RUDYARD KIPLING
(Pensamentos)

 

 

 

Joseph Rudyard Kipling

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este despretensioso estudo é uma coletânea de pensamentos e frases do contista, poeta e romancista inglês Joseph Rudyard Kipling.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Joseph Rudyard Kipling (Bombaim, 30 de dezembro de 1865 – Londres, 18 de janeiro de 1936) foi um contista, poeta e romancista inglês. Acerca de Bombaim, Kipling escreveria:

Mãe das Cidades para mim,
Porque nasci à sua entrada,
Entre palmeiras e o mar,
Onde os navios do fim do mundo esperam.

 

É mais conhecido por seus livros The Jungle Book (1894), The Second Jungle Book (1895), Just so Stories (1902), e Puck of Pook's Hill (1906); por sua novela Kim (1901); por seus poemas Mandalay (1890), Gunga Din (1890), If (1910) e Ulster 1912 (1912); e por seus muitos contos curtos, como, por exemplo, The Man Who Would Be King (1888) e as compilações Life's Handicap (1891), The Day's Work (1898) e Plain Tales from the Hills (1888).

 

É considerado o maior inovador na arte do conto curto. Os seus livros para crianças são clássicos da Literatura infantil. O seu melhor trabalho dá mostras de um talento narrativo versátil e brilhante.

 

Kipling foi um dos escritores mais populares da Inglaterra, em prosa e poema, no final do século XIX e início do XX. O autor Henry James referiu: Kipling me impressiona pessoalmente como o mais completo homem de gênio (o que difere de inteligência refinada) que eu jamais conheci. Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1907, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber este prêmio e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo, justificado da seguinte forma: O Prêmio Nobel de Literatura de 1907 foi atribuído a Rudyard Kipling tendo em consideração o poder de observação, a originalidade da imaginação, a virilidade de idéias e o talento notável para a narração, que caracterizam as criações deste autor mundialmente famoso. Entre outras distinções, foi sondado em diversas ocasiões para receber a Láurea de Poeta Britânico e o título de Cavaleiro, as quais rejeitou. Ainda assim, Kipling se tornou conhecido (nas palavras de George Orwell) como um profeta do imperialismo britânico. Muitos viam preconceito e militarismo em suas obras, e a controvérsia sobre esses temas em sua obra perdurou por muito tempo ainda no século XX. De acordo com o crítico Douglas Kerr: Ele ainda é um autor que pode inspirar discordâncias apaixonadas e seu lugar na História da Literatura e da cultura ainda está longe de ser definido. Mas, à medida que a era dos impérios europeus retrocede, ele é reconhecido como um intérprete incomparável, ainda que controverso, de como o império era vivido. Isto, e um reconhecimento crescente de seus extraordinários talentos narrativos, faz dele uma força a ser respeitada. Seu poema If (Se) é símbolo dos Cadetes da Academia da Força Aérea.

 

Uma de suas obras, The Jungle Book, foi adotado por Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo, como fundo de cena para as atividades com jovens de 7 à 11 anos, denominando os jovens dessa faixa etária como lobinhos.

 

 

 

Pensamentos Kiplingnianos

 

 

 

Se você interroga uma criança de sete ou oito anos sobre suas atividades diárias (especialmente quando ela quer dormir), ela se contradiz com satisfação. Se cada contradição for tomada como uma mentira no café-da-manhã, a vida não é fácil. Eu experimentei um bocado de intimidação, mas isto era tortura calculada – tanto religiosa quanto científica. Ainda assim, isto me fez dar atenção às mentiras que eu, cedo, achei necessário contar: e isto, eu presumo, é a base do meu esforço literário.

 

 

 

IF (Se)

 

Joseph Rudyard Kipling

Joseph Rudyard Kipling


Se és capaz de manter tua calma quando todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa...

Se és capaz de crer em ti quando estão todos duvidando, e, para estes, no entanto, achar uma desculpa...

Se és capaz de esperar sem te desesperares, ou, enganado, não mentir ao mentiroso, ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares, e não parecer bom demais, nem pretensioso...

Se és capaz de pensar – sem que a isto só te atires – de sonhar sem fazer dos sonhos teus senhores...

Se és capaz de, encontrando a desgraça e o triunfo, conseguires tratar da mesma forma a estes dois impostores...

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas em armadilhas as verdades que disseste e as coisas por que deste a vida estraçalhadas, e refazê-las com o bem pouco que te reste...

