OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(5ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 5ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

O grupo deverá agir a partir do centro de tudo, pois, é no centro que está o conteúdo da vida do grupo. Compreensão plena do que significa a vida involutiva e a vida evolutiva.

 

Significado da 3ª Regra: Para Aspirantes: Triplo deverá ser o chamado, tomando muito tempo a sua enunciação. Que o Aspirante emita seu chamado através do deserto, sobre os mares e através dos fogos que o separam do Portal Velado e Oculto. Para Discípulos e Iniciados: Dual é o movimento para a frente. O Portal fica atrás. Este é um acontecimento pretérito. Que surja o grito invocador proveniente do profundo centro da Luz fria e clara do grupo. Que a resposta seja evocada do longínquo e brilhante Centro. Quando a demanda e a resposta se perderem no Grande Som, o grupo deverá sair do deserto, deixar os mares e saber que Deus é Fogo.

 

Uma das principais funções do trabalho grupal é, esotericamente falando, absorver, compartilhar, circular e, depois, distribuir a Energia.1

 

O processo de proteção e de distribuição da Energia é uma das funções exercidas pelos Mestres da Sabedoria, durante as reuniões plenárias da Hierarquia, sob a égide dos Três Grandes Senhores: o Manu2, o Maha Choan3 e o Cristo.

 

Há uma diferença marcante entre Propósito e Vontade: a Vontade é ativa; o Propósito é passivo.

 

Os Membros do Conselho de Shamballa são divididos em dois grandes grupos, que, na antiga nomenclatura, se denominam: Registradores do Propósito e Custódios da Vontade. A função dos Registradores do Propósito consiste em manter aberto o canal entre a nossa Terra, o Planeta Vênus e o Sol Central Espiritual. A função dos Custódios da Vontade consiste em relacionar o Conselho, a Hierarquia e a Humanidade. Observe as correlações abaixo:

 

 

 

Quando um homem sabe que é Divino, é necessário substituir a adoração – atitude mística pela invocação [atitude esotérica].

 

A Ciência da Invocação e da Evocação está relacionada com o poder mental e com a construção de formas mentais.

 

Cansei de ajoelhar;
resolvi verticalizar.
Cansei de me aturdir;
resolvi me desiludir.

Cansei de pedir;
resolvi construir.
Cansei de ir e voltar;
resolvi ascensionar.

 

 

 

A afirmação da Divindade com a finalidade de obter bem-estares e vantagens materiais é uma tergiversação da Ciência da Invocação e da Evocação, geralmente praticada sob a forma de orações inadequadas, egoísticas e hipotéticas.

 

Deus é Pai
e gosta de negociar.
Para cada ai,
um tutu irei ofertar.

 

 

 

 

Entendamos que um portal é apenas um símbolo de separação; simbolicamente, separa um lugar de outro, uma esfera de atividade de outra, um estado de consciência de outro, fomentando no aspirante um sentido de dualidade (aqui e ali, [personalidade-]alma e corpo, Deus e homem, Hierarquia e Humanidade etc.). [No Universo, em realidade, não existem portais nem há separações.]

 

 

 

 

Dual é o movimento para a frente. O Portal fica atrás. Este é um acontecimento pretérito. Temos aqui a definição de um Iniciado – aquele que, em sua natureza dual configurada por uma unidade integrada ([personalidade-]alma e ego), vai em frente, segue adiante. Para o Iniciado (como mencionado anteriormente), o passado ficou para trás: ele não armazena lembranças.

 

Até um determinado momento,
eu armazenava bagulhos do passado.
Então, aconteceu O Momento,
e me desfiz das delícias do Quadrado.

 

Todos devem se submeter à auto-Iniciação individual, o que produz uma certa solidão, pois, ocorre uma de espécie de distanciamento silencioso e inoportuno; mas, é necessário seguir adiante!

 

Uma coisa que precisamos ter em mente: impessoalidade e desapego não são indiferenças.

 

Que surja o grito invocador proveniente do profundo centro da Luz fria e clara do grupo. Aqui, há duas LLuzes a ser consideradas: a LLuz do Ashram e a Luz (Omni)abarcante da Hierarquia. Ambas são aspectos da Luz da [personalidade-]alma, revelados pela Luz individual da cabeça.

 

Como conseqüência da purificação dos três veículos e da meditação criadora, à medida que vamos progredindo na Senda, os Intervalos Illuminantes decrescem rapidamente.

 

 

 

 

Na Luz, veremos a LLuz! Todavia, esta Santa LLuz só será vista se e quando o Portal Simbólico estiver fechado atrás de nós. Esta LLuz (composta pela Luz de Buddhi e pela Luz de Atma) é a LLuz da Razão Pura, a LLuz da Sublimação do Intelecto e LLuz da Vontade Espiritual – LLuz da Revelação do Propósito em Desenvolvimento.

