RUHOLLAH KHOMEINI

(Ensinamentos e Preceitos)

 

 

 

 

Ruhollah Khomeini

 

 

 

 

Colaboração Dialética
de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Introdução
e
Objetivo do Estudo

 

 

 

O Universo da Terceira Dimensão, no qual a Terra gravita, é um Plano de Compreensão de baixa vibração marcado pela Dualidade, que se torna necessária para a compreensão dos eventos através do processo de comparação. Assim, por exemplo, o puro e o impuro coexistem neste estrato da Mente Cósmica delimitados por uma tênue linha divisória, e cabe aos seres autoconscientes defini-la. Religiões e seus líderes têm tentado estabelecer esta definição para alicerçar os princípios morais da cultura em que funcionam, acreditando que tal interpretação da Ética Cósmica seja a melhor predileção para a condução da massa comunitária naquele momento.

 

Diferenças entre puro e impuro – conceitos que só existem sob a Lei da Dualidade – foram expressas através de uma legislação peculiar para o povo Iraniano islamizado, prolatada pelo Ayatollah Ruhollah Khomeini, que foi um dos Profetas de Allah. A religião original do Iran é o Zoroastrianismo, proposta pelo Profeta Zaratustra, mas a corrupção e os desmandos do Governo do Xá Mohammad Reza Pahlevi detonaram as raízes místicas que propiciaram união social ao País. É quando surge o Xiita Khomeini, que reorganiza o Iran sob um Governo Teocrático no qual a autoridade suprema emana diretamente de Deus (Allah). A dissolução havia chegado a tal ponto na nação desregrada, que Khomeini teve de legislar inclusive sobre relações sexuais, definindo o que é proibido e o que é permitido. Khomeini definiu o Grande Satan como sendo o eixo Washington-Tel Aviv.

 

O puro, esotericamente falando, seria aquele ser, aquela coisa ou, ainda, aquele evento que não contivessem qualquer intenção de conspurcar a Ética Cósmica. A ética é atualmente uma das palavras mais enfocadas nas discussões políticas mundiais, sendo, ao mesmo tempo, um vocábulo que a mídia não consegue definir com precisão. Ora um grande jornal informe que ética é ser politicamente correto, ora se vê na TV a explicação de que ser ético é não ser indiferente ao próximo e aos acontecimentos que afetam a sociedade como um todo. No entanto, duas palavras bastam para definir o que é a Ética: harmonia cósmica. A harmonia cósmica consiste no funcionamento concomitante e equilibrado de todos os sistemas planetários dentro de uma galáxia, das galáxias dentro de um universo e dos universos dentro das esferas de compreensão, que são os espaços metafisicamente delimitados pela Mente Cósmica para manifestar o fenômeno da Vida – que é uno em toda a sua multiplicidade.

 

Na sociedade de consumo contemporânea, tudo é reduzido à condição de produto: Deus é um produto, a religião é um produto, a ética é um produto, o relacionamento é um produto (avaliado sob o critério do custo/benefício), a consciência humana torna-se um produto e ordens e fraternidades oferecem seu produto: sistemas de auto-ajuda. Dentro deste esquema, o esoterismo deixa de ser esoterismo e se torna um produto, e, decaindo, passa a ser exoterismo. Por outro lado, a busca pela qualidade, em termos industriais, passa a ser a meta perseguida, e a autenticidade de valores como a intuição, a fé e o insight iluminador é malversada. Assim, a Ética (Cósmica) é algo puro sob a ótica da interpretação realizada pela mente humana, enquanto a ética-produto é considerada impura, por ser uma tentativa de adequação de uma interpretação à conveniência da moral criada para nortear uma sociedade.