Se és capaz de arriscar, em uma única parada, tudo quanto ganhaste em toda a tua vida, e perder, e, ao perder, sem nunca dizer nada, resignado, tornar ao ponto de partida...

Se és capaz de forçar coração, nervos, músculos, tudo, a dar, seja o que for que neles ainda exista, e a persistir assim, quando, exausto, contudo, resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes, e, entre os Reis não perderes a naturalidade, e de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes, se a todos podes ser de alguma utilidade...

Se és capaz de dar, segundo por segundo, ao minuto fatal todo valor e brilho...

Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo, e – o que ainda é muito mais – és um Homem, meu filho!


 

 

Se tens a beleza simples e mais nada, tens tudo o que Deus fez de melhor.

 

Uma boa citação vale um livro.

 

Um jardim saudável é um reflexo de uma alma sadia.

 

Se fores capaz de preencher o impiedoso minuto com sessenta segundos valiosos como os de uma corrida à distância, tua será a Terra e tudo o que há nela, e – mais do que isto – tu serás um Homem, meu filho!

 

Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: 1ª) O quê?; 2ª) Por quê?; 3ª) Quando?; 4ª) Como?; 5ª) Onde?; e 6ª) Quem?

 

Abaixo, para o inferno, ou acima, para a glória, quem caminha só caminha mais depressa.1

 

 

 

 

A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota.

 

Os princípios são os princípios, nem que o sangue tenha de correr pelas ruas!

 

Não gastes teu talento em cortesias.

 

Os piores mentirosos são teus medos.

 

As palavras são a mais poderosa droga utilizada pela Humanidade.

 

Nunca cometi um erro na minha vida, pelo menos um que eu próprio, mais tarde, não pudesse explicar.2

 

Não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo.

 

Nenhum homem tem a obrigação de ser rico, de ser grande ou de ser sábio, mas todos têm o dever de ser honrados.

 

 

 

 

A Providência ajuda os que ajudam os outros.3

 

Não admitas 'à priori' nada que não possas verificar.

 

Em todas as espécies, a fêmea é mais mortífera do que o macho.

 

Se encomendares a um homem mais do que ele possa humanamente fazer, ele o fará. Se somente lhe encomendares o que pode fazer, ele não o fará.

 

Arranja problemas emprestados, se esta for a tua natureza; mas, não emprestes os teus aos teus vizinhos.

 

Todas as pessoas estão mais ou menos loucas em algum aspecto.

 

Como Deus sabia que não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo criou as mães.

 

É necessário receber a vitória e o fracasso com idêntica serenidade e com uma saudável dose de desdém.

 

Sempre me inclinei a pensar bem de todas as pessoas; isto evita muitos problemas.

 

O que ficará de pé, se cair a liberdade?

 

Rir é arriscar-se a parecer doido. Chorar é arriscar-se a parecer sentimental. Estender a mão é arriscar-se a se comprometer. Mostrar os seus sentimentos é arriscar-se a se expor. Dar a conhecer as suas idéias e os seus sonhos é arriscar-se a ser rejeitado. Amar é arriscar-se a não ser retribuído no amor. Viver é arriscar-se a morrer. Esperar é arriscar-se a se desesperar. Tentar é arriscar-se a falhar. Mas devemos nos arriscar! O maior perigo na vida está em não arriscar. Aquele que não arrisca nada não faz nada e não tem nada.

 

Um pressentimento de uma mulher é mais preciso do que uma certeza de um homem.

 

O homem morreria sem um cavalo, um cão e um amigo.

 

Deus deu aos homens toda a Terra para amar. Mas, como o coração dos homens é limitado, estabeleceu que cada um deve amar um lugar acima de todos.

 

Se a lide do destino te derruba, se tudo em teu caminho é ladeira acima, se o teu sorriso é ânsia insatisfeita, se há faina excessiva e colheita vil, se ao teu caudal se antepõem diques, dá uma trégua, mas não claudiques!4

 

Uma trégua, então, para nosso trabalho. Vamos festejar com os amigos e os vizinhos.

 

Intrometer-se nos desatinos do homem é sempre uma tarefa muito ingrata.5

 

A obscuridade que conhecemos nos foi outorgada como uma graça.6

 

Àqueles que não fazem perguntas não são contadas mentiras.

 

Nós não fomos construídos para compreender (viver) uma mentira.

 

As brincadeiras valem a pena.

 

 

 

 

Na estrada, a borboleta leva contentamento ao sapo.

 

Uma mulher é apenas uma mulher; mas, um bom charuto é uma fumaça.