 

LLuz e Revelação são causa e efeito.

 

 

Causa e Efeito4

 

Oh!, Santa LLuz!
Quanta falta você me faz!
Oh!, Santa LLuz!
Desça e me torne capaz!

 

 

O resultado do impacto que a Energia produz sobre as formas depende da qualidade das formas que recebem a impressão.

 

É difícil, mas, como fazem os Custódios da Vontade, precisamos aprender a extrair o bem do mal, para que possa acontecer a libertação espiritual!5

 

Vontade ao Bem das Forças Espirituais + Boa Vontade da Humanidade —› Nova Ordem Mundial.

 

Compreendamos direitinho: a Ciência da Invocação e da Evocação constitui um esforço recíproco. A Humanidade não poderia ser invocadora, se a Hierarquia Espiritual (nela incluídas Shamballa e a Hierarquia Planetária) não evocasse ao espírito do homem. A demanda invocadora da Humanidade é evocada pelo Som das Hierarquias Espirituais.

 

 

Ciência da Invocação e da Evocação

 

 

Unamo-nos em invocação aos Senhores da Libertação e ao Espírito da Paz – que têm o Poder de elevar a Humanidade!6

 

Definitivamente, o ato de invocar só tem cabimento, se a invocação for desinteressada, fraterna e altruísta.

 

Toda (grande) crise leva a um (grande) avanço na Senda da Evolução.

 

Os Três Grandes Centros Planetários – Humanidade, Hierarquia e Shamballa – estão inter-relacionados.

 

No Universo, não existem nem superior nem inferior, nem maior nem menor [nem alto nem baixo, nem esquerda nem direita, nem o mesmo nem o outro como coisas ou entidades isoladas, separadas, independentes, auto-suficientes...]. O que há é interpenetração da Substância.7

 

Os seres super-humanos são o produto de sistemas evolutivos passados, e constituem a soma total do Grande Sacrifício Divino. Passaram por todas as fases anteriores da existência e aperfeiçoaram o aspecto consciência através da experiência humana.

 

Que a resposta seja evocada do longínquo e brilhante Centro. S.H.A.M.B.A.L.L.A.

• numericamente:

S. = 1
H.
= 8
A.
= 1
M.
= 4
B.
= 2
A.
= 1
L.
= 3
L.
= 3
A.
= 1
____

Total: 24 2 + 4 = 6 —› Número da Forma ou da Manifestação, Número do Sexto Raio e, por conseguinte, Número do Idealismo e da Força Impulsora.

• Total de Letras: 9 —› Número da Iniciação.

• 666 = Contraparte Material da Qualidade Divina.

• Um antigo livro sobre a Ciência dos Números descreve o Iniciado como Aquele que experimentou e expressou o 666, e descobriu que ele era zero. Descartou um 6, e se tornou 66, e, assim, encontrou o Caminho. Em seguida, novamente, descartou outro 6, e se tornou um 6 Perfeito - Forma, Instrumento e Expressão do Espírito.

• 24 Duplo 12 = Zodíaco Maior e Zodíaco Menor.

• 6 manifesta o espaço; 24 expressa o tempo.8

• Desdobrando o Número 24: 2 equivale à Qualidade Amor-Sabedoria e age de acordo com a Lei da Atração, levando o homem de um ponto de realização a outro, sendo também o Número da Hierarquia Espiritual; 4 indica a técnica do conflito e a realização da harmonia através deste conflito, e também é o número de Hierarquia Humana. A meta do Iniciado é passar do 4 ao 2, ou seja, ultrapassar as limitações da Hierarquia Humana para poder atuar no âmbito da Hierarquia Espiritual.

• 1.1.1.3.3.1. pertencem à primeira linha de força do 1º Raio (Espírito e Matéria, Vontade e Inteligência).

• 2 corresponde à segunda linha de força, 4 e 2.

• 8 inicia sempre um novo ciclo ou é a continuação do 7 —› Número da Perfeição Relativa.

 

 

 

 

• 7 —› Número do Homem.

• 8 —› Número da Consciência Crística e da Hierarquia.

• 9 —› Número de S.H.A.M.B.A.L.L.A.

 

Na Terceira Grande Iniciação – a Terceira Iniciação Planetária (na verdade, a Primeira Iniciação Solar) o Discípulo, pela primeira vez, só e sem ajuda, invoca o Centro Mais Elevado do nosso Planeta a Distante e LLuminosa Shamballa permanece diante do Iniciador Único, o Senhor do Mundo, vê brilhar sua Estrela e ouve o SOM. Disto resulta a fusão da vontade individual [fiat voluntas mea] com a Vontade Divina [Fiat Voluntas Tua], e, desta forma, o Discípulo passa a colaborar com o Aspecto Propósito da manifestação.