 

Se não podeis eliminar a injustiça, pelo menos contai-a a todos, disse Ali Shariati, famoso sociólogo iraniano conhecido e respeitado por seu trabalho no campo da sociologia da religião. Se eu não posso fazer o milagre – até porque milagre não existe! – de libertar a Humanidade de seus múltiplos grilhões e das impurezas-conspurcações adquiridas, pelos menos, através deste tipo de trabalho que tenho divulgado, ofereço uma oportunidade de reflexão dialetista. Todavia, o alcançamento da Liberdade depende de cada um.

 

Homens polêmicos, como o Aiatolá Ruhollah Khomeini, precisam ser estudados, mesmo que suas idéias contradigam e escandalizem o modo de vida e o pensamento ocidental, pois, em meio às suas reflexões há afirmações universais, como por exemplo esta: A cura definitiva da maioria dos vícios e das corrupções depende da cura do apego ao mundo e ao próprio ego...

 

Seja como for, o que não podemos, nós ocidentais, é desqualificar a priori as reflexões de um pensador; isto é intolerância. Entretanto, nossa liberdade autoriza que concordemos ou que discordemos respeitosamente do que quer que seja e de quem quer que seja. Não há última palavra, nada é definitivo e argumentos de autoridade não educam, só estorvam.

 

E assim, se é fato que homens polêmicos, como o Aiatolá Ruhollah Khomeini, precisam ser estudados, este trabalho lista alguns pensamentos deste líder político-religioso, a maioria dos fragmentos coligida da obra O Livro Verde (dos Princípios Políticos, Filosóficos, Sociais e Religiosos) do líder da Revolução Islâmica, Aiatolá Khomeini.

 

 

 

O Livro Verde

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Ruhollah Khomeini (Khomeini, 17 de maio de 1900 – Teerã, 3 de junho de 1989) foi um Aiatolá1 xiita irariano e líder espiritual e político da Revolução Iraniana que depôs o então Governo do Irã de Mohammad Reza Pahlevi, na altura o Xá do Irã. É considerado o fundador do moderno Estado Xiita, e governou o Irã, desde a deposição do Governo, até a sua morte, em 1989. Khomeini inaugurou um novo regime – uma teocracia na qual o poder absoluto recai nos religiosos. A República Islâmica foi proclamada em abril de 1979, depois de um referendo. Khomeini morreu após uma cirurgia feita para tentar parar uma hemorragia interna.

 

Políticos ocidentais e jornalistas que conheceram pessoalmente Khomeini, entre os quais o repórter brasileiro William Waack, asseguram que ele não era uma pessoa comum. Seus olhos expressavam tremenda força sobrenatural, exercendo poder dominador sobre todos os que se encontravam
à sua volta.

 

 

 

 

Ensinamentos e Preceitos
(que permanecem em vigor)

 

 

 

Ruhollah Khomeini

Ruhollah Khomeini

 

 

 

O Islã é a religião da liberdade.

 

Allah-u-Akbar (Deus é Grande).

 

La ellaha ell Allah. Não existe outro Deus além de Allah.

 

Se um homem – que Deus o proteja de tal coisa! – fornicar com um animal e ejacular, a ablução torna-se necessária.

 

Se o homem tiver relações sexuais, esquecendo que está em período de jejum ou se for forçado a fazê-lo, o seu jejum será válido. Mas se ele se lembrar do jejum durante o coito e não for forçado a continuar com ele, deverá interromper imediatamente o ato sexual.

 

Se alguém cometer um ato de sodomia com uma vaca, uma ovelha ou um camelo, a urina e os excrementos destes se tornam impuros, e mesmo o seu leite não pode ser consumido.

 

As mulheres da linha direta do Profeta têm a menopausa com a idade de sessenta anos. As outras após os 50.

 

É absolutamente proibido dissecar o corpo de um muçulmano, mas a dissecação do corpo de não-muçulmanos é permitida.

