OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(20ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 20ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Pentecostes, celebrado cinqüenta dias depois do domingo de Páscoa, é um evento que não significa o triunfo do Cristianismo ortodoxo (como os teólogos acreditam e ensinam), mas, a propagação universal da consciência Crística no Coração de cada ser humano, durante todos os tempos.

 

O Primeiro Portal, simbolicamente, admite o Iniciado no "Coração do Sol", enquanto o Segundo Portal, em um sentido muito misterioso, indica o caminho a ser seguido pelo Iniciado Liberado, que trata de penetrar no "Sol Central Espiritual".

 

Vale a pena repetir e insistir que não existe propriamente um Plano Astral (não há uma realidade básica que o sustente), que é, efetivamente, um produto da imaginação.

 

Os Planos mais elevados da nossa vida planetária são a fonte de toda a energia e de toda a atividade em nossa expressão e experiência planetárias. Os quatro Planos são: 1º) Plano Logóico, o mais elevado da Vontade Universal; 2º) Plano Monádico, Amor Universal; 3º) Plano Átmico, Aspecto Inteligência; e 4º) Plano Búdico, Razão Pura e Intuição.

 

O Plano Físico Denso é matéria condicionada por um sistema solar anterior, respondendo quase automaticamente às energias etéricas, que constituem os corpos etéricos de todas as formas criadas desta Substância Sem Princípio, como é denominada esotericamente.

 

A Terceira Iniciação libera o Iniciado dos Planos da Substância Sem Princípio (os subplanos inferiores do Plano Físico Cósmico), enquanto as duas Iniciações seguintes permitem que Ele trabalhe com a Inteligência e o Amor nos dois níveis inferiores do Plano Etérico Cósmico – o Búdico e o Átmico os Planos do Amor Espiritual e da Vontade Inteligente.

 

É útil para os Aspirantes ao Discipulado que comecem a desenvolver, dentro de si mesmos, uma nova sensibilidade às impressões que vêm de fontes superiores à própria Hierarquia.

 

O Centro na Base da Coluna (nome impróprio para o depósito de Fogo Triplo – Elétrico, Solar e por Fricção latente e passivo, que reside na base da coluna vertebral humana) é totalmente inativo, exceto nas pessoas que receberam a Terceira Iniciação.

 

Os três principais executivos da Hierarquia são: 1º) o Cristo, que representa o Segundo Raio de Amor-Sabedoria; 2º) o Manu, que representa o Primeiro Raio de Vontade ou Poder; e 3º) o Maha Chohan, que representa o Terceiro Raio da Inteligência Ativa. Eles são os responsáveis perante Sanat Kumara – o Senhor do Mundo pelos processos da vida e da dinâmica que determinam o processo evolutivo.

 

Momento de Crise  —›  Superação  —›  Alegria.

 

1  (Grande Ashram) —›  7 (Ashrams)   —›  49 (Ashrams Subsidiários ainda em formação). Ordem de aparecimento dos 7 Ashrams: 2, 7, 4, 6, 5, 3 e 1.

 

 

 

1 = 1

7 28 2 + 8 = 10 1 + 0 = 1

49 13 4 10 1 + 0 = 1

 

 

Amor + Vontade = Radiação.

 

O Mestre Morya é o guia de todas as escolas esotéricas que realmente preparam um aspirante para o contato e o trabalho ashrâmicos.

 

Você já percebeu que a psicologia do temor e do castigo sempre condicionaram todos os ensinamentos religiosos?

 

A Razão Pura através do Segundo Raio de Amor-Sabedoria é a qualidade dominante em todos os Ashrams.

 

O Mestre atual é infinitamente mais inteligente, mais amoroso e ocultamente mais razoável do que era o Mestre na Era Atlante. Precisamos compreender que um Mestre também está sujeito a limitações, ainda que não esteja ou seja restringido por limitações humanas. O fato é que, uma vez alcançada uma relativa libertação, simplesmente, a porta se abre para outra e mais ampla experiência compreensiva.

 

 

 

A Sexta Iniciação é a Iniciação da Decisão. O Iniciado faz a sua escolha final sobre o caminho a seguir, e, uma vez feito, não pode voltar atrás.

 

A Primeira Verdadeira Iniciação no Caminho Superior é chamado de Iniciação da Ressurreição.

 

As Sete Sendas são:

1ª - Senda do Serviço Terra;
2ª - Senda
do Trabalho Magnético;
3ª - Senda de Treinamento para os Logos Planetários;
4ª - Senda para Sirius;
5ª - Senda de Raio;
6ª - Senda em que se acha o nosso Logos; e
7ª - Senda
da Filiação
Absoluta.

 

No devido tempo, mas, não muito em breve, Cristo irá para o lugar que O reclama, e o Mestre K. H. assumirá o papel de Instrutor do Mundo.

 

Através de um Triângulo de Forças de variados matizes de cor rosa, como através de uma porta aberta, o Mestre envia o Poder do Amor para nosso Planeta.

 

 

 

 

Todos os Planos se interpenetram.

 

 

 

 

Declaração do Mestre K. H. a Seus Discípulos: O Ocultista tem que aprender a dominar e controlar as forças e as energias dentro de si mesmo.

 

Há uma relação muito antiga entre o nosso Senhor do Mundo, Sanat Kumara, e o Senhor do estupendo Sol de Sirius. Nos Planos Internos e subjetivamente, o nosso Planeta já é considerada um Planeta Sagrado, ainda que os efeitos dessa transição de não-sagrado para sagrado não possa ter sido demonstrada objetivamente.