 

Quando a demanda e a resposta se perderem no Grande Som, o grupo deverá sair do deserto, deixar os mares e saber que Deus é Fogo. O significado mais básico e óbvio desta sentença é que, ao ouvir o SOM (com o Ovido Interno), o Iniciado deixa para trás a vida do deserto da encarnação física, a vida emocional do Plano Astral, agitada e instável como os mares, e passa a atuar no Plano Mental, cujo símbolo é o Fogo. Mas, há um dignificado mais profundo: 1º) sair do deserto se aplica à toda a vida da mônada encarnada nos três mundos do esforço e da atividade humana; 2º) deixar os mares se refere à necessidade de o Iniciado se abster de todas as experiências sensuais; e 3º) saber que Deus é Fogo está relacionado com a compreensão do significado da expressão Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

 

O Fogo é Aquilo que destrói a forma, produzindo pureza total no que não é Fogo. [Penso que podemos compreender isto admitindo que o Fogo transmuta sem queimar tudo o que não é Fogo em Fogo.]

 

Resumo de o que acontece na Terceira Iniciação: o Iniciado vê a Estrela e ouve o SOM.

 

O Trabalho do Cristo está incompleto; será completado no Segundo Advento!

 

Existem Três Grandes Energias focadas em Shamballa: 1ª) Energia Purificadora – essencialmente, é a Energia que substitui o mal pelo Bem; 2ª) Energia Destrutora destrói as formas de vida que impedem a Expressão Divina; e 3ª) Energia Organizadora reorienta a vontade humana [ou fiat voluntas mea] em direção à Vontade Divina [ou Fiat Voluntas Tua]. Na Vida de Jesus, estas Três Energias estão simbolizadas no Batismo (Aspecto Purificador), na Crucificação (Aspecto Destruidor) e no Getsêmani quando exclamou Faça-se a Tua Vontade, não a minha (Aspecto Organizador).

 

O celibato compulsório e o vegetarianismo rígido são disciplinas físicas hipotéticas que ocupam o lugar da emoção amorosa, da clareza mental e da Illuminação intuitiva, fazendo com que os pensamentos dos aspirantes se dirijam para baixo, para as coisas materiais, e não para cima, em direção à LLuz.9

 

Precisamos estar conscientes e admitir que a terrível destruição provocada pela 2ª Grande Guerra, foi, na realidade, engendrada e provocada por nós-Humanidade durante eras de imoderações, de excessos, de egoísmos, de avarezas, de teologias preconceituosas, de falcatruas, de malquerenças, de cobiças, de desejos, de paixões, de Magias Negras, sendo trazida à superfície e posta em atividade violenta, feroz, preconceituosa e incendiária por um grupo de homens malignos, cujo destino histórico era exatamente esse, mas, resultado de sua própria escolha deliberada e também de egoísmo estritamente materialista. [Mais uma vez vou repetir: somos responsáveis por tudo!]

 

 

 

 

Sabemos que levar uma vida viciosa gera enfermidade[s], mas, mesmo assim, muitas vezes, levamos!

 

Educação das Massas  —›  Corretas Relações Humanas.

 

 

 

Continua...

______

Notas:

1. Em uma carta a Charles Webster Leadbeater (Londres, Inglaterra, 16 de fevereiro de 1847 – Perth, Austrália, 1º de março de 1934), o Mestre Kut Hu Mi ensinou: A aceitação de qualquer homem como um chela não depende da minha vontade pessoal. Isto pode apenas ser o resultado do próprio mérito e dos esforços de alguém naquela direção. Force qualquer um dos ‘Mestres’ que você possa ter escolhido, faça bons trabalhos em Seu Nome e pelo amor à Humanidade, seja puro e resoluto no caminho da retidão (como descrito em nossas regras), seja honesto e altruísta, esqueça você mesmo e se lembre apenas do bem de outras pessoas, e você terá forçado aquele “Mestre” a aceitá-lo. É fazendo ações nobres, e não apenas determinando que sejam feitas, que os frutos da ação meritória são colhidos. Assim como o ‘homem verdadeiro’ de Thomas Carlyle (Ecclefechan, 4 de dezembro de 1795 – Londres, 5 de fevereiro de 1881), que não é seduzido pelo que é fácil, 'a dificuldade, a abnegação, o martírio e a morte são os encantamentos que atuam’, durante todas as horas de provação, no Coração do verdadeiro chela. Você me pergunta: ‘Quais são as regras que devo observar durante este período de provação e quando posso me atrever esperar que ele inicie?’ Respondo: você tem a construção do seu próprio futuro em suas mãos, e a cada dia pode estar formando sua textura. Neste pequeno trecho está resumido tudo o que venho dizendo: somos responsáveis por tudo. O presente é o resultado do passado; o futuro será o resultado do presente.

