OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(22ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 22ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Há duas coisas que jamais deveremos esquecer: 1ª) que o sangue é vida; e 2ª) que os seres-humanos-aí-no-mundo, em todos os lugares, são filhos de Deus e, portanto, divinos.

 

Afinal, o que cabe a nós, Discípulos, que estamos trilhando a Senda Iniciática? Nos mantermos tão puros e altruístas, que nossas mentes permaneçam imperturbáveis perante os eventos que acontecem nos três mundos. Desta forma, devemos manter alerta esse sentido espiritual interior que nos permita ser impressionados e interpretar corretamente as impressões recebidas.

 

Não devemos nos esquecer de que a existência em todos os Reinos da Natureza é energia manifestada. E assim, quando sucumbimos à irritabilidade e a exteriorizamos com vociferações e pensamentos iracundos, simplesmente estamos extraindo e utilizando energia astral. O emprego desta energia acaba nos levando a um nível inadequado de vida astral, e o contínuo uso desta energia produz o que o Mestre Morya denomina hábitos de residência que põem em perigo o residente.1

 

 

 

Correlações:

 

Centro
Manifestação
Raio
Coronário
Shamballa
1º (Vontade)
Cardíaco
Hierarquia
2º (Amor-Sabedoria)
Laríngeo
Humanidade
3º (Inteligência Ativa)

 

Observe com atenção esta seqüência pouco conhecida relativa à circulação das diversas formas de Energia (Iniciação Planetária): um grupo de Mestres, que enfrentava a Sexta Iniciação, decidiu conjuntamente trilhar a Senda de Serviço na Terra, a fim de produzir as mudanças consideradas necessárias, desejáveis e oportunas —› erupção da maldade no Coração dos seres-humanos-aí-no-mundo inclinados para o mal —› libertação, na Terra, da fúria sangrento-destrutora da Loja Negra —› a Guerra Mundial (1914 – 1945) —› construção de um novo mundo —› reorganização de todos os recursos humanos (materiais, mentais e espirituais) —› surgimento do Novo Grupo de Servidores do Mundo —› cristalização e efetivação da boa vontade humana —› Era de Aquarius. Sempre, a (re)construção é precedida pela destruição. Observe que, desta vez (início do século XX), não foi necessária uma destruição em grande escala, como a que ocorreu nos antigos dias atlantes, por intermédio da inundação cataclísmica de toda a superfície terrestre, em que o aspecto forma da manifestação foi sacrificado, para que a alma da Humanidade pudesse ser liberada da prisão na qual se encontrava. [Não esqueçamos de que, nos dias atlantes, em toda a Terra, prevalecia a prática generalizada da Magia Negra.2]

 

A Energia é tudo o que existe. É a causa do conhecimento, e sua aplicação e captação leva à expansão da compreensão.

 

 

 

A Iniciação permite entrar progressivamente na Mente do Logos Criador. A Iniciação permite produzir mudanças de natureza transcendental e reveladora na consciência.

 

 

Raios de Aspecto (relacionados com o Aspecto Vida ou Vontade da Divindade):

1º – do Poder, Vontade ou Propósito;
2º – do Amor-Sabedoria; e
3º – da Inteligência Ativa Criadora ou da Energia
da Aguda
Percepção Mental Divina (Segredos da Mente de Deus).

 

Raios de Atributo (relacionados com o Aspecto Consciência da Divindade):

4º – da Harmonia através do Conflito;
5º –
da
Ciência Concreta ou do Conhecimento;
6º – do Idealismo ou da Devoção; e
7º –
Raio da Ordem ou da Magia Cerimonial.

 

As Cinco Primeiras Iniciações estão relacionadas com a Hierarquia.

 

As Quatro Iniciações Superiores (Sexta, Sétima, Oitava e Nona) estão conectadas exclusivamente com Shamballa.

 

O Verdadeiro Amor só poderá se manifestar através ou por intermédio da Sabedoria (Vida Vertical + Vida Horizontal).

 

 

Vida Vertical + Vida Horizontal

 

 

Na Sexta Raça-raiz, que ainda está muito longe de se tornar manifesta, a Vontade de Deus predominará gradualmente.

 

Nenhum ser humano será admitido no Ashram de um Mestre se não demonstrar efetivamente que está disposto a prestar serviço desinteressado e altruísta entre os seres-humanos-aí-no-mundo.

 

Compreendamos: cada Iniciação sucessivamente recebida, compreendida e expressada no Plano Físico se transforma em causa e influência que impulsiona o Iniciado adiante na Senda da Iniciação.

 

Precisamos ter muita paciência e trabalhar incansavelmente, pois, a verdadeira finalidade e a natureza oculta do Logos Planetário só serão reveladas no próximo sistema solar.

