SAT

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

... voa alto, além das ilusões, busca o eterno e imutável SAT,1 desconfiando das falsas insinuações da fantasia. (A Voz do Silêncio, Fragmento II, versículo 114.)

 

Helena Petrovna Blavatsky (1831 – 1891)

 

 

 

 

 

 

 

 

Fissuração pela maresia...

Vassalagem ilógica à magia...

Culto aos nóxios da umbria...

Falsas insinuações da fantasia...

 

 

Afazeres e mais afazeres...

Poderes e mais poderes...

Quereres e mais quereres...

Haveres e mais haveres...

 

 

Sacanagens e pilantragens...

Velhacagens e bilontragens...

Açambarcagens e agiotagens...

Bolinagens e cavilagens...

 

 

Exclamações e interjeições...

Afirmações e interrogações...

Prolegômenos e conclusões...

Post-imagens2 e imaginações...

 

 

Sim, tudo parece conspirar

para fazer recuar ou retardar.

Mas quem quiser se alforriar...

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. SAT —› a única, a eterna e a absoluta realidade e verdade; tudo o mais é ilusão. Mas, como é impossível que se alcance integralmente a única, a eterna e a absoluta realidade e verdade, alguma parcela de ilusão sempre rondará as 343 Peregrinações do ser-no mundo. Um dos significados simbólicos do número 343 é o que se refere ao sétimo dia da realização em triplicidade, já que 343 é 73. Entretanto, como tudo está vinculado à Lei da Dualidade, seria interessante pensar no número 686. Seja como for, em termos numéricos (teosóficos e cabalísticos), para o número 343, tem-se:

 

 

 

 

Observação:

Três quer dizer que algo foi (temporariamente) completado, que está (temporariamente) acabado, que foi, enfim, dada uma resposta temporária à oposição. Daí, a Lei Mística do Triângulo —› Tese, Antítese, Síntese. Na realidade, não há uma única manifestação universal que não esteja atrelada à Lei do Triângulo, que atua ininterruptamente. Um simples exemplo que demonstra esta Lei é:

 

 

2. Post-imagem persistente, persistência da visão, persistência retiniana ou retenção retiniana é o fenômeno ou a ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo (ou um pouco mais), após a sua percepção. O fenômeno da persistência retiniana foi pela primeira vez examinado pela Teoria da Gestalt, que o interpretou como um trabalho do cérebro, que associa imagens distintas, podendo criar, assim, a ilusão do movimento. Em resumo, a post-imagem é o prolongamento ou a renovação de uma experiência sensorial depois que cessou a estimulação exterior. Em outro sentido, refletiu Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832): O simbolismo transforma os fenômenos visíveis em uma idéia e a idéia em imagem; mas de tal forma que a idéia continua a agir na imagem, permanecendo, contudo, inacessível. E, mesmo se for expressa em todas as línguas, ela permanece inexprimível. Já a alegoria transforma o fenômeno visível em conceito, o conceito em imagem, mas, de tal maneira, que esse conceito continua sempre limitado pela imagem, capaz de ser inteiramente apreendido e possuído por ela e completamente exprimido por essa imagem. Mas, mudando de conversa, para que lado gira a mulher?

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

WEINREB, Friedrich. Kabala (O Livro de Jonas)/Het Bijbelboek Jonah. Buenos Aires: Editorial Sigal, 1993.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fragmentandoexperiencias.
blogger.com.br/A-Z(Psicologia).html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o