Fragmentos
do Pensamento de
Robert
Ambelain
Os
Gnósticos não gostam muito de crucifixos, preferindo a imagem
do Cristo, ordinário. Eu estou bastante de acordo; creio que a Cruz
é um paradigma destruidor das Forças ocultas, posto que se
rompe um papel na Cruz, (instintivamente), rompendo-o em dois…
Em
relação ao problema da Causa Primeira, – Deus –
o Martinismo torna suas as conclusões a que chegaram os teólogos
cristãos e os cabalistas hebreus, pelo menos quanto aos princípios
sobre os quais as diversas escolas estão sempre em acordo: o ternário
divino, 'pessoas divinas', emanação etc. Concernente ao restante,
é particularmente gnóstico (porém o que é apresentando
nesta tese tem uma conotação diferente das escolas associadas
com esse nome) porque coloca, em princípio, a igual necessidade do
Conhecimento e da Fé, e o fato de que a Graça deve, para atuar
efetivamente, ser completada pela ação inteligente, compreensiva
e livre do homem.
O
Homem primitivo, do qual fala o Gênesis em seu discurso puramente
simbólico, não é um ser formado de carne como nós;
mas um espírito emanado de Deus, composto de 'forma' (que o Gênesis
chama o 'corpo'), análoga ao 'corpo glorioso' definido pelos teólogos,
criado pelo Deus eterno, e de uma centelha animadora, que é, ela,
integralmente divina, pois o Gênesis nos diz que esse foi o 'sopro'
mesmo de Deus. Nosso Homem-arquetípico é, portanto, semidivino.
Ele é proveniente da Matéria primordial (do caos, composto
da terra e da água – simbólicas) por sua 'forma'; ele
é proveniente de Deus por esse sopro divino que o anima – sopro
vindo de Deus.
Toda
coisa corrompida tende, por sua natureza, a corromper o que é sadio,
tanto no domínio dos seres espirituais quanto naquele dos seres que
possuem corpos materiais, porque neles se combinam a inveja e o ciúme
(consciência, apesar de tudo, de uma inferioridade real), o orgulho
(vontade de ter a última palavra) e a inteligência (que permanece
a mesma, mas na manifestação ativa do máximo de seus
defeitos).
Para
escapar dos ciclos das reencarnações sucessivas neste mundo
infernal (inferno: lugar baixo), é necessário que o Homem
individual se desassocie de tudo o que o arremessa à Matéria,
livrando-se, assim, da escravidão das sensações materiais.
É necessário também que se eleve moralmente. Contra
essa tendência rumo à Perfeição, as Entidades
decaídas lutam sem cessar, tentando-o de mil maneiras a fim de atirá-lo
no seio do mundo visível e de conservar sobre ele seu império
oculto. Contra elas, o homem individual deve lutar, desmascarando-as e rejeitando-as
para fora de seu domínio. Ele, desta forma, chegará, por um
lado, à Iniciação; por outro, ao Conhecimento Libertador
que ensina os meios de apressar a ultrapassagem definitiva. Nestas últimas
possibilidades estão, principalmente, as Grandes Operações
Equinociais, que tendem a purificar a Aura da Terra por meio de exorcismos
e de conjurações submetidos aos Ritos de Alta Magia e que
os Elu-Cohens denominavam de 'Trabalhos' ou 'Culto'.
Deus
é Tudo e Tudo está em Deus, embora nem Tudo seja Deus! O Absoluto
nada tirou de um Nada ilusório que existisse fora de Si, sem ser
Ele-mesmo.
Quando
o Templo estiver consagrado, suas pedras mortas volverão a ser viventes,
o metal impuro será transmutado em ouro fino e o Homem recobrará
seu estado primitivo… [Robert
Fludd, In: Tractatus Theolophilosoficus. Apud Robert
Ambelain].
Os
egípcios representam o céu, que por ser eterno não
pode envelhecer, por um Coração pousado sobre um braseiro,
cuja chama mantém seu ardor... [Plutarco,
In: Ísis e Osíris. Apud Robert
Ambelain].
Assim
é Trindade em Unidade e Unidade em Trindade, porque aí onde
são Espírito, Alma e Corpo, aí também são
Enxofre, Mercúrio e Sal. [Bernardo Trevisano, apud
Robert
Ambelain].