 

A cura definitiva da maioria dos vícios e das corrupções depende da cura do apego ao mundo e ao próprio ego, posto que, ao curá-los, a alma humana consegue tranqüilidade e segurança, e o Coração sossega e adquire a força da certeza, sendo negligente em relação aos assuntos mundanos e não dando importância a nenhum tipo de comida e bebida. E se alguém o molesta por algum problema mundano, ele o assume e toma com tranqüilidade, e desde que seu amado não é isca de peixe da gente do mundo, não vai detrás disto com ardor, e apesar de que resulta difícil cortar a raiz do apego ao mundo, especialmente no começo da viagem, cada assunto difícil se torna fácil com uma decisão firme. A força da vontade e a decisão dominam cada assunto difícil e problemático, e facilitam e aproximam cada caminho, embora seja comprido e pedregoso.

 

Oh!, homem cruel! Medita! Nota qual é a enfermidade de teu Coração que o tem feito mais duro do que uma rocha e que não aceita o Corão de Deus que veio para te salvar do castigo e das trevas.

 

Querido! Sabe que os desejos do ego e a concupiscência não chegarão a nenhum lugar e que tua ansiedade jamais tem fim.

 

Toda as desgraças que acontecem ao homem ou que a sociedade padece por culpa de seus capitalistas se deve à concupiscência e ao egoísmo.

 

Até que se encontrem encadeados por seu ego e desejos não poderão empreender a luta no caminho de Deus e defender a santidade de Deus.

 

Não é possível que o homem seja tanto monoteísta como ególatra. Não é possível que o ser humano considere tanto seus próprios benefícios como os benefícios do Islã. O critério a seguir deve ser sozinho e um deles dois.

 

No momento de urinar ou de defecar, é preciso se agachar de modo a não ficar de frente nem dar as costas para Meca.

 

Não é necessário limpar o ânus com três pedras ou três pedaços de pano; uma só pedra ou um só pedaço de pano bastam. Mas, se o ânus é limpado com um osso ou com coisas sagradas, como, por exemplo, um papel contendo o nome de Deus, não se pode fazer orações nesse estado.

 

É preferível agachar-se em um lugar isolado para urinar ou para defecar. É igualmente preferível entrar nesse lugar com o pé esquerdo e dele sair com o pé direito. Recomenda-se cobrir a cabeça durante a evacuação e apoiar o peso do corpo no pé esquerdo.

 

Durante a evacuação, a pessoa não deve se agachar de cara para o Sol ou para a Lua, a não ser que cubra o sexo. Para defecar, deve também evitar se agachar exposto ao vento, nos lugares públicos, na porta da casa ou sob uma árvore frutífera. Deve-se igualmente evitar, durante a evacuação, comer, demorar e lavar o ânus com a mão direita. Finalmente, deve-se evitar falar, a menos que se seja forçado ou que se eleve uma prece a Deus.

 

A carne de cavalo, de mula e de burro não é recomendável. Fica estritamente proibido o seu consumo se o animal tiver sido sodomizado, quando vivo, por um homem. Neste caso, é preciso levar o animal para fora da cidade e vendê-lo. [Primeiro, reflita atentamente sobre a última frase deste excerto; depois, coteje com o próximo, logo abaixo].

 

Quando se comete um ato de sodomia com um boi, com um carneiro ou com um camelo, a sua urina e os seus excrementos ficam impuros e nem mesmo o seu leite pode ser consumido. Torna-se, pois, necessário matar o animal o mais depressa possível e queimá-lo, fazendo aquele que o sodomizou pagar o preço do animal a seu proprietário.

 

Onze coisas são impuras: a urina, os excrementos, o esperma, as ossadas, o sangue, o cão, o porco, o homem e a mulher não-muçulmanos, o vinho, a cerveja, o suor do camelo comedor de porcarias.

 

O vinho e todas as cervejas que embriagam são impuros, mas o ópio e o haxixe não o são.

 

A Revolução Iraniana só triunfará se forem extirpadas as raízes do colonialismo e arrancadas definitivamente as raízes da monarquia.

