OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(4ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 4ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

As 14 Regras Iniciáticas para Aspirantes, Discípulos e Iniciados são suscetíveis de uma tripla aplicação ou tripla interpretação: física, emocional e mental.

 

A aplicação física se refere à forma como o grupo emprega o conhecimento comunicado e a informação intuitivamente percebida, para atender construtivamente as necessidades do grupo maior do qual o próprio grupo faz parte.

 

A aplicação emocional concerne definidamente ao mundo de significados, interpretado em sentido grupal.

 

A aplicação mental deve ser entendida e considerada em termos da Grande LLuz.

 

Reconhecimento da Meta O Portal. E assim, há diversos Portais, como, por exemplo, o Portal da Encarnação e o Portal da Iniciação.

 

A Via Iniciática tem regras estabelecidas, porém, há plena liberdade de ação. Por isto, é acentuada tão insistentemente a necessidade de compreensão.

 

Só estaremos prontos para receber a Terceira Iniciação, se e quando compreendermos a Grande Heresia da Separatividade e ultrapassarmos a Noite Negra da [Personalidade-]alma (sensação de despojo, abandono e solidão), de tal sorte que os véus que separam [e aprisionam] são rasgados de cima para baixo.

 

Milênios + milênios se passaram...
Meu ínfero eu era a superioridade.
Milênios + milênios se passaram...
Em mim excedia a separatividade.
Milênios + milênios se passaram...
E, então, compreendi a Unidade.
Ignorância + apegos passaram...
Em mim —› Conheci a Liberdade!1

 

No Tempo que não é tempo, tanto o controle exercido pela forma [ego] quanto o controle exercido pela [personalidade-]alma deverão desaparecer. Quando a vontade do ego e a Vontade Illuminada da [personalidade-]alma tiverem sido abandonadas, a identificação pura com o Propósito Divino acontecerá.

 

Atrás do grupo, fica o Portal. Ante ele, se abre o Caminho A Hierarquia considera que a Primeira e a Segunda Iniciações são Iniciações no umbral, e assim, em realidade, a Terceira Iniciação é, de fato, a primeira e a principal, sendo a Transfiguração o fator determinante na vida do Iniciado do Terceiro Grau, pois, a partir de então, nem a forma [ego] nem a [personalidade-]alma exercem mais qualquer tipo de controle.

 

 

IDENTIFICAÇÃO Unificação alcançada por aqueles que desenvolveram o sentido de Unidade e se recusam a aceitar a separação —› Desaparecimento da Grande Heresia da Separatividade.

 

O grupo de irmãos deverá avançar unido. Saiam do Fogo, penetrem no frio e se dirijam para uma nova tensão Nova Atitude a ser tomada por aqueles que receberam a Iniciação.

 

Sair do Fogo A vida do ego foi descartada definitiva e terminantemente.

 

Cristo  —›  Iniciado do 7º Grau (7ª Iniciação).

 

O Segredo da 3ª Iniciação reside em demonstrar total liberação dos requisitos e exigências do ego (eu inferior) e dedicação à Humanidade.

 

Penetrar no frio Reino da Verdade Clara e da Razão Pura  —›  Pura Impessoalidade + Correta Orientação.

 

Dirigir-se para uma nova tensão Enfocada, imutável e inamovível Vontade, apesar das circunstâncias e de todas as dificuldades —› Amar corretamente. O Amor governa a Estrada, conduz à Vida da Hierarquia e é a base para todo acercamento, toda apreciação e toda aceitação[-compreensão] da Verdade ---› Shamballa.

 

Apesar do que puder vir a acontecer, deveremos manter: implacável determinação, humilde capacidade de esperar e inabaláveis e inamovíveis orientação e intenção. Se assim perseverarmos...

 

 

 

 

Correta Regulação do Tempo Momento Psicológico Concertado.

 

A Verdadeira Natureza da Vontade [Fiat Voluntas Tua] só poderá ser conhecida pelo poder da Illuminação Interna, uma vez que o ego é a sombra ou a distorção da Vontade Divina.

 

O Ser é divorciado da forma, mas, sempre atua através da forma, com um Propósito Planificado.

 

Eu pensava que a forma era um 'pecado',
mas, acabei descobrindo que não é.
Hoje, laboro para transmutar meu Quadrado,
para que se manifeste Aquele-Que-É.
2

 

Amor e inteligência são insuficientes. Eles devem ser complementados e ajudados pela Vontade, ou seja, o Propósito ativo e inteligente amorosamente aplicado.

