Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Samsara

 

 

O ilimitado Kosmos emana da Plenitude,2

e tão-só por esta Plenitude Ele evoluciona.

No tempo,3 Ele se sublima nesta Plenitude,

e somente nesta Plenitude Ele funciona.4

 

O Sol Único Ilumina todo o Universo,

e o samsara5 é iniciado pelo Princípio Vital.6

Seja pelo que for, pelo reverso ou pelo anverso,

o samsara não macula o Princípio Vital.

 

Este Princípio Vital mora em cada Coração.

Aqueles que alcançaram a Tranqüilidade7

estão livres de qualquer mau fruto de ação.

Este é o significado da Santa Liberdade.

 

 

 

Santa Liberdade

 

 

_____

Notas:

1. Este poema foi baseado no At[h]ma Dharma Gita. In: SRIMAD BHAGAVAD GITA (Bhagavan Sri Krishna). Obra completa traduzida do texto original com 26 Capítulos e 754 Slokas. 1ª edição. Tradução, resumo do Mahabhárata, glossário e artigos complementares por Haydée Touriño Wilmer. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda, 2002, pp. 201 a 204. No versículo 21 está escrito: O aspirante deve enaltecer-se por meio de uma Mente desapaixonada, sem se deixar cair em desalentos mentais; em verdade, a Mente é sua própria amiga, porém, ela pode ser igualmente sua [maior] inimiga.

2. Suddha-Brahm – Em latim, plenitudo, inis. Plenitude incriada, existente em Si e por Si, da Qual, através da Spira Legis (Espirais da Lei), tudo nasce, tudo tem existência, tudo se manifesta e tudo é transmutado. Recomendo a leitura do trabalho de autoria do Frater Vicente Velado Spira Legis (Sobre o Estudo das Espirais da Lei) que discute esta matéria de forma bastante elucidativa. O endereço para leitura deste trabalho é:

http://svmmvmbonvm.org/SpiraLegis.pdf

3. Tempo que é tempo e que não é tempo.

4. Entretanto, somente esta Plenitude permanece.

5. Samsara = Do sânscrito, Samsa (ilusão) e Ra (movimento), isto é, perambulação, fluxo incessante de renascimentos através dos mundos. Logo, não é um lugar; é um processo. Na escola Advaita de Vedanta hindu, o samsara é visto como a ignorância do verdadeiro Eu (Eu Interior), Brahman, e sua personalidade-alma é levada a crer na realidade do mundo temporal e fenomenal (ilusão derivada da ignorância e do apego à noção de si-mesmo). Shânkara (788 – 820), um metafísico e monge errante indiano, definia o samsara como sendo o caminho atemporal realizado pelo Athma em avidya ou ignorância. No Budismo Tibetano, samsara é a perpétua repetição do nascimento e da morte, desde o passado até o presente e o futuro, através dos reinos: Inferno dos Demônios Famintos, dos Animais, do Asura ou dos Demônios Belicosos, do Ser Humano e da Bem-aventurança. A menos que se adquira a perfeita sabedoria ou se seja iluminado, não se poderá escapar da Roda do Samsara. Aqueles que estão livres desta Roda são considerados Lamas, Illuminados (ou Buddha, em sânscrito). Enfim, Buddha certa vez perguntou aos seus discípulos: — O que vocês acham que é maior: a água dos grandes oceanos ou as lágrimas que vocês já derramaram nessa perambulação samsárica?* Como não obtivesse resposta, Ele mesmo respondeu: — As lágrimas.

* Samsar-ização.

6. AThMa = 1000 + 400 + 40 = 1440 = 1 + 4 + 4 = 9. Eu Sou a 'AMaTh'. Este é o Selo do Logos-Vivente, a Verdade da qual todas as verdades procedem. Segundo Saint Yves d'Alveydre, na obra L’Archéomètre, 1440 multiplicado por 100 (144.000), corresponde ao Hierarca do Modo Inarmônico da Sabedoria Divina. Por isso, para não haver nenhum equívoco, no Livro da Revelação (VII, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e XIV, 1, 2, 3), ele soa através de 144.000 Harpas, e é cantado por 144.000 Eleitos. Também ensina Saint Yves:

 

 

ThaMA —› Milagre da Vida; Sua Manifestação na Existência Universal.

AThMa —› Existência Infinita (eu prefiro denominar de Existência Ilimitada) da Essência Absoluta.

MaThA —› Razão Suprema de todas as razões verdadeiras; a Incidência de todas as reflexões; a Legislação de todas as leis. É, em última instância, a Raiz de todas as doutrinas.

7. Paz Profunda livre de objetivos passionais.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.visitusa.com/
california/photos/mojave-nationalpreserve.htm

http://solfirmino.blogspot.com/
2006/05/fnix-e-samsara-existncia-cclica.html

http://www.saindodamatrix.com.br/
archives/2006/03/samsara.html

http://www.samsara.blog.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samsara

 

Fundo musical:

Jazzpian

Fonte:

http://www.hotfiles.co.za/midi/CREATIVE/PIANOIMP/