 

O homem que ejaculou após ter tido relações com uma mulher que não é sua e que de novo ejaculou ao ter relações com a legítima esposa, não tem o direito de fazer orações se estiver suado; mas, se primeiro tiver tido relações com a sua mulher legítima e depois com uma mulher ilegítima, poderá fazer as suas orações, mesmo se estiver suado.

 

Por ocasião do coito, se o pênis penetrar na vagina da mulher ou no ânus do homem completamente ou até o anel da circuncisão, as duas pessoas ficarão impuras, mesmo sendo impúberes, e deverão fazer as suas abluções.

 

Durante a menstruação da mulher, é preferível o homem evitar o coito, mesmo que não penetre completamente, ou seja, até o anel da circuncisão, e que não ejacule. É igualmente desaconselhável sodomizá-la.

 

Dividindo o número de dias da menstruação da mulher por três, o marido que mantiver relações durante os dois primeiros dias deverá pagar o equivalente a 18 'nokhod'2 de ouro aos pobres; se tiver relações sexuais durante o terceiro e quarto dias, o equivalente a 9 'nokhod'; e, nos dois últimos dias, o eqüivalente a 4½ 'nokhod'. Sodomizar uma mulher menstruada não torna necessários esses pagamentos.

 

Se o homem tiver relações sexuais com a sua mulher durante três períodos menstruais, deverá pagar o eqüivalente em ouro a 31½ 'nokhod'. Caso o preço tiver se alterado entre o momento do coito e o do pagamento, deverá ser tomado como base o preço vigente no dia do pagamento.

 

De duas maneiras a mulher poderá pertencer legalmente a um homem: pelo casamento contínuo e pelo casamento temporário. No primeiro, não é necessário precisar a duração do casamento. No segundo, deve-se indicar, por exemplo, se a duração será de uma hora, de um dia, de um mês, de um ano ou mais.

 

A mulher muçulmana não pode casar com um homem não-muçulmano. O homem muçulmano tampouco tem o direito de casar com uma mulher não-muçulmana em casamento contínuo, mas pode casar temporariamente com uma judia ou uma cristã.

 

A mulher que contrata um casamento contínuo não está autorizada a sair de casa sem a permissão do marido. Ela deve estar sempre à sua disposição para todos os seus desejos e, se for inteiramente submissa, o marido terá que lhe garantir a alimentação, o vestuário e o alojamento.

 

Enquanto o homem e a mulher não estiverem casados, não terão o direito de se olhar.

 

É proibido casar com a mãe, com a irmã ou com a sogra.

 

O homem que cometeu adultério com a sua tia não deve casar com as filhas dela, isto é, como suas primas-irmãs.

 

Se o homem que casou com uma prima-irmã cometer adultério com a mãe dela, o casamento não será anulado.

 

Se o homem sodomizar o filho, o irmão ou o pai de sua esposa após o casamento, este permanece válido.

 

O marido deve ter relações com a esposa pelo menos uma vez em cada quatro meses.

 

Se, por motivos médicos, um homem ou uma mulher forem obrigados a olhar as partes genitais de outrem, deverão fazê-lo indiretamente, através de um espelho, salvo em caso de força maior.

 

É aconselhável ter pressa em casar uma filha púbere. Um dos motivos de regozijo do homem está em que sua filha não tenha as primeiras regras na casa paterna, e sim na casa do marido.

 

A mulher que tiver nove anos completos ou que ainda não tiver chegado à menopausa deverá esperar três períodos de regras após o divórcio para poder voltar a casar.

 

Qualquer comércio de objetos de prazer, como os instrumentos musicais, por menores que sejam, é estritamente proibido.

 

Se um feto morrer no útero da mãe e for perigoso deixá-lo lá, deve-se extraí-lo da forma mais fácil. Pode-se cortá-lo em pedaços, se for necessário. Isto deve ser feito pelo marido ou pela parteira.

