SAMAEL AUN WEOR
(Gnosticismo Samaelino)

 

 

 

Samael Aun Weor

Samael Aun Weor

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Hoje, vamos estudar juntos um pouquinho do Gnosticismo de Samael Aun Weor. As animações e as imagens, como de costume, são por minha conta.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Samael Aun Weor é o nome do Ser Interno de Victor Manuel Gómez Rodríguez (Girardot, Cundinamarca, 6 de março de 1917 – Cidade do México, 24 de dezembro de 1977), foi um escritor, mestre e professor colombiano de ocultismo, além de fundador do Gnosticismo Samaelino. Foi o reformulador dos conhecimentos apresentados pela Gnose, escrevendo um novo tratado de ocultismo no qual cita ensinamentos contidos no Budismo, Hinduísmo, Rosacrucianismo e Teosofia, constituindo a base do Gnosticismo Samaelino contemporâneo. Também fundou o Instituto Gnóstico de Antropologia e escreveu mais de setenta livros.

 

Samael divulgou-se publicamente como Buda Maitreya Kalki Avatara da Era de Aquário, o abridor de caminhos para a vinda do próprio Vishnu ou do Cristo Cósmico na Era de Aquário. Segundo ele mesmo, sua missão foi divulgar os ensinamentos do neognosticismo, promovendo as chaves para a auto-realização durante a Era Kali Yuga (que dura 432.000 mil anos; desses já se passaram aproximadamente 5000) e preparar a Humanidade para a futura raça Khoradi, que se seguirá à extinção da atual raça ariana.

 

Enfim, em 1948, lhe foi revelado, no mundo espiritual, qual seria sua missão, que estaria conformada em três aspectos: 1º) formar uma nova cultura; 2º) forjar uma nova civilização; e 3º) criar o Movimento Gnóstico Samaelino. Seus livros abordam todo o processo de cristificação do ser humano que anela a autêntica Iniciação Branca.

 

 

 

Pensamentos Samaelinos

 

 

 

O temor à morte se deve à ignorância. Sempre se teme o que se desconhece. Quando a consciência desperta, a ignorância desaparece e o temor ao desconhecido deixa de existir.

 

 

 

 

Para o indigno, todas as portas estão fechadas, menos uma – a do arrependimento. Naturalmente, se nos arrependermos, ainda que seja no último instante, poderemos ser ajudados a corrigir nossos erros.

 

As sete vogais sagradas da Natureza são: IEOUAMS.

IIIIIII...
EEEEEEE...
OOOOOOO...
UUUUUUU...
AAAAAAA...
MMMMMMM...
SSSSSSS...

 

Os suicidas sofrem muito depois de desencarnarem. Eles vivem aqui e agora na região dos mortos, e, um dia, terão de voltar em outra matriz para renascerem, quando, então, morrerão contra sua vontade ao chegarem novamente àquela idade em que se suicidaram.

 

Depois da morte, teremos que revisitar a vida que acabou de passar. Nós a reviveremos de maneira retrospectiva com a Inteligência e com o Coração.

 

Há pessoas que se apegam demasiado ao mundo e dele não querem partir; por isto, demoram agonizando por horas a fio.

 

A morte é dolorosa para os jovens e deliciosa para os velhos. Isto é semelhante a um fruto. Quando já está maduro, o fruto cai por seu próprio peso; porém, quando está verde não cai. Poderia se dizer que sofre com o desprendimento.

 

Depois de cortado o fio da vida,1 ninguém poderá se meter em seu corpo.

 

Todos os seres que vêm a este mundo recebem um capital de valores vitais. Quando este capital se acaba, sobrevém a morte. Esclarecemos que se pode poupar tais valores, e, com isso, se alongar a vida. Aqueles que não sabem economizar os valores vitais morrem mais ligeiro.

 

Geralmente, as visitas ao mundo dos mortos se faz durante o sono do corpo físico.

 

As pessoas comuns e correntes entendem por reencarnação o regresso a uma nova matriz. Isto significa que nós podemos reincorporar em um novo organismo humano. Não será demais acrescentar que, ao regressar, voltamos a nascer e a viver na mesma forma e do mesmo modo vivido na existência precedente.2

 

As pessoas não recordam suas vidas anteriores porque têm a consciência adormecida. Se a tivessem desperta, logicamente se lembrariam de sua vidas anteriores... Só é possível se recordar as existências anteriores quando se desperta a consciência.

 

Para recordar as vidas passadas, é necessário seguir a senda da santidade. Eis o caminho para se despertar a consciência. Termina com teus erros, arrepende-te de tuas más ações, torna-te puro em pensamento, palavra e obra, e eu te garanto que quando hajas alcançado a verdadeira santidade, terás despertado a consciência.

 

Está escrito com letras de ouro no Livro da Vida que se regressa 108 vezes a este mundo.3

 

A Humanidade somente poderá entender o porquê das reencarnações no dia em que conseguir despertar a consciência.

 

Em cada vida, tornamos a repetir tudo o que fizemos na anterior, sofrendo as conseqüências do bem e do mal praticados na vida passada. Isto é um círculo vicioso: repetição de dramas, de cenas, de amores, reencontro com as mesmas pessoas etc. A isto se dá o nome de Lei de Recorrência. Somente conseguiremos nos livrar da Lei da Recorrência através da santificação.

 

Se alguém quiser escapar da região das trevas, terá de se tornar santo.

 

A fé sem obras é fé morta. Precisamos de uma fé viva, e esta deve se fundamentar nas boas obras.

 

Todos os sofrimentos4 que temos neste mundo são devidos às más ações de nossas vidas passadas.

 

Existem três vínculos matrimoniais:

CÁRMICO
DÁRMICO
CÓSMICO

O primeiro vínculo é de dor, de miséria, de fome, de desgraça, de nudez... O segundo é de êxito, de felicidade, de amor, de progresso econômico... O terceiro é para as almas selecionadas, puras e santas. Traz naturalmente felicidade inesgotável.

 

O Ego é a raiz da dor. O Ego é a raiz da ignorância e do erro. Quando o Ego é dissolvido, somente fica dentro de nós o Cristo Interno. Somente dissolvendo o Ego desaparece a ignorância e o erro.

 

A Lei de Ação e Conseqüência governa o curso de nossas variadas existências, e cada vida é o resultado da anterior.

