AS TRÊS SALAS

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Três salas, ó cansado peregrino, conduzem ao fim das labutas. Três salas, ó vencedor de Mâra,1 te levarão através de três estados2 até ao quarto3, e daí até aos sete mundos4, os mundos do Eterno Repouso. (Versículo 22).

 

O nome da Primeira Sala é Ignorância - Avidya. (Versículo 24).

 

É a Sala em que viste a Luz, em que vives e hás de morrer.5 (Versículo 25).

 

O nome da Segunda Sala é a Sala de Instrução.6 Nela, tua Alma encontrará as flores da vida, mas debaixo de cada flor há uma serpente enrolada.7 (Versículo 26).

 

O nome da Terceira Sala é Sala da Sabedoria, além da qual se estendem as águas sem praias de Akshara, a Fonte indestrutível da onisciência.8 (Versículo 27).

 

A Voz do Silêncio.
Helena Petrovna Blavatsky (1831 - 1891)


 

 

 

 

 

 

Em primeiro lugar: sempre .

Em segundo lugar: sempre .

Em terceiro lugar: sempre .

Em n-ésimo lugar: sempre .

 

 

Assim operam os extorsionários.

Assim pensam os egoístas.

Assim atuam os oportunistas.

Assim agem os falsos luciferários.

 

 

Da Primeira Sala para a Segunda

e da Segunda para a Terceira Sala,

só será promovido o que já não fala9,

e o que in Corde a LLuz10 abunda.

 

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Sursum Corda! Sursum Corda!11

 

 

 

 

 

 

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Notas:

1. O mundo da matéria, da ilusão e da morte.

2. Os três estados de consciência são: Jàgrat, o de vigília; Svapna, o de sonho; e Sushupti, o estado de sono profundo. Estas três condições iogues conduzem ao quarto estado (Turiya).

3. O Turiya, o que está além do estado do sono sem sonhos, acima de todos – um estado de alta Consciência Espiritual.

4. Alguns místicos sanscritistas localizam sete planos de existência, os sete Lokas ou mundos espirituais dentro do corpo de Kâla Hamsa, o Cisne além do Tempo e do Espaço, conversível em Cisne dentro do Tempo, quando se torna Brahmâ em vez de Brama.

5. O mundo fenomênico dos sentidos e da consciência terrena (unicamente).

6. A Sala da Instrução Probacionária.

7. A região astral, o mundo psíquico das percepções supersensíveis e das visões ilusórias – o mundo dos médiuns. É a grande serpente astral* de Éliphas Lèvi. Nenhuma flor colhida em tal região foi alguma vez trazida à Terra sem sua serpente enrolada no talo. É o mundo da Grande Ilusão.

* NaHaSh (50–8–300) é a causa da segmentação, do fracionamento ilusório, ou seja, egoísmo e desejo da existência individual. NaHaSh está cabalística e numericamente associada à alma corporal – em hebraico NeFeSh (50–80–300) – e ao conceito de 'queda' (descer de um plano superior para um plano inferior) – NaFaL (50–8– 30).

8. A região da plena Consciência Espiritual, além da qual já não há mais perigo para quem a alcançou. Akshara é um termo sânscrito que significa imóvel, imperturbável. Ele também é um personagem da mitologia hindu. Seu símbolo é OM. Na Bhagavad Gita (XV: 16 e 17), um dos capítulos do extenso Mahabharata, composto de cem mil estrofes divididas em cem capítulos, Krishna diz a Arjuna que existem dois tipos de Purushas no mundo – kshara e akshara – um perecível e outro imperecível. Todos os seres são kshara no sentido usado pelo filósofo grego e pai da Dialética Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.): panta rhei (tudo flui, tudo se move, exceto o próprio movimento; Heráclito exemplificou este conceito dizendo que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, porque, ao entrarmos pela segunda vez, não serão as mesmas águas que estarão lá, e a pessoa mesma já será diferente). Apenas o que não morre é akshara. Versículo 16 da Gita: Neste mundo, há dois princípios: um perecível e outro imperecível. O perecível é a totalidade dos seres viventes; o imperecível é denominado o imutável. Versículo 17 da Gita: Mas há outro princípio, o mais elevado, a que se dá o nome de Espírito Supremo, o Senhor Eterno e Infinito que preenche e mantém os três mundos. Se você quiser ler a Bhagavad Gita on-line, o endereço é:

http://www.amorcosmico.com.br/
hinduismo/bhagavad/gita.asp

9. Aquele que se afastou do bulício da vida e que penetrou no Santo Silêncio do seu Coração.

10. E Santo Silêncio, que se resume em Paz, Bem, Beleza e Trabalho.

11. Corações ao alto ou elevemos nossos Corações.

 

 

 

 

 

Bibliografia:

BORNHEIM, Gerd A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, s. d.

KIRK, G. S. e RAVEN, J. E. Os filósofos pré-socráticos. 2ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

WEINREB, Friedrich. Kabbala. (La Biblia: divino proyecto del mundo). Buenos Aires: Editorial Sigal, 1991.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Her%C3%A1clito_de_%C3%89feso

http://www.amorcosmico.com.br/hinduismo/
embasamento/literaturaBhagavadgita.asp

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Akshara

http://www.reneguenon.net/
guenondemiurgo.html

 

Fundo musical:

I Love You

Fonte:

http://home.wanadoo.nl/dougmckenzie/