SABEDORIA ANTIGA

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra O que a Sabedoria Antiga Espera dos Seus Discípulos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

As religiões sempre refletiram e continuam a refletir as crenças e o caráter moral daqueles que moldam sua organização. [Esta é a origem de todos os escândalos que, de vez em quando, vêm à tona nas diversas religiões. Ora, se as formas modernas de vida não são saudáveis, as organizações construídas por pessoas insanas não podem ser normais. A pedofilia na Igreja Católica é apenas um exemplo disto.]

 

 

Theodore Edgar McCarrick1

 

 

O gênero humano de nossa época enlouqueceu de sede de dinheiro. Está doente de "vantagens pessoais". A concussão eclodiu em todas as manifestações da vida. Na atualidade, de maneira geral, não há instituição que não esteja tocada, de forma mais ou menos atenuada, pela desonestidade moral, e como não há modo de vida que não esteja comercializado e pervertido, também não podemos esperar que a religião tenha escapado disto. A arte de iludir as pessoas vem evoluindo, da bufonaria ignóbil da Idade Média ao elegante farisaísmo deste século XXI.

 

 

 

 

Haverá coisa mais hedionda, obscura, baixa, abjeta, vil, vergonhosa e desprezível do que perverter a verdade e esconder crimes sob o manto da sabedoria, e, deliberada e conscientemente, desviar as pessoas da LLuz, buscando apenas o engrandecimento próprio e o enriquecimento pessoal?

 

A Sabedoria Antiga não é deste mundo; ela pertence a uma esfera totalmente diferente. Ela não está interessada em melhorar a condição material do indivíduo, do ponto de vista de colocá-lo em cargos executivos ou cercá-lo de opulência. A Sabedoria Antiga tenta moldar o caráter do ser humano, sabendo que, se ele for levado a se encontrar e a se controlar, terá alcançado muito mais do que se fosse feito líder ou governante de multidões.

 

 

 

 

Um fato intelectual não é necessariamente uma verdade, e sua aplicação incorreta sempre constitui uma falsidade. [E toda falsidade – mais ou menos prejudicial, maligna ou ruinosa – sempre se constitui em um crime de lesa-humanidade.] É desmoralizante e retardante que acreditemos que Deus autorize a astúcia comercial ou o vantagismo, que Ele impeça a execução de uma hipoteca ou que Ele recomende a meditação silenciosa para eliminar cônjuges indesejáveis. Tudo isto tem um efeito destrutivo na vida e na saúde do ser humano. [De fato, todos os imperativos hipotéticos, lentamente, vão nos destruindo, e, oportunamente, com mais ou menos sofrimento, haveremos de compensar cada um deles e todos eles.]

 

Em tudo o que se refere à aquisição de Conhecimento, a Sabedoria Antiga diz: Primeiro, purifique sua própria vida. Isto significa exatamente o que está dito. Até que o egoísmo seja banido da [personalidade-]alma do estudante, ele não poderá ter nenhuma aspiração por Conhecimento que sirva a qualquer propósito mais elevado do que o de estimulação mental. Os cultos psicológicos do mundo moderno enfatizam desejos, cobiças e apetites por coisas que não podem ser alcançadas por meios normais. Houve um tempo em que os homens morriam pela Verdade; agora, a verdade morre nas mãos dos homem.

 

As vozes mundanas tentam continuamente os estudantes; apenas aqueles que são fortes alcançarão a Sabedoria que procuram. O Verdadeiro Ocultista aspira apenas ter acesso à Sabedoria. [As últimas palavras de Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de agosto de 1749 – Weimar, 22 de março de 1832) antes de partir foram: — Luz, mais Luz. Entretanto, se é verdade que luz e sombra (céu e inferno) andam de mãos dadas, também é verdade que onde resplende a Luz Divina, faz-se Luz sem sombras, diz outro alemão, o teólogo Klaus Berger (Hildesheim, 25 de novembro de 1940 – 8 de junho de 2020).]

 

Haverá crime maior do que ensinar às pessoas que o principal desejo de Deus é torná-las financeiramente independentes?