 

O círculo do tempo gira dentro do círculo da eternidade. Na eternidade, não existe o tempo; porém, o tempo gira dentro do círculo da eternidade. Termina um tempo e uma personalidade; ao girar a roda, aparece sobre a Terra um novo tempo e uma nova personalidade. Retorna o Ego e tudo se repete. Com a morte, se fecha o tempo e a eternidade se abre. O círculo da eternidade primeiro se abre e logo se fecha, quando o Ego regressa ao círculo do tempo.

 

Não são as perdas nem as quedas que podem fazer fracassar nossas vidas, senão a falta de coragem para levantar e seguir em frente.

 

Trágica é a existência daquele que morre sem haver conhecido o motivo de sua vida.

 

A maior alegria para o gnóstico é comemorar a descoberta de alguma deficiência.

 

A Gnose é uma função muito natural da consciência – é a Philosophia Perennis et Universalis.

 

A Cruz da Iniciação se recebe no Templo-Coração.

 

A Liberdade é algo que há que conseguir dentro de si mesmo.5

 

Conforme o Mefistófeles interior for se dissolvendo, o Fogo da Inteligência Criadora irá se manifestando pouco a pouco, até resplandecer abrasadoramente. Nosso verdadeiro Ser é Amor. Deste Amor, nascerá a autêntica e legítima inteligência – que não é do tempo!

 

Se internamente não nos modificarmos, externamente a vida continuará com suas dificuldades. Antes de tudo, é preciso que nos tornemos senhores de nós mesmos. Enquanto alguém não saiba governar a si mesmo, tampouco saberá governar as difíceis circunstâncias da existência.

 

Sede humildes para alcançar a Illuminação. E, depois de alcançada, sede, todavia, mais humildes.

 

Todas as Iniciações são recebidas nos Templos do Astral; porém, a Escola é a própria vida.

 

A Alta Iniciação não se chega com o intelecto, senão com o Coração.

 

O discípulo que queira chegar ao conhecimento inspirado deverá se concentrar profundamente na música. A Flauta Encantada de Mozart nos recorda uma Iniciação Egípcia. As nove sinfonias de Beethoven e muitas outras grandes composições clássicas nos elevam aos Mundos Superiores. O discípulo concentrado profundamente na música deverá absorver-se nela como a abelha no mel produz o seu trabalho. Quando o discípulo chega ao conhecimento inspirado deve se preparar para o conhecimento intuitivo.

 

Ainda que o Cristo nasça mil vezes em Belém, de nada servirá se não nascer em nosso Coração também.

 

Àqueles que se queixam por não terem conseguido a Illuminação, aconselho paciência e serenidade. A Illuminação chega à nós quando dissolvemos o Ego Pluralizado, quando de verdade o matamos nas quarenta e nove regiões do subconsciente.

 

É chegada a hora de compreender que o Eterno Feminino é o poder mais grandioso deste Universo. É chegada a hora de entender o estado de receptividade transcendente e transcendental que possui a mulher: essa intuição, essa capacidade que tem para perceber diretamente e por si mesma, e sem tantas teorias, a verdade. É chegada a hora de compreender que junto da coluna “J” está a coluna “B”. É chegada a hora de entender que no átomo, os princípios masculinos e femininos, os prótons e os elétrons, se ordenam e se agitam intensivamente.6

 

Não é possível suprimir as Deusas de nenhum culto religioso porque a Divindade, em si mesma, é masculina e feminina ao mesmo tempo. Disto, podemos estabelecer como corolário que a mulher tem os mesmos direitos do homem, e que não é possível a auto-realização íntima do Ser, sem a união das partes separadas: homem e mulher. Ambos, unidos mediante o sexo, constituem em si mesmos uma criatura inefável, um Elohim criador.7

 

O verdadeiro Amor começa sempre por um elemento de simpatia, substancializa-se com a força do carinho e se sintetiza em suprema adoração infinita... Só com amor são possíveis as bodas da Alquimia.

 

O Beijo vem a ser a consagração mística de duas almas ávidas em expressar o que internamente vivem. O ato sexual vem a ser a consubstanciação do amor em realismo psicofisiológico de nossa Natureza. Um matrimônio perfeito é a união de dois seres; um que ama mais e outro que ama melhor. O amor é a melhor religião exequível.

 

 

O Beijo

 

 

A sociedade humana é a extensão do indivíduo. Se quisermos realmente uma mudança radical, se quisermos um mundo melhor, teremos de mudar individualmente, mudar dentro de nós mesmos, alterar dentro de nossa própria individualidade os abomináveis fatores que causam dor e miséria no mundo.

 

Recordemos que a massa é uma soma de indivíduos. Se cada um muda, a massa mudará inevitavelmente. É urgente se acabar com o egoísmo e cultivar o Cristocentrismo.

 

É indispensável compreender que só acabando com os fatores do egoísmo e da crueldade, que cada um carrega dentro de si, conseguiremos fazer um mundo melhor, um mundo sem fome e sem medo.

 

É ridículo, espantosamente ridículo, fazer guerra em nome da paz.

 

O 'karma' é negociável, e isto é algo que pode surpreender muitíssimo aos sequazes de diversas escolas ortodoxas. Certamente, alguns pseudo-esoteristas e pseudo-ocultistas tornaram-se demasiado pessimistas em relação à Lei de Ação e Conseqüência. Supõem, equivocadamente, que esta se desenvolve de forma mecanicista, automática e cruel. Os eruditos crêem que não é possível alterar tal Lei. Lamento muito sinceramente ter que dissentir dessa forma de pensar.

 

A justiça sem misericórdia é tirania; a misericórdia sem justiça é tolerância, complacência com o delito. Neste mundo de desditas em que nos encontramos, faz-se necessário aprender a manejar os nossos próprios negócios, para rumar o barco da existência através das diversas escalas da vida.

 

Quem tem com o que pagar, paga e sai bem em seus negócios; quem não tem com o que pagar, pagará com dor.

 

Quando uma lei inferior é transcendida por uma Lei Superior, a Lei Superior lava a lei inferior.

