ROBERT AMBELAIN

 

 

 

Robert Ambelain

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Robert Ambelain nasceu no dia 2 de setembro de 1907, na cidade de Paris. No mundo profano, foi historiador, membro da Academia Nacional de História e da Associação dos Escritores de Língua Francesa. Foi um especialista em temas esotéricos e história das religiões. Uma de suas principais obras é O Segredo Maçônico. Outras duas obras importantes são Os Segredos de Israel e O Autêntico I Ching. Também escreveu sobre as origens do Cristianismo, os aspectos esotéricos do Nazismo e outros temas, com um total de quarenta e duas obras publicadas entre 1936 e 1985.

 

Foi iniciado nos Augustos Mistérios da Maçonaria em 26 de março de 1939, na Loja La Jérusalem des Vallés Égyptiennes, do Rito de Memphis-Misraïm, tendo por Padrinho o Grande Mestre Constant Chevillon (1880 – 1944). Em 24 de junho de 1941, Robert Ambelain foi elevado ao Grau de Companheiro e, em seguida, exaltado ao de Mestre.

 

Logo depois, com outros maçons pertencentes à Resistência, fundou a Loja Alexandria do Egito e o Capítulo respectivo. Para que pudesse manter a Maçonaria trabalhando durante a Ocupação, Robert Ambelain recebeu todos os graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, até o 33º, todos os graus do Rito Escocês Retificado, incluindo o de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa e o de Professo, todos os graus do Rito de Memphis-Misraïm e todos os graus do Rito Sueco, incluindo o de Cavaleiro do Templo.

 

Robert Ambelain foi, também, Grão-Mestre ad vitam para a França e Grão-Mestre substituto mundial do Rito de Memphis-Misraïm, entre os anos de 1942 e 1944. Em 1962, foi alçado ao Grão-Mestrado mundial do Rito de Memphis-Misraïm. Em 1985, foi promovido a Grão-Mestre Mundial de Honra do Rito de Memphis-Misraïm.

 

Foi agraciado, ainda, com os títulos de Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente Misto do Brasil, Grão-Mestre de Honra do antigo Grande Oriente do Chile, Presidente do Supremo Conselho dos Ritos Confederados para a França, Grão-Mestre da França – do Rito Escocês Primitivo e Companheiro ymagier do Tour de France – da Union Compagnonnique des Devoirs Unis, onde recebeu o nome de Parisien-la-Liberté.

 

 

 

 

 

Fragmentos do Pensamento de

Robert Ambelain

 

 

 

Os Gnósticos não gostam muito de crucifixos, preferindo a imagem do Cristo, ordinário. Eu estou bastante de acordo; creio que a Cruz é um paradigma destruidor das Forças ocultas, posto que se rompe um papel na Cruz, (instintivamente), rompendo-o em dois…

 

Em relação ao problema da Causa Primeira, – Deus – o Martinismo torna suas as conclusões a que chegaram os teólogos cristãos e os cabalistas hebreus, pelo menos quanto aos princípios sobre os quais as diversas escolas estão sempre em acordo: o ternário divino, 'pessoas divinas', emanação etc. Concernente ao restante, é particularmente gnóstico (porém o que é apresentando nesta tese tem uma conotação diferente das escolas associadas com esse nome) porque coloca, em princípio, a igual necessidade do Conhecimento e da Fé, e o fato de que a Graça deve, para atuar efetivamente, ser completada pela ação inteligente, compreensiva e livre do homem.

 

O Homem primitivo, do qual fala o Gênesis em seu discurso puramente simbólico, não é um ser formado de carne como nós; mas um espírito emanado de Deus, composto de 'forma' (que o Gênesis chama o 'corpo'), análoga ao 'corpo glorioso' definido pelos teólogos, criado pelo Deus eterno, e de uma centelha animadora, que é, ela, integralmente divina, pois o Gênesis nos diz que esse foi o 'sopro' mesmo de Deus. Nosso Homem-arquetípico é, portanto, semidivino. Ele é proveniente da Matéria primordial (do caos, composto da terra e da água – simbólicas) por sua 'forma'; ele é proveniente de Deus por esse sopro divino que o anima – sopro vindo de Deus.