 

No entanto, o Senhor Deus dos Exércitos está conosco, para que não esqueçamos – para que não esqueçamos!

 

Nunca elogie uma irmã por intermédio de uma irmã, na esperança de que seus elogios cheguem aos ouvidos da irmã, e, assim, que, mais tarde, o caminho fique preparado para você. Irmãs são primeiro mulheres e irmãs depois.

 

Muitas pessoas religiosas são profundamente desconfiadas. Para fins puramente religiosos, é claro, elas parecem saber mais sobre a iniqüidade do que o iníquo.

 

Todos os deuses têm pontos positivos, como têm todos os sacerdotes.

 

Ele fez para Hanuman,7 mas Hanuman não fez para ele.

 

Nós somos um só sangue, você e eu.

 

Eu sou como o gato, que anda sozinho; todos os lugares são iguais para mim.8

 

Se tivermos qualquer dúvida, morreremos.9

 

Irmãos e irmãs: tenham cuidado com os seus Corações, para que o cão não os dilacere.

 

 

 

 

Nem vãs esperanças nem mentiras nos levarão à nossa meta, só o sacrifício férreo do corpo e a vontade inquebrantável da alma.

 

Um povo sempre acaba por se assemelha à sua sombra.

 

Quatro coisas são maiores do que todas as outras: mulheres, cavalos, poder e guerra.

 

Seja humilde! Somos tudo na Terra, exceto os deuses!10

 

Ventos do mundo, dêem uma resposta!

 

Uma onça11 de mãe vale mais do que um quilo de clero.

 

Céu, nos dê paciência para aturar um homem apaixonado!

 

Se a História fosse ensinada na forma de histórias, ela nunca seria esquecida.

 

Nunca olhe para trás ou você vai cair da escada.12

 

A primeira condição para compreender um país estrangeiro é sentir o seu cheiro.13

 

Poder sem responsabilidade – prerrogativa das prostitutas ao longo dos tempos.

 

A força da alcatéia é o lobo, e a força do lobo é a alcatéia.

 

Todas as pessoas como nós são nós, e todos os outros são eles.14

 

Se você não conseguiu o que queria, de duas uma: ou você não queria seriamente a coisa ou você tentou negociar o preço.

 

Oh, como é bonito! Jardins não são feitas por cantoria nem se ficarmos sentados à sombra.

 

Um coração valente e uma língua cortês te levarão longe, através da selva.

 

O dia do pagamento chegou, e com ele a cerveja.

 

Leve tudo (que você gosta) a sério, exceto a si mesmo.

 

Toda mulher sabe tudo sobre tudo.15

 

Não há inveja no túmulo.

 

Tão engraçado como as coisas novas são as coisas velhas.

 

 

 

 

Nenhuma palavra impressa, nenhuma palavra falada, nem todos os livros sobre as prateleiras poderão esmerar as mentes dos jovens. Isto só acontecerá pelo exemplo, ou seja, como os professores são eles próprios.

É Natal... No jantar, iremos beber às nossas saúdes... E nos esquecermos de mais um ano passou!

 

Cidades... Tronos... Poderes... Morrem diariamente!

 

Deus, abençoe este mundo e tudo o que está feito. Eu gostei de tudo!

 

É como um livro, penso eu, a beleza do mundo, que cada um pode ler e cuidar por tanto tempo!

 

Às vezes, em um fumódromo, aprende-se o porquê de coisas terem sido feitas e como elas foram feitas.16

 

Quando uma pessoa cai, cai por si mesma.

 

Um tolo... fez sua oração.17

 

A velha Estrada perdida...18

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui não se trata de egoísmo; mas, de não incorporarmos à nossa personalidade as manias, os preconceitos e os retardamentos dos outros, em uma espécie de contratransferência – conceito psicodinâmico fundamental na técnica psicanalítica. Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, emoções que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente. Tal como os pacientes têm transferência, os terapeutas e os analistas têm contratransferência, já que todo o relacionamento atual é uma nova edição de antigos relacionamentos, e este aspeto será igualmente válido para o analista. Assim, a contratransferência, no analista, e a transferência, no paciente, são essencialmente processos idênticos, ou seja, cada qual, inconscientemente, experiencia o outro como sendo alguém importante do seu passado. A diferença está em que o analista tem consciência disto, e sabe manusear os seus sentimentos na relação terapêutica. Mas, enquanto a transferência é matéria a ser trabalhada na análise, sendo alvo de discussão, a contratransferência é controlada pela vigilância interna do analista, que sabe da emergência de sentimentos positivos e negativos em relação ao paciente, e pensa sobre eles, permitindo que possa identificar a origem destes sentimentos dentro de relações passadas do paciente, o que o pode ajudar a descobrir a fonte dos conflitos na vida do paciente. Para Freud, a contratransferência define-se por ser a transferência do analista em relação ao paciente ou a resposta do analista à transferência do paciente, ou seja, a reação emocional, controlada, consciente e adequada do terapeuta ao paciente. A contratransferência é um importante instrumento de diagnóstico terapêutico, que informa o analista sobre o mundo interno do paciente.