 

Se em um prato da balança cósmica pomos as boas obras e no outro as más, é evidente que o 'karma' dependerá do peso da balança. Se pesa mais o prato das más ações, o resultado serão as amarguras. Não obstante, é possível aumentar o peso das boas obras no prato fiel da balança e, desta forma, cancelaremos8 o 'karma', sem necessidade de sofrer. Tudo o que necessitamos é fazer boas obras para aumentar o peso do prato das boas ações. Agora compreenderão os senhores, meus bons amigos, o maravilhoso que é fazer o bem; não há dúvida de que o reto pensar, o reto sentir e o reto obrar são o melhor dos negócios.

 

Nunca devemos protestar contra o 'karma'; o importante é saber negociá-lo.

 

O único requisito requerido para se ter direito à verdadeira felicidade é, antes de tudo, não ter ego. Certamente, quando não existem dentro de nós os agregados psíquicos, os elementos inumanos que nos tornam tão horríveis e malvados, não há 'karma' por pagar, e o resultado é a felicidade. Nem todas as criaturas ditosas que vivem em todos os mundos do espaço infinito alcançaram a maestria. No entanto, encontram-se em consonância com a Ordem Cósmica, porque não têm ego. Quando vivemos de acordo com o reto pensar, o reto sentir e o reto obrar, as conseqüências costumam ser ditosas.

 

As Orquestras do Éden ressoam nos espaços infinitos, nos grandes ritmos do Fogo. O Universo é sustentado pela magnífica Música das Esferas.

 

 


Música das Esferas
(animação meramente pictórica)

 

 

A alma comunga com a música das esferas quando ouvimos as sinfonias de Beethoven, as composições de Wagner, de Chopin ou a divina Polonesa de Lizt. A música é a Palavra do Eterno. Nossas palavras devem ser música inefável, pois assim sublimamos a energia criadora até o Coração. As palavras asquerosas, sujas, imodestas e vulgares têm o poder de adulterar a energia criadora, convertendo-a em poderes infernais.

 

O Fogo do Espírito Santo é a Kundalini – fonte de toda a Vida.

 

 

 

A Iniciação é totalmente sexual. Se quisermos nascer, necessitaremos praticar Magia Sexual com a mulher. A chave da Magia Sexual é a seguinte: Introduzir o membro viril na vagina da mulher e retirar-nos sem derramar o sêmen.9

 

Uma pessoa só se dá conta de que mora no abismo quando está para sair dele. Do abismo, só podemos sair por meio da Iniciação. Existem 18 Iniciações – 18 nascimentos cósmicos. Existem nove Iniciações de Mistérios Menores e nove Iniciações de Mistérios Maiores.

 

Existem dois tipos de obscuridade: a obscuridade inferior, tenebrosa, e a Obscuridade Superior Augusta dos Sábios.

 

Sete vezes cai o sábio; sete vezes torna a se levantar.10

 

Alguns ainda crêem que sobre Jesus, o Cristo, há seres mais elevados. Equivocam-se esses pobres extraviados porque Jesus, o Cristo, é um 'Paramartha-satya',11 que renunciou ao Absoluto para vir a este vale de lágrimas e trabalhar terrivelmente pela Humanidade. O Absoluto é a vida livre em seu movimento. No Absoluto, ultrapassamos o Karma, os Deuses e a própria Lei. No Absoluto somos o Ser incondicionado – livre e absolutamente feliz. O Absoluto é a suprema realidade, espaço abstrato que só se expressa como movimento abstrato absoluto. O Absoluto é Luz Incriada a plenitude perfeita, onisciência total, vida sem condições e sem limites. Temos que acabar com o processo do ego para entrar no Absoluto. Jesus, o Cristo, renunciou ao Absoluto para ficar com a Humanidade doente. Jesus – Mestre dos Mestres voltará no zênite de aquário com o mesmo corpo que ressuscitou e que ainda conserva em estado 'Jinas'. Mais tarde, o Mestre voltará no continente Antártico para iluminar a sexta raça Khoradi. Muito mais tarde, voltará para instruir a sétima raça. Ele é o Salvador do mundo. Realmente é o único que nos pode salvar12 – o resplandecente e luminoso Eu-sou. Jesus trouxe a doutrina do Eu-sou, do Cristo, e, por isto, ele é Salvador... Jesus é o mais alto Iniciado Solar do cosmos!

 

O homem em, sua ignorância para com Deus, torna-se responsável por suas desditas, esquecendo-se que cada um tem o que merece e que o homem é filho de suas obras. Enfermamos não por causa de obra ou força estranha, mas por nossos próprios erros.

 

A magia é uma espada de dois gumes: tanto dá vida e defende os puros e virtuosos, como fere e destrói os impuros e indignos.

 

 

 

POEMA À INOCÊNCIA

 

Anelo, em verdade, para cada um de vocês, a inocência. Quisera ver a essência de cada um de vocês desengarrafada, livre; quisera vê-los no Éden; quisera vê-los entre as maravilhas do Cosmo.

Quando a Essência é desengarrafada, quão felizes somos. Observemos os elementais da Natureza: quão ditosos! Eles vivem nos reinos paradisíacos. Observemos os Príncipes do Fogo, do Ar, da Água e da Terra. Eles nos abrem suas portas maravilhosas quando reconquistamos a inocência.

Faz-se necessário que a mente seja pura, que o Coração seja simples e que tenhamos um corpo são.

Faz-se impostergável que resplandeça em nós o Espírito Puro.

Quando retornarmos ao estado paradisíaco, escutaremos todos esses milagres do Fogo – todas essas sinfonias que ressoam sempre com os ritmos do Mahavan e Chotavan – que sustém o Universo firme em sua marcha.

Quando regressarmos ao estado paradisíaco, por havermos reconquistado a inocência, saberemos o que é a unidade da vida livre em seu movimento e sentiremos de verdade, em nosso Coração, as palpitações da estrela mais longínqua e da flor mais humilde.

Quando tivermos reconquistado a inocência, o rio que se lança através do seu leito de rochas e a pálida Lua que brilha no céu azul da noite estrelada terão para nós palavras milagrosas.

Quando tivermos reconquistado a inocência, poderemos falar no Orto Puríssimo da Divina Língua, que, como um rio de ouro, corre sob a espessa selva do Sol.

Quando tivermos reconquistado a inocência, voltaremos a brincar como as crianças, com as fadas do Fogo, do Ar, da Água e da Terra.

Então, meus queridos irmãos, seremos felizes.

Hoje, estamos doloridos. Sofremos o indizível porque ainda não reconquistamos a inocência. Nossa mente está carregada com o pó dos inumeráveis séculos; estamos leprosos.