 

 

 

 

O que é prometido, hoje, na maioria das religiões? Em vez de tentar desenvolver simetricamente e harmoniosamente a constituição dos fiéis, as religiões se transformaram em um sistema de abracadabra filosófico que promete algo por nada e troca a Sabedoria Divina a preços módicos. [Hoje, por mais inacreditável e absurdo que possa ser, 2.021, a preços módicos se transformou em um chupa-cabra transfusional dos parcos recursos e das economias dos aderentes dessas seitas negras e dessas pseudo-religiões, que, criminosa e canalhocraticamente, ensinam que todos devem fazer negócios com um deus inventado, para, depois, poderem ir morar em um paraíso inexistente. Mas, o preço-compensação que esses pastores e sacerdotes marca roscofe, que escravizam e abusam da ignorância aspiracional dos seus confrades, terão que pagar (pelo cumprimento da Lei da Causa e do Efeito) será indeletável e sesquipedalmente doloroso. Mutatis mutandis, esta canalhada é semelhante a afirmar que a Cloroquina cura a COVID-19 e incentivar e estimular: leve vantagem você também.]

 

Ninguém poderá cumprir por nós as tarefas que nos foram confiadas.

 

Há pessoas que discutem o problema do Ilimitado com a mais incrível facilidade, quando ainda não chegaram a um acordo sobre o que é o limitado. Uma das regras mais interessantes da Sabedoria Antiga é que nenhum Iniciado deve discutir a respeito do Absoluto. Os Iniciados sabem que nenhum ser humano, incluindo Eles próprios, conhece o suficiente para fazer uma declaração, dar uma opinião ou oferecer uma definição inteligente sobre este assunto. Enfim, nenhum homem sábio pretende discutir o que não sabe. Palavras insuficientes só profanam as Coisas Sagradas. E mais: discutir a respeito do Absoluto não serve a nenhum propósito prático na vida cotidiana. Mas, sempre haverá tolos que tentam mergulhar onde os anjos não ousam entrar. Por isto, há estúpidos que tentam impressionar os ignorantes com discussões voláteis e inconsitentes de coisas que desconhecem.

 

Os chamados exercícios esotéricos são as fórmulas dadas diretamente pelos lábios dos Iniciados aos seus discípulos, sob a promessa solene do mais absoluto sigilo, para que tais discípulos pratiquem aqueles exercícios de espiritualização, eterização e purificação de seus corpos.

 

 

Um dos piores crimes entre os cometidos hoje é o ensino, pelos atuais "ocultistas", de práticas insanas, homicidas e suicidas, disfarçadas sob a bandeira de "instruções esotéricas". Se essas práticas ou "instruções" forem persistentemente realizadas, muitas vezes, poderão resultar na morte do aluno desavisado. Uma característica da mente comum do Ocidente é sua incapacidade de se concentrar intensamente por tempo suficiente em qualquer coisa; de certa forma, isto acaba sendo favorável, quando evita ser vítima dos falsos "ocultistas" de nossos dias. As instruções esotéricas que acabaram nas mãos de pessoas não qualificadas resultaram da traição dos votos cometidos por alguns iniciados de graus inferiores, que não eram dignos de ter adquirido tais instruções. Para recebê-las destas fontes, o destinatário também precisa se tornar um cúmplice do crime. Não só isto, mas, além disto, o estudioso que concorda em ouvir estas instruções obtidas falsamente, anula qualquer possibilidade de adquirir qualquer bem que, de outra forma, poderia adquirir para si mesmo. [Por tudo isto, advirto novamente: cuidado, muito cuidado, com essas páginas da Internet, em que os webmasters afirmam que canalizam mensagens dos Mestres Ascensionados e de sei mais quem ou o quê. Não canalizam xongas, e essas postagens nada mais são do que histerias psíquicas e delírios de pessoas carentes ou mal-intencionadas. Muito angustia os Mestres ver pessoas que, sendo capazes de obter uma melhor realização, se atrapalham com os chamados exercícios esotéricos, reunindo-se em círculos, meditando teatralmente, revirando os olhos e sentadas em salas escuras esperam por alguma visão etérea. Poderão até ver umas coisinhas, ouvir vozes e obter certos poderes mediúnicos, mas, tudo isto deriva do Plano Astral, e não ajuda em nada o desenvolvimento espiritual. Só retarda, compromete e estorva. Tudo o que for aprendido sem Sabedoria terá que ser desaprendido com mais ou menos sofrimento, com mais ou menos dor, com mais ou menos aflição. E isto poderá levar séculos ou milênios para ser eliminado e reajustado.]

 

Para nos prepararmos honesta, sincera e inteligentemente para poder receber a Sabedoria dos Antigos, deveremos responder com um SIM a todas estas perguntas:

• Esta teoria que eu tenho é verdadeira?

• Estou vivendo uma vida digna que me permite receber a Verdade em minha [personalidade-]alma?

