OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(24ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 24ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Poucos sabem que a precipitação da Guerra Mundial de 1914 a 1945 e a fissão do átomo, resultando na bomba nuclear, derivaram de um estímulo extraplanetário, mais exatamente oriundo de Shamballa, produzindo efeitos nitidamente materialistas e destruidores. Seja como for, o resultado positivo disto foi um incremento significativo na boa vontade humana, antecipadora da reaparição do Cristo na Terra.

 

 

Bomba Nuclear

 

 

No que se refere ao ser humano, o aspecto ainda desconhecido da fissão do átomo é que, oportunamente, conduzirá a um novo tipo de processo transmutativo, cujo fator raciocinador alcançará novas alturas, e a LLuz afluirá às mentes dos homens.

 

A seqüência das encarnações, de maneira geral, vai proporcionando a todos nós um Corpo Físico melhor equipado. De certa forma, isto deriva do fato de o bem-estar físico, o conforto físico e a aquisição de bens materiais irem deixando de ser os únicos objetivos do esforço humano, e os valores espirituais estarem entrando em relação mais direta e melhor com cada ser humano encarnado. Isto é uma decorrência direta da nova e entrante atividade do Primeiro Raio. Com o tempo, as massas em todos os lugares registrarão, cada vez mais, um objetivo espiritual emergente, que irá transformar toda a vida e dará novos valores e novos propósitos às coisas materiais.

 

O que distingue o Iniciado do resto da Humanidade é a volitiva absorção e assimilação de Energia e o seu emprego consciente, ainda que em graus variados.

 

A Quarta Iniciação tem a peculiaridade de destruir tudo o que mantém o Iniciado aprisionado nos três mundos do esforço humano (harmonia através do conflito).

 

Todos os conflitos que aconteceram com cada um de nós ao longo de milênios, e que continuam a acontecer, sempre tiveram e têm como objetivo precípuo a Revelação. [Mais uma vez devo insistir: no Universo, não existe esse negócio de por acaso, azar, sorte, milagre, como é que pode, talvez, quem sabe, vamos ver etc.]

 

 

 

 

Inevitabilidade: em nossas seqüenciais peregrinações encarnativas, gradualmente, atingimos um ponto de transmutação de todas as ambições materiais [e, em um certo sentido, até as ambições espirituais], em que acontece uma aspiração conscientemente espiritual de ordem mais elevada, que aumenta constantemente. Isto pode ser resumido da seguinte forma: Senda de Provação —› Senda do Discipulado —› Senda da Iniciação (todos os desejos são substituídos por uma Vontade Espiritual Superior). Então, o Iniciado verá o que deve ser Revelado e aceitará a Revelação.

 

Vontade Para o Serviço Humano —› Boa Vontade —› Vontade ao Bem.

 

Meta: Mundo das Causas e das Origens.

 

Meta: Discriminação Espiritual Seletiva (Conhecimento e Compreensão Corretos).

 

A expressão Deus é Amor, que define o nosso Sistema Solar, no próximo Sistema Solar, será transmutada na expressão dinâmica Vontade ao Bem.

 

Os muros separatistas e egoístas, que em grande parte foram erigidos pelas igrejas do mundo com seus preconceitos materialistas, oportunamente serão derrubados pelo Cristo. Isto permitirá que a LLuz da Compreensão pavimente o Caminho para uma expressão mais plena da Vontade de Deus.

 

A Paciência é uma qualidade da Vontade, que tem o caráter de uma firme adesão a uma intenção fixa.

 

Quando uma coisa cumprir o seu propósito deverá desaparecer.

 

A próxima Raça-raiz advirá da fusão da totalidade. Para que isto aconteça, um reconhecimento mundial é necessário e essencial: que só há uma Humanidade.

 

Precisamos compreender que o nosso Logos Planetário é um Agente Operante do Logos Solar – seu Grande Superior.

 

Cada Iniciação sucessiva é, como no nascimento para a vida, uma entrada na luz, envolvendo a revelação de um mundo diferente do então conhecido e a aquisição de experiências completamente novas.

 

Na antiga Lemúria, com o advento das idéias e do mecanismo mental, a vida animal de grau inferior (que, em certa medida, parecia humana, mas, definitivamente, não possuía mente, e era ignorante e cega), de repente, se tornou consciente da Luz no Caminho. Nos dias atlantes, essa mesma Luz que morava internamente e a Luz da mente em desenvolvimento serviram para revelar o mundo das emoções, e, na segunda metade deste período, valores mais estéticas foram revelados, as artes começaram a florescer e cor e beleza foram registradas. Em nossa moderna Raça Ária, a Luz nos revelou o mundo do pensamento e nos levou a uma síntese dos sentidos, desenvolvidos em ciclos anteriores da vida humana.

