Este
estudo teve por objetivo garimpar alguns fragmentos na obra Reencarnação
e Carma (À Luz das Modernas Concepções da Ciência
Natural), de autoria do filósofo, educador, artista,
esoterista, fundador da Antroposofia, da Pedagogia Waldorf, da Agricultura
Biodinâmica, da Medicina Antroposófica e da Euritimia (esta
última criada com a colaboração de sua esposa, Marie
Steiner-von Sivers) Rudolf Steiner (Kraljevec, fronteira austro-húngara,
27 de fevereiro de 1861 – Dornach, 30 de março de 1925).
Fragmentos
Todo
ser vivo provém de outro ser vivo.
Todo
anímico só pode provir do anímico.
A
Ciência Espiritual possuir o mesmo caráter da Ciência
Natural.
Entre
a legítima investigação natural e a Ciência Espiritual
não há nem pode haver contradição alguma.
Entre
os diversos domínios da manifestação da existência,
existe
harmonia e não contradição.
Julgo
que todos os seres orgânicos que existem ou existiram sobre a Terra
descendem de um arquétipo, cuja vida foi soprada pelo Criador. [Charles
Robert Darwin (Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809 – Downe, 19 de
abril de 1882), apud Rudolf
Steiner.]
Se
conhecermos as Leis da Vida Espiritual, ao descermos para a região
onde poderemos ver com os olhos e ouvir com os ouvidos, encontraremos a
correspondente confirmação das Leis Superiores.
A
Ciência Natural, em seu atual estágio, não está
em contradição com a Ciência Espiritual, senão
que ela própria é uma ciência espiritual elementar.
Nos
antigos Centros de Sabedoria, emprestava-se a maior importância ao
fato de os homens serem capazes de contar, porque isto os distinguia dos
animais.
É
inteiramente impossível desvendar os Segredos da Natureza com o auxílio
de trivialidades e de obviedades.
Todas
as funções superiores no mundo são apenas um aperfeiçoamento
das funções
inferiores.
É
necessário permanecer no domínio do anímico-espiritual
para entender de onde os seres vivos provêm.
O
que importa é ligar pensamentos corretos às coisas que se
vêem.
No
mesmo sentido em que no caso de um animal interessa a descrição
da sua espécie, no caso de determinada pessoa o que interessa é
sua biografia, [que, se teve
um começo, começou a ser escrita há zilhões
de anos!]. O fato é que, o que determina a singularidade
da atuação de um
ser-humano-aí-no-mundo é
sua missão no mundo, coisa que não pode ser explicada segundo
os padrões da hereditariedade físico-animal. O que isto quer
dizer? Quer dizer que, por exemplo, ninguém pretenderá explicar
os dons excepcionais de Göethe como herança paterna ou materna.
Então, repetindo: todo vivo provém do vivo e todo anímico
só é explicável pelo anímico. Por isto, as Leis
da Reencarnação [ou
do Renascimento] e do carma são uma necessidade científico-espiritual.
Todo
esforço para obtenção de conhecimentos é, simultaneamente,
uma necessidade moral e um compromisso ético irrenunciável.
Código Binário
As
Leis que governam a Natureza são necessárias e imutáveis,
e o que a Bíblia nos relata como milagre é uma perturbação
ou quebra dessas Leis, o que não pode ocorrer.
A
[personalidade-]alma
evolui [pela Lei do Renascimento]
de uma forma existencial precedente.
Assim
como [...] em a natureza inorgânica os elementos e as forças
físico-químicas não perecem, mas apenas se combinam
de modo diferente, o mesmo é de se admitir, segundo o método
científico-objetivo, relativamente às forças orgânicas
e orgânico-espirituais. A [personalidade-]alma
humana, como unidade formal, como um eu aprisionado, retorna em um novo
corpo humano, modo pelo qual consegue atravessar todos os graus da evolução
da Humanidade. [Julius
Baumann, apud Rudolf
Steiner.]
Um
pensamento coerente é o que falta aos cientistas naturais, que querem
construir uma concepção do mundo a partir dos conhecimentos
limitados à sua área de observação.
Nunca
esqueçamos de que todo estado posterior é um efeito de um
estado anterior. Então, os estados físicos posteriores são
efeitos de estados físicos anteriores, e, também, os estados
anímicos posteriores são efeitos de estados anímicos
anteriores. Este é o conteúdo da Lei do Carma, que assim se
expressa: tudo quanto acontece
em nossa vida presente não acontece por si, isoladamente, como que
por milagre [ou por acaso],
mas, está, como efeito, relacionado com as existências anteriores
da nossa [personalidade-]alma,
e, como causa, com as vidas posteriores.
Só
tem o direito de dissertar sobre a evolução no domínio
da natureza exterior quem, simultaneamente, aceita a evolução
no domínio do anímico-espiritual.
Tudo
o que
[não] pensamos,
tudo o que
[não] falamos
e tudo o que [não]
fazemos se entrosa em um curso inexorável, que flui de eternidade
em eternidade. E assim, acabaremos aprendendo que outros, talvez, seriam
os nossos impulsos, caso iluminássemos o nosso caminho com a Luz
do Conhecimento [Superior].
Mas, um conhecimento que não tenha por alvo o nosso enobrecimento
não passa de satisfação de curiosidades. Elevar o Conhecimento
ao nível da Compreensão do que é Espiritual, a fim
de que Ele seja a força propulsora de toda a nossa vida, constitui
um dever na mais alta acepção da palavra. Eis porque é
dever de todo ser-humano-aí-no-mundo procurar compreender de onde
veio e para onde irá a sua [personalidade-]alma.
—
Vim
de
não sei onde.
Irei
para não sei onde.
Hoje,
sou
do demi-monde.
E
amanhã?
Serei
um visconde?
Melhor,
se eu
pudesse
virar conde.
Mas,
tudo,
menos
nascer maconde!
Música
de fundo:
Ai Hai Yo
Fonte:
https://www.waldorfschoolsongs.com/
overview-of-songs/flute-music/
Páginas
da Internet consultadas:
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https://pt.pngtree.com
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