RICHARD BACH
(Pensamentos)

 

 

 

Richard Bach

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Hoje, é a vez de estudarmos um pouquinho o que vem dizendo e escrevendo o escritor estadunidense Richard Bach. Acho que você irá gostar dos excertos (aqui e ali editados) que selecionei, pois são uma verdadeira aula que enfatiza e ensina a liberdade. Se você não leu Fernão Capelo Gaivota não deixe de ler; vale a pena.

 

 

 

Breve Biografia de Richard Bach

 

 

 

Richard David Bach (Oak Park, Illinois, 23 de junho de 1936) é um escritor estadunidense.

 

A principal ocupação de Bach foi como piloto reserva da Força Aérea, e, praticamente, todos os seus livros envolvem o vôo de certa maneira, desde suas primeiras histórias sobre voar em aeronaves até suas últimas, onde o vôo é uma complexa metáfora filosófica. Bach alcançou enorme sucesso com Fernão Capelo Gaivota, sucesso este não igualado por seus livros posteriores; entretanto, seu trabalho continua popular entre os leitores.

 

Richard Bach usava a Internet no princípio dos anos 90 com sua própria seção na Compuserve (um dos primeiros serviços on-line a disponibilizar conexão à Internet em nível internacional e também responsável pela popularização de troca de figuras, tendo sido a empresa criadora do formato Graphics Interchange Format – GIF), de onde respondia e-mails pessoalmente, até que a enorme demanda o obrigou a largar o passatempo. Ele também mantinha um website, que, a partir de novembro de 2005, passou a apenas possuir uma ligação (em inglês) para a venda do livro Messiah's Handbook Reminders for the Advanced Soul (Manual do Messias - Um Guia para a Alma Avançada).

 

 

 

Pensamentos Bachianos

 

 

 

E agora, é chegado o momento de abrir o seu presente. Presentes de lata e vidro amassam e quebram um dia, somem para sempre. Mas eu tenho um presente melhor para você. É um anel para você usar. Cintila com uma luz especial e não pode ser tirado por ninguém, não pode ser destruído. Somente você, no mundo inteiro, pode ver o anel que lhe dou hoje, como fui o único que pude vê-lo quando era meu. O anel lhe dá um novo poder. Usando-o, você pode alçar vôo nas asas de todos os pássaros que voam. Pode ver através dos olhos dourados deles, pode tocar o vento que passa por suas penas macias, pode conhecer a alegria de se elevar muito acima do mundo e das suas preocupações. Pode permanecer no céu por tanto tempo quanto quiser, através da noite, pelo descer do Sol; e quando sentir vontade de descer outra vez, suas perguntas terão respostas, suas preocupações terão acabado. Como tudo o que não pode ser tocado com a mão nem visto com o olho, seu presente se torna mais forte à medida que o usa. A princípio, pode usá-lo apenas quando está fora de casa, contemplando o pássaro com quem você voa. Mais tarde, porém, se usá-lo bem, vai funcionar com pássaros que não pode ver, até que, finalmente, acabará descobrindo que não precisa do anel nem de pássaro para voar sozinho acima da quietude das nuvens. E quando este dia chegar, deve dar seu presente a alguém que saiba que irá usá-lo bem, alguém que possa aprender que as coisas que importam são as feitas de verdade e alegria, não as de lata e vidro. Rae, este é o último dia especial de comemoração a cada ano que estarei com você, tendo aprendido com os nossos amigos, os pássaros. Não posso ir ao seu encontro porque já estou com você. Você não é pequena porque já é crescida, brincando entre suas vidas como todos fazemos, pelo prazer de viver. Você não tem aniversário porque sempre viveu; nunca jamais haverá de morrer. Não é a filha das pessoas a quem chama de mãe e pai, mas a companheira de aventuras delas na jornada maravilhosa para compreender as coisas que são. Cada presente de um amigo é um desejo de felicidade. É o caso do anel. Voe livre e feliz além de aniversários e através do sempre. Haveremos de nos encontrar outra vez, sempre que desejarmos, no meio da única comemoração que não pode jamais terminar.

 

A única coisa que destrói os sonhos é se resignar às concessões.

 

 

George C. Scott

George C. Scott (Dr. Strangelove – Dr. Fantástico)

 

Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Todos nós somos aprendizes, fazedores e professores.1

 

Vê mais longe a gaivota que voa mais alto.

