OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(21ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 21ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

A técnica de construção do Antahkarana (centrada no Plano Mental) envolve a criação de uma Ponte entre a Tríada Espiritual e o ego, via [personalidade-]alma. Completada a tarefa de construção do Antahkarana, o "véu do templo se rasga em dois, de cima abaixo" e a Quarta Iniciação é recebida. Isto marca o começo da compreensão Eu-e-meu-Pai-somos-Um.

 

As quatro etapas da Senda de Retorno: Evolução —› Provação —› Discipulado —› Iniciação.

 

A dualidade vai se resolvendo em Unidade ao longo do interminável Caminho que conduz ao Um.

 

A Humanidade acabará se tornando intermediária divina e transmissora espiritual de energia para aquelas vidas cujos estágios consciência estão abaixo da autoconsciência. A Humanidade chegará a ser para aquelas vidas – em sua totalidade – o que a Hierarquia é presentemente para a Humanidade.

 

As 6 etapas de construção do Antahkarana:

1ª Etapa: Intenção –› Manter a mente firme na Luz;

2ª Etapa: Visualização (Imaginação Criadora) –› Criação do anteprojeto do trabalho que deverá ser realizado;

3ª Etapa: Projeção –› Aplicação da Vontade (inabalável Vontade ao Bem);

4ª Etapa: Invocação e Evocação –› A tensão do inferior evoca a atenção do Superior (desaparecem o sentimento do ego, a idéia de [personalidade-]alma e a vinculação com a forma);

5ª e 6ª Etapas: Estabilização e Ressurreição –› Ascensão plenamente consciente à Esfera da Vida Monádica. O Iniciado e o Uno se tornam o Mesmo.

 

Segunda Morte Destruição do Corpo Causal.

 

O que nós, neófitos, mais precisamos é intensificar a nossa aspiração espiritual interior.

 

Três S: Sinceridade, Sacrifício e Simplicidade.

 

Três Idéias: Alinhamento —› Invocação —› Evocação.

 

O que, até hoje, poucos sabem, é que a razão espiritual subjacente por trás da Guerra de 1914 a 1945, foi o fato de a Humanidade ter alcançado e de estar preparada para realizar um processo geral de alinhamento.

 

 

 

 

A Peregrinação Iniciática pode ser concebida como estando basicamente dividida em três grandes expansões de consciência:

Primeira Grande Expansão da Consciência —› do ego consagrado em direção à consciência da [personalidade-]alma, culminando na Terceira Iniciação;

Segunda Grande Expansão da Consciência —› da [personalidade-]alma em direção à consciência da Tríade Espiritual, culminando na Quinta Iniciação; e

Terceira Grande Expansão da Consciência —› na qual trabalham os Mestres, culminando na Sétima Iniciação.

 

 

 

 

 

 

O A.U.M. emitido inaudivelmente e ouvido apenas mentalmente tem maior potência que quando é emitido audivelmente.

 

 

A Palavra de Poder do Primeiro Raio (reproduzida simbolicamente) se assemelha a UKRTA-PKLTI. Certos sons desta Palavra-forma foram omitidos porque não há maneira de descrevê-los, porque eles não são nem vogais nem consoantes. Entretanto, seu significado é: EU AFIRMO A REALIDADE.

 

A Palavra de Poder do Segundo Raio (reproduzida simbolicamente) se assemelha a SXPRULXS. Seu significado, que tem relação com o Sol Central Espiritual, é: VEJO A MÁXIMA LUZ.

 

A Palavra de Poder do Terceiro Raio tem como significado EU SOU O PROPÓSITO MESMO.

 

A Palavra de Poder do Quarto Raio tem como significado DOIS SE FUNDEM UM UM.

 

A Palavra de Poder do Quinto Raio tem como significado TRÊS MENTES SE UNEM.

 

A Palavra de Poder do Sexto Raio tem como significado O SUPERIOR CONTROLA.

 

A Palavra de Poder do Sétimo Raio tem como significado O SUPERIOR E O INFERIOR SE UNEM.

 

A projeção-manifestação de Cristo na Terra (por intermédio do Mestre Jesus) teve por finalidade pôr um fim no sentimento religioso puramente aspiracional-emocional e ensinar a toda a Humanidade (ainda amplamente atlante em sua natureza impressionável) a possibilidade de alcançamento da perfeição da Consciência Crística [In Corde]. Isto significa que Cristo sintetizou em Si Mesmo a atividade dos Instrutores que O antecederam.