Necessitamos do Cristo Redentor para que nos limpe essa lepra. Obviamente, tal lepra não é mais do que o ego, o mim mesmo, o si mesmo. Precisamos ser limpos como o foi o patriarca Jó, depois de ter sofrido tanto.

Quando reconquistarmos a inocência, meus queridos irmãos, estaremos em comunhão com os Deuses santos, e, então, saberemos que Eles realmente existem.

Quando reconquistarmos a inocência, poderemos conversar com Minerva, a Deusa da Sabedoria. Quando reconquistarmos a inocência, o nosso Pai Hermes Trismegistus, o três vezes Deus Íbis de Thot, virá nos instruir.

Quando reconquistarmos a inocência, poderemos, então, dialogar intimamente com a nossa Divina Mãe Cósmica, e Ela nos acalentará com seus melhores cantos. Ela nos acariciará entre seus braços e voltará a nos mexer entre o berço da Natureza, com o canto que uma mãe embala o tenro filho que leva em seus braços.

Quando tivermos reconquistado a inocência, meus queridos irmãos, poderemos ver, cara a cara, o Leão da Lei. Então, compreenderemos que o Fogo pode nos transformar radicalmente.

Quando tivermos reconquistado a inocência compreenderemos que esses 24 Anciãos do Apocalipse de São João estão dentro de nós mesmos, aqui e agora; são as 24 partes do nosso Ser.

Quando tivermos reconquistado a inocência, veremos que os quatro bem-aventurados, as quatro santas criaturas que dirigem o Fogo e que governam o Ar, a Água e a Terra, também são partes do nosso próprio Ser.

Quando tivermos reconquistado a inocência, lançaremos nossas coroas aos pés do Cordeiro, e, então, saberemos o que certamente é o Cristo Interno, o Imolado, o Redentor.

Chegou a hora, meus queridos irmãos, de dissolvermos tudo o que nos enfeia, de acabarmos com essa poeira dos séculos que carregamos em nosso interior. O Cordeiro nos lava com seu sangue redentor; este sangue é o Fogo. Amemos o Cordeiro e Lhe rendamos culto porque Ele é certamente o Salvador.

Quem poderia se sacrificar por nós? Quem melhor do que o Cordeiro?

Ele, dentro de nós mesmos, se incumbindo de nossos processos mentais, volitivos, sentimentais, emotivos e sexuais. Ele, dentro de nós mesmos, eliminando tudo aquilo que temos de horrível, finalmente nos salva.

Por isto, é o nosso Salvador.

Rendamos culto ao Cordeiro e arrojemo-nos aos seus pés, porque Ele é digno de toda honra, glória e majestade. Ele nos permitirá voltar à inocência puríssima dos antigos tempos. Ele nos permitirá voltar a experimentar em nossos Corações as melodias que escapam da Lira de Orfeu.

Ele nos permitirá voltar a sentir, em nossa consciência, o cintilar dos planetas do nosso Senhor, o Cristo. Ele nos permitirá, então, voltar novamente, regenerados, à antiga Arcádia, onde os rios de Água Pura da Vida emanam leite e mel.

Lá em cima, nos céus estrelados, palpitam os Sóis do Espírito; aqui em embaixo, na beira dos rios cantarinos, resplandecem as Flores da Alma.

É necessário que o Espírito e a Alma, em matrimônio perfeito, convivam para o nosso bem.

É necessário que a pedra bruta e o diamante se fusionem integralmente para que se convertam em Sóis Espirituais.

É necessário comermos dos frutos da Árvore da Vida.

É necessário arrojarmo-nos, meus queridos irmãos, aos pés de nosso Senhor, o Cristo Íntimo, e adorá-lo eternamente.

 

 

 

Trabalhar conscientemente nos vários Universos Paralelos, viajar à vontade com plena lucidez por todas essas regiões supra-sensíveis, só é possível transformando o subconsciente em consciente.

 

A divisa dos gnósticos é 'Thelema': Vontade.

 

O Mantra do Grande Arcano é IAO. I (Ignis), Fogo; A (Aqua), Água; e O (Origo), Princípio.

 

Quando o homem se une no ato secreto à mulher torna-se um Deus, pois, neste momento, ele se converte em criador. Os videntes dizem que neste preciso momento do amor, do espasmo, vêem os dois seres envoltos em uma rajada de Luz muito brilhante: envolvem-se nas forças mais sutis e potentes que existem em a Natureza. Se sabem aproveitar o momento, (não ejaculando o 'Ens Seminis'), se sabem reter esta vibração, com ela podem operar, como o mago para se purificar e conseguir tudo. Se não sabem respeitar esta Luz, ela os abandonará para se recluir nas correntes universais, porém, deixando atrás de si as portas abertas por onde se introduz o mal. O amor converte-se em ódio e a ilusão dá lugar à decepção. (Mestre Huiracocha, apud Samael).

 

Colocando-se em um recipiente álcool e sal e pondo-se fogo logo após, obtém-se uma combinação maravilhosa, a qual, no entanto, deve ser utilizada apenas para invocar os Deuses da Medicina, quando se precisa curar algum enfermo. Então, eles acudirão ao chamado.

 

As quatro pontas da Cruz simbolizam: o Fogo, o Ar, a Água e a Terra. O Espírito, a Matéria, o Movimento e o Repouso.

 

O homem não é Rei da Natureza ainda; porém, está convocado para ser Rei e Sacerdote, segundo a Ordem de Melquisedeque.

 

Se quiseres ser admitido nos Paraísos Elementais da Natureza, não mates, não comas carne de espécie alguma, não bebas vinho que contenha álcool, não destruas jamais uma planta e nem uma flor. Respeita toda a vida. Tu só necessitas de duas coisas na vida: Sabedoria e Amor. Assim, terás felicidade, paz e abundância. Sê perfeito como o Pai é perfeito.

 

Os gnósticos de antigamente diziam: — Todos vós sereis Deuses, se sairdes do Egito e atravessardes o Mar Vermelho (o oceano das tentações).