• Sou altruísta, franco, obediente, humilde e dedicado à minha tarefa?

• Desenvolvi minha mente de tal forma que já posso pensar?

• Abri meu Coração para que já possa sentir?

• Dedico minha vida atual, com tudo o que sou, altruísta e sem reservas, à minha tarefa?

• Esforço-me para ser um triunfador?

• Estou rodeado de amigos?

• Minha comunidade me respeita?

• Deixo os outros viverem suas próprias vidas?

• Recebo conscientemente, sem exagero mental, a instrução das verdadeiras escolas ocultistas?

• Evito divulgar opiniões meramente pessoais?

• Proclamo apenas as verdades universais?

 

Assim como uma árvore doente não pode dar bons frutos, um corpo pecador ou uma mente pervertida não podem transmitir Sabedoria. O mesmo engendra e gera o mesmo. O indivíduo excêntrico tem idéias excêntricas, enquanto a mente sã vê as coisas de maneira saudável.

 

As mentes infantis costumam seguir falsos ensinamentos, até se perderem no desconhecido.

 

Os enfermos, nervosos e incapazes de resolver seus próprios problemas se tornaram tão emaranhados em absurdos mentais, que não são mais úteis para eles próprios nem para a sociedade em geral.

 

A Sabedoria Antiga é saudável e sensata. É espiritual e racional no sentido mais elevado da palavra. É baseada na Lei de Causa e Efeito. Não possui fórmulas “patenteadas” nem “fórmulas sintéticas”, mas, molda as pessoas que aderem e colaboram com Ela com firmeza e solidez. A Sabedoria Antiga é transmitida apenas por Grandes Mentes [Discípulos Avançados, Adeptos e Mestres Ascensos] que se dedicaram, desde o início do mundo, à promulgação das Verdades Sagradas. A Sabedoria Antiga ensina com a experiência da eternidade, pois, guiou e deu existência a milhares de nações e enterrou muitas outras, quando se desviaram do caminho certo. As nações da Antigüidade que ainda existem são aquelas que preservaram Suas Leis, enquanto as nações e os impérios que caíram e que desapareceram são aqueles que ignoraram os Mandamentos da Sabedoria Antiga. A Sabedoria Antiga, que sempre existiu antes de qualquer [re]começo, se tornará o corpo exotérico visível que regerá o Planeta. [Isto, provavelmente, acontecerá apenas na Sétima Ronda.] Todas as doutrinas, [todas as filosofias], todas as fés, [todas as crenças] e todas as religiões são temporárias, [efêmeras e destrutíveis]; a Sabedoria Antiga é eterna [e indestrutível.]

Na Terra, os seres humanos estão divididos em quatro classes gerais. A mais baixa dessas divisões é a de natureza física, e os que nela estão incluídos vivem apenas para a satisfação de sua natureza física. A segunda divisão é a dos artesãos, daqueles que trabalham com a mente e com as mãos. Eles são os homens morenos do mito hindu. Eles compram, vendem e trocam. Sua credulidade é usada para o benefício comercial de um certo tipo de mentalidade que considera legítimo capitalizar a ignorância dos outros. A terceira classe é a de cientistas. O quarto grupo, o mais elevado de todos, é composto de filósofos, de músicos e de artistas, que vivem em um mundo mental abstrato, rodeado de sonhos e de visões desconhecidos e irreconhecíveis para os outros três tipos. Eles se elevaram acima do mundo da educação acadêmica e alcançaram o mundo do idealismo criativo, que, atualmente, constitui a função mais elevada da mente humana. Vários deles são místicos ou ocultistas.

 

Seja como for, na constituição de todo ser vivo cochila, de forma aparentemente inanimada, um germe latente de natureza espiritual.

 

Quem sou? Por que estou aqui? O que está além da linha do horizonte das coisas por vir? Estes sempre foram os grandes problemas enfrentados pelo homem primitivo, e estes também continuam a ser os grandes problemas enfrentados pelos homens e pelas mulheres da atualidade.

 

Haveremos de compreender que não podemos dominar a Natureza pela força. A Natureza só poderá se dominada pela compreensão-obediência às Leis Universais. Em um certo sentido, nossos códigos [morais e] religiosos são o resultado de experimentos primitivos com os quais a mente humana, lutando para sobreviver, gradualmente, apreendeu a vontade da Natureza e se ajustou a esta vontade.

 

 

(Simbolicamente)

 

 

O mundo tem muitas religiões [e muitos deuses], mas, a Natureza tem apenas uma Verdade. [O nosso Olimpo está em nosso Coração – a Morada do nosso Deus Interior.]