 

O caminho científico leva o aspirante ao mundo das energias e das forças – o verdadeiro mundo do esforço ocultista e revelador da Mente Universal, que produzirá uma percepção de Deus como Vida ou Energia.

 

A Primeira Iniciação (Novo Nascimento) leva a muita dor e a muito sofrimento, até que o Iniciado tome a decisão definitiva de se dedicar ao Serviço e de se preparar para a Iniciação do Batismo. Lembro que estas duas etapas não são propriamente Iniciações stricto sensu, mas, experiências preparatórias para que possamos receber a Terceira Iniciação, que, no entendimento da Grande Loja Branca de Sirius, é efetivamente a Primeira.

 

O que as pessoas não sabem é que todos os que verdadeiramente amam seus semelhantes, que, de alguma forma, estão interessados no ensino esotérico e que tentam se autodisciplinar para alcançar uma maior beleza na e da vida são Iniciados de Primeiro Grau e passaram pela Primeira Iniciação, ainda que, na maioria das vezes, não se lembrem ou não tenham consciência disto. Semelhantemente, aqueles que procuram a polarização mental e mostram desejo e aspiração de pensar e de aprender, juntamente com os sinais característicos de terem recebido a Primeira Iniciação, podem ser considerados, com toda a probabilidade, sem dúvida, que receberam a Segunda Iniciação ou que estão prestes a recebê-la.

 

O Novo Homem é aquele em que Cristo nasceu em seu Coração.

 

A todos nós cabe tentar melhorar e aumentar o nosso grau de compreensão das coisas e da vida.1

 

[Personalidade-]alma    Homem Espiritual.

 

Nem supressão do desejo natural pelo celibato2 nem esgotamento do desejo sexual normal por meio da promiscuidade, mas, sim, correto sentido de proporção em relação a qualquer aspecto da vida humana, e o sexo é um deles.

 

Quando o devido reconhecimento do lugar que a vida sexual deve ocupar na vida cotidiana corre paralelo à concentração mental no Centro Laríngeo, este Centro se torna automaticamente magnético, e, através da coluna vertebral, atrai para cima as forças do Centro Sacro (alinhamento), o local da construção criadora (Centro Laríngeo). Então, a vida sexual normal não se atrofiará, e passará a estar regulada e relegada ao seu devido lugar, como uma faculdade (ou um apetite) comum da qual foi dotado o homem. Isto, na realidade, é o á-bê-cê do Ocultismo. Resumindo o á-bê-cê: as energias do Centro Sacro devem se reunir no Centro Laríngeo, porém, sem remover toda a energia do Centro Sacro [tentativa esquizóide operada pelo celibato].

 

Meta: fazer brilhar a LLuz na cabeça, pelo estabelecimento de uma linha de LLuz entre o Centro Ajna e o Centro Coronário, permitindo, desta forma, uma livre interação entre o corpo pituitário e a glândula pineal. Este processo de Reforma Mágica (que ocorre sob a influência do Sétimo Raio o qual rege a Primeira Iniciação) poderá demorar várias encarnações. Portanto, paciência e trabalho!

 

 

Livre Interação
(Animação meramente pictórica)

 

 

Uma das funções do Sétimo Raio é unir a [personalidade-]alma e o corpo, o superior e o inferior, a vida e a forma, o espírito e a matéria.

 

Afinal, qual deverá ser a meta de todos os Discípulos? Tornarem-se trabalhadores criativos de acordo com o Plano Divino, ou seja, se transmutarem em expoentes mágicos do trabalho de Construção Divina.

 

E qual é o Verdadeiro Trabalho de Magia Branca? Conscientemente manipular a Energia no Plano Físico e criar formas como expressões da realidade.

 

No trabalho criador, três Energias são levadas a uma atividade correlacionada: 1ª) Energia concentrada do Centro Ajna – derivada da vida do ego; 2ª) Energia concentrada do Centro Coronário como conseqüência da atividade da [personalidade-]alma; e 3ª) Energia do Sétimo Raio da Ordem Cerimonial ou da Magia o que torna possível a verdadeira atividade criadora, de acordo com o Plano Divino.

 

Primeira Iniciação Novo Nascimento Belém Casa do Pão Elevação das Energias Inferiores A Energia do Centro Sacro Começa seu Lento Ascenso ao Centro Laríngeo Descensão das Energias Superiores Conversão do Iniciado em um Mago Branco —› A Caverna é Illuminada e Aparece o Novo Homem.