 

Para ser um Aspirante da Loja Azul de Sirius, o Iniciado do Terceiro Grau deve se tornar um aspirante humilde, e aguardar as Iniciações na LLuz Solar do Sol Maior.

 

A Libertação só advirá da Compreensão e quando já não mais houver em nossa consciência o menor elemento da Grande Heresia da Separatividade.

 

O que fizermos hoje aqui e agora determinará o caminho a seguir.

 

A liberdade é um atributo essencialmente espiritual que subjaz em todo o processo evolutivo. Isto sempre deve ser lembrado como realidade fortalecedora e condicionante por todos os homens em todos os lugares.

 

A Palestina não é mais a Terra Santa e não deve ser considerada assim.

 

Conversão progressivo-ascensional da mente do Iniciado na Mente que está em Cristo:

 

 

 

 

Na Via Illuminada da Iniciação, precisamos aprender a registrar com veracidade e a interpretar com inteligência as coisas tal como são. De maneira geral, pode ser dito que, quando o fator tempo não mais rege, as interpretações registradas pelo cérebro são infalivelmente corretas.

 

O que poderá ser mais paralisante-impediente do que a idéia de pecado?

 

 

Idéia de Pecado

(Não existe pecado
nem do lado de baixo
nem do lado de cima
da Linha do Equador!)

 

Um Mestre está livre das limitações de tempo, mas, não do espaço, porque o espaço é uma entidade eterna.

 

Ashram Solar  —›  Cristo  —›  Primeiro Iniciador. Não poderá haver Iniciação para o Discípulo até que ele comece a construir conscientemente o Antahkarana, meta primordial de todo estudante consagrado.

 

 

Antahkarana

 

 

A Grande Disciplina deve ser no sentido de nos mantermos firmes na LLuz, de modo que o conhecimento intuitivo alcançado possa se revestir de corretas formas mentais.

 

Estarmos conscientes do processo é pouco; precisamos, mais do que isto, estarmos alertas e ativos no seu cumprimento. Só assim a Ponte Antahkarânica irá sendo construída.

 

Nada existe e nada permanece, apenas a Vida.

 

 

 

O Conhecimento aplicado é Força que se expressa a si mesma; a Sabedoria aplicada é Energia em ação.

 

 

 

Apenas quando o aspirante se situar definitivamente no Plano Mental e ali mantiver firme o seu "foco de percepção", poderá realizar verdadeiro progresso na Obra Divina da construção da Ponte, no trabalho de invocação e no estabelecimento de um contato consciente entre a Tríade, a [personalidade-]alma e o ego. O período de edificação consciente do Antahkarana se estende desde os estágios finais da Senda de Provação até a Terceira Iniciação.

 

Sete estados de consciência ou de percepção mental:

 

Planos
Percepções
Mental
Inferior ---› Anímica ---› Superior Abstrata
Búdico ou Intuitivo
Constante e Consciente
Átmico
Vontade Espiritual
Monádico
Abrangente da Mônada
Logóico
Consciência Divina

 

 

Antes que um homem possa trilhar o Caminho ele deverá se tornar o próprio Caminho.

 

 

 

 

Ponte de Luz que, no devido tempo, se tornará o "Caminho Iluminado":

 

 

 

 

A Humanidade está começando a compreender que não há realmente essa coisa esquisita de sacrifício voluntariamente aceito e suportado decorrente de um desejo frustrado de natureza inferior. O Verdadeiro Sacrifício é completa submissão à Vontade de Deus, pois a Vontade Espiritual do Homem e a Vontade Divina, na realidade, são uma só Vontade.

 

O Conhecimento-Sabedoria deverá ser substituído pela Compreensão Intuitiva.1

 

Todas as Iniciações estão subdivididas em três etapas: Iniciação, Realização e Identificação.

 

Com o tempo, pelo esforço e pelo mérito conjugados, todos nós haveremos de passar do reino da aspiração e da devoção para o mundo da Vontade Espiritual enfocada. Isto significa que a vida passará a ser interpretada em termos de Energias e de Forças, e não mais será vivida em termos de qualidade e de desejos. Isto fará parte da nova Ciência Esotérica esotérica porque se baseia no Som. Daí o uso do O.M.

 

 

 

 

É uma Verdade Ocultista que o Aspirante é reconhecido por sua triplicidade, o Discípulo por sua dualidade e o Iniciado por sua unidade.

 

Amor + Inteligência —› Servidores da Vontade [Fiat Voluntas Tua].

 

O Nirvana é só o Caminho para novos campos de experiência espiritual e desenvolvimento divino.2

 

O que denominamos evolução nada mais é do que um progresso rumo ao pressentido.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Qual seria a diferença entre o Conhecimento-Sabedoria e a Compreensão Intuitiva? Penso que o Conhecimento-Sabedoria decorra e advenha de um esforço longo e persistente; já a Compreensão Intuitiva é imediata, instantânea.

2. Penso que a esta altura do nosso estudo já tenha ficado absolutamente claro que cada etapa compreendida, vencida e ultrapassada é um portal para uma nova etapa mais avançada e mais concertada em nossa peregrinação ilimitada.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://photobucket.com/images/explosion%20gif#/images/exp
losion%20gif?&_suid=1462683876640013630476272875125

http://www.clipartbest.com/train-vector-art

http://universomisticol.blogspot.com.br/

http://giphy.com/gifs/glitch-art-net-dBIYvStmygJ8Y

http://kairos.laetusinpraesens.org/holiness_m_h_10

http://all-free-download.com/free-vector/human-head.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.