 

O Arcano V do Tarô é o Pentagrama Flamejante, a Estrela Flamígera, o Signo da Onipotência Divina, o Símbolo Inefável do Verbo feito carne, a Estrela Brilhante e Terrível dos Magos. Quando o Pentagrama eleva para o ar seus dois raios inferiores, representa a satã. Quando o Pentagrama, feito Luz, eleva para o ar um só de seus raios, representa o Cristo Interno de todo homem que vem ao mundo. O homem é uma Estrela de Cinco Pontas.

 

 

 

 

A vida iniciou seu retorno para a Grande LLuz, e temos de nos definir neste instante por águias ou répteis, por anjos ou demônios. A Quinta Esfera é a definitiva porque o homem toma em suas mãos as rédeas de seu próprio destino e se converte em anjo ou demônio.

 

Os princípios sagrados da Alquimia são:

Unidade.
Par de opostos: Homem e Mulher.
Trindade: Ativo, Passivo e Neutro.
Elementos: Fogo, Ar, Água e Terra.

 

O Arcano VI é a suprema afirmação do Cristo Interno e a suprema negação de satã.

 

O acróstico VITRIOL, com suas sete letras e suas sete palavras, simboliza toda a Grande Obra.

 

 

VITRIOL

VITRIOL

 

O 'brahmacharya' (abstinência sexual absurda) serve unicamente para ocasionar poluções noturnas asquerosas com todas as suas conseqüências nefastas.

 

Há sete vícios que precisamos transmutar em Sabedoria e Amor. O orgulho deve ser transmutado na Fé Solar e na Humildade do Cristo. A avareza lunar deve ser transmutada em Esperança e Altruísmo. A luxúria fatal de Vênus deve ser transmutada na Castidade de Vênus e na Caridade do Espírito. A cólera de Marte deve ser transmutada na Força Maravilhosa do Amor. A preguiça deve ser transmutada na Atividade Prudente de Mercúrio. A gula deve ser transmutada na Temperança de Saturno. Somente com a Ciência da Transmutação poderemos desintegrar os defeitos e dissolver o ego psicológico.

 

O Mantra INRI (em suas cinco divisões INRI, ENRE, ONRO, UNRU e ANRA) tem poder absoluto sobre o Fogo.

I i i i i i i n n n n n n n r r r r r r r i i i i i i i

E e e e e e e n n n n n n n r r r r r r r e e e e e e e

O o o o o o o n n n n n n n r r r r r r r o o o o o o o

U u u u u u u n n n n n n n r r r r r r r u u u u u u u

A a a a a a a n n n n n n n r r r r r r r a a a a a a a a

A vocalização destes sons despertam os seguintes poderes:

INRI - clarividência

ENRE - clariaudiência

ONRO - intuição

UNRU - telepatia

ANRA - recordação de vidas passadas.

 

O Lótus de Mil Pétalas está situado na glândula pineal. Ele é a coroa dos santos que brilha na cabeça dos Grandes Iniciados.

 

Antes de entrar no Sanctum Sanctorum devemos purificar a mente de todo pensamento impuro.

 

Cada Iniciação, cada grau, tem as suas provas. As provas iniciáticas tornam-se cada vez mais exigentes, de acordo com o grau iniciático.

 

O Fogo Flamejante abre as Sete Igrejas do Apocalipse que são os sete centros magnéticos da medula espinhal. Conquistamos todos poderes da Terra com o primeiro centro, o qual está situado na altura dos órgãos sexuais. Conquistamos as Águas com o segundo centro, e o encontramos situado na altura da próstata. Conquistamos o Fogo Universal com o terceiro, e o encontramos situado na altura do umbigo. Conquistamos o Ar com o quarto centro. Ele se localiza na altura do coração, que é o Santuário de Séfira, a mãe dos sefirotes, a Divina Mãe Cósmica. Recebemos o ouvido sagrado e dominamos o Akasha, com o qual podemos conservar o corpo vivo até durante as noites cósmicas com o quinto centro, que se situa na altura da laringe criadora. Conquistamos o centro magnético do Pai ao atingirmos o sexto centro, localizado entre as duas sobrancelhas e nos tornamos clarividentes. Ganhamos a polividência, a visão intuitiva, o êxtase, com o sétimo centro, situado na glândula pineal.

 

Nada pode sair, senão pela mesma porta por onde entrou.

 

A sexualidade nas pessoas de sexo normal (aquelas que não têm conflito sexual de espécie alguma) está em perfeito equilíbrio com as esferas de pensamento, sentimento e vontade. Estas pessoas não abusam do sexo e nem têm aberrações de espécie alguma. A esfera da supra-sexualidade é a esfera da Illluminação Interna. O gozo sexual precede ao Êxtase Místico. As sensações sexuais vão se transmutando em sensações de êxtase inefável. A idade do gozo sexual precede sempre a Idade do Êxtase Místico. A idade do êxtase místico começa quando a idade do gozo sexual termina. A mesma energia que produz as sensações do sexo, quando transmutada, produz o Êxtase Místico. Cristo, Buddha, Hermes, Quetzalcoatl e muitos outros Avatares foram supra-sexuais.

 

Morrendo o Adão do 'pecado', nasce o Adão Crístico.

 

A LLuz e as trevas, a Magia Branca e a magia negra, combatem-se mutuamente. Eros e Anteros,13 Caim e Abel, vivem dentro de nós mesmos em intenso batalhar, e continuarão até que descubramos o mistério da esfinge e empunhemos a Espada Flamejante para nos libertarmos da roda dos séculos.

 

A consciência lunar dorme profundamente. Ela é o produto da infiel memória. O Adão do 'pecado' é memória, é consciência lunar e é o próprio ego reencarnante. A consciência lunar está submetida a toda classe de limitações, qualificações, reações e restrições. Trata-se de um produto da matéria – o resultado da hereditariedade, da raça, da família, dos hábitos, dos costumes, dos preconceitos, dos desejos, dos medos, dos apetites etc. Já a consciência solar é onipresente e onipenetrante. Ela liberta o ser humano da roda fatal dos séculos... LLuz e Consciência são dois fenômenos de uma mesma coisa. A maior grau de Consciência Crística, corresponde maior grau de LLuz.

 

É no Chacra do Coração que mora a Divina Mãe Cósmica.