 

Segunda Iniciação Batismo Purificação Jordão As atividades Grupais passam a ser mais Importantes do que as Atividades Individuais As Energias do Plexo Solar Começam a ser Transferidas para o Plexo Cardíaco Cessação das Vibrações e das Qualidades Atlantes Nova Perspectiva em Relação à Natureza Astral Ação do Fogo da Dedicação Trasladação da Consciência para os Níveis Mentais Indesviável Adesão ao Serviço Vitória Espiritual.

 

O sucesso do Iniciado Individual é a garantia do destino racial.

 

Considere este fragmento com atenção: Uma Humanidade mais avançada exige uma Hierarquia e uma supervisão hierárquica também mais avançadas; isto sempre foi assim. O processo evolutivo engloba tudo o que é. E assim, até Sanat Kumara aprende e progride de uma aparente imperfeição à perfeição.3

 

Uma verdade incontestável: A Humanidade, mesmo em seus estratos mais avançados, ainda não pode pensar em níveis causais.

 

 

 

 

Qualquer Iniciação que não tenha uma interpretação-correlação com as reações diárias será de pouca utilidade e, basicamente, será irreal.

 

Ninguém poderá receber a(s) Iniciação(ões), se cabalmente não demonstrar uma ampla utilidade e uma capacidade treinada e inteligente, ou seja, se não tiver uma vida útil e consagrada e uma manifesta determinação de entrar no campo do serviço mundial. Também deverá haver humildade e expressar o conhecimento da Divindade que existe e está presente em todos os homens.

 

A principal disputa entre a Grande Loja Branca e a Grande Loja Negra está relacionada com a liberdade das pessoas de pensarem por si mesmas e de chegarem às suas próprias decisões e conclusões. A Grande Loja Negra não tolera isto de jeito nenhum. Todavia, inerentemente o homem é livre e fundamentalmente divino. A liberdade triunfará!

 

A verdadeira plataforma comunista é saudável; é fraternidade em ação, e, originariamente, nunca foi contra o Espírito de Cristo. O Comunismo intelectual e oficial, imposto por um grupo de homens ambiciosos e, às vezes, cruéis, este, sim, não é são. [Basta examinar, por exemplo, a história do regime unipartidário da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que existiu entre 1922 e 1991, e as conseqüência, para a população norte-coreana, do regime político ainda imperante na República Popular Democrática da Coréia (do Norte).] Os comunistas cruéis de todos os países assemelham-se aos teólogos de todos os tempos: se, por um lado, os comunistas cruéis trata(ra)m de interpretar os escritos de Karl Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 – Londres, 14 de março de 1883) e de Vladimir Ilitch Lenin (Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924) com base em suas ambições pessoais e exclusivamente no amor ao poder, por outro, os teólogos de todos os tempos sempre interpretaram as palavras de Cristo de uma maneira que nunca esteve relacionada com a Sua intenção original. Seja como for, querendo ou não os comunistas cruéis e os teólogos, o Coração das pessoas, em todas as nações, é basicamente são, fundamentalmente bom e inclinado em direção a Deus. Todavia, um outro problema que precisa ser enfrentado e resolvido pela Humanidade é a ação desfraterna, agressiva e subjugadora dos sionistas na Palestina, cujas atividades vão de encontro a todos os planos da Hierarquia Espiritual e marcam um ponto de triunfo das forças do mal. Enfim, o fato iniludível é que os grupos de homens não-illuminados que tratam de controlar os destinos nacionais não triunfarão. A liberdade, sim, triunfará!

 

Os nacionalismos são o resultado da dedicação a uma posição nacional e particular, e produzem as miragens que levam às dificuldades globais. A dedicação a qualquer idéia extremada leva o Centro do Plexo Solar a um estado de atividade quase violenta e impulsiva, produzindo, inevitavelmente, o que não é verdadeiro, causando desastres, conflitos, dores e angústias.

 

 

 

 

Entre todas as Iniciações, o período mais longo é entre a Primeira e a Segunda, mas, de modo algum é o período mais difícil. Para o aspirante sensitivo e sensível, o período mais árduo é entre a Segunda e a Terceira Iniciações.

 

Senda da Iniciação Senda da Libertação (Série Graduada e Progressiva de Liberações, alcançadas com grande esforço, resultado seqüencial do desapego, do desapaixonamento e da discriminação). Definidamente, cada Iniciação marca um ponto de realização.