 

 

 

 

Acreditei em Zeus,
mas, não me libertei.
Acreditei em Poseidon,
mas, não me libertei.
Acreditei em Atena,
mas, não me libertei.
Acreditei em Ares,
mas, não me libertei.
Acreditei em Ártemis,
mas, não me libertei.
Acreditei em Hermes,
mas, não me libertei.
Acreditei em Hera,
mas, não me libertei.
Acreditei em Deméter,
mas, não me libertei.
Acreditei em Hefesto,
mas, não me libertei.
Acreditei em Apolo,
mas, não me libertei.
Acreditei em Dionísio,
mas, não me libertei.
Acreditei em Afrodite,
mas, não me libertei.
Tornei-me um com
meu Deus Interior,
então, eu me libertei.

 

Quando nosso Sistema Solar começou a funcionar, os Espíritos de Seres Sábios de outros Sistemas Solares vieram até nós e nos mostraram o Caminho da Sabedoria. [Na Antigüidade, a Humanidade chamou estes Espíritos de Deuses. Hoje, alguns os denominam alienígenas do passado. Um dia, compreenderemos que foram, são e sempre serão nossos Irmãos. Nunca estivemos, não estamos, e jamais estaremos sozinhos.]

 

 

 

 

Diz-se que foram os Espíritos de Seres Sábios de outros Sistemas Solares que fundaram as Escolas de Mistérios da Sabedoria Antiga, visto que esta Sabedoria era o conhecimento da vontade da Natureza, com respeito às suas criaturas. A maior arte de todos os mundos é a arte de ser natural, pois, o que for natural sobreviverá.

 

Por muito tempo, as religiões foram fundadas em falsas hipóteses. Tentaram encher o mundo de milagres e de coisas antinaturais. Tentaram intimidar e dogmatizar. Por esses motivos, estão falhando. As religiões, hoje, são corpos sem alma. Não construíram seus tabernáculos de acordo com a Lei, e, por isto, não atendem às necessidades da Humanidade de forma honesta nem inteligente, mas, ao invés disso, envolvem a si mesmas e a seus membros ou paroquianos em interminável dissidência de credos, de doutrinas e de códigos, tendo esquecido inteiramente o Espírito da Verdade.

 

É dever de cada ser vivente realizar tarefas verdadeiramente construtivas, em reconhecimento da Vida Divina que nele respira.

 

Os Antigos Mistérios eram escolas de verdades religiosas, nas quais a religião era usada no sentido da Sabedoria Divina. Foram os Reis Serpentes que fundaram as Escolas de Mistérios, que, mais tarde, apareceram como os Mistérios Egípcios e Bramânicos e sob outras formas de Ocultismo Antigo.

 

A Sabedoria não consiste em ver as coisas, mas, em ver através das coisas.

 

Chegará o tempo em que todos os seres humanos serão novamente capazes de se comunicar diretamente com os Deuses.

 

Todas as Hierarquias Criadoras residem nos Mundos Invisíveis, e é a esses mundos que os Discípulos devem se voltar para consultá-Las. Portanto, para se comunicar com as Hierarquias Criadoras, que operam em suas substâncias ultrafísicas, os seres humanos precisam aprender a funcionar conscientemente em seus próprios corpos invisíveis. Um Iniciado não adivinha, não duvida, nem atua sozinho; trabalha com os fatos, porque é um com as Verdades da Natureza.

 

O Caminho Secreto de Illuminação Espiritual foi estabelecido pelo Logos Planetário, que é cumprido por uma Hierarquia de Seres Sobre-humanos e por um grupo de Grandes Iniciados, frutos do mundo humano. Estes Grandes Iniciados, com suas mentes divinamente inspiradas, são os suportes do Templo do Progresso Humano. Estes Grandes Espíritos foram chamados pelos antigos místicos judeus de "Cedros do Líbano". Estas foram as árvores que Salomão cortou das florestas da Terra, para usar como suporte para o seu Templo Divino.