 

A América é pior do que a Inglaterra; a Inglaterra é pior do que a América; e a União Soviética é pior do que as duas. Cada uma delas é pior que a outra; cada uma deles é mais abominável do que a outra. Mas, hoje, nós estamos preocupados com esta entidade maliciosa que é a América.

 

A pessoa mais indicada para amamentar um recém-nascido é a própria mãe. É preferível que ela não peça para ser paga por isto; mas que o marido lhe pague de livre e espontânea vontade.

 

É recomendável urinar antes de orar, antes de se deitar, antes do coito e depois da ejaculação.

 

É proibido olhar para uma mulher que não a sua, para um animal ou uma estátua de maneira sensual ou lúbrica.

 

O Islã tem preceitos para tudo o que diz respeito ao homem e à sociedade. [...] Fica-se surpreso com a majestade desses mandamentos, que cobrem todos os aspectos da vida, desde a concepção até o túmulo! Não existe assunto sobre o qual o Islã não haja emitido o seu juízo.

 

O Governo Islâmico é submetido à lei do Islã, que não emana do povo nem dos seus representantes, mas, sim, diretamente de Deus e de sua divina vontade.

 

Discurso em Qom, em 1980: Nós não adoramos o Irã; adoramos Allah… Que esta terra [Irã] arda. Que esta terra desapareça em fumo desde que o Islã saia triunfante…

 

Costuma-se dizer que a religião deve ser separada da política e que o mundo eclesiástico não deve se imiscuir nos assuntos de Estado. Proclama-se que as altas autoridades eclesiásticas muçulmanas não devem interferir nas decisões sociais e políticas do Governo. Tais afirmações só emanam dos ateus: são ditadas e espalhadas pelos imperialistas. A política estava separada da religião no tempo do Profeta (Que Deus o abençoe, a Ele e aos seus fiéis)? Havia, então, alguma distinção entre os religiosos e os altos funcionários do Estado? Os poderes religioso e temporal estavam separados, no tempo dos Califas?

 

Consumir vinho e bebidas alcoólicas é um pecado capital estritamente proibido. Aquele que toma uma bebida alcoólica só conserva uma parte da sua alma; a parte deformada é má. É amaldiçoado por Deus, seus arcanjos, seus profetas e seus crentes. Suas orações diárias são rejeitadas por Deus durante quarenta dias. No dia da ressurreição dos mortos, o seu rosto ficará preto, a sua língua penderá da boca, a saliva lhe escorrerá pelo peito abaixo e padecerá de uma sede constante.

 

A cerveja é impura, mas a levedura de cerveja, não.

 

O sangue do homem e de todos os animais cujo sangue jorra quando abatidos é impuro. Em contrapartida, o sangue do peixe, do mosquito e de todos os animais cujo sangue não jorra permanece puro.

 

Não é proibido comer peixe vivo.

 

O cão e o porco são sempre impuros, mesmo quando capturados em uma caçada e abatidos segundo os ritos muçulmanos. Os outros animais, quando caçados com a ajuda de um cão, também se tornam impuros.

 

Quando uma mosca entra na boca de uma pessoa durante um período de jejum, a pessoa não é obrigada a retirá-la, caso a mosca não tenha penetrado fundo na garganta. Se ela tiver permanecido na boca, é preciso retirá-la, mesmo à custa de vômitos que anulem o jejum.

 

Se um homem, em período de jejum, se masturbar e ejacular, o jejum não será mais válido.

 

Matar é uma forma de piedade porque ela retifica a pessoa. Algumas vezes, a pessoa não pode ser reformada a não ser que ela seja cortada e queimada... Você deve matar, queimar e trancafiar àqueles na oposição.

 

Kul yum 'Ashura'3 wa kul ard 'Karbala'4. Todo dia é 'Ashura' e todo lugar é 'Karbala'.