 

Significado da 2ª Regra: Para Aspirantes: Quando o pedido de autorização tiver sido apresentado em forma tripla, o Aspirante deverá esquecer que o apresentou. Para Discípulos e Iniciados: A Palavra foi pronunciada desde o grande ponto tensão: o grupo foi aceito. O grupo não deverá tentar retirar o pedido, pois, não poderia fazê-lo, mesmo que quisesse, mas, deve apresentar três grandes demandas, e seguir em frente. Que não armazene lembranças, no entanto, que reja a memória. O grupo deverá agir a partir do centro de tudo, pois, é no centro que está o conteúdo da vida do grupo.

 

A Palavra foi pronunciada desde o grande ponto tensão: o grupo foi aceito. O Ponto de LLuz deverá ser descoberto e levado à sua Plena Illuminação. Aquele em quem brilha a LLuz deverá se converter em um portador de LLuz em um mundo escuro.

 

O Discípulo: — Por que devo me tornar
um portador de LLuz em um mundo escuro?

O Mestre: —
Porque todos devem cruzar
a Ponte, compreender e derrubar o muro!

O Mestre: — Não existe salvação pessoal;
na realidade, não há propriamente salvação.
Todos precisam vencer, sim, a inscícia abissal,
juntos, unidos, pois, nós somos um só Coração.

 

 

Um Só Coração

 

 

Na realidade, o conceito de intuição é inadequado. O que há é percepção e compreensão divinas, expressadas através da formulação de idéias (derivadas da Intenção do Divino Logos Criador). E assim, a nossa boa vontade vai se transformando em Vontade ao Bem.

 

O Propósito é permanente, previsor, inalterável e serve à Idéia Eterna.

 

O Ser – como expressão do Todo é incluidor, não-separatista, motivado pela bondade, pela beleza e pela verdade, inteligentemente manifestado como Amor Puro.

 

Os Pontos de Tensão são sucessivos e progressivos.

 

 

A Palavra ou Mantra A.U.M. [Djwhal Khul faz questão de separar as Três Letras deste Triplo Som] é o aspecto inferior do Som Originador.

 

O O.M. é o Som dual do segundo aspecto – a [personalidade-]alma.

 

O O.M., quando é pronunciado corretamente, liberta a [personalidade-]alma das miragens e dos encantamentos. É o Som da Libertação, a Grande Nota da Ressurreição e da Ascensão da Humanidade ao Lugar Secreto do Altíssimo, quando todas as outras palavras e sons fracassaram.

 

O objetivo do Iniciado é se identificar com todas as formas de Vida Divina, a fim de poder se considerar como parte integrante desse Todo, e se sintonizar com todos os estados de Percepção Divina conhecendo por si mesmo (experiencialmente, e não apenas em teoria) que eles também constituem seus próprios estados de percepção.

 

 

 

 

Precisamos estar muito atentos, pois, a Ciência Esotérica coloca o ser-humano-aí-no-mundo em contato com grandes contradições mentais e paradoxos divinos! [Por isto, todas as verdades são relativas.]

 

À medida que a Palavra Perdida da [personalidade-]alma – o Som da Realidade Espiritual – vai sendo paulatinamente redescoberta e reencontrada, o pequeno eu vai se dissolvendo na glória e no fulgor do Eu Divino. E este redescobrimento terminará exatamente no momento em que recebermos a Terceira Iniciação.

 

Antigo Comentário: O Som, o Último Som, embora inicial, concerne Àquilo que não é tempo nem espaço, que está fora do Todo manifestado – fonte de tudo o que é, e ainda assim não é nada.

 

Quando o ser-humano-aí-no-mundo, oportunamente, alcançar a emancipação dos três mundos, através de uma atividade auto-iniciada, tornar-se-á uma [personalidade-]alma liberada, chegando a ser um ponto dentro do círculo.

 

 

 

 

Semelhantemente aos Pontos de Tensão, todas as expansões de consciência são sucessivas e progressivas, até que o Aspecto Vontade comece a exercer o controle.

 

Quando o ser-humano-aí-no-mundo expressar perfeitamente o A.U.M., então, poderá emitir o O.M. eficiente e eficazmente.

 

 

 

A Primeira Grande Integração consiste na fusão da Força com a Energia.

