino.

 

 

 

 

Mestre Irlandês Sábio.

 

Cada Escola, Ensinamento e Religião têm duas faces: uma externa e outra interna, assim como o fundador de uma religião tem duas personalidades: uma histórica e outra mítica.

 

Cofre de Ébano Coração do homem. Nele está a Legislação, e, assim, o Iniciado desempenha o papel de Sacerdote e de Legislador.

 

Quando o Eu Superior – a Razão Eterna sente e compreende que o Cristo está morto em nós, assassinado pela nossa ignorância, ambição e ódio, trata de vitalizar os sete centros energéticos, que estão colocados dentro do corpo (na câmara do meio). A Caixa de Ébano representa, assim, o interior do corpo. A chave é a memória e as atas são os fatos do ser humano, grafadas em letras de fogo em seu mundo interior. O Cristo assassinado, crucificado e aparentemente morto no homem deverá ressuscitar novamente.1

 

'Aqueles que têm [conhecem] as Leis serão julgados segundo estas Leis, e os que não têm [não conhecem] as Leis, segundo as mesmas Leis serão julgados, porque as Leis estão escritas em seus Corações’. [São Paulo, apud Jorge Adoum].

 

As funções de um juiz consistem em fazer justiça a todos, sem exceção alguma.2

 

Cor vermelha Energia. É o elemento que acende o desejo da alma e impera sobre o homem.

 

 

 

 

Cor amarela Sabedoria [ShOPhIa].

 

Rosa Geração e Regeneração.

 

Espada Poder do Verbo [Verbum Dimissum et Inenarrabile].

 

Unidade na separatividade [multiplicidade].

 

 

 

 

A Soberania é como a Verdade, que não é patrimônio de uma só pessoa, senão da associação humana. O povo [a soma de todos os homens que constituem uma união] é o único soberano, e cada homem tem um direito igual a concorrer ao exercício desta Soberania... O povo elege e depõe, faz e desfaz, seu é o poder legislativo. A Soberania é a vontade e o direito do povo. Entretanto, o Poder Executivo, ou seja, o encarregado de cumprir [e fazer cumprir] as leis, corresponde, segundo os países, a um monarca limitado por uma Constituição, a um Presidente ou a uma coletividade de poucos membros que representam o Povo.

 

Os direitos do homem são de três naturezas: naturais, civis e políticos. Os direitos naturais pertencem a todos os homens. Os direitos civis pertencem aos membros de um país ou de determinada associação, que dependem das leis nascidas de suas próprias necessidades ou dos usos e dos costumes de suas tradições. Os direitos políticos, ou seja, a faculdade de eleger ou de ser eleito para governar a associação, só podem corresponder aos que esta determinar, pois, de seu bom ou mau uso depende a existência.

 

A atração ou a repulsão entre as partículas nasce dos ‘gostos e dos desgostos’, do ‘amor e do ódio’, dos átomos e das partículas, e tudo isto não é mais do que manifestações de consciência elemental.3

 

 

Formação da molécula de água (H2O)

 

A Cristalografia demonstrou que as partículas formam sobre um plano definido certas figuras geométricas que são em todos os casos um modelo segundo uma idéia na consciência das partículas combinadas.

 

 

 

 

Cada pensamento do homem passa ao mundo interior, e, ali, se transforma em uma entidade ativa, por sua associação ou fusão com um elemental, isto é, com uma das forças semi-inteligentes dos reinos da Natureza. Esta entidade sobrevive como uma inteligência ativa ou uma criatura engendrada pelo espírito, durante um tempo mais ou menos longo, segundo a intensidade original da ação cerebral que lhe deu o ser [e enquanto for mantida a força mental que lhe deu origem]. Desta forma, um bom pensamento é perpetuado como um poder ativamente benéfico; já um mau pensamento se assemelha a um demônio ou é o próprio demônio. Desta sorte, o homem está rodeado daquelas entidades com as quais ele povoou seu próprio mundo, e são como seus próprios filhos – de suas fantasias, de seus desejos, de seus impulsos e de suas paixões. Esta corrente se manifesta na proporção de sua intensidade dinâmica sobre toda a organização sensitiva ou nervosa que se encontra em contato com ela. É a isto que os hindus dão o nome de karma... O agente por meio do qual se pode atuar sobre estas forças intelectuais é a Vontade.

 

A Mente Superior (ou a Vontade Superior) domina a inferior.

 

'A vontade do homem justo é a própria vontade de Deus.’ [Éliphas Lèvy, apud Jorge Adoum].