 

Humanidade    Discípulo Mundial.

 

A entrada de um Raio produz sempre um intensificado período de Atividade Iniciática, como está sucedendo agora. E o que está acontecendo? Milhares de seres humanos estão experimentando o nascimento de Cristo dentro de si mesmos e estão compreendendo que a Vida, a Natureza e a Consciência Crística lhes pertencem. Pela primeira vez, desde que a Humanidade apareceu na Terra, está se tornando realidade, no tempo e no espaço, uma Iniciação em massa (Iniciação Mundial de Primeiro Grau – Nascimento que teve início em 1825 e durará mais ou menos até 2025, e serão milhões os Iniciados), dando origem a uma nova orientação para a vida e a um novo mundo do pensamento, se traduzindo em consciência de uma responsabilidade global e de serviço. [Agora, se a Humanidade está inteiramente consciente disto é outra coisa.]

 

 

 

 

Saibamos que nesta Peregrinação Iniciática coletiva, primeiro, triunfará o aspecto materialista (o ser-humano-aí-no-mundo carnal, para usar as palavras de Paulo, o Iniciado); mais tarde, triunfará a Vida Crística. Na Terceira Iniciação (Transfiguração), quando o ser-humano-aí-no-mundo já está espiritualmente maduro, então, surge o Cristo. Na Quinta Iniciação, o Iniciado, enfim, está preparado para registrar, compreender e anotar a Revelação tão longamente esperada!

 

Iniciação  —›  Novo ser-humano-aí-no-mundo.3

 

E assim:  

 

Humanidade-hoje: Discípulo Mundial. Humanidade-futura: Iniciado Mundial.

 

A Nova Arte que está em caminho será a base da Nova Cultura como fator determinante da Nova Civilização —› Nova Ordem Mundial Magia Branca Cerimonial —› Nascimento do Cristo Interno (inter-relação entre o corpo pituitário e a glândula pineal).

 

A nota-chave para podermos receber a 2ª Iniciação (Batismo Purificador) é o controle emocional (purificação da atmosfera).

 

Precisamos aprender a nos absorver em nós mesmos.

 

Não esqueçamos de que as nuvens escuras e as névoas em que constantemente vagueamos foram criadas por nós nos ciclos de nossas vidas passadas. Portanto, somos nós que teremos que dissipá-las.

 

A Primeira e a Segunda Iniciações são presididas diretamente pelo Cristo, sob o estímulo concentrado da Hierarquia. A partir da Terceira Iniciação (Primeira Iniciação Maior), todas são administradas pelo Senhor do Mundo, em Shamballa. Atualmente, estas Iniciações são recebidas individualmente e são registradas de forma consciente e em plena consciência vigílica. [Não posso deixar de comentar: sejamos dignos!]

 

A influência gerada pela Energia de Shamballa – que, pela primeira vez, fez contato direto com a Humanidade está a produzir um vórtice emocional, no qual os antigos ideais e as velhas instituições estão se divorciando das miragens que os têm controlado até agora, permitindo que emerjam na consciência da raça novas e melhores ideologias e uma mudança sensível na antiga ordem, que porá um fim definitivo na separatividade —› unidade mundial etérica essencial derivada da Energia Aquariana (portadora da água) entrante (a Era Pisciana está em processo de desaparecer).

 

 

 

 

Em princípio, o que deverá acontecer ao Discípulo Aquariano? Sair para sempre das águas, sem perigo de se afogar ou de submergir, e, simbolicamente, andar sobre a superfície do mar e seguir com segurança em direção à sua meta.

 

Agora, que a Era de Aquarius já está em manifestação, o que deverá suceder? As ideologias retrogressivo-aprisionadoras, as obstaculizações causadas por constantes distúrbios astrais e a mental e fanática adesão aos ideais de massa lentamente desaparecerão —› realização consciente do Amor que deriva da [personalidade-]alma.

 

A Energia do Sexto Raio traz dois resultados: 1º) entendimento embrionário da natureza da Vontade, determinante da vida do Iniciado; e 2º) um conflito pronunciado entre o inferior e o superior, o qual revela ao Iniciado o antigo conflito entre a natureza emocional e a verdadeira compreensão.

 

Em relação à Humanidade, os efeitos do Sexto Raio são: 1º) desenvolvimento da tendência para purificar a atmosfera global, libertando, assim, a Energia da Boa Vontade; 2º) estabelecimento de uma condição em que a Humanidade se tornará apta a receber a Primeira ou a Segunda Iniciações; 3º) repentino e poderoso surgimento de ideologias mundiais altruístas e fraternas; e 4º) transformação básica no Plano Astral, que produzirá momentos de crise e um ponto de tensão.