 

 

 

 

Grandes Realidades Manifestadas: Beleza do Todo  Bondade do Propósito  Sabedoria do Plano.

 

O grupo não deverá tentar retirar o pedido, pois, não poderia fazê-lo, mesmo que quisesse, mas, deve apresentar três grandes demandas, e seguir em frente.   Ouvida a Palavra, é impossível negligenciar a posição assumida.

 

Voto feito;
não pode ser desfeito!
Palavra ouvida;
o Bilhete é só de ida!

 

Ter que inevitavelmente viver a Vida do Espírito é, simultaneamente, um horror e uma alegria!

 

O Iniciado permanece só em "unidade isolada", consciente de sua misteriosa unicidade com tudo o que existe.

 

Estou só
e estou com todos:
com o fobó,
os catodos e os anodos.

 

A Voz do Silêncio... A Voz do Mestre Interior... A Obediência Esotérica dá lugar à Vontade Illuminada! E assim, o Iniciado se torna um com seu grupo, com a Hierarquia e, finalmente, com Shamballa!

 

Identificação = Compreensão + Experiência Esotérica + Absorção no Todo.

 

As Três Demandas do Iniciado deverão ser pronunciadas ao longo do deserto (mundo das idéias), sobre os mares (mundo das miragens e das emoções) e através do Fogo.

 

 

 

Tudo deve acontecer em conformidade com o Propósito.

 

Que não armazene lembranças, no entanto, que reja a memória. O Iniciado não perde tempo recapitulando as lições aprendidas; atua por hábito adquirido, operando instintivamente o certo e o necessário.

 

Iniciado treinado = Bondade + Correta Reação + Compreensão Instintiva.

 

 

 

Continua...

______

Notas:

1. Poema Liberdade, Miguel Torga, in Diário XII:

 

Liberdade, que estais no céu...
Rezava o padre-nosso que sabia,
A pedir-te, humildemente,
O pão de cada dia.
Mas, a tua bondade omnipotente
Nem me ouvia.

Liberdade, que estais na Terra...
E a minha voz crescia
De emoção.
Mas, um silêncio triste sepultava
A fé que ressumava
Da oração.

Até que um dia, corajosamente,
Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado,
Saborear, enfim,
O pão da minha fome.
Liberdade, que estais em mim,
Santificado seja o vosso nome.

 

 

Liberdade, que estais em mim...

 

 

2. Aquele-Que-É    Aquele-Que-Sempre-Foi    Aquele-Que-Sempre-Será. Se isto é assim, como pôde ter havido um Big Bang (Grande Explosão de um Átomo Primordial)? Como poderá vir a acontecer um Big Crunch (Grande Colapso)? Por maior que seja a dificuldade que possamos ter para compreender, o fato é que para o Eterno Ser, nunca houve começo, pois, o nada inexiste, e, inexistindo, não pode dar origem à coisa alguma. Logo, para o Eterno Ser jamais poderá haver colapso, derrocada, desmoronamento ou ruína. Recordando Aristóteles (Estagira, 384 a.C. – Atenas, 322 a.C.), ou as coisas existem em potência ou existem em ato. O desenvolvimento de potência em ato é chamado de atualização. Desta forma, cada ser em potência necessita de um ser em ato anterior a ele para se atualizar. Se você pensar direitinho, concluirá que todos os átomos e moléculas do nosso corpo são, por assim dizer, reencarnações de átomos e moléculas já existentes em formas anteriores. A própria água existente hoje na Terra, muito provavelmente, foi um presente que recebemos de cometas, de objetos transnetunianos e de meteoritos ricos em água (protoplanetas), dos confins exteriores do principal cinturão de asteróides, ao colidirem com a Terra, em um passado pra lá de remoto. E bota remoto e mais seis meses nisso!

 

 

Água – o Presente que possibilitou
a manifestação da Vida na Terra.

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.polyvore.com/red_rose_clipart
_cliparts_free/thing?id=66400767

http://www.scienceclarified.com/landforms/Basins-
to-Dunes/Dune-and-Other-Desert-Features.html

http://www.gifizer.com/4c52972039e1feb667366115e4d7934c

https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumento_do_ato_puro

http://www.shutterstock.com/pt/s/
holy+spirit/search-vectors.html

http://www.luso-poemas.net/modules/
news/article.php?storyid=211726

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.