 

Toda coisa corrompida tende, por sua natureza, a corromper o que é sadio, tanto no domínio dos seres espirituais quanto naquele dos seres que possuem corpos materiais, porque neles se combinam a inveja e o ciúme (consciência, apesar de tudo, de uma inferioridade real), o orgulho (vontade de ter a última palavra) e a inteligência (que permanece a mesma, mas na manifestação ativa do máximo de seus defeitos).

 

Para escapar dos ciclos das reencarnações sucessivas neste mundo infernal (inferno: lugar baixo), é necessário que o Homem individual se desassocie de tudo o que o arremessa à Matéria, livrando-se, assim, da escravidão das sensações materiais. É necessário também que se eleve moralmente. Contra essa tendência rumo à Perfeição, as Entidades decaídas lutam sem cessar, tentando-o de mil maneiras a fim de atirá-lo no seio do mundo visível e de conservar sobre ele seu império oculto. Contra elas, o homem individual deve lutar, desmascarando-as e rejeitando-as para fora de seu domínio. Ele, desta forma, chegará, por um lado, à Iniciação; por outro, ao Conhecimento Libertador que ensina os meios de apressar a ultrapassagem definitiva. Nestas últimas possibilidades estão, principalmente, as Grandes Operações Equinociais, que tendem a purificar a Aura da Terra por meio de exorcismos e de conjurações submetidos aos Ritos de Alta Magia e que os Elu-Cohens denominavam de 'Trabalhos' ou 'Culto'.

 

Deus é Tudo e Tudo está em Deus, embora nem Tudo seja Deus! O Absoluto nada tirou de um Nada ilusório que existisse fora de Si, sem ser Ele-mesmo.

 

Quando o Templo estiver consagrado, suas pedras mortas volverão a ser viventes, o metal impuro será transmutado em ouro fino e o Homem recobrará seu estado primitivo… [Robert Fludd, In: Tractatus Theolophilosoficus. Apud Robert Ambelain].

 

Os egípcios representam o céu, que por ser eterno não pode envelhecer, por um Coração pousado sobre um braseiro, cuja chama mantém seu ardor... [Plutarco, In: Ísis e Osíris. Apud Robert Ambelain].

 

Assim é Trindade em Unidade e Unidade em Trindade, porque aí onde são Espírito, Alma e Corpo, aí também são Enxofre, Mercúrio e Sal. [Bernardo Trevisano, apud Robert Ambelain].

 

Sete vícios se desdobram nos sete Pecados Capitais, e são, em certo sentido, frutos deles. São: a Imprudência, fruto da Avareza; a Intemperança, fruto da Gula; a Injustiça, fruto da Luxúria; a Covardia, fruto da Preguiça; o Ódio, fruto da Inveja; a Presunção, fruto da Ira; a Ignorância, fruto do orgulho.

 

VITRIOL = Visita Interiora Terræ Rectificando Invenies Occultum Lapidem. Visita as entranhas da Terra e encontrarás a Pedra Escondida.

 

Apóstolos
Virtudes
Cardiais
Dom do
Espírito Santo
Estações
Ascese
Elemento
Arcanjo
Lucas
Prudência
Reflexão
Outono
Silêncio
Terra
Uriel
Mateus
Temperança
Honestidade
Inverno
Meditação
Água
Gabriel
João
Justiça
Compaixão
Primavera
Jejum
Ar
Rafael
Marcos
Fortaleza
Coragem
Verão
Vigília
Fogo
Miguel

 

 

 

Visitetis et Invenietis

 

 

Tetralogia Ocultista: Saber. Querer. Ousar. Calar.