 

Em relação ao Iniciado individual, o Sexto Raio produz: 1º) uma aguda situação em que é gerado um vórtice de força; 2º) neste vortex de força, se intensificam todas as reações emocionais e ideológicas do aspirante; 3º) mais tarde, quando estas reações emocionais e ideológicas se apaziguam, o alinhamento do Iniciado se torna astral-mental-[personalidade-]alma; 4º) em conexão com o seu veículo mental, tem lugar a cristalização de todos os pensamentos e uma adesão fanática ao idealismo da massa; 5º) tais tendências, depois, se transformam em devoção espiritual ao bem-estar humano; e 6º) a natureza e a expressão do ego definitivamente se tornam astral-búdica. Tudo isto se resume em: lento desenvolvimento da Consciência Crística.

 

A dupla atividade do Sétimo Raio de Ordem e do Sexto Raio do Idealismo vem gerando na Humanidade uma tendência para a Magia Branca, estimulando corretas relações humanas e incentivando a tendência no sentido de um controle ideológico da consciência humana.

 

Era de Aquário = Energias Purificadoras + Qualidade de Síntese e Universalidade —› Nova ordem Mundial.

 

Trabalho desenvolvido nos Ashrams dos Mestres:

 

Mestre
Trabalho Desenvolvido
Kut Hu Mi
Educação
Djwhal Khul
Iniciação
Rakoczy
Reorganização e Reconstrução da Europa
Morya
Campo Político Planetário
Hilarion
Movimento Científico

 

Na trajetória do Iniciado, há um ponto em que as idéias são transformadas em ideais para servir a Humanidade —› Propósito do Plano —› Vontade ao Bem e Sentido de Universalidade.

 

 

Idéias  —›  Ideais

 

 

De tudo o que estudamos até aqui, o que podemos depreender? Que a nossa vida planetária é uma imensa síntese de atividade ordenada.

 

 

Síntese de Atividade Ordenada

 

 

E qual é o Trabalho do Iniciado? Penetrar na Vida Divina de todos os Reinos da Natureza – sub-humano, humano e sobre-humano e desempenhar conscientemente a sua parte.

 

Iniciação –› o Iniciado passa a controlar o seu instrumento físico. 2ª Iniciação –› o Iniciado passa a controlar a sua natureza emocional sensória. 3ª Iniciação –› o Iniciado passa a empregar a Mente Illuminada como fator fusionador e sintetizador.

 

Pontos de Tensão Planetária + Pontos de Crise na Vida dos Indivíduos = Evolução (Maiores Áreas de Consciência).

 

Os Pontos de Crise costumam ser repentinos.

 

A polarização dos Discípulos e dos Iniciados deve ser mental.

 

Existem determinadas condições que a mente é a matadora do Real.

 

Toda Sabedoria é Conhecimento adquirido pela experiência complementado pelo Amor.

 

A mente é considerada Illuminada quando estão presentes os contatos superiores, e Illuminadora quando estão implicados os planos inferiores.

 

 

 

 

A principal característica da Mente Universal é a Unicidade. Portanto, a unificação e o crescente sentimento de unicidade são os requisitos fundamentais para podermos receber a Terceira Iniciação (Transfiguração). Por isto, o maior impedimento para tudo é a extremamente perigosa Grande Heresia da Separatividade, aberta ou sutilmente. O que poderá ser mais deletério do que se recusa a aceitar novas idéias e novos modos de conduta?

 

Como efeito direto da influência do Quinto Raio, mesmo que seja em grau mínimo, todo ser humano é naturalmente telepático e sua mente é impressionável.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O que isto significa? Que 99% das nossas desarmonias e das nossas doenças (para não dizer 100%) derivam exatamente do uso inadequado da energia astral. Não esqueçamos de que os pais de todas as nossas desditas são os nossos pensamentos. E acabamos empacotando antes da hora, digamos assim, porque não temos controle sobre os nossos pensamentos. Isto é mesmo uma grande bosta!

 

 

 

 

2. Sempre que queremos algo para o nosso ego separado (seja lá o que for) e atuamos neste sentido estamos praticando Magia Negra!

3. Você já reparou quantas Sociedades, Fraternidades, Confraternidades, Irmandades, Ordens etc. estão, hoje, ativas na Terra? Os Segredos estão sendo desvelados!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.depositphotos.com/30193439/stock
-illustration-family-and-humanity.html

http://www.gifs-paradise.com/skeletons/

https://forces-motion.wikispaces.com/mccarthySave+Energy!
?responseToken=8427bc6ec61ef394d32fd3fb946333ef

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.