 

Na atualidade, há Sete Grandes Escolas de Mistérios, todas Ramos da mesma Árvore [Unicidade]. Da mesma forma que todo raio de luz se decompõe em sete cores quando passa por um prisma, esta Verdade Antiga, ao passar pelo corpo prismático do mundo material, se decompõe em um Corpo Setenário. Este corpo unitário é a chamada Serpente de Sete Cabeças, mas, embora fale por sete bocas, tem apenas um cérebro, uma vida, uma origem [Unicidade]. Cada uma destas Sete Escolas é invisível e desconhecida, estando cada uma composta por Doze Iniciados e seus Discípulos, dispostos em torno de um Décimo Terceiro Irmão Excelso, perpetuando a Sabedoria Antiga, da forma como surgiu na aurora do mundo, quando os Deuses desceram do Sol e fixaram residência na Ilha Sagrada do Pólo Norte. [7 x 13 = 91 9 + 1 = 10 1 + 0 = 1.] Depois de dito tudo isto, fica a pergunta: Até que ponto a raça humana será capaz de mergulhar no materialismo sem colapsar a estrutura ética que sustenta a nossa era moderna? [In: O que a Sabedoria Antiga Espera dos Seus Discípulos, de autoria de Manly Palmer Hall.]

 

A reverência e a devoção aos deuses fazem parte do código moral da Humanidade, que persistem na forma de fé, de medo ou de superstição.

 

As Escolas dos Antigos Mistérios foram estabelecidas não pela vontade dos homens, mas, pela Vontade dos próprios Deuses, que trabalham por meio de "canais" selecionados entre as criaturas mais evoluídas da Terra, [que, muitas vezes, não têm consciência de que estão sendo utilizadas para ajudar a Humanidade. Na verdade, todos nós somos professores de todos e alunos de todos. Todos nós ensinamos a todos e aprendemos com todos.]

 

Os Adeptos e os Mestres, atualmente, governam os destinos das Ordens Iniciáticas Secretas.

 

O nosso desenvolvimento espiritual deve ocorrer por meio de um dos Sete Canais estabelecidos pela Natureza para este fim. Em um determinado estágio do nosso desenvolvimento espiritual, cada um de nós entrará no caminho planetário mais adequado para desenvolver as qualidades latentes dentro de nós mesmos. Estas Sete Escolas e suas ramificações, em todas as partes do mundo, constituem a Grande Loja Branca. Esta é a Instituição Divina estabelecida para conferir a Sabedoria Antiga para o nosso Planeta, sendo composta por todos os Iniciados e seguidores da Senda Branca, e forma o Governo Invisível da Terra.

 

A Sabedoria Antiga contém o Conhecimento Verdadeiro e Seguro do Plano que foi criado e estabelecido pelos Deuses, e é o Caminho que deve ser seguido por quem quiser se libertar da ignorância e da escuridão do materialismo.

 

 

 

 

Qualquer um que quiser poderá trilhar o Caminho da Sabedoria Antiga, desde que aceite e respeite as obrigações que Ela estabelece e impõe. [Eu acredito que mais do que querer trilhar o Caminho da Sabedoria Antiga, é necessário poder trilhar este Caminho, pois, esta possibilidade está diretamente ligada ao mérito. Falo isto por mim, pois, sei que ainda não estou inteiramente apto para conhecer os Mistérios Mais Elevados desta Augusta Sabedoria.]

 

Todas as Escolas que ensinam a Sabedoria Antiga, intransigentemente, exigem o mesmo nível de consagração e de virtude. Elas prescrevem que cada estudante-candidato deve formar seu próprio caráter, desenvolver seus próprios deveres espirituais e controlar sua própria natureza inferior, antes de poder receber uma Instrução Mais Elevada, oriunda de qualquer uma das [Sete] Fontes Superiores.

 

Ninguém nasce sem responsabilidade. Todo ser vivo é responsável por si mesmo, e, se não cumprir suas responsabilidades individuais, fará com que outros sofram junto com ele. [E por que isto é assim? Porque, repito um vez mais, somos todos um.]

 

Portanto, nesta PanCOVIDmia,
quem não usa máscara,
quem não usa álcool em gel,
quem, irresponsavelmente, flexibiliza,
quem não pratica o distanciamento social,
quem não se vacina,
quem desrespeita a Ciência,
quem quer ver o circo pegar fogo,
quem quer que os bombeiros
não apaguem o fogo
é, ao mesmo tempo,
um suicida e um assassino.

 

 

 

 

As Escolas de Mistérios são universidades nas quais a natureza espiritual é desenvolvida e treinada, nas quais os homens são preparados para se tornar trabalhadores ativos no Grande Plano do Progresso Cósmico. [Progresso Reintegração.]

 

O que é a Vida? O que é Consciência? O que é Força? O que é a Mente? Estas são as quatro grandes questões nas quais todo conhecimento deveria se basear, mas, ainda permanecem sem resposta, e a ciência é forçada a admitir que tais respostas ainda estão acima da mentalidade contemporânea.