 

Nunca se alcança um desejo sem receber, ao mesmo tempo, os meios de realizá-lo.

 

Quando iniciamos a vida, cada um de nós recebe um bloco de mármore e as ferramentas necessárias para convertê-lo em escultura. Podemos arrastá-lo intato a vida toda, podemos reduzi-lo a cascalho ou podemos dar-lhe uma forma gloriosa.

 

O laço que une sua família verdadeira não é de sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro. Raramente os membros de uma família se criam sob o mesmo teto.

 

Aquilo que você mais sabe ensinar é o que você mais precisa aprender.

 

O que você faria se não tivesse medo?

 

Você nunca tem um desejo sem receber também o poder de realizá-lo. Você, porém, terá que lutar por ele.

 

Coisas ruins não são o pior que nos pode acontecer. O que de pior nos pode acontecer é o nada.

 

Qualquer idéia poderosa é de todo fascinante e de todo inútil até resolvermos usá-la.

 

Seríamos os mesmos se soubéssemos o que nos espera para lá do espaço e do tempo?

 

E no meio do aqui e do agora, não acha que podemos nos encontrar de vez em quando?

 

O mundo é o seu caderno, as páginas em que você faz suas somas. Não é a realidade, embora você possa exprimir a realidade ali, se quiser. Você também tem a liberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas.

 

Os seus amigos o conhecerão melhor no primeiro minuto que se conhecerem do que os seus conhecidos o conhecerão em mil anos.

 

A marca de sua ignorância é a profundidade da sua crença na injustiça e na tragédia. O que a lagarta chama de fim de mundo, o mestre chama de borboleta.

 

Nunca dê as costas a um possível futuro sem antes ter certeza de que não tem nada a aprender com ele.

 

Quando você chega ao limite de toda luz que você conhece, e está a ponto de dar um passo na escuridão, fé é saber que uma destas duas coisas vai acontecer: vai haver chão ou você vai ser ensinado a voar.

 

Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.

 

 

 

 

Valorize os seus limites e, por certo, você não se livrará mais deles.

 

O que você abrigar em seu Coração se tornará verdade, e acabará por ser convertido no que você mais admirará.

 

Não precisas de muralhas! As muralhas não te protegem; te isolam.

 

Tudo que é necessário para realizar um vôo suave e fácil é voar solto e despreocupado.

 

Se desejas tanto a liberdade e a felicidade, não vês que ambas estão dentro de ti? Pensas que a tens e a terás. Age como se fossem tuas, e serão.

 

Os problemas existem para ser resolvidos. A liberdade, para comprovar que podem ser resolvidos.

 

Não são os desafios que definem quem somos nem o que somos capazes de ser, mas como enfrentamos esses desafios. Podemos incendiar as ruínas ou construir, através delas e passo a passo, um caminho que nos leve à liberdade.

 

Podemos oferecer um presente, mas não podemos obrigar ninguém a aceitá-lo.

 

 

 

 

Quando amas alguém e sabes que ele está pronto para aprender e crescer, tu o deixas em liberdade.

 

Existem todas as possibilidades, a mais absoluta liberdade de escolha. Como em um livro, onde cada letra permanece para sempre na página, mas o que muda é a própria consciência que escolhe o que ler e o que deixar de lado.

 

Se nos apegamos tanto às coisas e às pessoas, quando elas partirem não partirá também uma parte de nós? É muito melhor nos apegarmos a pensamentos para sempre, do que àquilo que agora está aí, e que, um instante depois, poderá desaparecer.

 

Quero saber o que é o mundo, por que estou aqui e para onde estou indo... Quero saber também como voar sem um avião, se assim o desejar.

 

Estou aqui não porque deva estar nem porque me sinto cativo nesta situação, mas porque prefiro estar contigo a estar em qualquer outro lugar no mundo.

 

Sem dúvida, tua couraça te protege de quem desja te destruir. Mas, se não a deixares cair, ela te isolará também da única pessoa que pode te amar.

 

Se buscas a segurança antes da felicidade, a segunda será o preço que terás que pagar pela primeira.

 

Quantos vivem toda uma vida sem descobrir o que sabem e o que amam? Tantos! Não ser um desses é essa a tua missão.

 

Amar alguém incondicionalmente é não nos preocuparmos com o que essa pessoa é ou faz.