 

 

Mais para mais do que para menos,
o Processo é mais ou menos assim.

 

 

Breve resumo das Nove Iniciações e suas conseqüências:

• Primeira Iniciação. Novo Nascimento. Liberação do controle do Corpo Físico e dos seus apetites;

• Segunda Iniciação. Batismo. Liberação do controle da natureza emocional e da sensibilidade egoísta do eu inferior;

• Terceira Iniciação. Transfiguração [Grande Transformação]. Liberação do antigo autoritarismo da tripla personalidade, marcando um momento culminante na peregrinação de todos os Iniciados;

• Quarta Iniciação. Renunciação. Libertação do auto-interesse e renúncia da vida pessoal em prol do bem do todo maior. Até a consciência da [personalidade-]alma deixa de ter importância e é substituída por uma percepção mais universal e mais próxima da Mente Divina;

• Quinta Iniciação. Revelação. Liberação da cegueira, permitindo ao Iniciado que tenha uma nova visão. Esta visão diz respeito à Realidade [Invulnerável Atualidade Cósmica], que está mais além de qualquer outra, sentida ou conhecido até então.

• Sexta Iniciação. Decisão. Liberdade de escolha.

• Sétima Iniciação. Ressurreição. Liberação do aferramento da vida fenomenal nos sete planos da nossa vida planetária, sendo, na verdade, a elevação para além do Plano Físico Cósmico.

• Oitava Iniciação. Transição. Liberdade de reação da consciência e alcançamento de um estado de percepção ou de reconhecimento consciente que, propriamente, não tem nenhuma relação com a consciência, como o termo é entendido. Esta Iniciação pode ser considerada como a libertação total da sensibilidade, produzindo como conseqüência essa qualidade que inadequadamente chamamos de compaixão; e

• Nona Iniciação. Negação. Liberação de todas as formas possíveis de tentação, particularmente em relação aos planos superiores.

 

Sempre desejando,
eu-queria-não-queria.
Mas, fui me livrando,
e... Triunfei! Alforria!

 

A partir da Quinta Iniciação, o Discípulo, pela primeira vez, compreende e valoriza o significado da Vontade, e a utiliza para relacionar o Centro Coronário com a Base da Coluna, completando, assim, a integração começada na Terceira Iniciação.4

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Quanto a isto não posso deixar de comentar que ficar peidando no sofá e vendo novela e outros bostolecos (bosta de cacarecos ou cacarecos de bosta) não aumentarão o nosso grau de compreensão das coisas e da vida. Ora, eu não tenho nada contra peidos nem contra novelas ou bostolecos, mas, usei esta imagem como símbolo do dolce far niente, ou seja, de um ócio prazeroso e relaxante, que, na verdade, é um ócio agravoso e retardante. Não esqueçamos de que a atividade ou a inatividade dos Centros condicionam o nosso ego, como disse o Mestre DK.

2. Já disse e repetirei: o celibato, da maneira como geralmente é praticado, é uma variante morbosa de Magia Negra. O sexo não é, por assim dizer, um pecado; pecado é a forma como costuma ser praticado.

3. Aqui comentarei o óbvio: não há, no Universo, um único ser que não esteja progredindo ascensionalmente de uma aparente imperfeição à Perfeição (ainda que esta Perfeição seja sempre relativa). Por isto o processo ascendente, além de dinâmico, é interminável, tanto quanto nunca teve começo. Se assim é, pronto e acabado não existe nada e não há ninguém. Por isto, a idéia de um deus todo-poderoso desde sempre existente, que sabe tudo e que não precisa aprender mais nada, é inteiramente falsa. Só um fideísmo maluco pode admitir isto. Uma bússola não tem um único ponto!

 

 

 

 

4. É por isto que tanto tenho dito e tanto tenho insistido que não se deve bulir com a Kundalini antes da hora, e pior: sem sabermos direitinho o que estamos fazendo. Penso que este fragmento deixe bem claro que tentar introduzir modificações na ação da Kundalini antes da Quinta Iniciação é uma temeridade que poderá gerar conseqüências desastrosas e gravíssimas. Mutatis mutandis, aqui cabem bem os ditados: cada macaco no seu galho e macaco gordo não pula em galho seco.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.3dcadbrowser.com/download.aspx?3dmodel=59593

http://www.your3dsource.com/animated-gifs-skulls.html

http://www.mathisfunforum.com/viewtopic.php?id=20508

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Implosion_bomb_animated.gif

http://imgur.com/gallery/Tptup

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.