REENCARNAÇÃO E CARMA

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Rudolf Steiner

 

 

 

Este estudo teve por objetivo garimpar alguns fragmentos na obra Reencarnação e Carma (À Luz das Modernas Concepções da Ciência Natural), de autoria do filósofo, educador, artista, esoterista, fundador da Antroposofia, da Pedagogia Waldorf, da Agricultura Biodinâmica, da Medicina Antroposófica e da Euritimia (esta última criada com a colaboração de sua esposa, Marie Steiner-von Sivers) Rudolf Steiner (Kraljevec, fronteira austro-húngara, 27 de fevereiro de 1861 – Dornach, 30 de março de 1925).

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Todo ser vivo provém de outro ser vivo.

 

Todo anímico só pode provir do anímico.

 

A Ciência Espiritual possuir o mesmo caráter da Ciência Natural.

 

Entre a legítima investigação natural e a Ciência Espiritual não há nem pode haver contradição alguma.

 

Entre os diversos domínios da manifestação da existência, existe harmonia e não contradição.

 

Julgo que todos os seres orgânicos que existem ou existiram sobre a Terra descendem de um arquétipo, cuja vida foi soprada pelo Criador. [Charles Robert Darwin (Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809 – Downe, 19 de abril de 1882), apud Rudolf Steiner.]

 

Se conhecermos as Leis da Vida Espiritual, ao descermos para a região onde poderemos ver com os olhos e ouvir com os ouvidos, encontraremos a correspondente confirmação das Leis Superiores.

 

A Ciência Natural, em seu atual estágio, não está em contradição com a Ciência Espiritual, senão que ela própria é uma ciência espiritual elementar.

 

Nos antigos Centros de Sabedoria, emprestava-se a maior importância ao fato de os homens serem capazes de contar, porque isto os distinguia dos animais.

 

 

Contando

 

 

É inteiramente impossível desvendar os Segredos da Natureza com o auxílio de trivialidades e de obviedades.

 

Todas as funções superiores no mundo são apenas um aperfeiçoamento das funções inferiores.

 

 

Aperfeiçoamento

 

 

É necessário permanecer no domínio do anímico-espiritual para entender de onde os seres vivos provêm.

 

O que importa é ligar pensamentos corretos às coisas que se vêem.

 

 

Olhando

 

 

No mesmo sentido em que no caso de um animal interessa a descrição da sua espécie, no caso de determinada pessoa o que interessa é sua biografia, [que, se teve um começo, começou a ser escrita há zilhões de anos!]. O fato é que, o que determina a singularidade da atuação de um ser-humano-aí-no-mundo é sua missão no mundo, coisa que não pode ser explicada segundo os padrões da hereditariedade físico-animal. O que isto quer dizer? Quer dizer que, por exemplo, ninguém pretenderá explicar os dons excepcionais de Göethe como herança paterna ou materna. Então, repetindo: todo vivo provém do vivo e todo anímico só é explicável pelo anímico. Por isto, as Leis da Reencarnação [ou do Renascimento] e do carma são uma necessidade científico-espiritual.

 

Todo esforço para obtenção de conhecimentos é, simultaneamente, uma necessidade moral e um compromisso ético irrenunciável.

 

 

Código Binário

Código Binário

 

 

As Leis que governam a Natureza são necessárias e imutáveis, e o que a Bíblia nos relata como milagre é uma perturbação ou quebra dessas Leis, o que não pode ocorrer.

 

 

Impossível

 

 

A [personalidade-]alma evolui [pela Lei do Renascimento] de uma forma existencial precedente.

 

Assim como [...] em a natureza inorgânica os elementos e as forças físico-químicas não perecem, mas apenas se combinam de modo diferente, o mesmo é de se admitir, segundo o método científico-objetivo, relativamente às forças orgânicas e orgânico-espirituais. A [personalidade-]alma humana, como unidade formal, como um eu aprisionado, retorna em um novo corpo humano, modo pelo qual consegue atravessar todos os graus da evolução da Humanidade. [Julius Baumann, apud Rudolf Steiner.]

 

Um pensamento coerente é o que falta aos cientistas naturais, que querem construir uma concepção do mundo a partir dos conhecimentos limitados à sua área de observação.

 

Nunca esqueçamos de que todo estado posterior é um efeito de um estado anterior. Então, os estados físicos posteriores são efeitos de estados físicos anteriores, e, também, os estados anímicos posteriores são efeitos de estados anímicos anteriores. Este é o conteúdo da Lei do Carma, que assim se expressa: tudo quanto acontece em nossa vida presente não acontece por si, isoladamente, como que por milagre [ou por acaso], mas, está, como efeito, relacionado com as existências anteriores da nossa [personalidade-]alma, e, como causa, com as vidas posteriores.

 

 

 

 

Torneira

 

 

Só tem o direito de dissertar sobre a evolução no domínio da natureza exterior quem, simultaneamente, aceita a evolução no domínio do anímico-espiritual.

 

Tudo o que [não] pensamos, tudo o que [não] falamos e tudo o que [não] fazemos se entrosa em um curso inexorável, que flui de eternidade em eternidade. E assim, acabaremos aprendendo que outros, talvez, seriam os nossos impulsos, caso iluminássemos o nosso caminho com a Luz do Conhecimento [Superior]. Mas, um conhecimento que não tenha por alvo o nosso enobrecimento não passa de satisfação de curiosidades. Elevar o Conhecimento ao nível da Compreensão do que é Espiritual, a fim de que Ele seja a força propulsora de toda a nossa vida, constitui um dever na mais alta acepção da palavra. Eis porque é dever de todo ser-humano-aí-no-mundo procurar compreender de onde veio e para onde irá a sua [personalidade-]alma.

 

 

 

Vim

de não sei onde.

Irei

para não sei onde.

Hoje,

sou do demi-monde.

E amanhã?

Serei um visconde?

Melhor, se eu

pudesse virar conde.

Mas, tudo,

menos nascer maconde!

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Ai Hai Yo

Fonte:

https://www.waldorfschoolsongs.com/
overview-of-songs/flute-music/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://gfycat.com/

https://giphy.com/

https://br.pinterest.com/pin/543035667566581729/

https://pt.pngtree.com

https://giphy.com/explore/counting

https://sites.google.com/site/sociologiaeteczs/

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.