 

 

 

Todos nós, através de um Processo Iniciático de reorientação interior, deve(re)mos aprender a trilhar o Caminho – Caminho da Evolução Superior, que Cristo denominou a Casa do Pai – nos tornando o próprio Caminho. [Precisamos compreender que não há nem poderá jamais haver distinção-separação entre o Caminhante e o Caminho. O Caminhante e o Caminho são uma coisa só.]

 

Na Iniciação da Crucificação, o Mestre Jesus recebeu a Quarta Iniciação, enquanto o Cristo recebeu a Sexta Iniciação. O Mestre Jesus alcançou a experiência culminante do Caminho Illuminado, enquanto o Cristo fez esse esforço final que lhe permitiu completar e cruzar o Arco-íris, e, assim, conseqüentemente, ir ao Pai – primeira etapa do Caminho da Evolução Superior. E assim, definitivamente, foi introduzida a Vontade de Deus na Terra, particularmente em relação à consciência dos homens.

 

Afinal, o que cada Discípulo e cada Iniciado devem se esforçar para alcançar? Sintonia com a Mente do Logos planetário – Sanat Kumara em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

 

O Processo Evolutivo Iniciático é inevitável.

 

Enquanto lutei contra a Iniciação,
fui tão-só um obsequiador do dragão.
Um dia – pela Lei da Inevitabilidade –
implodi a Heresia da Separatividade!

 

Recordando:

 

 

Iniciação
RealizaçãoEspiritual
Primeira
Nascimento
Segunda
Batismo
Terceira
Transfiguração
Quarta
Renunciação
Quinta
Revelação
Sexta
Decisão
Sétima
Ressurreição
Oitava
Transição
Nona
Negação

 

As Iniciações (Revelações sucessivas) permitem a ocorrência de contatos extraplanetários, indicando, assim, um possível futuro e possíveis processos de identificação.

 

E qual é, digamos assim, o 'pecado' mais antigo da Humanidade? Não responder concertadamente ao processo evolutivo.

 

O Processo Iniciático é o resultado da atividade de três energias: 1ª) a energia gerada pelo Discípulo, quando trata de servir à Humanidade; 2ª) a energia disponibilizada ao discípulo, quando consegue construir o Antahkarana; 3ª) a energia do Ashram Hierárquico, na qual está sendo absorvido ou integrado.

 

Resumindo:

Trabalho Criador: 1ª, 2ª e 3ª Iniciações;

Amor-Sabedoria: 4ª, 5ª e 6ª Iniciações; e

Vontade: 7ª, 8ª e 9ª Iniciações.

Somente depois de ter recebido a 9ª Iniciação o homem se torna uma expressão plena e verdadeira da Divindade.

 

 

 

 

O Processo Iniciático rege a vida do Discípulo de três maneiras: 1ª) proporcionando zonas de realização definitivamente definidas; 2ª) crescente fusão da [personalidade-]alma com o ego e crescente poder de invocar a afluência da LLuz Superior através do Antahkarana; e 3ª) comprovação efetiva e iniludível da existência-vivência da Divina Natureza do Amor.

 

Analogia Inter-relacional: Coração de Deus (nosso Logos Planetário) ‹—› Coração do Sol (Logos Solar). Isto gera, por assim dizer, uma Escada de Três Degraus:

 

 

 

 

A inclusividade é a chave suprema para a compreensão da Consciência.

 

 

Inclusividade

 

 

Uma outra forma de concebermos e de entendermos a Iniciação é permanecermos na Luz, pois, permanecendo na Luz e só permanecendo na Luz, veremos a LLuz Maior (que obscurece tudo o que está ao seu redor, fazendo desaparecer todas as formas), e dentro da LLuz Maior conheceremos, captaremos e absorveremos o que até agora tem sido confuso, secreto e desconhecido. A Iniciação é, na verdade, o nome dado à Revelação ou Nova Visão que impulsiona o Discípulo sempre para a frente, sempre para o alto e sempre para mais LLuz. A Iniciação não é algo que se confira ou se dê; é algo que se conquista com trabalho e pelo mérito.1

 

 

 

 

Cada Iniciação obscurece a Luz já adquirida, submergindo o Iniciado em uma LLuz mais elevada. Isto significa novos campos de responsabilidade e de oportunidade.

 

Como disse um dos Mestres da G.'.L.'.B.'. de Sirius: A LLuz deve penetrar verticalmente e ser difundida ou irradiada horizontalmente —› Serviço.