 

Fujam daqueles que vendem iniciações... O ego não recebe Iniciações, portanto não se presumam de Iniciados. Os Adeptos da Mão Esquerda sabem dar à sua doutrina um matiz muito formoso, cheio de inefáveis toques de sublime misticismo. Muitos são os irmãos da Senda que se meteram por este caminho tenebroso. Não digam: eu tenho tantas Iniciações. Eu tenho tais poderes, porque isto é soberba e vaidade. Só o Íntimo recebe Iniciações. Nós, pobres homens, nada mais somos do que a sombra 'pecadora' daquele que nunca 'pecou'. Devemos procurar morrer cada vez mais em nós mesmos para que nasça em nós o Filho do Homem.

 

Precisamos transmutar o chumbo da personalidade no ouro do Espírito, trabalho que só se torna possível no Laboratório do Alquimista... O número 11 consta de duas unidades que Henry Kunrath traduz nestas duas palavras: 'Solve et Coagula'... O número 11 decompõe-se cabalisticamente assim: 1 + 1 = 2. (1 masculino e 2 feminino).

 

O esoterismo das Escolas de Regeneração é Arcano AZF (a Magia Sexual). Os Mestres destas Escolas ensinam aos discípulos a ciência que lhes permite a dissolução do Si-mesmo. O ego não precisa nascer em nós. Algo velho deve morrer no homem e algo novo deve nascer. O discípulo pode subir as nove arcadas, pode atravessar todas as nove Iniciações de Mistérios Menores sem haver trabalhado com o Arcano AZF. Todavia, é impossível entrar nos Mistérios Maiores, sem a Magia Sexual (Arcano AZF). No Egito antigo, todo aquele que chegava à Nona Esfera, recebia inevitavelmente de lábios a ouvidos o segredo terrível do Grande Arcano (o Arcano mais poderoso – o Arcano AZF).

 

O ego não é o Ser Divino do homem. Realmente, o ego é uma soma total de egos sucessivos. João guloso, João embriagado, João intelectual, João religioso, João conquistador amoroso, João jovem, João velho, João maduro, João negociante... Todos são uma sucessão de egos, uma sucessão de fantasmas que estão condenados à morte, inevitavelmente... Enquanto não escapamos da multiplicidade de todos estes egos enganadores, não poderemos assegurar que temos existência real.

 

O Fogo queima as escórias do mal e dissolve o ego totalmente. O Fogo é o Ouro Potável... Da mesma forma que o Leão transforma a Serpente em sua própria carne, quando a devora, assim também a Pedra Filosofal ou Pó de Projeção (Leão Vermelho ou Fogo Vivo) tem o poder de transformar ou transmutar os metais imperfeitos em sua própria Substância Ígnea. Os metais vis são os falsos valores que constituem o ego. O fogo transmuta-os e o ego se dissolve a fim de adquirirmos Alma. Ser é ser diferente. Sem o fermento do Ouro (o Fogo) ninguém pode compor a Pedra Filosofal ou desenvolver a Virtude Tintória. A Tintura do Fogo tem o poder de penetrar em todos os corpos internos para transformá-los radicalmente. O semelhante une-se ao semelhante para transformá-lo. O Fogo transforma o chumbo da personalidade no Ouro do Espírito.

 

Se tu queres despertar do sono profundo em que vives, não te identifiques com os desejos, dramas, prazeres, emoções, passagens de tua vida etc. A cada passo, chama-te à vigilância. Recorda, bom discípulo, que as pessoas estão sonhando. Analisa todos estes sonhos em que vive a Humanidade; porém, para que venhas a despertar não te identifiques com eles. As pessoas acreditam estarem despertas por não estarem no leito, e, no entanto, estão com a consciência profundamente adormecida. Sonham. Tudo que vês entre as pessoas são simples sonhos. Entretanto, não-identificação não significa abandonar teus deveres como pai, mãe, filho etc. Mas não te identifiques; e, assim, despertarás do sono profundo em que vives.

 

O homem deve alcançar a imortalidade, que ainda não possui. Apenas aqueles que encarnaram sua alma são imortais.

 

Diz-se que o homem tem uma mente. Nós dizemos que o homem tem muitas mentes. Cada fantasma do ego pluralizado tem sua mente e sua auto-independência. O homem é uma máquina adormecida manejada pela legião do ego. O homem comum e vulgar não tem identidade verdadeira porque através dele apenas se expressam os fantasmas do ego pluralizado. Depois da morte, o homem é legião. Necessitamos engendrar a Mente Crística. Precisamos engendrar a Vontade Crística... Dissolver o ego pluralizado e desintegrar os cascões é precisamente o trabalho de homens, anjos e deuses, depois das Grandes Iniciações... Quem recebe o Elixir da Longa Vida torna-se um Mestre Ressurrecto.

 

Os Imortais podem aparecer e desaparecer instantaneamente. Fazem-se visíveis no mundo físico à vontade. Cagliostro, Saint Germain, Quetzalcoatl e muitos outros imortais têm feito grandes obras no mundo. Primeiro, devemos ser homens completos para, mais tarde, depois da ressurreição, nos elevarmos até o reino do Super-homem. O homem atual nada mais é do que um fantasma de homem.

 

 

Precisamos nos autodescobrir e compreender a fundo nossos hábitos. Não permitamos que nossa vida siga se desenvolvendo mecanicamente. Parece incrível que nós, vivendo dentro dos moldes dos hábitos, não conheçamos estes moldes que condicionam nossa vida. Precisamos estudar e compreender nossos hábitos. Existem forças sub-humanas instintivas em todo ser humano que paralisam o verdadeiro espírito de amor e caridade. Estas forças demoníacas devem ser primeiro compreendidas para depois ser submetidas e eliminadas. São forças instintivas, criminosas, bestiais: luxúria, covardia, medo etc. Precisamos compreender e submeter estas forças bestiais antes de poder dissolvê-las.14

 

Compreendendo, o resultado haverá de ser a morte absoluta do tenebroso Eu Lunar ou Adão do 'pecado'. Precisamos nos torna íntegros, e a [re]integração tem sete etapas perfeitamente definidas, a saber:

Primeira etapa - Estado mineral. Domínio do corpo físico e de seus cinco centros inferiores.

Segunda etapa - Estado vegetal. Controle total sobre o corpo astral e sobre seus chacras, discos ou rodas magnéticas. O veículo astral representa o estado vegetal.