 

As Escolas de Mistérios foram estabelecidas na Terra para tornar possível a transição entre o verdadeiro e o falso, entre o espiritual e o material e entre o eterno e o temporal, de tal sorte a permitir que nos tornemos aptos a aptos a estudar e explorar os chamados Mundos Causais. Mas, são necessários anos de serviço, [às vezes, séculos, e até milênios], de autopurificação e de autodomínio, antes que qualquer aspirante seja admitido no Caminho da Sabedoria.

 

A maior ou menos rapidez da nossa Ascensão na Senda depende inteiramente dos nossos próprios méritos, da nossa sinceridade, da nossa integridade e da nossa devoção, que marcam a nossa vida diária.

 

As três divisões em que os candidatos estão agrupados na Grande Obra são:

Primeiro Grau: Estudante

Segundo Grau: Discípulo

Terceiro Grau: Iniciado

 

O serviço humanitário (devoção desinteressada à necessidade das massas) é o verdadeiro Caminho da Maestria.

 

Regras sugestivas Francis Barrett (entre 1770 e 1780 – 1802):

• Aprende a apartar todo afeto vil e esteja livre de fraudes e de hipocrisia.

• Guarde seus próprios segredos e os de seu vizinho.

Não aspire o favor dos ricos.

Não despreze os pobres.

• Dê aos necessitados ou desafortunados o que você puder dar.

• Seja misericordioso com aqueles que o ofendem ou insultam, e perdoe seu irmão setenta vezes sete vezes.

• Não se apresse em condenar as ações dos outros.

• Despreza o escândalo e a tagarelice.

• Estude dia e noite e implore conhecimento e compreensão.

• Evite a gula e todos os demais excessos.

• Não acumule ouro; aprende a se contentar com o suficiente.

 

Todas as coisas vêm a nós por atração, mas, se os Germes da Sabedoria e da Virtude não estiverem em nós, os Deuses nada poderão nos conferir. [É por isto que eu tanto tenho dito e insistido que tudo depende de nós. Na verdade, não acrescentaremos nada que, em condição elementar, incompleta e inicial, já não estiver em nós. A Sabedoria não nasce no homem; Ela se avulta, aumenta, se amplia e se intensifica. É isto que faz a diferença entre querer e poder.]

 

Quando a Sabedoria entrar na nossa [personalidade-]alma, nos tornaremos servos da Sabedoria.

 

Um estudante de Ocultismo tem que estudar as pessoas e as coisas. Ele não deve se transformar em um ser isolado, porque se perder o contato com o mundo e com as coisas do mundo, não poderá servir com efetividade àquilo que renunciou. Seu dever é considerar que a vida é um lugar e um momento de aprendizagem, tendo em mente que a Sabedoria é uma jóia que deve ser extraída da existência material. Um estudante de Ocultismo deve ser sempre desinteressado e desprovido de egoísmo. Nunca deve se limitar ao trabalho que faz ou à posição que ocupa, pois, o Mestre pode chamá-lo para outras tarefas a qualquer momento. Se se torna, legítima e honestamente, um poder dentro da comunidade em que reside, deve assumir tais responsabilidades, uma vez que lhe oferecem maiores oportunidades de realização do Bem para um maior número de pessoas. Um estudante de Ocultismo deve rejeitar todas as formas de fenomenalismo. Deve criar uma natureza espiritual e mental sem permitir que fenômenos misteriosos lisonjeiem sua natureza emocional. Nenhum estudante sincero de qualquer Mestre legítimo deveria jamais tentar desenvolver poderes mediúnicos, seja para seres vivos, seja para seres mortos. O Mestre Kut Hu Mi ensinou claramente que os estudantes de Ocultismo perderão o direito à Instrução Espiritual mais elevada, caso tentem se comunicar com os mortos ou se envolvam em práticas psíquicas semelhantes. Fundamentalmente, um estudante de Ocultismo jamais deverá desonrar o Espírito do Verdade, tendo sempre em mente que toda aflição é uma oportunidade e toda desventura é uma lição secreta, e, neste sentido, a tarefa de autopurificação é o primeiro teste de sinceridade de suas intenções, pois, só uma [personalidade-]alma purificada e uma natureza equilibrada e honesta podem pensar e analisar honestamente.

 

A incerteza e a indecisão só levam à dor, à desordem mental e à morte. [E por que isto é assim? Porque a incerteza e a indecisão poderão nos levar a trilhar caminhos obscuros, destrutivos e sem volta.]

