OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(7ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 7ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Significado da 5ª Regra: Que o grupo perceba em uníssono o fulgor da Tríade, que torne menos intenso a luz da [personalidade-]alma e que apague a luz da forma. O Todo Macrocósmico é o único que existe. Que o grupo perceba o Todo, e que, depois, não pense mais em "a tua [personalidade-]alma e a minha [personalidade-]alma". Esta Regra está relacionada com a Era de Aquário  —›  Iniciação Grupal.

 

Serão restablecidos na Terra os Antigos Mistérios.

 

Antagonismos enfrentados pela Hierarquia: de um lado, o astralismo e a tendência à miragem-ilusão da maioria das pessoas; de outro, o rápido progresso da consciência humana para atuar no campo dos inter-relacionamentos , da vida, da reação e da atividade grupal.

 

Devemos nos esforçar muito para penetrar na ampla esfera da percepção que não vê diferença alguma.

 

 

 

 

Meta  —› Fusão do Caminho Vertical da Vida com o Caminho Horizontal do Serviço.

 

 

 

 

Juntos deveremos buscar a Iniciação, juntos deveremos atravessar o Portal para o Caminho, juntos, como uma "Unidade de Luz", deveremos ser apresentados como uma "Unidade de Luz" ao Iniciador Uno.

 

Deve(re)mos: buscar o Anjo Solar, atenuar a luz dos anjos lunares e permanecer como única luminária no céu microcósmico.

 

Acercamentos: construção do arco-íris (Antahkarana), desenvolvimento da intuição e natureza da vida segundo é expressa pela Mônada.

 

No mínimo, deveríamos tentar viver na periferia do Mundo Hierárquico.

 

Que o grupo perceba em uníssono o fulgor da Tríade, que torne menos intenso a luz da [personalidade-]alma e que apague a luz da forma. Isto é uma exortação para a construção do Antahkarana, que liga o ego do discípulo com a Tríade.

 

O Todo Macrocósmico é o único que existe. Que o grupo perceba o Todo, e que, depois, não pense mais em "a tua [personalidade-]alma e a minha [personalidade-]alma". Isto é uma demanda para que adquiramos um senso de síntese, que é a visão ocultista e não a visão místico-religiosa.

 

Todo o nosso esforço tem um sentido prioritário: sermos aceitos por e em Shamballa!

 

Significados:

• Jovem Rico Iniciado do Terceiro Grau.

• Pequeninos, Pequenos ou Meninos Iniciado do Primeiro Grau ou Iniciado do Segundo Grau.

Perceber o Fulgor da Tríade Desenvolver a Consciência Monádica e se preparar para a Quarta Iniciação (na qual o Corpo Causal deverá ser destruído). Este é o significado de passar através do olho da agulha – que todos nós, um dia, haveremos de atravessar, para podermos deixar de estar circunscritos pelo tempo e pelo espaço.

 

Dentro da matriz do Tempo [útero do tempo] – limitada pelo Espaço e pela escuridão, mas, sustentada pelo Calor a Vida evolui.1

 

Paulatinamente, sem desespero nem sensação de impotência ou de incapacidade, pacientemente, precisamos e devemos ir substituindo o tempo, o espaço e a poderosa atração da forma por Percepção Interna, Amor e Sabedoria. Este é o significado da Libertação.

 

Quanto mais eu queria,
mais chorava e mais padecia.
Um dia, decidi olhar para dentro.
Deixei de querer, e vi o Centro!

 

Senda da Iniciação     Nascimento do Cristo Interior.2

 

Quinta Iniciação     Vida Plena de Propósito.2

 

No momento em que o Iniciado ou o Discípulo vêem, mesmo tenuemente, a Luz da Tríade Espiritual, que vela e oculta o Sol Central Espiritual, compreende que as outras luzes – a do átomo de matéria, a da forma e a da própria [personalidade-]alma – inevitavelmente, devem desaparecer, ante a maravilhosa glória e deslumbrante resplendor que emanam do próprio Deus Interno, que o Iniciado ou o Discípulo pressentem como se estivesse em processo de Se revelar.

 

Bem-aventurança    Totalidade do Ser    Atitude Interna do Todo.

 

Você já reparou que as destruições mundiais, que normalmente atingem a Humanidade, advêm do Primeiro Reino da Natureza (Reino Mineral)?

 

Educação da Consciência Humana —› Firme Convicção —› Opinião Pública Imutável.

 

 

 

 

Duas etapas sucessivas: controle do Corpo Astral e sua posterior negação.