 

A preservação de uma República Islâmica é mais essencial do que qualquer dever religioso.

 

O Governo Islâmico é o da Lei Divina sobre o povo. A obediência aos mulás, portanto, não é outra coisa senão a obediência ao próprio Allah.

 

 

 



 

 

______

Notas:

1. Aiatolá (em farsi, Ayatollah; em árabe, Ayatul-Lah) é considerado, sob as leis do Islã Xiita, o mais alto dignatário na hierarquia religiosa. Aiatolá significa sinais de Allah ou sinais de Deus – derivado de aiât que quer dizer sinais (singular: ayah, sinal) e Allah, Deus, ou seja, o Aiatolá é o expoente do conhecimento dentro do Islã Xiita. Não há votação para a escolha, mas aclamação direta. Assim, um clérigo comum, se tiver o conhecimento e o discernimento necessários, pode ser elevado diretamente ao cargo.

2. Equivalente a três gramas.

3. A Ashura é uma data comemorada no décimo dia do Muharram, o décimo mês do calendário lunar usado pelos muçulmanos. Segundo a tradição xiita (grupo que representa cerca de 15% do mundo muçulmano), foi nesse dia (no ano 680 d.C., segundo o calendário gregoriano) que o Imã Hussein, neto do Profeta Maomé, foi assassinado em um cerco na cidade de Karbala, que fica às margens do Rio Eufrates, no que é hoje o território do Iraque. Durante a Ashura, os xiitas se autoflagelam usando facas, espadas e outros objetos cortantes, além das mãos. A intenção é relembrar os sacrifícios da família do Profeta.

4. Karbala (Kerbala ou Kerbela) é uma cidade situada no centro do Iraque, cerca de 88 km a sudoeste de Bagdad. É capital da província com o mesmo nome. É uma cidade sagrada alvo de peregrinação para os muçulmanos xiitas, uma vez que nela se encontra o túmulo do Imã Hussein, filho de Ali e neto de Maomé, que foi aí assassinado em 680 por um exército omíada (dinastia de califas que governou o império muçulmano de 661 a 750).

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.jblog.com.br/
hojenahistoria.php?itemid=13268

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ali_Shariati

http://www.paginalegal.com/
marcador/casamento/

http://www.quotez.net/portuguese/
ruhollah_khomeini.htm

http://notasaocafe.wordpress.com/
2009/06/30/o-factor-khamenei/

http://www.ibeipr.com.br/
noticias.php?id_noticia=470

http://pt.wikipedia.org/wiki/Karbala

http://en.wikipedia.org/wiki/Day_of_Ashura

http://www.oragoo.net/
o-que-e-a-ashura-no-islamismo/

http://www.usp.br/revistausp/67/17-pinto.pdf

http://www.das.ufsc.br/~cancian/
ciencia/filosofia_frases.html

http://www.paginalegal.com/2008/04/09/
a-alimentacao-segundo-khomeini/

http://www.ipri.pt/investigadores/
artigo.php?idi=10&ida=306

http://ruadajudiaria.com/?m=200702

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Ruhollah_Khomeini

http://frankherles.wordpress.com/2008/08/01/
alianca-ameacadora-islamistasesquerdistas/

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/
nytimes/2009/06/21/ult574u9452.jhtm

http://www.jblog.com.br/
hojenahistoria.php?itemid=11259

http://www.paginalegal.com/marcador/ira/

http://svmmvmbonvm.org/inferno.pdf

http://www.dicionarioinformal.com.br/
definicao.php?palavra=khomeini&id=57

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Aiatol%C3%A1

http://www.paginalegal.com/
marcador/ira/page/2/

http://muriqui-lacerda.blogspot.com/2009/02
/sexo-e-casamento-segundo-khomeini.html

http://advocatusadiabolo.com/

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Ruhollah_Khomeini

 

Fundo musical:

Hymn To Freedom

Fonte:

http://www.dougmckenzie.nl/