RIR... RIR... RIR...

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Há um velho ditado hebreu que diz que o aluno deveria se colocar diante de um espelho e, fixando seu próprio reflexo, deveria rir, rir e rir, até fazê-lo de verdade. Quando tivermos dominado a capacidade de rir de nós mesmos, então, e somente então, possuiremos o sentido espiritual do humor, pois uma risada como essa reflete o prazer da alma em um processo alquímico de descoberta de si.

 

Fonte:

ZACCHAEUS. Adentrar o santuário. (Guia abreviado para uma auto-realização eficaz). In: L'Initiation, nº 17, pp 53 - 68, 2.009.

 

 

 

 

 

 

 

 

Se quem canta

seus males espanta,

quem ri de si mesmo1

 

 

Mas, se pastar um badofe3

no rega-bofe do bofe

– ou sarrabulho4 ou feijoada –

eu não garanto nada.

 

 

Mas, o riso cura tudo...

Até mau humor de aspudo!

O riso só não cura

filhadaputice e impostura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Václav Havel (Praga, 5 de outubro de 1936) é um escritor e dramaturgo tcheco. Foi o último presidente da Tchecoslováquia e o primeiro presidente da República Tcheca. Em certa ocasião, ele disse: Quem se leva a sério demais corre o risco de parecer ridículo; já quem consegue rir de sim mesmo, não.

Douglas Tufano pondera: Saber rir de si mesmo é também uma prova de sabedoria e de maturidade. Quem é muito severo consigo mesmo sofre bastante, vive se mortificando, perde a auto-estima e freqüentemente cai em depressão. Saber rir de si mesmo significa saber reconhecer seus limites e estar consciente de que ninguém é perfeito. Ser auto-indulgente – isto é, saber perdoar-se quando não conseguir alcançar alguma coisa – é uma grande qualidade em uma pessoa. Devemos ser exigentes com nós mesmos, mas na medida certa. Um pouco menos, viramos uma pessoa irresponsável que não leva nada a sério; um pouco mais, nos suicidamos. Quando alguém é capaz de rir de si mesmo, de não se levar exageradamente a sério, é capaz também de compreender melhor os outros, de não dar importância à coisas insignificantes. Por isto, melhora seu relacionamento e se torna uma pessoa agradável.

Enfim, Cláudia Nina, ao discutir a importância do humor segundo a Psicanálise, ensina: O humor pode ser considerado, de um ponto de vista psicanalítico, uma das principais virtudes humanas ('virtus' quer dizer força, em latim). Isto porque o humor é a capacidade de afirmar a vida mesmo nas situações adversas. Ele é a possibilidade de rir de si mesmo, das idealizações segundo as quais costumamos nortear nossas vidas, e que, geralmente, se mostram ilusórias e irreais, sem que com isso caiamos no ressentimento ou na amargura. Ter humor é, portanto, poder rir de si mesmo e simultaneamente rir com a vida – e não da vida. É o saber conquistado por aqueles que aprenderam que não têm nada mais a perder e que, com isso, se permitem celebrar a existência tal qual ela se apresenta... Além disso, para Freud, o humor é a brincadeira dos adultos, é o que sobrevive em nós da criança que fomos um dia, e, assim, ele é um importante índice de criatividade.

2. Em termos proctológicos, tenesmo é um espasmo doloroso do esfíncter anal ou vesical com desejo urgente de defecar ou de urinar, e com eliminação de quantidade mínima de fezes ou de urina, ou seja, só saem alguns rilhotinhos (excrementos secos) e algumas gotículas. É assim: o sujeito faz uma força danada, suspira, sua em bicas, chora, se desespera, mas o resultado de todo este baldado esforço é mesmo alguns rilhotos e algumas gotículas. No caso dos rilhotos, é mesmo um inferno sedal!

3. Badofe é uma iguaria da culinária afro-baiana preparada basicamente com fígado de boi, coração de boi, bofe de boi (pulmão), lingüiça picada, toucinho, alho, cebola, salsa, coentro, hortelã, louro, cominho, vinagre, sal e pimenta-do-reino à vontade.

4. Sarrabulho é uma iguaria portuguesa que se prepara com sangue de porco coagulado, miúdos, gordura e pedaços de carne de porco, tudo condimentado apropriadamente e ensopado. O sarrabulho também pode ser preparado com sangue e miúdos de carneiro.

 

Fundo musical:

The Godfather (Nino Rota & Carmine Coppola)

Fonte:

http://www.eadcentral.com/go/1/1/0/
http://www.elite.net/~gurpal/movie1.htm