 

Silêncio = Silêncio da língua + Silêncio do Coração.

 

A Terra dos Filósofos: Prudência.

 

A Água dos Filósofos: Temperança.

 

O Ar dos Filósofos: Justiça.

 

O Fogo dos Filósofos: Fortaleza.

 

O Enxofre: Fé.

 

O Mercúrio: Esperança.

 

O Sal: Caridade.

 

O Ouro dos Sábios: Sabedoria.

 

Nenhuma coisa poderá se apoiar sobre si-mesma, a menos que regresse Àquilo da qual ela-mesma saiu. [Jacob Boehme, In: Mysterium Magnum. Apud Robert Ambelain].

 

A Via Ascética fora da Gnose não tem qualquer valor... [São Doroteu, Apud Robert Ambelain].

 

Efetivamente, aquele que, no decorrer de evocações mágicas, tiver conseguido 'ver o mundo demoníaco', ou bem será por ele possuído ou – mantendo-se Mestre de si mesmo terá sua fé fortalecida para sempre.

 

Iniciado: a ciência humana te será inútil no momento de tua Grande Iniciação.

 

O Vampiro é capaz de sair do túmulo, no estado de 'duplo' subtil, de se condensar e de se materializar o suficiente para se tornar aparente e perceptível ao contato, aos olhos dos que são atacados de noite durante o sono... O Vampiro nem sempre se materializa sob a forma humana. Por vezes o 'duplo', sob um impulso inconsciente devido a uma certa animalidade latente, condensa-se sob uma forma animal. É então a licantropia... O Vampiro é capaz de se transportar, no estado de 'duplo' subtil, e, depois, se materializa suficientemente para surgir perceptível aos sentidos superiores do homem... Vampirismo é o roubo de sangue realizado pelo duplo ou corpo astral do vampiro, através de uma ação física estimulada e consciente.

 

O coração – órgão físico – é igualmente a sede de um centro psíquico e de uma atividade espiritual. Repousam nele, portanto, associados como em um emocionante resumo do HOMEM, os três estados deste último: 'Soma' (o Corpo), 'Psique' (a Alma), 'Nous' (o Espírito).

 

 

 

Os naturalistas perguntam onde reside particularmente a Alma. Platão pretendia que fosse no cérebro, enquanto Jesus Cristo nos ensinou que é no coração... [São Jerônino, Apud Robert Ambelain].

 

No Tantrismo, existem, entre os chacras1, centros de força ainda muito mal conhecidos, e que os diversos tipos de iogues esforçam-se em despertar através de técnicas às vezes muito diferentes. Há, na altura do coração físico, um chacra denominado 'Anâhata Ckakra'. Ele é o quarto a partir da base da medula espinhal. Seu nome deriva do fato de que o iogue pode ouvir, deste centro psíquico particular, 'o Som que nasce do Silêncio'. Este Som é chamado, na verdade, de 'Anâhata Shabda'2 ou Som da Vida. Para a Doutrina Tântrica, é neste chacra que reside a Alma Vital: Jivâtmá.

 

Ninguém ignora que as escrituras têm várias significações, escalonadas em diversos planos. Ao sentido material, histórico, corresponde um significado espiritual, atemporal. A Gnose só utiliza e só se interessa por esta última.

 

Luz e Trevas (a Substância Tenebrosa) estavam misturadas 'in principio'... Esta Substância Tenebrosa, onde tudo está misturado e confundido, é exterior ao Deus Supremo. Ela está diante Dele, mas ela não é Ele. Entretanto, sendo Deus eternamente criador, esta Substância Tenebrosa está eternamente à Sua disposição...

 

 

 

Misticidades diferentes podem identificar-se e comungar em seu objetivo final.