2. Manu O que Existe por Si Mesmo, O Logos e o Progenitor da Humanidade, O Grande Legislador.

3. A palavra Chohan significa Senhor. Maha Chohan A Rocha das Idades, Aquele para Quem o Futuro é como uma Página Aberta, O Grande Mestre. Em uma de suas cartas, registrou o Maha Chohan: Para serem verdadeiras, a religião e a filosofia têm de oferecer a solução de todos os problemas. Que o mundo esteja moralmente em tão má condição é uma evidência conclusiva de que nenhuma de suas religiões e filosofias, aquelas das raças civilizadas menos do que quaisquer outras, jamais possuíram a verdade. As explanações corretas e lógicas sobre os problemas dos grandes princípios duais — certo e errado, bem e mal, liberdade e despotismo, dor e prazer, egoísmo e altruísmo — são tão impossíveis para elas agora como eram há 1881 anos. Elas estão tão longe da solução quanto sempre estiveram; mas, deve haver, em algum lugar, uma solução consistente para estes problemas e, se nossas doutrinas provarem sua competência em oferecê-la, então, o mundo será o primeiro a confessar que esta deve ser a verdadeira filosofia, a verdadeira religião, a verdadeira luz, a qual dá a verdade e nada mais que a verdade.

4. Se você preferir, poderá imaginar o triângulo superior desta animação invertido. ().

5. O lado bom da 2ª Grande Guerra, se assim puder ser chamado, foi a necessidade de destruir as formas inadequadas.

6. Atenção: a resposta ao clamor invocatório da Humanidade depende, em grande parte, embora não totalmente, da qualidade desta súplica. Uma coisa, entretanto, é certa: se o clamor invocatório for hipotético ou sacanocrático, não será atendido. Imagine, por exemplo, alguém clamando para ganhar na loteria ou para papar a mulher do vizinho! Acho que já contei a história de um padre fora do ministério (porque ex-padre não existe) que, depois de ter entrado para uma certa fraternidade iniciática mundial e de ter aprendido umas coisinhas, queria porque queria papar todas mulheres que pudesse. Ele me disse, desolado, que perdera tanto tempo, e que, agora, queria recuperar o tempo perdido, como se o tempo pudesse ser perdido, e, a partir de um dado momento, mercê de sei lá o quê, pudesse ser recuperado! Por outro lado, usar as Leis Esotéricas para satisfação de desejos, de cobiças, de paixões e de outras sacanagens não é nada mais nada menos do que praticar Magia Negra. E está cheio de mago negro por aí sem saber que é mago negro! Agora pense e responda: o que são esses cascões astrais (ainda) indissolvidos, que costumam aparecer... se fazendo passar por... iludindo os desavisados e os bem-intencionados?

7. É por isto que, sem erro, se pode dizer que tanto Deus est Homo (Deus Homo) quanto Homo est Deus (Homo Deus). Portanto, nós, seres humanos, estamos em processo de nos tornarmos Deuses, e, no Tempo que não é tempo e no Espaço que não é espaço...

 

 

 

É por isto também que a Teoria da Relatividade, desenvolvida pelo físico teórico alemão Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 1955), afirma que E m (Energia matéria), equivalência que tem como fator de interconversibilidade a velocidade da luz (c, de celeritas). E assim, E = mc2. Então, recordemos a asserção do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul: No Universo, não existem nem superior nem inferior, nem maior nem menor [nem alto nem baixo, nem esquerda nem direita, nem o mesmo nem o outro como coisas ou entidades isoladas, separadas, independentes, auto-suficientes...]. O que há é interpenetração da Substância.

 

 

Interconexão
(Tudo Está Interligado)

 

 

8. Observe que 6 24, pois, teosoficamente, 24 2 + 4 = 6. É por isto que a Teoria da Relatividade não se refere a espaço e tempo como coisas isoladas, distintas, mas, sim, admite a existência de um Continuum Espaço-tempo, no qual as dimensões espaciais e temporais estão diretamente conectadas.

9. O vegetarianismo só tem cabimento se estiver alicerçado em razões absolutamente não-hipotéticas. O celibatarismo não tem cabimento de jeito nenhum.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://imgur.com/VWqdIYL

http://www.ifsc.usp.br/index.php?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_da_luz

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Equival%C3%AAncia_massa-energia

http://www.gifs-paradise.com/money/

http://pt.depositphotos.com/4244774/
stock-illustration-gate.html

http://www.shutterstock.com/

http://www.levir.com.br/gloss.php

http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=745

http://www.jardimdosmestres.com.br/trechos-selecionados/

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.