 

Metas —› Fusão do ego com a [personalidade-]alma, do Eu inferior com o Eu Superior e da forma com o Divino Morador na forma.

 

Tentei aniquilar meu ego;
eu não consegui.

aí, eu consegui!

 

Desenvolvimento de uma superestrutura mais espiritual = Amor Inteligente + Fraternidade Grupal.

 

Qualquer programa esotérico autêntico e progressista deverá dar especial destaque à Ciência da Meditação e à construção consciente do Antahkarana.

 

A Humanidade vem demonstrando que está pronta para se desenvolver mais rapidamente, e isto vem se tornando patente desde o período pós-guerra [depois de 1945]. Neste sentido, dois são os fatores que irão tornar viável este desenvolvimento mais acelerado: 1º) o grande impulso que a guerra, suas demandas e suas conseqüências proporcionaram à consciência humana; e 2º) a entrada, desde 1925, de [personalidades-]alma muito avançadas na Terra, que estão preparadas para dar o treinamento e a instrução necessária quando chegar o momento propício.

 

Quando a Grande Religião Universal se tornar um fato e prevalecer, a Primeira Iniciação será conduzida publicamente, como parte de uma cerimônia ritual.

 

A principal Chave do Trabalho Esotérico que Shamballa demanda está ancorada no desenvolvimento da arte da visualização. Mediante a visualização, é possível conseguir três expressões fundamentais da consciência humana:

1ª) construção do Antahkarana (Sentido da Visão);

2ª) expansão da consciência (Sentido de Síntese); e

3ª) desenvolvimento e ampliação da visualização (Sentido de Vivência na Forma).

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O conceito de evolução, em termos mais esotéricos, deve ser compreendido como reintegração. Isto, de certo modo, é fácil de ser compreendido, pois, se o Universo e a Consciência Cósmica são o que são – isto é, são o que sempre foram e são o que sempre serão (foram são serão) – então, propriamente, não pode ou poderá haver evolução, não, pelo menos, no sentido limitado e tridimensional que costumamos atribuir ou emprestar a este vocábulo, uma vez que nada poderá evoluir para o que não existe, ou seja, para um ultralimite ou para um extralimite. A água pura, por exemplo, quando aquecida ao nível do mar, evolui termicamente da temperatura ambiente até seu ponto ou temperatura de ebulição, que é de 100º C – temperatura na qual a pressão de vapor líquido se iguala à pressão da atmosfera. Isto é possível porque há temperaturas superiores a 100º C, uma vez que, se não houvesse, a água não poderia ebulir a 100º C. Nada pode ir ou acontecer além da existência manifestante do Universo, que é regido e regulado por leis imutáveis. O Universo ilimitado é, enfim, o limite para tudo. Se isto é assim, digamos que o processo cíclico-evolutivo-reintegratório ocorra mais ou menos conforme, simbolicamente, é mostrado na animação abaixo:

 

 

Spira Legis Cíclico-evolutivo-reintegratória
(Animação meramente pictórica)

 

 

Manifestações Cósmicas*

 

* Abaixo do Limite Inferior e acima do Limite Superior seria ou existiria o nada, mas, como o nada não pode ser nem existir, o Universo é efetivamente finito, porém, ilimitado, e seu Número é 1. É por isto que o nosso Querido Mestre DK tanto fala em Síntese e Unidade, uma vez que só alcançaremos ou conquistaremos a Unidade pelas Sínteses sucessivas e conscientes reintegração progressiva meritória. Como o próprio Mestre DK ensina, a síntese é um atributo da Vontade Divina e uma qualidade superlativa da Divindade... Quando o idealismo da Nova Era estiver firmemente estabelecido. o sentido de síntese será o objetivo de todos os movimentos educacionais.

 

... Síntese -3 –› Síntese -2 –› Síntese -1 –› Síntese 1 –› Síntese 2 –› Síntese 3 ...

 

2. Entenda este Nascimento do Cristo Interior como manifestação Iniciaticamente Conscientizada do Cristo em nós, porque não pode nascer o que, em nós, é conatural. Se o nosso Cristo Interno está mudo, é porque nós O amordaçamos e O reduzimos ao silêncio. Então, na verdade, não é o Cristo que nasce em nós, mas, sim, somos nós que nascemos Nele.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.thisiscolossal.com/2014/06/
dizzying-geometric-gifs-by-david-whyte/

http://futamador.com/salvador/
campeonato-asbac-master/estatisticas-master/

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Ponto_de_ebuli%C3%A7%C3%A3o

http://br.123rf.com/photo_28792150_s?

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.