Sete
vícios se desdobram nos sete Pecados Capitais, e são, em certo
sentido, frutos deles. São: a Imprudência, fruto da Avareza;
a Intemperança, fruto da Gula; a Injustiça, fruto da Luxúria;
a Covardia, fruto da Preguiça; o Ódio, fruto da Inveja; a
Presunção, fruto da Ira; a Ignorância, fruto do orgulho.
VITRIOL
= Visita Interiora Terræ
Rectificando Invenies Occultum Lapidem. Visita as entranhas
da Terra e encontrarás a Pedra Escondida.
Apóstolos |
Virtudes
Cardiais |
Dom
do
Espírito Santo |
Estações |
Ascese |
Elemento |
Arcanjo |
Lucas |
Prudência |
Reflexão |
Outono |
Silêncio |
Terra |
Uriel
|
Mateus |
Temperança |
Honestidade |
Inverno |
Meditação |
Água |
Gabriel |
João |
Justiça |
Compaixão |
Primavera |
Jejum |
Ar |
Rafael |
Marcos |
Fortaleza |
Coragem |
Verão |
Vigília |
Fogo |
Miguel |
Visitetis
et Invenietis
Tetralogia
Ocultista: Saber. Querer. Ousar. Calar.
Silêncio
= Silêncio da língua + Silêncio do Coração.
A
Terra dos Filósofos: Prudência.
A
Água dos Filósofos: Temperança.
O
Ar dos Filósofos: Justiça.
O
Fogo dos Filósofos: Fortaleza.
O
Enxofre: Fé.
O
Mercúrio: Esperança.
O
Sal: Caridade.
O
Ouro dos Sábios: Sabedoria.
Nenhuma
coisa poderá se apoiar sobre si-mesma, a menos que regresse Àquilo
da qual ela-mesma saiu.
[Jacob Boehme, In: Mysterium Magnum. Apud
Robert
Ambelain].
A
Via
Ascética fora da Gnose não tem qualquer valor...
[São Doroteu, Apud
Robert
Ambelain].
Efetivamente, aquele que, no decorrer
de evocações mágicas, tiver conseguido 'ver o mundo
demoníaco', ou bem será por ele possuído ou –
mantendo-se Mestre de si mesmo –
terá sua fé fortalecida para sempre.
Iniciado:
a ciência humana te será inútil no momento de tua Grande
Iniciação.
O
Vampiro é capaz de sair do túmulo, no estado de 'duplo' subtil,
de se condensar e de se materializar o suficiente para se tornar aparente
e perceptível ao contato, aos olhos dos que são atacados de
noite durante o sono... O Vampiro nem sempre se materializa sob a forma
humana. Por vezes o 'duplo', sob um impulso inconsciente devido a uma certa
animalidade latente, condensa-se sob uma forma animal. É então
a licantropia... O Vampiro é capaz de se transportar, no estado de
'duplo' subtil, e, depois, se materializa suficientemente para surgir perceptível
aos sentidos superiores do homem... Vampirismo é o roubo de sangue
realizado pelo duplo ou corpo astral do vampiro, através de uma ação
física estimulada e consciente.
O coração – órgão
físico – é igualmente a sede de um centro psíquico
e de uma atividade espiritual. Repousam nele, portanto, associados como
em um emocionante resumo do HOMEM, os três estados deste último:
'Soma' (o Corpo), 'Psique' (a Alma), 'Nous' (o Espírito).
Os
naturalistas perguntam onde reside particularmente a Alma. Platão
pretendia que fosse no cérebro, enquanto Jesus Cristo nos ensinou
que é no coração... [São
Jerônino, Apud
Robert
Ambelain].
No
Tantrismo, existem, entre os chacras1,
centros de força ainda muito mal conhecidos, e que os diversos tipos
de iogues esforçam-se em despertar através de técnicas
às vezes muito diferentes. Há, na altura do coração
físico, um chacra denominado 'Anâhata Ckakra'. Ele é
o quarto a partir da base da medula espinhal. Seu nome deriva do fato de
que o iogue pode ouvir, deste centro psíquico particular, 'o Som
que nasce do Silêncio'. Este Som é chamado, na verdade, de
'Anâhata Shabda'2
ou Som da Vida. Para a Doutrina Tântrica, é neste chacra que
reside a Alma Vital: Jivâtmá.
Ninguém ignora que as escrituras
têm várias significações, escalonadas em diversos
planos. Ao sentido material, histórico, corresponde um significado
espiritual, atemporal. A Gnose só utiliza e só se interessa
por esta última.