Esta nota foi editada da fonte:

http://www.infopedia.pt/$contratransferencia

2. O que acontece é que, na maioria das vezes, demoramos anos para compreender que cometemos um desatino ou um descumprimento da moral ou uma transgressão de um preceito preestabelecido! Às vezes, a compreensão poderá demorar séculos! E outras vezes, milênios! E não há nada que mais impeça a compreensão do que a vaidade. Mais complicado ainda é quando a vaidade está vestida com a teimosia.

3. Se isto é assim, muito bem. Mas, ajudar os outros para ganhar o céu ou ser ajudado pela Providência é a cafajestada das cafajestadas. E o pior: não adianta bulhufas.

4. É aquela coisa do Eclesiastes III: 1 - 8: Tudo tem o seu tempo... Et cetera e tal. Não devemos nos envergonhar: há tempo até para dar um tempo. Isto é mais do que normal.

5. Acho que tarefa ingrata é pouco. No mínimo, é um treco autoritário, e, geralmente, é inútil e temerário. Ninguém tem que, objetivamente, meter o bedelho na vida de ninguém. Agora, se você conhece e sabe como utilizar a Lei da Assunção, isto é outra coisa. Mas, cuidado para não comprar o que você não tem dinheiro para pagar! Lembre-se: inspirar, em silêncio, é uma coisa; obrigar é outra completamente diferente. Quem inspira ajuda; quem obriga atrapalha, e poderá causar um prejuízo irreversível. O frio e o calor que sentimos não são iguais para todas as pessoas. Esquimau é esquimau; mocamau é mocamau. Ora, se um catimbau quer tocar berimbau, o que eu e você temos com isso?

6. Esta reflexão daria um texto completo. Mas, rapidamente, pense no seguinte: nossos limites, tanto para trás quanto para frente, de maneira geral, nos auxiliam duplamente, porque, quanto ao passado mais remoto, ele não nos atormenta com culpas e impediências, e, quanto ao futuro, ele precisa ser construído no presente. Por isto, a clarividência é uma faca de dois gumes, ou seja, tanto pode beneficiar quanto prejudicar. Só quem estiver concertadamente preparado e psicologicamente estruturado poderá tentar aprender a se tornar clarividente. Muitos clarividentes espontâneos, nos quais a clarividência é involuntária, acabam se tornando esquizofrênicos. Enfim, ainda que a Iniciação seja para todos, não é para todos.

7. Hanuman é o famoso Deus-macaco do Hinduísmo. O Ramayana (épico sânscrito atribuído ao poeta Valmiki) informa que, na verdade, Hanuman era uma encarnação do poderoso Deus Shiva, que havia se manifestado na Terra durante o período de Rama, uma das encarnações de Vishnu, para auxiliá-lo em suas tarefas.

8. Bendito aquele que se sente em casa em qualquer lugar da Terra!

9. É mesmo um infeliz inaproveitado aquele que vê mas continua cego e que ouve mas não dá bola.

10. Sim, não somos deuses. Ainda. Seremos. Um Dia. Mas, para que este Dia chegue – bendito Dia! – acima de tudo, é preciso mesmo haver humildade. Porque a Alma é ainda mais preciosa do que o corpo; e precioso é o Espírito, mais ainda do que a Alma; e a Divindade mais oculta do que o Espírito. Da beleza da Alma, se revestirá o corpo, quando vier o final. A Alma revestirá a beleza do Espírito, e o Espírito terá, em sua aparência, a mesma Majestade. O corpo se verá elevado à categoria da Alma, a Alma, à categoria do Espírito, e o Espírito à altura onde está a Majestade, enquanto Dela se aproxima com apreensão e amor. (Hymnes sur le Pradis, IX: 20 - 21, Ephrem de Nisibe. In: O Pantáculo, nº 20, 2012, p. 19).

11. No Sistema de Medidas Avoirdupois (usado para pesar objetos em geral) uma onça equivale a 28,349523125 gramas.

12. Sob um certo aspecto, sim; mas, só olhando para trás, e olhando com humildade, é que corrigiremos os equívocos do presente – única forma de construirmos um futuro decente e organizado.