 

Não há enganos. Os acontecimentos que recaem sobre ti, por muito desagradáveis que possam ser, são necessários para que aprendas aquilo que precisas aprender. Cada passo que dás é necessário para chegares ao local que escolheste.

 

Aqueles que não amam a mudança são tão-somente visitantes da Terra.

 

 

 

 

O importante é você saber a verdade. Até saber, até realmente compreender, só poderá demonstrá-la em coisas menores, com ajuda externa, de máquinas, de pessoas e de pássaros. Mas deve se lembrar sempre que não saber não impede a verdade de ser verdadeira.

 

Mais um ano longe de ser criança? Isto não me parece ser o mesmo que crescer.

 

Durante anos, procuramos alguém que nos compreenda, alguém que nos aceite como somos, capazes de nos oferecer a felicidade, apesar das duras provas. Apenas ontem descobri que este mágico alguém é o rosto que vemos no espelho.

 

Tua única obrigação, em qualquer período da vida, consiste em ser fiel a ti mesmo.2

 

Não se lamente pelas perdas. Elas são necessárias para voltar a se encontrar...

 

Não existe um problema que não ofereça uma dádiva para você. Você procura os problemas porque precisa das dádivas por ele oferecidas...

 

 

 

 

 

Se a sua felicidade depende do que fazem os outros, eu acho que você tem um grande problema.

 

Cada pessoa e todos os fatos de sua vida ali estão porque você os desenhou daquela forma. O que fazer com eles cabe a você resolver.

 

Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, é o que aprendemos o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.

 

Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.

 

Uma pequena mudança hoje poderá acarretar um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas estas recompensas se encontram ocultas no tempo e pelo tempo.3

 

Somos responsáveis pela vida que nós próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?

 

Quase todos nós já percorremos um longo caminho. Fomos de um mundo para outro, que era praticamente igual ao primeiro, esquecendo de onde viemos, não nos preocupando para onde iríamos, vivendo tão-só o momento presente. Tem alguma idéia de por quantas vidas tivemos de passar até chegarmos a ter a primeira intuição de que há na vida algo mais do que comer, lutar ou ter uma posição importante dentro do bando? Mil vidas, Fernão, dez mil! E depois, mais cem vidas até começarmos a aprender que há uma coisa chamada perfeição, e ainda outras cem para nos convencermos de que o nosso objetivo na vida é encontrar esta perfeição4 e levá-la ao extremo. A mesma regra se mantém para os que aqui estão agora, é claro: escolheremos o nosso próximo mundo através daquilo que aprendermos neste. Não aprender nada significa que o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e pesos de chumbo a vencer.

 

Não chore nas despedidas, pois elas constituem formalidades obrigatórias para que se possa viver uma das mais singulares emoções da vida: o reencontro.

 

A intuição sussurra a verdade! Não somos poeira, somos magia! Feche os olhos e siga sua intuição.

 

O pecado original é limitar o ser.

 

 

Nada acontece por acaso. Não existe sorte. Há um significado por detrás de cada pequeno ato. Talvez não possa ser visto com clareza imediatamente, mas sê-lo-á antes que se passe muito tempo.

 

Se você ama alguém, deixe-o livre. Se ele voltar, é seu. Se não, nunca foi.5

 

Para se viver livre e feliz é preciso sacrificar a rotina, mas isto quase nunca é um sacrifício fácil.

 

O importante não é se algo já está feito, mas que temos infinitas possibilidades de escolha. Nossas escolhas nos levam a experiências que nos fazem compreender que não somos as criaturas pequenas que parecemos ser.

 

Ninguém pode nos proibir de fazer o que queremos fazer.

 

Cada um de nós é, na verdade, uma idéia ilimitada da liberdade. Devemos rejeitar tudo o que nos limite.

 

Um ser humano é uma expressão da Vida, espalha Luz e reflete o Amor em qualquer dimensão que decida tocar.

 

A Humanidade não é uma descrição física, mas uma meta espiritual. Não é algo que nos seja dado, mas algo que conquistamos.

 

Uma nuvem não sabe porque se move em tal direção. Sente um impulso... É para este lugar que devo ir agora. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além do horizonte.

 

Mais cedo ou mais tarde, os que vencem são aqueles que acreditam que conseguem.

 

É um processo lento mudar de princípios, mas você nunca saberá que eles mudaram até que alguma coisa que era certa para você simplesmente deixe de o ser.