 

As ferramentas do nosso trabalho devem ser sempre a confiança, a esperança [não como expectativa ou espera, mas, sim, como possível e viável realização], a consagração [e a honestidade]. Nunca devemos trabalhar para nós mesmos, mas, para os outros. [Perceba isto: se mesmo + outro = 1, se mesmo – outro = 1, se 1 + 1 = 1, se 1 – 1 = 1 e se tudo = 1, ao trabalharmos categórica, honesta e desinteressadamente para o(s) outro(s), estaremos trabalhando igualmente para nós.] Há um Grande Espírito Invisível em o Qual todos nós vivemos, em o Qual todos nos movemos e o Qual sustenta tudo e todos nós.

 

Não poderemos jamais escolher o nosso Mestre; por nossos méritos, nós somos escolhidos por um Benfeitor Cósmico, que, como Pai-Mãe, fará cada um de nós nascer no Mundo Espiritual. Deste momento em diante, o Discípulo Aceito não aprenderá mais em livros.

 

No plano físico não há Iniciações Espirituais. As Verdadeiras Iniciações acontecem apenas nos mundos invisíveis, pois, somente lá podem ser encontrados Aqueles que estão autorizados e qualificados para ministrá-Las. [Todas as Iniciações ministradas nas dignas Fraternidades Iniciáticas existentes e instaladas na Terra (Ordens Rosacruzes, Ordens Martinistas, Ordens Templárias, Maçonarias etc.) são, digamos assim, preparações e rituais preliminares para o recebimento das Iniciações Espirituais Efetivas no Templo Invisível da Verdadeira Escola de Mistérios – a Grande Loja Branca. No caso das religiões, nada pode ser aproveitado, pois, de modo geral, só oferecem cerimônias ostentosas e pomposas, dogmas escalafobéticos e acachapantes e palavras vazias e inúteis.]

 

O Morador do Umbral a natureza inferior fantasmagórica de nossas próprias perversões só poderá ser visto e enfrentado se/quando a nossa consciência estiver fora dos nossos corpos inferiores. Então, estaremos aptos e poderemos penetrar com firmeza e coragem nos Mundos Invisíveis, o primeiro passo no Caminho da Maestria. O que não podemos esquecer é que há muitos Graus de Iniciáticos, e não importa o quanto avancemos no Caminho da Sabedoria, sempre haverá algo mais elevado para entendermos e percebermos. [Se o Unimultiverso é ilimitado, como poderá haver um limite para a aprendizagem? Relativamente, sempre seremos ignorantes e falíveis, sempre seremos estudantes.]

 

 

 

 

Mesmo com as possíveis Iniciações Espirituais recebidas no Templo Invisível da Verdadeira Escola de Mistérios, só estaremos além de toda possibilidade de transgressão da Lei quando nos tornarmos parte da própria Lei.

 

Não poderemos receber ordenamento espiritual se não formos capazes de funcionar e atuar conscientemente fora do nosso corpo físico.

 

Não há Adeptos nem Mestres neste mundo ou nos planos invisíveis que não tenham passado por todas as aflições e incertezas da experiência humana. Eles chegaram à sua posição atual por terem dominado estas incertezas e se elevado acima das circunstâncias que agrilhoam a maioria das pessoas à parte egoísta da vida. Todas as grandes almas passaram de forma consistente e gradual da ignorância para a Sabedoria. [Mas, muitas encarnações foram necessárias para que tudo isto acontecesse.]

 

As Chaves Mágicas que abrem as portas das Escolas de Mistérios são a Consagração, a Inteligência e a Sinceridade. [Consagração + Inteligência + Sinceridade = Mérito —› Bom Combate.]

 

A Esfinge Egípcia simboliza o Código dos Iniciados. O corpo do touro, com sua tremenda força, deve ser entendido como símbolo do trabalho, isto é, do “Fazer”. As pernas e a cauda do leão simbolizam a coragem, e devem ser interpretadas como "Ousar". As asas de águia aludem às Coisas Superiores, e devem ser compreendidas como "Aspirar". A cabeça humana, com os lábios selados, significa "Calar". De todas estas regras, a mais importante é a última.