 

 

 

 

 

 

 

Uma Palavra Final

 

 

 

Sem absolutamente desqualificar uma letra do pensamento de Robert Ambelain, há coisas em suas reflexões que não posso concordar. Mas, isto não interessa. Interessa, sim, entre outros, o fragmento Iniciado: a ciência humana te será inútil no momento de tua Grande Iniciação, no qual troquei morte por Grande Iniciação.

 

Ora, a maior preocupação do ser-no-mundo é a questão da morte, porque parece haver uma espécie de fim e uma separação que ele não sabe como solucionar ou ultrapassar. O fato é que não há morte, como também não há vida no sentido de que ambas se oponham ou se excluam. Vida e morte são como que a cara e a coroa de uma moeda. E o fluxo da Eterna Vida não se interrompe. Logo, nascer é, por assim dizer, morrer temporariamente para um determinado Plano; e morrer é nascer naquele Plano que nos deu origem.

 

Agora, duas possibilidades: 1ª) podemos nascer sem perder (ou reaver) o contato ou a consciência com a nossa origem; e 2ª) haverá de chegar um momento luminoso e ímpar em que, ao morrermos, não voltaremos para o Plano que nos deu origem; por mérito, seremos promovidos. Por isto, a ciência humana será inútil no momento da Grande Iniciação.

 

 

 

 

 

 


_____

Notas:

1. Chacra é uma palavra sânscrita [chakra] que significa círculo (roda) e movimento. A energia dos chacras é percebida como vórtice, que é uma das forças físicas mais poderosas em a Natureza. É através dos chacras que nos relacionamos com o mundo exterior, que captamos e absorvemos energia. Esta força existe em eventos tais como tornados e furacões. O funcionamento de todo o corpo humano é controlado pelo sistema cerebrospinal e os centros psíquicos se localizam nele. Chacras são esses centros psíquicos.

Nota editada da fonte:
http://www.sadhanayoga.com.br/Chacras.htm

 

 

 

2. 'Anâhata Shabda' – O Som (Shabda) surge sem que duas coisas se choquem (Anâhata); é o Som original de Shabdabrahman ou Verbum Dimissum. Este Som é o OM (AUM) primordial – a Mãe de todos os sons – não o que é entoado pelos lábios, mas o que está reverberando eternamente no Universo. A meditação no Anâhata Chakra confere qualidades puras, amor cósmico e vários poderes psíquicos.

Nota editada da fonte:
http://www.bugei.com.br/

 

 


 

 

Bibliografia:

AMBELAIN, Robert. Técnica da Via Cardíaca. In: L'Initiation (Cadernos de Documentação Esotérica e Tradicional; Revista do Martinismo e das Diversas Correntes Iniciáticas), Brasil, Rio de Janeiro, nº 7, pp 16-28, out-dez, 2002.

______. O dualismo na religião cátara. In: L'Initiation (Cadernos de Documentação Esotérica e Tradicional; Revista do Martinismo e das Diversas Correntes Iniciáticas), Brasil, Rio de Janeiro, nº 13, pp 11-17, abr-jun, 2004.

 

Websites e Páginas da Internet consultados:

http://www.esonet.org/public/Biblioteca/
(Ebook%20-%20Massoneria%20-%20ESP)
%20-%20Ambelain,%20Robert%20-%20El%
20secreto%20masonico.pdf

http://www.geraldbar.com/vampirismo.html

http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain
%20Robert%20-%20O%20vampirismo.pdf

http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain%
20Robert%20-%20Alquimia%20espiritual.pdf

http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain%20Robert%20-
%20Doutrina%20Geral%20de%20Martinez%20de%20Pasqually.pdf

http://upasika.com/ambelain.htm

http://upasika.com/docs/martinismo/Ambelain
%20Robert%20-%20Altar%20teurgico.pdf

http://es.wikipedia.org/wiki/Robert_Ambelain

 

Fundo musical:

Alouette

Fonte:

http://www.saturn-soft.net/
Music/Music1/MIDI/Children/Menu.htm