 

A Vontade e a Liberdade são uma e a mesma coisa.

 

Uma personalidade desenvolvida é a morada de Deus; nada lhe pode prejudicar, e ela executa as mesmas obras de Jesus e de todos os homens santos e perfeitos.

 

Um Adepto não pode produzir um milagre ou um fato contra a Natureza, porque milagres não existem.

 

 

______

Notas:

1. Mas, isto depende apenas de nós. Ninguém poderá fazer por nós o que é nosso dever operar. Enquanto isto, o Cristo Interno continuará adormecido, pois, não está morto. Este é o mistério oculto na Ressurreição de Lázaro (que não tem relação com Lázaro, o leproso), relatado no Evangelho de João, XI: 1 a 46. Como disse Jesus para as irmãs de Lázaro, esta doença não é para morte, mas, para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado, porque simplesmente Lázaro não estava morto, mas, passando por uma Iniciação que o transformaria para sempre. Enfim, para Renascer é necessário Morrer Iniciaticamente, isto é, para que possa nascer o Homem Novo (Super-homem ou Homem Universal) é preciso que morra o homem velho, com todos os seus desejos, cobiças e paixões. Logo, o Filho de Deus relatado no Evangelho de João é o nosso Deus Interior ou Cristo Interno adormecido.

2. Coisa rara hoje em dia, pois, interesses de toda ordem maculam e comprometem a atividade jurisdicional.

3. A afinidade eletrônica (ou eletroafinidade) é uma propriedade periódica, e é a energia que um, e somente um átomo, em estado fundamental, no estado gasoso, libera ao ganhar um elétron. Esta energia liberada é representada por – a variação de entalpia do processo. Em se tratando de processos favoráveis – nos quais há tendência de o átomo ganhar elétron – o processo será mais exoenergético (reação exotérmica), ou seja, haverá maior liberação de energia (o que implica em um menor do que zero). Enfim, a afinidade eletrônica é a quantidade mínima de energia necessária para remover um elétron de um ânion, para gerar um átomo neutro. Os processos favoráveis são aqueles em que o ganho de elétrons levará o átomo ao preenchimento da última camada eletrônica, ou, ainda, levará o átomo a completar o octeto. A teoria do octeto, proposta por Linus Pauling e amplamente conhecida em Química, revela que os átomos (representativos) mais estáveis são aqueles com oito elétrons na última camada, ou melhor, com a última camada completa, a exemplo os gases nobres. Observando tais propriedades, desmente-se a idéia falsa de que os gases nobres (família 18) têm afinidade eletrônica igual a zero. Tal conclusão equivocada pode vir da palavra afinidade, sugerindo que átomos estáveis não têm afinidade eletrônica. Na verdade, a afinidade eletrônica desses gases é menor em módulo, ou melhor, o processo é menos exotérmico para qualquer átomo gasoso com octeto completo. Deste modo, a afinidade eletrônica zero representa um absurdo, uma vez que a admissão de um elétron por qualquer átomo necessariamente causa variação em sua energia. A energia liberada é diretamente proporcional à energia potencial elétrica associada ao átomo e ao elétron admitido, e se mostra inversamente proporcional ao raio atômico. Nas diversas famílias da tabela periódica, a afinidade eletrônica aumenta em módulo conforme diminui o número de camadas, ou seja, de baixo para cima. No período, a afinidade eletrônica aumenta, em módulo, conforme o número atômico aumenta: da esquerda para a direita. Os elementos que liberam maior energia ao ganhar um elétron são os halogênios, pois são os que estão mais próximos de atingir configuração eletrônica de um gás nobre. É digno de menção que o elemento 17 da tabela periódica, o cloro (Cl), é o elemento de maior afinidade eletrônica, liberando a maior quantidade de energia ao receber um elétron ( = – 349 kJ/mol)

 

Música de fundo:

Too Much Love Will Kill You
Composição: Brian May, Frank Musker & Elizabeth Lamers
Interpretação: Queen (Freddie Mercury) & Luciano Pavarotti

Fonte:

http://www.index-of-mp3s.com/download/mp3/lagu/id/f0
dfd335/freddie-mercury-pavarotti-queen-too-much-love/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:
Sodium-chloride-unit-cell-3D-ionic.png

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Afinidade_eletr%C3%B4nica

http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%B3rus

http://www.wpclipart.com/

http://karenswhimsy.com/masonic-symbols.shtm

http://www.lumini.xpg.com.br/LUMINI_Biografia_
Ocultistas/LUMINI_Jorge_Adoum_Mago_Jefa.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.