Luz
e Trevas (a Substância Tenebrosa) estavam misturadas 'in principio'...
Esta Substância Tenebrosa, onde tudo está misturado e confundido,
é exterior ao Deus Supremo. Ela está diante Dele, mas ela
não é Ele. Entretanto, sendo Deus eternamente criador, esta
Substância Tenebrosa está eternamente à Sua disposição...
Misticidades
diferentes podem identificar-se e comungar em seu objetivo final.
Uma
Palavra Final
Sem
absolutamente desqualificar uma letra do pensamento de Robert Ambelain,
há coisas em suas reflexões que não posso concordar.
Mas, isto não interessa. Interessa, sim, entre outros, o fragmento
Iniciado:
a ciência humana te será inútil no momento de tua Grande
Iniciação,
no qual troquei morte por Grande
Iniciação.
Ora,
a maior preocupação do ser-no-mundo é a questão
da morte, porque parece haver uma espécie de fim e uma separação
que ele não sabe como solucionar ou ultrapassar. O fato é
que não há morte, como também não há
vida no sentido de que ambas se oponham ou se excluam. Vida e morte são
como que a cara e a coroa de uma moeda. E o fluxo da Eterna Vida não
se interrompe. Logo, nascer é, por assim dizer, morrer temporariamente
para um determinado Plano; e morrer é nascer naquele Plano que nos
deu origem.
Agora,
duas possibilidades: 1ª) podemos nascer sem perder (ou reaver) o contato
ou a consciência com a nossa origem; e 2ª) haverá de chegar
um momento luminoso e ímpar em que, ao morrermos, não voltaremos
para o Plano que nos deu origem; por mérito, seremos promovidos.
Por isto, a
ciência humana será inútil no momento da Grande Iniciação.
_____
Notas:
1.
Chacra é uma palavra sânscrita [chakra]
que significa círculo (roda) e movimento. A energia dos chacras é
percebida como vórtice, que é uma das forças físicas
mais poderosas em a Natureza. É através dos chacras que nos
relacionamos com o mundo exterior, que captamos e absorvemos energia. Esta
força existe em eventos tais como tornados e furacões. O funcionamento
de todo o corpo humano é controlado pelo sistema cerebrospinal e
os centros psíquicos se localizam nele. Chacras são esses
centros psíquicos.
Nota
editada da fonte:
http://www.sadhanayoga.com.br/Chacras.htm
2.
'Anâhata
Shabda'
– O Som (Shabda)
surge sem que duas coisas se choquem (Anâhata);
é o Som original de Shabdabrahman
ou Verbum Dimissum. Este Som é o OM (AUM)
primordial – a Mãe de todos os sons – não o que
é entoado pelos lábios, mas o que está reverberando
eternamente no Universo. A meditação no Anâhata
Chakra confere
qualidades puras, amor cósmico e vários poderes psíquicos.
Nota editada da fonte:
http://www.bugei.com.br/
Bibliografia:
AMBELAIN,
Robert.
Técnica da Via Cardíaca. In: L'Initiation (Cadernos
de Documentação Esotérica e Tradicional; Revista do
Martinismo e das Diversas Correntes Iniciáticas), Brasil, Rio de
Janeiro, nº 7, pp 16-28, out-dez, 2002.
______.
O dualismo na religião cátara. In: L'Initiation (Cadernos
de Documentação Esotérica e Tradicional; Revista do
Martinismo e das Diversas Correntes Iniciáticas), Brasil, Rio de
Janeiro, nº 13, pp 11-17, abr-jun, 2004.
Websites
e Páginas da Internet consultados:
http://www.esonet.org/public/Biblioteca/
(Ebook%20-%20Massoneria%20-%20ESP)
%20-%20Ambelain,%20Robert%20-%20El%
20secreto%20masonico.pdf
http://www.geraldbar.com/vampirismo.html
http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain
%20Robert%20-%20O%20vampirismo.pdf
http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain%
20Robert%20-%20Alquimia%20espiritual.pdf
http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain%20Robert%20-
%20Doutrina%20Geral%20de%20Martinez%20de%20Pasqually.pdf
http://upasika.com/ambelain.htm
http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain
%20Robert%20-%20Altar%20teurgico.pdf
http://es.wikipedia.org/wiki/Robert_Ambelain
Fundo
musical:
Alouette
Fonte:
http://www.saturn-soft.net/
Music/Music1/MIDI/Children/Menu.htm