 

A marca de sua ignorância é a profundidade da sua crença na injustiça e na tragédia.6

 

Estórias de amor verdadeiro nunca têm fim.

 

Viva de modo a nunca se arrepender se algo que você faça ou diga for publicado pelo mundo afora, mesmo que o que for publicado não seja verdade.

 

Como regra, o que é visto perturba mais a mente dos homens do que o que é efetivamente visto.

 

Pergunte a si mesmo o segredo do sucesso. Ouça a resposta, e pratique-a.7

 

Às vezes, quando o aprendizado vem antes da experiência não faz sentido de imediato.

 

A melhor maneira de pagar por um momento bonito é se divertir.

 

Perder, de um modo curioso, é ganhar.

 

Até que você abra espaço em sua vida para alguém tão importante para você como você mesmo, você vai sempre estar procurando e perdendo.

 

O primeiro pré-requisito de um ser avançado é ter senso de humor.

 

 

 

 

O inferno é um lugar – um tempo, uma consciência em que não há amor.

 

A vida não exige que sejamos consistentes, cruéis, pacientes, prestativos, raivosos, racionais, irrefletidos, amorosos, mentalmente abertos, neuróticos, cuidadosos, rígidos, tolerantes, esbanjadores, ricos, oprimidos, mansos, doentes, atenciosos, engraçados, estúpidos, saudáveis, gananciosos, bonitos, preguiçosos, ágeis, generosos, tolos, pressionados, íntimos, hedonísticos, trabalhadores, manipuladores, perspicazes, caprichosos, sábios, gentis, egoístas ou que nos sacrifiquemos. A vida, no entanto, nos obriga a viver com as conseqüências de nossas escolhas.

 

O bem e o mal não são o que os nossos pais nos ensinaram, não são o que a nossa igreja prega e não são o que o nosso país nos diz. Somos nós que devemos decidir o que é o bem e o que é o mal, escolhendo o que queremos e o que devemos fazer.

 

É possível que duas pessoas mudem juntas, que cresçam juntas e que enriqueçam juntas, em vez de se diminuírem uma à outra. A soma de um mais um, se elas forem boas pessoas, pode ser ilimitada.

 

Superar o medo, eis a maravilha!

 

Imagine o Universo belo, justo e perfeito. Então, não se esqueça de uma coisa: ele é melhor do que você o imaginou.

 

Você pode alcançar um objetivo ou, realmente, nunca o atingir; mas a finalidade está sempre em andamento.8

 

Navegue pela sua Estrela, sem vontade de mudar. Se você mudar o curso, você se perderá.

 

Tudo em que você quer acreditar já é verdadeiro.9

 

Erros são inesperadas experiências de aprendizagem.

 

As perguntas mais simples são as mais profundas. Onde você nasceu? Onde está sua casa? Aonde você vai? O que você está fazendo? De vez em quando, pense sobre estas perguntas e observe as mudanças em suas respostas.

 

Enquanto acreditarmos no tempo seqüencial, veremos cada vez ao invés de ser. Além do tempo, somos todos um.

 

 

 

 

A maneira de evitar a responsabilidade é dizer: 'Eu tenho responsabilidades.'

 

Tudo é exatamente como é por uma razão. A migalha na sua mesa não é um lembrete místico do bolinho desta manhã; ela simplesmente está lá porque você optou por não removê-la. Sem exceções.

 

No caminho da [nossa] felicidade, encontraremos todos os aprendizados. Nós escolhemos viver esta vida. Assim, cada um deve caminhar seu próprio caminho. Como quiser.10

 

A única lei verdadeira é aquela que leva à liberdade.

 

Você deu a sua vida para se tornar a pessoa que você é agora. Valeu a pena?11

 

Se quisermos, iremos nos encontrar de vez em quando, no meio da festa que nunca poderá terminar.

 

Acredite que você sabe todas as respostas e você saberá todas as respostas. Acredite que você é um mestre e você será.

 

A verdade não queima. A verdade apenas espera que você a encontre.12

 

Você é levado através de sua vida pela sua criatura interior, o ser espiritual brincalhão que é o seu verdadeiro Eu.

 

 

 

A Coisa é Assim

 

 

 

Com o passar do tempo,

as coisas se adaptam.

Com o vir e ir do tempo,

velhos nós se desatam.

 

Temos de ter paciência

e esperar um tiquinho.