Terceira etapa - Humanização do corpo mental. Comumente, o corpo mental e fantasmal de todo ser humano tem aspecto e cara de animal. Está animalizado. Quando a matéria mental se transforma na Mente Crística, alcançamos a humanização mental. Atualmente, de humano o homem tem apenas a aparência, pois, no fundo, ainda é animal. Cada um tem no mental a figura animal que corresponde ao seu caráter humano. A mente representa o animal humano. O assento básico da alma é a função sexual. Aquele que transmuta suas energias sexuais tem o direito de encarnar sua alma.

Quarta etapa - O grau de integração do corpo da consciência.

Quinta etapa - O quinto grau de integração representa todo o ser humano perfeito.

Sexta etapa - O grau da compaixão universal infinita.

Sétima etapa - A sétima e definitiva etapa só é possível para os Homens-deuses. Estes são os Super-homens.

 

O Astral Crístico nasce na Terceira Iniciação de Mistérios Maiores e o Mental Crístico nasce na Quarta Iniciação de Mistérios Maiores. Todo aquele que possuir os corpos Astral Crístico e Mental Crístico se torna absolutamente imortal. Em resumo: o Homem Crístico é imortal enquanto que o homem terrenal não o é. O homem terrenal é uma sombra enquanto que o Homem Crístico resplandece como o Sol. O Homem Crístico é um ser realizado.

 

Depois da morte, repete-se a mesma coisa. O ego continua seu sonho. Realmente, o ego carrega os seus sonhos durante o sono ordinário e depois da morte.

 

O ascenso de Kundalini, vértebra por vértebra, realiza-se de acordo com os méritos do Coração e muito lentamente. Jamais se consegue o ascenso até determinada vértebra sem que antes tenham sido preenchidas as condições de santidade requeridas pela vértebra à qual se aspira. Cada vértebra representa determinadas virtudes. Aqueles que acreditam que Kundalini, uma vez despertada, sobe instantaneamente à cabeça para nos deixar totalmente iluminados são realmente ignorantes.

 

O resplandecente Dragão de Sabedoria, o Cristo Interno de todo homem que vem ao mundo não tem individualidade. A individualidade é um produto do ego, e o Cristo não é nenhum ego. É absurdo falar de um Ego Crístico, quando o Cristo Interno não tem nenhum ego. O Dragão de Sabedoria transcende todo ego e está além de toda individualidade. O Adorável é absolutamente Infinito e Impessoal. Enfim, jamais alguém poderá alcançar a Iniciação sem ter antes encarnado seu Buddha da Perfeição... Sê perfeito em pensamento, palavras e obras. Sê puro... Puro... Puro...

 

Há dois gêneros de cobiça: a cobiça pelo dinheiro e a cobiça pelos poderes ocultos. Existe a cobiça de poderes ocultos quando queremos resultados. Aqueles que só querem resultados são cobiçosos. Aqueles que andam por aí acumulando teorias, buscando poderes, hoje em uma escola, amanhã em outra, estão de fato engarrafados na garrafa da cobiça. A mente engarrafada na cobiça é instável. Vai de Loja em Loja, de Escola em Escola, de Seita em Seita, sempre sofrendo, sempre desejando poderes, luz, sabedoria e iluminação, sem jamais conseguir nada porque o instável não poderá nunca compreender o estável, o permanente, o divino... A mente presa na garrafa da cobiça é incapaz de compreender as coisas que estão fora da garrafa. Enfim, quem quiser trabalhar na Grande Obra deve primeiro abandonar a cobiça.

 

Precisamos aniquilar o desejo se queremos evitar o perigo de cair. Aquele que quiser aniquilar o desejo deve descobrir as causas dele. As causas do desejo estão nas sensações (visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis). Mas não devemos condenar as sensações, assim como não devemos justificá-las. A atitude correta é compreendê-las profundamente. É urgente compreender profundamente todos os níveis da mente, pois o desejo se esconde em todos os esconderijos da mente.

 

Precisamos aprender a ver e a ouvir sem traduzir. Quando alguém percebe a formosa figura de uma mulher e comete o erro de traduzir esta percepção na linguagem de seus desejos sexuais, tem como resultado o desejo sexual. Este tipo de desejo, mesmo sendo logo esquecido, continuará a viver internamente, em outros níveis inconscientes da mente. Eis como o ego fornica incessantemente nos mundos internos. Urge aprender a ver sem traduzir, a ver sem julgar. É urgente e indispensável ver, degustar, ouvir, apalpar, cheirar e tocar com compreensão criadora. Assim, aniquilaremos as causas do desejo. A árvore do desejo tem raízes que devemos estudar e compreender profundamente. Percepção retilínea e compreensão criadora aniquilam as causas do desejo. Quando a mente escapa da garrafa do desejo, eleva-se aos mundos superiores e vem o despertar da Consciência. Somente compreendendo as sensações matamos o desejo. Apenas aniquilando o desejo, será libertada a mente que se acha normalmente engarrafada na garrafa do desejo.

 

Concluindo: Não é nos isolando de nossos semelhantes que poderemos descobrir nossos defeitos. Apenas com a convivência nos autodescobrimos. Na convivência, poderemos surpreender nossos defeitos porque nesses instantes eles saltam fora e afloram em nossa personalidade humana. Na convivência social existe autodescobrimento e auto-realização.

 

 

 

 

 

 

Duas Quadrinhas Epilogais

 

 

 

Abstinência sexual singular

não faz ninguém voltar ao Lar.

Celibato para alcançar o céu

laureia com um invertido troféu.

 

Abstinência sexual singular

só gera polução ao dormentar.

Celibato para alcançar o céu

acaba resultando em beleléu.

 

 

 

______

Notas:

1. Cordão de Prata.

 

 

 

2. Isto significa que mantemos o padrão vibratório da encarnação anterior. As mudanças, todavia, só dependem de nós. É como diz Samael: Voltamos a este mundo com o propósito de nos aperfeiçoarmos, pois, infelizmente, somos 'pecadores', e precisamos dar um fim aos nossos erros... Cada [personalidade]-alma é a artífice de seu próprio destino. Bem, a tão desejada Libertação/Illuminação Mística passa também, entre outras coisas, pela desistência de qualquer privilégio e pela desquerença de quaisquer milagres. Tudo depende só de nós.