 

 

Serviço

 

 

Amor-Sabedoria + Vontade ao Bem = Realização Divina.

 

Qual é a meta de todo Discípulo? Alcançar a fusão da sua consciência com a do seu Mestre. E isto acontece em três etapas sucessivas: 1ª) a mente inferior não só passa a ser Illuminada pela [personalidade-]alma, mas, também, se torna sujeita às impressões da Tríade Espiritual; 2ª) união da Consciência do Mestre com a do discípulo; e 3ª) gradualmente, a consciência do Discípulo entra em harmonia com toda a Hierarquia. Todavia, precisamos saber que a fusão total da consciência de um Discípulo com a Consciência do seu Mestre só acontece efetivamente após a Quarta Iniciação.

 

Registrar algo mais que o ego é registrar o próprio Eu.

 

Os Sete Centros Principais do Corpo Etérico são analogias dos sete sentidos.

 

 

Analogias

 

 

Precisamos aprender a não permitir que a intromissão dos assuntos do ego interfiram em nossa Peregrinação Iniciática. É exatamente esta intromissão que impede tudo.

 

Só quando o Discípulo prova seu valor e demonstra claramente que não deseja mais nada para o seu ego separado, a relação entre a sua consciência e a Consciência do seu Mestre se torna possível.

 

Recordando: A telepatia é um aspecto da Ciência da Impressão, e pertence totalmente ao reino da interação mental. Não esqueçamos de que os Mestres não trabalham em absoluto através da mente inferior. Portanto, ou construímos o Antahkarana, que deverá se converter no Antahkarana grupal, ou nada feito. Neste sentido, a relação com o Ashram e o contato com o Mestre dependem da existência do Antahkarana.

 

 

Antahkarana

 

 

Os contatos mais elevados e perduráveis dependem do aperfeiçoamento progressivo da construção do Antahkarana.

 

A vida de serviço é uma expressão da Iniciação particular para a qual o Discípulo está sendo preparado.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Nota:

1. Meu irmão, quanto a isto, não tenha a menor dúvida: após o mérito ser atingido, não passará um só segundo para que possamos ter acesso a uma das Iniciações Universais. A Hierarquia da G.'.L.'.B.'. de Sirius sabe direitinho quem merece e quem não merece, quem pode e quem não pode ser elevado. Então, a Iniciação não se pede nem se quer; com humildade, aguarda-se trabalhando incansavelmente. É só isto e mais nada. Mas, pondere comigo: ora, se chegamos até aqui, nesta 5ª Raça-raiz, algum meritinho todos nós temos. Ou não? Sei lá, mas, acho que deveríamos ser gratos por isto. Isto o quê? Tudo o que nos foi ensinado e toda a paciência que tiveram conosco, ainda que continuemos meio boçalizados. Por outro lado, como disse Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006), e, de vez em quando, gosto de citar, na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica. Bem, isto é uma verdade incontestável. Mas, há um outro fato relativo à Via Iniciática que eu nunca comentei, e acho que vale a pena que meditemos muito sobre ele. É uma espécie de regrinha, digamos assim, dividida em duas partes: 1ª parte) não se leve muito a sério, melhor é não se levar nada a sério; e 2ª parte) leve absolutamente, inteiramente, totalmente, sempre e invariavelmente a sério o trabalho-esforço Iniciático. Nesta matéria, não há férias, nem interrupção, nem descanso. Não tenho mais nada a acrescentar quanto a isto, apenas dizer que quanto mais boçalizado é o cara mais a sério ele se leva e mais importante ele se acha. Pense muito bem nisto para não dar com os burros na água ou com a água nos burros. Acho que já comentei, em um texto antigo que publiquei, que, na Via Iniciática, não há impedimento maior do que a vaidade. Vaidade é mil vezes pior do que furtar dinheiro de ceguinho ou do que pedir a um gaguinho que fale pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou oftalmotorrinolaringologista. Eu conheci um quiquiqui que só para falar suculenta demorou quase uma hora! Ssssss... Ssssss... Su... Su... Su... Sucu... Sucu... Sucu... Cu... Cu... Cu... ... ... Bem, quando ele conseguiu chegar no cu, o lenta foi relativamente fácil. Relativamente! Frei Balalão que me perdoe e que auxilie todos os gaguinhos! E os ceguinhos também!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://shoshoniproject.utah.edu/2013/11/
shoshoni-word-of-the-day-pampi-head/

http://photobucket.com/images/explosion%

http://tophdimgs.com/352572-cave.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.