A Verdadeiríssima Ciência

não casa com rapidinho.

 

Está afobado? Faça isto:

sente, olhe as estelas.

Você irá sentir um misto

de y + z que há só nelas!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui, Richard Bach resumiu todo o pensamento platônico e todo o pensamento socrático em uma simples sentença.

2. Eu diria isto de outra maneira: A primeira obrigação, em qualquer período da vida, consiste em ser fiel a ti mesmo.

3. Mas, lembro: mudanças ancoradas em imperativos hipotéticos não adiantam absolutamente nada.

4. Perfeição sempre relativa.

5. O que adianta fechar a gaiola? Deixe a gaiola aberta.

6. Isto, como já disse inúmeras vezes, simplesmente porque o [por] acaso não existe.

7. Aqui comentarei o seguinte: não é necessário fechar os olhos para comungar com o nosso Deus Interior; como os olhos abertos serve e dá certo. Isto porque o Silêncio não depende nem da escuridão nem do próprio silêncio.

8. Por isto, em Misticismo, a primeira regra é paciência. Quem disse que corrigiremos todos os nossos defeitos em uma única encarnação? Quem disse que seremos iluminados só porque passamos a nos comportar direitinho? Corrigiremos nossos defeitos? Se nos empenharmos e nos comprometermos, sim. Seremos iluminados? Um dia, sim. Mas isto poderá levar milênios. Já disse e vou repetir: se, ao final desta vida, tivermos corrigido um único defeitinho, então, fomos vencedores.

9. Isto é incontestavelmente verdadeiro. Aquilo que pensamos e no que acreditamos acaba tomando forma e passando a existir independentemente de nós. Por isto, deuses existiram, deuses existem e deuses existirão enquanto o ser humano os fabricar. Da mesma forma para os demônios.

10. Quem pode dizer a quem 'faça isto que é melhor' ou 'não faça aquilo que é pior'?

11. Valeu? Tudo bem. Não valeu? Então, preste atenção no que disse Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 – Uberaba, 30 de junho de 2002), médium e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo no Brasil: Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Richard Bach, por outras palavras, disse a mesma coisa: Você está sempre livre para mudar de idéia e escolher um futuro diferente. Eu tenho dito sistematicamente que somos responsáveis por tudo. Ora, se somos responsáveis por tudo, somos também responsáveis pelo presente das coisas futuras, como diria Santo Agostinho. Ninguém, seja lá esse ninguém-alguém quem seja, fará por nós o que nos cabe fazer. Ponto final.

12. Mas, não se esqueça jamais: toda e qualquer verdade alcançada é sempre relativa. Oportunamente, esta verdade relativa será substituída por outra mais concertada, ainda que, como a anterior, continue relativa. Toda síntese é temporânea.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://blog.gaiam.com/quotes/
authors/richard-bach?page=5

http://blog.gaiam.com/quotes/
authors/richard-bach?page=4

http://blog.gaiam.com/quotes/
authors/richard-bach?page=3

http://blog.gaiam.com/quotes/
authors/richard-bach?page=2

http://gifmovie.tumblr.com/
post/4370261343/dinosaur

http://caffeinatedthoughts.com/2009/05/
to-be-old-male-and-republican-is-to-be-happy/

http://blog.gaiam.com/quotes/
authors/richard-bach?page=1

http://blog.gaiam.com/
quotes/authors/richard-bach

http://www.famousquotes.com/
author/richard-david-bach/2

http://www.famousquotes.com/
author/richard-david-bach/

http://www.webweaver.nu/
clipart/people/men/3.shtml

http://www.yuni.com/quotes/bach.html

http://www.amopoesias.com/
frases-do-autor--richard_bach.html

http://www.ronaud.com/frases-
pensamentos-citacoes-de/richard-bach

http://pensador.uol.com.br/autor/richard_bach/3/

http://pensador.uol.com.br/autor/richard_bach/2/

http://dreamchimney.com/oftheday
/Animated_Gif_Feb_15_2011

http://www.mathworks.com/matlabcentral
/fileexchange/21944-animated-gif

http://pensador.uol.com.br/autor/richard_bach/

http://www.hunome.com/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Richard_Bach

http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Bach

http://www.4shared.com/office/UCDdSCKk/
Longe__Um_Lugar_Que_No_Existe_.html

 

Música de fundo:

As Time Goes By
Composição: Herman Hupfeld
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://beemp3.com