3. É interessante este número 108. Primeiro, a soma de seus algarismos é nove (1 + 0 + 8 = 9). O número 9 representa a imagem dos três mundos. Contém todos os outros números; é também o número do iniciado (6 + 3). É o emblema do amor, da beleza, da espiritualidade, do bem, da alegria, da paz, da solidariedade, da bondade e da temperança. Deixa patente inteireza e perfeição final, pois representa as três voltas em torno do Triângulo. Seu símbolo esotérico é a estrela de nove pontas. Segundo, corresponde ao Valor Pleno da letra arqueométrica SaMeK – que simboliza a Árvore da Vida-unidade, a Árvore da Sabedoria e da Dualidade. Atualizada, SaMeK é a Árvore da Cruz; realizada, SaMeK é o Homem Regenerado. Terceiro, 108 = 36 + 36 + 36. O Valor Secreto de 36 é 666 (valor total do Quadrado do Sol).

 

6
32
3
34
35
1
7
11
27
28
8
30
19
14
16
15
23
24
18
20
22
21
17
13
25
29
10
9
26
12
36
5
33
4
2
31

Quadrado Mágico do Sol (conforme Paracelso)

 

4. Sofrimento, sim, mas sempre educativo.

5. Seja como for, é como tenho dito: para que haja Liberdade, é necessário, antes, que haja Compreensão.

6. "J" e "B" – Jachin (à direita) e Boaz (à esquerda) – são duas colunas de cobre que ficavam na frente do Templo de Salomão, o primeiro Templo em Jerusalém. Em alguns templos maçônicos existem réplicas das colunas de Jachin e Boaz, em que se faz referência às letras J (Jachin) e B (Boaz) nas respectivas colunas, porém tais réplicas podem variar dependendo dos seus ritos.

 

Jachin e Boaz
Jachin e Boaz

 

Observação: A imagem acima é do século II, e descreve o Templo de Salomão. Jachin e Boaz são os pilares destacados em preto que aparecem em ambos os lados dos degraus da entrada.

7. A primeira frase do Gênesis é: BeREShITh BaRA ELOHIM. BeREShITh – que, simbolicamente, significa no começo – equivale às cifras 2–200–1–300–10-400. Estas seis cifras simbolizam as seis forças cósmicas que presidiram a Obra, ainda inconclusa, dos seis dias. Este saber também se encontra expresso no Hexagrama de Salomão. BaRA – que significa criar (no sentido de concepção mental da criação) – possui as cifras 2-200-1. No começo, os Elohim criaram. Sobre a palavra Elohim (ALHIM) duas observações devem ser feitas: sua terminação IM indica caráter plural (AL e ALH) e expressa precisamente Justiça Divina. Elohim = Deuses e Deusas.

8. Considerando que o 'karma' não pode ser cancelado, a melhor palavra, aqui, seria transmutar.

9. Quanto a isto, tenho só um comentário a fazer: cuidado!

10. Helena Pretovna Blavastky dizia: Não podes caminhar no Caminho enquanto não te tornares, tu próprio, este Caminho.

11. Paramartha-satya = Verdade da Realidade Transcendente.

12. Aqui, tenho uma ligeira discordância com Samael, pois admito que, se alguma salvação há, ela depende só de nós. Poderemos ser auxiliados, sim, mas o trabalho braquial, por assim dizer, é nosso. Acreditar em salvação é o mesmo que acreditar em milagre, aniquilação (desmaterialização) por arrebatamento e por aí vai... E eu não aceito nem uma coisa nem outra.

 

Aniquilação Pósitron-elétron

 

 

Observação: Uma aniquilação pósitron-elétron ocorre quando um elétron e um pósitron (a antipartícula do elétron) colidem. O resultado da colisão é o aniquilamento do elétron e do pósitron, e a criação de fótons de radiação gama ou, com menos freqüência, outras partículas. O processo deve satisfazer uma série de leis de conservação, entre elas: 1ª) conservação da carga elétrica; 2ª) conservação do momento linear e da energia total; e 3ª) conservação do momento angular. Entretanto, assim como com qualquer dois objetos carregados, elétrons e pósitrons também podem interagir um com o outro sem aniquilamento, em geral por meio da dispersão elástica.

13. Na mitologia grega, Anteros era filho de Afrodite com Ares e irmão de Eros. É o deus da ordem e foi criado por um pescador; seus poderes são dar ordens e as pessoas obedecerem. Este deus surgira do momento em que Ares perguntara à Têmis por que Eros não crescia. Foi-lhe respondido que a razão estava na falta de um companheiro. Vênus, então, tivera como segundo filho Anteros, e o deus do amor começara a crescer. Existem outras genealogias possíveis para Anteros. Cícero descreve Anteros como filho de Marte (Ares) com uma das várias deusas de nome Vênus, filha de Júpiter e Dione, casada com Vulcano.

14. Por isto, tenho dito: a Liberdade só poderá advir depois da Compreensão. Não há Liberdade sem Compreensão.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aniquila%C3%A7%
C3%A3o_p%C3%B3sitron-el%C3%A9tron

http://en.wikipedia.org/wiki/Boaz_and_Jachin

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samael_Aun_Weor

http://shallowgate.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anteros

http://www.astrologia-esoterica.com.br/Curso
%20Esot%E9rico%20de%20Cabala.html

http://www.sotextos.com/poema_inocencia.htm

http://gnosesamaelgnosisgnosticos.blogspot.com
/2010/09/blog-post.html

http://agrandefraternidadebrancauniversal.
blogspot.com/2009/05/6-raca-koradi.html

http://muccamargo.com/2009/01/14/paramartha
-satya-a-verdade-da-realidade-transcendente/

http://www.slideshare.net/bloGnostico/
mysteria-portugues-presentation-764839

http://forums.riverofenlightenment.com
/index.php

http://www.crystalinks.com/
musicspheres1204.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boaz_e_Jaquim

http://gnosesamaelgnosisgnosticos.blogspot.
com/2010/10/frase-de-samael-aun-weor.html

http://www.samaelgnosis.net/
frases/samael.htm

http://pensador.uol.com.br
/autor/Samael_Aun_Weor/

http://www.netmarkt.com.br
/frases/mestres.html

http://www.gnose.org.br/

 

Fundo Mucical:

Die Zauberflöte (The Magic Flute) Queen of the Night Aria (Act II, Aria nº 4)
Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart
Seqüência mid: E. Stéphan

Fonte:

http://www.aria-database.com/cgi-bin/aria
-search.pl?opera=Die+Zauberfl%F6te&a