13. Acho que foi por isto que o Senhor João Baptista de Oliveira Figueiredo (1918 – 1999), último Presidente da República no regime militar, nunca entendeu lá muito bem o Brasil nem o povão. Textualmente, ele disse: — Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo. Mas, pior (ou mais esdrúxulo) do que preferir cheiro de cavalo, é preferir cheiro de morte e de sangue, como parece ser o caso do Senhor Bashar al-Assad (Damasco, 11 de setembro de 1965 –), Presidente da República Árabe Síria, desde 17 de julho de 2000. Nessa loucura que tomou conta da Síria, o número de mortos já passa de 15 mil, afirmam grupos de direitos humanos. Eu gostaria de saber qual é o gosto que tem o poder absoluto. Será que, na hora H, o fálus desses caras fica mais enrijecido e eles se sentem mais poderosos? Sei lá; vai ver que é isso. A única exceção é a do Senhor Papa, o Bispo de Roma, que é um exemplo de líder absoluto, mas, à sua maneira, prega e defende o amor caritativo entre os homens.

14. É exatamente assim que pensam os sei-lá-quem.

15. Não acho que seja sempre assim nem que seja exatamente assim. Eu conheci vários homens, mentirosos de pai e mãe e inteiramente boçais, que achavam que sabiam tudo sobre tudo, e mais um pouco. Uma vez, perguntei a um deles: — Para você, o que é mais importante: um 'lawfballs' ou um 'borrowballs?' Ele, muito sério, nem pestanejou, e disse: — Um 'lawfballs', é claro. Eu fiquei abismado com a desfaçatez, mas não disse uma palavra.

16. Às vezes, em uma sauna também.

17. É tolo, sim, aquele que ora para pedir ou para negociar com Deus. Pedir o quê? Negociar o quê?

18. Que precisa ser reencontrada!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Rudyard_Kipling

http://www.nobelprize.org/
nobel_prizes/literature/laureates/1907/

http://www.poemhunter.com/
rudyard-kipling/quotations/page-5/?search=

http://www.poemhunter.com/
rudyard-kipling/quotations/page-4/?search=

http://www.poemhunter.com/
rudyard-kipling/quotations/page-3/?search=

http://www.poemhunter.com/
rudyard-kipling/quotations/page-2/?search=

http://www.poemhunter.com/
rudyard-kipling/quotations/

http://www.worldofquotes.com/
author/Rudyard+Kipling/2/index.html

http://www.worldofquotes.com/
author/Rudyard+Kipling/1/index.html

http://www.quotationspage.com/
quotes/Rudyard_Kipling/

http://hdwallpaperpics.com/2011/10/
20/funny-animated-gif-picture.html

http://thinkexist.com/quotes/
rudyard_kipling/4.html

http://thinkexist.com/quotes/
rudyard_kipling/

http://thinkexist.com/quotes/rudyard_kipling/

http://www.google.com.br/imgres?

http://www.picgifs.com/graphics/
scrooge-mcduck/

http://photobucket.com/images/
walking%20skeleton/

http://www.redetv.com.br/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Jo%C3%A
3o_Baptista_de_Oliveira_Figueiredo

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/r/rudyard_kipling_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/r/rudyard_kipling.html

http://pt.wikipedia.org/
wiki/On%C3%A7a_(massa)

http://www.mmsanimations.com/
ShowItems.aspx?cid=5&p=0

http://en.wikiquote.org/
wiki/Rudyard_Kipling

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Hanuman

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/rudyard-kipling_2.html

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/rudyard-kipling.html

http://www.misfrasescelebres.com/
autor/Rudyard-Kipling/

http://www.quemdisse.com.br/

http://www.frasesdeamizade.net/
frases-de-amizade-rudyard-kipling.html

http://www.emporiodasfrases.net/
2012/02/rudyard-kipling.html

http://www.luso-poemas.net/modules/
news/article.php?storyid=137121

http://www.alashary.org/
autor/rudyard_kipling/

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/rudyard-kipling/10

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/rudyard-kipling

http://pensador.uol.com.br/
autor/rudyard_kipling/

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Rudyard_Kipling

 

Música de fundo:

How do you keep the music playing
Composição: Michel Legrand, Alan Bergman & Marilyn Bergman
Interpretação: Tony Bennett & George Michael

Fonte:

http://mp3juices.com/search/George-Michael-Keep-

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.