 

 

 

 

Antigo Axioma Oculista: Se você sabe, cale-se. [Este cale-se deve ser bem compreendido, para não resvalarmos para o exagero nem para o egoísmo, isto é: tudo o que puder ser ensinado deve ser ensinado. Não ensinar o que pode e deve ser ensinado é um equívoco e o maior alimento da Grande Heresia da Separatividade. Todo Verdadeiro Discípulo e todo Verdadeiro Adepto, como, por exemplo, foi o caso de Manly Palmer Hall, ensinam e divulgam tudo o que pode ser ensinado e divulgado. Mas, isto sempre exortando, sugerindo, exemplificando, porém, nunca forçando suas opiniões, nem sua filosofia, nem tentando impor seus conceitos aos outros.]

 

O Verdadeiro Ocultista seja estudante, seja discípulo, seja Iniciado nunca revela seu 'status' espiritual a ninguém, além de aqueles que estão sinceramente interessados e envolvidos nessas sagradas tarefas com ele. [E, mesmo assim...]

 

Jactanciar-se de poderes pessoais é a pior violação de etiqueta que pode ser cometida no Mundo Oculto.

 

Os Verdadeiros Ocultistas obedecem às leis do país e da comunidade em que reside. Quebrar as leis existentes sem primeiro fornecer leis melhores não tem nada a ver com a Sabedoria Antiga. Só desta forma a Verdade poderá ser estabelecida sem sedição nem bolcheviquismo ilegal.

 

Os Verdadeiros Ocultistas não infringem as leis, por mais injustas que sejam.

 

Os Verdadeiros Ocultistas adotam as roupas e os costumes do país em que residem.

 

Os Verdadeiros Ocultistas não revelam sua identidade a ninguém. Todas as instruções que estão incumbidos de difundir o fazem calada e prudentemente.

 

Os Verdadeiros Ocultistas nunca serão ruidosos ou declamatórios em suas palavras, nem radicais em seus pontos de vista, nem tornarão estas condições mais caras entre aqueles que se aproximam deles, nem falarão em nome de suas organizações ou de seus Mestres.

 

Os Verdadeiros Ocultistas são simples, humildes, cordiais e misericordiosos, e nunca criticam aqueles ao seu redor, pois, são amantes da paz e da fraternidade universal. [Os Verdadeiros Ocultistas reconhecem a unimultiplicidade cósmica.]

 

Os Verdadeiros Ocultistas, sob nenhuma circunstância, usam o Poder Espiritual com o qual estão investidos para sua própria proteção ou engrandecimento pessoal, a menos que isto resulte em desinteressado e categórico benefício de outros. É inteiramente contrário às Leis do Ocultismo aplicar e utilizar qualquer conhecimento de natureza sobrenatural na salvaguarda, preservação ou benefício de si mesmo.

 

Os Verdadeiros Ocultistas, sob nenhuma circunstância, aceitam qualquer pagamento pelas instruções espirituais que transmitem. Quem se aproveita e explora o medo e a ignorância dos outros nunca verá os Mestres nem o Templo.

 

 

Chico Anysio: Tim Tones

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Theodore Edgar McCarrick (Nova Iorque, 7 de julho de 1930) é um ex-cardeal e ex-arcebispo católico americano. Foi Arcebispo de Washington de 2001 a 2006. Acusado de abusos sexuais, em julho de 2018 renunciou ao cardinalato, deixando de ser membro do Colégio dos Cardeais. O Papa Francisco, após aceitar a renúncia ao cardinalato, ordenou a sua reclusão até à conclusão das investigações pela Cúria Romana. Em fevereiro de 2019, tendo sido considerado culpado das acusações, foi-lhe aplicada pelo Papa Francisco a pena de demissão do estado clerical, deixando de ser membro do clero católico e passando à condição de leigo, no que foi o mais alto clérigo católico a ser laicizado nos tempos modernos.

 

Música de fundo:

A Time For Us
Compositor: Nino Rota

Fonte:

http://www.midi-karaoke.info/20cc1671.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://meusqueridospretosvelhos.blogspot.com/2013/
09/neste-topico-iremos-deixar-mensagens.html

http://caricaturistavinicius.blogspot.com/2012/05/
personagens-de-chico-anysio-tim-tones.html

https://giphy.com/search/sphinx?sort=recent

http://nhsanimation.blogspot.com

https://bestanimations.com

https://www.flaticon.com

https://br.pinterest.com/pin/685391637032732033/

https://www.passeidireto.com

http://www.netanimations.net

https://dribbble.com/shots/2303645-Priest

http://www.revistamissoes.org.br/2015/03/luz-mais-luz/

https://dribbble.com/shots/3866398--GIF-Crown-emoji

https://tenor.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Theodore_Edgar_McCarrick

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.